Sie sind auf Seite 1von 11

SISTEMA DE DISTRIBUIO DE MEDICAMENTOS

1- No sistema de gerenciamento da farmcia hospitalar, o envio de medicamento enfermaria em embalagens originais com a identificao do paciente, leito, e demais dados necessrios para o consumo em 24 horas um procedimento de distribuio chamado de: A) coletivo. B) unitrio. C) individualizado. D) identificado. E) dirio. RESP C 2- Qual a temperatura ambiente recomendada para a conservao de medicamentos em farmcia hospitalar? A) 15 C a 20 C. B) 17 C a 20 C. C) 20 C a 22 C. RESP C D) 22 C a 25 C. E) 15 C a 30 C.

3- Nas comisses de controle de infeco hospitalar a atuao do farmacutico , no mnimo: A) permanente. B) consultor. RESP B C) executor. D) colaborador. E) observador.

A respeito de controle de estoques, julgue os itens que se seguem.


55 A previso o ponto de partida de todo planejamento de estoques. 56 Entre as formas de modelo de evoluo de consumo, o modelo sazonal o que apresenta menos oscilaes, pois no est sujeito a influncias de fatores externos. 57 O estoque mnimo destina-se a cobrir eventuais atrasos no suprimento de forma a garantir o funcionamento ininterrupto e eficiente do processo produtivo, sem o risco de faltas. 58 Os custos de armazenagem so inversamente proporcionais quantidade e ao tempo que um produto permanece em estoque.

55 C 56 E 57 C 58 E 4- A aquisio de medicamentos para o Sistema nico de Sade uma das principais atividades do gerenciamento da Assistncia Farmacutica e est vinculada oferta dos servios de sade, cobertura assistencial e resolutividade. Neste sentido, a aquisio de medicamentos (A) pode ser realizada por meio de prego, presencial ou eletrnico, pois trata-se de uma modalidade simples e gil de aquisio, sendo que essa modalidade de compra s pode ser realizada pelo gestor quando o montante for inferior a R$ 650.000,00. (B) deve ser realizada por licitao, dispensa de licitao ou inexigibilidade de licitao, e os medicamentos adquiridos devem ser os produzidos pelos laboratrios oficiais do governo. (C) dever ser realizada por licitao, cabendo ao gestor escolher a modalidade, independente da quantidade de medicamentos a ser adquirida e do montante financeiro a ser investido pelo governo. (D) no recomendada atravs da formao de consrcios intermunicipais, pois, neste caso, os preos de aquisio dos medicamentos podem aumentar, alm de desabastecer o servio de sade. (E) no precisa atender legislao vigente se realizada em carter de urgncia, o que permite que sejam negociados a preos unitrios menores com os fornecedores. RESP A 5- A Rename (Relao Nacional de Medicamentos Essenciais) tem como finalidade nortear a padronizao de medicamentos no Brasil. Porm, o farmacutico hospitalar que acumula a funo de gestor da Assistncia Farmacutica do Hospital tem autonomia para padronizar, em conjunto com a Comisso de Farmcia & Teraputica, o medicamento que considera mais eficaz para determinado tratamento. O processo de seleo dos medicamentos deve ser baseado em estudos cientficos de eficcia clnica e segurana, alm de dados epidemiolgicos e econmicos. Neste contexto, analise a tabela abaixo, que apresenta um estudo de seleo de dois antibiticos. Considerando os dados acima, so apresentadas as afirmaes a seguir. I - O medicamento a ser padronizado o antibitico A, pois apresenta menor custo da ampola e menor tempo de tratamento e de internao e, dessa forma, o custo final do tratamento com o antibitico A ser inferior, quando comparado ao antibitico B. II - Apesar de o custo da ampola do antibitico B ser maior que o do antibitico A, o farmacutico hospitalar pode optar por padroniz-lo, pois ele representar, no custo final do tratamento, uma economia de R$ 460,00 por paciente ao hospital.

III - Durante a padronizao de medicamentos, o gestor da Assistncia Farmacutica no mbito hospitalar no deve levar em considerao apenas os resultados econmicos. A tabela acima demonstra que a opo mais econmica a padronizao do antibitico B, porm o paciente, para utilizar esse medicamento, deveria permanecer internado por sete dias. Esse maior tempo de internao pode ser problemtico num municpio que apresenta problemas de nmero de leitos, o que,nessa situao, poderia levar o farmacutico a optar corretamente pela padronizao do antibitico A. IV - O antibitico A deve ser padronizado nesse hospital, pois durante a padronizao de medicamentos no ambiente hospitalar devem ser observados a eficcia do tratamento e o custo do medicamento. Nesse caso, a eficcia do tratamento semelhante entre as opes disponveis, porm o custo unitrio da ampola do antibitico A menor que o antibitico B. So corretas APENAS as afirmaes (A) I e II (B) I e IV (C) II e III (D) II e IV (E) III e IV RESP C 6- As boas prticas de armazenamento so fundamentais para o sucesso da farmcia comercial, de manipulao e hospitalar. O mtodo ABC um tipo de controle executado diariamente em um Servio Farmacutico Hospitalar. Mtodo ABC significa: a) Controle de sada de produtos iniciados com as letras A,B, C. b) Controle de carto funcional. c) Sistemtica de distribuio por dose unitria. d) Controle de estoques. e) Sistemtica de distribuio por dose individual.

RESP D

7- A Lei 8666/93, nos processos de Licitao Pblica, define a existncia de uma comisso de parecer tcnico. Nas comisses de parecer tcnicohospitalares (CPTH), esta comisso composta por a) Diretor Mdico e Farmacutico da Instituio. b) Administrador Hospitalar. c) Exclusivamente profissionais farmacuticos. RESP E d) Mdicos, Farmacuticos, Enfermeiros. e) Equipe multiprofissional contemplando as necessidades tcnicas de aquisio da Instituio. 8- A Portaria 3916, de 30 de Outubro de 1998, do Ministrio da Sade delibera e determina aes em que o Farmacutico pea fundamental na implementao da Assistncia Farmacutica. Este regulamento tcnico aprova a) poltica Nacional de Medicamentos para o Pas.

b) normas especficas para cadastramento de Centros de Alta Complexidade em Oncologia. c) diretrizes e Normas para preveno e controle de Infeco Hospitalar. d) sistema Nacional de Vigilncia Sanitria e sua abrangncia, estabelecendo as aes no mbito do Sistema nico de Sade. e) procedimentos a serem observados pelas Empresas produtoras, importadoras, distribuidoras e do comrcio farmacutico, objetivando a comprovao em carter de urgncia, da identidade e qualidade do medicamento, objeto de denncia sobre possvel falsificao, adulterao ou fraude.

RESP A

9- O processo de Ateno Farmacutica fundamental nas aes de Sade Pblica, pois envolve a interveno farmacutica junto ao paciente. Dentre as atividades junto ao paciente, no destaca-se: a) Seleo da forma farmacutica do medicamento. b) A prestao de informao ao paciente. c) O controle e acompanhamento do paciente para RESP E maximizar cumprimento do plano teraputico. d) O fornecimento do medicamento ao paciente. e) A elaborao de um plano de nutrio enteral ao paciente. 10- Dispensar o medicamento certo, ao paciente certo, na hora certa, com a dosagem definida o objetivo principal do Sistema de Distribuio de Medicamentos por dose a) Convencional. b) Coletiva. c) Unitria. RESP C d) Mista ou Combinada. e) Definida. 11- Sobre o controle da infeco hospitalar, correto afirmar, EXCETO. A) Cabe CCIH planejar, prospectar, coordenar e distribuir os estudos de equivalncia e bioequivalncia provenientes da Rede Brasileira de Produo Pblica de Medicamentos. B) Os membros consultores da comisso de infeco hospitalar (CCIH) sero representantes dos servios: mdico, de enfermagem, de farmcia, laboratrio de microbiologia e de administrao. C) Os membros executores da CCIH sero, no mnimo, 2 (dois) tcnicos de nvel superior da rea de sade para cada 200 (duzentos) leitos ou frao deste nmero com carga horria mnima de 6 (seis) horas para enfermeiro e 4 (quatro) horas para os demais profissionais. D) A CCIH dever elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infeco hospitalar adequado s caractersticas e necessidades da instituio.

E) A infeco hospitalar aquela adquirida aps a admisso do paciente e que se manifeste durante a internao ou aps a alta,quando puder ser relacionada com a internao ou os procedimentos hospitalares. RESP A 12- Sobre as rteses, CORRETO afirmar que so A) sistemas de pea nica ou duas peas, com ou sem acessrios, que se destinam coleta de efluente urinrio ou fecal oriundo de ostomias (derivaes abdominais) ou, eventualmente, de fstulas ou drenos. B) recursos que complementam e auxiliam no desempenho de funo e na recuperao de funo anatmica e funcional, como,por exemplo: muletas, cadeiras de rodas, andadeiras, etc. C) peas ou aparelhos de correo e/ou complementao de membros ou rgos do corpo. D) peas ou aparelhos de substituio dos membros ou rgos do corpo. E) medicamentos utilizados no tratamento de doenas neuropsiquitricas. RESP C 13- Em relao Poltica Nacional de Medicamentos, todas as alternativas esto corretas, EXCETO. A) O seu propsito precpuo o de garantir a necessria segurana, eficcia e qualidade dos medicamentos, a promoo do uso racional e o acesso da populao queles considerados essenciais. B) Tem como base os princpios e as diretrizes do Sistema nico de Sade. C) Esta Poltica integra os esforos voltados consolidao do SUS, contribui para o desenvolvimento social do Pas e orienta a execuo das aes e metas prioritrias fixadas pelo Ministrio da Sade. D) Contempla diretrizes e define prioridades relacionadas legislao - incluindo a regulamentao -, inspeo, controle e garantia da qualidade, seleo, aquisio e distribuio, uso racional de medicamentos. E) Outros insumos bsicos na ateno sade, tais como imunobiolgicos e hemoderivados, tambm so objetos desta poltica. RESP E 14- As boas prticas de armazenagem tm por objetivos garantir a qualidade dos medicamentos, cujo armazenamento deve ser em locais adequados. Neste contexto, a sigla FIFO (first in first out) significa: A) o primeiro que entra o primeiro que sai. B) a sada em primeiro lugar. C) a entrada antecede a sada. D) a entrada e a sada devem ser simultneas. E) primeira sada processa-se a entrada. RESP:A 15- No que se refere programao de medicamentos, o Consumo

Mdio Mensal (CMM) para cada medicamento corresponde soma do total consumido em determinado perodo de tempo dividido pelo nmero de meses em que cada produto efetivamente esteve disponvel e foi utilizado. Neste sentido, considerando que em um dado municpio, uma unidade de sade teve consumo anual do medicamento Y como se segue: Jan.(150), Fev.(180), Mar.(207), Abr.(170), Mai.(0), Jun.(0), Jul.(0), Ago.(500), Set.(230), Out.(220), Nov.(190) e Dez.(180), o CMM desta unidade : A) 169. B) 225. C) 500. D) 150. E) 180. RESP:B 16- A organizao das Centrais de Abastecimento Farmacutico (CAF), almoxarifados dedicados armazenagem de medicamentos, depende das caractersticas dos produtos a serem estocados. As reas bsicas fundamentais das CAF so: A) rea administrativa, rea de recepo, rea de controle, rea de produtos rejeitados. B) rea administrativa, rea de recepo, rea de expedio, rea de controle. C) rea administrativa, rea de recepo, rea de expedio, rea de produtos rejeitados. D) rea administrativa, rea de expedio, rea de controle, rea de produtos rejeitados. E) rea de recepo, rea de expedio, rea de controle, rea de produtos rejeitados. RESP:C 17- Os estoques so quantidades de produtos mantidos em disponibilidade para serem utilizados de acordo com as necessidades. Os dois mtodos bsicos de reposio de estoques para manter um nvel de estoque que atenda s necessidades, com regularidade no abastecimento contnuo da rede de servios farmacuticos so: A) Mtodo de reviso contnua e mtodo de renovao peridica. B) Mtodo de consumo mdio mensal e mtodo de avaliao do estoque mximo. C) Mtodo de avaliao da reserva e mtodo de avaliao de segurana. D) Mtodo de variao da expectativa e mtodo de aquisio e manuteno.

E) Mtodo planejado tpico e mtodo planejado atpico. RESP:A 18- Considerando que o processo de seleo de medicamentos e a elaborao do Formulrio Teraputico envolvem aspectos de conhecimentos multi e interdisciplinares, a sua implementao deve ser descentralizada e participativa e com coordenao nica, com o objetivo de minimizar a subjetividade ou a individualidade nas decises a serem tomadas. Para conduo e execuo desse trabalho, a Organizao Mundial de Sade recomenda a estruturao de uma comisso, a qual chamada: A) Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT). B) Comisso Permanente de Farmcia Hospitalar (CPFH). C) Comisso para Relao Nominal dos Medicamentos Essenciais (RENAME). D) Comisso de Reviso de Medicamentos Essenciais (CREMESS). E) Comisso de Preparao do Formulrio Teraputico Nacional (CFTN). RESP:A 19- Entre as funes bsicas da CFT citam-se: 1. Elaborar e atualizar periodicamente a Relao de Medicamentos Essenciais (RME) da instituio. 2. Elaborar e atualizar periodicamente o Formulrio Teraputico da instituio, assim como as instrues e normas para a sua aplicao. 3. Validar protocolos de tratamentos elaborados pelos diferentes servios clnicos da instituio. 4. Fomentar e participar de atividades de educao continuada em teraputica, dirigida equipe de sade. 5. Propor poltica de contribuio voluntria no governamental na instituio. Est (o) correta(s) as afirmativas: A) 1, apenas. B) 1 e 2, apenas. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 2, 3 e 4, apenas. E) 1, 2, 3, 4 e 5. RESP:D 20- No que concerne s vantagens de se praticar as compras de medicamentos por contratos de fornecimento com entregas parceladas, assinale a alternativa incorreta:

A) Manuteno da regularidade no abastecimento. B) Possibilidade de ajustar a demanda crescente ou decrescente em funo das sazonalidades. C) Imobilizao de um volume menor de recursos financeiros. D) Execuo financeira planejada e gradual. E) Aumento dos estoques armazenados. RESP:E 21- Na organizao de almoxarifados, os procedimentos de verificao para se checar se as condies de rotulagem, das embalagens e das especificaes dos produtos esto de acordo com o pedido de uma farmcia, so relacionados seguinte atividade de estoque: (A) distribuio. (B) recebimento. (C) armazenamento. (D) dispensao. (E) aquisio. Resp:b

22- Numa rea de armazenamento de produtos termolbeis, necessrio que existam equipamentos que podem ser considerados essenciais. Esses equipamentos so: (A) refrigerador e termmetro. (B) refrigerador e higrmetro. (C) freezer e higrmetro. (D) freezer e paletes de material plstico lavvel. (E) higrmetro e aquecedor de ambiente. Resp:a 23- No controle de estoque de medicamentos, utilizam-se vrios mtodos matemticos e parmetros para uma melhor gesto. O perodo que compreende o planejamento, a elaborao do pedido e a emisso e processamento da compra chamado de: (A) tempo de processamento externo. (B) tempo de abastecimento. (C) previso de consumo. (D) consumo ocorrido no ms anterior. (E) tempo de processamento interno. Resp:e

24- Na logstica de medicamentos, a mesma importncia dada ao momento de comprar dever ser dada ao quanto comprar. A quantidade de itens a ser adquirida para que o estoque atinja seu valor mximo chamado de: (A) estoque mximo. (B) estoque de segurana. (C) tempo de abastecimento. (D) lote de ressuprimento. (E) ponto de ressuprimento. Resp:d 25- O instrumento administrativo que permite confrontar o estoque registrado em ficha ou computador, com o estoque real ou fsico, conhecido como: (A) planejamento. (B) varredura de estoque. (C) inventrio. (D) contagem de estoque. (E) padronizao de itens. Resp:c 26- Na padronizao de medicamentos em uma farmcia hospitalar, a divulgao, alterao, elaborao de estudos e o registro de informaes sobre medicamentos so atividades de uma junta deliberativa designada pela diretoria clnica, denominada de (A) comisso de controle de infeco hospitalar. (B) comisso de pronturio. (C) comisso de farmacovigilncia. (D) comisso de farmacoepidemiologia. (E) comisso de farmcia e teraputica. Resp:e 27- q Nas compras de medicamentos pelo setor pblico, so utilizados procedimentos licitatrios, onde se busca selecionar, de maneira transparente, a proposta mais vantajosa para a administrao. O princpio da licitao que afasta a arbitrariedade na escolha da proposta e que leva em conta o uso de critrios verificveis, a qualidade, o rendimento e o preo conhecido como (A) julgamento objetivo. (B) adjudicao compulsria ao vencedor. (C) publicidade dos atos.

(D) sigilo na apresentao das propostas. (E) igualdade entre os licitantes. Resp:b 28- Na dispensao de medicamentos a pacientes internados, o sistema no qual a enfermagem transcreve as prescries de todos os pacientes de uma ala, consolida-as em um nico pedido que a farmcia separa e envia em suas embalagens originais denominado: (A) coletivo. (B) individualizado direto. (C) individualizado indireto. (D) por dose-unitria. (E) misto. Resp:a 29- O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, compreendidas todas as etapas e processos, da produo ao consumo, uma ao prevista em lei da: (A) vigilncia epidemiolgica. (B) sade do trabalhador. (C) vigilncia sanitria. (D) assistncia farmacutica. (E) assistncia teraputica integral. qResp:c 30- Na dispensao de medicamentos a pacientes internados, o sistema no qual a enfermagem transcreve as prescries de todos os pacientes de uma ala, consolida-as em um nico pedido que a farmcia separa e envia em suas embalagens originais denominado: (A) coletivo. (B) individualizado direto. (C) individualizado indireto. (D) por dose-unitria. (E) misto. Resp: a 31- Sobre controle de estoque de medicamentos, assinale a alternativa CORRETA. a) Na tcnica conhecida como classificao ABC, a classe A abriga cerca de 70% dos itens. b) Na tcnica conhecida como ponto de pedido, um pedido

de ressuprimento expedido para o fornecedor quando o nvel de estoque cai a um valor conhecido como ponto de pedido. c) O estoque de segurana a mdia obtida a partir dos valores de estoque mnimo e estoque mximo. d) A valorao sob controle de estoque corresponde ao gasto mensal para reposio de medicamentos. Resp:b 32- Um efetivo controle de abastecimento e gerenciamento de medicamentos e materiais fator crucial para o sucesso de qualquer unidade de farmcia, seja ela comunitria ou hospitalar. Neste contexto assinale a afirmativa INCORRETA. a) A quantidade necessria a ser adquirida pode ser obtida a partir da mdia aritmtica mvel aliada ao estoque de segurana e/ou da anlise da curva ABC. b) Estoque de segurana ou estoque mnimo a quantidade de cada item que deve ser mantida como reserva para garantir a continuidade do atendimento em caso de ocorrncias no previstas. c) Tempo de abastecimento o intervalo que vai desde o incio do processamento interno da compra, incluindo emisso do pedido, mas no deve levar em considerao o tempo de chegada do material no local de armazenamento. obtido atravs da somatria do tempo de processamento interno e externo. d) Ponto de ressuprimento ou ponto de requisio um nvel de estoque que ao ser atingido sinaliza o momento de se fazer uma nova compra, evitando posterior ruptura do estique, devendo ser atualizado aps cada reposio. obtido multiplicando-se o consumo mdio pelo tempo de abastecimento mais o estoque de segurana. Resp:c

Das könnte Ihnen auch gefallen