Sie sind auf Seite 1von 3

ESTUDOS QUE TRANSFORMAM.

O SERMO DO MONTE ( Mt 5 7) Texto de Referncia a ser lido: Jo 1:51.

Introduo :
Antes de iniciar a sua vida pblica, fez Jesus quarenta dias de silncio e meditao no deserto. E a primeira mensagem que, logo no princpio, dirigiu ao povo o chamado Sermo da Montanha. Proferido nas colinas de Kurun-Hattin , ao sudoeste do lago de Genezar. Essas palavras podem ser consideradas como a plataforma do Reino de Deus. representa o programa da mstica divina e da tica humana, visando a auto-realizao total do homem. Logo de incio, vm as oito beatitudes, em que o Mestre proclama felizes precisamente aqueles que o mundo considera infelizes: Os pobres, os puros, os mansos, os sofredores , os perseguidos, etc. Este sermo representa o mais violento contraste entre os padres do homem profano e o ideal do homem crstico. Para compreender to excelsa sabedoria, deve o homem ultrapassar os ditames do seu intelecto analtico e abrir a alma para uma experincia intuitiva. O homem profano acha absurdo amar os que nos odeiam, fazer bem aos nossos malfeitores, ceder tnica a quem nos roubou a capa, sofrer mais uma injustia em vez de revidar a que j recebeu - e da perspectiva do homem mental tem ele razo. Mas a mensagem do Mestre um convite para o homem se transmentalizar e entrar numa nova dimenso de conscincia, indita e inaudita, parodoxalmente grandiosa. No adianta analisar esse documento mximo da experincia crstica. S o compreende quem o viveu; vivenciou. E para preludiar o advento do reino de Deus sobre a face da terra, necessrio que cada homem individual realize dentro de si mesmo esse reino; que reserve cada dia, de manh cedo, meia hora, uma hora, e assim por diante, dependendo da disponibilidade, para se interiorizar totalmente, pela chamada meditao. Durante a meditao o homem se esvazia de todos os contedos de seu ego humano, sem nada sentir, nada pensar, nada querer, expondo-se incondicionalmente invaso da plenitude divina. Onde j uma vacuidade aconteceu uma plenitude. O homem vazio de si plenificado por Deus. Mas no se iluda! Quem vive 24 horas plenificado pelas coisas do ego - ganncias, egosmos, luxrias, divertimentos profanos - no pode esvaziar-se, desogoficar-se, em uma hora de meditao; esse se ilude e mistifica a si mesmo por um misticismo estril. indispensvel que o homem que queira fazer uma meditao fecunda e eficiente, viva habitualmente desapegado das coisas suprfluas e se sirva somente das coisas necessrias para uma vida decentemente humana. Luxo e luxria so lixos e tornam impossvel uma vida em harmonia com o esprito do Cristo e do Evangelho. O homem que queira ser Crstico, no apenas cristo, necessita viver uma vida 100% sincera consigo mesmo e no se iludir com paliativos e camuflagens que lhe encubram a verdade sobre si mesmo. Scrate, pai da filosofia, disse: conhece-te a ti mesmo.

CAPTULO 1:
O SERMO DO MONTE, A BASE DA HARMONIA ESPIRITUAL. H sculos que as igrejas crists do Ocidente se acham divididas em partidos e, no raro se digladiam ferozmente - por causa de qu? Por causa de determinados dogmas que elas identificam com a doutrina de Jesus - infalibilidade pontifcia, batismo, confisso, eucaristia, pecado original, redeno pelo sangue de Jesus , unicidade e infalibilidade da Bblia, etc. No entanto, seria possvel evitar todas essas polmicas e controvrsias - bastaria que todos os setores do Cristianismo fizessem do SERMO DA MONTANHA o seu credo nico e universal. Essa mensagem suprema do Cristo, no contm uma s palavra de colorido dogmtico-teolgico - o Sermo da Montanha integralmente espiritual, csmico, ou melhor, MSTICO-TICO ; no uma teoria que o homem deva crer, mas uma realidade que deve ser. E neste plano no h hereges. A mstica o primeiro e maior de todos os mandamentos, o amor de Deus; a tica o segundo mandamento, o amor de nossos semelhantes. E, nessa base, possvel uma harmonia universal.

O Sermo da Montanha convida o homem a abdicar definitivamente do seu velho ego pecador, despojar-se do homem velho e revestir-se do homem novo, feito em verdade, justia e santidade. Isso, inegvel, um convite para o homem se deitar sobre a mesa de operao e sofrer uma interveno cirrgica, sem anestesia de espcie alguma, suportando todas as dores necessrias para que o homem novo, crstico , possa nascer sobre as runas do velho homem lucifrico. E precisamente por causa dessa inevitvel sangria que as sociedades iniciticas procuram contornar essa dolorosa operao cirrgica e consolam os seus adeptos com teorias e tcnicas menos cruis, prometendo-lhes um parto sem dores e uma entrada no reino dos cus por alguma secreta portinhola dos fundos. Acham que, na era atmica e cosmonutica, em que o homem viaja de avio a jato, e no mais em canoa ou carro de boi, tambm o ingresso no reino dos cus deva ser modernizado; essas praxes ( costumes, rotinas, pragmtica) obsoletas ( antiquado, arcaico, em desuso) do primeiro sculo do Cristianismo, como apareceu no Evangelho do Nazareno, acham eles, perderam a sua razo de ser. Vemos, pois, ingerir comodamente alguns comprimidos de magia mental ou ritualismo esotrico, a fim de entrarmos suavemente e de contrabando nesse reino da felicidade, e no mais pela porta estreita e pelo caminho apertado, como ensinou o profeta de Nazar. Quem julga Ter compreendido o sentido real de alguma palavra de Jesus pelo simples fato de t-la ouvido em conferncia ou lido num livro, esse labora em funesta iluso. Para alm de todo o, interligir est o intuir, que um saborear direto e imediato. Em ltima anlise, o homem s sabe aquilo que ele vive e o que ele . Para essa vivncia ntima do Esprito do Cristo, necessitamos de um grande SILNCIO. silncio material, mental e emocional; e, mais do que isso, de uma profunda contemplao interior. As palavras da Orao : venha a ns o teu reino - s poder Ter resposta na atmosfera dessa mensagem de Cristo.

CAPTULO 2:
Bem-aventurado os pobres pelo ( no ) esprito. ( Mt 5:3) ( ) - Grego. Benditos os pobres no esprito

A expresso: Bem-aventurado quer dizer: Benditos; Bem sucedido espiritualmente; felizes. Poucas palavras do evangelho sofreram, atravs dos sculos, to grandes adulterao como essas. Escritores e oradores de fama mundial, aderiram a este erro, de que o Nazareno tenha proclamado bem-aventurados os pobre de esprito, isto , os apoucados de inteligncia, os mentalmente medocres. Se assim fosse, o prprio nazareno, riqussimo em esprito, no faria parte dos bemaventurados e possuidores do reino dos cus. No se sabe o que mais estranhar nessa interpretao, que se tornou proverbial, se a hilariante ignorncia dos seus autores, se a revoltante arrogncia dos profanadores de uma das mais sublimes mensagens do Cristo. No grego do primeiro sculo nem na traduo latina ( Vulgata) se encontra o tpico pobres de esprito, mas sim pobres pelo esprito, ou seja, pobres segundo o esprito( em grego: t pneumati, no 3. caso , dativo ( Obj. Indireto) , no no 2. caso , genitivo ( posse) ; em latim: spiritu , no 6. caso, (ablativo , no no genitivo) . Na traduo de esprito, entende-se o genitivo, como se dissssemos: fulano pobre de sade, de inteligncia , isto , falte-lhe sade, inteligncia. De maneira que nem a gramtica nem o esprito geral do Nazareno, permitem a traduo pobres de esprito, que, no entanto, se tornou abuso quase universal. Obs: No grego o que determina a funo sinttica no sua posio ( da palavra), e sim, os caso, que so: 1) Nominativo ( sujeito) ; 2) Genitivo ( posse) ; 3) Dativo ( Obj. Ind.) ; 4) Acusativo ( Obj. Dir.) ; 5) Vocativo ( chamamento) ; 6) ablativo ( posse) ; 7) Instrumental ( Obj. Ind. ) ; 8) Locativo ( Obj. Ind.) Jesus proclama bem-aventurados, cidados dos cus, agora e aqui mesmo, todos aqueles que so pobres, ou desapegados dos bens terrenos, no pela fora compulsria das circunstncias externas e fortuitas, mas sim pela livre e espontnea escolha espiritual. Os que podendo possuir bens materiais, resolveram livremente despossuir-se deles, por amor aos bens espirituais, fiis ao esprito do Cristo: No acumuleis para vs bens na terra mas acumuleis bens nos cus. ( haver continuao na prxima pgina)

ESTUDOS QUE TRANSFORMAM. Essa libertao da escravido material pela fora espiritual supe uma grande experincia e iluminao interna. Ningum abandona algo que considera valioso sem que encontre algo mais valioso. Quem no encontrou o tesouro oculto e a pedra preciosa do reino dos cus no pode abandonar os pseudotesouros e as prolas falsas dos bens da terra. da ntima psicologia humana que cada um retenha aquilo que julga mais valioso. O verdadeiro abandono , porm, no consiste em uma fuga ou desero externa, mas sim em uma libertao interna. Pode o milionrio possuir os seus milhes, e estar internamente liberto deles. - e pode, tambm, o mendigo no possuir bens materiais e, no entanto, viver escravizado pelo desejo de os possuir e, nesse caso, ele escravo daquilo que no possui assim como o milionrio pode ser livre daquilo que possui. Este possui sem ser possudo - aquele possudo pelo que no possui. O que decide no possuir ou no possuir externamente - o principal saber possuir ou no possuir. Ser rico ou pobre so coisas que nos acontecem, de fora mas a arte de saber ser rico ou pobre algo que ns produzimos de dentro. O que nos faz bons ou maus no daquilo que nos acontece, mas sim o que ns mesmos fazemos e somos. A verdadeira liberdade, ou o seu contrrio, consiste numa atitude do sujeito, e no em simples fatos fatos dos objetos. O que de fora entra no homem no torna o homem impuro, mas o que sai do homem e nasce em seu corao. Ser rico no pecado ser pobre no virtude. Virtude ou pecado saber ou no saber ser rico ou pobre. Naturalmente, quem incapaz de se libertar internamente do apego aos bens materiais sem os abandonar, tambm, externamente, esse deve ter a coragem e a sinceridade consigo mesmo de se despossuir deles, tambm, no plano objetivo, a fim de conseguir a pobreza pelo esprito, isto , a libertao interior. Aquele jovem rico do Evangelho, ao que parece, era incapaz de possuir sem ser possudo; por isso o divino Mestre lhe recomendou que se despossusse de tudo a fim de no se ser possudo de nada. - mas ele falhou. E por isso se retirou, triste e pesaroso, porque era possuidor de muitos bens. Possuidor? No - era possudo de muitos bens. Entre possuidor e possudo h, verbalmente apenas a diferena de uma letra , o r. - mas esse r fez uma diferena enorme, porque o r da redeno. O possudo escravo o possuidor no possudo remido da escravido. Quem no sabe possuir sem ser possudo fez bem em se despossuir de tudo. Mas quem sabe possuir sem ser possudo pode possuir. No raro, o ato externo do despossuimento condio preliminar necessria para a libertao interna. Precisamos ser transformado num homem espiritual, chamado a seguir o Mestre, o Senhor Jesus, que de Nazar, alcanou a Galilia, Judia, Samaria e circunvizinhanas com sua doutrina de arrependeivos e crede no evangelho, o reino de Deus est entre vs. Bem-aventurados so os que ningum muitas percebem, enxergam, mas tm o corao voltado para Deus e ama , porque o amor foi-lhes ensinado e absorvido dentro do seu ser. Por este amor, sofrem, choram, renunciam, seguem na direo do Mestre. Venha ser transformado, e deixe que a voz e a mensagem do Mestre faa as devidas mudanas dentro do teu ser.

Pr Valtemir.

Das könnte Ihnen auch gefallen