Sie sind auf Seite 1von 24

Monografia Pblica

O PENSAMENTO DE UM CIENTISTA ROSACRUZ

Isaac Newton
(UM INTERPRETADOR DAS LEIS CSMICAS) Pelo Prof. Dr. R. D. Pizzinga, 7Ph.D. (*) Membro dos Iluminados de Kemet
http://ordoilluminatorum.net/

Para Newton, a funo da Cincia era descobrir leis universais e enunci-las de forma precisa e racional.

Retrato de Isaac Newton (Frater Velado, 2004CE)

http://macarlo.com/novaera/galleryvel617.htm

Abstract

STE estudo monogrfico resumido sobre o pensamento de Newton, incluindo comentrios, pretende mostrar o pensamento mstico deste cientista Rosacruz porque, de uma maneira geral, as pessoas conhecem apenas a sua Terceira Lei: A toda ao h sempre oposta uma reao igual, ou, as aes mtuas de dois corpos, um sobre o outro, so

sempre iguais e dirigidas a partes opostas. Mas, salvo melhor juzo, apesar de algumas contradies de carter metafsico (que rapidamente comentarei na parte final deste estudo), para Newton, como disse Einstein, a Natureza era um livro aberto, cujas letras ele podia ler sem esforo. Ento, penso que valha a pena conhecer um pouco do que Newton descobriu e refletiu, em uma poca em que o desenvolvimento cientfico e tecnolgico dependiam mais da criatividade dos pensadores do que das carroas tecnolgicas que eles tinham disposio para comprovar suas intuies e suas pesquisas, o que um conceito mstico da compreenso dos fenmenos csmicos. O que se seguir , em um certo sentido, muito fcil de ser entendido; entretanto, como pessoas livres que somos poderemos discordar das especulaes newtonianas, nomeadamente aquilo que diz respeito s nossas convices religiosas e metafsicas pessoais. Todavia, no devemos esquecer a admoestao do romancista francs Honor de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 Paris, 18 de agosto de 1850): Quando todo mundo corcunda, o belo porte torna-se a monstruosidade. Balzac tambm advertiu: Os costumes so a hipocrisia das naes.

Breve Biografia

SAAC NEWTON (Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 Londres, 31 de maro de 1727)1 foi um cientista ingls de renome internacional, que alm de fsico, foi um excelente matemtico, mecnico, qumico, astrnomo, alquimista2 e filsofo natural. Naquela poca era assim! Foi um dos criadores, junto com Leibniz, do clculo infinitesimal. Para ele, a funo da cincia era descobrir leis universais e enunci-las de forma precisa e racional. Newton o autor da obra Philosophi Naturalis Principia Mathematica (Princpios Matemticos da Filosofia Natural), publicada em 5 de julho de 1687, que descreve a Lei da Gravitao Universal e as Leis de Newton as trs leis dos corpos em movimento que se assentaram como fundamento da mecnica clssica. Na formulao de suas teorias da fsica, Newton desenvolveu um campo da matemtica conhecido como clculo. Entretanto, a linguagem do clculo foi deixada de fora dos Principia. Em vez de us-lo, Newton demonstrou a maioria de suas provas com argumentos

geomtricos. Nos Principia, Newton escreveu: Este magnfico sistema do Sol, dos planetas e dos cometas poderia somente proceder do conselho e do domnio de um Ser inteligente e poderoso. E, se as estrelas fixas so os centros de outros sistemas similares, estes, sendo formado pelo mesmo conselho sbio, devem estar todos sujeitos ao domnio de Algum. Especialmente visto que a luz das estrelas fixas e da mesma natureza que a luz do Sol e que a luz passa de cada sistema para todos os outros sistemas, e para que os sistemas das estrelas fixas no caiam, devido sua gravidade, uns sobre os outros, Ele colocou esses sistemas a imensas distncias entre si.

Principia (fac-smile da capa)

Ao demonstrar a consistncia que havia entre o sistema por si idealizado e as Leis de Johannes Kepler (1571 1630) do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, so governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.

O poder unificador e proftico de suas leis era centrado na revoluo cientfica, no avano do heliocentrismo e na difundida noo de que a investigao racional pode revelar o funcionamento mais intrnseco da Natureza. Os Principia se tornaram um texto clssico da Mecnica, e a teoria de Newton um paradigma de teoria em Fsica. Newton apresenta, em sua obra, oito definies bsicas para o entendimento do movimento, que Gil da Costa Marques e Maria Jos Bechara reproduziram no trabalho A Mecnica de Newton, e que vai transcrito abaixo: 1. A quantidade de matria a medida da mesma, resultando da densidade e do volume conjuntamente. 2. A quantidade de movimento a medida do mesmo, resultando da velocidade e da quantidade de matria conjuntamente. 3. A 'vis insita' ou fora inata da matria um poder de resistncia, pelo qual cada corpo, por quanto de si depender, continua no seu estado presente, seja de repouso ou de movimento para diante em linha reta. Essa 'vis insita' tambm chamada de fora de inrcia ('vis inerti'). 4. Uma fora impressa uma ao exercida sobre um corpo para mudar seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta. Essa fora s existe enquanto dura a ao. 5. Uma fora centrfuga a que atrai ou impele ou, de qualquer modo, faz tender os corpos para um centro. 6. A quantidade absoluta de uma fora centrfuga a medida da mesma, proporcional eficincia da causa que a propaga do centro pelo espao em redor. 7. A quantidade aceleradora de uma fora centrfuga a medida da mesma, proporcional quantidade de velocidade que gera em um tempo dado.

8. A quantidade motora de uma fora centrfuga a medida da mesma, proporcional ao movimento que gera em um tempo dado.

A Lei da Gravitao Universal, descoberta por Isaac Newton, tem a seguinte expresso matemtica:

Nesta frmula,

a intensidade da fora gravitacional,

a constante

universal da atrao gravitacional (G = 6,67 x 1011Nm2/kg2), m e M so as massas dos dois corpos e d a distncia entre os centros dos dois corpos m e M. Deve-se ter em mente que: 1) A fora gravitacional sempre de atrao; 2) A fora gravitacional no depende do meio no qual os corpos se encontrem imersos; e 3) A constante universal da atrao gravitacional teve seu valor comprovado experimentalmente pelo cientista britnico Henry Cavendish (10 de outubro de 1731, Nice 24 de fevereiro de 1810, Londres) por meio de um instrumento denominado balana de toro. A formulao-explicao mais explcita da Lei da Gravitao Universal aparece no final dos Principia. Escreveu Newton: At aqui, explicamos os fenmenos celestes e dos oceanos pelo poder da gravidade, mas no determinamos a causa deste poder. Ele, certamente, provm de uma causa que penetra at o mago do Sol e dos planetas, sem que sua fora sofra a menor diminuio; que opera... proporcionalmente quantidade de matria das partculas, e propaga sua virtude, em todas as direes, at distncias imensas, decrescendo sempre como o inverso do quadrado das distncias. Conforme j foi dito, Newton publicou suas conhecidas leis em 1687 no seu trabalho de trs volumes intitulado Philosophi Naturalis Principia Mathematica. A forma original na qual as leis foram escritas a seguinte:

Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare. (Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forado a mudar aquele estado por foras imprimidas sobre ele.) Lex II: Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur. (A mudana de movimento proporcional fora motora imprimida, e produzida na direo da linha reta na qual aquela fora imprimida.) Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi. (A toda ao h sempre oposta uma reao igual, ou, as aes mtuas de dois corpos, um sobre o outro, so sempre iguais e dirigidas a partes opostas.) Quando fiz meu curso pr-vestibular para Qumica no tempo em que a televiso ainda era analgica, em que a complexidade era relativamente incomplexa, em que se amarrava cachorro com lingia e em que as joaninhas no eram to raras aprendi no Curso Vetor, em Copacabana, com o excelente Professor de Fsica Romanholo duas coisas que nunca mais me esqueci: 1) Tudo depende do referencial; e 2) Quando um corpo A age sobre um corpo B, ento o corpo B reage sobre o corpo A, em mesma igualdade mdulo e direo, porm, em sentido contrrio, que era a sua verso 'romanholesca' para a 3 Lei de Newton (Lex III).

Corolrios (verdades decorrentes)

1. Um corpo, ativado simultaneamente por duas foras, descrever a diagonal do paralelogramo no mesmo tempo em que descreveria os lados pelas foras separadamente. 2. E da fica explicada a composio de uma fora direta AD, a partir de duas foras oblquas AC e DC; e inversamente, a resoluo de qualquer fora direta AD em duas foras oblquas AC e CD; as quais composio e resoluo so abundantemente confirmadas pela Mecnica. 3. A quantidade de movimento, que se obtm tomando a soma dos movimentos dirigidos para as mesmas partes, e as diferenas dos que so dirigidos para partes contrrias no sofrem variao pela ao dos corpos entre si. 4. O centro de gravidade comum a dois ou mais corpos no altera seu estado de repouso ou de movimento pelas aes dos corpos entre si; e, portanto, o centro da gravidade comum a todos os corpos agindo uns sobre os outros (excluindo aes externas e empecilhos) est em repouso ou se move uniformemente em linha reta. 5. Os movimentos mtuos dos corpos, includos em um certo, espao so os mesmos, quer o espao esteja em repouso ou se mova uniformemente para diante em linha reta sem nenhum movimento circular. 6. Se corpos, movendo-se de qualquer modo entre si mesmos, so impelidos na direo de linhas paralelas por foras aceleradoras iguais, continuaro todos a se mover entre si, do mesmo modo como se fossem impelidos por tais foras. H informaes no confirmadas de que Newton, como arianista, possa ter rejeitado o dogma da Santssima Trindade. Mas, escreveu diversas obras teolgicas, dentre as quais se destacam: An Historical Account of Two Notable Corruption of Scriptures, Chronology of Ancient Kingdoms Atended

e Observations upon the Prophecies. Como Leibniz, Newton foi filiado ao Movimento Rosacruz do seu tempo, o que no o impediu de ser bastante religioso, chegando a propor que a estabilidade das rbitas dos planetas implicava em reajustes contnuos sobre suas trajetrias impostas pelo poder divino. Eu fico me perguntando se concesses e transigncias como esta e outras no seriam, da parte de Newton, uma espcie de agrado ou beneplcito manhoso com o intuito de obter um tipo de salvo-conduto eclesial para poder pesquisar sem ser apoquentado. Por exemplo, Newton considerava que a Mecnica Celeste era governada pela gravitao universal e, principalmente, por Deus que, segundo ele, um Ser que tudo sabe e que tudo pode. Isso fica sendo a minha ltima e mais elevada descoberta. Ora, no fundo no fundo, como Rosacruz, ele sabia que isto no poderia ser assim ou, pelo menos, exatamente assim. Newton, em seus ltimos dias, passou por diversos problemas renais que culminaram com sua morte. Na noite de 20 de maro de 1727 (Calendrio Juliano) faleceu. Foi enterrado junto a outros clebres homens da Inglaterra.

Manuscrito atribudo a Newton

Cronologia
1642 - Nascimento de Isaac Newton em Woolsthorpe. 1663 - Formulou o teorema hoje conhecido como Binmio de Newton. 1665 - Graduou-se no Trinity College de Cambridge. Fez suas primeiras hipteses sobre a Gravitao Universal e escreveu sobre sries infinitas e o que chamou de Teoria das Fluxes. 1675 - Optou pela Teoria Corpuscular de Propagao da Luz, contrariando a Teoria Ondulatria de Huygens. 1667 - De volta a Cambridge escreveu o Princpio da Atrao dos Corpos. Entre 1670 e 1672 - Trabalhou intensamente em problemas relacionados com a tica e a natureza da luz. 1669 - Escreveu dois trabalhos sobre a alquimia: Theatrum Chemicum e The Vegetation of Metals. 1679 - Robert Hooke (1635 - 1703) comunicou-se com Newton, por meio de cartas, e os assuntos eram sempre cientficos. 1671 - Criou o primeiro telescpio refletor, usado at hoje, e assumiu a vaga de professor catedrtico de Matemtica da Universidade de Cambridge.

1684 - Informou ao astrnomo e matemtico britnico Edmond Halley (1656 1742) que havia resolvido o problema da fora inversamente proporcional ao quadrado da distncia. 1687 - Publicou sua grande obra Philosophi Naturalis Principia Mathematica (Princpios Matemticos da Filosofia Natural). 1687 a 1690 - Foi membro do Parlamento Britnico, como representante da Universidade de Cambridge. 1696 - Foi nomeado Warden of the Mint (cargo burocrtico da Casa da Moeda Britnica). 1699 - Foi eleito scio estrangeiro da Acadmie des Sciences. 1703 - Tornou-se presidente da Royal Society. 1701 - Foi nomeado Master of the Mint (cargo burocrtico da Casa da Moeda Britnica). 1704 - Escreveu a sua obra mais importante sobre a tica chamada Opticks. 1727 - Morreu em Kensington. 2007 - A Biblioteca Nacional de Israel divulgou trs manuscritos atribudos a Isaac Newton nos quais ele calculara a data aproximada do Apocalipse.

Sete Comentrios Sobre Newton

PUBLICAO dos 'Philosophi Naturalis Principia Mathematica' foi um dos acontecimentos mais importantes de toda a histria da Fsica. Este livro pode ser considerado o ponto culminante de milhares de anos de esforos para compreender a dinmica do Universo, os

princpios da fora e do movimento e a fsica dos corpos em movimento em meios diversos (I. B. Cohen). Tudo o que foi feito antes de Newton era apenas uma introduo. (E. J. Dijksterhuis). Newton se esforou para decifrar o que ele considerava que eram conhecimentos secretos, conhecimentos codificados nas escrituras sagradas de culturas antigas e de outros arquivos histricos. (Yamima Ben Menahem). Nele, a profisso da cincia e a prtica da f se harmonizavam e se equilibravam perfeitamente. (Ruy Carlos de Camargo Vieira). A Natureza era para ele um livro aberto, cujas letras ele podia ler sem esforo. (Albert Einstein). O mrito diferenciado de Newton est no fato de ter construdo uma formulao terica de leis e definies bem estruturada, que contemplava todos os aspectos do movimento ento conhecidos, onde quer que ocorressem. Ao introduzir o clculo diferencial na descrio de fenmenos fsicos, foi possvel a descrio quantitativa dos fenmenos e a previso de outros com grande preciso, causando um grande impacto na cultura cientfica. (Gil da Costa Marques e Maria Jos Bechara). No tmulo de Newton, em Westminster, o poeta Alexander Pope escreveu: A Natureza e as Leis da Natureza estavam escondidas na noite. Ento Deus disse: 'Faa-se Newton'. E tudo foi iluminado.

Pensamentos de Newton
Quatro Regras Metodolgicas do Raciocnio Filosfico:

1 (Princpio de Parcimnia no Uso das Hipteses) No devemos admitir mais causas para as coisas naturais do que aquelas que so tanto verdadeiras como suficientes para explicar as suas aparncias. 2 (Primeiro Princpio Ontolgico de Uniformidade da Natureza) Tanto quanto possvel, aos mesmos efeitos devemos atribuir as mesmas causas. 3 (Segundo Princpio Ontolgico de Uniformidade da Natureza) As qualidades dos corpos que no admitem aumento nem diminuio de grau e que se descobre pertencerem a todos os corpos no interior do mbito de nossos experimentos devem ser consideradas qualidades universais de todos os corpos. 4 (Mtodo Indutivo) Na Filosofia experimental, as proposies inferidas por induo geral dos fenmenos devem ser consideradas como estritamente verdadeiras ou como muito prximas da verdade, apesar das hipteses contrrias que possam ser imaginadas, at quando se verifiquem outros fenmenos pelos quais se tornem mais exatas ou ento sejam submetidas a excees. Os dois Pilares Metafsicos que sustentavam a metodologia de Newton so: A Natureza simples e uniforme. A Ordem do Universo revela o projeto de um Ser inteligente e poderoso. O verdadeiro Deus um Ser vivo, inteligente e poderoso; e, em virtude de suas outras perfeies, segue-se que Ele supremo e perfeitssimo. Ele eterno e infinito, onipotente e onisciente. [Quando escrevi o trabalho, O Messianismo de Sampaio Bruno, argumentei o que a seguir foi ligeiramente editado: o que onipotente tudo, inclusive onisciente. E o que onipotente no pde, no pode e no poder ser menos do que onipotente (isto se, realmente, existir um Ser onipotente). E se se chega ao limite de admitir o Absoluto como sendo Onipotente, na onipotncia (onipoderosidade) esto inclusas a onissapincia, a oniparncia, a onipresena e a onividncia. Isto,

mais ou menos, como dizer que algum bom, misericordioso, indulgente, magnnimo e caridoso; ora, a bondade inclui a misericrdia, a indulgncia, a magnanimidade e a caridade. Mais do que simples sinnimos, estas categorias se resumem a uma: bondade (benevolncia ou benignidade). De passagem: no se pode, jamais, deixar de ter em mente, que ao conjeturar sobre a (presumida) Divindade e seus modos de expresso, o homem utiliza categorias e avaliaes meramente humanas, que so apenas reflexos ilusrios e/ou distorcidos dessa mesma (presumida) Divindade, relativamente qual o prprio homem ainda se encontra em um estgio placentrio de compreenso, de realizao, de ascenso e de reintegrao. Assim, especulativamente, se se valorar com o nmero 1 (um) cada um dos atributos mencionados, a soma, s por equvoco ou desateno, pode ser interpretada como igual a 5 (cinco). Onipotncia + onissapincia + oniparncia + onipresena + onividncia so iguais a UM, ou seja, ONIPOTNCIA (1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 1). Pode-se usar a prpria Trindade teolgica catlica para, comparativamente, reforar e melhor esclarecer a assero anterior, ou seja: Pai + Filho + Esprito Santo = Absoluto. No que o Absoluto dependa de cada parte em si, ou de cada uma das Pessoas que constituem a prpria Trindade, segundo a Teologia, para ser e permanecer absoluto. Poder-se-ia especular que, em realidade, o Absoluto Uno porque Trino e Trino porque Uno. Esta ltima afirmao pode, aparentemente, estar em contradio com a anterior, mas se se trocar o conceito de dependncia por interdependncia, ento, neste caso, talvez se possa compreender melhor a Lei Mstica do Tringulo. Neste lineamento especulativo, pode-se entender que Pai + Filho + Esprito Santo = UM, ou seja, 1 + 1 + 1 = 1, ou que Pai = Filho = Esprito Santo = ABSOLUTO. Entretanto, repito: o homem utiliza categorias e avaliaes humanas para se entender e para entender as Leis Universais. preciso, portanto, ter muito cuidado com todas as especulaes metafsicas que nos propomos a fazer. O fato que, a nica limitada possibilidade de compreenso parcial do funcionamento do Teclado Universal pela Via Transnotica. Possibilidade limitadssima, pois o ente, nesta Ronda, ainda no completou sequer a integralidade consciente de seus Sete Membros ou Princpios constitutivos (os Sete Princpios do Homem, segundo a Teosofia, so: Sthula Sharira ou Corpo Denso, Linga Sharira ou Corpo Astral, Prna ou Corpo Vital, Kma Rupa ou Corpo de Desejos, Manas ou Alma Humana ou Mente Divina, Buddhi ou Alma Divina e Athma ou Raio

do Absoluto ou nossa Essncia Divina. A trade Athma-Budhi-Manas a parte superior e imortal do homem, sendo os restantes quatro Princpios chamados de Princpios Inferiores ou Quaternrio Inferior.). preciso ainda ser compreendido que o ser decodifica quando decodifica as impresses transnoticas acessadas de acordo com sua capacidade de apreenso. Logo, ainda que a Lei (com suas diversas sub e infraleis) seja uma e nica, cada ente a realiza de forma pessoal (e, s vezes ou na maioria das vezes, de forma desvirtuada), sendo, ipso facto, esta realizao intransfervel em sua totalidade (talvez, nem em parte) para outro ente. Esta argumentao no se esgota aqui, e eu nem sei se est totalmente correta. Tudo sempre um comear de novo de e em uma ilimitada espiral-peregrinao!] Como ns s conhecemos as qualidades dos corpos atravs dos experimentos, devemos considerar universais todas aquelas qualidades que universalmente se revelam concordantes nos experimentos e que no podem ser diminudas nem retiradas. Certamente, no devemos abandonar a evidncia dos experimentos por amor aos sonhos e s vs fantasias da nossa especulao, mas tambm no devemos abandonar a analogia da Natureza, que simples e conforme consigo mesma. Se eu vi mais longe, foi por estar de p sobre ombros de gigantes. [Haver humildade cientfica maior do que esta?] Devemos acreditar que h um s Deus ou Monarca Supremo a quem devemos temer, guardar as suas leis e dar-Lhe honra e glria. Devemos acreditar que Ele o Pantokrtor [o Todo-poderoso, o Regente Universal], Senhor de tudo, com poder e domnio irresistveis e ilimitados, do qual no temos esperana de escapar se nos rebelarmos e seguirmos a outros deuses, ou se transgredirmos s leis de Sua soberania, e de quem podemos esperar grandes recompensas se fizermos a Sua vontade. Devemos acreditar que Ele o Deus dos judeus, que criou os Cus e a Terra e tudo o que neles existe, como o expressam os Dez Mandamentos, de modo a que possamos Lhe agradecer pela nossa existncia e por todas as bnos desta vida, e evitar o uso do Seu nome em vo ou adorar imagens ou outros deuses.

Eu mantenho o tema dos meus estudos sempre diante de mim, e espero at o amanhecer iniciar gradualmente, pouco a pouco, em uma luz clara e completa. [Pacincia... Pacincia... Pacincia...] O que sabemos uma gota; o que ignoramos um oceano.

O fato de que as partculas dos corpos, divisas, mas contguas, podem ser separadas umas das outras uma questo de observao. E nas partculas que permanecem indivisas, a nossa mente est em condies de distinguir partes ainda menores, como pode ser demonstrado em Matemtica. Mas no possvel determinar com certeza se as partes assim distintas, mas no ainda divisas, podem ser efetivamente divididas e separadas umas das outras por meio de poderes da Natureza. Entretanto, se mesmo com um nico experimento tivssemos a prova de que uma partcula qualquer indivisa, rompendo um corpo slido e duro, sofre diviso, ns poderemos concluir, em virtude desta regra, que as partculas indivisas, como as divisas, podem ser divididas e efetivamente separadas ao infinito. Aquele que por ningum estimado, em geral no estima a ningum. Um homem pode imaginar coisas que so falsas; mas ele pode somente compreender coisas que so verdadeiras, pois se as coisas forem falsas, a noo delas no compreensvel. A mulher o mais belo defeito da Natureza. [Eu, se fosse Newton se ele disse mesmo isto teria dito: A mulher o mais belo enfeite da Natureza! Ento: Em o Universo-natureza, a mulher o mais belo enfeite. Delicadeza! Singeleza! Beleza! Amor! Graa! Deleite!]

Eu no sei como eu posso parecer ao mundo, mas para mim, eu pareo ser apenas como uma criana brincando na beira do mar, divertindo-me e encontrando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita do que o ordinrio, enquanto o grande oceano da verdade permanece todo indescoberto diante de mim. Tato a arte de provar seu ponto de vista sem fazer um inimigo. Um corpo em repouso tende a ficar em repouso. Virtude sem caridade no passa de nome. [Aproveito este fragmento para citar o filsofo e escritor brasileiro Matias Aires Ramos da Silva de Ea (1705 1763): Que se enfurea o mar, que o Universo trema e que as nuvens chovam raios, nada atemoriza a uma conscincia justa: a virtude leva consigo a tranqilidade.] Considero as escrituras Sagradas a filosofia mais sublime. H mais indcios seguros de autenticidade da Bblia do que em qualquer histria profana. Rationem vero harum gravitatis proprietatum ex phnomenis nondum potui deducere, et hypotheses non fingo. [Isaac Newton, Leges Motus, Scholium Generale]. O fato que eu ainda no pude deduzir dos fenmenos a razo dessas propriedades da gravidade, e eu no invento hipteses. Eu no invento hipteses. Com efeito, tudo aquilo que se deduz dos fenmenos deve ser chamado hiptese. E as hipteses, tanto metafsicas como fsicas, seja de qualidades ocultas, seja de mecnicas, no encontram qualquer lugar na filosofia experimental. A necessidade metafsica cega, que certamente a mesma sempre e em todos os lugares, no poderia produzir nenhuma variedade de coisas. Toda aquela diversidade das coisas naturais que encontramos adaptadas a tempos e

lugares no se poderia se originar de nada, a no ser das idias e da vontade de um Ser necessariamente existente. Todas as descobertas humanas parecem ter sido feita com o nico propsito de confirmar, cada vez mais fortemente, as verdades contidas nas Sagradas Escrituras. o peso, no a quantidade de experincias que tem de ser observado. Dez mil dificuldades no constituem uma dvida. Natura nihil agit frustra. [Regul Philosophandi]. A Natureza no faz nada em vo. Postulado da Simplicidade da Natureza: A Natureza no faz nada em vo, ao passo que, com muitas coisas, faz-se em vo aquilo que se pode fazer com poucas. Com efeito, a Natureza ama a simplicidade e no superabunda em causas suprfluas. A luz das estrelas fixas da mesma natureza que a luz do Sol. Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas no a loucura das pessoas. Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado. [Friedrich August Kekul (7 de setembro de 1829 - 13 de julho de 1896) foi um qumico alemo. Inovou o emprego de frmulas desenvolvidas em Qumica orgnica; criou em 1857, a Teoria da Tetra[co]valncia do carbono; concebeu a hiptese das ligaes mltiplas; e props, em 1865, aps um sonho que teve, a frmula hexagonal do benzeno.] O tempo uma iluso produzida pelos nossos estados de conscincia, medida que caminhamos atravs da durao eterna. [Escreveu Santo Agostinho (354 430) em suas Confisses: imprprio afirmar que os tempos so trs: passado, presente e futuro. Mas, talvez, fosse prprio dizer que os tempos so trs: o presente das coisas passadas..., o presente das

coisas presentes... e o presente das coisas futuras... Existem, pois, na minha mente, trs tempos que no vejo em outra parte: lembrana presente das coisas passadas, viso presente das coisas presentes e esperana presente das coisas futuras. Afinal, existe ou no existe tempo? Sim e no. Tempo objetivo que tempo; e tempo universal que no tempo. Na Relatividade Especial e na Relatividade Geral, o tempo e o espao tridimensional so concebidos, em conjunto, como uma nica variedade de quatro dimenses a que se d o nome de espao-tempo. Um ponto, no espao-tempo, pode ser designado como um acontecimento ou um evento (acontecimento de um evento). Pontos no espao-tempo so definidos por quatro nmeros, por exemplo, (x, y, z, t), onde c a velocidade da luz e pode ser considerada como a velocidade que um observador se move em direo ao futuro. Isto , eventos separados no tempo por apenas 1 segundo esto a 300.000 km um do outro no espaotempo. Como as coordenadas x, y, z de um ponto dependem dos eixos utilizados para o localizar, tambm as distncias e os intervalos temporais, invariantes na Fsica Newtoniana, dependem do referencial no qual se situa cada observador, na Fsica Relativista (tudo depende do referencial). A pesquisa cientfica atual centra-se na natureza do espao-tempo no nvel da escala de Planck. A Gravidade quntica em loop, a Teoria das Cordas, e a Termodinmica dos buracos negros predizem um espao-tempo quantizado sempre com a mesma ordem de grandeza. A Gravidade quntica em loop chega mesmo a fazer previses precisas sobre a geometria do espao-tempo na escala de Planck.] Construmos muros demais e pontes de menos. A unidade a variedade, e a variedade na unidade a lei suprema do universo. Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter pacincia do que por qualquer outro talento. [Pacincia... Pacincia... Pacincia...] A verdadeira filosofia nada mais que o estudo da morte. A unidade a variedade; e a variedade na unidade a lei suprema do Universo.

Deve-se aprender sempre, at mesmo com um inimigo. [Em certas ocasies, nosso melhor professor o nosso inimigo que eu prefiro denominar de adversrio temporrio.] A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas no pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que ou que pode ser feito. Se o conhecimento pode criar problemas, no atravs da ignorncia que podemos solucion-los. Assim como o cego no tem qualquer idia das cores, ns tambm no temos qualquer idia do modo como Deus sapientssimo percebe e compreende todas as coisas. Ele completamente privado de corpo e de figura corprea, razo pela qual no pode ser visto, nem ouvido, nem tocado; mas deve Ele ser adorado sob a representao de algo corporal. O que facilmente adquirido facilmente desprezado. [Oh!, quo tolo o estudante de esoterismo que pensa que presumidamente pode alcanar o que pensa que possa ser alcanado em uma encarnao! Menos tolo um pouquinho aquele que admite poder alcanar o que pensa que possa ser alcanado em mil encarnaes!] A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas no pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que ou que pode ser feito. Pensar, mas no agir, o que gera o medo. O mundo deve acabar por volta do ano de 2060. Ele pode acabar alm desta data, mas no h razo para acabar antes. [A fotografia digital abaixo reproduz um manuscrito de Isaac Newton no qual afirma que o mundo acabar no ano de 2060.]

Manuscrito de Newton

Do meu telescpio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposio e a harmonia do Universo s podem ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e que tudo pode. Isto fica sendo a minha ltima e mais elevada descoberta.

Comentrio Final

ODOS ns, seres humanos (Homo sapiens), sem exceo, por mais que estudemos e por mais que nos esforcemos, somos, l de vez em quando, meio que mais ou menos, contraditrios; mais para mais ou mais para menos dependendo de diversos fatores e de diversas injunes. Como poderia ter sido diferente com Newton? Por mais que eu me esforce, no posso entender como pode ser possvel ser afirmado, por um lado, que Deus o Pantokrtor, que Deus governa todas as coisas e sabe tudo que ou que pode ser feito, e que a maravilhosa disposio e a harmonia do Universo s podem ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e que tudo pode, e, por outro, que o mundo deve acabar por volta do ano de 2060. E mais: Ele pode acabar alm desta data, mas no h razo para acabar antes. Ora, para no ir longe demais nesta especulao, apresentarei trs perguntas e no responderei a nenhuma delas: 1) Acabar por volta de? 2) Acabar alm de? 3) No h razo para acabar antes de?

S direi uma coisa: isto no casa com a Harmonia Preestabelecida de Leibniz! Direi outra: se o inexistente Nada nada pde, pode ou poder gerar ou criar, nada pde, pode ou poder se transformar em nada que seja nada porque nada tem existncia como nada e muito menos sumir nesse inexistente e impossvel Nada Primordial (que se existisse como NadaPantokrtor, seria o Deus teolgico-criacionista das diversas religies). E uma terceira: o que , . Criao, no; transformao-evoluo-compreenso, sim. E ainda uma quarta: contingncia, no; necessidade, sim. E uma ltima: se eu acreditasse em um Deus-egregrico ou em um Deus prmio-punio, como vendido por a, e se Ele resolvesse acabar com o mundo comigo vivo por aqui, eu-mistura de sangue portugus-italiano-espanhol haveria de ficar muito abichornado com esse Deus em quem acreditei e ao qual empenhei e entreguei toda a minha f! Enfim, o prprio Newton, apesar de ter escorregado, lucidamente afirmou: ... no devemos abandonar a evidncia dos experimentos por amor aos sonhos e s vs fantasias da nossa especulao... Maio de 2008 CE

RodolfoR+C

----------------------------------------------------------------------------------------NOTAS DO AUTOR: 1. Algumas fontes indicam seu nascimento em 4 de janeiro enquanto outras apresentam a data de 25 de dezembro. De fato ele nasceu em 25 de dezembro no calendrio juliano, que corresponde a 4 de janeiro no calendrio gregoriano (o que est em vigor). Embora o calendrio gregoriano tenha entrado em vigor em 1582, a Inglaterra s passou a adot-lo muito depois, e na ocasio do nascimento de Newton

ainda se adotava o juliano. Alguns autores consideram que Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 para coincidir com a data da morte de Galileu, e seus admiradores por considerarem que ele foi um presente de Natal para a Humanidade. 2. O primeiro contato de Newton com a Alquimia foi atravs de Isaac Barrow e Henry More, intelectuais de Cambridge. Em 1669, escreveu dois trabalhos sobre a alquimia: Theatrum Chemicum e The Vegetation of Metals. Newton dedicou muitos de seus esforos aos estudos da Alquimia. Escreveu muito sobre esse tema, fato que se soube muito tarde, j que a Alquimia era totalmente ilegal naquela poca, e se ele bobeasse, acabaria na fogueira. Mas, as descobertas de Newton na rea da Fsica no conflitaram, em momento algum, com os escritos bblicos, e, assim, ele no enfrentou nenhum tipo de problema com a Igreja. Seus antecessores, como Coprnico, Galileu e at mesmo Kepler, haviam se complicado seriamente com os dogmas teologais vigentes. Eu, se tivesse nascido naquela poca, e se tivesse tido o despautrio descuidoso de divulgar as maluquices que torno pblicas, sem dvida, teria sido sem qualquer julgamento enforcado pelas minhas singelas gnadas masculinas, de formato ovide, que descem para a minha, j meio velhusca, bolsa escrotal. Enforcamento testicular o nome.

----------------------------------------------------------------------------------------BIBLIOGRAFIA: REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia (Do humanismo a Kant, vol. II; do Romantismo at nossos dias, vol. III). So Paulo: Paulinas, 1990.

----------------------------------------------------------------------------------------Pginas da Internet consultadas:


http://ancestral.zip.net/arch2007-10-21_2007-10-27.html http://people.tribe.net/adamapollo/photos/57c1078e-d7a6-41a3-b4a5-374846658b05 http://www.coladaweb.com/fisica/gravitacao.htm http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=354 http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o-tempo http://www.pucsp.br/ http://www.cepa.if.usp.br/OLD/e-fisica/mecanica/hitoria_mecanica/histmec09.htm http://www.wielkaencyklopedia.com/pt/wiki/Philosophiae_Naturalis_Principia_Mathematica.html http://www.fisicareal.com/newton.html http://www.fisica.unifei.edu.br/fis161/2003/equipe2/obras/obras.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_princ%C3%ADpios_do_homem_%28teosofia%29 http://pt.wikipedia.org/wiki/Atman http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u305205.shtml http://www.portalevangelico.pt/noticia.asp?id=3353 http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_gravita%C3%A7%C3%A3o_universal http://www.hkocher.info/minha_pagina/dicionario/n01.htm http://www.hkocher.info/minha_pagina/dicionario/a04.htm

http://br.geocities.com/maximacaritas/sacra-frases.html http://www.frasesfamosas.com.br/de/isaac-newton.html http://www.pensador.info/autor/Isaac_Newton/ http://pt.wikiquote.org/wiki/Isaac_Newton

----------------------------------------------------------------------------------------NOTA DO EDITOR: (*) O Professor Dr. Rodolfo Domenico Pizzinga Doutor em Filosofia, Mestre em Educao, Professor de Qumica, Membro da Ordem de Maat, Iniciado do Stimo Grau do Fara, Membro dos Iluminados de Kemet, Membro da Ordem Rosacruz AMORC e Membro da Tradicional Ordem Martinista. autor de dezenas de monografias, ensaios e artigos sobre Metafsica Rosacruz. Seu web site pessoal : http://paxprofundis.org

Visite o Site Oficial dos Iluminados de Khem, que disponibiliza Monografias Pblicas para a Nova Era Mental: http://svmmvmbonvm.org/aum_muh.html Monografia produzida por IOK-BR com OpenOffice.org Mandriva Linux 2008 Gnome 2.20.0 Publicada em Abril de 6247 AFK (2008CE) Distribuio (gratuita) permitida

Das könnte Ihnen auch gefallen