Sie sind auf Seite 1von 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

LEOPOLDO DA SILVA, brasileiro, solteiro, inscrito no RG sob o n 2.567,305 SDS/PE, e no CPF n 295.385.083-89, residente rua ..., CEP ..., na cidade de Ipojuca, estado de Pernambuco, por seu advogado que esta subscreve, com escritrio na ..., CEP ..., na cidade Gaspar, estado de Santa Catarina, local onde receber todas as intimaes, vem, respeitosamente, presena de V. Exa., com fulcro no artigo 522 e seguintes, do Cdigo de Processo Civil, interpor o presente: AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO tendo em vista a respeitvel deciso de fls..., proferida pelo Meritssimo Juzo da 1 Vara Cvel da Comarca de Petrolina/PE, nos autos da Ao de reintegrao de posse, processo nmero 3510405-84.2013.8.17.1130, que lhe move ANA DA CONCEIO, brasileira, estado civil, profisso, RG n ..., inscrita no CPF sob o n ..., residente e domiciliada na ..., CEP ..., na cidade de Gaspar, estado de Santa Catarina, consubstanciado nas razes anexas. Outrossim, requer seja o presente recurso recebido e processado concedendo-lhe o efeito suspensivo, intimando-se a parte contrria para, querendo, apresentar contraminuta no prazo legal. Requer, ainda, a juntada das guias de custas de preparo e porte de retorno de autos, devidamente recolhidas. Por fim, informa que dentro do prazo legal o agravante ir cumprir o determinado no artigo 526, do Cdigo de Processo Civil. Termos em que, pede deferimento. Petrolina 30 de agosto de 2013.
Rafael Augusto Pereira Lima OAB/PE n 12.108

MINUTA DE AGRAVO PROCESSO DE ORIGEM N. 3510405-84.2013.8.17.1130 AGRAVANTE: LEOPOLDO DA SILVA AGRAVADA: ANA DA CONCEIO COLENDA CMARA, NOBRES DESEMBARGADORES, I. SNTESE DOS FATOS Trata-se de controvrsia relacionada ao limite territorial de imveis contguos rurais, situados no municpio de Santa Maria da Boa Vista. A agravada impetrou ao de reintegrao de posse na comarca de Petrolina/PE, local onde reside, em face do agravante, que excepcionou o juzo, alegando que o foro do local do imvel o competente para o julgamento da causa. Tal exceo no foi acolhida pelo juiz, que determinou o prosseguimento da ao. No entanto, como ser demonstrado a seguir, a deciso merece ser reformada (...). II. DO CABIMENTO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Com o advento da Lei n 11.187/2005, que alterou o caput do artigo 522 do Cdigo de Processo Civil, o agravo h de ser, em regra, retido nos autos da ao principal; a menos que o agravante demonstre o risco de leso grave e de difcil reparao que acomete sua pretenso justificando, assim, a urgncia na tramitao e julgamento da matria ventilada nas razes recursais. Neste caso, o agravo retido tornar o pronunciamento judicial ineficaz, posto que s ser analisado em sede de recurso de apelao, quando, em relao economia e celeridade processual, no mais far sentido o reconhecimento da incompetncia do juzo da Comarca de Petrolina/PE. Isso posto, imperioso que se tenha como demonstrado o periculum in mora exigido pelo legislador no caput do artigo 522 do Cdigo de Processo Civil, evitando-se, assim, leso ao direito cuja proteo invoca-se perante esse d. Juzo. III. DAS RAZES PARA A REFORMA A agravada justificou a proposio da demanda na Comarca de Petrolina/PE, local do seu domiclio, com supedneo no que consta na escritura de aquisio do imvel, onde o foro de eleio privilegia o seu domiclio.

Ocorre que, conforme a previso do art. 95 do Cdigo de Processo Civil, nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. O autor s pode optar pelo foro do domiclio ou de eleio se o litgio no recair sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova. Como v, a regra contida na regra supracitada de competncia absoluta, sendo, por tanto, norma cogente, de observncia obrigatria, conforme reconhece o Superior Tribunal de Justia, que possui uma slida jurisprudncia, como exemplos temos:
PROCESSUAL CIVIL. COMPETNCIA. INSTALAO DE NOVAS VARAS FEDERAIS.REDISTRIBUIO DE PROCESSOS. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. NATUREZAREAL. ART. 95 DO CPC. COMPETNCIA ABSOLUTA. FORO DE SITUAO DOIMVEL. 1. A competncia para as aes fundadas em direito real sobre bem imvel - art. 95 do CPC - absoluta e, portanto, inderrogvel, de modo a incidir o princpio do forum rei sitae, tornando-se inaplicvel o princpio da perpetuatio jurisdictionis. 2. (...) (STJ - AgRg no REsp: 1281850 PA 2011/0222097-8, Relator: Ministro HUMBERTO MARTINS, Data de Julgamento: 13/12/2011, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicao: DJe 19/12/2011). (grifei) PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO POSITIVO DE COMPETNCIA. AO ORDINRIA, COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, PARA PRORROGAO DO CONTRATO DE CONCESSO DE REA PBLICA CELEBRADO COM A INFRAERO PROPOSTA NO JUZO DA 15 VARA FEDERAL DE BRASLIA. AO DE REINTEGRAO DE POSSE PROMOVIDA PELA INFRAERO PERANTE A 4 VARA FEDERAL DE GUARULHOS. COMPETNCIA ABSOLUTA. ART. 95 DO CPC. FORUM REI SITAE. CONEXO. NECESSIDADE DE REUNIO DOS PROCESSOS. OBSERVNCIA DO FORO DE ELEIO. 1. (...) 4. A competncia para as aes fundadas em direito real sobre bem imvel, a teor do que enuncia o art. 95 do CPC, absoluta e, portando, inderrogvel, de modo a incidir o princpio forum rei sitae, sendo inaplicvel a perpetuatio jurisdictionis. Precedente. 5. (...) (STJ - CC: 112647 DF 2010/0112892-9, Relator: Ministro CASTRO MEIRA, Data de Julgamento: 23/03/2011, S1 - PRIMEIRA SEO, Data de Publicao: DJe 04/04/2011). (grifei) CONFLITO POSITIVO DE COMPETNCIA. CIVIL. SOCIEDADE DE FATO PARA AQUISIO DE IMVEL. AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO. CONEXO COM AO DE RESOLUO CUMULADA COM RETIFICAO DO REGISTRO IMOBILIRIO. COMPETNCIA TERRITORIAL ABSOLUTA. REUNIO DOS PROCESSOS NO FORO DA SITUAO DO IMVEL. 1. A ao de resoluo de contrato, cumulada com modificao do registro imobilirio, tem natureza real, pois contm pedido afeto ao prprio direito de propriedade, atraindo a regra de competncia absoluta do art. 95 do Cdigo de Processo Civil. 2. (...) (STJ - CC: 121390 SP 2012/0047116-9, Relator: Ministro RAUL ARAJO, Data de Julgamento: 22/05/2013, S2 - SEGUNDA SEO, Data de Publicao: DJe 27/05/2013). (grifei)

Em unssono entendimento, este E. Tribunal firmou jurisprudncia no mesmo sentido, vejamos:


CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. AO DE USUCAPIO. REGISTRO DO IMVEL EM CARTRIO DA COMARCA DO RECIFE.

PROCESSAMENTO NO FORO DA SITUAO DA COISA. PRESUNO DE VERACIDADE DAS INFORMAES CONTIDAS EM DOCUMENTO QUE GOZA DE F PBLICA. INCIDNCIA DA REGRA DO ART. 95 DO CPC. COMPETNCIA ABSOLUTA DO JUZO SUSCITADO. - As aes de usucapio envolvendo imveis devem ser processadas no foro em que as mesmas encontram-se localizadas, de acordo com a regra ditada pelo art. 95 do CPC. Propriedade na qual se encontra o lote registrada no Cartrio da 3 Circunscrio do Registro de Imveis do Recife. Inexistncia de registro na Comarca de Camaragibe. Entendimento do Juzo suscitante amparado em documento que goza de f pblica, presumindo-se verdadeiras as informaes nele contidas. - Conflito conhecido, para declarar competente o Juzo suscitado da 26 Vara Cvel da Comarca do Recife. (TJ-PE - CC: 67802620118170420 PE 0017481-11.2012.8.17.0000, Relator: Cndido Jos da Fonte Saraiva de Moraes, Data de Julgamento: 31/10/2012, 2 Cmara Cvel, Data de Publicao: 209) AGRAVO LEGAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISO TERMINATIVA. CLUSULA DE ELEIO DE FORO. COMARCA DE OSASCO-SP. CONTRATO DE ADESO. MANUTENO DE ESTIPULAO QUE ACARRETA EVIDENTE PREJUZO PARA DEFESA DOS AGRAVADOS. INEXISTNCIA DE RELAO DE EQUIDADE ENTRE AS PARTES CONTRATANTES. RECURSO REJEITADO, UNANIMIDADE DE VOTOS. 1- (...) 5 - De igual sorte, tambm no merece amparo o pleito alternativo do agravante, a saber, modificao do foro competente para comarca de Recife/PE, j que o imvel objeto dos contratos localiza-se na Comarca do Cabo de Santo Agostoinho, foro da situao da coisa (art. 95 do CPC), portanto, no qual est a tramitar corretamente a ao em epgrafe; 6 - Recurso rejeitado, unanimidade de votos. (TJ-PE - AGV: 37201020128170000 PE 0015117-66.2012.8.17.0000, Relator: Bartolomeu Bueno, Data de Julgamento: 23/08/2012, 3 Cmara Cvel, Data de Publicao: 159). (grifei) CONFLITO DE COMPETNCIA. AO DE REINTEGRAO DE POSSE DE IMVEL. TRAMITAO DE AO DE SEPARAO JUDICIAL ENTRE AS MESMAS PARTES, EM FORO DIVERSO. IMVEL COMUM AINDA NO PARTILHADO. NATUREZA ABSOLUTA, QUE IMPEDE A MODIFICAO DA COMPETNCIA EM RAZO DA CONEXO. TRAMITAO NO FORO DA SITUAO DO IMVEL. INCIDENTE IMPROVIDO QUE, NO ENTANTO, ENSEJOU O RECONHECIMENTO DA INCOMPETNCIA DE AMBOS OS JUZOS ENVOLVIDOS NO CONFLITO, COM RECONHECIMENTO DA COMPETNCIA DE UM TERCEIRO JUZO. DECISO UNNIME. A competncia para processar e julgar as aes reipersecutrias, aes fundadas em direito real sobre imveis, define-se em razo da matria e , em consequncia, de natureza absoluta, no se modificando em razo da conexo e pertencendo, a teor do art. 95 do CPC, ao foro da situao do imvel. (TJ-PE - CC: 1032695820108170001 PE 0005733-16.2011.8.17.0000, Relator: Frederico Ricardo de Almeida Neves, Data de Julgamento: 08/11/2011, 1 Cmara Cvel, Data de Publicao: 214/2011)

Diante inconteste jurisprudncia firmada a favor do agravante, outra deciso no h, se no o total provimento do pedido de reformulao da deciso do juzo a quo. IV. DA NECESSIDADE DE ATRIBUIO DE EFEITO SUSPENSIVO

Prev o art. 527, inciso II do CPC, que o relator, ao receber o Agravo de Instrumento poder atribuir-lhe efeito suspensivo, remetendo leitura do art. 558 do mesmo diploma legal, que determina que:
Art. 558. O relator poder, a requerimento do agravante , nos casos de priso civil, adjudicao, remio de bens, levantamento de dinheiro sem cauo idnea e em outros casos dos quais possa resultar leso grave e de difcil reparao , sendo relevante a fundamentao, suspender o cumprimento da deciso at o pronunciamento definitivo da turma ou cmara. (grifei) In casu, o no recebimento do presente recurso com efeito suspensivo ir causar leso aos princpios processuais da celeridade e economia, pois, sendo reconhecida a incompetncia, os autos sero remetidos Comarca de Santa Maria da Boa Vista/PE.

V. DO REQUERIMENTO E INFORMAES a) Que seja dado provimento ao presente recurso, no sentido de b) Que seja dado ao recurso efeito suspensivo, oficiando o juzo a quo para tomar conhecimento da deciso; c) Que o agravado seja intimado, na pessoa do seu advogado no endereo retro mencionado, para, querendo, apresentar suas contrarrazes; d) Caso o eminente Desembargador entenda necessrio, que sejam requisitadas informaes ao Juiz da causa; e) Que seja dado total provimento de mrito, para reformar a sentena ora atacada, declarando a incompetncia do juzo de Petrolina/PE, e que sejam os autos remetidos Comarca de Santa Maria da Boa Vista, para prosseguimento do feito. Por oportuno, informa que o recurso de agravo est sendo instrudo com as seguintes cpias, nos termos do artigo 525 do Cdigo de Processo: a) Cpias obrigatrias: deciso agravada, certido de intimao da deciso agravada e procuraes. Informa, ainda, que esto constitudos nos autos os seguintes advogados: Advogado do agravante: Rafael Augusto Pereira Lima, com escritrio situado rua do coco virado, n 23, Jardim Imperial, Petrolina/PE. Advogado da agravada: Murilo Macdo Cavalcante, com escritrio situado rua Arcnio Lino de Carvalho, n 65, Cohab Massangano, Petrolina/PE.

Termos em que, pede deferimento. Petrolina 30 de agosto de 2013.


Rafael Augusto Pereira Lima

OAB/PE n 12.108

Das könnte Ihnen auch gefallen