Sie sind auf Seite 1von 14

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

The Myth of The Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism as a Sociological Work
Srgio da Mata*

Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar que A tica protestante de Weber um livro de histria. O autor defende a tese de que nada h de sociolgico na tica , e que tal crena apresenta caractersticas eminentemente mitologizantes. Palavras chave : Max Weber, historiografia alem, mito historiogrfico

Desde h cem anos, a torrente de publicaes e comentrios crticos a respeito deste famoso estudo de Weber nunca deixou de crescer. Como prprio de todo clssico, A tica protestante adquiriu vida prpria, de tal modo que a histria de sua recepo tomou rumos que seu autor seguramente estava longe de prever. Nesta j longa histria, um aspecto em particular nos interessa, e sobre ele que nos deteremos aqui. Faamos, desde logo, a pergunta que servir de guia a esta exposio: trata-se mesmo de um livro de sociologia, ou no ser este apenas mais um dos mitos construdos em torno daquele a quem seus prprios contemporneos chamaram o mito de Heidelberg? H que observar que se Weber figura entre os clssicos da sociologia, o que ningum em s conscincia pretenderia negar, tornou-se estratgico para os socilogos em geral, e quem sabe para a sociologia mesma, identificar na tica o momento de inflexo decisiva na carreira de Weber. Com este estudo, reza a concepo mais amplamente aceita, o autor abandona as concepes historicistas que haviam marcado o incio de sua carreira acadmica, e volta-se decididamente para a sociologia.
* Doutor em Histria pela Universidade de Colnia, Alemanha. Professor adjunto do Departamento de Histria da Universidade Federal de Ouro Preto.

Srgio da Mata

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

114

Numa palavra, a publicao da tica marcaria o nascimento do Weber socilogo. Sem colocar em questo a importncia deste momento no conjunto da sua vida e de sua obra (pois sabido que entre 1902 e 1905 algo mudou, e mudou profundamente, no s no que se refere ao seu projeto cientfico pessoal como tambm na forma como ele encarava o mtodo das cincias histrico-culturais), sem colocar isso em questo, cremos que h razes suficientes para considerar um mito a idia de que a tica foi concebida como um livro de sociologia. Nossa tese , em si, bastante simples: a obra que tornou Weber mundialmente conhecido um livro de histria . Ser a partir de argumentos do prprio Weber e de algumas outras evidncias que tentaremos demonstr-la. Se uma questo como essa sequer se colocava, porque o terreno em que nos movemos no mais o de um objeto como qualquer outro, mas o de um mito de origem to caro s cincias sociais quanto o o da revoluo dos Annales para a comunidade de historiadores brasileiros. No h necessidade de traar uma genealogia deste mito, ou mesmo de fazer um inventrio exaustivo das suas incontveis aparies na literatura. Mencionemos apenas algumas destas aparies, sem qualquer pretenso a estabelecer uma hierarquia entre elas. Como observou Lvi-Strauss, todas as verses pertencem ao mito. Cinco exemplos bastaro. O primeiro remonta a algum aparentemente acima de qualquer suspeita. Falamos de Marianne Weber. Em duas passagens da sua Lebensbild ela qualifica a tica de primeiro tratado sobre a sociologia da religio escrito por Weber. O segundo exemplo nos dado por Raymond Aron. Em sua introduo aos clssicos da sociologia, ele faz uma separao entre as obras propriamente histricas de Weber e seus trabalhos de sociologia da religio, a comear pelo clebre estudo sobre as relaes entre A tica protestante e o esprito do capitalismo . O terceiro exemplo o clebre artigo de Friedrich Tenbruck, publicado em 1986, intitulado A obra de Max Weber. Tenbruck foi o primeiro a perceber que o fundamental das preocupaes do Weber tardio se encaminhava para os seus estudos sobre a tica econmica das religies mundiais, e no, como se imaginava, para Economia e Sociedade. Para Tenbruck o Weber socilogo surge, no plano metodolgico, com o ensaio sobe a Objetividade, e no plano propriamente emprico, com a tica. O quarto e quinto exemplos so bem mais recentes. Retiramo-los da edio crtica preparada por Antnio Flvio Pierucci. Na sua apresentao ao volume, Pierucci refere-se tica como um estudo assumidamente sociolgico sobre a gnese da cultura capitalista moderna. de se notar que tal juzo no se ampara em qualquer passagem de Max Weber, mas sim nas consideraes de Marianne

citadas h pouco. Todavia, o nec plus ultra do mito o texto noassinado da contracapa desta segunda traduo brasileira, onde se l:
A tica protestante e o esprito do capitalismo para a sociologia o que A origem das espcies, de Darwin, para a biologia, ou A interpretao dos sonhos, de Freud, para a psicanlise: um livro inaugur al, um marco ao qual sempre convm retornar.

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

Antes de seguirmos adiante, talvez seja o caso de fazer algumas observaes preliminares, a fim de evitar quaisquer mal-entendidos. A maior parte do papel gasto e no foi pouco em torno da tica visava basicamente avaliar o quanto de verdade havia nela: se Weber estava certo ou no. O estatuto supostamente sociolgico da obra, este nunca era posto em questo. Hoje em dia um lugar-comum dizer: Weber fez uma sociologia histrica. O que devemos nos perguntar se um hbrido desses poderia aspirar ao reconhecimento aos homens de cincia no incio do sculo XX. Parece-nos que no. E se nos inclinamos pela negativa, porque temos em mente evitar, a todo custo, aquele pecado dos pecados de que falava Lucien Febvre: o anacronismo. Vejamos. A primeira edio da tica se d no binio 1904-1905. Uma poca em que, no campo das humanidades, sociologia e histria eram como gua e leo. Esta oposio entre elas, ou antes, esta anttese, no se fundamentava apenas em uma diferenciao um tanto grosseira segundo a qual uma trata do presente, a outra do passado; uma privilegia o coletivo, a outra o individual; uma nasce com a firme convico de ser cincia, a outra... Elas se vem como parentes, mas tambm como concorrentes. Das disciplinas cientficas e seus praticantes talvez se possa dizer o mesmo que dos demais grupos sociais, no sentido de que, uma vez confrontadas entre si, disputando um espao que mais ou menos o mesmo, tendem a enrijecer a compreenso que tm de si mesmas, a acentuar traos distintivos, a tornarem-se estanques umas em relao s outras. Era essa, e no s na Alemanha, a situao das relaes entre sociologia e histria no alvorecer do sculo XX: uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa tertium non habet. As diferenas no eram apenas de escopo ou de objeto. Eram, sobretudo, diferenas metodolgicas. Para resumir ao extremo, podemos dizer que a sociologia, na sua acepo dominante, era compreendida como uma disciplina generalizante, enquanto que a histria se concebia, o mais das vezes, como disciplina individualizante. A primeira perseguia os fatos sociais, a segunda os fatos histricos. Evitemos as discusses estreis. De modo algum, nosso objetivo fazer de Weber apenas um historiador (como props Paul Veyne

115

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

Srgio da Mata

num livro felizmente esquecido). No temos em mente promover uma forma qualquer de vingana ingnua, trazendo s hostes da nossa tribo, postumamente, uma (genial) ovelha desgarrada. Pois evidente que a carreira de Max Weber foi marcada por momentos temtica, terica e metodologicamente diferentes. De tal forma que resgatar a importncia do Weber historiador no implica negar aquele outro Weber, o socilogo, o economista. Ou o poltico. Muito bem. E o que tem a dizer a respeito o autor mesmo? Ser que Weber concordaria com Marianne, com Aron, com Pierucci? H duas referncias a este respeito, referncias, a meu ver, preciosas e nada circunstanciais. Ao fazer um balano de sua viagem aos Estados Unidos em 1904, Weber contabiliza o que sua longa estadia naquele pas poderia trazer tanto para o Archiv fr Sozialwissenschaft und Sozialpolitik quanto para a tica , naquele momento em pleno processo de redao:
Estou agora numa posi o muito melhor para entender as estatsticas e os relatrios do governo sobre os Estados Unidos. Eu mesmo escreverei algumas crticas sobre literatura e coisas afins dos negros, e talvez outras coisinhas mas para o meu trabalho de histria cultural vi muito menos do que deveria ver [...].

Uma caracterizao ainda mais explcita viria numa carta enviada a Heinrich Rickert, com data de 2 de abril de 1905.
Estou trabalhando, sem dvida em meio a tormentos horrveis. Mas consigo [trabalhar] uma hora por dia. Em junho ou julho voc receber um ensaio histrico-cultural [kulturgeschichtlichen Aufsatz]: [a] ascese p r otestante como fundamento da moder n a ci vi l i za o do tr a bal ho [mod er nen Berufskultur] uma espcie de anlise espiritualista da economia moderna.

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

116

interessante notar que a ateno dos weberlogos quase sempre se direcionou para a segunda parte deste importante documento, o trecho em que o objeto e a perspectiva analtica da tica so caracterizados. J a explcita filiao histria cultural, e que igualmente clara, simplesmente silenciada. Como explicar tal cegueira? Dir-se-ia, nos termos do prprio Weber, que a seleo daquilo que nos parece essencial em qualquer estudo emprico um processo guiado por valores, e, em ltima instncia, por interesses. Com isso no estamos sugerindo que os socilogos conscientemente ignoraram aquilo que contradizia a lenda da tica como obra sociolgica (embora isso tambm possa ter ocorrido). No mais das vezes, a seletividade implcita em todas as etapas de qualquer empre-

endimento intelectual nos passa desapercebida. Em especial quando se trata de abordar a trajetria dos founding fathers de uma disciplina, tarefa que, quase inevitavelmente, tende a desempenhar funo cultural homloga de um mito de origem. A bem da verdade, no haveria sequer necessidade de sairmos cata de passagens como esta. Weber deixa bastante claro no prprio texto da tica que ela foi concebida como um estudo de histria. De que modalidade de histria, se tratar mais tarde. No momento, basta reproduzir alguns trechos para que se perceba o tamanho da confuso. Que geraes inteiras de leitores tenham passado por estas palavras sem lhes dar a devida ateno, , a nosso ver, prova da potncia de que ainda hoje desfruta o mito. Weber abre seu texto de forma engenhosa. Por que os protestantes de seu tempo so, em geral, mais prsperos que os catlicos? Desde sempre, minorias religiosas ou tnicas tendem a se dedicar a toda forma de atividades aquisitivas. Por que o mesmo no se d com os catlicos? Mais: por que o racionalismo econmico sempre se manifestou entre os protestantes, estivessem eles ou no na condio de minoria? Isso sugere que somente disposies internas, e no condicionantes externos, poderiam explicar estas diferenas entre as duas confisses. Tal problema, afirma Weber, deve ser explicado historicamente (ele fala literalmente em geschichtliche Erklrung). H que se rastrear, portanto, a origem do esprito do capitalismo. No segundo captulo, Weber constri uma definio provisria dest e esprit o, c on fro nt ando-o c om o que ele c hama de tradicionalismo econmico. Finalmente, mostra que h razes suficientes para supor que a origem histrica deste esprito capitalista esteja precisamente no mbito das idias religiosas. Mas tal noo, a de esprito do capitalismo, no um tipo ideal. Para Weber, ela
s pode ser uma individualidade histrica, isto , um comp lexo de conexes que se do na r ea l i da de h i s t r i ca e q ue n s e nc ad ea mo s conceitualmente em um todo, do ponto de vista de sua significao cultural.

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

Note-se que a expresso individualidade histrica (historisches Individuum) aparece originalmente grifada e entre aspas, pois trata-se de um conceito elaborado por Rickert no quarto captulo de sua obra Os limites da formao de conceitos nas cincias naturais. Uma introduo lgica s cincias histricas. Assim, ao apresentar a sua carta metodolgica de intenes, Weber aplica e operacionaliza fielmente a terminologia de Rickert. O esprito do capitalismo, esclarece Weber, um conceito histrico. O que vem a ser isso? Conceitos histricos obedecem a uma lgica oposta dos conceitos genricos (Gattungsbegriffe) de que

117

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

Srgio da Mata

normalmente se valem as cincias naturais. Enquanto conceitos cientficonaturais buscam estabelecer generalizaes, os conceitos histricos individualizam: o historiador seleciona os elementos da realidade considerados significativos a fim de compor uma exposio que , ela prpria, o conceito histrico daquela realidade. Trata-se, como sabe qualquer um que se coloque a tarefa de ler os livros de Rickert, de formao de conceitos histricos. Da a importncia de
no tent ar en fi a r a r eal i dade em c oncei tos genricos abstratos, mas antes procurar articulla em conexes genticas concretas, sempre e i nevi tavel mente de col or i do esp eci fi camente indivi dual.

Convenhamos: isso soa bem pouco sociolgico. Os conceitos histricos, como o caso da prpria noo de esprito do capitalismo, visam, portanto, dar conta de realidades nicas, isto , investidas de valor. Weber acompanha fielmente (devemos insistir nisso) o argumento de Rickert: s desfruta da qualidade de histrico o que singular. A histria a cincia do singular. Anos mais tarde, Weber definiria a histria. Como de seu feitio, tal definio se faz a partir de uma relao de oposio de oposio sociologia:
A sociologia constri [...] conceitos de tipos e procura regras gerais dos acontecimentos. Nisso contrape-se histria, que busca a anlise e i mp ut a o c au sa l de a es , fo r m a e s e p e r s on al i d ad es i n d i v i d u a i s c u l t u r a l m e n t e importantes.

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

118

Voltemos ao texto da tica. Nas pginas finais, depois de discutir os possveis desenvolvimentos futuros do processo de racionalizao deflagrado pelo advento do protestantismo asctico, Weber volta a se investir do cuidado e da modstia de historiador. Prognsticos, diz ele, no devem onerar esta exposio puramente histrica . A tica, um livro de sociologia? revelador que se tenha por tanto tempo dado crdito a esta lenda, pois rigorosamente nada , seja no prprio texto, seja em outros escritos de Weber da mesma poca, autorizam tal ilao. Basta dizer que seu autor se definiu, e mais de uma vez, como um seguidor da escola histrica alem (aquela mesma de Savigny, de Ranke, de Schmoller). Sabemos, claro, que se tratava de uma filiao crtica, pois, afinal, nada lhe causava mais repugnncia que o dogmatismo. As palavras de Weber no deixam margem para qualquer dvida. Ainda em 1895, em seu discurso de posse na Universidade de Freiburg,

ele se autodenomina discpulo da escola histrica alem. Ainda o Weber da primeira fase, dir-se-. Todavia, declarao de idntico teor seria feita novamente, e justamente naquele texto que, no entender de Tenbruck, teria assinalado o nascimento do nosso socilogo no plano metodolgico: o ensaio sobre a Objetividade, este irmo-siams da tica . Que se diz ali? Ainda que o conceito de tipo ideal contradissesse o credo historicista daqueles de quem ele prprio se dizia discpulo, e mesmo, em alguns pontos, a teoria de formao de conceitos histrico-culturais de Rickert, Weber reafirma sua filiao.
Se deduzirmos as conseqncias do que foi dito, chegaremos a um ponto em que as nossas opinies talvez se diferenciem, num ou noutro aspecto, das opinies de muitos representantes eminentes da e sco l a h i st r i ca a qu e ta mb m per tencemos.

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

Faamos ainda um experimento banal, mas de conseqncias no to banais para o objetivo a ser perseguido aqui. Quantas vezes Weber cita socilogos na tica , e quantas vezes historiadores? Admitindo-se, por comodidade, que determinados economistas tambm fizessem sociologia, restam trs nomes: Simmel, Veblen e Sombart. A lista de historiadores citados, por sua vez, muito mais extensa. Para nos limitarmos apenas aos mais importantes: Carlyle, Rachfahl, Gothein, Buckle, Macaulay, Ranke, Burckhardt, Honigsheim, Freytag, Lamprecht, von Below, Neumann, Ritschl, Harnack e Troeltsch. Justia seja feita, ao menos um intrprete importante se ps na contracorrente do mito. Wolfgang Schluchter manifestou a opinio de que a tica, na verdade, um estudo de histria religiosa ou cultural. Ele chega ao ponto de consider-la uma histria das mentalidades. Um anacronismo, sem dvida, mas o seu erro est apenas no adjunto adnominal, no no substantivo. Se Schluchter pde perceber o carter eminentemente historiogrfico da tica, em nossa humilde opinio, foi simplesmente porque se deu ao trabalho de ler Rickert, autor a quem Weber devia muito mais do que normalmente se supe. preciso lembrar que Weber terminou de ler a supracitada obra de Rickert n um mo mento em q ue a reda o da ti ca possivelmente j estava em andamento. A Marianne ele declarou ter achado o livro muito bom. Embora sua bigrafa tenha tentado minimizar o peso desta influncia (talvez [ele] tenha recebido inspirao da obra de Heinrich Rickert...), uma anlise intertextual sria das Grenzen de Rickert, da tica e do ensaio sobre a Objetividade confirma a concluso a que chega Schluchter, de que sem conhecimento da teoria rickertiana da formao de conceitos, de forma alguma a metodologia de Weber pode ser tornada compreensvel.

119

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

Srgio da Mata

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

120

Vimos que, para Weber, a histria a cincia do individual. A partir do momento em que passa a privilegiar generalizaes, o historiador estar fazendo qualquer outra coisa, no histria. Como se sabe, a idia de que somente a busca de generalizaes ou leis tornaria a histria uma cincia um preconceito naturalista que filsofos como Dilthey, Windelband e Rickert haviam repudiado energicamente. Sob este ponto de vista que era tambm o de Weber , como pensar a tica como sociologia? O objetivo ali foi demonstrar a especificidade do calvinismo face s demais denominaes surgidas na poca da Reforma, e especialmente de identificar o surgimento histrico de uma forma radicalmente nova de ascese: o ascetismo intramundano, cuja expresso mais bem acabada se deu no mbito do puritanismo e das seitas batistas e anabatistas. Em ltima anlise, e para usar um termo do prprio autor, tratava-se de fazer uma arqueologia do longo processo de formao da nossa Berufskultur, nossa civilizao do trabalho. Diante de tudo isso, onde estariam, afinal, os componentes propriamente sociolgicos da tica ? Estariam, quem sabe, no emprego de tipos ideais? De fato, na tica os tipos ideais esto por toda a parte. Alguns exemplos: a descrio do processo por meio do qual a vida de um produtor txtil domiciliar v seu tnue equilbrio rompido devido racionalizao da gesto nos negcios, o retrato do tpico empresrio capitalista alemo, ou a longa caracterizao das diversas denominaes e seitas surgidas da Reforma. A caracterizao adequada destas correntes protestantes s pode ser levada a cabo apresentando as idias religiosas com a consistncia lgica de um tipo ideal. Suas brilhantes observaes sobre os efeitos prticos da relao que o catolicismo estabelece entre pecado, culpa e sacramento da confisso so, tambm elas, expostas por meio de tipos ideais, os quais, admite Weber num mea culpa escondido na multido de notas, violentam a realidade histrica. Mas no h nada de sociolgico nesse procedimento, ao menos para Weber. O uso de tipos ideais tem por finalidade no apenas tornar mais claras tanto a investigao quanto a exposio, mas tambm e isso decisivo permitir a identificao de singularidades. Na contramo da sociologia (em sua acepo predominante quela poca), Weber afirma que a descoberta de regularidades no a finalidade, mas sim um meio de conhecimento. De modo que no campo das cincias da cultura, o conhecimento do geral nunca tem valor por si prprio. O tipo ideal encarado como uma construo intelectual destinada medio e caracterizao sistemtica das relaes individuais, isto , significativas pela sua especificidade. Em outros termos, trata-se de um recurso heurstico que facilita nossa tarefa de identificar e analisar realidades singulares, isto , histricas.

Ademais, o nmero de elementos de que se compe um tipo ideal pode variar enormemente sem que com isso se altere sua funo ou se perca seu carter utpico. Eis porque tambm possvel formular tipos ideais de processos. desta modalidade de tipo ideal, mais que tipos ideais sintticos (como os de seita e Igreja), de que se vale Weber na tica. Ou ser sociolgico seu emprego de uma forma de exposio de tipo analtico, e que visivelmente se afasta de um modelo narrativo tradicional? Aqui, Weber no inventa nada que no tenha sido praticado pela historiografia de seu tempo. Vimos que ele chama seu estudo de histria cultural. No h de ser um mero detalhe o fato de que, dos inmeros historiadores citados na tica , quatro eram nomes intimamente associados histria cultural: Freytag, Lamprecht, Gothein e Burckhardt. Uma vez que a referncia ao primeiro ligeira, e o segundo brindado com pesadas crticas, limitemo-nos a Gothein e Burckhardt. Gothein, historiador por quem Weber nutria grande admirao, advogara, num ensaio de 1889 sobre As tarefas da histria cultural , que histria cultural no estranha a exposio narrativa, todavia, na maior parte dos casos, o seu mtodo o analtico. O mero acontecimento, em si mesmo, no nada para ela. Enquanto que a fora, a idia, que nele se manifesta, tudo. Como a histria cultural tem a ver, em grande parte, com o estudo de fenmenos coletivos, da segue que ela deva trabalhar com tipos. Uma observao de Gothein, em especial, h de nos aproximar ainda mais do esprito que anima a tica. Ele escreve: A histria cultural , em sua forma mais pura, histria das idias. Desnecessrio sublinhar como tudo isso soa weberiano: exposio analtica, tipos, efetividade scio-histrica das idias. Mas sigamos em frente. Possivelmente por fora da animosidade crescente dos historiadores polticos face histria cultural Heinrich von Treitschke chegou a classificar os livros de Freytag como literatura para moas! at mesmo Burckhardt ensaiou algumas consideraes metodolgicas sobre a histria cultural numa curta introduo sua Histria cultural da Grcia . Burckhardt reafirma as vantagens do estudo histrico-cultural sobre as formas narrativas de histria, a seu ver ainda demasiado centradas nos eventos. E acrescenta: Fatos gerais, como os da histria cultural, seguramente devem ser mais importantes, na mdia, que os fatos especiais; e o que se repete mais importante que o nico. histria cultural ele ope a mera histria dos acontecimentos. Tudo isso fala de forma inequvoca, no bastassem as palavras do prprio Weber, em favor de nossa tese de que a tica um livro de histria e no de sociologia. Uma leitura cuidadosa mostra em que medida este brilhante estudo est longe de ser apenas uma histria das origens religiosas do esprito do capitalismo. Estamos cientes de

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

121

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

Srgio da Mata

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

122

que a tica abriu diante dos olhos de Weber uma problemtica infinitamente mais ampla, mas importa-nos aqui apenas o que ele realizou naquele ensaio. E o que h ali sem dvida histria cultural: analisa-se o impacto do surgimento do ascetismo intramundano sobre a literatura, o teatro, a esfera da sexualidade, a poltica, as formas de socializao, a cincia e a educao, o vesturio etc. Para no mencionar a primorosa histria do conceito de vocao/profisso (Beruf ) em Lutero, e que apresentada de forma concentrada em trs longussimas notas. este, alis, o que julgamos ser o maior defeito da tica : muito do que nela h de mais sofisticado fica por assim dizer escondido no que Weber mesmo admite ser uma avalanche de notas de rodap. Pode-se ainda afirmar, sem medo de errar, que nem mesmo o formato da tica tributrio da sociologia. Na historiografia dos sculos XIX e XX encontraremos exemplos de sobra de obras que tm, em maior ou menor grau, homologias evidentes com ela. Weber produz um estudo analtico e, em certa medida, morfolgico: como A cultura do Renascimento, de Burckhardt, a Histria da Alemanha, de Lamprecht ou O outono da Idade Mdia, de Huizinga. Weber estrutura a tica em torno de um problema, uma tese central cujo alcance , por assim dizer, universal: como Pirenne, em Maom e Carlos Magno. Weber utiliza grande quantidade de tipos ideais, estas utopias que inevitavelmente violentam a histria: como faz Bloch, em A sociedade feudal. Podemos ainda abordar nossa questo por um outro vis. Se a tica tivesse sido compreendida, desde o incio, como sociologia, como explicar que tenham sido justamente historiadores os primeiros a dar-lhe devida ateno? Pois fato que logo aps a publicao definitiva, isto , ainda em 1905, Weber foi convidado pela Associao dos Historiadores Alemes a fazer uma conferncia sobre o tema de seu estudo no congresso a se realizar no ano seguinte. No se sabe exatamente porque, Weber declinou do convite e pediu a Ernst Troeltsch para que comparecesse em seu lugar. importante observar que, naquele momento de sua vida, ele no exercia qualquer atividade docente ou acadmica (desde 1898, suas repetidas crises nervosas o haviam afastado das aulas em Heidelberg). Um convite desta ordem era uma demonstrao eloqente de que a tica impressionara parte da comunidade de historiadores alemes. As repetidas juras de fidelidade de Weber escola histrica no foram ouvidas. Os dois primeiros a fazerem suas crticas publicamente foram os historiadores Karl Fischer (em 1907) e Felix Rachfahl (a partir de 1909). Desde ento, e a despeito das inmeras anti-crticas de Weber, perduram dois mal-entendidos: o de que a tica seria uma interpretao idealista da histria (Fischer), e o de que Weber teria visto no protestantismo a origem do capitalismo (Rachfahl).

No seria absurdo falar num Weberstreit. Especialmente o embate entre Rachfahl e Weber, que se estenderia por dois anos, manifestava, ao menos em parte, a decidida resistncia dos neorankeanos em reconhecer a importncia da histria cultural, sobretudo quando praticada por no-historiadores stricto sensu. O que mais incomodava aos velhos historiadores: o receio de que diletantes estivessem se apoderando da cincia histrica, o crescente interesse por uma forma de abordagem tipolgica e no-narrativa do passado ou a valorizao da religio enquanto fora social e um dos fundamentos do mundo moderno? Note-se que o ltimo aspecto era exatamente o ponto de contato entre estes quatro grandes de Heidelberg: Georg Jellinek, Ernst Troeltsch, Max Weber e Eberhard Gothein. Todos, em maior ou menor grau, criticados por Rachfahl e seus discpulos. Somente uma investigao cuidadosa, o que iria alm de nossas possibilidades no momento, poderia explicar satisfatoriamente as razes de tais ataques. O que sabemos com certeza que por detrs de Rachfahl estavam alguns eminentes historiadores neo-rankeanos, como Max Lenz e Hermann Oncken. Ou teriam os tradicionalistas se sentido sutilmente criticados no ensaio sobre a Objetividade? Weber faz ali algumas referncias no mnimo curiosas aos historiadores polticos. Enquanto seus colegas Gothein e Rickert defendiam a idia de que a histria poltica parte da histria cultural (de vez que a atividade poltica e o prprio Estado so apenas dimenses particulares da vida cultural), em Weber o tom bem outro. A histria poltica identificada por ele como uma clara exceo no campo das cincias culturais. Diferentemente destas, ela no deveria sua origem a perspectivas prticas, gozando ainda do direito de falar a linguagem da vida, o que significa que ela no teria de se preocupar com a elaborao de conceitos rigorosos. Quem conhece nosso autor sabe que no se trata exatamente de um elogio. As crticas levaram Weber a definir-se como um historiador outsider. Um outsider, sem dvida, mas ainda assim um historiador. Seus densos artigos sobre a Revoluo Russa de 1905, escritos nesta mesma poca, podem perfeitamente aspirar ao ttulo de histria imediata, ainda que Weber chamasse-os, humildemente, de simples crnicas. Ao menos um grande historiador imediatamente deu-se conta da importncia deste outsider para o pensamento histrico. Georg von Below era um dos mais respeitados especialistas alemes em histria urbana e histria econmica da Idade Mdia. Em 1904 ele leu o grande ensaio metodolgico de Weber, cujas anlises penetrantes prontamente elogiou. Para von Below, historiador algum

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

123

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

Srgio da Mata

deveria desconsider-las. Eram vrias as semelhanas entre von Below e Weber: ambos interessavam-se pela histria do capitalismo, ambos eram influenciados pelo pensamento de Rickert, ambos haviam criticado Lamprecht duramente. A admirao era mtua, e tambm no caso de Weber, manifesta. No texto por ele apresentado em Saint Louis, em 1904, o livro Territorium und Stadt (Territrio e cidade) de von Below reverenciado como um clssico. No estamos em condies de dizer se o grande medievalista leu a tica, mas na segunda edio Weber menciona uma conferncia de von Below sobre As causas da Reforma. O prprio ttulo desta conferncia sugere uma identidade (crescente?) entre os dois. Tenbruck mostrou que, alm de tudo isso, estes dois homens tinham em comum a desconfiana em relao sociologia. Isso bem conhecido no caso de von Below, mas normalmente escamoteado no caso de Weber que tambm se manifestou contrariamente criao de ctedras de sociologia nas universidades alems. Quando de seu discurso de despedida em Heidelberg, em 1899, portanto ainda na condio mista de economista e historiador, ele pronunciou uma frase que a histria do pensamento sociolgico raras vezes menciona: A maior parte do que circula sob o nome de sociologia no passa de embuste (Das Meiste, was unter dem Namen Soziologie geht, ist Schwindel). Mais tarde, tal averso sabidamente arrefeceu, visto que Weber passa a dedicar-se cada vez mais sociologia. Segundo Wolfgang Mommsen, o Weber socilogo comea a surgir, na melhor das hipteses, somente em 1906. Mesmo no Weber tardio, porm, o esprito de historiador nunca se extinguiu. A fim de identificar singularidades (em seu caso, e em ltima anlise, a especificidade mesma do Ocidente), mtodos como a comparao ou instrumentos heursticos como o tipo ideal continuavam a ser para ele apenas e to somente um meio. Em carta a von Below, escrita durante a preparao dos manuscritos de Economia e Sociedade, Weber observa:
Estamos totalmente de acordo que a histria deve estabelecer o que especfico, digamos, da cidade medieval; mas isso somente possvel se, antes, encontr ar mos o que est faltando em outras cidades (antiga, chinesa, islmica). E assim com tudo o mais. A tarefa subseqente da histria encontrar uma explicao causal para estes traos e sp ec f i c os .. . A so ci ol og i a , ta l co mo e u a compreendo, pode realizar este muito modesto trabalho preliminar.

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

124

A sociologia, vejam bem, no como estgio superior da cincia histrica (como pretenderam Comte e Durkheim), mas o contrrio: a sociologia como Vorarbeit , como trabalho preliminar. Para se entender

Weber um pouco mais a fundo, h que perceber que ele nunca abandonou completamente uma perspectiva propriamente histrica de anlise dos processos sociais. O Weber historiador nasceu bem antes assim como continuou a existir depois da tica, muito embora este estudo signifique um evidente turning point na sua carreira e no seu pensamento. Mas ainda um ltimo detalhe deve nos ocupar. E possvel que tambm ele esteja, assim o acreditamos, na origem de toda a confuso. Se a tica um estudo de histria cultural, como se explica que Weber a tenha inserido nos seus Ensaios reunidos de sociologia da religio? Significaria isso um reconhecimento tardio, a despeito de suas prprias afirmaes dentro e fora do texto, do carter eminentemente sociolgico da tica ? sabido que dos trs volumes dos referidos ensaios, apenas o primeiro foi organizado por Weber em vida. Dele constam basicamente a tica, o artigo sobre as seitas protestantes e o primeiro dos grandes estudos sobre a tica econmica das religies mundiais. Digno de observao que, na nota preliminar ao volume, em momento algum Weber caracteriza o conjunto dos trabalhos ali includos como sociologia. Pelo contrrio, ele fala muito mais em abordagem histrico-cultural ou histrico-universal. E acrescenta que sua sociologia sistemtica da religio seria apresentada em outra oportunidade (ele se refere sociologia da religio que viria a aparecer em Economia e sociedade). No de todo improvvel que o ttulo Ensaios reunidos de sociologia da religio no tenha sido dado por Weber. Sabe-se que sua esposa Marianne e o editor Paul Siebeck intervieram profundamente na edio dos seus escritos, guiando-se por critrios prprios. Muitos dos ttulos das sees de Economia e sociedade, por exemplo, foram inventados por eles. De forma que h razes para suspeitar que seja da responsabilidade de ambos, e no de Weber, o sociologia da religio no ttulo dos Ensaios reunidos. Ao menos um indcio aponta neste sentido. Numa carta a Siebeck, datada de 24 de maio de 1917, Weber diz estar retrabalhando os textos que deveriam ser publicados, aps a guerra, em suas obras completas ( Gesamtausgabe ). E acrescenta, numa clara meno ao ttulo da futura obra: ou, se voc preferir: os ensaios reunidos (Gesammelten Aufstze). Nem uma palavra, portanto, sobre sociologia da religio. Some-se a tudo o que foi dito acima o fato de que, como bem assinalou Wilhelm Hennis, os acrscimos posteriormente feitos tica no alteraram, na essncia, o seu perfil. Em outras palavras, o texto de 1920 no difere substancialmente do de 1904-1905. Em especial se voltarmos nossos olhos para o que foi mantido, veremos que as

O mito de A tica protestante e o esprito do capitalismo como obra de sociologia

125

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

Srgio da Mata

referncias originais aos conceitos histricos e exposio puramente histrica das origens do ascetismo intramundano no foram eliminadas ou sequer reformuladas. O que significa dizer que mesmo que tenha sido de Weber a idia de denominar os ensaios reunidos de sociologia da religio (no que no acreditamos), a tica continuou sendo o que sempre fora: histria. Queremos crer, inclusive, que Troeltsch corroboraria tal concluso. Em meio polmica com Rachfahl, na qual tambm tomou parte, Troeltsch resumiu o que considerava o propsito fundamental da tica e a definiu como uma obra de mestre em anlise histrico-gentica. No se trata de uma avaliao qualquer. Troeltsch foi um dos poucos a quem Weber chamou seu amigo, e a literatura mais autorizada unnime em apontar sua ascendncia sobre Weber quando o assunto em questo era histria do cristianismo. No que tange questo que serviu de guia a este artigo, a opinio mais autorizada sem dvida a de Troeltsch, no a de Marianne. Gostaramos de concluir lembrando aquela inteligente observao de Norbert Elias, de que o socilogo deve ser um caador de mitos. Se nossa exposio mostrou alguma coisa, que o socilogo nem sempre h de ser a pessoa mais apropriada para caar os mitos que ele prprio criou. A recproca, evidentemente, verdadeira: o olhar dos cientistas sociais pode nos ajudar a identificar, analisar e, se necessrio, desconstruir, os diversos mitos historiogrficos ainda persistentes, como o do positivismo de Ranke, ou o da revoluo dos Annales. Se h uma tarefa urgente para a histria da historiografia, a nosso ver, justamente essa: a de caar mitos historiogrficos. Ab st ra c t
This article presents the thesis that Webers Protestant Ethic is an historical rather than sociological study and that the belief that the Ethic is a classic of sociology has an eminently mythologizing character. Keywor ds : Max Weber, German historiography, historiographical myth

Artigo recebido em 3 de agosto de 2006 e aprovado em 7 de novembro de 2006

Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1 13-126, 2006

126

Das könnte Ihnen auch gefallen