Sie sind auf Seite 1von 3

Bssola A bssola um instrumento de navegao e orientao baseado em propriedades magnticas dos materiais ferromagnticos e do campo magntico terrestre.

. A palavra bssola vem do italiano bussola, que significa pequena caixa de madeira de buxo. As bssolas so geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente, e que orienta-se sempre em direo prxima direo norte-sul geogrfica de forma a ter a ponta destacada - geralmente em vermelho - indicando o sentido que leva ao sul magntico da Terra, ou de forma equivalente, a um ponto prximo ao polo norte geogrfico da Terra. A bssola sem dvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o sentido sul magntico, o que significa indicar aproximadamente norte geogrfico, tal instrumento constituiu e constitui instrumento indispensvel a todo e qualquer navegador. A equivalncia ocorre devido ao fato dos polos norte magntico e norte geogrfico situarem-se em hemisfrios distintos do globo1 2 . As bssolas atuais variam um pouco entre si, mas tm os mesmos componentes bsicos. Com o mesmo nome de bssola pode ser designado qualquer dispositivo magntico que use uma agulha para indicar o sentido do polo sul magntico da magnetosfera do planeta, bem como qualquer instrumento eletrnico com o mesmo fim. O uso da bssola para fins precisos requer que se tenha em mos tambm um mapa cartogrfico que indique a correo a ser feita na leitura bruta da bssola a fim de se localizar o norte geogrfico corretamente. Tal correo deriva no apenas do fato dos polos magnticos e geogrficos no coincidirem precisamente mas tambm do fato de a leitura da bssola ser diretamente influenciada pelas condies ambientais locais - a exemplo pela grande presena de material ferromagntico no solo. As cartas de navegao normalmente apresentam tal informao sob o nome de "declinao magntica" do local. As bssolas so geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente, e que orienta-se sempre em direo prxima direo norte-sul geogrfica de forma a ter a ponta destacada - geralmente em vermelho - indicando o sentido que leva ao sul magntico da Terra, ou de forma equivalente, a um ponto prximo ao polo sul geogrfico da Terra. Descrio Uma bssola um instrumento de navegao que permite encontrar ou determinar direces. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magntico da Terra. Uma bssola fornece a uma direco de referncia conhecida que de grande ajuda na navegao. Os pontos cardeais so norte, sul, leste e oeste. Uma bssola pode ser usada com um relgio e uma sextante para fornecer uma

capacidade de navegao bem precisa. Esse dispositivo melhorou bastante o comrcio martimo tornando as viagens mais seguras e mais eficientes. Os principais componentes das bssolas so os seguintes:

Base: transparente e de plstico, normalmente marcada com uma rgua de escala e com uma (ou mais) rguas laterais. Cpsula: contm uma agulha magntica, preenchida por um lquido que em geral um leo pouco viscoso, que tem como finalidade dar estabilidade agulha. A agulha geralmente tem algum destaque para o plo norte (podendo a ponta ser vermelha, de alguma cor brilhante, etc...). Existem, porm, bssolas em que o Sul destacado, as ditas "bssolas de gelogo". Disco de leitura: Tem uma escala em graus que fica em volta da cpsula, que serve para ser girada manualmente de modo a obter o rumo em graus (em alguns casos, essa escada no gira manualmente, girando apenas com o movimento da agulha). Porto: Faixa preta e vermelha pintada numa lmina ou na cpsula. Serve para alinhar a agulha, move-se junto com a cpsula e as linhas de Norte e tem o lado Norte pintado de vermelho. Em algumas bssolas o porto pode ser movido independentemente. Linhas de Norte: So sem srie, e servem para alinhar a bssola com os meridianos inseridos no mapa. Movem-se juntamente com o disco de leitura, e so finas, pretas e paralelas ficando geralmente no fundo da cpsula ou numa lmina transparente. Actualmente, as bssolas electrnicas so mais utilizadas, mas no entanto as suas agulhas esto igualmente sujeitas a desvios, graas aco que o ferro exerce sobre a agulha. Contudo, uma bssola a bordo de uma embarcao no chamada de bssola, mas sim agulha de marear, ou simplesmente agulha. Como fazer uma bssola

Material necessrio: uma agulha, uma rolha de cortia, uma faca, um vasilhame com gua e um man de verdade. Instrues: Primeiro, deve-se cortar a rolha de cortia, deixando-a com cerca de um centmetro de altura, formando um disco. Segundo, fazer um corte raso para (receber) deixar a agulha fixa na rolha de cortia. A seguir, magnetizar a agulha: com uma das extremidades da agulha, passa-se umas 20 vezes com o m e sempre na mesma direco por entre um dos magnetos. No fim, a agulha deve ser fixada (no corte) da cortia e colocada sobre um vasilhame com gua tendo ao fundo desenhado os pontos cardeais. Se mexer na agulha, reparar que ela sempre volta a mesma marcao dos quatro pontos cardeais, no sendo obrigatoriamente a direo norte-sul.

Uma das primeiras bssolas conhecidas e desenvolvidas pelos chineses chama-se Si Nan, cujo significado O Governador do Sul. formada por uma base quadrangular, representando a Terra, uma circunferncia no centro dessa base, que representa o cu, e tem apoiada uma concha de magnetita

(mineral magntico composto por um dos xidos de ferro), que simbolizava a constelao da Ursa Maior. O cabo dessa concha apontava para o Sul. Somente por volta do sculo XII os chineses passaram a usar a bssola na navegao.

Si Nan - bssola chinesa, a mais antiga do mundo. Sculo I d.C.

A partir do uso da bssola magntica, foi possvel a execuo de cartas martimas (conhecidas pelos portugueses como portulanos) com mapas mais detalhados. Esses mapas, juntamente com a bssola, fizeram o comrcio no Mediterrneo deslanchar, alm de abrirem caminho para a explorao de oceanos antes inexplorados.

Carta nutica. Diego Homem, 1570. Biblioteca MAST.

A inveno da bssola e seu uso nas navegaes trouxeram grande crescimento para o comrcio martimo. A Era das Grandes Navegaes, em que outros continentes foram descobertos, se deu com o auxlio da bssola associada ao uso de outros instrumentos, de mapas e das cartas nuticas. A chegada de Vasco da Gama s ndias, de Cristvo Colombo Amrica e de Pedro lvares Cabral ao Brasil marcam a abertura de novas rotas comerciais para as naes europeias.
Mapa dos descobrimentos. Biblioteca MAST.

A criao da bssola permitiu que a navegao, at ento costeira (navegao realizada tendo a costa vista, fosse ampliada para regies antes no exploradas, lanando-se em alto-mar). A navegao pde ser realizada durante todos os meses do ano, uma vez que a bssola no dependia das condies do tempo para funcionar.

Barrinel fundeado ao Sul do Bojador.

Das könnte Ihnen auch gefallen