Sie sind auf Seite 1von 8

PLANO NACIONAL DE ASTRONOMIA:

WHITE PAPER

ASTROQUMICA
Participantes:
Heloisa M. Boechat Roberty (UFRJ), Diana Andrade (UNIVAP), Douglas Galante (USP), Enio Frota da Silveira (PUC-Rio), Eduardo Janot Pacheco, (USP), Hlio J. Rocha Pinto (UFRJ), Jacques Lepine,(USP), Jos Williams Vilas Boas (INPE), Ricardo R. T. Marinho (UFBA), Sergio Pilling (UNIVAP), Zulema Abraaham (USP).

Astroqumica
A Astroqumica uma rea relativamente nova, que est na interface entre a Astronomia, a Fsica e a Qumica tendo como foco principal o estudo da formao, destruio e abundncia de molculas em diversos ambientes tais como nuvens moleculares, regies de nascimento estelar, nebulosas planetrias, discos protoplanetrios, atmosferas planetrias, cometas etc. Um dos temas instigantes abordados pela Astroqumica o estudo da qumica orgnica prebitica para compreender a origem a vida na Terra. Dependendo das condies fsico-qumicas dos ambientes, as molculas podero estar na fase gasosa ou podero estar condensadas na superfcie de gros de poeira interestelar, cometas, etc. A astroqumica pode ser dividida em 3 subreas: astroqumica observacional, terica e experimental.

A.

Astroqumica observacional

As molculas podem ser observadas principalmente nos comprimentos de ondas de rdio e infravermelho. Muitas das assinaturas das mais importantes espcies inicas e neutras moleculares so encontradas nos comprimento de onda de milmetros. Portanto, acredita-se que, com o interfermetro ALMA (Atacama Large Millimeter Array) e o LLAMA (Long Latin American Millimetric Array), com antenas e equipamentos de ltima gerao atingiro alta sensibilidade e alta resoluo angular, o que possibilitar a identificao de um grande nmero de molculas e permitir mapear a distribuio de molculas pr-biticas, por exemplo, em discos protoplanetrios, nos quais os planetas esto se formando ou se formaram. Os telescpios Gemini so otimizados para observaes em comprimentos de onda no infravermelho, portanto a utilizao do Gemini poder dar um grande avano na deteco de molculas nas freqncias das bandas das transies ro-vibracionais. Pesquisadores envolvidos: Dr. Jacques Lepine (IAG/USP), Jos Williams Vilas Boas (INPE) e Zulema Abraham (IAG/USP)

B.

Astroqumica terica

Tendo como vnculo as observaes, modelos so desenvolvidos na tentativa de se descrever diferentes cenrios qumicos ou fsico-qumicos como, por exemplo, a evoluo qumica de uma nuvem molecular em funo das abundancias atmicas iniciais do tempo ou as principais reaes qumicas em certa altitude dentro da atmosfera de um planeta. Essas questes, bem como muitas outras, so estudadas teoricamente dentro da subrea da astroqumica terica. O principal desafio desses modelos incorporar a complexidade de reaes qumicas que ocorrem na superfcie de gros. Pesquisadores: Dr. Helio J. Rocha Pinto (OV/UFRJ) e aluno Eduardo M. Penteado; Amaury Almeida ( IAG/USP)

C.

Astroqumica experimental

A Astroqumica experimental uma cincia multidisciplinar que investiga, a partir de experimentos de laboratrio, questes acerca da presena, formao e sobrevivncia de molculas em ambientes. A interao da radiao ionizante (ftons, eltrons ou ons) com molculas, em ambas as fases, disparam processos dissociativos e reaes qumicas cuja conseqncia um aumento contnuo da complexidade qumica nesses ambientes. Por exemplo, a partir do processamento de molculas simples como N2, H2O, CO, NH3, formam-se molculas orgnicas pr-biticas tais como o aminocido glicina (C2H5NO2) e a base adenina (C5H5N5). Nos experimentos que envolvem a fase gasosa so simulados, por exemplo, a componente gasosa do meio interestelar, atmosfera de planetas, comas cometrias e outros ambientes astrofsicos que contenham espcies qumicas na fase gasosa. Nos experimentos que envolvem a fase condensada investigam-se ambientes que esto baixas temperaturas (10 a 100 K) gros de poeira interestelar/circunstelar, gros de poeira em discos protoplanetrios. Tambm so investigadas as superfcies congeladas de planetas/luas/asterides, cometas, aerossis em suspenso em atmosferas planetrias/lunares, etc. 2

Experimentos na fase gasosa (Meio interestelar, atmosferas planetrias/lunares) Nas investigaes que envolvem molculas na fase gasosa estuda-se: a) as reaes qumicas entre espcies neutras, inicas, radicais e/ou eltrons de baixa energia; b) a interao de ftons, eltrons, ons com diversas espcies moleculares, determinando as sees de choque de absoro, ionizao e dissociao e as taxas de ionizao e destruio e tempos de meia vida de cada molcula em diversos ambientes. Um dos laboratrios utilizados para estes experimentos o Laboratrio Nacional de Luz Sncrotron (LNLS) em Campinas, SP. a) b)

C1.

c)

Fig 1 - a) Fotografia do hall experimental do LNLS (esquerda); b) Sobrevivncia radiao UV e raios-X de molculas orgnicas; c) Tempo de meia vida do benzeno em diversos ambientes.( BoechatRoberty 2009, MNRAS, 394, 810)

A montagem experimental tpica para esses experimentos consiste de uma cmara de ultra alto vcuo contendo um espectrmetro de massas por tempo de vo (TOF-MS). Dentro da cmara experimental, o feixe de luz sncrotron intercepta perpendicularmente o feixe molecular produzindo ons e eltrons que eram acelerados em direes opostas. Ao seguirem em direo ao detector, os ons eram diferenciados de acordo com sua razo massa/carga chegando em tempos distintos e produzindo assim um espectro tpico da fragmentao molecular devido aquele agente ionizante. A partir dos espectros de massa so determinadas as energias cinticas, a abundncia de cada on resultante das fragmentaes e as sees de choque de fotoionizao e de fotodissociao. Tem sido investigados tambm os efeitos da coliso de eltrons e prtons com espcies de interesse astrofsico na fase gasosa. Os experimentos so realizados em laboratrios do Instituto de Qumica e no Instituto de Fsica da UFRJ em parceria com grupos locais. Espectros sintticos: Espectros sintticos de absoro no UV so obtidos em uma ampla faixa espectral, de 25 a 250 nm, somando o produto da seo de fotoabsoro pela densidade colunar das vrias molculas contidas em um dado ambiente, como a atmosfera planetria. Os espectros de fotoabsoro so determinados experimentalmente usando o Laboratrio de impacto de eltrons do Instituto de Qumica da UFRJ. Pela tcnica de espalhamento de eltrons, os espectros de perda de energia de eltrons, medidos em um ngulo de espalhamento prximo de zero, so convertidos em espectros de fotoabsoro. Um espectro sinttico 3

contendo metano, acetileno, etileno, etano, benzeno, propano, amnia, butadieno mostrou uma tima concordncia com um espectro da atmosfera de Tit obtido pela Cassini. Experimentos na fase condensada (gros de poeira interestelar, cometas, aerossis, etc.) Vrios processos esto envolvidos no estudo da interao de agentes ionizantes (eltrons, ftons e ons) com molculas congeladas na superfcie de gros: adsoro (gs- gros); dessoro trmica, dessoro induzida por ons (radilise), dessoro induzida por UV e raios X (fotlise). Como decorrncia temos a taxa de formao de novas molculas, a produo aglomerados inicos, a determinao de taxas de reao, sees de choque e tempos de meia vida e taxas de adsoro, dessoro e etc. Dessoro - Para compreendermos os efeitos de superfcie promovidos pela radiao ionizante nos gelos astrofsicos foram realizados experimentos empregando duas tcnicas analticas, uma para cada tipo de radiao incidente: Photon Stimulated on Desorption (PSID) e Plasma Desorption Mass Spectrometry (PDMS). Em ambos os casos, as molculas foram adsorvidas num substrato fino de ouro conectado a um criostato ou a um dedo frio. Na tcnica de PSID a radiao eletromagntica incidente, principalmente ftons de raios X moles, provoca a ionizao/excitao/dissociao e a dessoro. Os ons formados na superfcie so extrados pelo elevado campo eltrico aplicado e analisados pelo espectrmetro de massa do tipo tempo de vo. O uso da tcnica de PSID til uma vez que se pode escolher onde a molcula ser quebrada, selecionando-se a energia do fton. Portanto, essa tcnica permite seletividade de elemento e da borda do elemento em questo. Na tcnica PDMS so utilizados os ons decorrentes da fisso do Califrnio para bombardear a amostra congelada, produzindo ons secundrios que so ento extrados e analisados, como na tcnica PSID. O poder de penetrao dos fragmentos de fisso do califrnio cerca de duas a trs ordens de magnitude maior que o produzido pelo vento solar ou raios csmicos, sendo assim, a taxa de dessoro dos ons bem como a taxa das reaes qumica induzida na superfcie so fortemente aumentados. Foi possvel tambm estudar a formao de agregados de molculas que so arrancados da superfcie devido ao impacto com ons pesados rpidos. C2.

Fig 2 Desenho esquemtico da montagem experimental para estudo dos efeitos de superfcie em gelos astrofsicos (esquerda) com a tcnica de PDMS. Exemplo de espectro de gelo de gua obtido com essa tcnica (direita). (Andrade et al. al 2009, J Ph. Chem 112, 11954)

Fotlise de gelos astrofsicos simulados Simulamos os efeitos da radiao estelar utilizando a radiao sncrotron do LNLS na faixa do UV ou raios X moles interagindo com aminocidos e bases nitrogenadas em fase slida (Fig. 3). Os resultados mostraram uma grande diferena (103-104 menor) na sobrevivncia dos aminocidos em relao s bases nitrogenadas. Os tempos de meia vida para essas molculas, quando extrapolados para contextos astrofsicos, revelaram que no interior de nuvens densas e de discos protoplanetrios essas molculas poderiam facilmente sobreviver tempos maiores do que 107 anos. Este resultado sugere que essas molculas, supostamente sintetizadas no interior de nuvens densas do meio interestelar, no seriam dissociadas durante a fase de formao de um dado sistema planetrio, podendo assim ter um papel importante na qumica pr-bitica relacionada com a origem da vida. Investigou-se a 4

fotodegradao de gelos de CO e CO2 cobertos por uma fina camada de gelo de H2O simulando ambientes anlogos aos observados em nuvens densas e discos protoplanetrios. Nesse estudo foi possvel determinar o tempo de meia vida das espcies na presena do campo de radiao na faixa dos raios X. O valor encontrado, da ordem 104 anos, apresenta-se compatvel com os tempos de vida das nuvens densas e sugere que as interaes entre raios X e molculas nas regies mais internas so importantes e devem ser levadas em consideraes em modelos astroqumicos.

Fonte de ionizao

Fonte de ionizao

Fig. 3 - Desenho da montagem experimental tpica de experimentos de irradiao (fotlise ou radilise) de gelos astrofsicos com analise in-situ utilizando FITR

Foi simulada a composio qumica dos aerossis em suspenso na atmosfera da lua de Saturno, Tit. O experimento foi realizando numa cmara de alto vcuo (10-8 mbar) com janelas laterais transparentes ao infravermelho. A mistura gasosa (95% N2 e 5% CH4) foi adsorvida continuamente, num substrato de NaCl acoplado a um criostato de sistema fechado de hlio. A temperatura do substrato foi mantida em torno de 15 K. A amostra gasosa foi continuamente condensada e irradiada por cerca de 73 horas com luz sncrotron ininterruptas na faixa dos raios X moles provenientes da linha SXS correspondendo cerca de 7 milhes de anos de irradiao solar. Anlises in situ realizadas utilizando um espectrmetro FTIR confirmaram a presena de espcies moleculares ricas em compostos nitrogenados e tambm espcies contendo nitrilas e anis aromticos. Aps a etapa de irradiao com luz sncrotron a amostra foi aquecida lentamente at chegar a temperatura ambiente, retirada do interior da cmara de vcuo e acondicionada em um recipiente limpo e estril. Em seguida a amostra seguiu para uma anlise qumica mais detalhada. As anlises cromatogrficas e de RMN realizadas em parceria com o laboratrio do Dr. Roberto Rittner (UNICAMP) revelaram a presena de adenina (C5H5N5), uma das bases de DNA (Fig. 4). Esse resultado mostrou que a qumica em Tit pode ser extremamente complexa e rica em compostos prbiticos. Radilise de gelos astrofsicos simulados Nessa linha de pesquisa investigamos os efeitos da interao de ons pesados com gelos astrofsicos simulados na tentativa de reproduzir os efeitos dos raios csmicos ou partculas enrgicas do vento solar. Os experimentos so realizados dentro de uma cmara de ultra alto vcuo acoplado s linhas de luz IRRSUD ou SME no acelerador de ons pesados GANIL (Grand Accelerateur National 5

dIons Lourds), localizado na cidade de Caen, Frana. Brevemente, as amostras gasosas so depositadas sobre uma superfcie polida de CsI (transparente ao Infravermelho) previamente resfriada 13 K. Os gelos so bombardeados por feixes de ons de Ni ou Fe com energias de 1 e 60 MeV/u. Anlises in-situ so realizadas por um espectrmetro infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) em diferentes fluncias de ons.

a)

Fig. 4- (a) Desenho da montagem experimental nos experimentos de radilise. (b) Comparao entre os espectros do gelo de H2O:NH3:CO a 13K (curva preta) e do resduo orgnico a temperatura ambiente (curva vermelha). (Pilling

et al. 2009 A&A, in press) A partir da evoluo da densidade de coluna obtida pela anlise do espectro infravermelho, as sees de choque de dissociao e as taxas de sputtering para as diferentes espcies moleculares so determinadas. A presena de novos picos nos espectros IR em funo da fluncia, quando comparada com estudos anteriores indica a formao de espcies novas no gelo devido a irradiao. Foi simulado um gelo de H2O:NH3:CO a 13 K e irradiado com ons de Ni. Diversas espcies qumicas foram produzidas e uma comparao com trabalhos anteriores mostrou que ons pesados produzem uma compactao bem maior da amostra condensada. Foram determinadas as sees de choque de dissociao (10-13 cm2) e tempo de vida de gelos interestelares numa situao real dentro de uma nuvem molecular embebida por um fluxo de raios csmicos pesados.

D Grupos de pesquisas que atuam na rea de astroqumica experimental no pas. 16 artigos foram publicados em revistas QUALIS A nos ltimos 5 anos em Astroqumica, principalmente pelo grupos da UFRJ e da PUC.-Rio.
D.1 UFRJ Os experimentos tem sido realizados em laboratrios da UFRJ e no Laboratrio Nacional de Luz Sncrotron (LNLS). Todos estes laboratrios esto investindo na atualizao no desenvolvimento e compra de novos equipamentos. LIFE- Laboratrio de impacto de ftons e eltrons do Instituto de Qumica (IQ /UFRJ) Estudo de Excitao, fragmentao fotoabsoro molecular na fase gasosa LAQUIS-Laboratrio de Qumica de Superfcie do IQ /UFRJ - Experimentos de dessoro de molculas congeladas em superfcie e amostras slidas usando eltrons e ftons LACAM Laboratrio de Colises Atmicas e Moleculares do Instituto de Fsica IF/UFRJ Experimentos de ionizao por impacto de ons leves LNLS - estudo de Fotoabsoro, Fotoionizao e Fotodissociao- raios X e UV, Pesquisadores: Dra. Heloisa M. Boechat Roberty (Observatrio do Valongo) Colaboradores: Dra. Gerardo Gerson B. de Souza (IQ/UFRJ); Dr. Antonio Carlos Fontes Santos (IF/UFRJ); Dra Maria Luiza Rocco (IQ/UFRJ);Dra. Wania Wollf (IF/UFRJ), Dr. Sergio Pilling (UNIVAP), Dra. Diana Andrade (UNIVAP). 6

Alunos: Rafael Pinotti (Doutorado), Fabola P. Magalhes (Mestrado) e alunos de IC: Felipe Fantuzzi, Priscila Falco, Vinicius Bandeira de Melo, Rafael K

D.2 PUC - Rio Experimentos de dessoro so realizados utilizando: Acelerador Van de Graaff (produo de ons H+, C+, N+, O+) e fonte radioativa 252Cf (produo de ons pesados). Recentemente, foram adquiridos um criostato, que poder resfriar amostras a baixas temperaturas (10K) e um espectrmetro de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Uma Cmara de ultra alto vcuo (UHV) est em construo. Pesquisadores: Dr. Enio Frota da Silveira, Dr. Vinicius Bordalo (pos-doc) Colaboradores: Dra. Cssia Ponciano, Dr. Phillipe Boduch (GANIL/Frana); Dr. Herman Hottard (GANIL-Frana); Dra. Alicja Domaracka (GANIL/Frana); Dra. Heloisa M. Boechat-Roberty, Dr. Eduardo Seperuelo Duarte (CEFETEQ), Dr. Sergio Pilling (UNIVAP), Dra. Diana P. P. Andrade (UNIVAP). Alunos: Christian F. Meja (Doutorado) D.3 IAG -USP Cmara de Simulao de Ambientes Espaciais e Planetrios - AstroCam Est sendo construda no IAG-USP uma cmara de simulao multiparamtrica de ambientes espaciais e planetrios, capaz de variar presso, composio atmosfrica, temperatura e faixa e fluxo radiao, alm de poder ser transportada e adaptada no Laboratrio Nacional de Luz Sncrotron para o uso de suas linhas de luz, o que aumentar as possibilidades de estudo. Como exemplo do interesse pela cmara, pode-se citar o shielding, que em um primeiro momento ser calculado para um sistema hipottico, com um fluxo inicial conhecido incidindo sobre os substratos, e poder ento ser transportado para uma situao real de um planeta, em que a radiao sofreria atenuao pela atmosfera antes de incidir no solo. Dessa maneira, podero ser feitos estudos de fotoqumica atmosfrica, interao com gelos, com organismos vivos e outros materiais, comparando-se modelos tericos com resultados experimentais. A cmara visa controlar de forma precisa presso (variando entre regime de ultra-alto vcuo at presses atmosfricas), composio atmosfrica (qualquer mistura de gases), temperatura (entre 80 e 500K) e radiao (de diferentes fontes, entre UV e raios-X e partculas), por longos perodos de tempo (de dias a semanas) e permitindo realizar ciclagens dia-noite e sazonais; Dessa forma, simular as condies ambientais extraterrestres, como em Marte, Europa, Tit, Encelado, etc., e em condies de panspermia, ou seja de direta exposio ao ambiente espacial. Em sua fase inicial, a cmara ser construda para trabalhar apenas no regime de vcuo, sendo a variao da presso e constituio gasosa uma segunda fase em seu desenvolvimento. Deteco: o acompanhamento das amostras ser feito, quando possvel, por meio espectroscpicos. Est prevista a instalao de um espectrmetro Raman por meio de sonda de fibra tica, permitindo acompanhar a formao e destruio de molculas, bem como danos aos materiais biolgicos expostos (microorganismos e biomolculas). Ser tambm instalado um espectrmetro de massa do tipo quadrupolo, permitindo a anlise de molculas liberadas na fase gasosa. Sero tambm utilizadas tcnicas convencionais qumicas e microbiolgicas para anlise posterior simulao, em laboratrio. Pesquisadores: Dr. Douglas Galante e Dr. Eduardo Janot Pacheco. D.4 UNIVAP Este grupo pretende montar um laboratrio e adquirir a instrumentao necessria para fazer experimentos de gelos astrofsicos e space weathering de meteoritos e minerais (UV, UHV, FTIR, GC-MS, Criostato 10K). ). Pretende-se acoplar um cromatgrafo a gs ao sistema experimental com o intuito de determinar a formao de espcies pr-biticas em gelos astrofsicos simulados. O projeto orado em cerca de US$ 450 000.00 foi submetido a FAPESP recentemente com previso de implementao para marco de 2010. 7

Pesquisadores: Dr. Sergio Pilling, Dra. Diana Paula Andrade Pilling. Colaboradores: Dr. Cssio Leandro Dal Ri Barbosa; Dr. Milton Beltrame Jr.; Dra. Kumiko K. Sakane, Dr. Jose Williams Vilas Boas (INPE), Dr. German Racca (INPE), Dra. Heloisa M. Boechat Roberty (UFRJ), Dr. Enio F. da Silveira (PUC-Rio), Dr. Eduardo Seperuelo Duarte (CEFETQ) Alunos: Sarita P. Carvalho (Doutorado), Simone Bittencourt T. Cavalcanti (Doutorado; incio maro/2010), Alexandre Bergantini (Mestrado; incio maro/2010) D.5 IF - UFBA Este grupo esta em fase de consolidao e envolve pesquisadores experimentais e tericos. Pretende-se construir um laboratrio de pesquisa na rea de astroqumica. Instrumentao proposta: Experimentos de irradiao (UV) de gelos astrofsicos e filmes de interesse astrofsico (UHV, FTIR, Criostato); Experimentos de fotoionizao e fotodissocicao na fase gasosa (UHV, TOF-MS) a serem realizados no LNLS. Pesquisadores: Dr. Ricardo Dos Reis Teixeira Marinho, Dr. Frederico Vasconcellos Prudente, Colaboradores: Dr. Edmar M. do Nascimento (UFBA), Dr. ngelo Marconi Maniero (UFBA), Dr. Sergio Pilling (UNIVAP). AlunosTiago Rodrigues Silveira (Mestrado), Manuela Arruda (Doutorado)

Recomendaes

Aquisio de equipamentos: Para o Laboratrio Nacional de luz Sncrotron: Para realizar experimentos de degradao e fotlise (UV e raios X) na fase condensada no LNLS est sendo extremamente importante a aquisio de um equipamento que resfrie as molculas a baixas temperaturas (10K) eficientemente. Portanto, imprescindvel a aquisio de: 1) um criostato UHV de sistema fechado de hlio. US$ 40 000.00

Para realizar de forma eficiente a limpeza in-situ do substrato, onde as molculas so congeladas, possibilitando assim a reutilizao do mesmo preciso adquirir-se 2) um canho de argnio,. US$ 10 000.00 3) Tambm tem sido de extremamente necessrio um espectrmetro de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) US$ 25 000.00 Estes equipamentos podero ser utilizados por todos os grupos de pesquisa em Astroqumica do pas. Para os laboratrios da UFRJ, da PUC-Rio e futuramente os outros Para a complementao dos experimentos da interao da radiao UV com molculas na fase gasosa assim como em gelos astrofsicos necessrio a aquisio de 1) uma lmpada de ultravioleta de vcuo US$ 12.000.00 A lmpada de UVV, por ser porttil, poder ser utilizada por todos os laboratrios envolvidos na Astroqumica experimental como o LIFE/UFRJ, o LAQUIS/UFRJ, a PUC-Rio e futuramente os outros laboratrios. Dados Observacionais Um dos pontos importante da pesquisa ser a comparao entre os dados tericos ou experimentais com os dados observacionais. Por exemplo, os resultados tericos ou experimentais devero sugerir a busca de molculas pouco abundantes (ainda no foram observadas) em ambientes tais como discos protoplanetrios. As buscas devero ser realizadas usando equipamentos de alta sensibilidade e alta resoluo angular tais como interfermetros (ALMA) e grandes telescpios (Gemini e SOAR). Portanto, as cooperaes/convnios com estas instituies devem ser estabelecidas ou fortalecidas. 8

Das könnte Ihnen auch gefallen