Sie sind auf Seite 1von 47

Universidade Presbiteriana Mackenzie

ESPAOS ARQUITETNICOS COMO EXPRESSO DE ARTE


VICTOR FERNANDES DE OLIVEIRA

Trabalho Final de Graduao, apresentado em cumprimento s exigncias parciais para obteno do ttulo de Arquiteto e Urbanista junto Faculdade de Aquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Professor Luiz Benedito Telles.

So Paulo 2009

Este trabalho dedicado a meus pais. Sem eles nada disso seria possvel.

Agradecimentos

Agradeo a todos os amigos que, principalmente nestes ltimos cinco anos, tornaram meus dias mais alegres e o caminho at aqui mais fcil. Agradeo aos professores Luiz Telles, pela orientao e boas conversas sobre este trabalho, e Joan Vill, pela orientao de projeto e por me trazer de volta Terra, quando me perdia em meio imaginao. Por fim, agradeo a uma pessoa muito especial por mudar meu conceito de felicidade.

Introduo Espao Pblico


Espao Pblico X Espao Privado Atividades Culturais: Agregando Diferenas Intervenes

9 16
16 24 30

Sumrio

Arte
Arte na Revoluo Industrial Arte como Funo Social Arte e Arquitetura Expressividade dos Espaos

34
34 38 44 52

Projeto
Introduo Eixo Kennedy Terreno Transposies Partido Relaes Volumtricas Espao Proposto

66
66 69 69 71 73 73 76

Concluso Referncias Bibliogrficas Relao de Imagens

84 88 90

Ao longo desde ano uma pesquisa se desenvolveu; dividida em duas frentes, paralelas porm ligadas entre si. Esta parte, como monografia e outra como projeto. A constante troca de informaes entre as duas partes possibilitou a concluso de todos os conceitos aqui avaliados. A pesquisa comea com uma anlise das mudanas ocorridas no espao urbano a partir do sculo XX, em virtude da evoluo dos meios de transporte e comunicao. Com o advindo dos carros as pessoas perdem o espao das ruas para a poluio e o barulho. O comrcio, antes exercido ao ar livre, em feiras abertas, migra para lojas, mercados e por fim, centros comerciais afastados dos centros urbanos. A rua torna-se espao no mais de passeio, mas sim de passagem. A falta de utilizao dos espaos pblicos gera insegurana nas pessoas, que cada vez mais procuram se fechar em locais privados. Nestes, o espao segrega os mais diversos tipos de diferena social. Por fim, a segregao social gera a segregao espacial, dificultando cada vez mais o convvio social nas cidades. Uma maneira de estimular a convivncia entre as pessoas, de modo que se utilizem do espao pblico, por meio de atividades culturais. Estas, proporcionam a interao entre as pessoas de modo que as diferenas sociais se tornam irrelevantes. O maior exemplo disso a Virada Cultural, em que por 24 horas as pessoas se utilizam do centro da cidade de So Paulo em busca de shows e apresentaes dos mais diversos tipos. Para que haja o convvio social e uma verdadeira vida coletiva nas cidades preciso que haja respeito s diferenas. No de modo a elimin-las, mas sim para que sejam agregadas sociedade. O preconceito somente distancia diferentes classes, grupos e idades. Devido ao preconceito sofrido pela populao de baixa renda, espaos como museus e teatros acabam sendo ocupados somente pelas classes mais altas. Caso houvesse a oportunidade do crescimento cultural coletivo, as discrepncias entre classes seriam atenuadas e uma convivncia pacfica poderia ser estabelecida. por meio de atividades culturais que podemos agregar diferenas, trocar experincias. Tambm por elas possvel sensibilizar o indivduo, de modo que para esse um novo mundo de possibilidades se abra.
9

Introduo

Por meio de espaos pblicos de qualidade que o indivduo se sente confortvel para se apropriar do espao. E esses espaos, ao abrigarem diversas atividades, incitam o indivduo a conhecer novas reas e ampliar seus horizontes. Espaos pblicos possibilitam o desenvolvimento cultural como atividade social. Como maior qualidade desses espaos podemos enfatizar a capacidade de apropriao do indivduo. Um espao de qualidade aquele em que o usurio sente-se vontade para utilizar-se sem restries. A flexibilidade desses espaos tambm garante a possibilidade de novas apropriaes espaciais, de modo a prolongar sua vida til. Exemplos de projetos do escritrio BIG, em Copenhague, refletem esses conceitos e ilustram novas possibilidades de espaos urbanos. Analisando a relao entre a populao e as artes, percebemos um certo desconforto por parte das pessoas. H uma grande distncia entre essas e as artes. Isso fruto da falta de repertrio artstico, recorrncia da imposio da cultura de mercado. A formao escolar tambm agrava o afastamento artstico do cotidiano das pessoas. A arte tratada sempre como secundria, e ao chegar ao ensino mdio totalmente descartada. Criando dessa maneira adultos desprovidos de sensibilidade, o que diminui tanto produo artstica como o pblico que a procura. O que afastou as artes do dia a dia da populao foram todas as mudanas ocorridas na sociedade em virtude da revoluo industrial. A partir dela, o novo proletariado industrial foi retirado das atividades de artesanato, para ento realizar trabalhos mecnicos em uma linha de produo qualquer. Nesse contexto, o artesanato, antes extremamente necessrio ao dia a dia das pessoas, substitudo por produtos industrializados. A partir disso a classe de trabalhadores perde o contato com as atividades artsticas, j que o desenvolvimento de novos produtos fica cargo da elite fabril. Desse modo, as artes passam, de uma atividade presente no cotidiano de toda a populao, para uma atividade predominantemente elitizada. A arte , em sua essncia, o ato de dar forma a algo. Seja ao se pintar uma tela, escrever uma poesia ou mesmo ao se fazer mveis e roupas. Portanto, deve ser tratada com o devido destaque na formao escolar. O estmulo arte essencial para o
11

desenvolvimento, tanto mental como da sensibilidade do indivduo. Pela da arte o individuo aprende a se expressar, se desenvolver e, a partir de ento, se valorizar. Um grande exemplo da valorizao do indivduo o surgimento da cultura Hip-Hop, que levou ao mundo a realidade e expresso de uma populao oprimida. Se tornando um cone de expresso cultural, agora influncia para diversas culturas em diversos pases. Alm de muitos outros fatores, arquitetura composio de formas. E mais ainda, arquitetura a composio de todas as artes. Partindo desse princpio, pertinente analisar os conceitos comuns entre arte e arquitetura. Para isso, sero analisados os trabalhos do artista ucraniano Kazimir Malivitch e o processo projetual da arquiteta britnica Zaha Hadid. Malivitch transcendeu os estudos da pintura e chegou propostas arquitetnicas, inicialmente utpicas, porm visionrias. Sua arquitetura demonstra estudos sobre fontes de energia, e possuem ligao com o estudos do cosmos. Essa caracterstica tambm perceptvel nos trabalhos de Hadid, em volumetrias que parecem levantar do solo. O comparativo entre Malivitch e Hadid se d pela abordagem da realidade e da tela. No representativas, as imagens demonstram uma outra realidade, como se a tela fosse a dimenso do conhecimento. Isso fica claro nos estudos arquitetnicos de Hadid, onde as cores so tratadas como energias no processo de formao da obra. As distores nos desenhos de Hadid demonstram uma realidade paralela do objeto, como se estivessem em transio entre a realidade pictrica e a realidade arquitetnica. As pinturas de Hadid so, desse modo, um meio de libertar as formas dos ngulos e normas usuais da arquitetura. Vo alm, colocando os estudos Suprematistas em um novo patamar, pois pretendem criar, atravs de si, uma estrutura funcional. As abordagens arquitetnicas so cada vez mais variadas. Aarquitetura moderna era fruto da relao entre forma e funo. Hoje em dia percebemos diversos novos conceitos e releituras espaciais. Podemos pensar a arquitetura como forma, assim como Gehry; como expresso estrutural, como Calatrava; topografia, como Einseman e tecnologia, como Rogers.

13

Podemos abordar a arquitetura por vises espaciais mais poticas, como em projetos de Tadao Ando, ou mesmo como composio entre as artes, como Niemeyer. H tambm a possibilidade de analisarmos obras de arte como arquitetura, e tambm o contrrio. As formas de Tomie Ohtake so um exemplo claro de resolues estruturais aliadas esttica. A partir de ento, todos os conceitos desenvolvidos ao longo desde trabalho sero demonstrados, por meio da leitura desses no projeto. Passo a passo, sero ilustradas as justificativas e tomadas de deciso, de modo que se chegue ao produto final. O projeto de uma escola de artes.

15

Embora com variaes ao longo do tempo, a cidade sempre foi um espao de comrcio, circulao de pessoas e de convivncia. Era no espao das cidades que ocorriam os principais eventos, onde se discutia a sociedade. Era abrigo de festivais, comemoraes religiosas, entre outros eventos importantes. A cidade era o espao que proporcionava a vida pblica, por onde as informaes eram transmitidas, bens eram transportados e onde se davam as transaes comerciais. Diferentes usos urbanos costumavam ter lugar em um mesmo espao urbano. Entretanto, com os novos padres de trfego do sculo XX, os principais usos do espao pblico sofreram alteraes. Bondes e trens deram maior mobilidade s pessoas e possibilitaram a expanso das cidades. Mas com a introduo dos automveis que se agravaram as mudanas no meio urbano. O pesado trfego de veculos no mantm uma coexistncia pacfica com os outros usos da cidade, como espao de encontro e comrcio, pelo contrrio, os dominam. Gradualmente, as feiras abertas foram se transformando em lojas ao longo de ruas, de lojas para supermercados e ento para centros comerciais afastados do rudo e poluio dos centros das cidades. Esses centros, quando estabelecidos em meio cidade, se isolavam e deixavam de fazer parte da esfera pblica. Nesse processo a vida pblica vai se transferindo aos poucos para a esfera privada. Outra mudana nas cidades foi a evoluo dos meios de comunicao. Com a avalanche proporcionada pelo desenvolvimento da informao do telgrafo internet as distncias se tornaram ainda menores. No h mais a necessidade do encontro direto para se conhecer novas pessoas, para haver comunicao. Isso propicia ainda mais o desuso da cidade como ambiente das relaes sociais. As polticas urbanas modernas degradaram aos poucos os espaos pblicos. O trfego de veculos e os estacionamentos monopolizaram os espaos de ruas e praas. A poluio visual, a sujeira e o rudo tomaram conta das cidades. Andar a p se torna uma atividade desagradvel e difcil em virtude das condies fsicas e ambientais. O deslocamento de pedestres se d em meio aos carros, sobrando muito pouco espao para outras atividades. Um grande problema criado nesse novo contexto so os percursos que o pedestre tem de percorrer. A cidade se espraia cada vez mais e a demanda por novos edifcios cada vez
17

Espao Pblico X Espao Privado

Espao Pblico

maior. Todavia os projetos de expanso se dedicam ao meio privado, deixando o meio pblico desprovido de investimento. O pedestre , ento, relegado a espaos no mais de passeio, mas de passagem. No h mais prazer nenhum em se caminhar pela cidade, uma mera necessidade. Essa realidade vem sendo modificada ao longo dos anos, tanto por necessidades ambientais como de qualidade de vida. Mas ainda h uma grande barreira que separa a esfera pblica da privada, o que dificulta muito o contato social e um verdadeiro aproveitamento dos espaos da cidade. Vale lembrar ainda que a vida urbana metropolitana com qualidade depende, em grande parte, da possibilidade de uma autntica vida coletiva. E esse um dos principais atributos da centralidade metropolitana (HUET, 2001). Os espaos privados nas cidades se fecham cada vez mais por meio de muros, grades, cmeras e seguranas. So poucos os espaos privados que possuem interesse em se abrir para o pblico. Os demais praticamente se comportam como ilhas, como se no tivessem comprometimento e participao alguma no contexto urbano. Inclusive, preferem abrir-se para os veculos, pelas entradas de suas garagens, do que para os pedestres. Isso reflexo da insegurana criada na cidade. Com os espaos pblicos cada vez mais degradados e abandonados abre-se a possibilidade da ocupao irregular pelos milhares de moradores de rua que no possuem abrigo. A simples presena desses excludos sociais no meio urbano gera uma sensao de insegurana no restante da populao, que muitas vezes desviam seu trajeto para evitar o contato direto com esses. De modo que os espaos pblicos se tornam cada vez mais desertos urbanos. A falta de espaos interessantes que promovam o convvio social torna-se cada vez mais acentuada, estimulando a procura por espaos privados que restrinjam a presena, sejam de classes sociais, faixas etrias, ou qualquer outra forma de diferena social. Aproveitando-se dessa condio, o mercado cria espaos comerciais de convvio restrito, os shoppings centers. Estes, so direcionados classes sociais especficas, sendo que em sua arquitetura isso j se explicita, como primeira forma de segregao. Exemplificado aqui pelo shopping Iguatemi1.

19

A segregao social se manifesta na segregao espacial dos espaos urbanos. Os espaos pblicos remanescentes acabam sendo divididos entre as classes, de modo que no h mais uma relao de convvio entre as mesmas. Espaos pblicos como a Praa da S2 ou o Vale do Anhangaba ficam restritos, geralmente, ao uso de classes de menor poder aquisitivo, enquanto as ruas de Pinheiros e Vila Madalena3 so apropriadas pelas classes mais altas. Aquilo que as reas pblicas sempre permitiram e que talvez ns, na nossa infncia, vivemos quando a interao entre as diferentes classes era fcil e codificada, era aceita e ocorria nos espaos pblicos, foi de alguma maneira se privatizando e foi sendo dificultada por todos os aparatos de separao de segurana, de distanciamento. E isso tem a ver; evidentemente, com uma nova preocupao com a violncia urbana que tambm, inegavelmente, aumentou (HUET, 2001). Alguns espaos ainda promovem a reunio da populao sem que haja segregao, como o Parque do Ibirapuera ou em espaos privados que abrem-se para o pblico, como o vo do MASP, que abriga diversas atividades e grupos de pessoas. Tambm algumas praas criadas em empreendimentos privados que propiciam o encontro das pessoas e o desfrute do espao urbano. Espaos que promovem a vida coletiva o que mais precisamos numa cidade to populosa como So Paulo. necessrio, para que tenhamos uma cidade novamente viva, que se quebre a barreira entre espaos pblicos e privados. preciso que haja uma continuidade espacial para a possibilidade de uma continuidade social. Porque a boa cidade a que consegue dar valor pblico ao privado. E, assim como uma boa cidade feita tanto de boas casas, de boas lojas, de bons bares e bons jardins privados, ela tambm o de passeios pblicos, de monumentos e de edifcios representativos (HUET, 2001). Uma maneira de se incentivar o uso do espao pblico e, consequentemente, renovar a vida nas cidades promover atividades culturais. Estas, propiciam a ligao entre as pessoas, sem que haja diferenas e preconceitos. Uma iniciativa importante que retoma o uso do espao central de So Paulo a Virada Cultural4. Nesta festa, o centro fica ocupado 24 horas por shows dos mais diversos ritmos e gneros, apresentaes circenses, intervenes e encontros.

21

3 2

Carlos Augusto Calil, o Secretrio Municipal de Cultura define: A Virada Cultural tem esprito de festa mltipla e inclusiva, que promove o convvio entre as classes, geraes e gneros. a festa da cidade; uma celebrao coletiva que ocorre principalmente na regio central e faz um esforo de reocupao dessa rea crtica. Para o Prefeito de So Paulo, Gilberto Kassab, a Virada Cultural um convite ao paulistano para se apropriar da regio central de forma nica. Durante 24 horas, o participante do evento entra em contato com diversas manifestaes artsticas e, ao mesmo tempo, vive a experincia de estar no espao comum a todos de sua cidade. O centro de So Paulo provido de muitas possibilidades de uso, entretanto, por falta de vontade poltica, esse potencial subutilizado. As tradicionais galerias esto abandonadas e, essas solues muito melhores que os shoppings centers deveriam ser retomadas. As galerias possibilitam que a transio entre o espao pblico e privado seja imperceptvel, alm de potencializar a circulao de pedestres pelas ruas da cidade. Alm do mais, o centro munido de inmeras praas e espaos que, se requalificados, proporcionariam uma verdadeira vida coletiva. H a necessidade de uma poltica urbana que privilegie no os veculos, e sim as pessoas. Possibilitando um ambiente agradvel, com boas caladas, um bom mobilirio urbano e boas condies de transporte pblico, a cidade vai reconquistando a confiana da populao. E quanto mais pessoas se utilizarem do espao pblico, mais a sensao de segurana reforada e mais opes de apropriao do espao urbano surgiro. Como reviver, como reconstruir os espaos coletivos, que certamente so extremamente importantes e tm de ter lugar no centro da cidade. E um dos caminhos para que esse movimento de identificaes, de relacionamentos de convivncia possa acontecer o centro da cidade tornar-se realmente um lugar de atividades culturais (HUET, 2001).

23

Para que haja uma verdadeira vida coletiva nas cidades preciso, primeiramente, que haja unio entre a sociedade. preciso saber lidar com as diferenas pessoais e fazer delas enriquecimento cultural. As barreiras sociais e culturais devem ser rompidas pela educao, e a melhor forma para isso se realizar por meio de atividades culturais. Faz-se necessrio atingir a populao nos mais diversos nveis sociais, com atividades que possibilitem a integrao sem preconceitos. Se toda a populao, independente de classes, evolui culturalmente muito provvel que se diminuam as disparidades sociais. S por meio da educao podemos chegar a um nvel social onde possa haver o dilogo de igual para igual, sem que haja o desenvolvimento de uma parte em detrimento de outra. O mais complexo desse processo e tambm onde ocorrem os maiores erros como tratar as diferenas. O Brasil um pas diverso em culturas, costumes e etnias e, principalmente na cidade de So Paulo, elas esto todas juntas, dividindo o mesmo espao. Erroneamente, quando pensamos trabalhar em uma escala como a de So Paulo as diferenas costumam ser tratadas como indesejveis, e procuramos solues genricas como meio de eliminar essas discrepncias. Pelo contrrio, devemos valorizar as diferenas e agreg-las sociedade. Reconhecer e respeitar as diferenas o princpio para se evitar o surgimento de preconceitos, sejam eles quais forem. por meio dessa gama de multiplicidades que formamos uma sociedade culturalmente mais rica. E somente pelo respeito s diferenas que conseguiremos proporcionar a integrao entre a populao e retomar o verdadeiro esprito de sociedade. Grande parte da segregao social fruto de preconceito. Em consequncia, a populao de menor renda sente-se inferiorizada e acaba afastando-se das atividades em que preponderam as classes mais altas. Espaos como museus, teatros e galerias de arte, que so abertos a todos os pblicos, acabam sendo espaos segregadores de classes mais baixas. Caso o preconceito fosse atenuado, a populao de menor renda se sentiria mais confortvel para usufruir desses espaos culturais e, dessa forma, teriam a possibilidade de evoluir culturalmente tanto quanto as classes economicamente privilegiadas. uma oportunidade de aprimoramento e sensibilizao do indivduo, somente possvel pela arte e educao.

Atividades Culturais: Agregando Diferenas

25

preciso promover atividades que trabalhem os mais diferentes aspectos do ser humano, do corpo mente. O equilbrio imprescindvel para a formao de pessoas melhores e, consequentemente, de uma sociedade melhor. A qualidade de vida deve ser a premissa para qualquer poltica urbana e, para tanto, so necessrios espaos qualificados. Para que haja maior interao social os espaos devem possibilitar diversas atividades culturais ao mesmo tempo. Dessa maneira, possvel atrair pessoas com diversos interesses para compartilhar o mesmo ambiente. Alm de agregar diferentes grupos, estimulada a troca de experincias entre os indivduos. De forma que o desenvolvimento cultural se torne tambm uma atividade social. Alm do mais, a possibilidade de diversas atividades instiga a curiosidade dos usurios e permite que esses ampliem seus horizontes para novas reas. possvel que de uma prtica esportiva o indivduo se abra para a dana, msica ou at mesmo artes plsticas. O importante estimular a populao a se desenvolver culturalmente cada vez mais, para que as artes, de forma geral, se tornem uma manifestao normal em suas vidas. Espaos para abrigar essas atividades culturais devem ser, essencialmente, espaos pblicos. Somente esses possibilitam a liberdade necessria para que a prtica dessas atividades ocorra com naturalidade. Propiciar a identificao do usurio com o espao a melhor maneira de incit-lo apropriao do espao. Ao se apropriar, o indivduo cria uma relao com o local e, a partir de ento, usa e preserva, evitando a degradao do mesmo. Essa outra qualidade que os espaos pblicos devem possuir: a capacidade de apropriao. Um espao de qualidade um espao em que o usurio sente-se vontade para utilizar-se dele sem restries. A flexibilidade desses possibilita novos usos e apreenses, prolongando a vida til do espao e tambm reforando-o como cone urbano. Ao se projetar espao mais flexveis, estes acompanham as mudanas da sociedade e agregam em si novos valores. Espaos como o vo do MASP5 ou a marquise do Parque do Ibirapuera6 so exemplos de adaptabilidade urbana. Eles so, constantemente, palco de manifestaes artsticas, polticas e sociais. A Avenida Paulista tambm um exemplo de apropriao, quando skatistas e ciclistas se utilizam, normalmente noite, de seus espaos para a prtica esportiva.
27

Pequenas praas j so grandes possibilidades de espaos pblicos. Tratadas de forma correta, com mobilirio urbano adequado, podem tornar-se um osis em meio cidade, servindo como ponto de encontro, espao de jogos, descanso e at mesmo estudo. Possibilitam a retomada de feiras abertas e interligam ruas facilitando a circulao de pedestres. Finalmente, a carne da cidade no so os edifcios, mas os espaos pblicos eles so o que h de mais permanente na cidade: os espaos pblicos renem e associam aquilo que separado. So eles que garantem a continuidade, j que todas as operaes so descontnuas (HUET, 2001).

29

Como concluso dos conceitos desenvolvidos sobre o espao urbano sero apresentadas possibilidades interessantes de confluncia entre a esfera pblica e privada. Por meio de projetos desenvolvidos em Copenhague pelo escritrio dinamarqus BIG Bjarke Ingels Group ser mostrado como edifcios privados podem ceder espao para o uso pblico de forma criativa e condizente com o meio urbano. O primeiro projeto a ser analisado uma praa elevada de 3000 m2 situada acima da cobertura de uma loja de departamentos, a Magasin du Nord7. Situada no corao de Copenhague, a praa, alm de possuir os benefcios do espao de convvio e visuais da cidade, tambm contempla em seu programa cinema ao ar livre, acesso para carros e taxis, ciclovias, quadras esportivas, e cafs. A sequncia de espaos composta como uma cascata que desce, permeando os edifcios at chegar ao nvel da rua. Concebida desde o princpio, a flexibilidade do espao proporciona diversas atividades ao longo do ano, variando com as condies climticas. Desde uma praa ensolarada uma pista de snowboard - tudo possvel nesse novo conceito de espao urbano. Bem distribudas, as atividades acontecem harmoniosamente e atraem os mais diversos pblicos. O mais interessante desse projeto sua implantao. A apropriao dos espaos inutilizados, as coberturas dos edifcios, to abundantes nas cidades, podem criar uma infinidade de articulaes espaciais. Podemos recriar grandes praas em reas j adensadas e consolidadas da cidade, possibilitando ainda mais a coexistncia e ligao entre os espaos pblicos e privados. Outro projeto a ser analisado Casa da Cultura Norte Atlntica8, localizada s margens de um canal em Nordatlantens Brygge. Sua cobertura retangular de 2500 m2 em sela toca somente dois vrtices no solo, criando dois espaos diferentes. O de exposio, abaixo da cobertura, e uma praa de livre acesso acima dessa. Diferente do projeto anterior, esse edifcio o prprio espao pblico. Sua forma j projetada para que o edifcio seja parte integrante da cidade em tempo integral. Esta uma iniciativa que valoriza tanto o espao privado como o pblico. Espaos assim reconfiguram as relaes com a cidade. Possibilitam ao usurio percorrer novos caminhos, descobrir novas visuais e criar novos pontos de encontro.

Intervenes: Novos Fluxos E Atividades

31

Espaos que sejam pblicos e privados ao mesmo tempo desenvolvem uma cidade socialmente mais dinmica. Esses espaos devem ser ferramentas de educao e cidadania; facilitando relaes pessoais de modo que se tornem mais constantes e consistentes. Para isso, preciso eliminar as diferenas econmicas e sociais, restaurando a segurana e dignidade nos centros das cidades.

33

Temos visto no cenrio atual diversas medidas de incentivo cultura, principalmente s artes. Uma tentativa de reaproximao do cotidiano da sociedade a esse tipo de expresso at agora tratado em segundo plano, de forma geral, na formao educacional da populao. H de se atentar para o olhar de estranheza nas pessoas quando se deparam frente a uma obra de arte. H uma distncia enorme entre elas e a obra sua frente; um vazio de repertrio cultural que, com o tempo, foi preenchido por uma pseudo cultura, a cultura de mercado. Essa cultura, vazia de contedo criativo, artstico e social nada mais que uma forma de entretenimento. E por que no de controle? A informao transmitida pelas mdias tradicionais , geralmente, nula de contedo intelectual. apenas relato do cotidiano, imposio de conceitos ou mera futilidade. A estranheza do assunto derivada da prpria formao escolar que possumos. As disciplinas artsticas esto presentes somente no ensino bsico e fundamental, onde ainda no h um desenvolvimento completo das capacidades mentais dos jovens. A partir de ento, essas matrias so deixadas de lado e o foco dado para as disciplinas consideradas erroneamente mais importantes para o desenvolvimento psquico do indivduo. Justamente pela falta de importncia dada arte na formao estudantil criamos adultos sem sensibilidade artstica que, por conseguinte, agravam a carncia de incentivo ao meio artstico, reduzindo quantitativamente e qualitativamente a produo nacional. Essas atividades, ainda no vistas como fundamentais ao viver, no foram incorporadas ao dia a dia das pessoas. Faz-se necessrio analisar em que momento houve esse afastamento das artes no cotidiano da populao como um todo. E quando essa se tornou um assunto em pauta para somente os mais bem informados e, consequentemente, mais ricos. A resposta para essa questo se encontra nos princpios da revoluo industrial:

Arte na Revoluo Industrial

Arte

35

A nova forma de produo, ao mesmo tempo em que propiciou novos meios de divulgao e reproduo tanto das artes plsticas, msica e cinema, criou um pblico dividido em partes desiguais: Uma minoria em permanente busca de novidades (...) e uma imensa maioria ainda insuficientemente evoluda culturalmente e assim inapta a assimilar obras mais significativas da arte moderna (COSTA, 1997). Por consequncia do modo produo industrial o proletariado foi retirado de suas atividades manuais de artesanato onde, al, artesos, pintores, escultores e arquitetos elaboravam o estilo da poca. A partir desse momento, o proletariado fica restrito s atividades fabris, executando somente o trabalho designado na linha de produo. A criao e desenvolvimento de novos produtos fica, dessa forma, somente nas mos dos mais favorecidos economicamente, pois apenas esses tem a formao necessria para executar esse tipo de tarefa. nesse contexto que acaba por se elitizar o conhecimento das artes, pois o artesanato que, at ento, era essencial no cotidiano das pessoas substitudo por produtos industrializados, mais baratos e como maior capacidade de atender as demandas de mercado. Dessa forma, os que antes trabalhavam como artesos abandonam suas atividades e migram para o setor industrial. De maneira que o artesanato foi desvalorizada e at esquecido em reas onde predominavam as atividades industriais. Trata-se ento de um problema que, at os dias de hoje, encontra-se presente. Mas como resolv-lo? fato que o ensino artstico deve ser revisado em todos os nveis escolares para que lhe seja dado o devido valor. No de forma a criar jovens artistas, mas sim para que a arte seja tratada como manifestao normal de vida (COSTA, 1997). importante que se fortalea a cultura artstica na populao para que se preencha o vazio criado pela cultura de massa. A arte, alm de sua importncia para a formao cultural do indivduo, indispensvel para o aprimoramento da sensibilidade do ser humano. No somente a arte, mas todas as atividades devem estimular as pessoas a se aprofundar culturalmente, de maneira a expandir seus horizontes e romper com os paradigmas impostos sociedade; paradigmas que proporcionam uma viso de mundo fria e insensvel. Esse deve ser o foco do ensino pela arte: a sensibilidade.

37

Antes de iniciarmos essa discusso sobre arte importante esclarecer como ser abordada a arte. Para comear, uma caracterstica presente em todas as obras de arte a forma. A forma de uma obra de arte o aspecto que ela assume. No importa que se trate de um edifcio, uma esttua, um quadro, um poema ou uma sonata todas estas coisas assumiram um aspecto particular ou especializado, e esse aspecto a forma da obra de arte (READ, 2001). importante que se diga que um artista no somente aquele que pinta quadros ou escreve poemas, mas tambm aquele que faz mveis, roupas e utenslios. So muitos os tipos de artistas, mas todos eles so, em sua essncia, pessoas que do forma a algo. A arte uma atividade formal, mesmo que se preze ou no pela esttica. A arte, por muito tempo, foi considerada a expresso do belo. Entretanto, com as mudanas ocorridas no meio urbano em virtude da revoluo industrial, ouve a necessidade da denncia sobre indiferenas e injustias que ocorriam na sociedade. Nesse dado momento a arte se torna mais revolta e conceitual. A arte conceitual passa a ser uma resposta s represses sofridas pela populao. Para tanto, a arte se mune da anti esttica como forma de expresso dessa nova realidade urbana. por meio do exagero e peso dessa nova arte que os artistas pretendem chamar a ateno das classes mais favorecidas, de maneira a realmente incomod-las. Neste trabalho, a arte no ser abordada como uma expresso revolucionria, mas sim como uma forma de sensibilizao e desenvolvimento cultural do individuo. Devemos tratar a arte como uma atividade to importante para a formao do ser humano quanto prtica dos esportes. Devendo ser iniciada junto formao escolar, prosseguindo, de forma ininterrupta, no somente para o bem estar mental e estmulo criatividade, mas tambm para o desenvolvimento das artes nos mais diversos nveis da sociedade. Percebemos, geralmente, que a grande maioria da populao, independente de classes sociais, se encontra alienada de um contedo intelectual mais elaborado. usual percebermos, nessas pessoas, a falta de interesse ou conhecimento sobre o campo das artes de modo geral.
39

Arte Como Funo Social

preciso que se estimule e reaproxime a populao para que, com o tempo, se incorpore o assunto, de modo a se intensificar, no somente a produo artstica, mas o pblico que a incentiva. Devido popularizao da arte provvel que se rompam com a divises de classes sociais, j que todos estaro, de certa forma, no mesmo nvel cultural, compartilhando dos mesmos interesses. A arte, em seu processo, estimula as faculdades mentais do pensamento, lgica, memria, sensibilidade e intelecto, aprimorando assim as capacidades do indivduo. Pode-se dizer tambm que a prtica da arte desenvolve a sensibilidade, de maneira a criar uma nova relao com o mundo. A arte o meio indispensvel para essa unio do indivduo com o todo; reflete a infinita capacidade humana para a associao, para a circulao de experincias e idias (FISHER, 1987). O estmulo produo e insero cultural nada mais que uma forma de valorizao do indivduo. um meio de incitar a populao ao estudo e prtica de uma atividade nova, agregando novos conhecimentos e gerando certa segurana medida que a pessoa se envolve no meio artstico. uma maneira de se tirar do anonimato essa populao, que at ento, vinha realizando somente suas atividades cotidianas. A criao de uma nova linguagem artstica popular depende da participao massiva da sociedade, para que se crie uma identidade enraizada na cultura urbana, que no seja reflexo de uma classe social especfica. necessrio que se instigue a produo e o contato cultural, de modo a criar uma verdadeira retomada da cultura artstica brasileira, bem como o desenvolvimento da sensibilizao do indivduo. Um exemplo de valorizao da identidade cultural a cultura Hip-Hop surgida em Nova Iorque na dcada de 1970, nos subrbios negros e latinos, especialmente no bairro do Bronx. Esses bairros sofriam com a pobreza, racismo, violncia e trfico de drogas. Os jovens, ento se utilizavam das ruas como espao de lazer e, geralmente, formavam gangues como meio de delimitar seu espao, criando al suas prprias regras. Esses bairros, geralmente habitados por imigrantes caribenhos, realizavam festas de rua com msica, dana e arte. Os DJs Disk Jokeys controlavam o som, os B.Boys Break Boys competiam entre si danando break, os MCs Masters of Ceremony faziam rimas improvisadas de contedo poltico ou relatando o cotidiano da populao.

41

E os Writers9 Graffiteiros que se expressavam nas paredes com mensagens politizadas e de denncia, por meio de letras bem elaboradas pintadas com spray. A cultura Hip-Hop , at hoje, considerada de grande relevncia e expressividade, pois foi por meio dela que se conseguiu chamar ateno para os problemas do subrbio, mostrando que possvel super-los por meio da organizao social e no da violncia. Testemunhas de como essa arte popular pode atingir altos patamares e tambm influenciar outras culturas so as diversas galerias de arte voltadas para o graffiti e outras expresses plsticas urbanas. Nelas, h constante movimentao de artistas no s nacionais como internacionais, trocando informaes e mostrando sua arte. Transmitindo esses novos conceitos de uma arte livre, sem preconceitos. Essa a questo fundamental da arte popular: a transmisso e intercmbio de valores. Ela deve estar enraizada no contexto e meio em que vivemos, e deve assim transmiti-los. Pela arte so agregadas diferenas, de forma a produzir uma cultura mais forte, consistente. Toda arte condicionada pelo seu tempo e representa a humanidade em consonncia com as idias e aspiraes, as necessidades e as esperanas de uma situao histrica particular. Mas, ao mesmo tempo, a arte supera essa limitao e, de dentro do momento histrico, cria tambm um momento de humanidade que promete constncia no desenvolvimento (FISHER, 1987). A arte deve trabalhar pelo todo, deve ser interesse mtuo, pois um patrimnio coletivo. reflexo de nossa realidade e cultura, e, portanto, necessrio que haja participao de todos em sua formao.
43

Arquitetura , alm de muitos outros fatores, composio de formas, de linhas; o desenho do espao. Entretanto no podemos classific-la pura e simplesmente como arte plstica. Arquitetura : antes de mais nada, construo, mas, construo concebida com o propsito primordial de ordenar e organizar o espao para determinada finalidade e visando determinada inteno (COSTA, 1997). Decises plsticas so tomadas durante todo o processo arquitetnico, entretanto h um equilbrio entre essas e outras tantas questes que envolvem um projeto. Seja balanceando forma tcnica, programa, uso ou meio. Entretanto, perceptvel que a essncia tanto da arte como da arquitetura a mesma: o impulso desinteressado buscando uma inteno plstica. a deciso entre partidos, formas, materiais e cores que resultam na obra final. A criao de uma nova obra tambm a criao de um novo mundo, feito a partir dos ideais do artista ou arquiteto. Sendo assim, imprescindvel que se faa um paralelo entre arquitetura e as artes plsticas; uma anlise dos conceitos aplicados em cada uma das reas. E onde, nesses conceitos, se encontram os pontos em comum. Para este estudo sero postos, lado a lado, Kazimir Malivitch (1878-1935), pintor ucraniano, cone do Construtivismo Russo, e a arquiteta Zaha Hadid (1950), altamente influenciada pelos conceitos pregados pelo Suprematismo de Malivitch e conhecida por suas obras ligadas ao deconstrutivismo. Os estudos de Malivitch transcenderam as artes plsticas e chegaram arquitetura, onde ele a v como possvel sntese das artes: A obra arquitetnica uma arte sinttica, e por isso que deve unir-se a todos os domnios da arte(NRET, 2003). Uma observao a ser feita que, para Lcio Costa, arquitetura uma integrao, no sntese. A sntese subentende a idia de fuso(COSTA, 1997). Para ele, a idia que pintores e escultores fazem da sntese das artes e arquitetura acaba por trat-la como um background. Para que haja comunho, necessrio que a prpria arquitetura seja executada com conscincia plstica. E para isso importante que, o arquiteto seja, ele prprio, artista.

Arte e Arquitetura

45

A arquitetura de Malivitch, em princpio utpica, logo se liga s possibilidades tecnolgicas da poca: as Architectonas (fig.10), baseado na unio das formas suprematistas em conjuntos verticais ou horizontais que buscam, no somente aliar esttica funcionalidade, mas acima de tudo, demonstram, de forma visionria, estudos sobre fontes de energia. Malivitch imagina tempos em que a Terra e a Lua sero para o homem fonte de energia, de movimento. Isto , do momento em que utilizar a sua fora rotativa como a gua para o moinho, porque agora todas essas coisas giram em vo (NRET, 2003). Sua arquitetura era imaginada como uma mquina Suprematista, se assim pode ser chamada, integrada e sem nenhum encaixe sequer. Uma barra de metal a fuso de todos os elementos, como a terra, e carrega dentro de si uma vida de perfeio, de modo que cada corpo Suprematista construdo ser incorporado em uma organizao natural e formar um novo satlite (SCHUMACHER; FONTANA-GIUSTI, 2004).
10

11

O Suprematismo de Malivitch tende, com o tempo, a se voltar para o cosmos, onde ele argumenta favoravelmente sobre viagens espaciais e a apropriao do espao alm Terra. Suas obras passam do esttico Quadrado Negro10 ao dinmico Supremus N5611 influenciado tambm pelo perodo do nascimento da aviao. Esse argumento pode ser observado tambm na arquitetura de Zaha Hadid, onde suas formas parecem no apresentar ligaes, ou ento aparentam estar a ponto de levantar voo, como fragmentos, exploses ou satlites. As formas tridimensionais pairam no ar como naves espaciais, prontas a se aproximar do solo. O mais interessante e relevante ao se comparar nos trabalhos de Malivitch e Hadid no perceptvel em seus textos, mas sim em suas experincias em telas, onde ambos abordam o mundo por meio da pintura. De acordo com a doutrina de Malivitch, a anlise da tela mostraria que primeiro as vemos como janelas, e que, atravs delas discerniramos a vida. O plano de pintura Suprematista , portanto, mais que somente um plano em que qualquer pintura deva aparecer. um espao onde organismos e objetos anseiam alcanar a fim de atingir significncia, relevncia e cognio. A tela Suprematista pode, portanto, ser entendida como o espao da mente e do conhecimento.

47

Tanto nos trabalhos de Malivitch como de Hadid, a construo de formas em uma ordem de cores no condicionada por uma necessidade de representao, em termos de cor, forma e figura. A manifestao de cores e tons no depende de uma manifestao esttica, e sim da qualidade do material e da composio dos elementos que se combinam para compor uma forma de energia. Esse conceito muito claro nas pinturas de Hadid, onde o uso de cores baseado nas energias produzidas tanto no processo de formao como de movimento. O movimento capturado em sua prpria interpretao da geometria do projeto. Em seus primeiros trabalhos as energias (cores) so parte do processo de formao tectnica do edifcio, enquanto em seus projetos recentes desenvolvidos com Patrik Schumacher, o dinamismo tambm se relaciona com as formas pelas quais os edifcios so potencialmente usados e ocupados. Essa diferena descreve duas abordagens de trabalhos simultneos, um baseado na imagem e o outro baseado na dinmica do uso do espao. A diferena de abordagens se torna clara quando colocamos, lado a lado, seus trabalhos de diferentes pocas. Nos desenhos de 1989, para a Estao do Corpo de Bombeiros da Vitra12, as cores so usadas para dar destaque planos e incitar movimento do edifcio. J em seus desenhos mais recentes, de 1997, para o Centro de Artes Contemporneas MAXXI13, o uso das cores define os fluxos de circulao, tanto do edifcio como da cidade.
12 13 49

Como podemos comparar a noo de no-objeto de Malivitch, relacionada com o mundo de sensaes e efeitos, e os desenhos de Hadid? At agora, tem sido argumentado que seus desenhos so paradoxalmente no representativos, ou mais precisamente, que eles no tem incio como tal. Eles no mostram uma figura mimtica do objeto tal como concebido na mente da arquiteta. No se apresentam como uma imitao de como os edifcios se parecem. So muito mais que representaes.

Os desenhos no so inteiramente independentes do reino dos objetos; na verdade, eles possuem a capacidade de se mover da realidade das sensaes e se ligar realidade do mundo dos objetos, em um dado momento. Na realidade, seu estado , muitas vezes, incerto. Eles tm a capacidade tanto para emergir do reino no objetivo, de sensaes, e de romper com ele, procurando um lugar no espao dos objetos construdos onde eles podem ser reconhecidos como arquitetura (SCHUMACHER; FONTANA-GIUSTI, 2004). Malevichs Tektonik14 foi o trabalho final de Hadid para graduao na Architectural Association. Hadid assim o intitulou em homenagem Kazimir Malivitch. O projeto de Hotel, localizado prximo ponte Hugerford, em Londres, particularmente influenciado pelas prprias Architectonas de Malivitch. No caso, parece ser, geometricamente, quase idntica Alpha Archtectona15 de Malivitch. O Tektonik faz uso da aparente composio aleatria das formas suprematistas, de modo a suprir a demandas de programa e stio. Hadid usa a pintura para explorar os diversos planos do projeto, como podemos perceber no uso das cores branca, preta e vermelha. Utiliza-se tambm da fragmentao das formas e planos, em que, na base da tela esto as partes explodidas que se encaminham at o centro, onde formam o conjunto do projeto. Sua inteno transmitir uma estrutura no esttica, mas sim adaptvel e fluida. As pinturas suprematistas so usadas por Hadid como um meio de se reconsiderar formas e libert-las dos ngulos e normas usuais da arquitetura. Entretanto, alm do que os suprematistas realizaram em suas telas, a inteno de Hadid era criar uma estrutura funcional. Dessa forma, seus trabalhos inovadores colocaram as idias suprematistas em uma nova dimenso e escala.
51

15 14

As abordagens arquitetnicas para o espao so muitas, como muitas so as necessidades da cidade. Para cada necessidade, ento, poderamos afirmar que existe uma forma correspondente. Entretanto no estamos falando de uma atividade estritamente exata. Arquitetura , como j dito, um processo artstico de criao espacial. A arquitetura foi, por muito tempo, tratada como uma relao entre forma e funo. Entretanto, com o passar dos tempos esse discurso vem se modificando e, hoje em dia, a arquitetura inspirada em diversos conceitos. Podemos observar espaos onde a plasticidade determinante, ou a luz, relao entre materiais, cores. Podemos perceber ligaes mais diretas, como espaos baseados em organismos biolgicos, formas da natureza, topografias ou at mesmo nas artes plsticas. So infindveis as experincias possveis para a concepo do espao arquitetnico, entretanto, cabe agora demonstrar como esses conceitos so aplicados aos projetos. O primeiro dos conceitos a ser ilustrado, e tambm mais debatido atualmente, a expresso da arquitetura como forma. Os estudos de Frank O. Gehry, arquiteto naturalizado norte americano, so os mais significativos quando se pensa a arquitetura concebia ao extremo da forma. Impressionante a qualidade escultrica de seus trabalhos que, primeiramente so executados em maquete16 e depois so detalhados por computador. O processo de desenvolvimento praticamente a lapidao da forma. A maquete funciona como uma base escultrica em pequena escala. Nela so feitos os estudos para que se possa dominar por completo a volumetria e depois transferi-la para a escala da cidade. A volumetria chamativa e experimental faz referncia a vrias inspiraes distintas. O Museu Guggenheim de Bilbao17, por exemplo, fruto de estudos sobre a engenharia naval, que claramente foi inspirao para o partido volumtrico e tambm para a resoluo estrutural do edifcio. J o pavilho Galeria Serpentine16, em Londres, um ensaio sobre os desenhos de Da Vinci, mais precisamente suas catapultas, alm de ter inspirao em cabanas de veraneio para a composio dos fechamentos. Abordagens como essas criam edifcios-monumento de grande destaque na cidade. Apesar de discutveis, projetos desse porte podem funcionar como uma ferramenta importante
53

Expressividade dos Espaos

16

17

19

de revitalizao urbana. Podem ser atrativos econmicos para uma rea e potencializar o desenvolvimento da mesma. Alm do mais, trabalhos como os de Gehry abriram novas possibilidades de ensaios arquitetnicos e deram um grande salto na tecnologia empregada arquitetura. Outra abordagem muito comum o espao como reflexo da estrutura. Podemos perceber isso mais claramente em projetos dos mestres modernistas como Mies van der Rohe e Le Corbusier. Neles, a estrutura conformava a volumetria do projeto e nada alm era necessrio. Hoje, vemos novas aproximaes desse mesmo tema, e um grande exemplo disso so os projetos de Santiago Calatrava. Arquiteto espanhol, Calatrava conhecido por suas obras singulares nas quais o primor estrutural a principal qualidade. Igualmente escultricos, diferem dos projetos de Gehry pela presena estrutural marcante; j nos de Gehry a plasticidade primordial, o que, muitas vezes, dissimula a estrutura. Seus ensaios partem da observao dos seres vivos, analisando formas antropomrficas, esqueletos, rtulas e tendes. Alm de estudos de animais em movimento que proporcionam o dinamismo e a assimetria de suas obras. Exemplo maior da inspirao em formas humanas o Turning Torso18, na cidade de Malm, Sucia. A torre estruturalmente resolvida como uma coluna vertebral que gira em seu prprio eixo, propiciando extrema dinmica ao projeto. Os blocos de cinco andares se dividem como vrtebras e a estrutura metlica os ligam como um exoesqueleto. Outro paralelo forma natural o projeto da Cidade das Artes e Cincias19. A implantao de todo o complexo ligada por diversos espelhos dgua de forma a criar a reflexo dos edifcios. Neste contexto, Calatrava cria o LHemisfric, uma estrutra em forma de olho que abriga em se interior o planetrio esfrico. Assim como os projetos de Gehry, os estudos de Calatrava partem do desenvolvimento de desenhos e esculturas, mas que, ao contrrio de Gehry, seguem resolues formais e estruturais estreitamente ligadas s formas da natureza. uma abordagem espacial completamente diferente. Da mesma forma que a natureza pode servir de inspirao para resolues estruturais,
57

18

tambm podemos abord-la por outros ngulos. Um deles a topografia. A implantao de edifcios como uma continuidade da topografia, ou criao de uma nova, so abordagem que visam a naturalizao das visuais da cidade, de modo formal. Estudos nessa rea visam criar espaos que atendam as necessidades do programa mas que possibilitem, na maioria das vezes, a continuidade do espao urbano por suas coberturas. Um exemplo a ser analisado a Cidade da Cultura, de Peter Eisenman. Arquiteto norte americano, Eisenman conhecido como um dos precursores do movimento decosntrutivista. Suas obras so caracterizadas pela juno de formas geomtricas e orgnicas, quase sempre organizadas por uma malha cartesiana. Localizado na cidade de Santiago de Compostela, Espanha, o complexo cultural o resultado de uma sobreposio de trs camadas de informao. A malha medieval da cidade, uma nova malha cartesiana moderna e o desenho topogrfico da regio. A partir dessa interao uma nova topografia20 gerada por computador, resultando na implantao do edifcio. Dessa maneira possvel criar edifcios que possibilitem no s a circulao dos usurios por essa nova malha viria, mas tambm criar uma nova interpretao da paisagem, mais prxima natural. a estrita ligao entre o projeto e a natureza, que valoriza tanto o objeto construdo como reaproxima a conexo entre o usurio e seu ambiente. importante ressaltar que essas novas possibilidades de abordagens s se tornam possveis com o desenvolvimento terico e tcnico. Para tanto preciso abrir portas para a interdisciplinaridade, procurando respostas nas mais diversas reas do conhecimento. Assim como Gehry procura inspirao na indstria naval para criar novas formas, arquitetos como Richard Rogers procuram no desenvolvimento tecnolgico solues para sustentabilidade. Rogers, arquiteto britnico, conhecido por seu funcionalismo e busca por solues de alta tecnologia. Devido aos projetos em parceria de Norman Foster se criou pela mdia a expresso arquitetura hi-tech. Para Rogers a busca pela flexibilidade e sustentabilidade so primordiais ao projeto, tambm em seus estudos recentes h a preocupao com os fluxos e dinmica urbana.
59

20 21

O Centro Georges Pompidou21, Frana, foi um projeto de Roges em parceria de Renzo Piano. O projeto pretendia criar um espao cultural que fosse a anttese aos centros culturais monumentais. Toda a infra-estrutura do edifcio foi exposta em sua fachada, livrando o espao interno para o pblico. Esse apelo visual pretendia tornar o edifcio uma prolongao da cidade, um verdadeiro espao democrtico. Como forma de revitalizar a regio o projeto se abre de modo a convidar diversas pessoas, idades e grupos, de maneira simultnea e solene. A liberao dos espaos internos justificada como forma de se abrir diretamente para o pblico a partir do centro das exposies. A linguagem de Rogers diretamente ligada sua viso de cidade, alterada fundamentalmente pelas mudanas tecnolgicas. Em oposto, podemos trabalhar a arquitetura como o oposto ao caos urbano. Podemos desenvolv-la de forma a propiciar a introspeco no indivduo, como fuga dos dias conturbados em que vivemos. Isso possvel por meio de artifcios do espao, como cores, materiais e principalmente a luz. Desde as igrejas gticas esse tema mais enfaticamente desenvolvido, e quem define muito claramente esse conceito o arquiteto japons Tadao Ando. A potica do espao de Ando remete claramente cultura japonesa. Minimalistas, suas obras se configuram pela pureza dos materiais e notvel presena da luz. Os espaos demonstram a dialtica entre cheios e vazios, claro e escuro, de forma pura e intimista. Projetos como a Igreja da Luz22, em Osaka, refletem a capacidade de prender a ateno do usurio pelo mnimo de informao. A nave executada toda em concreto armado, possui dois rasgos em forma de cruz ao fundo do altar, produzindo uma iluminao amena porm impressionante. J a Igreja sobre a gua23, em Sapporo, trabalhada de forma diferente. De mesmo minimalismo, a igreja nada mais que um cubo de concreto, entretanto, essa se abre para um grande espelho dgua em que a cruz se situa em seu meio. Ambos os projetos tratam do mesmo tema religioso, entretanto com duas interpretaes diferentes, ambas de grande expressividade e potica. Essa a marca dos projetos de Ando, espaos minimalistas trabalhados plasticamente no pela forma, mas sim pela qualidade da luz presente.

22 23

61

A arquitetura uma composio de artes. Muitos arquitetos recorrem dessa aproximao trabalhando em parceria de artistas plsticos e paisagistas. No como parte adereo ao projeto, mas para que a obra de arte e a arquitetura se fundam, uma agregando valor outra. Um grande exemplo do trabalho conjunto entre arquitetos e artistas so as obras de Oscar Niemeyer. Com incio na dcada de 1940, obras como o Ministrio da Educao e Cultura deram incio a parcerias com artistas como Cndido Portinari, Athos Bulco e Roberto Burle Marx. Niemeyer, formado nas Belas Artes do Rio de Janeiro, ao contrrio dos arquitetos paulistas, preza pelas formas escultricas e plasticidade de suas obras. A igreja da Pampulha24 um dos cones de seu trabalho, onde as formas curvas da igreja se tornam vivas por meio de intervenes artsticas de Portinari e Paulo Werneck. Assim como a Catedral Metropolitana de Braslia25, em que os vitrais da nave central, pintados por Marianne Peretti, recriam um cu dentro da nave central de modo que a arte se funde arquitetura, alterando completamente a espacialidade original. Essa a arquitetura descrita por Lcio Costa, uma composio de todas as artes. Para que cada uma delas agregue valor outra. preciso saber encontrar os pontos compatveis entre todas as atividades, para que elas caminhem e se desenvolvam juntas. A interdisciplinaridade tambm amplia os horizontes, seja do artista ou arquiteto, possibilitando novas abordagens em suas respectivas reas. interessante perceber como certas obras de arte remetem arquitetura, e o contrrio tambm pode ser observado. Mesmo que no formalmente, certas resolues arquitetnicas esto presentes em muitas obras de artes, principalmente em esculturas. A artista plstica Tomie Ohtake, por exemplo, possui inmeros trabalhos executados em ao e concreto, onde as curvas aplicadas aos materiais, alm do efeito plstico, procuram dar resistncia obra. As formas de Ohtake encontram na curva a estabilidade, no esttica, mas sim dinmica. essa uma propriedade a ser ressaltada em suas obras, a qualidade estrutural aliada qualidade formal. De to semelhantes resolues, podemos fazer um paralelo entre o projeto de uma escola de artes26, desenvolvido junto esta monografia, e a escultura

24 25

63

comemorativa dos 80 Anos de Imigrao Japonesa27, de Ohtake. Mesmo sendo uma anlise posterior ao desenvolvimento do projeto, este se assemelha composio adotada por Ohtake. As fitas de concreto armado compem-se, na escultura, como uma sequncia de curvas de mesma forma, dispostas uma ao lado da outra, defasadas me maneira a proporcionar movimento ao conjunto. J no projeto as fitas encontram-se estaticamente posicionadas no terreno, mas a dinmica da volumetria se d pelas diferentes formas entre cada uma delas. So comparativos desse gnero que ampliam as discusses entre arte e arquitetura, visando cada vez mais enriquecer os debates e mostrar que novas associaes so, e sero, sempre possveis. por meio deste trabalho que pretendo mostrar que a arquitetura sim uma forma de arte, mas antes de mais nada, ela , tambm, a composio de todas elas.
27 26

65

Como encerramento deste trabalho sero demonstrados todos os conceitos e temticas desenvolvidos ao longo deste ano, aplicados diretamente ao projeto. E como esses influenciaram as tomadas de decises e definiram o processo de criao. Descrevendo, passo a passo, as anlises desde a escala da cidade at o detalhamento do projeto. Desde a escolha do tema a ser desenvolvido nesta monografia, ficou claro que a melhor forma de se abordar arte, educao e espao urbano seria por meio de uma escola de artes. Inicialmente porque a arte , em sua essncia, uma atividade livre, que propiciaria um ambiente em que os usurios se sentiriam mais seguros ao se apropriar do espao. E uma escola, pois somente pela educao podemos criar indivduos melhores e, consequentemente, uma sociedade melhor. Antes de chegarmos ao projeto preciso analisar o contexto urbano em que esse se insere. O projeto se localiza na cidade de So Bernardo do Campo, zona metropolitana de So Paulo. A economia da cidade, desde a dcada de 1950, era baseada no setor automobilstico, sendo sede das primeiras montadoras de veculos do Brasil. Entretanto, na ltima dcada a economia sofreu uma diversificao, valorizando o setor de servios na cidade. Com a construo do trecho sul do Rodoanel, a construo civil teve grande impulso desde 2008. Entretanto, os investimentos em melhoria da infra-estrutura urbana e viria no acompanham esse crescimento. Novos empreendimentos residenciais esto presentes em todos os bairros da cidade, o que causar um inchao no sistema virio, tanto local como regional. preciso que a poltica urbana priorize o transporte pblico, principalmente na regio central da cidade, que dispe de uma malha viria insuficiente para comportar o fluxo crescente de veculos. Uma das medidas incentivar o uso do Corredor Metropolitano So Mateus Jabaquara, que corta toda a regio central da cidade, ligando-se com cidades vizinhas como Diadema e Santo Andr. Os incentivos cultura crescem cada vez mais, entretanto So Bernardo ainda uma cidade carente em centros culturais, teatros de qualidade, museus e cinemas. Em virtude dessa carncia cultural a cidade se torna, principalmente para jovens e estudantes, uma cidade-dormitrio. A populao, em busca de lazer e cultura, obrigada a se dirigir para

Introduo

Projeto

67

cidades vizinhas que dispe de mais infra-estrutura cultural. Poliesportivo por esse e tantos outros fatores que So Bernardo foi a cidade escolhida para se implantar o projeto da escola de artes. Como mais um incentivo cultura e novos espaos pblicos. Tanto para modificar a viso de cidade-dormitrio como para que seja uma referncia em propostas para educao e transporte pblico.

Eixo Kennedy
A rea escolhida para a implantao do projeto a cabeceira de um eixo interessante para o destaque visual e cultural da escola. A Avenida Kennedy o centro da vida noturna da cidade, j que nela h grande concentrao de bares e restaurantes. O eixo vai desde o Ginsio Poliesportivo, passando pelo parque Cidade de So Bernardo at chegar outra extremidade d4a avenida. Nesta, se encontra uma ala de acesso Via Anchieta, e tambm a ligao com o centro de So Bernardo e Piraporinha, no sentido Diadema. Nesse n virio encontra-se o terreno, marco divisor entre o bairro residencial oposto Avenida Kennedy, predominantemente comercial. Em seu entorno imediato se encontram edifcios comerciais de pequeno porte, um shopping abandonado desde a dcada de 1990, ruas de grande movimentao, devido ao acesso Via Anchieta e pequenas praas residuais, inexpressivas, em meio essas ruas. nesse contexto que a escola se implanta como um marco cultural e social. Ela se torna o convite vida pblica na cidade, agregando diversas atividades que o eixo da Avenida Kennedy proporciona. A possibilidade de atrair as pessoas por meio de exposies, projees de filmes e oficinas um meio de agregar ao eixo o carter cultural. Tudo isso aliado um espao pblico de qualidade, que sirva comunidade e propicie novas possibilidades de lazer.
69

Av. Kennedy

Terreno

Terreno
Via Anchieta O terreno uma grande rea verde cortada ao meio pelo Viaduto Kenzo Uemura29, de forma que sua projeo cria uma grande faixa sombreada no stio. A volumetria pesada

28

do viaduto um grande empecilho visual na rea, alm da presena marcante dos pilares robustos que chegam ao solo. De modo a enfatizar ainda mais a diviso entre o bairro residencial e a avenida comercial. Situado meio um n virio, a acessibilidade para o terreno inexistente. Isolado por trs faixas de veculos, a rea verde se torna uma ilha em meio cidade. Podemos caracterizar, portanto, esse espao de grandes propores como um vazio urbano. Munido de uma massa arbrea generosa, o terreno tem grande potencial para ser transformado em uma expressiva praa urbana. De maneira a dar continuidade ao canteiro central da Avenida Baro de Mau, muito utilizado pelos moradores como rea para exerccios fsicos aos fins de semana. Apropriada corretamente, essa rea pode se tornar um espao de circulao e lazer, aliado ainda ao programa cultural da escola de artes.

Transposies
Devido ao fluxo ininterrupto de veculos impossvel a ligao do terreno com o entorno atravs de faixas de pedestres. Sendo assim, solues como passarelas ou passagens subterrneas so alternativas serem analisadas. Outra possibilidade se utilizar do viaduto como forma de ligao. O viaduto Kenzo Uemura faz a ligao do centro de So Bernardo com a Avenida Piraporinha, que se dirige Diadema. Alm dos carros e nibus, o viaduto possui duas faixas centrais para a circulao dos trlebus pelo Corredor Metropolitano. Essa diversidade de fluxos possibilita que a escola atenda, desde a escala local, de moradores, regional, de So Bernardo, at a escala metropolitana de So Paulo. Ligando-se ao viaduto possvel se conectar, no somente s vias locais, como tambm facilitar o acesso ao transporte pblico. Eliminando a necessidade de estacionamentos e circulao de veculos, tanto de funcionrios como de usurios da escola, que agravariam ainda mais o trfego n virio.
71

Partido
Para a implantao do projeto, o ponto mais importante era a ligao do viaduto com a praa. Os estudos comeam de forma a criar uma volumetria ascendente, que ligue essas duas cotas. Depois de diversas tentativas, a que mais se mostrou interessante foi a abstrao volumtrica de uma folha de papel30, aberta por diversos rasgos. Dessa maneira criava-se um edifcio-rampa. O desenvolvimento dessa idia leva ao partido formal utilizado ao longo de todo o processo projetual: uma sequncia de fitas sinuosas31, dispostas lado a lado, de maneira a configurar uma nova topografia ao longo de todo o terreno. Essas, levam o usurio suavemente da praa ao viaduto, por um percurso ascendente entre elas. As fitas tangenciam-se em alguns pontos, onde h a passagem de uma para outra, criando rampas que podem ser acessadas pelas duas extremidades. Em algumas reas so conformados grandes espaos destinados permanncia e que, por sua curvatura, poderiam funcionar como uma grande arquibancada cu aberto. Como a qualidade de praa sempre esteve presente no terreno, o projeto pretende acomodar todas as atividades necessrias escola sem que se perca as caracterstica de rea verde. Para tanto, as fitas so pensadas como coberturas verdes. Tornando imperceptvel para o pedestre a transio entre o edifcio e a praa.

30

31

73

Relaes Volumtricas
Respeitando as rvores de maior porte da praa, o edifcio se implanta32 de modo a criar uma diagonal que divide o terreno em duas partes: a parte edificada e a praa remanescente. Esta, encontra-se voltada para o bairro residencial e faz ligao visual direta com o corredor verde da Avenida Baro de Mau. O viaduto, relacionado diretamente ao terreno, foi o gabarito adotado para se delimitar a altura da volumetria33. Somente duas fitas transpe essa medida, as duas mais prximas ele, uma de cada lado. Essa fitas criam uma rea coberta que indica ao pedestre, circulando pelo viaduto, que al h um acesso praa.

32

33

O projeto foi pensado de fora para dentro, do contexto urbano para a escala local. Sendo assim a descrio dos espaos far o mesmo percurso, dos espaos externos aos internos. A cobertura34 a gnese do projeto, ela o palco para as atividades e apropriaes do espao pblico. Nela possvel a aglomerao de pessoas para manifestaes pblicas, projeo de filmes, como em um grande cinema ao ar livre, atividades fsicas ou somente para descanso. Aliada praa, os usos da cobertura se potencializam ainda mais. A rea pavimentada da praa35 propositalmente reduzida, entretanto conforma um percurso anelar ao redor de todo o projeto, possibilitando assim o uso dessa como uma pista de corrida. Somente no acesso principal, localizado na projeo do viaduto, criada uma praa seca, que tambm serve como espao de encontro e lazer. As fitas36, estruturas em grelha de concreto armado, so independentes umas das outras, de forma que possam se expandir e retrair livremente. Cobertas por grama, proporcionam maior conforto trmico ao ambiente interno e contribuem, nas chuvas, para o atraso do escoamento de gua para a rede pblica de esgoto. Aberturas zenitais em forma de rasgos contribuem para a iluminao natural no interior do edifcio, reduzindo o gasto de energia e proporcionando um efeito interessante para quem circula pela cobertura noite. Os fechamentos37 tambm priorizam a qualidade de iluminao e ventilao interna. A soluo encontrada para esses foi a subdiviso da fachada em raios concntricos que, desse modo, acompanham a curvatura das fitas e reforam a qualidade dinmica das mesmas. Para o controle de insolao, os fechamentos se alternam entre chapas metlicas perfuradas e placas de vidro. A estrutura das fitas sustentada por um conjunto de quatro pilares que saem de um s bloco de fundao, um em cada direo, conformando um V38,42, tanto transversalmente como longitudinalmente. Entretanto, esses so independentes uns dos outros, dando maior leveza composio. Dessa forma reforam a plasticidade das fitas, incitando o olhar a percorrer todo o espao, do piso cobertura, alternadamente. A cobertura abaixo do viaduto42 a parte mais delicada do projeto. Inicialmente resolvida em estrutura de concreto com fechamento translcido, foi substituda por uma cobertura de policarbonato, sustentada por uma estrutura leve de alumnio, atirantada no prprio

Espao Proposto

77

35

34 36

viaduto. Dessa maneira o espao interno se tornou livre de pilares e a iluminao zenital se tornou mais abundante. As formas sinuosas, nesse trecho, se tornam mais amenas em virtude da estrutura do viaduto, entretanto mantm a mesma linguagem das fitas de concreto. Justamente pelo p direito reduzido, o projeto se encontra integralmente abaixo da cota da praa. Grande parte est enterrada a dois metros e, em pontos onde a cobertura encosta no solo, trs38. Tirando proveito dessa condio, os acessos ao edifcio so marcados por rampas35,41, tanto no principal como de servios. Como continuidade do espao pblico, os espaos internos foram tratados como uma grande praa coberta. Chegando-se ao saguo do edifcio temos um ptio de exposies, tambm propcio reunio de pessoas. Nele, se distribuem a circulao e setorizao dos ambientes. Voltadas para o norte se encontram as salas de aula, para o sul reas administrativas, estdio fotogrfico, caf e auditrio. O bloco central se constitui pelo volume da biblioteca e reas tcnicas.
38 Corte BB

37

Elevao Frontal

As salas de aula so os espaos mais expressivos do edifcio. Essas se conformam como grandes arenas abertas41,43. O intuito proporcionar visibilidade todas as atividades, de modo que tanto alunos como visitantes se atentem e apreciem novos trabalhos. A abertura das salas justificada tambm pela liberdade do espao. No havendo barreiras, o usurio sente-se vontade para percorrer o espao, conversar com novas pessoas, trocar experincias. o impulso dado para que haja cada vez mais socializao e aproveitamento do ambiente cultural. O espao entre as salas de aula concebido como pequenos jardins43 que, dependendo da escala, possuem arbustos ou vegetao rasteira. De maneira a propiciar um ambiente mais agradvel criao artstica e aos estudos. Dessa forma, o usurio encontra-se sempre em um espao favorvel sensibilizao, essncia da arte. Pela sensibilizao do indivduo e da criao de espaos atrativos convivncia poderemos quebrar as barreiras entre indivduos, classes e crenas. No de forma a elimin-las, mas sim de agreg-las. A unio das diferenas manifesta uma cultura muito mais forte e rica. Essa a questo primordial do projeto, a unio, entre a arte e o espao pblico.

81

Elevao Posterior

Corte FF

41

Planta

43

42

Corte GG

A pesquisa desta monografia, em conjunto com o desenvolvimento de projeto, levou a uma interessante troca de informao. Primeiramente, porque a investigao terica deu mais segurana s decises de projeto. Segundo, a atividade de projeto gerou novas questes serem discutidas, que por consequncia retornam ao campo da pesquisa. A dialtica ente projeto e pesquisa torna o processo de abordagem arquitetnica muito mais consistente. Embasado por novos conceitos e discusses, tanto a cidade como a arquitetura tomam uma nova dimenso. Pela apreenso das diversas discusses analisadas sobre o espao pblico o projeto se volta primeiramente cidade, para depois se aproximar do programa. Alm do mais, o foco inicial deste trabalho eram somente as artes, de modo que as questes urbanas seriam tratadas de forma secundria. Entretanto, por meio das pesquisas, o envolvimento com as temticas urbanas tomaram novas propores e ganharam destaque tanto quanto as artes. Antes deste trabalho, na minha viso, a cidade era um mero background para a arquitetura. As questes urbanas eram desprezadas e a composio plstica do projeto se tornava preponderante. Com a anlise dos problemas urbanos, principalmente a falta de qualidade nos espaos pblicos, a conscincia do projeto foi mudando e novos horizontes se abriram. A partir do momento em que a temtica urbana se tornou mais presente, a percepo da cidade se alterou completamente. Agora, ao percorrer a cidade me atento ao fluxos, aos usos do espao e s reaes entre as pessoas. Pelas novas preocupaes proporcionadas por esta pesquisa percebo a modificao tanto no olhar cidade como s artes. A arte sempre esteve presente em meus conceitos de projeto, tanto pela forma em s, como pela apreenso do espao. Entretanto, aliada ao espao pblico a arte se torna muito maior. Se torna acessvel populao e, com o passar do tempo, se torna o prprio reflexo da sociedade. A unio entre arte e o espao urbano, como conceito, possibilita novas abordagens de liguagem arquitetnica. Essa unio d maior solidez ao projeto, criando espaos que, ao mesmo tempo so expresses da realidade urbana atual, mas que possibilitam e incitam
85

Concluso

mudanas nessa realidade. O enriquecimento do projeto por meio dessas novas questes propostas foi o principal fruto deste trabalho. Por dessas questes foram buscadas no projeto qualidades como flexibilidade dos espaos, abertura ao meio pblico, convergencia social, entre tantas outras. Apesar de errar algumas vezes pelo exagero, o projeto foi pensado para se abrir ao pblico de modo a integrar todas as atividades. Apontados pela banca de projeto, erros como a falta de circulao hierarquisada entre as salas de aula demonstram o excesso concitual de flexibilidade que acabam por prejudicar a funcionalidade dos ambientes. Assim como nas prrpias salas que, por uma deciso de abertura de visuais, perderam seus fechamentos, fundamentais para aulas em que as condies acsticas e de concentrao so necessrias. Alm de um conceito de distribuio do layout incondizente com a volumetria do edifcio. Esse layout no possui uma unidade de desenho, proporcionando uma incoerncia na leitura dos espaos internos. Tendo em vista essas ponderaes feitas sobre o projeto, visto que ainda h de se encontrar um equilbrio entre conceito e funcionalidade, entre a forma e o uso do espao. E somente por meio de novos e infindveis estudos possvel chegar a resolues espaciais mais coerentes. Percebo agora que, se fosse dar incio a um novo projeto, o resultado final seria completamente diferente. As novas questes apreendidas durante esse ano modificaram, e muito, a minha forma de se pensar aquitetura. E creio que a cada novo projeto, a cada nova pesquisa a compreenso da arquitetura se transforma e evoluiu cada vez mais. Todo este processo que se deu durante este ano s confirma que a arquitetura uma inesgotvel fonte de pesquisa. Podemos abord-la de diversas formas, por diversos ngulos de olhar. Essa uma caracterstica que prova mais uma vez que, a arquitetura, sim, uma atividade artstica.

87

CANEVACCI, Massimo. A Cidade Polifnica. Ensaio sobre a Antropologia da Comunicao Urbana. 2.ed. So Paulo: Stdio Nobel, 1997 CORRA, Roberto Lobato. O Espao Urbano. 4.ed. So Paulo: tica, 2003 COSTA, Lcio. Lcio Costa: Registro de uma Vivncia. 2.ed. So Paulo: Empresa das Artes, 1997 FISHER, Ernst. A Necessidade da Arte. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. Copyright 1959 GEHL, Jan; GEMZE, Lars. Novos Espaos Urbanos. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002 HUET, Bernard et al. Os Centros das Metrpoles: Reflexes e Propostas Para a Cidade Democrtica Do Sculo XXI. So Paulo: Terceiro Nome, 2001 HUMPHREYS, Richard. Futurismo. So Paulo: Cosac & Naify, 2001 NRET, Guilles. Malivitch. Colnia: Taschen, 2003 PEREIRA. Jesus Vasquez; GARCIA, Erivelto Busto. Arte Pblica. So Paulo: SESC, 1998 READ, Herbert. A Educao Pela Arte. So Paulo: Martins Fontes, 2001. Copyright 1963 RICKEY, George. Construtivismo origens e evoluo. So Paulo: Cosac & Naify, 2002 SCHUMACHER, Patrik; FONTANA-GIUSTI, Gordana. Zaha Hadid Complete Works. Nova Iorque: Rizzoli, 2004 http://viradacultural.org/avirada/ http://www.big.dk/
89

Referncias Bibliogrficas

1. Shopping Iguatemi: www. static.panoramio.com_photos_original_15895663.jpg 2. Praa da S: www. farm3.static.flickr.com_2448_3806108058_f81fe287b2_o.jpg 3. Vila Madalena: www.flickr.com_photos_damints_2582666676.jpg 4. Virada Cultural: www.viradacultural.org/imagens/1517.jpg 5. Vo do MASP: www.flickr.com_photos_pedroroza_3882796238.jpg 6. Marquise Ibirapuera: www.flickr.com_photos_schoti_3189224361.jpg 7. BIG, Mag: www.big.dk/ 8. BIG, Nar: www.big.dk/ 9. Grafiteiro: www.flickr.com_photos_oniolands_2450736603.jpg 10. Quadrado Negro: www. images.suite101.com_296600_com_kazimirmalevichblacksquarec1923.jpg 11. Supremus 56: www.bc.edu_bc_org_avp_cas_ashp_ilium_images_malevich_supremus_56_lg.jpg 12. Vitra: www.kultureflash.net_archive_82_images_zhpainting5.jpg 13. MAXXI: sites.google.com_site_allenhadid___rsrc_1228852798887_Home_major-works_maxxi-rome_ ROME_STUDYPAINTING.jpg 14. Malevichs Tektonik: www. sites.google.com_site_allenhadid___rsrc_1228877748697_Home_majorworks_malevich-s-tektonik_tektonik.jpg 15. Alpha Architetona: www.htvdeijsberg.nl_wp-content_uploads_2009_06_01_scan_malevich_72.jpg 16. Galeria Serpentine: arquiteturaparalela.files.wordpress.com/2008/07/ serpentine20gallery20pavilion20200820model20view20111.jpg 17. Guggenheim: www.flickr.com_photos_porschista_2869436145.jpg 18. Turning Torso: www.gallery.ethz.ch_iabse_albums_album03_1_Turning_Torso_Malmo_2005.sized.jpg 19. LHemisfric: www.flickr.com_photos_7247485@N06_3351580779.jpg 20. Cidade da Cultura: www.showcase_city_of_culture_02x.jpgwww.archinect.com_images_uploads_ showcase_city_of_culture_02x.jpg 21. Centro Pompidou: www. courses.nus.edu.sg_course_elljwp_beaubourgeffect_files_image008.jpg
91

Relao de Imagens

22. Igreja da Luz: www. riainews.com/newsletter/admin/images/karina/Tadao%20Ando.jpg 23. Igreja sobre a gua: www.flickr.com_photos_jswolfe_2960701982.jpg 24. Igreja da Pampulha: www.flickr.com_photos_clcosta_208012378.jpg 25. Catedral de Braslia: www.flickr.com_photos_pliniopierry_2335502718.jpg 26. Foto de Maquete: acervo do autor 27. Tomie Ohtake: www. static.panoramio.com_photos_original_2089625.jpg 28. Mapa de Implantao: Google Earth 29. Foto Viaduto: acervo do autor 30. Croqui: acervo do autor 31. Croqui: acervo do autor 32. Foto de Maquete: acervo do autor 33. Foto de Maquete: acervo do autor 34. Perspectiva do Projeto: acervo do autor 35. Implantao: acervo do autor 36. Isomtricas do Projeto: acervo do autor 37. Elevao Frontal: acervo do autor 38. Corte BB: acervo do autor 39. Elevao Posterior: acervo do autor 40. Corte FF: acervo do autor 41. PLanta: acervo do autor 42. Corte GG: acervo do autor 43. Croquis: acervo do autor
93

Das könnte Ihnen auch gefallen