Sie sind auf Seite 1von 16

Unidade A

A Lngua(gem)

A lingstica como estudo cientco da lngua(gem)

CAPTULO

01

A lingstica como estudo cientco da lngua(gem)


Que lingstica? Bom, eu, quando dou aula na graduao, costumo dizer para os alunos: se voc quer entender o que lingstica e o que seu objeto, voc precisa pensar um pouco na fbula dos trs cegos apalpando o elefante. Cada um

apalpava um pedao do elefante e definia o elefante por aquele pedao. Ento, o que pegava a perna do elefante dizia o elefante assim um cilindro muito duro, rgido, um animal com formato de cilindro e que esttico, parece que esse animal no se mexe e um animal que ocupa posio vertical no espao. O outro que mexia l na tromba, naturalmente discordava, no s quanto disposio no espao, quanto rigidez ao tato, tanto quanto falta de mobilidade. Imagino at que algum desses cegos, tocando em outros lugares, concebeu a idia de categoria vazia. Ento, a lngua e a lingstica no so; elas so o que para cada um de ns parecem ser (CASTILHO, 2003, p. 55).

Objetivos da unidade A
reconhecer diferentes concepes de lngua(gem); identificar propriedades caracterizadoras das lnguas naturais; perceber a cientificidade da lingstica vs. o carter no-cientfico da gramtica tradicional.

A epgrafe que introduz esta unidade, extrada do livro Conversas com lingistas: virtudes e controvrsias da lingstica, apresenta de forma bem-humorada o tpico central da unidade A. da definio de

11

Introduo aos Estudos Gramaticais

lingstica e de seu objeto que vamos tratar agora, contrapondo, brevemente, a lingstica gramtica tradicional no que diz respeito ao carter cientfico de ambas. pergunta: Que lingstica?, costumamos encontrar a seguinte resposta: A lingstica o estudo cientfico da lngua(gem) humana.
A depender da perspectiva terica assumida, alguns autores no fazem distino entre linguagem e lngua. Por isso a opo de representar ambas as noes numa nica palavra: lngua(gem).

Mas essa resposta nos coloca outras indagaes: O que a lngua(gem)? O que um estudo cientfico? Vamos tratar dessas questes a seguir.

1.1 Concepes de lngua(gem)


As definies de lngua(gem) so diversas, variando conforme o ponto de vista adotado pelo autor. Vejamos algumas. 1) Linguagem a capacidade especfica espcie humana de comunicar por meio de um sistema de signos vocais (ou lngua), que coloca em jogo uma tcnica corporal complexa e supe a existncia de uma funo simblica e de centros nervosos geneticamente especializados. Esse sistema de signos vocais utilizado por um grupo social (ou comunidade lingstica) determinado constitui uma lngua particular. (DUBOIS et al., 1973, p. 387) 2) O termo [linguagem] se aplica quela aptido humana para associar uma cadeia sonora (voz) produzida pelo chamado aparelho fonador a um contedo significativo e utilizar o resultado dessa associao para a interao social uma vez que tal aptido consiste no apenas em produzir e enviar, mas ainda em receber e reagir comunicao. Compreendida dessa maneira, a linguagem aparece como o mais difundido e o mais eficaz instrumento natural de comunicao disposio do homem. (BORBA, 1991, p. 9-10, grifos do autor)

12

A lingstica como estudo cientco da lngua(gem)

CAPTULO

01

3) [A lngua] no se confunde com a linguagem; somente uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. , ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotada pelo corpo social para permitir o exerccio dessa faculdade nos indivduos. [...] A lngua de natureza homognea, e constitui-se num sistema de signos. (SAUSSURE, 1971, p. 17, 23)

4) A faculdade de linguagem uma estrutura cognitiva inata, humana e universal, e faz parte da herana gentica de cada membro da espcie humana, do mesmo modo que a viso parte dessa herana. Essa estrutura, no que tange linguagem, o estado mental inicial [chamado de Gramtica Universal ou GU]. Passando por estgios sucessivos, esse estado inicial se desenvolve, seguindo um processo de maturao que sofre a influncia do meio e das experincias pessoais, do mesmo modo como a viso, at atingir um estgio estvel. (LOBATO, 1986, p. 38) 5) A linguagem [ vista] como atividade, como forma de ao, ao interindividual finalisticamente orientada; como lugar de interao que possibilita aos membros de uma sociedade a prtica dos mais diversos tipos de atos, que vo exigir dos semelhantes reaes e/ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vnculos e compromissos anteriormente inexistentes. (KOCH, 1992, p. 9-10, grifos da autora).

13

Introduo aos Estudos Gramaticais

Os trechos acima evidenciam duas diferentes concepes de linguagem/lngua: uma centrada na funo comunicativa/social, que v a linguagem/lngua como instrumento de comunicao e forma de interao; e outra centrada na funo cognitiva/biolgica da linguagem. Leia novamente as definies atentando para essa diferenciao. No nosso propsito, neste momento, aprofundar uma discusso sobre concepes de linguagem/lngua, apenas chamar a ateno para o fato de que diferentes pontos de vista criam diferentes objetos, ou, nos termos de Saussure, de que o ponto de vista que cria o objeto (1971, p. 15). Assim, vamos reter por ora que a lingstica se ocupa da linguagem/lngua em qualquer das acepes mostradas acima, o que vai se refletir, naturalmente, em diferentes abordagens tericas do fenmeno lingstico. O mesmo objeto pode ser analisado sob diferentes ngulos, a partir de diferentes pressupostos que podem ser complementares ou conflitantes. (Lembra da fbula dos cegos apalpando o elefante na epgrafe desta unidade?) At agora focamos nossa ateno em duas diferentes concepes de lngua(gem): ser comunicativa ou cognitiva. Ao longo do curso de

14

A lingstica como estudo cientco da lngua(gem)

CAPTULO

01

Letras, voc ter oportunidade de estudar diferentes abordagens tericas. Vai ver que existem teorias formais e teorias funcionais da lngua; que existem abordagens essencialmente lingsticas, chamadas de microlingsticas, e abordagens interdisciplinares, ou macrolingsticas, como por exemplo, a sociolingstica (que se ocupa da relao entre linguagem e sociedade), a psicolingstica (que se ocupa das questes de processamento e aquisio da linguagem) e a etnolingstica (que se ocupa da relao entre linguagem e cultura). Vamos atentar agora para as diferenas entre linguagem e lngua. Observe a distino estabelecida a seguir. Com relao ao objeto de estudo da lingstica, deve-se dizer que esta cincia lida tanto com lnguas particulares, isto , entidades individuais, como com a natureza geral destas mesmas lnguas particulares, tentando responder a dois tipos de pergunta: (a) o que as diferentes lnguas tm em comum e o que as diferencia entre si?; (b) o que h nas lnguas humanas que lhes atribui carter nico e as distingue dos demais sistemas de comunicao? Considerando que a linguagem ser definida como o que h de comum s diferentes lnguas, concluise que a lingstica tem um duplo objeto: o estudo da linguagem em geral e o estudo das diferentes lnguas (ou, mais especificamente ainda, da gramtica das diferentes lnguas). (LOBATO, 1986, p. 34)

1.2 Propriedades das lnguas naturais


As lnguas naturais so lnguas humanas que se opem s lnguas formais construdas por matemticos e lgicos, e a lnguas artificiais como o esperanto. So exemplos de lnguas naturais: o portugus, o italiano, o ingls, a LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais). A lingstica se ocupa das lnguas naturais. As propriedades descritas a seguir caracterizam e particularizam as lnguas naturais.

O esperanto uma lngua criada pelo mdico polons Ludwig Lazar Zamenhof, por volta de 1887, para ser lngua de comunicao internacional. Possui uma gramtica regular e utiliza razes latinas e gregas, alm de razes das lnguas europias mais faladas.

15

Introduo aos Estudos Gramaticais

1.2.1 Flexibilidade e adaptabilidade


Ns podemos usar a lngua para produzir inmeros atos de fala:
Ato de fala uma atividade comunicativa que considera as intenes do falante e os efeitos que consegue provocar no ouvinte.

externar nossos pensamentos e sentimentos, fazer perguntas ou declaraes, fazer pedidos ou dar ordens, fazer ameaas ou promessas etc. Assim, a linguagem humana pode desempenhar inmeras funes, de natureza cognitiva ou comunicativa. Considerando a natureza social da linguagem, Jakobson lista seis funes, associando cada uma delas a um dos elementos da comunicao: remetente, contexto ou referente, destinatrio, mensagem, contato e cdigo. Considerando-se quem fala, de que se fala e com quem se fala, temos trs funes: uma que procura traduzir a atitude do falante naquilo que ele est transmitindo (funo emotiva), outra centrada no contexto ou no contedo transmitido (funo referencial), e uma terceira centrada no ouvinte (funo conativa). Como ampliao dessas funes bsicas, temos ainda: uma que focaliza a prpria mensagem dando-lhe relevo (funo potica), outra que checa o canal pelo qual falante e ouvinte entram em contato (funo ftica) e uma ltima que se centra no cdigo, ou seja, na prpria lngua, usando-se a lngua para falar sobre a lngua (funo metalingstica). importante observar que cada texto no tem apenas uma funo, mas vrias delas. O que ocorre que existe uma ou outra que predomina. Por exemplo, no texto publicitrio predomina a funo conativa, centrada no interlocutor (ouvinte/leitor). So formas lingsticas tpicas da funo conativa: pronome de segunda pessoa, verbo no modo imperativo, perguntas para produzir o efeito de persuaso. Outro exemplo: nas definies do dicionrio predomina a funo metalingstica. Veja a definio da palavra metalinguagem no dicionrio Houaiss: linguagem (natural ou formalizada) que serve para descrever ou falar sobre uma outra linguagem, natural ou artificial.

16

A lingstica como estudo cientco da lngua(gem)

CAPTULO

01

Alm de servir para produzirmos diferentes atos de fala, a propriedade de flexibilidade e adaptabilidade da lngua permite nos reportar no tempo: ao passado, ao presente e ao futuro; nos referir a coisas que no existem no mundo real, e assim por diante.

1.2.2 Arbitrariedade
A lngua no um conjunto de rtulos, ou uma nomenclatura, que se aplica a uma realidade preexistente. A realidade s passa a ter existncia para os homens quando nomeada, de modo que s percebemos no mundo o que nossa lngua nomeia. A realidade apreendida e nomeada atravs de signos lingsticos. No existe um vnculo natural entre a forma das palavras (seja a cadeia fnica ou a representao escrita) e o seu sentido ou significado. O vnculo convencional ou arbitrrio e estabelecido social e culturalmente. uma espcie de acordo coletivo entre os falantes. Portanto, o signo lingstico arbitrrio e cultural. Por exemplo, nada h que determine que a idia que temos de lar e moradia seja representada pela palavra casa. O que ocorre um processo de simbolizao, que constitui uma espcie de filtro da realidade. A linguagem categoriza a realidade, ou seja, classifica-a em categorias na medida em que representa essa realidade. Em outras palavras: A atividade lingstica uma atividade simblica, o que significa que as palavras criam conceitos e esses conceitos ordenam a realidade, categorizam o mundo. Por exemplo, criamos o conceito de pr-do-sol. Sabemos que, do ponto de vista cientfico, no existe pr-do-sol, uma vez que a Terra que gira em torno do Sol. No entanto, esse conceito criado pela lngua determina uma realidade que encanta a todos ns. Uma nova realidade, uma nova inveno, uma nova idia exigem novas palavras, mas sua denominao que lhes confere existncia. Apagar uma coisa no computador uma atividade diferente de apagar o que foi escrito a lpis, a mquina ou a caneta. Por isso, surge uma nova
Signo lingstico um objeto lingstico dotado simultaneamente de forma e sentido. A forma chamada por Saussure de significante; e o sentido, de significado. Por exemplo, a palavra cinamomo tem uma forma particular constituda de uma seqncia de oito fonemas (sons da fala representados graficamente por letras), e tambm de um sentido particular (um tipo especfico de rvore). Os dois juntos formam um signo lingstico. Assim, o signo constitudo de significante + significado.

17

Introduo aos Estudos Gramaticais

palavra para designar essa nova realidade, deletar. No entanto, se essa nova palavra no existisse, no se perceberia a atividade de apagar no computador como uma coisa diferente. (FIORIN, 2002, p. 56) Por outro lado, a relao entre a forma da palavra (o significante) e o seu valor ou contedo (o significado), embora arbitrria, necessria e no depende da livre escolha do falante. Veja-se, por exemplo, o dicionrio. A significao ou os valores atribudos a cada palavra esto registrados como diferentes acepes de uso. Qualquer novo significado que a palavra venha a receber s vai ser dicionarizado aps se regularizar no uso dos falantes, ou seja, de um grupo social. O carter necessrio do vnculo entre significante e significado se deve a, pelo menos, dois motivos: a) o significante sem o significado (e vice-versa) no tem valor lingstico; b) uma vez estabelecido um vnculo convencional entre um significante e um significado, esse valor passa a ser repetido pelos falantes e se regulariza na lngua. Se ficarmos inventando livremente novos sentidos para palavras j conhecidas da lngua portuguesa, corremos o risco de no sermos entendidos pelos nossos interlocutores.

1.2.3 Dupla articulao


Em Lingstica, o termo articulao usado no sentido de segmentao, subdiviso de palavras em partes, que podem se recombinar em outros contextos.

A lngua pode ser decomposta em unidades mnimas significativas (os morfemas unidades da primeira articulao) e em unidades ainda menores sem contedo semntico (os fonemas unidades da segunda articulao), as quais podem se combinar e recombinar indefinidamente. Por exemplo, a palavra refazer pode ser segmentada em 4 morfemas: re/faz/e/r, que significam, respectivamente: duplicao (prefixo re-), realizar (radical faz-), 2 conjugao (vogal temtica -e-), infinitivo (desinncia modo-temporal -r). A mesma palavra refazer cons-

18

A lingstica como estudo cientco da lngua(gem)

CAPTULO

01

tituda de 7 fonemas: r/e/f/a/z/e/r. Tanto os morfemas como os fonemas aparecem em novas combinaes como em re/l/e/r, faz/ia, cant/a/r; e em r/e/z/a/r, f/e/z, respectivamente. Assim, numa primeira etapa de anlise, isolamos unidades significativas de natureza mrfica (1 articulao), e numa segunda etapa, identificamos unidades distintivas de natureza fnica (2 articulao). Os fonemas so unidades distintivas, embora no dotadas de significao, porque funcionam para distinguir palavras, como por exemplo: /pala/ vs. /bala/ vs. /mala/. Os morfemas so unidades significativas porque cada segmento da palavra apresenta um determinado valor: radical, vogal temtica, marca de gnero ou de nmero, desinncia nmero-pessoal ou modo-temporal etc. A dupla articulao da linguagem um fator de economia lingstica. A articulao da linguagem facilitada pelo carter linear do significante. Ou seja, o significante se desenvolve numa dimenso temporal (como numa linha), no caso da fala, ou espacial, no caso da escrita. Por linearidade, entende-se a disposio dos signos, uns depois dos outros, sem que se possa produzir mais de um elemento lingstico de cada vez.

1.2.4 Produtividade
A produtividade uma propriedade que permite que uma dada regra seja estendida a novos casos. Assim, a partir de um nmero reduzido de regras combinatrias, podemos produzir um nmero ilimitado de novas palavras e enunciados. A noo de produtividade se aplica tanto no mbito da formao de palavras (combinao de morfemas), como na construo de frases (combinao de palavras). Por exemplo: Na formao de palavras: o sufixo -idade, formador de substantivos, bastante produtivo, pois aparece num nmero bastante significativo de palavras no portugus (facilidade, dificuldade, seriedade, familiaridade, legalidade). J o sufixo -ura menos produtivo na formao de substantivos (quentura, largura, espessura). A regra subjacente a esses casos a de formao de substantivos a partir de adjetivos:

19

Introduo aos Estudos Gramaticais

adjetivo + -idade /-ura = substantivo (fcil + -idade = facilidade; quente + -ura = quentura). Um determinado afixo (prefixo ou sufixo) pode ser produtivo numa certa poca e no em outra. Por exemplo: o prefixo disque-, prprio para formar substantivos, nem sequer existia antes dos anos 1980, mas hoje prodigiosamente produtivo em portugus do Brasil: disque-pizza, disque-remdio, disque-denncia. (TRASK, R.L. 2004, p. 241) Vale lembrar que a aplicao de afixos no se d de maneira aleatria: existem certas condies gramaticais que precisam ser respeitadas. Assim, o prefixo -re pode se aplicar a bases verbais ou substantivas sem alterar a classe da nova palavra (re + contar = recontar; re + impresso = reimpresso). J os processos de sufixao geralmente alteram a classe da palavra. Por exemplo, -ismo se aplica tanto a adjetivo (timo) como a substantivo (Marx) formando substantivo (otimismo, marxismo). Leia mais sobre a produtividade na formao de palavras em Ilari; Basso (2006, p. 103-108).

Na construo de frases ou constituintes de frases: a combinao de N (nome) + V (verbo) pode gerar: Pedro saiu; crianas brincam etc. A combinao de Art (artigo) + N (nome) + Adj (adjetivo) pode gerar: a menina bonita; os rapazes inteligentes; uma ma madura etc. E assim por diante.

1.2.5 Heterogeneidade
Uma outra propriedade das lnguas naturais que elas no so homogneas. Pelo contrrio, as lnguas variam e mudam ao longo do tempo. Essa variao/mudana ocorre nas dimenses geogrfica, social e estilstica. Vamos retomar este ponto na segunda unidade.

20

O que um estudo cientco?

CAPTULO

02

2 O que um estudo cientco?


Vamos tratar agora da questo da cientificidade dos estudos lingsticos. Lembramos que as preocupaes com a linguagem so muito antigas, mas apenas no incio do sculo XX que a lingstica ganha autonomia e reconhecida como estudo cientfico, a partir dos trabalhos de Ferdinand de Saussure publicados no livro Curso de lingstica geral. A lingstica atende a critrios de cientificidade ao apresentar as caractersticas listadas abaixo, entre outras. Essas caractersticas a opem chamada gramtica tradicional. A lingstica: emprica: lida com dados verificveis por meio da observao e da experincia; ou seja, as hipteses tericas podem ser atestadas pelos dados. A lingstica no tem carter especulativo ou metafsico. J as gramticas tradicionais, por serem parte da filosofia geral, tinham carter especulativo medida que pretendiam propor anlises que respondessem a indagaes sobre o universo. objetiva: tem carter no-preconceituoso, no emite julgamentos de valor a respeito da lngua do tipo certo vs. errado, feio vs. bonito, superior vs. inferior, primitivo vs. evoludo. A lingstica, por ser descritiva, opera com a noo de adequao. Por exemplo, no falamos da mesma maneira quando nos dirigimos a nossos familiares e amigos em situaes mais ntimas, e quando nos dirigimos ao nosso chefe, ao padre, ao prefeito etc.; a linguagem se ajusta a novas situaes comunicativas que envolvam mudana de papis sociais dos interlocutores. J os juzos de valor so caractersticos da abordagem tradicional, baseada na escrita literria clssica. medida que impe julgamentos, a gramtica tradicional se constitui numa doutrina: a doutrina gramatical.
Entende-se por gramtica tradicional a teoria lingstica ocidental oriunda da Grcia Antiga, passando pela erudio romana, pela Idade Mdia e pela Renascena, que encontramos ainda hoje em compndios gramaticais normativistas. Deve-se considerar que os objetivos das gramticas tradicionais eram de outra natureza, concebidos em conformidade com a poca (mais de dois mil anos atrs!), por isso no se coadunam com os interesses descritivos atuais.

21

Introduo aos Estudos Gramaticais

tem carter explcito: apresenta definio clara, coerente e detalhada dos pressupostos tericos da anlise; utiliza uma terminologia especializada; lida com critrios explcitos e objetivos. Em outras palavras, tem um construto terico como base explanatria, ou explicativa, para os dados. Diferentemente, as gramticas tradicionais apresentam, muitas vezes, definies vagas e imprecisas, com mistura de critrios. Alm do mais, a maioria dessas gramticas limita-se a repetir os mesmos conceitos e classificaes ao longo dos anos. Um aspecto importante a ser mencionado que, com o advento da lingstica moderna, a lngua escrita deixa de ser considerada como
Lembre-se que a gramtica tradicional prioriza a lngua escrita literria, tomando-a como modelo de como escrever corretamente.

mais importante que a falada. Admite-se que a lngua est sujeita a variaes e mudanas e que mudana lingstica no significa deturpao ou decadncia da lngua. Para a lingstica qualquer variedade de uma lngua pode ser objeto de estudo. Enfim, rompe-se com a postura tradicional de que s a variedade culta escrita deve ser objeto da gramtica. Separa-se, assim, a gramtica prescritiva da gramtica descritiva. Retomaremos esse ponto na unidade B. Em relao ao carter cientfico da lingstica, cabe mencionarmos ainda a questo do mtodo. O estudo sistemtico da lngua envolve, geralmente, os seguintes passos: observao, problematizao, formulao e testagem de hipteses, checagem do modelo terico, generalizao. Entretanto, como a lingstica um conjunto de saberes dos quais resultam modelos tericos diversos, cada modelo vai requerer um aparato metodolgico que seja compatvel com suas especificidades. O importante que as hipteses sejam coerentemente testadas e sustentadas empiricamente dentro de modelos tericos. Em suma, o trabalho cientfico implica, basicamente, a observao e descrio de fatos lingsticos a partir de certos pressupostos tericos formulados no mbito da teoria lingstica ou lingstica geral.

22

O que um estudo cientco?

CAPTULO

02

Cabe lingstica geral fornecer conceitos e categorias que serviro de base para o estudo das lnguas particulares. Cabe lingstica descritiva fornecer dados que validem ou refutem as hipteses tericas formuladas pelo lingista geral. O lingista descritivo, no entanto, no est limitado a oferecer evidncias empricas para as formulaes da lingstica geral; ele pode estar interessado em produzir gramticas de referncia ou dicionrios. Esses dois ramos da lingstica (geral e descritiva) no so estanques, e sim interdependentes. No Brasil, temos importantes estudos descritivos como os trabalhos de Mattoso Camara Jr., de Mrio Perini, de Maria Helena Moura Neves, bem como os volumes de Gramtica do Portugus Falado, produzidos pelos pesquisadores do projeto coordenado pelo professor Ataliba de Castilho, entre muitos outros.

Veja como os referenciais tericos podem ser diversificados, um mesmo fenmeno pode receber diferentes descries e explicaes. Perini (2006, p. 35) coloca nestes termos o objetivo do lingista: fazer uma descrio da estrutura da lngua: o conjunto de regras, elementos, classes e princpios que governam as associaes dos diversos elementos da lngua e seu significado. Dizendo de outro modo: cabe ao lingista descrever e explicar o funcionamento da lngua, isto , a relao que existe entre os significados e as formas dessa lngua.

23

Introduo aos Estudos Gramaticais

Leia mais!
Leia mais sobre as funes da linguagem no captulo A comunicao humana, de Diana Pessoa de Barros.

In: FIORIN, J.L. et al. (Org.). Introduo lingstica. I. Objetos tericos. So Paulo: Contexto, 2002, p. 32-41.
Leia mais sobre esse assunto no captulo Teoria dos signos, de Jos Luiz Fiorin.

In: FIORIN, J.L. et al. (Org.). Introduo lingstica. I. Objetos tericos. So Paulo: Contexto, 2002, p. 55-65.
Leia mais sobre este tpico no captulo A lngua como objeto da Lingstica, de Antonio Vicente Pietroforte.

In: FIORIN, J.L. et al. (Org.). Introduo lingstica. I. Objetos tericos. So Paulo: Contexto, 2002, p. 91-92.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen