Sie sind auf Seite 1von 22

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

Maro/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Agente Fiscal de Rendas Tecnologia da Informao


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova B02, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA 2
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 80 questes, numeradas de 1 a 80. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Conhecimentos Bsicos

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


CONHECIMENTOS BSICOS DIREITO Direito Administrativo 1. Sociedade de economia mista controlada pelo Estado, prestadora de servio pblico de transporte ferrovirio de passageiros, pretende adquirir uma grande quantidade de trens, para modernizao de duas de suas linhas. Objetivando a aquisio pelo menor preo, para assegurar ampla competitividade, optou por instaurar o procedimento licitatrio na modalidade concorrncia internacional. Contudo, considerando notcias de aquisies de empresas internacionais realizadas em outros Estados que se revelaram problemticas em face do descumprimento de prazos de entrega e dificuldade de assistncia tcnica, pretende adotar as cautelas permitidas pela legislao que rege licitaes e contratos administrativos para evitar a ocorrncia de incidentes o dessa natureza. Nesse sentido, de acordo com os princpios previstos na Lei n 8.666/93, a sociedade de economia mista poder (A) estabelecer, com base no princpio da supremacia do interesse pblico, condies de habilitao restritivas, que impeam a participao das empresas que forneceram trens a outros Estados e em relao s quais haja indcios de m prestao do objeto contratual. condicionar a participao no certame de licitantes sob os quais recaia suspeio prestao de garantia em montante superior aos demais, no configurando tal vedao violao ao princpio da isonomia. prever no edital, considerando o princpio de vinculao ao instrumento convocatrio, tratamento diferenciado em relao a empresas brasileiras e estrangeiras, apenas no que diz respeito s condies de prestao do servio e local de pagamento. assegurar, em situao de empate entre licitantes, em igualdade de condies, preferncia empresa brasileira de capital nacional produtora dos bens objeto da licitao, no configurando tal conduta afronta ao princpio da isonomia. restringir, para evitar conluio entre as empresas participantes do certame, a publicidade de todos os atos do procedimento, considerando os princpios da supremacia do interesse pblico e da moralidade.

(B)

(C)

(D)

(E)

2.

Simo, comerciante estabelecido na capital do Estado, requereu, perante a autoridade competente, licena para funcionamento de um novo estabelecimento. Embora o interessado no preenchesse os requisitos fixados na normatizao aplicvel, a Administrao, levada a erro por falha cometida por funcionrio no procedimento correspondente, concedeu a licena. Posteriormente, constatado o equvoco, a Administrao (A) (B) (C) (D) (E) somente poder desfazer o ato judicialmente, em face da precluso administrativa. poder revogar o ato, com base em razes de convenincia e oportunidade, sem prejuzo da apreciao judicial. dever anular o ato, no podendo a anulao operar efeito retroativo, salvo comprovada m-f do beneficirio. dever revogar o ato, preservando os efeitos at ento produzidos, desde que no haja prejuzo Administrao. dever anular o ato, produzindo a anulao efeitos retroativos data em que foi emitido o ato eivado de vcio no passvel de convalidao.

3.

No incio de nova gesto do Estado, a equipe do Governo decidiu implementar ampla reestruturao na Secretaria da Fazenda, com o objetivo de aumentar a eficincia na arrecadao tributria e no controle de gastos pblicos. Para tanto, foi contratada consultoria especializada, que identificou a necessidade de alterao de algumas estruturas organizacionais, realocao de servidores e reviso de processos de trabalho. De acordo com os princpios e normas aplicveis Administrao pblica, (A) somente mediante lei podero ser extintos cargos e funes vagas, podendo ser criados novos rgos por decreto do Chefe do Executivo, desde que no importe aumento de despesa. a extino de cargos, vagos ou no, bem como a criao de rgos poder ser efetuada por decreto do Chefe do Executivo e a reviso de processos de trabalho por ato do Secretrio da Fazenda. podero ser criados novos rgos mediante decreto do Chefe de Executivo e extintos aqueles considerados desnecessrios por ato do Secretrio da Fazenda. os servidores somente podero ser realocados por ato do Chefe do Executivo e os cargos vagos podero ser extintos por ato do Secretrio da Fazenda. decreto do Chefe do Executivo poder dispor sobre a organizao e funcionamento da Secretaria, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

(B)

(C)

(D)

(E) 2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


4. O Estado pretende descentralizar a execuo de atividade atualmente desempenhada no mbito da Administrao direta, consistente nos servios de ampliao e manuteno de hidrovia estadual, em face da especialidade de tais servios. Estudos realizados indicaram que ser possvel a cobrana de outorga pela concesso, a particulares, do uso de portos fluviais que sero instalados na referida hidrovia, recursos esses que sero destinados a garantir a autossuficincia financeira da entidade a ser criada. Considerando os objetivos almejados, poder ser instituda (A) autarquia, caracterizada como pessoa jurdica de direito privado dotada do poder de autoadministrao, nos limites previstos na lei instituidora. agncia reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, cuja criao deve ser autorizada por lei, dotada de autonomia oramentria e financeira. agncia executiva, sob a forma de empresa ou de autarquia que celebre contrato de gesto com a Administrao direta para ampliao de sua autonomia. sociedade de economia mista, caracterizada como pessoa jurdica de direito privado, submetida aos princpios aplicveis Administrao pblica, e cuja criao autorizada por lei. empresa pblica, caracterizada como pessoa jurdica de direito privado, criada por lei especfica e com patrimnio afetado finalidade para a qual foi instituda.

(B)

(C)

(D)

(E)

5.

Determinado agente fiscal de rendas revelou, a dono de posto de gasolina com quem mantinha relao de amizade, informao sigilosa da qual tinha conhecimento em razo das suas atribuies, consistente em operao de fiscalizao extraordinria que seria realizada em determinada data, sem prvio aviso, para apurar um esquema de fraude fiscal em operaes de comercializao de combustveis. De acordo com as disposies da Lei de Improbidade Administrativa, a conduta do agente fiscal (A) configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao pblica, sendo passvel da aplicao, dentre outras, da pena de perda da funo pblica. somente configura ato de improbidade administrativa se comprovado o recebimento de vantagem ilcita, sujeitando o agente, dentre outras, pena de demisso. no configura ato de improbidade administrativa, salvo se comprovado dano ao errio, situao em que sujeita o agente, dentre outras, pena de ressarcimento integral do dano e multa de at duas vezes o valor do dano. configura ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio, sujeitando o agente, dentre outras, pena de suspenso dos direitos polticos de cinco a dez anos. somente configura ato de improbidade administrativa, se ensejar, cumulativamente, dano ao errio e enriquecimento ilcito, sujeitando o agente, dentre outras, pena de demisso, ressarcimento integral do dano e multa.

(B)

(C)

(D)

(E)

6.

Carlos, proprietrio de um veculo licenciado na Capital do Estado de So Paulo, teve seu nome inscrito, indevidamente, no cadastro de devedores do Estado (Cadin), em face do suposto no pagamento de IPVA. Constatou-se, subsequentemente, que o dbito objeto do apontamento fora quitado tempestivamente pelo contribuinte, decorrendo a inscrio no Cadin de um erro de digitao de dados incorrido pelo servidor responsvel pela alimentao do sistema de informaes. Em razo dessa circunstncia, Carlos, que consultor, sofreu prejuzos financeiros, entre os quais a impossibilidade de participar de procedimento licitatrio instaurado pela Administrao para contratao de servios de consultoria, bem como o impedimento de obteno de financiamento de projeto que estava conduzindo pela Agncia de Fomento do Estado, que dispunha de linha de crdito com juros subsidiados, sendo obrigado a tomar financiamento junto a instituio financeira privada em condies mais onerosas. Diante da situao narrada, de acordo com o disposto na Constituio Federal sobre a responsabilidade civil do Estado, (A) o Estado responde objetivamente pelos prejuzos sofridos por Carlos, podendo exercer o direito de regresso em face do servidor, se comprovada conduta culposa ou dolosa do mesmo. Carlos dever acionar o servidor responsvel pelo erro e, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva, possui direito reparao, pelo Estado, dos prejuzos sofridos. o Estado no est obrigado a reparar os prejuzos sofridos por Carlos, devendo, contudo, corrigir a falha identificada e proceder apurao de responsabilidade do servidor. o servidor est obrigado a reparar os prejuzos sofridos por Carlos, podendo exercer direito de regresso em face do Estado, se comprovada falha na prestao do servio. Estado e servidor so solidria e objetivamente responsveis pelos prejuzos sofridos por Carlos, desde que comprovada falha na prestao do servio. 3

(B)

(C)

(D)

(E)

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


7. A respeito das normas constitucionais aplicveis aos servidores pblicos, INCORRETO afirmar que (A) (B) (C) os cargos em comisso destinam-se apenas s atribuies de chefia, direo e assessoramento. as funes de confiana so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. os servidores pblicos organizados em carreira devem ser remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica. a contratao por tempo determinado destina-se ao atendimento de necessidade temporria de excepcional interesse pblico nos termos estabelecidos em lei. a aposentadoria compulsria do servidor ocupante de cargo efetivo d-se aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

(D)

(E)

8.

No que concerne aos meios de apurao de infraes administrativas, correto afirmar que (A) o relatrio da comisso disciplinar encarregada da apurao da infrao administrativa vincula a deciso da autoridade competente para aplicao da pena, salvo se esta acolher pedido de reconsiderao do servidor. dispensa-se o processo administrativo disciplinar para apurao de infrao sujeita pena de demisso, quando se tratar de verdade sabida, podendo ser instaurada sindicncia a critrio da autoridade competente. a sindicncia destina-se apurao de elementos para identificar a existncia da infrao administrativa ou sua autoria, sendo admitida, tambm, como meio sumrio para apurao de faltas punveis com penalidades outras que no a demisso. o processo administrativo disciplinar somente obrigatrio quando da sindicncia no resultar a apurao de elementos suficientes para concluir pela existncia da falta punvel com demisso ou a sua autoria. com base no princpio da oficialidade, a autoridade julgadora impedida de determinar o saneamento do processo administrativo disciplinar ou a realizao de novas diligncias para a formao probatria.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

9.

De acordo com o disposto na Lei Complementar Estadual n 939/2003, que instituiu o cdigo de direitos, garantias e obrigaes do contribuinte do Estado de So Paulo, (A) a recusa do contribuinte de recebimento da ordem de fiscalizao emitida pela autoridade responsvel obsta o incio dos trabalhos da fiscalizao, devendo ser lavrado o competente auto de infrao. constitui direito do contribuinte a recusa a prestar informaes por requisio verbal, se preferir notificao por escrito. a apresentao de consulta escrita pelo contribuinte relativa incidncia de tributo dever ser respondida no prazo mximo de noventa dias e, desde que fundamentada, impede a autuao em relao matria consultada. a Secretaria da Fazenda no poder deixar de executar procedimento fiscal, ainda que os custos superem a expectativa do correspondente benefcio tributrio. nos casos em que a concluso dos procedimentos de fiscalizao dependa da reteno de livros, documentos e arquivos do contribuinte, esta no poder superar o prazo de noventa dias.
o o

(B) (C)

(D)

(E)

10.

De acordo com as disposies do Decreto Estadual n 58.052, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei Federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, o acesso do cidado aos documentos, dados e informaes dos rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual NO compreende (A) informaes referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento cientficos ou tecnolgicos cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades quanto sua poltica, organizao e servios. dado ou informao relativo a acompanhamento e resultados de programas, projetos e aes dos rgos e entidades pblicas, no que diz respeito a metas e indicadores propostos. dados ou informaes utilizados como fundamento da tomada de deciso de ato administrativo discricionrio editado pelos rgos e entidades. informaes relacionadas, indiretamente, com o interesse do requerente, a critrio da Comisso de Avaliao de Documentos e Acesso CADA.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

(B) (C)

(D)

(E) 4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Privado Instrues: 11. Nas questes de nmeros 11 a 18, assinale a alternativa correta em relao ao assunto proposto.

Em relao ao uso e gozo da propriedade: (A) (B) (C) (D) (E) So defesos os atos que no trazem ao proprietrio qualquer comodidade, ou utilidade, e sejam animados pela inteno de prejudicar outrem. A propriedade presumida em condomnio, salvo prova em contrrio. A propriedade do solo abrange o subsolo, mas no o espao areo correspondente. A propriedade do solo abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, bem como os potenciais de energia hidrulica. Somente o proprietrio que seja tambm possuidor direto do bem pode buscar reav-lo de quem quer que injustamente o possua ou detenha.

12.

No tocante s pessoas naturais e jurdicas: (A) (B) (C) (D) (E) A existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado comea com o incio efetivo de suas atividades civis ou empresariais. As autarquias, Unio, Estados e Municpios, bem como os partidos polticos, so pessoas jurdicas de direito pblico interno. As associaes, as fundaes, as organizaes religiosas, os partidos polticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada so pessoas jurdicas de direito privado. A personalidade civil da pessoa natural comea do nascimento com vida, evento a partir do qual sero protegidos tambm os direitos do nascituro. Somente as pessoas naturais possuem atributos da personalidade e, assim, apenas elas podem sofrer danos morais.

13.

Quanto transmisso das obrigaes: (A) (B) (C) (D) (E) Ocorrendo vrias cesses do mesmo crdito, prevalece a mais antiga. A cesso de um crdito, salvo disposio em sentido contrrio, no abrange os seus acessrios. A cesso do crdito tem eficcia imediata em relao ao devedor, independentemente do cumprimento de requisitos prvios. O cedente, como regra geral, responde pela solvncia do devedor. O devedor pode opor ao cessionrio as excees que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cesso, tinha contra o cedente.

14.

A posse (A) (B) (C) (D) (E) s implicar a possibilidade de usucapio se for de boa-f e com justo ttulo. justa se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. adquirida desde o momento em que se obtenha seu reconhecimento por meio de documento escrito. do imvel no tem qualquer vinculao com a posse das coisas mveis que nele estiverem. transmitida aos herdeiros ou legatrios do possuidor com os mesmos caracteres.

15.

Em relao a preferncias e privilgios creditrios: (A) (B) (C) (D) (E) Os ttulos legais de preferncia so os direitos reais e os direitos pessoais. Procede-se declarao de insolvncia toda vez que as dvidas forem equivalentes ao valor dos bens do devedor. No havendo ttulo legal preferncia, esta dar-se- nas habilitaes de crdito mais antigas, por ordem de protocolo. A discusso correspondente entre os credores pode versar quer sobre a preferncia entre eles disputada, quer sobre a nulidade, simulao, fraude, ou falsidade das dvidas e contratos. Conservam seus respectivos direitos os credores, hipotecrios ou privilegiados sobre o valor da indenizao, salvo se a coisa obrigada a hipoteca ou privilgio for desapropriada. 5

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


16. Quanto ao estabelecimento: (A) (B) (C) No caso de seu arrendamento ou usufruto, no haver vedao possvel concorrncia empresarial. No havendo autorizao expressa, seu alienante no pode fazer concorrncia ao adquirente, nos dez anos subsequentes transferncia. Seu adquirente responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos crditos vencidos, da publicao, e, quanto aos outros, da data do vencimento. No pode ele ser objeto unitrio de direitos e de negcios jurdicos, translativos ou constitutivos, ainda que compatveis com sua natureza. Se transferido, a cesso de seus crditos produzir efeitos em relao aos respectivos devedores, desde o momento da publicao da transferncia, sendo ineficaz o pagamento se o devedor o fizer ao cedente, ainda que de boa-f.

(D) (E)

17.

Em relao sucesso:

I. II. III.

Aberta a sucesso, o que se dar no lugar do ltimo domiclio do falecido, a herana transmite-se, desde logo, aos herdeiros legtimos e testamentrios. Morrendo a pessoa sem testamento, transmite a herana aos herdeiros legtimos, o mesmo ocorrendo quanto aos bens no compreendidos no testamento; e subsiste a sucesso legtima se o testamento caducar, ou for julgado nulo. Se concorrer com parentes sucessveis, que no sejam herdeiros necessrios, o companheiro ou a companheira tero direito a dois teros da herana.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I. I e III. II. III.

18.

Em relao aos gerentes dos estabelecimentos empresariais:

I. Considera-se gerente o preposto permanente no exerccio da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agncia. II. III.
O gerente no pode estar em Juzo em nome do preponente, mesmo que pelas obrigaes resultantes do exerccio de sua funo, por se tratar de capacidade exclusiva do representante legal do estabelecimento. O preponente responde com o gerente pelos atos que este pratique em seu prprio nome, mas conta daquele.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. I e II. I. II. III.


Direito Penal

19.

Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico, configura (A) (B) (C) (D) (E) advocacia administrativa. crime contra ordem tributria. trfico de influncia. explorao de prestgio. condescendncia criminosa.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


20. Em relao ao delito de falsificao de documento pblico, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) tambm o configura a falsificao do contedo do documento, embora verdadeira a forma. os ttulos transmissveis por endosso podem ser objeto material da infrao. a pena deve ser aumentada da sexta parte se o agente funcionrio pblico, mesmo que no se prevalea do cargo. admite a forma culposa. no absorvido pelo estelionato, ainda que nele se exaure, sem mais potencialidade lesiva, segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia. Direito Constitucional 21. Sob o fundamento de ofensa repartio constitucional de competncias entre os entes da Federao, o Procurador-Geral da Repblica prope ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, tendo por objeto lei estadual que complementa a disciplina de determinada matria de direito urbanstico constante de lei federal preexistente. Como se depreende de elementos extrados do processo, a lei estadual tem por finalidade atender a peculiaridades do Estado-membro, sem contrariar as normas gerais contidas na lei federal preexistente, a qual, contudo, no contm norma de autorizao para que os Estados-membros legislem sobre a matria. Nessa hiptese, nos termos da Constituio da Repblica, (A) (B) o Procurador-Geral da Repblica no possui legitimidade para a propositura da ao, embora, no mrito, a fundamentao seja procedente, uma vez que direito urbanstico matria de competncia legislativa privativa da Unio. a lei estadual no pode ser objeto de controle concentrado perante o Supremo Tribunal Federal, em sede de ao direta de inconstitucionalidade, embora, no mrito, a fundamentao seja procedente, uma vez que direito urbanstico matria de competncia legislativa privativa da Unio. o Procurador-Geral da Repblica possui legitimidade ativa e a lei estadual pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade, mas a ao, no mrito, improcedente, uma vez que direito urbanstico matria de competncia legislativa concorrente, em relao qual os Estados possuem competncia suplementar. o Procurador-Geral da Repblica possui legitimidade ativa e a lei estadual pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade, assim como, no mrito, a ao procedente, uma vez que direito urbanstico matria de competncia legislativa privativa da Unio. o Procurador-Geral da Repblica possui legitimidade ativa e a lei estadual pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade, mas a ao, no mrito, improcedente, uma vez que seria necessria prvia autorizao por lei complementar federal para o Estado legislar a respeito da matria de forma a atender a suas peculiaridades.
o

(C)

(D)

(E)

22.

Tramita perante o Senado Federal a Proposta de Emenda Constituio (PEC) n 1/2012, a qual, subscrita por 81 Senadores, pretende instituir imunidade de impostos incidentes sobre produtos elaborados preponderantemente com insumos provenientes o de reciclagem ou reaproveitamento, na forma estabelecida em lei. luz da Constituio da Repblica, a PEC n 1/2012 (A) (B) (C) padece de vcio de iniciativa, uma vez que no foi subscrita pelo nmero mnimo de Senadores exigido para a apresentao de proposta de emenda constitucional. padece de vcio de iniciativa, por versar sobre matria de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. deveria tramitar, primeiramente, pela Cmara dos Deputados, na qualidade de casa legislativa de representao do povo, somente seguindo para o Senado se aprovada por, no mnimo, dois teros dos membros da casa iniciadora, em dois turnos de votao. no poder ser objeto de deliberao pelas Casas do Congresso Nacional, por afrontar limite material imposto ao poder de reforma constitucional, ao pretender dispor sobre matria que se insere dentre as limitaes ao poder de tributar. no padece de vcio de iniciativa, tampouco afronta limite material ao poder de reforma constitucional, podendo ser objeto de deliberao pelas Casas do Congresso Nacional.

(D) (E)

23.

Uma empresa pretende obter vista de autos de processo que tramita perante o Tribunal de Contas do Estado, do qual constam cpias de representao formulada por terceiros relativamente a contrato em que figura como prestadora de servios de rgo da Administrao direta estadual. O Presidente da Corte de Contas, que funciona como julgador singular no caso em tela, indefere o pedido. Nessa hiptese, a fim de ver sua pretenso acolhida, poder a empresa valer-se, na esfera judicial, de (A) (B) (C) (D) (E) mandado de segurana, de competncia do Tribunal de Justia do Estado. mandado de segurana, de competncia do Superior Tribunal de Justia. habeas data, de competncia do Tribunal de Justia do Estado. habeas data, de competncia do Superior Tribunal de Justia. ao popular, de competncia do Tribunal de Justia do Estado. 7

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


24. Ao disciplinar a atividade econmica do Estado, a Constituio da Repblica prev que (A) empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica de prestao de servios podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado, nas hipteses previstas em lei, com vistas a estimular a competitividade no setor. a lei estabelecer, entre outros, o estatuto jurdico da sociedade de economia mista que explore atividade econmica de produo ou comercializao de bens, dispondo sobre sua sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios. a explorao direta de atividade econmica pelo Estado somente ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional, conforme definidos em lei. a industrializao e o comrcio de minrios e minerais nucleares e seus derivados constituem monoplio da Unio, que poder contratar com empresas estatais ou privadas sua realizao, observadas as condies estabelecidas em lei. a lei estabelecer a responsabilidade da pessoa jurdica, como alternativa responsabilidade individual de seus dirigentes, sujeitando-a s punies compatveis com sua natureza, nos atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular.

(B)

(C) (D) (E)

25.

Considere as seguintes afirmaes luz do que dispe a Constituio da Repblica a respeito de princpios fundamentais e de direitos e garantias fundamentais:

I.

As prticas de tortura e racismo so consideradas crimes inafianveis pela Constituio, sendo o seu repdio um princpio de regncia das relaes internacionais do Estado brasileiro. valendo-se de plebiscito, referendo e iniciativa popular, mecanismos previstos para tanto na Constituio.

II. Todo poder emana do povo, que pode exerc-lo indiretamente, por meio de representantes eleitos, ou diretamente, III.
A determinao constitucional para que a lei puna qualquer discriminao atentatria dos direitos est relacionada ao objetivo fundamental da Repblica de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. A Constituio estabelece que os direitos e garantias nela expressos no excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte, o que compatvel com o princpio de prevalncia dos direitos humanos, expressamente consignado no texto constitucional.

IV.

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

26.

Servidor titular de cargo efetivo na Administrao direta estadual paulista, estvel, pretende candidatar-se a Vereador do Municpio em que reside e est lotado. Considerando a disciplina da matria na Constituio da Repblica e na Constituio do Estado de So Paulo, o servidor em questo, se eleito, (A) (B) (C) (D) (E) perder o cargo, desde que mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou em virtude de sentena judicial transitada em julgado. ser necessariamente afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar por sua remunerao. perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, a menos que no haja compatibilidade de horrios, caso em que perder o cargo efetivo na Administrao direta. poder manter o cargo, sendo inamovvel, durante o exerccio do mandato, cujo tempo ser ainda computado para fins de aposentadoria especial. ter assegurado o direito de afastar-se do cargo efetivo, durante o tempo de exerccio do mandato, percebendo vencimentos e vantagens, alm de o tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoo por merecimento.

27.

funo institucional da Procuradoria Geral do Estado, nos termos da Constituio paulista, (A) (B) (C) (D) (E) realizar procedimentos administrativos, inclusive disciplinares, regulados ou no por lei especial. promover a inscrio, o controle e a cobrana da dvida ativa estadual. requisitar certides, informaes, autos de processo administrativo e documentos, estando os servidores obrigados a seu atendimento, exceto os que ocupem cargo em comisso ou exeram funo de confiana. exercer o controle externo da atividade policial, nos termos de lei complementar, de iniciativa facultada ao Procurador Geral. exercer a orientao jurdica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, na forma de sua Lei Orgnica.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


28. Suponha que a legislao relativa ao Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores (IPVA) de um certo Estado seja alterada, por lei publicada no ms de novembro de determinado exerccio, para o fim de se institurem alquotas diferenciadas do imposto em funo do tipo e utilizao do veculo. Nessa hiptese, a alterao promovida na legislao estadual (A) (B) incompatvel com a Constituio da Repblica, que no admite a fixao de alquotas diferenciadas para o IPVA. compatvel com a Constituio da Repblica e a cobrana respectiva poder ser efetuada j no exerccio seguinte, uma vez que o IPVA sujeita-se to somente ao princpio da anterioridade, sem necessidade de observncia do prazo de 90 dias entre a publicao da lei que o institui ou aumenta e sua cobrana. compatvel com a Constituio da Repblica, mas a cobrana respectiva no poder ser efetuada no exerccio seguinte, uma vez que somente a fixao da base de clculo do IPVA est dispensada da observncia do prazo de 90 dias entre a publicao da lei e sua cobrana. incompatvel com a Constituio da Repblica, que atribui ao Senado Federal, por meio de Resoluo, e no ao Estadomembro, competncia para fixao de faixas de alquotas diferenciadas para o IPVA, em funo do tipo e utilizao do veculo. incompatvel com a Constituio da Repblica apenas no que se refere ao estabelecimento de alquotas diferenciadas em funo do tipo de veculo, j que em funo de sua utilizao a norma constitucional o admite.

(C)

(D)

(E)

29.

Diante do que dispem a Constituio da Repblica e a Constituio do Estado de So Paulo, tanto o Presidente da Repblica como o Governador do Estado possuem, na qualidade de chefes do Poder Executivo de entes da Federao, competncia para (A) (B) (C) (D) (E) editar medidas provisrias, com fora de lei, sendo, contudo, vedada sua utilizao pelo Governador do Estado para a regulamentao da explorao dos servios locais de gs canalizado. permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio do ente da Federao cujo governo chefiam. conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei. dispor, mediante decreto, sobre a organizao e o funcionamento da administrao da esfera respectiva, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos. sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo, em prazo no inferior a trinta nem superior a cento e oitenta dias.

30.

Ao dispor sobre a repartio de receitas tributrias entre os entes da Federao, a Constituio da Repblica estabelece que pertence aos Municpios (A) (B) 50% do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao. a totalidade do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imveis neles situados, quando os Municpios optarem, na forma da lei, por sua fiscalizao e cobrana, desde que no implique reduo do imposto ou qualquer outra forma de renncia fiscal. 10% do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre produtos industrializados, proporcionalmente ao valor das respectivas exportaes de produtos industrializados. 50% do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre transmisso causa mortis e doao, relativamente a fatos geradores ocorridos em seus territrios. 29% do produto da arrecadao da contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel, devendo ser observada a destinao ao financiamento de programas de infraestrutura de transportes. Direito Tributrio I

(C) (D) (E)

31.

A empresa Amostra Ltda., contribuinte do ICMS, tem um showroom com diversos eletroeletrnicos. Esses aparelhos so amostras das prximas geraes de TV, Home-Theater, aparelhos de automao residencial etc. Tais mercadorias esto ali em razo de contratos de comodato, emprstimo de coisa infungvel, firmado com as maiores empresas de eletroeletrnicos do setor, dentre elas a TH Eletronics S.A. . Sem qualquer autorizao, de modo bastante amador, um dos funcionrios da Amostra Ltda. vende um dos aparelhos, no sujeito ao regime de substituio tributria, para terceiros, autorizando a sua retirada imediata, sem emisso de documentao fiscal. Essa venda poder ser questionada pelo Poder Judicirio, uma vez que a Amostra Ltda. vendeu bem que no lhe pertencia. Diante desse cenrio, ao se deparar com tal situao, o Agente Fiscal de Rendas (A) (B) (C) (D) (E) lavrar Auto de Infrao e Imposio de Multa, cobrando o ICMS incidente sobre a venda da TH Eletronics S.A., proprietria da mercadoria vendida. no lavrar o Auto de Infrao e Imposio de Multa, uma vez que teve conhecimento de que a mercadoria vendida no era de propriedade da empresa Amostra Ltda. no lavrar o Auto de Infrao e Imposio de Multa para a cobrana do ICMS, pois a venda realizada est fora da incidncia do ICMS, nos termos da legislao. lavrar o Auto de Infrao e Imposio de Multa, cobrando o ICMS da empresa Amostra Ltda., mas essa, aps pagar o imposto, poder ressarci-lo da comodatria TH Eletronics S.A., real proprietria da mercadoria vendida. lavrar Auto de Infrao e Imposio de Multa, cobrando o ICMS da empresa Amostra Ltda. 9

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


32. uma das limitaes constitucionais do poder de tributar: (A) (B) (C) A imunidade recproca entre os Entes da Federao Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios que garante a isonomia na distribuio de receitas tributrias. A imunidade aos impostos que gravem o patrimnio, a renda ou os servios das entidades de assistncia social, sem fins lucrativos, desde que no distribuam qualquer parcela do seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo. O princpio da anualidade, vigente na atual ordem constitucional, que impe a necessidade, para a cobrana de determinado tributo, de sua previso na lei oramentria aprovada na legislatura no ano calendrio anterior, salvo as excees constitucionalmente previstas. A legalidade tributria estrita, includa na Constituio Federal de 1988 pela Emenda Constitucional 42, de 19 de dezembro de 2003. A imunidade aos impostos, taxas e contribuies de melhoria dos templos de qualquer culto.

(D) (E) 33.

Augusto doa a Caio, no final do ano de 2012, por meio de instrumento pblico lavrado em cartrio extrajudicial do Estado de So Paulo, a quantia de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Tanto Augusto como Caio so domiciliados em So Paulo. Tendo notcia do ocorrido, a Fazenda Estadual apurou que Caio havia recolhido o ITCMD aos cofres pblicos a quantia de R$ 9.000,00 (nove mil reais), dentro do prazo estabelecido pela legislao. A formalizao do negcio jurdico foi praticada pelo tabelio. Considerando a situao descrita, na data de hoje, o imposto foi recolhido pelo contribuinte em importncia inferior devida legalmente. Nesse caso, (A) (B) (C) (D) o Fisco deve cobrar a metade da diferena de Caio, o contribuinte principal, e a outra metade do tabelio, como responsvel solidrio. o imposto pode ser cobrado do contribuinte ou do tabelio, no caso de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao por aquele. como houve formalizao do ato de doao pelo tabelio, o Fisco Estadual no tem mais direito de cobrar o valor devido. como o tabelio responsvel pela lavratura do instrumento no foi diligente em conferir o recolhimento do ITCMD ao Estado de So Paulo, ele deve responder pessoalmente perante o Fisco, independentemente da possibilidade de se cobrar do contribuinte principal. o Fisco s pode cobrar a diferena do contribuinte, mesmo tendo o ato ocorrido perante tabelio.

(E) 34.

Csar Augusto, Agente Fiscal de Rendas, notando a ocorrncia de fato gerador, sem que tal fato fosse reportado ao Fisco, lavrou Auto de Infrao e Imposio de Multa cobrando imposto e penalidades da HAL Materiais de Informtica Ltda. O instrumento do Auto de Infrao e Imposio de Multa foi entregue juntamente com a documentao que o instrua autuada e esta o recebeu, por meio de pessoas com poderes para tanto, formalizando assim a regular notificao do sujeito passivo. Considerando a situao ftica exposta, exclusivamente com base no Cdigo Tributrio Nacional, o lanamento tributrio pode ser alterado por

I. impugnao da HAL Materiais de Informtica Ltda. II. recurso de ofcio, caso haja no presente caso deciso em processo administrativo que reduza o crdito tributrio. III. iniciativa de ofcio da autoridade administrativa, quando se notar que o prazo prescricional do lanamento j decorreu. IV. iniciativa do prprio Agente Fiscal de Rendas, aps o decurso do prazo de defesa sem a apresentao de impugnao,
quando se notar que apurou a quantia de imposto a ser pago em montante superior ao devido nas operaes fiscalizadas. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 35.

I e II. II e III. II, III e IV. I e IV. III e IV.


o

A Lei Estadual n 12.605/2012, do Estado da Bahia, aprovada pela Assembleia Legislativa daquele Estado, em seu artigo 11, assim prescreveu: Art. 11 Ficam extintos, independentemente de requerimento do sujeito passivo, os dbitos vencidos at 30 de setembro de 2012, por veculo, relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores IPVA, cujo valor atualizado em 31 de outubro de 2012 seja igual ou inferior a R$ 500,00 (quinhentos reais). Esse um tpico caso de (A) (B) (C) (D) (E) remio. anistia. remisso. iseno. moratria.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


36. A Lei Complementar tem grande importncia no Sistema Tributrio Nacional. De acordo com a Constituio Federal de 1988, por meio desse instrumento (A) so reguladas as limitaes ao direito de tributar, previstas na Constituio Federal, bem como so estabelecidas normas gerais em matria tributria sobre obrigao, lanamento, crdito, prescrio e decadncia. a Unio, para atender despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, pode instituir impostos extraordinrios. a Unio pode instituir impostos no previstos na Constituio, mesmo que, pela excepcionalidade, tenham fato gerador e base de clculo de impostos iguais aos existentes na Constituio Federal. so estabelecidas normas gerais em matria tributria, dentre elas a definio dos tributos e suas espcies, bem como, so institudos os impostos discriminados na Constituio com os respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes. so previstas as percentagens de repartio de receita tributria entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

(B)

(C)

(D)

(E) 37.

Possuem competncia para instituir o Imposto Sobre Doaes e Transmisso causa mortis, Imposto Territorial Rural, Impostos sobre Importaes e Impostos sobre Servios de Qualquer Natureza, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) Estados; Municpios; Unio; Estados e Distrito Federal. Municpios; Estados e Distrito Federal; Unio; Municpios. Estados e Distrito Federal; Unio; Unio; Distrito Federal. Estados; Unio; Estados e Distrito Federal; Municpios. Estados; Municpios; Unio; Municpios e Distrito Federal.

38.

Fato Gerador e Obrigao Tributria so dois institutos intrinsicamente relacionados no Direito Tributrio, sendo um decorrncia do outro. A respeito desses institutos, correto afirmar: (A) O fato gerador da obrigao principal situao definida na forma da lei como necessria e suficiente sua ocorrncia, podendo ocorrer a sua definio, excepcionalmente, por tratados e convenes internacionais, decretos e normas complementares. A obrigao acessria tem por objeto obrigaes de dar ou fazer, positivas ou negativas, que contribuem com a arrecadao e fiscalizao dos tributos. A obrigao acessria no se converte em obrigao principal, pois o seu fato gerador qualquer situao que imponha a prtica ou absteno de ato que no configure a obrigao principal, nos termos do CTN. A mesma situao ftica pode ser fato gerador de uma obrigao tributria principal e de uma obrigao tributria acessria, ambas definidas na legislao tributria. A obrigao principal surge com o fato gerador e tem por objeto o pagamento de tributo, enquanto a obrigao acessria tem por objeto o pagamento de penalidade pecuniria, sendo que ambas se extinguem com o crdito delas decorrente.

(B)

(C)

(D)

(E)

39.

Em relao sujeio ativa dos tributos, o (A) ICMS, nas operaes com lubrificantes e combustveis derivados de petrleo, competir a dois estados, sendo repartido entre os Estados de origem e de destino. ICMS, nas operaes que destinem mercadorias para exterior, caber ao Estado de origem da mercadoria, no importando a Unidade da Federao em que se localiza o porto em que foram despachadas. Imposto sobre Doaes e Transmisso de bens causa mortis, relativamente aos direitos sobre imveis, competir ao Estado de localizao do bem, e, relativamente a crditos, competir ao Estado onde se processar o inventrio ou arrolamento. Imposto Territorial Rural competir ao Municpio de localizao da propriedade e ser repartido proporcionalmente quando a propriedade ultrapassar os limites de um nico territrio municipal. Imposto sobre Transmisso inter vivos competir ao Estado de localizao do bem imvel, por natureza ou acesso fsica e de direitos reais sobre imveis. 11

(B)

(C)

(D)

(E)

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


40. Uma empresa multinacional do ramo tico tem estabelecimento no Estado de So Paulo, sendo contribuinte do ICMS. O Agente Fiscal de Rendas do Estado recebeu a incumbncia de realizar uma atividade fiscalizatria nesta filial e, para tanto, a notificou a apresentar livros e documentos fiscais, bem como determinados livros, documentos e arquivos comerciais que se relacionavam com os pontos objeto da fiscalizao. Nesse caso, a empresa tem a obrigao de apresentar os livros e documentos fiscais para o agente de Fiscalizao do Estado. Os demais documentos solicitados (A) (B) (C) (D) so de apresentao facultativa, haja vista que podem conter segredos comerciais das suas atividades, e so protegidos legalmente. a empresa no apresentou, pois no foi autorizada pela matriz, que se apoia na legislao estrangeira. tambm devem ser apresentados, pois no tem aplicao qualquer disposio, ainda que legal, que seja excludente ou limitativa do direito do Fisco de examinar o que foi requisitado. so protegidos pela legislao comercial; por isso, s podero ser examinados pela fiscalizao quando houver processo administrativo instaurado, ou procedimento fiscal em curso, e desde que tais exames sejam considerados indispensveis pela autoridade administrativa competente. s podem ser examinados com autorizao judicial, mediante pedido fundamentado da Administrao Tributria. Legislao Tributria do Estado de So Paulo I 41. A empresa ABC tem matriz localizada neste Estado, cuja atividade principal a venda no atacado de mercadorias em geral, sendo que seus principais clientes so varejistas e pequenas indstrias, localizadas neste Estado, nos Estados de Minas Gerais e Bahia e no exterior. Neste contexto, temos uma hiptese de no incidncia do ICMS na sada de mercadoria da matriz (A) (B) (C) (D) (E) 42. com destino a outro estabelecimento da mesma empresa, localizado em outro Estado, para posterior exportao. para depsito, em nome do remetente, em armazm geral, localizado em Minas Gerais. com destino empresa transportadora paulista, contratada por cliente varejista, para transportar a mercadoria at seu estabelecimento na Bahia. com destino varejista paulista, a ttulo de venda, com o intuito de ser utilizada como ativo permanente. com destino indstria, localizada neste Estado, para ser utilizada como insumo de produto a ser exportado.

(E)

O Hotel Qbela Praia, localizado no litoral do Estado de So Paulo, possui um restaurante na cobertura, com vista panormica, onde so servidos o caf da manh, o almoo e o jantar, e tambm possui servio de quarto 24 horas, que serve refeies e bebidas com cardpio e preos diferenciados, e frigobar nos apartamentos de luxo. Considerando estas informaes, NO h incidncia de ICMS (A) (B) (C) (D) (E) no jantar, servio no restaurante, desde que o hspede tenha optado pela tarifa de hospedagem que inclua o valor da refeio. no caf da manh, servido no quarto, desde que o pagamento seja realizado no dia de sada do hotel, no momento do fechamento da conta. no almoo, servido no restaurante, desde que o cliente opte pelo buffet de preo fixo e o pagamento seja realizado no dia da sada do hotel. no almoo, servido no restaurante, desde que os insumos utilizados estejam sujeitos iseno do ICMS e as bebidas estejam no regime de substituio tributria. no caf da manh, servido no restaurante, desde que o cliente opte pelo buffet de preo fixo e as bebidas estejam sujeitas substituio tributria.

43.

Na administrao tributria, a capacidade de distinguir se uma pessoa natural ou jurdica, em determinada situao , ou no, contribuinte de um determinado imposto, uma tarefa importante e corriqueira. NO considerado contribuinte do ICMS (A) (B) (C) (D) (E) a empresa que preste servio de telefonia via internet VOIP, com intuito comercial. o autnomo que preste servio de transporte interestadual de pessoas ou de coisas, de modo habitual. a pessoa natural que arremate mercadoria ou bem, em leilo judicial, para seu uso pessoal. a pessoa natural que importe veculo ou equipamento do exterior, para seu uso pessoal. a pessoa natural que cultive verduras e legumes, com o intuito de vend-las diretamente ao consumidor em feiras e mercados.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


44. Considerando que o ICMS um imposto de competncia estadual e que em diversas situaes podem ocorrer dvidas sobre a identificao do sujeito ativo relativamente a determinado fato gerador; para a cobrana do imposto importante a definio do local onde se reputa ocorrida a operao ou a prestao. Assim, tanto a Lei Complementar 87 de 1996 como o Regulamento do ICMS de So Paulo tratam da questo. Considera-se local da operao ou prestao, tratando-se de

I. mercadoria, o local onde a mercadoria est, quando em situao irregular pela falta de documentao fiscal. II. mercadoria importada do exterior, o local do desembarao aduaneiro, quando este tiver sido regularmente realizado. III. prestao de servio de telefonia celular, na modalidade ps-pago, onde seja cobrado o servio. IV. prestao de servio de transporte, onde tenha incio a prestao.
Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

II, III e IV. I, II e III. III e IV. I e II. I, III e IV.

45.

A empresa Lojas Canadenses tem como atividade principal a venda de mercadorias por meio de site na Internet. Alm de vender as mercadorias, a empresa tambm realiza, conforme a opo do cliente, a entrega, a instalao e a montagem. A empresa oferece opo de pagamento vista ou a prazo. O cliente A comprou o equipamento a1 (R$ 500,00) e solicitou a entrega em seu domiclio (R$ 45,00) e a instalao (R$ 65,00). O cliente B comprou o equipamento b2 (R$ 750,00), para pagar a prazo (10 parcelas de R$ 82,00) e informou que a transportadora de sua confiana iria retir-lo na loja. Sabe-se que a loja e os clientes esto no mesmo municpio e que o valor do frete cobrado pela transportadora do cliente B foi de R$ 30,00. O valor da base de clculo do ICMS em cada uma dessas operaes de sada de mercadoria promovida pela loja , respectivamente, de (A) (B) (C) (D) (E) R$ 500,00 e R$ 750,00. R$ 565,00 e R$ 750,00. R$ 565,00 e R$ 820,00. R$ 610,00 e R$ 820,00. R$ 610,00 e R$ 850,00.

46.

A legislao paulista relativa substituio tributria com reteno antecipada do imposto estabelece critrios para a fixao da base de clculo da substituio. NO representa um critrio vlido para a definio da base de clculo o preo (A) (B) (C) (D) (E) praticado pelo sujeito passivo, acrescido de encargos transferveis ao consumidor e de margem de valor agregado. mximo ao consumidor, autorizado por autoridade competente. mdio ponderado ao consumidor, praticado no mercado. mnimo, fixado por pauta pela Secretaria da Fazenda. sugerido ao consumidor por fabricante ou importador.

47.

A empresa Casas Cearenses possui estabelecimentos localizados em SP e em outros Estados brasileiros e vende mercadorias no atacado e no varejo em lojas prprias, por televendas e pela internet. Estas mercadorias so fabricadas no Brasil com insumos 100% nacionais. Considere as operaes realizadas por uma loja paulista: (A) (B) (C) (D) (E) Venda de duas unidades do produto A para consumidor final, pessoa natural residente em Salvador/BA, para uso pessoal, por R$ 80,00 cada. Venda de trs unidades do produto B para varejista localizado em Recife/PE, para revenda, por R$ 70,00 cada. Venda de trs unidades do produto C para uma indstria metalrgica em Belo Horizonte/MG, para uso no departamento de pessoal, por R$ 50,00 cada. Venda de cinco unidades do produto D para um varejista em So Paulo/SP, para revenda, por R$ 40,00 cada.

O valor do ICMS devido nessas operaes R$ 106,50. R$ 79,90. R$ 97,50. R$ 129,60. R$ 87,90. 13

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


48. O ICMS um imposto que tem como uma de suas caractersticas a no cumulatividade. Desta forma, e respeitando certas regras e condies, o valor do imposto pago em operaes anteriores pode ser utilizado para pagar, mediante compensao, o valor do imposto devido, em determinado perodo. Considere as seguintes operaes de uma indstria: Recebimento de matria-prima, de fornecedor paranaense, para ser utilizada como insumo: valor da compra R$ 200,00, mais frete no valor de R$ 30,00. Recebimento de material de embalagem, de fornecedor paulista, para embalar o produto fabricado: valor da compra R$ 50,00, valor do frete includo no preo. Recebimento de combustvel, de fornecedor paulista, para utilizao no processo produtivo: valor da compra R$ 40,00, valor do frete includo no preo. Recebimento de material de escritrio, de fornecedor mineiro, para uso no departamento de pessoal: valor de compra R$ 15,00, mais frete no valor de R$ 5,00. Recebimento de energia eltrica, de fornecedor paulista, para utilizao no processo produtivo: valor da conta de energia R$ 20,00. Atendidas as regras e condies, o valor que poder ser creditado relativamente s operaes elencadas (A) (B) (C) (D) (E) 49. R$ 61,20. R$ 47,40. R$ 51,00. R$ 43,80. R$ 40,20.

Considerando que um contribuinte do ICMS, sujeito ao regime peridico de apurao, tenha recebido mercadoria destinada a revenda, cuja sada subsequente tributada pelo imposto. Analise os requisitos abaixo, quanto necessidade e suficincia para permitir o crdito do imposto relativamente a esta aquisio: a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. a operao que resultou na entrada da mercadoria tenha sido tributada pelo ICMS. o valor do ICMS anteriormente cobrado tenha sido destacado no documento fiscal. o documento fiscal atenda s exigncias previstas na legislao. o documento fiscal relativo operao tenha sido emitido pelo remetente da mercadoria. o emitente do documento fiscal relativo operao esteja inscrito no cadastro de contribuintes do ICMS. o emitente do documento fiscal se encontre em atividade no local indicado no documento fiscal. o documento fiscal seja escriturado no prazo de 5 anos contados da data de sua emisso. o valor relativo ao preo da compra tenha sido pago ao fornecedor. o conhecimento de transporte da mercadoria seja hbil e indique o documento fiscal. o fornecedor da mercadoria tenha pago o valor do ICMS devido.

Diante do exposto, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) 50. c, f, g, h, i so requisitos necessrios, mas no suficientes para o crdito. b, c, g, j so requisitos necessrios, mas no suficientes para o crdito. a, b, c, e, f so requisitos necessrios, mas no suficientes para o crdito. e, g, h, i no so requisitos para o crdito. b, d, g, h so requisitos necessrios e suficientes para o crdito.

Quando em um estabelecimento se realizam determinadas operaes de entrada e sada de mercadorias, pode ocorrer que o valor dos crditos supere o valor dos dbitos, resultando na formao de saldo credor de ICMS. Em algumas situaes, a legislao considera que houve a gerao de crdito acumulado; em outras situaes houve simplesmente a formao de saldo credor, no passvel de ser apropriado e utilizado como crdito acumulado. uma hiptese passvel de gerar crdito acumulado o recebimento de mercadoria proveniente de (A) (B) (C) (D) (E) fornecedor paulista, para ser revendida, e subsequente sada para consumidor pessoa natural localizada no Distrito Federal. fornecedor baiano, para ser revendida, e subsequente sada para cliente paranaense. fabricante paulista, com reteno antecipada do imposto, para ser revendida, e subsequente sada para varejista paulista. fornecedor mineiro, com reteno antecipada do imposto, para ser revendida, e subsequente sada para consumidor final paulista. fornecedor paulista, para ser utilizada no processo produtivo, e subsequente sada do produto resultante com destino a cliente localizado no exterior.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

14

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


51. Embora as operaes com determinada mercadoria estejam sujeitas substituio tributria com reteno antecipada do ICMS, existem situaes em que este mtodo de tributao no deve ser aplicado. O Regulamento do ICMS elenca uma srie de situaes em que o estabelecimento, em tese, responsvel pela reteno, no deve fazer a reteno, mas aplicar as regras comuns da legislao. A reteno dever ser efetuada pelo estabelecimento paulista, eleito como substituto, ao Estado de So Paulo, quando promover a sada de mercadoria, sujeita ao regime de substituio tributria, para (A) (B) (C) (D) (E) outro estabelecimento do mesmo titular, localizado em outro Estado. outro estabelecimento do mesmo titular, varejista, localizado neste Estado. estabelecimento industrial, que vai utilizar a mercadoria como insumo em processo industrial. estabelecimento atacadista, quando a sada subsequente for isenta. estabelecimento industrial, que fabrica mercadoria da mesma espcie e seja responsvel por reter o imposto das operaes subsequentes.

Instrues:

Para responder s questes de nmeros 52 e 53, considere as informaes a seguir.

Durante trabalho fiscal na empresa Lucro Fcil Ltda., sediada em Marlia-SP, o Fisco Paulista identificou a entrada no estabelecimento de diversas mercadorias para revenda, cuja aquisio fora lastreada em notas fiscais declaradas inidneas. Em abril de 2012, o AFR Rodrigo lavrou o devido auto de infrao, em meio eletrnico, com valor total do dbito fiscal de R$ 100.000,00. Notificado regularmente da autuao, o contribuinte apresentou defesa, transmitindo-a eletronicamente, segundo as regras atinentes informatizao do processo administrativo tributrio (Ttulo III da Lei n 13.457/2009). Seguiu-se a manifestao fiscal do rgo autuante e, posteriormente, o julgamento da defesa. A referida deciso considerou procedente na ntegra a autuao. A intimao da deciso, informando ao contribuinte a possibilidade de interposio de recurso, fora publicada no Dirio Eletrnico do Estado de So Paulo em 23/11/2012, uma sexta-feira (dia til). Valor da Unidade Fiscal do Estado de So Paulo - UFESP em 2012: R$ 18,44 52. Diante deste panorama e com base na Lei n 13.457/2009, o contribuinte poder, dentro do prazo legal, interpor recurso (A) ordinrio para o Tribunal de Impostos e Taxas, cuja admissibilidade cabe ao Delegado Tributrio de Julgamento e cujo julgamento compete a uma das Cmaras Julgadoras. ordinrio para o Delegado Tributrio de Julgamento, cuja admissibilidade e julgamento a ele competem. voluntrio para o Delegado Tributrio de Julgamento, cuja admissibilidade e julgamento a ele competem. voluntrio para o Tribunal de Impostos e Taxas, cuja admissibilidade cabe ao Presidente do Tribunal e cujo julgamento compete a uma das Cmaras Julgadoras. especial para o Tribunal de Impostos e Taxas, cuja admissibilidade cabe ao Presidente do Tribunal e cujo julgamento compete Cmara Superior.
o o

(B) (C) (D)

(E)

53.

Considerando as informaes, correto afirmar que (A) o autuado, por problemas de conexo internet em seu estabelecimento no ltimo dia do prazo legal, ficou impedido de interpor eletronicamente o recurso adequado, motivo pelo qual pode faz-lo tempestivamente at o dia til seguinte. a interposio do recurso adequado pelo contribuinte, por meio eletrnico, deveria ser realizada at s 18 horas do ltimo dia do prazo legal, horrio que se encerrou o expediente na repartio fiscal a que est vinculado. o autuado, para a realizao dos atos processuais, teve que acessar o sistema eletrnico da Secretaria da Fazenda utilizando computador credenciado, certificado digital e assinatura eletrnica. o autuado pode se desfazer dos originais dos documentos digitalizados e apresentados como prova, juntamente com sua pea de defesa, aps a publicao da intimao ocorrida em 23/11/2012. o teor da referida intimao encontrava-se disponvel no Dirio Eletrnico desde o dia 22/11/2012 (quinta-feira, dia til), gerando efeitos jurdicos apenas a partir da data de publicao e no dependendo, para tanto, de publicao no Dirio Oficial do Estado de So Paulo. 15

(B)

(C)

(D)

(E)

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


54. Em janeiro/2010, Luis, motorista particular, comprou veculo Alfa 0 km em Belo Horizonte-MG, onde residia, tendo quitado o respectivo IPVA Fazenda Mineira. Considere, a partir de ento, os seguintes eventos:

I.

23/setembro/2010 por motivos profissionais, Luis muda-se de Belo Horizonte-MG para So Paulo-SP, tendo transferido o registro de seu veculo Alfa para o Estado paulista. Municipal de Transportes e obteno de licena para exercer a atividade com seu veculo Alfa. Luis, toma emprestado o veculo Alfa e passa a trabalhar como taxista.

II. 12/novembro/2010 dispensado do emprego, Luis comea a trabalhar como taxista, aps registro junto Secretaria III. 14/maro/2011 Luis deixa de ser taxista, para trabalhar exclusivamente em escritrio de contabilidade; Felipe, amigo de IV. 18/dezembro/2011 Luis compra veculo Delta 0 km, em So Paulo/SP. V. 30/agosto/2012 Luis tem seu veculo Delta furtado, em Santos/SP.
Com base nos dispositivos da Lei n 13.296/2008, em relao ao IPVA em cada um dos eventos, Luis: (A)
o

I. nada devia ao Estado de So Paulo; II. poder, a partir dessa data, requerer e obter a iseno do IPVA; III. deixou de ter direito iseno, ocorrendo neste momento o fato gerador do IPVA, caso j concedida a iseno; IV. deveria pagar 1/12 do valor total do IPVA/2011 do veculo Delta; V. tem direito restituio de 5/12 do imposto pago em 2012 para o
veculo Delta, ficando dispensado de pagar o imposto referente a 2013.

(B)

I. deveria pagar 4/12 do valor total do IPVA/2010 ao Estado de So Paulo; II. passa a ter direito iseno do IPVA, a ser usufruda automaticamente; III. manteve a iseno para o veculo Alfa, pois a atividade de taxista continuou a ser exercida, de forma ininterrupta; IV. deveria pagar o valor total do IPVA/2011 do veculo Delta; V. no tem direito a qualquer restituio, mas est dispensado de pagar o imposto referente a 2013.

(C)

I. nada devia ao Estado de So Paulo; II. passa a ter direito iseno do IPVA, a ser usufruda automaticamente; III. manteve a iseno para o veculo Alfa, pois a atividade de taxista continuou a ser exercida, de forma ininterrupta; IV. nada devia ao Estado de So Paulo a ttulo de IPVA/2011 do veculo Delta, uma vez que fora adquirido na segunda quinzena do ms de dezembro; V. tem direito restituio de 4/12 do imposto pago em 2012 para o veculo Delta, ficando
dispensado de pagar o imposto referente a 2013.

(D)

I. deveria pagar 3/12 do valor total do IPVA/2010 ao Estado de So Paulo; II. poder, a partir dessa data, requerer e obter a iseno do IPVA; III. deixou de ter direito iseno, ocorrendo neste momento o fato gerador do IPVA, caso j concedida a iseno; IV. nada devia ao Estado de So Paulo a ttulo de IPVA/2011 do veculo Delta, uma vez que fora adquirido na segunda quinzena do ms de dezembro; V. tem direito restituio de 5/12 do imposto pago em 2012 para o
veculo Delta, ficando dispensado de pagar o imposto referente a 2013.

(E)

I. nada devia ao Estado de So Paulo; II. poder, a partir dessa data, requerer e obter a iseno do IPVA; III. manteve a iseno para o veculo Alfa, pois a atividade de taxista continuou a ser exercida, de forma ininterrupta; IV. deveria pagar 1/12 do valor total do IPVA/2011 do veculo Delta; V. tem direito restituio de 4/12 do imposto pago em 2012 para o
veculo Delta, ficando dispensado de pagar o imposto referente a 2013.

55.

Considere os seguintes fatos (UFESP em 2012 R$ 18,44):

I.

Marina, residente em Braslia-DF, doa apartamento de sua propriedade, localizado na Av. Paulista (So Paulo-SP), a Laura, domiciliada em Belo Horizonte-MG. um de seus seis netos, que com ele residem em fazenda, em Sertozinho SP.

II. Em 2012, Alfredo realiza depsitos iguais, de R$ 9.000,00 cada, em seis cadernetas de poupana, cada uma em nome de III. rsula, domiciliada em Santa Rita do Passa Quatro-SP e proprietria de fazenda criadora de gado nos arredores de
Cuiab-MT, transfere gratuitamente 50 cabeas de boi, avaliadas em R$ 125.000,00, a Lzaro, seu capataz, morador da fazenda.

IV. Aps a morte de Romualdo, ocorrida em maro de 2012, seu filho Jonas e sua esposa Sandra continuam morando no
apartamento de quarto e sala em Bertioga-SP, nico bem do casal, cujo IPTU de 2012 foi calculado sobre o valor de R$ 190.000,00.

V. Fantico por futebol, Jair, falecido no ms passado, previu em testamento que sua coleo de camisas autografadas por Pel tivesse como novo dono, aps seu falecimento, o seu clube do corao, o XV de Novembro de Ja, entidade
desportiva devidamente registrada na Confederao Brasileira de Futebol CBF. Nos termos da Lei n 10.705/2000, quanto ao ITCMD devido ao Estado de So Paulo, os fatos I a V podem ser classificados, respectivamente, nas seguintes situaes tributrias: (A) (B) (C) (D) (E) 16 incidncia, iseno, incidncia, incidncia e incidncia. no incidncia, incidncia, no incidncia, iseno e iseno. incidncia, iseno, iseno, incidncia e no incidncia. no incidncia, no incidncia, no incidncia, iseno e iseno. incidncia, incidncia, incidncia, iseno e incidncia.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos
o

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Contabilidade Geral 56. Determinada empresa adquiriu estoque de mercadorias em outubro de 2011, tendo pago 40% em novembro e o restante em dezembro de 2011. A venda deste estoque foi realizada em janeiro de 2012, cujo valor foi recebido 60% em maro e 40% em abril de 2012. Com base nestas informaes, o custo das mercadorias vendidas deveria ter sido reconhecido na Demonstrao do Resultado do ms de (A) (B) (C) (D) (E) 57. outubro. novembro. dezembro. janeiro. maro (60%) e do ms de abril (40%).

A Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) deve evidenciar a distribuio da riqueza gerada pela entidade. Os principais componentes dessa distribuio a serem evidenciados so: (A) (B) Pessoal; Impostos, taxas e contribuies; Insumos adquiridos de terceiros. Impostos, taxas e contribuies; Remunerao de capitais prprios e de terceiros; Valor Adicionado recebido em transferncia. Pessoal; Impostos, taxas e contribuies; Remunerao de capitais prprios; Remunerao de capitais de terceiros. Pessoal; Remunerao de capitais de terceiros; Remunerao dos scios; Receita financeira. Pessoal; Impostos, taxas e contribuies; Remunerao de capitais prprios e de terceiros; Valor Adicionado recebido em transferncia.

(C) (D) (E)

58.

Determinada empresa adquiriu mercadorias para revenda, cujo valor total da nota fiscal foi R$ 123.000,00, estando incluso neste valor: ICMS: R$ 20.000,00 IPI: R$ 12.000,00 Frete: R$ 8.000,00 Seguro: R$ 3.000,00 Sabendo que a empresa contribuinte do ICMS, mas no contribuinte do IPI, o valor das mercadorias adquiridas reconhecido nos estoques foi, em reais, (A) (B) (C) (D) (E) 123.000. 92.000. 103.000. 112.000. 80.000.

59.

Durante o ano de 2012, a Cia. Desenvolvida S.A. adquiriu aes de sua prpria emisso, pagou fornecedores de matria-prima e pagou trs prestaes de um arrendamento mercantil financeiro referentes aquisio de uma mquina. Estas transaes devem ser classificadas, respectivamente, na Demonstrao dos Fluxos de Caixa como fluxos de caixa decorrentes das atividades (A) (B) (C) (D) (E) operacionais, de financiamento e de financiamento. de financiamento, operacionais e operacionais. de investimento, operacionais e de financiamento. de financiamento, operacionais e de investimento. de financiamento, operacionais e de financiamento. 17

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


60. A Cia. Controladora adquiriu 70% das aes da Cia. Controlada por R$ 100.000,00 vista em 31/12/2011. Durante o ano de 2012, a Cia. Controlada apurou um lucro de R$ 30.000,00. Desse lucro, distribuiu e pagou R$ 20.000,00 como dividendos. Sabendo que o investimento avaliado pelo Mtodo de Equivalncia Patrimonial, ao contabilizar o recebimento dos dividendos, a Cia. Controladora debitou Caixa e creditou (A) (B) (C) (D) (E) 61. Receita de Dividendos, no valor de R$ 14.000,00. Investimentos, no valor de R$ 14.000,00. Outras Receitas Operacionais, no valor de R$ 21.000,00. Receita Eventual, no valor de R$ 21.000,00. Receita de Equivalncia Patrimonial, no valor de R$ 14.000,00.

Considere as seguintes informaes:

I.

A Cia. Aeroplana S.A. produz avies especiais, cujo ciclo operacional de 20 meses.

II. A Cia. Negociante adquiriu 80% das aes da Cia. A com a finalidade de assegurar o fornecimento de matria-prima para
seus produtos.

III. A Cia. Voa Bem adquiriu um avio da Cia. Aeroplana para utilizar na prestao de seus servios. IV.
A Cia. Lucrativa adquiriu aes da Cia. A com a finalidade de negoci-las a qualquer momento.

Os ativos registrados nos itens I a IV devem ser classificados no Balano Patrimonial das empresas Aeroplana S.A., Negociante, Voa Bem e Lucrativa, respectivamente, como (A) (B) (C) (D) (E) 62. circulante, no circulante, no circulante e circulante. no circulante, circulante, no circulante e no circulante. no circulante, no circulante, no circulante e circulante. circulante, circulante, no circulante e circulante. circulante, no circulante, circulante e circulante.

Considere as seguintes transaes ocorridas durante o ano de 2012:

I. Pagamento de dividendos distribudos em 2011. II. Aumento de capital com bens do ativo imobilizado. III. gio na emisso de novas aes. IV. Recebimento de doaes com obrigaes futuras que sero cumpridas a partir de 2015.
Afetaram a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, no exerccio de 2012, as transaes que constam em (A) (B) (C) (D) (E) 18

I e II, apenas. II e III, apenas. I e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


63. Em 31/10/2012, a Cia. Endividada, com operaes apenas no Brasil, obteve um emprstimo em moeda estrangeira no valor de US$ 100.000,00. Este emprstimo deve ser apresentado no Balano Patrimonial, em 31/12/2012, taxa de cmbio (A) (B) (C) (D) (E) do dia da obteno do emprstimo. da data do Balano Patrimonial. mdia do ms em que o emprstimo foi obtido. do dia da obteno do emprstimo mais correo monetria. determinada entre as partes envolvidas.

64.

A Cia. Comrcio & Comrcio apresentava em 31/12/2012, em seu Balancete, antes da apurao do resultado do exerccio, as seguintes contas de resultado: Receita Bruta R$ 85.000,00; Impostos sobre Vendas R$ 15.000,00; Devoluo de Vendas R$ 6.000,00; Estimativa de Perdas com Crditos de Liquidao Duvidosa R$ 3.000,00; Depreciao dos Veculos usados na entrega das Vendas R$ 10.000,00; Abatimentos sobre Vendas R$ 2.000,00; Fretes sobre Vendas R$ 4.000,00; Custo das Mercadorias Vendidas R$ 28.000,00; Comisses dos Vendedores R$ 7.000,00. Com base nessas informaes, o Lucro Bruto do exerccio de 2012 apurado pela Cia. Comrcio & Comrcio foi (A) (B) (C) (D) (E) R$ 42.000,00. R$ 36.000,00. R$ 27.000,00. R$ 34.000,00. R$ 24.000,00.

65.

A Cia. Financiadora S.A. efetuou um desconto de duplicatas no valor de R$ 100.000,00, taxa de juros simples de 2% ao ms. Como as duplicatas venciam em 90 dias, a instituio financeira cobrou R$ 6.000,00 de juros, antecipadamente. O registro dessa operao no Balano Patrimonial da Cia. Financiadora S.A. representa um fato (A) (B) (C) (D) (E) modificativo diminutivo do Ativo. permutativo entre elementos do Ativo. modificativo entre elementos do Ativo. permutativo no Ativo e modificativo diminutivo do Ativo e do Passivo. modificativo aumentativo do Ativo e do Passivo.

66.

Determinada empresa comercial realizou as seguintes operaes durante o ms de dezembro de 2012:


Data 01/12 08/12 16/12 24/12 31/12 Operao Compra Venda Compra Compra Venda Quantidade (unidades) 150 90 60 120 60 Preo de compra ($ unitrio) $ 21 $ 17 $ 21 Preo de venda ($ unitrio) $ 30 $ 30

Sabendo que esta empresa adota o critrio da Mdia Ponderada Mvel para controle dos estoques e que no apresentava estoque inicial de produtos, o Custo das Mercadorias Vendidas apresentado na Demonstrao do Resultado do ms de dezembro de 2012 foi, em reais, (A) (B) (C) (D) (E) 2.910. 4.500. 3.090. 3.150. 3.041. 19

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


67. Determinada empresa comercial possua em seu Balano Patrimonial, em 31/12/2011, R$ 350.000,00 em duplicatas a receber e uma estimativa de perdas com crditos de liquidao duvidosa (EPCLD) no valor de R$ 10.500,00. Em janeiro de 2012, um cliente que devia R$ 5.000,00 foi considerado incobrvel. Ao reconhecer este evento, a empresa debitou (A) (B) (C) (D) (E) 68. EPCLD e creditou Duplicatas a Receber. EPCLD e creditou Proviso no passivo. Despesa com EPCLD e creditou Disponvel. Perdas com Clientes e creditou EPCLD. Perdas com Clientes e creditou Duplicatas a Receber.

As notas explicativas devem

I. indicar os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais. II. indicar os investimentos em outras sociedades, mesmo que irrelevantes. III. fornecer informaes adicionais no indicadas nas prprias demonstraes financeiras e consideradas necessrias para
uma apresentao adequada. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

69.

A Cia. Metais adquiriu, em 30/06/2011, uma mina de minrio de ferro por R$ (mil) 270.000,00. A estimativa inicial era de que seriam extradas 270.000 toneladas desse minrio. Durante 2011, foram extradas 50.000 toneladas. No incio de 2012, os tcnicos encontraram um novo veio de minrio e reestimaram que ainda existiam 250.000 toneladas para serem extradas. Durante 2012, foram extradas mais 20.000 toneladas. Com base nestas informaes, o valor da despesa de exausto referente aos anos de 2011 e 2012 foram, respectivamente, em milhares de reais, (A) (B) (C) (D) (E) 45.000 e 18.000. 50.000 e 17.600. 50.000 e 21.600. 45.000 e 21.600. 50.000 e 18.000.

70.

O Princpio

I.

da Entidade estabelece que o patrimnio pertence entidade e que no se confunde com o patrimnio dos seus scios ou proprietrios. sentao dos componentes do patrimnio no precisam levar em conta esta circunstncia.

II. da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apreIII. do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos
valores originais das transaes, expressos em moeda nacional.

IV. da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos em que
ocorrem os respectivos recebimentos ou pagamentos. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 20

I, II e III, apenas. II e IV, apenas. I, II e IV, apenas. I e III, apenas. I, II, III e IV.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Auditoria 71. NO uma conta que deve ser ajustada a valor presente: (A) (B) (C) (D) (E) 72. Proviso para passivo previdencirio. Contas a receber no circulante, com juros. Contas a pagar no circulante, indexado. Emprstimos concedidos com juros prefixados de longo prazo. Adiantamento em dinheiro para recebimento em bens.

Considere:

I. O valor anormal de desperdcio de materiais, mo de obra ou outros insumos de produo. II. Gastos com armazenamento de produtos em fase de processo, aguardando prxima etapa. III. Despesas de comercializao, incluindo a venda e a entrega dos bens e servios aos clientes.
Deve compor os estoques das empresas o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. II, apenas. III, apenas. I, apenas. II e III, apenas.

73.

O auditor externo da empresa Consultoria Financeira S.A., ao efetuar a reviso do Reconhecimento de Receitas, constatou que R$ 100.000,00 do total do valor dos servios vendidos e faturados no foram aceitos pelo cliente e no sero pagos. Constatouse que irreversvel a no possibilidade de cobrana, em decorrncia da Consultoria Financeira S.A. no ter cumprido e no ter condies de cumprir a fase do projeto correspondente ao valor no pago. Dessa forma, deve o auditor recomendar empresa (A) (B) (C) (D) (E) estornar a Receita de Servios contabilizada. ajustar a Receita de Servios por uma proviso para perdas. reconhecer como uma despesa o valor incobrvel. deduzir a importncia do valor da Receita de Servios contabilizada. contabilizar uma perda em Outras Receitas e Despesas.

74.

O auditor contbil da empresa TransEnergia S.A., empresa que atua no segmento de transmisso de energia, deve confirmar se a empresa realizou, em suas demonstraes contbeis, (A) (B) (C) (D) (E) o registro dos gastos realizados com novos empreendimentos, no passivo, como direitos de uso concesso. a contabilizao do ativo imobilizado em operao, como ativo imobilizado em curso, tanto para a contabilidade regulatria como para a contabilidade societria. a criao de conta redutora para o ativo imobilizado em curso, exclusivamente para atender ao balano societrio, com o objetivo de registrar os custos do ativo imobilizado em uso para ativo imobilizado em servio. a manuteno dos valores do Intangvel em conta do Imobilizado ou de Investimento, conforme determina a contabilidade regulatria. a criao de contas contbeis em registro suplementar para contabilizao dos custos de construo em conta de resultados.

75.

correto afirmar, em relao ao fator de confiana na seleo da amostra, que quanto (A) (B) (C) (D) (E) maior o fator de confiana, maior o tamanho da amostra e menor o nvel de segurana obtido. menor o fator de confiana, maior o tamanho da amostra e da estratificao permitida. maior o fator de confiana, menor o tamanho da amostra e menor o nvel de segurana obtido. menor o fator de confiana, menor o tamanho da amostra e da estratificao permitida. maior o fator de confiana, maior o tamanho da amostra e o nvel de segurana obtido. 21

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


76. O auditor externo da empresa Cabos S.A. identificou que a empresa construiu nova unidade e utilizou cabos de energia produzidos em sua linha de produo. Para confirmar o registro adequado do custo do ativo imobilizado, a auditoria deve certificar-se de que o custo corresponde ao custo do produto (A) (B) (C) (D) (E) 77. para venda, menos quaisquer lucros gerados internamente. pelo valor de reposio, para expressar o valor justo do imobilizado. pelo valor justo, menos os impostos para expressar o valor no mercado. pelo valor de reposio, para expressar o valor em uso. para venda, mais os lucros gerados internamente.

A empresa Expanso S.A. recebeu um terreno, como subveno governamental, para se instalar na cidade Nova. Estabeleceuse como condio somente a construo da fbrica. Dessa forma, em condies normais, o terreno deve ser lanado no ativo (A) (B) (C) (D) (E) imobilizado pelo valor justo. no circulante pelo valor nominal. imobilizado por custo zero. no circulante pelo valor justo. imobilizado pelo valor em uso.

78.

O auditor externo, ao avaliar as demonstraes contbeis da empresa Saracura farmacuticos S.A., solicitou que as provises para crditos de liquidao duvidosa fossem constitudas de forma conservadora, incluindo todos os crditos vencidos h mais de 60 dias. O procedimento foi adotado em decorrncia de a empresa estar com bons resultados e apresentar posio mais conservadora, resguardando a administrao e a auditoria. Nesse caso, a estrutura conceitual vigente (A) (B) (C) (D) (E) est sendo atendida, pois contempla a caracterstica da prudncia, requisito bsico para elaborao de uma demonstrao contbil fidedigna. no est sendo atendida, uma vez que para reconhecer os crditos vencidos h mais de 60 dias, a empresa tem a obrigatoriedade de efetuar a cobrana judicialmente para s posteriormente realizar a proviso. est sendo atendida, pois ela faculta a apresentao das demonstraes contbeis considerando a caracterstica da prudncia. no est sendo atendida, pois ela no permite a apresentao de uma demonstrao fidedigna e que seja consistente com a neutralidade. est sendo atendida, desde que sejam justificados os motivos que levaram adoo do procedimento, em nota explicativa, e quantificados seus efeitos.

79.

O auditor externo, para certificar-se de que uma operao de leasing se enquadra na classificao de leasing operacional, deve, alm de verificar se o arrendamento mercantil no transfere os riscos e benefcios inerentes propriedade, constatar se (A) (B) (C) (D) (E) o arrendamento mercantil transfere a propriedade do ativo para o arrendatrio no fim do prazo do arrendamento mercantil. o prazo do arrendamento refere-se maior parte da vida econmica do ativo, mesmo que a propriedade no seja transferida. o valor presente dos pagamentos mnimos, no incio do arrendamento mercantil, totaliza pelo menos substancialmente todo o valor justo do ativo arrendado. os ativos arrendados so de natureza especializada, de tal forma que apenas o arrendatrio possa us-los sem grandes modificaes. os ganhos ou as perdas da flutuao no valor justo do valor residual so atribudos ao arrendador.

80.

Uma demonstrao contbil apresenta distores relevantes, quando o valor de distores (A) (B) (C) (D) (E) corrigidas no foi divulgado nas notas explicativas e supera a materialidade global estabelecida pelo auditor. corrigidas, individualmente ou em conjunto, maior que a materialidade global estabelecida para o trabalho. no corrigidas, individualmente, menor que a materialidade global. no corrigidas, individualmente ou em conjunto, maior que a materialidade global estabelecida para o trabalho. no corrigidas, individualmente ou em conjunto, supera o valor de R$ 10.000.000,00.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

22

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen