Sie sind auf Seite 1von 18

Instituto Serzedello Corra

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS Mdulo 1 Oramento de obras

Aula 4 Anlise dos quantitativos de servios

Abril, 2012

Copyright 2012, Tribunal de Contas de Unio


<www.tcu.gov.br>

Permite-se a reproduo desta publicao, em parte ou no todo, sem alterao do contedo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

RESPONSABILIDADE PELO CONTEDO Tribunal de Contas da Unio Secretaria Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra 2 Diretoria de Desenvolvimento de Competncias Servio de Educao a Distncia SUPERVISO Pedro Koshino CONTEUDISTA Andr Pachioni Baeta TRATAMENTO PEDAGGICO Flvio Sposto Pompeo RESPONSABILIDADE EDITORIAL Tribunal de Contas da Unio Secretaria Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Centro de Documentao Editora do TCU PROJETO GRFICO Ismael Soares Miguel Paulo Prudncio Soares Brando Filho DIAGRAMAO Herson Freitas

Brasil. Tribunal de Contas da Unio. Auditoria de obras / Tribunal de Contas da Unio ; conteudista: Andr Pachioni Baeta. Braslia, 2ed. : TCU, Instituto Serzedello Corra, 2012. 18 p. Contedo: Mdulo 1: Oramento de obras. Aula 4: Anlise dos quantitativos de servios. Curso realizado em 2012 no Ambiente Virtual de Educao Corporativa do Tribunal de Contas da Unio. 1. Obras pblicas oramento Brasil. 2. Obras pblicas fiscalizao Brasil. I. Ttulo.

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Ministro Ruben Rosa

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios


Como analisar os quantitativos de servios das planilhas oramentrias? Qual a influncia do critrios de medio dos servios nas estimativas de quantidades e nas composies de custo unitrios? Na aula passada, iniciamos nosso estudo sobre as composies de custo unitrio. Nesta aula, abordaremos um importante assunto relacionado a uma das mais graves irregularidades observadas em auditorias de obras pblicas: o superfaturamento dos quantitativos de servios. Torna-se ento indispensvel que o auditor de obras pblicas dedique parte do tempo disponvel para a auditoria a fim de realizar a conferncia dos principais quantitativos de servios das obras. A realizao desse procedimento tambm permite identificar outras irregularidades alm do superfaturamento de quantitativos: adiantamento de pagamentos, realizao de servios sem cobertura contratual, deficincia do projeto bsico e qumica. Todas essas irregularidades aparecem quando as quantidades de servios contratuais so efetivamente conferidas. muito interessante saber que as falhas de um projeto so identificadas a partir de um processo de quantificao dos servios. Quando o auditor de obras no consegue quantificar algum item da planilha a partir das informaes apresentadas no projeto bsico, h de fato alguma coisa errada com o projeto bsico. Provavelmente, as licitantes se depararam com o mesmo problema e no puderam elaborar suas propostas de preo com total conhecimento do objeto a ser licitado. Por vezes, uma simples omisso de uma cota inviabiliza a conferncia de um quantitativo. Outras vezes, falta algum detalhamento ao projeto ou, simplesmente, no h projeto dos servios que se pretende quantificar. Como quantificar os servios que compem a instalao eltrica de uma edificao sem o projeto de instalaes eltricas?
A melhor definio de qumica que eu j li foi dada no voto condutor do Acrdo 1.606/2008 Plenrio: 29. A obra real baseada em um projeto diferente do licitado, inacabado e sem se ter, ainda, a noo exata de seus custos, estava sendo paga de forma irregular, com faturamento de servios da obra licitada, como constatado pela Unidade Tcnica do TCU. Tal prtica, conhecida no jargo da engenharia como qumica consiste em realizarem-se pagamentos de servios novos, sem cobertura contratual, fora do projeto originalmente licitado, utilizando-se para faturamento outros servios, estes sim, constantes da planilha de preos original, sem a respectiva execuo destes ltimos, para futura compensao. Tratase, evidentemente, de irregularidade gravssima.

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

[3]

Por fim, para quantificar adequadamente um servio, deve-se observar o que dispe o caderno de encargos ou a especificao tcnica sobre a forma de medio e pagamento do item da planilha. O aluno, tambm, descobrir que a quantificao dos servios exige conhecimentos elementares de geometria e pode-se racionalizar esse procedimento com o emprego de softwares CAD. Essa sem dvida uma boa notcia. No entanto, a quantificao de servios requer que o auditor tenha capacidade tcnica para ler e interpretar projetos. Para facilitar o estudo, este tpico est organizado da seguinte forma:
Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios 3 1. Levantamento de Quantitativos de Servios 5 2. Critrios de Medio e Pagamento 8 3. Exemplos de Critrios de Medio e Pagamento Utilizados 11 4. A influncia do Critrio de Medio nas Composies de Custo Unitrio13 5. Identificao de Outros Tipos de Irregularidades a partir das Anlises de Quantitativos.16 Sntese 17 Referncias bibliogrficas 18

Ao final desta aula, esperamos que voc tenha condies de quantificar todos os servios contratuais a partir da anlise dos projetos; identificar superfaturamentos de quantitativos e alguns outros tipos de irregularidade a partir da conferncia quantitativa da planilha oramentria; compreender o impacto dos critrios de medio e pagamento dos servios nas quantidades, preos unitrios e composies de custos unitrios dos servios. Pronto para comear? Ento, vamos.

[4]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

1. Levantamento de Quantitativos de Servios


Na aula passada, foi apresentado o conceito de oramento sinttico e de discriminao oramentria. A discriminao oramentria adotada na elaborao de um oramento permite subdividir a obra em atividades constitutivas, denominadas servios ou itens de servio. Como exemplo, reproduzimos a discriminao oramentria espelhada na NBR 12.721. Vimos tambm que o oramento sinttico apresenta a sequncia dos diferentes servios que sero executados durante a construo, apresentando a descrio, quantidade e preos unitrios de cada servio. A etapa de levantamento das quantidades de cada item de servio uma das mais trabalhosas do processo de oramentao e de crucial importncia, j que define a quantidade de insumos a serem adquiridos e o dimensionamento das equipes da obra.
Caderno de encargos um

Via de regra, o levantamento de quantitativos se d a partir da leitura e anlise de projetos, fazendo-se o clculo das quantidades dos diversos tipos de servios na forma estabelecida no caderno de encargos ou nos critrios de medio e pagamento previstos para a execuo dos servios. As quantidades geralmente podem ser verificadas por simples contagem ou por procedimentos elementares de geometria (clculo de reas, permetros, comprimentos e volumes). Porm, deve-se ter em mente que o quantitativo de alguns servios no pode ser estimado com preciso. O melhor exemplo desse problema talvez seja o de cravao de estacas pr-moldadas. Mesmo dispondo de sondagens e de um projeto de fundaes, o oramentista nunca conseguir prever com exatido a profundidade em que cada estaca ser cravada. A depender do porte e complexidade da obra, os clculos de quantitativos podem se tornar extremamente trabalhosos, tomando razovel parcela de tempo das auditorias. Nesse aspecto, oportuno ressaltar que a utilizao de softwares CAD racionaliza o procedimento de anlise de quantitativos. Tambm importante relembrar que o nus da prova da boa e regular gesto dos recursos pblicos do gestor. Portanto, sempre um procedimento vlido solicitar ao rgo/entidade contratante a memria de clculo utilizada para o clculo das quantidades de servios da planilha oramentria.

conjunto de informaes complementares ao projeto, definindo como deve ser procedida a execuo. Normalmente fornecido pelo contratante, no qual esto consolidadas as especificaes tcnicas, o memorial descritivo e os critrios de medio e pagamento de cada um dos servios previstos para a obra.

Desenho assistido por computador (DAC) ou CAD (do ingls: computer-aided design) o nome genrico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, geografia e arquitetura. [5]

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

Os principais programas disponveis no mercado so o Autocad, de propriedade da Autodesk, e o Microstation, da Bentley. Existem ainda outras opes de softwares livres como o FreeCad ou Qcad. Uma diviso bsica entre os softwares CAD feita com base na capacidade do programa em desenhar apenas em 2 dimenses ou criar modelos tridimensionais tambm.

Se o gestor, o projetista ou o oramentista da obra no tm a memria de clculo das quantidades (ou no a quer fornecer ao auditor), algo muito estranho deve estar acontecendo na obra auditada. Nesse tipo de situao, comum o auditor ouvir explicaes das partes como as quantidades foram estimadas com base na experincia dos projetistas. Quase sempre o que se verifica que as quantidades foram inventadas ou deliberadamente adulteradas para fins escusos. Tambm deve ser lembrado que as ltimas Leis de Diretrizes Oramentrias tm estabelecido exigncia de anotao de responsabilidade tcnica para o engenheiro que elaborou as planilhas oramentrias, exigindo inclusive declarao expressa sobre a adequao de quantitativos presentes no oramento da obra. oportuno ressaltar que o erro no clculo dos quantitativos pelo oramentista pode ter consequncias graves e, inclusive, ser enquadrado como crime de improbidade administrativa. Nesse sentido, a Lei 8.429/1992 dispe que: Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: (...) VI - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declarao falsa sobre medio ou avaliao em obras pblicas ou qualquer outro servio, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; Portanto, recomendamos buscar a memria de clculo dos quantitativos. A existncia ou no de memria de clculo fornece informaes valiosas sobre como o empreendimento est sendo conduzido. A anlise do quantitativo de alguns servios pode ser comprometida em funo do estgio da obra ou do no detalhamento dos projetos (por exemplo: comprimento das fundaes com a obra concluda ou a quantidade de armaes de ao utilizadas em um elemento estrutural aps sua concretagem). No raro surgirem denncias de superfaturamento em obras j concludas em que o auditor no consegue obter os elementos tcnicos (projetos) necessrios para a anlise dos quantitativos. Verdadeiros

[6]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

trabalhos periciais acabam por ser necessrios em tais casos. A tecnologia existente atualmente permite periciar os quantitativos efetivamente executados com boa preciso, embora requeira grande tempo para execuo dos trabalhos.
Ensaio de Integridade

Por exemplo, um dos problemas recorrentes o da verificao da profundidade de fundaes em obras concludas. Muitas vezes, h suspeitas de superfaturamento nesses servios. Uma tcnica simples e barata o ensaio PIT, que permite verificar o comprimento e integridade das estacas. A anlise dos quantitativos de terraplanagem particularmente complexa em vrios tipos de obras (rodovias, barragens etc.), exigindo o apoio de servios de topografia para melhor avaliao. sempre possvel ao auditor solicitar os levantamentos topogrficos utilizados e os documentos tcnicos produzidos: levantamentos planialtimtricos, sees transversais, quadros de cubagem etc. Com base nos documentos obtidos, pode-se verificar se os quantitativos de terraplanagem foram pagos adequadamente. No entanto, o auditor pode estar trabalhando a partir de levantamentos topogrficos adulterados. Somente um levantamento topogrfico acompanhado pelo auditor ou conduzido sobre a orientao deste pode trazer um pouco mais de segurana sobre as quantidades efetivas de movimentao de terra. Em algumas tipologias de obras, notadamente naquelas que requerem grandes movimentaes de massas, os custos de transporte representam parcela expressiva do custo global da obra, s vezes superior a 30%. Embora a utilizao de levantamentos topogrficos permita ao auditor concluir com razovel certeza sobre o quantitativo de volumes de terra movimentados, no permite identificar a origem e destino dos materiais transportados. Consequentemente, com a obra concluda e sem qualquer outra documentao de suporte, praticamente impossvel estabelecer DMTs (distncias mdias de transporte) para os diversos materiais movimentados durante a execuo da obra. Perde-se, assim, o controle sobre uma importante parcela de custo da obra.

PIT: tem como objetivo principal a avaliao da integridade e da profundidade de fundaes. Coloca-se um acelermetro na estaca ensaiada. A partir de golpes com martelo e pela reflexo das ondas geradas por estes golpes, identificamse brocas e falhas nas estacas. O mesmo princpio pode ser utilizado para a averiguao ou confirmao do comprimento de estacas.

Os participantes vo ter oportunidade de se exercitar na estimativa de quantidades analisando alguns projetos reais.

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

[7]

2. Critrios de Medio e Pagamento


Neste tpico, fazemos uma observao importantssima: os quantitativos e os preos unitrios presentes na planilha oramentria podem variar consideravelmente em funo dos critrios de medio e pagamento dos servios. Por exemplo, o servio de escavao, carga e transporte de material de primeira categoria sofre grande influncia do critrio de medio utilizado, pois o solo sofre o fenmeno do empolamento ou aumento do volume do solo aps este ser removido do seu estado natural, em que se encontra compactado. Tipicamente, no caso de materiais argilosos, ocorre um aumento de 30% do volume do solo escavado em virtude de sua descompactao. O Sistema de Custos Rodovirios do DNIT Sicro - utiliza como critrio de medio o volume medido no corte, ou seja, considera o volume do material antes de haver o empolamento. Se a obra no contar com apoio topogrfico, pode ser mais simples medir o volume escavado por meio de outro mtodo, por exemplo, mediante a contagem do nmero de viagens e das respectivas capacidades dos caminhes transportando o material escavado. Neste caso, o solo est sendo transportado solto, aps sofrer o processo de empolamento. Espera-se haver, entre estes dois critrios de medio, grande variao no volume de escavao medido, pois o volume medido no corte est sem empolamento e o volume medido no transporte est com empolamento. Obviamente, o preo unitrio dos servios tambm afetado pelo critrio de medio e pagamento. Ora, se um determinado volume a ser escavado for medido no corte ou no transporte, as quantidades medidas sero diferentes, mas a natureza do servio essencialmente a mesma: escavar um determinado volume de terra. Dessa forma, o preo global de escavao deva ser sempre o mesmo, independente do critrio de medio adotado. Portanto, os preos unitrios devero ser inversamente proporcionais aos quantitativos medidos conforme cada um dos critrios de medio, de forma a manter o preo total do servio constante. A tabela seguinte ilustra o raciocnio desenvolvido para um determinado volume de escavao, onde foi assumido haver um empolamento de 40%:
[8]

Ateno!

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

Medio da Escavao no Corte (sem empolamento)


Volume escavado 5.000 m
3

Medio da Escavao no Transporte (com 40% de empolamento)

Preo Unitrio R$ 10,00/m


3

Preo total da escavao R$ 50.000,00

Volume escavado 7.000 m


3

Preo Unitrio R$ 7,14/m


3

Preo total da escavao R$ 50.000,00

Outro exemplo para melhor entendimento da matria. Considerese o servio de execuo de cobertura com telhas de ao galvanizado. Podem ser adotados pelo menos dois critrios de medio distintos: considerar a rea de projeo horizontal do telhado como parmetro de medio; ou considerar a rea de telhado efetivamente executada, a qual sofre influncia do grau de inclinao do telhado e do nmero de guas executadas. O primeiro critrio de medio a ser utilizado pode parecer grosseiro e impreciso, mas tem a razo de existir e de ser rotineiramente utilizado. Neste caso, o engenheiro de custos deve considerar na estimativa de quantidades e do preo unitrio do servio todo o projeto do telhado, em especial sua geometria e inclinao. Espera-se que o custo total do telhado orado segundo qualquer critrio de medio seja sempre o mesmo, afinal o objeto do servio o mesmo telhado. Espera-se, tambm, que a preciso do oramento a ser elaborado para o telhado seja sempre a mesma, afinal o projeto disponvel para a estimativa de custos o mesmo, independentemente do critrio de medio adotado. Portanto, o primeiro mtodo de medio do telhado, considerando apenas a rea de projeo horizontal, no melhor nem pior do que o segundo mtodo. Em algumas situaes acaba simplificando a forma de apurao dos servios executados durante o andamento da obra, permitindo a quantificao por apontadores ou por outros tipos de profissionais sem elevada qualificao profissional. O engenheiro oramentista deve, portanto, considerar devidamente o critrio de medio do servio ao estimar as quantidades dos servios e os respectivos preos unitrios. O projetista, por sua vez, deve especificar um critrio de medio e pagamento que seja melhor indicado para cada caso.
Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

[9]

Ateno!

claro! O auditor de obras deve observar o critrio de medio e pagamento nos procedimentos de verificao dos quantitativos. As anlises aqui propostas no se restringem a meros clculos matemticos das quantidades, sendo vital a depurao dos dados em funo da natureza tcnica do servio questionado. O bom senso e a boa tcnica sugerem que no se pode ter o mesmo grau de rigor na medio das quantidades de postes e do volume de concreto de fundaes profundas, uma vez que a preciso obtida nas duas medidas invariavelmente diferente. Vimos na aula passada, que os valores unitrios dos servios de uma obra so calculados por composies unitrias que consideram os insumos, mo de obra, coeficientes de produtividade e encargos sociais de cada servio, alm de outras premissas. Dentre elas, o critrio de medio, aceitabilidade dos servios e forma de execuo, as quais necessariamente devem constar nas especificaes tcnicas pr-estabelecidas no memorial descritivo e/ou nos cadernos de encargos oficialmente adotados pela Administrao. Sua finalidade orientar previamente os licitantes sobre as regras que sero seguidas pela fiscalizao durante a execuo do contrato, alm de atender aos requisitos estipulados por lei para a elaborao do Projeto Bsico. Essas informaes necessariamente sero consideradas e incorporadas nas composies de custos das propostas, definindo a justa relao entre os encargos do contratado e a sua remunerao financeira. Porm, a inexistncia ou lacunas frequentemente observadas nos memoriais descritivos e cadernos de encargos do margem a pagamentos indevidos pela adoo de critrios de medio distintos entre o efetivamente realizado pela fiscalizao e o considerado no clculo das composies de custo. No caso da construo do telhado de uma edificao exemplificado anteriormente, se em nenhum documento oficial houver descrio do critrio de medio a ser adotado, a empresa pode vencer a licitao utilizando o metro quadrado de projeo horizontal como critrio de medio na formulao de sua proposta. Aps o servio executado, a empresa pode discutir, administrativa ou judicialmente, a adoo da metragem sobre a rea efetiva e no sobre a projeo da rea de telha trocada, alterando o equilbrio-econmico financeiro a favor dela. Percebe-se que, em pequenos detalhes, muitas vezes de difcil percepo, principalmente quando as composies de custos no esto perfeitamente detalhadas, abrem-se margens ao uso de artifcios que possibilitam desequilibrar indiretamente as clusulas financeiras, mesmo sem modificar os preos contratuais do servio.

[ 10 ]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

3. Exemplos de Critrios de Medio e Pagamento Utilizados


Para melhor compreenso dos critrios de medio e pagamento, inclumos a seguir alguns exemplos adotados para os principais servios de uma edificao. Os critrios de medio foram extrados do Manual de Obras Pblicas-Edificaes Prticas da Seap (extinta Secretaria de Estado da Administrao e Patrimnio).
Servio Escavaes e desmontes de rocha Aterros compactados Critrio de Medio (prticas Seap) A medio ser efetuada pelo volume escavado, medido no corte em m3. A medio ser efetuada em m3 pelo volume compactado, medido no aterro conforme projeto. A medio ser efetuada conforme os resumos indicados no projeto, em kg, sem qualquer acrscimo a ttulo de perdas e desbitolamento. A medio ser efetuada pelo volume de concreto aplicado, medido de acordo com as dimenses indicadas no projeto, em m, computando os volumes comuns a vrias peas uma s vez. A medio ser efetuada de acordo com as dimenses indicadas no projeto, apurando-se a rea efetivamente em contato com o concreto, em m, no sendo descontadas reas de interseo no caso de cruzamentos ou interferncias. A medio ser efetuada pelo volume escavado, em m, medido no corte, cujas dimenses em planta esto limitadas por linhas paralelas distantes de 0,50 m das faces laterais das fundaes. A medio ser efetuada por metro de estaca cravada, considerando-se o comprimento definido pela cota de fundao na ponta da estaca e pela cota de arrasamento, sendo tolerado apenas o que exceder no comprimento, at 3,00m acima da face inferior do bloco. A medio ser efetuada pelos comprimentos originais das estacas utilizadas, independentemente da profundidade atingida. A medio ser efetuada por metro, considerando-se o comprimento desde a cota de fundao at a cota de arrasamento. Na biblioteca, referente a esta aula inclumos a ntegra dos trs cadernos de prticas da Seap. No julgamos necessria a leitura de todo o contedo, mas uma fonte de consulta muito valiosa para auditor de obras.

Armaduras

Concreto

Frmas

Escavao de valas

Estaca cravada de concreto

Estacas metlicas Estaca de concreto moldada in loco (tipo broca)

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

[ 11 ]

Estruturas Metlicas

A medio ser efetuada pelo peso obtido das listas de materiais indicadas no projeto, em kg. A medio ser efetuada por m, apurando-se a rea conforme as dimenses indicadas no projeto e descontando-se integralmente todos os vos, reas de vazios ou de elementos estruturais que interfiram nas alvenarias. A medio ser efetuada por unidade colocada, conforme as dimenses indicadas no projeto. A medio ser efetuada pela rea de vidro obtida atravs das dimenses de cada pea, conforme o projeto, em m, devendo ser arredondadas para mais, em mltiplos de 0,05m. A medio ser efetuada pela rea de projeo da cobertura no plano horizontal, conforme projeto, em m. A medio ser efetuada pela rea de piso, conforme as dimenses indicadas no projeto, em m, sendo descontadas as reas de vazios ou interferncias que excederem a 0,50m. A medio ser efetuada por m, obtendo-se a rea de acordo com o projeto, descontando-se os vos maiores que 2,00m, reas de vazios ou interferncias. A medio ser efetuada por m, descontandose no que exceder a 1,00m, os vazios cujas superfcies de topo no sejam revestidas. A medio ser efetuada por metro de tubulao instalada, conforme projeto. A medio ser efetuada por metro de cabo ou eletroduto instalado, conforme o projeto.

Alvenarias

Esquadrias e portas

Vidros

Coberturas

Pisos

Chapisco, emboo e reboco

Revestimentos cermicos, azulejos e ladrilhos Instalaes hidrulicas tubos Instalaes eltricas e telefnicas cabos e eletrodutos

Outras entidades adotam critrios de medies distintos para os servios. Convidamos o participante a dar uma olhada nos critrios de medio presentes na TCPO da editora PINI e confront-los com os critrios de medio utilizados nas prticas da Seap.

[ 12 ]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

4. A influncia do Critrio de Medio nas Composies de Custo Unitrio


Na aula passada, estudamos as composies de custo unitrio dos servios. Veremos, agora, como a mudana de um determinado critrio de medio e pagamento influi nos coeficientes de uma composio de preo unitrio. Como exemplo, considere o servio Cobertura e/ou revestimento com chapas corrugadas de alumnio previsto na Tabela do DNOCS. O caderno de encargos daquela Autarquia apresenta o seguinte critrio de medio: CRITRIO DE MEDIO: Ser feita pela rea, em metro quadrado (m), de cobertura executada, conforme dimenses do Projeto; Obs.: O assentamento e fornecimento dos rufos, cumeeiras, rinces e espiges, sero medidos e pagos em separado; Os rinces e espiges sero pagos como cumeeira. ESTRUTURA DE PREO: Compreende Execuo de cobertura com telha de fibrocimento, chapa corrugada de alumnio, ao zincada ou de PVC, incluindo o fornecimento das telhas, elementos de fixao e vedao, posto obra; Aquisio, carga, transporte, descarga, operao, manuteno, depreciao e conservao dos equipamentos e ferramentas utilizados; Mo de obra e demais incidncias necessrias perfeita execuo dos servios. Trata-se, assim de um critrio de medio que prev a rea efetiva de telhado executada, diferindo do caderno da Seap que prev medio pela rea de projeo da cobertura no plano horizontal, conforme projeto, em m.
[ 13 ]

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

Os dois critrios resultam em duas diferentes composies de custo unitrio para o servio. Quanto maior a inclinao do telhado, maior ser a diferena entre as duas composies de custo unitrio. Para exemplificar, considere um telhado com 32% de inclinao (a cada metro no plano horizontal, ocorre uma elevao de 32 cm no plano vertical):

Aplicando o Teorema de Pitgoras, obteremos que x igual a 1,05. Ou seja, para cada m2 de rea de projeo horizontal do telhado, teremos 1,05 m2 de rea efetiva do telhado. A Tabela do DNOCS apresenta a seguinte composio de custo unitrio para o servio (medio considerando rea efetiva do telhado):
COMPOSIO DE CUSTO UNITRIO
ITEM DESCRIO DO SERVIO Cobertura e/ou revestimento com chapas corrugadas de alumnio UNIDADE : m2

2.30

A
Cdigo

EQUIPAMENTO Descrio
-

Unid.
-

Quant.
-

Coeficiente Prod. Impr.


-

Custo Horrio Prod. Impr.


0,00 0,00 0,00 0,00

Total
-

Total de Mquinas e Equipamentos ( A ) Salrio / hora

B
Cdigo
MO-0012 MO-0017 MO-0001

MO DE OBRA Descrio
Encarregado de Montagem Montador Ajudante Leis sociais horista

Unid.
h h h %

Quant.
0,1000 0,3500 0,3500 135,00%

Total
0,54 0,88 0,42 2,48

Leis-01

Total Mo de Obra suplementar ( B )

5,36 2,51 1,20 0,00 1,84

4,32

C
Cdigo

Ferramentas Descrio
Ferramentas manuais

Quant. %
5,00% -

Total M. de Obra
4,32 -

Total
0,22 -

Adicional ao uso de Ferramentas ( C )

0,22 4,54

D E F G
Cdigo
MT-0064 MT-0112

CUSTO UNITRIO DE EXECUO DOS SERVIOS ( D = A + B + C ) PRODUO HORRIA DA EQUIPE ( E ) CUSTO UNITRIO DE EXECUO DO SERVIO ( F = D / E )

1,0000

m2 / Hora

4,54
Custo Unitrio

MATERIAL Descrio
Chapa corrugada de alumnio Gancho com porca e rosca Unid. Quant. Total

M2 Un -

Total dos materiais ( G )


Custo Unitrio

1,0500 3,0000 -

27,64 0,40 0,00

30,22

29,02 1,20 -

H
Cdigo

SERVIOS AUXILIARES Descrio


Unid. Quant. Total

Custo dos servios auxiliares ( H )


Custo Unitrio

0,00

I
Cdigo

TRANSPORTE Descrio
Unid. DM T Consum o Custo

Custo dos Transportes ( I )

R$

J K L M

CUSTOS UNITRIO DO SERVIO ( J ) = ( F ) + ( G ) + ( H ) + ( I ) BENEFICIOS E DESPESAS INDIRETAS - BDI ( % ) ( K ) BENEFICIOS E DESPESAS INDIRETAS ( BDI ) ( L ) = ( J ) x ( K ) PREO UNITRIO DO SERVIO ( M ) = ( J ) + ( L )

34,76 25,00%

R$ R$

8,69 43,45

[ 14 ]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

Alterando-se o critrio de medio do referido servio, utilizando a rea de projeo horizontal do telhado como unidade de medida, teremos que fazer um ajuste na composio de custo unitrio apresentada acima, multiplicando todos os coeficientes pelo fator 1,05.
COMPOSIO DE CUSTO UNITRIO
ITEM DESCRIO DO SERVIO Cobertura e/ou revestimento com chapas corrugadas de alumnio UNIDADE : m2

2.30

A
Cdigo

EQUIPAMENTO Descrio
-

Unid.
-

Quant.
-

Coeficiente Prod. Impr.


-

Custo Horrio Prod. Impr.


0,00 0,00 0,00 0,00

Total
-

Total de Mquinas e Equipamentos ( A ) Salrio / hora

B
Cdigo
MO-0012 MO-0017 MO-0001

MO DE OBRA Descrio
Encarregado de Montagem Montador Ajudante Leis sociais horista

Unid.
h h h %

Quant.
0,1050 0,3675 0,3675 135,00%

Total
0,56 0,92 0,44 2,59

Leis-01

Total Mo de Obra suplementar ( B )

5,36 2,51 1,20 0,00 1,92

4,51

C
Cdigo

Ferramentas Descrio
Ferramentas manuais

Quant. %
5,00% -

Total M. de Obra
4,51 -

Total
0,23 -

Adicional ao uso de Ferramentas ( C )

0,23 4,74

D E F G
Cdigo
MT-0064 MT-0112

CUSTO UNITRIO DE EXECUO DOS SERVIOS ( D = A + B + C ) PRODUO HORRIA DA EQUIPE ( E ) CUSTO UNITRIO DE EXECUO DO SERVIO ( F = D / E )

1,0000

m2 / Hora

4,74
Custo Unitrio

MATERIAL Descrio
Chapa corrugada de alumnio Gancho com porca e rosca Unid. Quant. Total

M2 Un -

Total dos materiais ( G )


Custo Unitrio

1,1025 3,1500 -

27,64 0,40 0,00

31,73

30,47 1,26 -

H
Cdigo

SERVIOS AUXILIARES Descrio


Unid. Quant. Total

Custo dos servios auxiliares ( H )


Custo Unitrio

0,00

I
Cdigo

TRANSPORTE Descrio
Unid. DM T Consum o Custo

Custo dos Transportes ( I )

R$

J K L M

CUSTOS UNITRIO DO SERVIO ( J ) = ( F ) + ( G ) + ( H ) + ( I ) BENEFICIOS E DESPESAS INDIRETAS - BDI ( % ) ( K ) BENEFICIOS E DESPESAS INDIRETAS ( BDI ) ( L ) = ( J ) x ( K ) PREO UNITRIO DO SERVIO ( M ) = ( J ) + ( L )

36,47 25,00%

R$ R$

9,12 45,59

Se a inclinao do telhado fosse maior, digamos 50%, o coeficiente a ser aplicado seria de aproximadamente 1,12.

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

[ 15 ]

5. Identificao de Outros Tipos de Irregularidades a partir das Anlises de Quantitativos.


Alm do superfaturamento, a anlise de quantitativos permite identificar outros tipos de irregularidade: adiantamento de pagamentos, realizao de servios sem cobertura contratual, deficincia do projeto bsico e qumica. Na introduo desta aula, j mostramos como a deficincia de projetos constatada pela anlise de quantitativos. Vamos agora nos ater s demais irregularidades. O Adiantamento de pagamentos, a qumica e a execuo de servios sem cobertura contratual so identificados quando se faz o confronto dos valores pagos em medies parciais com o andamento da obra e com as previses do projeto. O adiantamento de pagamentos difere do superfaturamento de quantidades basicamente pelo fato de que no primeiro ocorre a efetiva verificao da execuo das quantidades pagas antecipadamente em etapas futuras da obra. No segundo, as quantidades medidas e pagas a maior simplesmente no foram efetivamente executadas. A qumica e a execuo de servios sem cobertura contratual so irregularidades detectadas durante a vistoria da obra, quando o auditor constata haver servios executados sem previso na planilha oramentria. Portanto, o auditor de obras deve dedicar ateno tambm para as planilhas de medio dos servios, em especial no confronto dos servios que foram pagos com aqueles efetivamente constatados durante a realizao de vistoria na obra.

[ 16 ]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

Sntese
Nesta aula, apresentamos um importante passo na elaborao de um oramento e, tambm, de uma auditoria de obras: a quantificao dos servios. Em muitos casos, a anlise de quantitativos no complexa, exigindo clculos elementares de geometria. Porm, a depender do caso, pode-se tornar um procedimento bem trabalhoso, bem como surgem dificuldades em algumas situaes: obras concludas e sem projetos, levantamento de servios de terraplanagem e levantamento de servios de transporte de materiais. Por fim, tambm enfatizamos que: a anlise de quantitativos um procedimento muito til para detectar falhas e omisses no projeto bsico; necessrio que o auditor de obras detenha certa habilidade na leitura e interpretao das peas grficas que compem o projeto bsico; necessrio atentar para o critrio de medio e pagamento dos servios. De qualquer forma, deve-se salientar que a tcnica de auditoria trabalha, sobretudo, com amostragem. No precisamos conferir as quantidades de todos os servios da planilha oramentria. Nas aulas seguintes, abordaremos melhor essa questo. Agora hora de exercitar os conceitos aprendidos. Apresentamos um projeto real e vamos solicitar que os participantes levantem alguns quantitativos de servios desse projeto. Temos outro interessante exerccio no qual solicitado um ajuste na composio de custo unitrio em funo de uma alterao no critrio de medio e pagamento. Conclumos esta aula convidando-os a utilizarem o frum para comentrios e esclarecimentos de dvidas.

Aula 4 Anlise dos Quantitativos de Servios

[ 17 ]

Referncias bibliogrficas
Departamento Nacional de Obras contra as Secas DNOCS, Elaborao e Implantao de Composies de Custos Unitrios de Obras e Servios de Engenharia Executados pelo DNOCS, Dezembro/2003. Manual de Obras Pblicas de Edificaes Prtica da Secretaria de Estado da Administrao e do Patrimnio (SEAP): Construo. Manual de Obras Pblicas de Edificaes Prtica da Secretaria de Estado da Administrao e do Patrimnio (SEAP): Manuteno. Manual de Obras Pblicas de Edificaes Prtica da Secretaria de Estado da Administrao e do Patrimnio (SEAP): Projeto.

[ 18 ]

AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS

Das könnte Ihnen auch gefallen