Sie sind auf Seite 1von 11

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica

Temperatura e Calor
1. Definio de Temperatura e Calor 1.1.Temperatura Nossa sensao de frio e quente s vezes confunde o conceito de Temperatura e Calor. Na temperatura ambiente podemos encostar a mo em dois corpos de materiais diferentes e ter sensao trmica diferente. O material que melhor condutor de calor parece mais frio. Quando um corpo recebe ou perde energia atravs de um fluxo de calor, o estado de agitao das partculas que o constituem modificado. Quando um corpo recebe um fluxo de calor aumenta a energia cintica dos tomos (vibrao). Temperatura definida como o grau medo de agitao trmica das molculas (ou tomos) de um corpo. 1.2.Calor Quando colocamos em contato trmico dois corpos de temperaturas diferentes, notamos que estes buscam uma situao de equilbrio trmico, em que as temperaturas tornam-se iguais. Para que isso acontea, o corpo de maior temperatura fornece, ao de menor temperatura, certa quantidade de energia trmica. Isso provoca uma diminuio em sua temperatura e um aumento na temperatura do corpo inicialmente mais frio, at que se estabelea um equilbrio trmico. Essa energia trmica, enquanto est em movimento, recebe o nome de calor. Calor a energia trmica em movimento que flui de um corpo para outro devido diferena de temperatura entre eles. o responsvel pela agitao das molculas de uma substncia, isto , quanto maior o estado de agitao das partculas de um corpo (energia cintica), maior ser sua temperatura, ou seja, mais quente ele estar. Quanto menor o estado de agitao das partculas de um corpo, menor ser sua temperatura, ou seja, mais frio ele estar. 1.3.Equilbrio Trmico Quando dois corpos esto em contato, a energia trmica passa do corpo mais quente para o corpo mais frio, at que os dois tenham a mesma temperatura. Nessa situao, dizemos que os corpos esto em Equilbrio Trmico. 2. Escalas Termomtricas No temos condies de medir diretamente a energia de agitao das molculas de um corpo. Para faz-lo, utiliza-se um processo indireto, em que se usa um segundo corpo que sofra alteraes mensurveis em suas propriedades fsicas quando colocado em contato com o primeiro corpo. Esse segundo denominado Termmetro. Para a construo de uma escala termomtrica, utilizamos qualquer elemento que sofra alteraes notveis quando sujeito variaes de temperatura. Nele atribuiremos apenas dois valores: 1o ponto fixo ponto de gelo Temperatura na qual o gelo e a gua permanecem em equilbrio trmico, quando sob presso constante; 2o ponto fixo ponto de vapor Temperatura na qual a gua entra em ebulio, quando sob presso normal.

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
2.1.Escala Celsius Nesta escala adota-se o valor 0o como ponto do gelo, 100o na marca da gua fervente e dividindo em 100 partes iguais o intervalo entre as duas marcas. 2.1.1. As convenes usadas para se calibrar um termmetro na escala Celsius so as seguintes:] 1) O termmetro colocado numa mistura de gelo e gua em equilbrio trmico, presso de 1 atm. Quando a altura da coluna lquida se estabilizar, o termmetro estar em equilbrio trmico com a mistura. Essa altura da coluna representa a temperatura de zero grau Celsius (0o C). 2) O termmetro colocado em gua em ebulio, presso de 1 atm. Quando a altura da coluna lquida se estabilizar, o termmetro estar em equilbrio trmico com a gua. Essa altura da coluna representa a temperatura de cem graus Celsius (100o C). 3)Divide-se o intervalo entre 0o C e 100 C em 100 partes iguais. O intervalo entre duas divises sucessivas representa uma variao de temperatura de 1 C.

2.2.Escala Fahrenheit Na escala Fahrenheit o ponto de fuso do gelo marcado com 32 graus fahrenheit (32 F) e o ponto de ebulio da gua com 212 F. O intervalo entre essas temperaturas corresponde a 180 divises. Na escala Celsius esse mesmo intervalo corresponde a 100 divises. Assim, a relao entre as temperaturas nas escalas Fahrenheit e Celsius dada por:

C = F 32 5 9

2.3.Escala kelvin Escala Absoluta A escala kelvin utiliza o mesmo intervalo entre o ponto de gelo e o ponto de gua fervente que a escala Celsius, porm considera para tal, 273 K e 373 K, respectivamente, o ponto de gelo e o ponto de gua fervente. Porque o valor 273,15 K indica o incio da escala Kelvin? Por que foi nessa temperatura que foi possvel mantermos a gua em seus trs estados fsicos, a uma presso de 4,58 mmHg: slido (gelo), lquido (gua) e gasoso (vapor). Tal temperatura conhecida como Ponto Triplo da gua, que ocorre , na escala Celsius, 0,01 oC; na escala kelvin, 273,15 K; e na escala Fahrenheit, a 32 oF.

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
O zero absoluto corresponde a uma temperatura onde um corpo estaria com o menor grau de agitao molecular possvel, e, portanto teria a menor energia possvel. Na escala Kelvin, o zero da escala (0 K) corresponde ao zero absoluto. Portanto, o zero deslocado de modo que 0K= -273,15 C. A relao entre as temperaturas nas escalas Kelvin e Celsius dada por:

C = k 273
A relao entre as temperaturas nas escalas Kelvin e na escala Fahrenheit dada por:

F 32 = k 273 9 5
Exemplo 1: A preocupao com o efeito estufa tem sido cada vez mais notada. Em alguns dias do vero de 2009, a temperatura na cidade de So Paulo chegou a atingir 34 C. Qual valor dessa temperatura na escala Kelvin? (R: 307,15) Exemplo 2: Para medir a febre de pacientes, um estudante de medicina criou sua prpria escala linear de temperaturas. Nessa nova escala, os valores de 0 (zero) e 10 (dez) correspondem, respectivamente, a 37C e 40C. Qual a temperatura de mesmo valor numrico em ambas as escalas? (R: 52,9 C) 3. Calorimetria 3.1.Caloria Caloria uma unidade de medida de calor. Ns a simbolizamos por cal. Por definio, uma caloria a quantidade de calor necessria para elevar de 14,5 a 15,5 a temperatura de 1 g de gua destilada, ao nvel do mar (ou seja, a presso de 1 atm). Para um valor muito grande de calorias conveniente usarmos um mltiplo de calorias, a quilocalorias, equivalente a 1000 cal, e simbolizada por kcal. 3.2.Calor especfico Calor especfico uma grandeza caracterstica do material e estabelece que, para que massas iguais de materiais diferentes sejam elevadas mesma temperatura, so necessrias quantidades de calor diferentes. Dizemos que, quanto maior o calor especfico de um corpo, maior o tempo para aquec-lo ou resfri-lo. A gua um regulador trmico da atmosfera. Devido ao seu alto calor especfico (1cal/g C), ela demora mais para se aquecer; portanto, ela se aquece menos que a terra nos dias quentes, regulando assim a temperatura. 3.3.Calor sensvel Calor sensvel uma quantidade de calor que faz a temperatura de um corpo variar. Podemos calcular essa quantidade de calor pela expresso:

Q = m.c.T

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
onde: Q = a quantidade de calor sensvel; c = calor especfico; m = massa do corpo; T = variao da temperatura. 3.4.Calor Latente Calor latente o calor que produz mudana de estado fsico da matria no corpo. A quantidade de calor latente de um corpo calculada pela expresso:

Q = m.L
onde: Q = quantidade de calor latente. L = calor latente de transio; m = massa do corpo; Quando uma determinada substancia pura, ao mudar de estado ( temperatura constante), troca uma quantidade de calor Q, essa quantidade de calor trocada por unidade de massa (m) recebe o nome de Calor Latente de Transio (L). 3.5.Mudanas de Estado: Aumento de temperatura

Sublimao Fuso Slido Solidificao Sublimao Lquido Condensao Vaporizao Vapor

Diminuio de temperatura - Mudanas de estado: mudanas endotrmicas (fuso e vaporizao), necessitam receber uma quantidade de calor Q. - Mudanas de estado: mudanas exotrmicas (solidificao e liquefao), necessitam perder uma quantidade de calor Q. - A solidificao ocorre por cristalizao um congelamento; - A vaporizao ocorre por evaporao, ebulio e calefao. - A liquefao ocorre por condensao.

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
3.6.Lei zero da Termodinmica Se dois corpos esto em equilbrio trmico com um terceiro, eles esto em equilbrio trmico entre si, essa lei denominada Lei zero da Termodinmica 3.7.Sistema termicamente isolado Se dois ou mais corpos so misturados e apenas existe troca de calor entre eles, eles formam um sistema termicamente isolado. Onde teremos: Qcedida = Qrecebida, ou seja: Q cedido + Q recebido = 0. 3.8.Capacidade trmica Sabemos que quando no ocorre mudana de estado, a quantidade de calor que um corpo recebe diretamente proporcional ao seu aumento de temperatura. A constante de proporcionalidade recebe o nome Capacidade Trmica.

Q = C.T

ou

C = Q / T

A unidade de capacidade trmica pode ser: cal/C (usual) ou J/K (no SI). Para transformar as unidades de usual para o SI, temos: c gua = 1 cal/g.C = 4,18 J/g.K Durante uma mudana de estado, sob presso constate, no ocorre variao de temperatura. Cada substncia tem a sua temperatura de mudana de estado, dependendo da presso, isto , para cada presso dada, cada substncia tem sua temperatura de fuso e temperatura de ebulio. Se variarmos a presso, a temperatura de mudana de estado tambm varia. Durante a mudana de estado, a temperatura permanece constante. Por exemplo, na fuso, o calor fornecido usado para romper as ligaes entre as molculas. Enquanto isso ocorre, a energia cintica das molculas no varia. Exemplo 3: Um bloco de ferro de 10cm resfriado de 300C para 0C. Quantas calorias o bloco perde para o ambiente? Dados: densidade do ferro=7,85g/cm e calor especfico do ferro=0,11cal/g.C (R: -2590 cal) Exemplo 4: Qual a quantidade de calor absorvida para que 1L d'gua congelado e -20C vaporize e chegue a temperatura de 130C. (R: 744 kcal) Dados: Calor latente de fuso da gua: L=80cal/g Calor latente de vaporizao da gua: L=540cal/g Calor especfico do gelo: c=0,5cal/g.C Calor especfico da gua: c=1cal/g.C Calor especfico da gua: c=0,48cal/g.C Densidade da gua: d:1g/cm 1L=1dm=1000cm Exemplo 5: Um bloco de uma material desconhecido e de massa 1kg encontra-se temperatura de 80C, ao ser encostado em outro bloco do mesmo material, de massa 500g e que est em

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
temperatura ambiente (20C). Qual a temperatura que os dois alcanam em contato? Considere que os blocos estejam em um calormetro. (R: 60C) 4. Transferncia de Calor Transferncia de calor a passagem de calor dos corpos mais quentes para os corpos mais frios, isto , dos corpos de maior temperatura para os de menor temperatura. Essa transferncia pode acontecer de trs maneiras: conduo, conveco e radiao. Conduo: a conduo de calor ocorre quando o calor se propaga de molcula a molcula, isto , quando, por exemplo, colocamos a ponta de uma barra de metal para aquecer, as molculas da ponta se agitam mais, fazendo com que as molculas vizinhas se agitem mais, assim o calor chega at a outra extremidade da barra. Esta forma de transferncia de calor s ocorre em corpos no estado slido. Conveco: quando fervemos a gua em uma panela, as molculas de gua que esto no fundo da panela so aquecidas primeiro; sabemos que quando a gua se aquece, fica menos densa, assim, a gua no fundo da panela fica mais leve e sobe, dando lugar gua mais fria que estava na superfcie. Forma-se, ento, uma corrente conduzindo calor. A essa transferncia de calor damos o nome de transferncia por conveco. Esta forma de transferncia de calor s ocorre em corpos que se encontram no estado lquido ou gasoso. Radiao: existem certos tipos de ondas que transportam calor, por exemplo, os raios infravermelhos. Ao contrario da transferncia de calor por conduo e conveco, a radiao no exige um meio material para se propagar. assim que o calor do Sol chega at a Terra; o calor de uma fogueira nos atinge mesmo quando estamos distncia. 4.1.Efeitos do Calor Aumento de temperatura; Dilatao; Mudana de estado fsico da matria; Trabalho mecnico. O aumento de temperatura faz com que as molculas de um corpo vibrem mais, isto , aumenta a energia cintica das molculas; o aumento da vibrao faz com que seja aumentado tambm o espao entre as molculas. A consequncia disso o aumento do volume do corpo, que chamamos de dilatao. Dependendo da temperatura e da presso, uma mesma substancia pode ser encontrada em trs estados fsicos, que so: slido, lquido e gasoso. Slido: um corpo no estado slido tem forma e volume constates; Lquido: um corpo no estado lquido tem forma varivel e volume constante. Gasoso: um corpo no estado gasoso no apresenta nem forma nem volume constantes. 5. Dilatao Trmica 5.1.Dilatao Linear Quando a temperatura de um corpo se eleva, o corpo usualmente se expande. Consideramos uma barra comprida, de comprimento L, na temperatura T. Quando a temperatura se altera de T, a variao do comprimento L proporcional a T e ao comprimento original L:

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica

L = .L.T
onde o coeficiente de expanso linear; L a variao do comprimento; T a variao da temperatura; L o comprimento inicial. = L/ L . T, seu valor depende do material e da faixa de temperatura, sua unidade o inverso do C ou F, ou ainda, do K; 5.2.Dilatao Superficial Se duas dimenses de um slido se expandem com a variao da temperatura, a superfcie deste slido deve aumentar. Para o clculo da dilatao superficial (S) de um slido com superfcie inicial S, cuja temperatura sofra aumento de T, dada por:

S = .S.T
onde o coeficiente de expanso superficial e vale 2. (pois est se dilatando em duas direes) S a variao da superfcie; T a variao da temperatura; S a superfcie inicial. 5.3.Dilatao Volumtrica Se todas as dimenses de um slido se expandem com a temperatura, o volume deste slido deve aumentar. Para os lquidos, a expanso volumtrica o nico parmetro de expanso que faz algum sentido. Se a temperatura de um slido ou de um lquido, cujo volume V, aumenta T, a variao de volume dada por:

V = .V.T
onde o coeficiente de expanso volumtrica, e vale 3. (pois est se dilatando em trs direes) V a variao do volume; T a variao da temperatura; V o volume inicial. A expanso trmica de um slido semelhante a uma ampliao fotogrfica (tridimensional). O mais comum dos lquidos, a gua, no se comporta como os outros lquidos. Acima de 4 oC, ela se expande, quando a temperatura sobe, que o comportamento esperado. Mas, entre 0 e 4 oC, se contrai com o aumento da temperatura. Em torno de 4 oC, o volume especfico da gua passa por um mnimo, o que significa que a densidade (que o inverso do volume especfico) passa por um Maximo. Em qualquer outra temperatura, a densidade da gua menor que esse valor. Esse comportamento da gua nos faz entender porque os lagos congelam primeiro na superfcie. A medida que a temperatura diminui, ela fica mais densa e se desloca par ao fundo. Abaixo de 4 oC, no entanto, um maior resfriamento torna a gua da superfcie menos densa que a do fundo; logo, ela

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
permanece na superfcie at congelar. Se os lagos congelassem a partir do fundo, o gelo formado no se derreteria completamente durante o vero, pois a gua acima dele um bom isolante trmico. Depois de alguns anos, muitas rgios dos oceanos, nas zonas temperadas da Terra, estariam congeladas o ano inteiro, o que impediria a existncia de toda a vida aqutica que conhecemos. Quem iria pensar que tanta coisa dependeria apenas do comportamento anormal da gua? A relao entre os coeficientes de dilatao linear, superficial e volumtrica ser: = 3. (pois na dilatao volumtrica o lquido ou slido em questo sofrer a dilatao nas 3 direes x, y e z) = 2. (pois na dilatao superficial o slido em questo sofrer a dilatao apenas nas direes x e y) Logo, na dilatao linear s considerada a dilatao em seu comprimento, desconsiderando-se a dilatao na sua largura e na sua altura. Exemplo 6: Duas barras de 3 metros de alumnio encontram-se separadas por 1cm 20C. Qual deve ser a temperatura para que elas se encostem, considerando que a nica direo da dilatao acontecer no sentido do encontro? Sendo AL= 22.10-6oC-1. (R: 95,75oC) Exemplo 7: Uma pea de zinco constituda a partir de uma chapa de zinco com lados 30cm, da qual foi retirado um pedao de rea 500cm. Elevando-se de 50C a temperatura da pea restante, qual ser sua rea final em centmetros quadrados? (Dado Zi= 2,5.10-5oC-1). (R: 401cm2). Exemplo 8: Um paraleleppedo de uma liga de alumnio (AL=2.10-5oC-1) tem arestas que, 0C, medem 5cm, 40cm e 30cm. De quanto aumenta seu volume ao ser aquecido temperatura de 100C? (R: 36cm3) Exerccios Propostos 01. O vero de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da America. A diferena entre a mxima temperatura do vero e a mnima no inverno anterior foi de 60C. Qual o valor dessa diferena na escala Fahrenheit? (R: 108 F). 02. (Pucsp 2007) O grafico representa a relacao entre a temperatura medida em uma escala de temperatura hipottica W e a temperatura medida na escala Celsius, sob presso normal.

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica
Qual a temperatura de fuso do gelo e a de ebulio da gua em graus W, respectivamente? (- 40 e 110) 03. Um estudante desenvolve um termmetro para ser utilizado especificamente em seus trabalhos de laboratrio. Sua ideia e medir a temperatura de um meio fazendo a leitura da resistncia eltrica de um resistor, um fio de cobre, por exemplo, quando em equilbrio trmico com esse meio. Assim, para calibrar esse termmetro na escala Celsius, ele toma como referencias as temperaturas de fusao do gelo e de ebulio da gua. Depois de varias medidas, ele obtm a curva apresentada na figura.

Encontre a equao da correspondncia entre a temperatura T, em C, e a resistncia eltrica R, em , e dada pela equao. (R: T = 100 (R - 16) / 6,6) 04. Para transformar graus Fahrenheit em graus Celsius, usa-se a formula: C = F 32 5 9 em que F e o numero de graus Fahrenheit e C e o numero de graus Celsius. a) Transforme 35oC para a escala Fahrenheit. b) Qual a temperatura (em graus Celsius) em que o numero de graus Fahrenheit e o dobro do numero de graus Celsius?.(R: a) 95oF e b) 160oC) 05. So misturados 50 g de gua a 20 oC com 20 g de gelo a 0 oC em um calormetro de capacidade trmica desprezvel. O calor latente de fuso do gelo de 80 cal/g e o calor especfico da gua de 1 cal/g oC. Qual a temperatura final da mistura em oC? (R: 0) 06. Qual a quantidade de calor necessria para transformar 50 g de gua a 20 oC em vapor de gua a 140 oC ? (32 000 cal). Dados: calor especfico da gua = 1 cal/goC calor latente de vaporizao da gua = 540 cal/g calor especfico do vapor de gua = 0,5 cal/goC 07. O carvo, ao queimar libera 6000 cal/g. Queimando 70 g desse carvo, 20% do calor liberado usado para aquecer, em 15o C, 8 kg de um lquido. No havendo mudana do estado de agregao, podemos afirmar que o calor especfico desse lquido, em cal/goC, de? (R: 0,7).

08. Um corpo de massa m a 270o C colocado em um recipiente, onde existe idntica massa de gua a 50o C, obtendo-se uma temperatura de equilbrio igual a 70o C. Admitindo que somente houve troca de calor entre o corpo e a gua, qual o calor especfico do corpo, em cal/goC? (R: 0,10). 09. Uma bacia contm 18 litros de gua temperatura de 24 oC. Desprezando-se a capacidade trmica da bacia e as perdas para o ambiente, pode-se obter uma mistura temperatura final de 36 o C. despejando-se na bacia certa quantidade de gua a 72 oC. Qual dever ser a quantidade de gua? (R: 6 litros) 10. Temos 50 g de gelo a 0 oC. Que quantidade de calor devemos fornecer massa de gelo para obter 50 g de gua a 10 oC ? (4500 cal). Dados: calor especfico da gua = 1 cal/goC. calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g. 11. Uma pedra de gelo, de 40 g de massa e temperatura de-10 oC, exposta ao sol. Admitindo que o gelo s absorve calor do sol a uma taxa media de 200 cal/min, podemos afirmar que o tempo para a pedra derreter completamente , em minutos, de: (R: 17). Dados: calor especfico do gelo = 0,5 cal/goC. calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g. 12. Uma placa de alumnio (coeficiente de dilatao linear do alumnio = 2 105 C1), com 2,4 m2 de rea temperatura de 20 C, foi aquecido 176 F. O aumento de rea da placa foi de: (R: 96 cm2). 13. Quando se constri uma estrada de ferro, deve-se distanciar um trilho do outro para que a dilatao trmica no produza o efeito indesejado, apresentado na figura a seguir. Na construo de uma ferrovia, com trilhos de ferro de 8 m de comprimento, a distncia mnima que deve ser deixada entre dois trilhos consecutivos, para uma variao mxima de temperatura de +50C em relao temperatura ambiente do dia de instalao dos trilhos , em mm, de? Coeficiente de dilatao do ferro = 1,2 105 C1 (R: 4,8)

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica

14. Um ferreiro deseja colocar um anel de ao ao redor de uma roda de madeira de 1,200 m de dimetro. O dimetro interno do anel de ao 1,198 m. Sem o anel ambos esto inicialmente temperatura ambiente de 28 C. A que temperatura necessrio aquecer o anel de ao para que ele encaixe exatamente na roda de madeira? (OBS.: Use = 1,1 105 C1 para o ao). (R: 180oC).

15. O coeficiente de dilatao linear do ao 1,1 x 10-5 C-1. Os trilhos de uma via frrea tm 12m cada um na temperatura de 0C. Sabendo-se que a temperatura mxima na regio onde se encontra a estrada 40C, o espaamento mnimo entre dois trilhos consecutivos deve ser, aproximadamente, de quanto? (R: 0,53cm) 16. O volume de um bloco metlico sofre um aumento de 0,60% quando sua temperatura varia de 200C. Qual o coeficiente de dilatao de dilatao linear mdio desse metal, em C-1? (R: 1,0.10-5) 17. A massa especfica de um slido 10,00g . cm-3 a 100C e 10,03g . cm-3 a 32F. Qual o coeficiente de dilatao linear do slido? (R: 10 . 10-6 C-1).

Faculdade Assis Gurgacz FAG Engenharia Civil 2 perodo Fsica Geral Professora Mnica

Das könnte Ihnen auch gefallen