Sie sind auf Seite 1von 4

Lei Federal n 9.

099, de 26 de setembro de 1995 Juizados Especiais


Dos Juizados Especiais Cveis Art. 3 O Juizado Especial Cvel tem competncia para conciliao, processo e julgamento das causas cveis de menor complexidade, assim consideradas: I - as causas cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo; II - as enumeradas no art. 275, inciso II, do Cdigo de Processo Civil; III - a ao de despejo para uso prprio; IV - as aes possessrias sobre bens imveis de valor no excedente ao fixado no inciso I deste artigo. 1 Compete ao Juizado Especial promover a execuo: I - dos seus julgados; II - dos ttulos executivos extrajudiciais, no valor de at quarenta vezes o salrio mnimo, observado o disposto no 1 do art. 8 desta Lei. 2 Ficam excludas da competncia do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pblica, e tambm as relativas a acidentes de trabalho, a resduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial. 3 A opo pelo procedimento previsto nesta Lei importar em renncia ao crdito excedente ao limite estabelecido neste artigo, excetuada a hiptese de conciliao. Art. 4 competente, para as causas previstas nesta Lei, o Juizado do foro: I - do domiclio do ru ou, a critrio do autor, do local onde aquele exera atividades profissionais ou econmicas ou mantenha estabelecimento, filial, agncia, sucursal ou escritrio; II - do lugar onde a obrigao deva ser satisfeita; III - do domiclio do autor ou do local do ato ou fato, nas aes para reparao de dano de qualquer natureza. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese, poder a ao ser proposta no foro previsto no inciso I deste artigo. Seo II

Do Juiz, dos Conciliadores e dos Juzes Leigos Art. 5 O Juiz dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas, para apreci-las e para dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica. Art. 6 O Juiz adotar em cada caso a deciso que reputar mais justa e equnime, atendendo aos fins sociais da lei e s exigncias do bem comum. Art. 7 Os conciliadores e Juzes leigos so auxiliares da Justia, recrutados, os primeiros, preferentemente, entre os bacharis em Direito, e os segundos, entre advogados com mais de cinco anos de experincia. Pargrafo nico. Os Juzes leigos ficaro impedidos de exercer a advocacia perante os Juizados Especiais, enquanto no desempenho de suas funes. Seo III Das Partes Art. 8 No podero ser partes, no processo institudo por esta Lei, o incapaz, o preso, as pessoas jurdicas de direito pblico, as empresas pblicas da Unio, a massa falida e o insolvente civil. 1 Somente as pessoas fsicas capazes sero admitidas a propor ao perante o Juizado Especial, excludos os cessionrios de direito de pessoas jurdicas. 1o Somente sero admitidas a propor Especial: (Redao dada pela Lei n 12.126, de 2009) ao perante o Juizado

I - as pessoas fsicas capazes, excludos os cessionrios de direito de pessoas jurdicas; (Includo pela Lei n 12.126, de 2009) II - as microempresas, assim definidas pela Lei no 9.841, de 5 de outubro de 1999; (Includo pela Lei n 12.126, de 2009) III - as pessoas jurdicas qualificadas como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, nos termos da Lei no 9.790, de 23 de maro de 1999; (Includo pela Lei n 12.126, de 2009) IV - as sociedades de crdito ao microempreendedor, nos termos do art. 1o da Lei n 10.194, de 14 de fevereiro de 2001. (Includo pela Lei n 12.126, de 2009)
o

2 O maior de dezoito anos poder ser autor, independentemente de assistncia, inclusive para fins de conciliao.

Art. 9 Nas causas de valor at vinte salrios mnimos, as partes comparecero pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistncia obrigatria. 1 Sendo facultativa a assistncia, se uma das partes comparecer assistida por advogado, ou se o ru for pessoa jurdica ou firma individual, ter a outra parte, se quiser, assistncia judiciria prestada por rgo institudo junto ao Juizado Especial, na forma da lei local. 2 O Juiz alertar as partes da convenincia do patrocnio por advogado, quando a causa o recomendar. 3 O mandato ao advogado poder ser verbal, salvo quanto aos poderes especiais. 4 O ru, sendo pessoa jurdica ou titular de firma individual, poder ser representado por preposto credenciado.
4 O ru, sendo pessoa jurdica ou titular de firma individual, poder ser representado por preposto credenciado, munido de carta de preposio com poderes para transigir, sem haver necessidade de vnculo empregatcio.(Redao dada pela Lei n 12.137, de 2009)
o

Art. 10. No se admitir, no processo, qualquer forma de interveno de terceiro nem de assistncia. Admitir-se- o litisconsrcio. Art. 11. O Ministrio Pblico intervir nos casos previstos em lei.

Dos Juizados Especiais Criminais


Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por Juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo. (Vide Lei n 10.259, de 2001) Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006) Pargrafo nico. Na reunio de processos, perante o juzo comum ou o tribunal do jri, decorrentes da aplicao das regras de conexo e continncia, observar-se-o os institutos da transao penal e da composio dos danos civis. (Includo pela Lei n 11.313, de 2006)

Art. 61. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006)

Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. Seo I Da Competncia e dos Atos Processuais Art. 63. A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal.

Das könnte Ihnen auch gefallen