Sie sind auf Seite 1von 7

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

1 Pedro 3:19: espritos em priso


H tempos atrs um leitor ps-me uma questo relativa ao versculo de I Pedro 3:19. Vamos ler este versculo em conjunto com os versculos 18 e 20:

I Pedro 3:18-20 Porque tambm Cristo morreu uma s vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no esprito; no qual tambm foi, e pregou aos espritos em priso; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de No, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto , oito almas se salvaram atravs da gua.

O que so estes espritos em priso? Muitas pessoas traduzem mentalmente a palavra espritos nesta passagem como pessoas mortas que supostamente agora vivem (como esprito) em priso. No entanto, esta interpretao no se funda na palavra de Deus pela seguinte razo: a palavra de Deus no usa a palavra esprito para designar pessoas mortas, no ressuscitadas. Para compreender o que significa espritos em priso temos de olhar palavra de Deus para ver como usada ou empregue esta palavra e, para alm disso, considerar outras referncias bblicas relacionadas com o mesmo tema dos versculos de I Pedro. De facto a palavra de Deus no se refere apenas uma vez, mas em quatro diferentes passagens quilo que mencionado em I Pedro 3:19. Mas em primeiro lugar vamos ver o que poder significar esprito em priso. Como j dissemos, NO podem ser pesso as mortas, apesar de hoje em dia ser comum o uso no sentido de homens mortos que supostamente vivem algures sem serem ressuscitados. No entanto a Bblia no usa esta palavra com este significado. A Bblia aplica esta palavra para designar seres angelicais. Como diz em Hebreus 1:13-14:

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

Hebreus 1:13-14 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te minha direita at que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus ps? No so todos eles espritos ministradores, enviados para servir a favor dos que ho de herdar a salvao?

e alguns versos antes:

Hebreus 1:7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos (espritos), e de seus ministros labaredas de fogo.

Seres angelicais foram criados por Deus e so seres espirituais. So espritos. Ser ento possvel que estes espritos em priso sejam anjos cados na priso? Como veremos isto mesmo que acontece. Mas antes procuremos mais alguma informao para melhor compreenso. Como vimos, anjos so seres espirituais. Embora todos fossem criados por Deus nem todos ficaram com Deus. Alguns revoltaram- se contra Ele e caram das suas posies. O anjo supremo dos anjos cados o diabo ou Satans. Duas passagens que descrevem a sua rebelio e queda so: Ezequiel 28:11-19 e Isaas 14:3-23. No entanto a passagem que lemos em I Pedro 3:19 no se refere a esta queda. I Pedro 3:20 situa- se no tempo dos dias de No. O diabo tinha-se revoltado muito tempo antes como podemos ver aquando da sua aco no jardim do den. Para alm disso ele e os seus anjos no esto actualmente numa priso; ao contrrio o diabo chamado o prncipe dos ares e ele e os anjos cados so agora principados poderesgovernadores da escurido deste tempolegies de espritos do mal nos lugares celestiais. Legies dos espritos do mal so literalmente legies espritos diablicos e

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

isto o que so os anjos cados - que agora esto activos nos lugares celestiais. I Pedro 3:19 no se refere portanto queda do diabo mas a uma outra revolta dos anjos que teve lugar nos dias de No antes do dilvio. Estes espritos acabaram por entrar na priso e vamos ler mais acerca disso em II. Pedro e em Judas. Mas antes vamos at Gnesis 6, pouco antes do dilvio. A encontramos detalhes acerca da queda destes anjos.

Gnesis 6:1-8 Sucedeu que, quando os homens comearam a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Ento disse o Senhor: O meu Esprito no permanecer para sempre no homem, porquanto ele carne, mas os seus dias sero cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os nefilins (gigantes) na terra, e tambm depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antiguidade. Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginao dos pensamentos de seu corao era m continuamente. Ento arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no corao E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os rpteis e as aves do cu; porque me arrependo de os haver feito. No, porm, achou graa aos olhos do Senhor.

Algo aconteceu quando os Homens comearam a multiplicar-se. Os filhos de Deus viram as filhas dos Homens e fizeram delas suas mulheres. No verso 1 torna-se bvio o contraste entre os Homens e suas filhas com os filhos de Deus. Est escrito: os filhos de Deus viram as filhas dos Homens. Quem eram estes filhos de Deus? Apesar de que os crentes no Novo

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

Testamento, crendo no Senhor Jesus Cristo e na sua ressurreio dos mortos, se tornem filhos e filhas de Deus, isto algo que no estava a disposio no Antigo Testamento. O termo filhos de Deus aplicado mais 3 vezes no Antigo Testamento, para alm de Gnesis 6. Em todos os exemplos refere se a seres angelicais. Vamos ver estas ocorrncias que esto todas no livro de Job.

Job 1:6 Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio tambm Satans entre eles.

e numa referncia similar:

Job 2:1 Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio tambm Satans entre eles apresentar-se perante o Senhor. Os filhos de Deus que se apresentaram ante Deus eram obviamente anjos.

Tambm em Job 38:6-7 falando acerca da terra: Sobre que esto fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando juntas cantavam as estrelas da manh, e todos os filhos de Deus bradavam de jbilo?

O que em Job 38:7 est descrito refere-se criao da terra quando no estava ainda nenhum ser humano presente. Mas os filhos de Deus, os anjos, estavam presentes e cantavam de alegria. Abreviando, os seres em Gnesis 6:1 no eram seres humanos. Seno no seriam apresentados em contraste com as filhas dos homens. No , nem

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

nunca foi estranho ou errado seres humanos casarem e terem filhos. No foi isso que aconteceu em Gnesis 6. O que aconteceu em Gnesis 6 foi que, seres no humanos, seres angelicais, filhos de Deus, no filhos dos Homens, viram as filhas dos Homens, desejaram-nas e para alm do mais tiveram filhos com elas! Como a Bblia diz em 6:4, o resultado desta unio eram gigantes, uma raa de seres que Deus no tinha criado nem Ele tinha nunca tido essa inteno, mas esta raa era antes um resultado desta unio no divina entre anjos e Homens. No estava presente nestes dias. Estes eram os dias de No a que I Pedro 3:19 se refere. Existem mais referncias aos mesmos eventos no Novo Testamento. Vamos v-los a comear com II. Pedro 2:4-5,9

II. Pedro 2:4-5,9 Porque se Deus no poupou a anjos quando pecaram, mas lanou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escurido, reservando-os para o juzo; Se no poupou ao mundo antigo, embora preservasse a No, pregador da justia, com mais sete pessoas, ao trazer o dilvio sobre o mundo dos mpios; Tambm sabe o Senhor livrar da tentao os piedosos, e reservar para o dia do juzo os injustos, que j esto sendo castigados;

A frase lanou - os no inferno uma palavra no texto grego. O verbo (tartaroo) significa lanados ao Tartarus. Como explica Bullinger: a palavra grega Tartarus no aplicada em mais lado nenhum ou de forma alguma na Septuaginta. Homero descreva-a como sendo um submundo. O Tartarus em Homero significa a priso dos Tits, ou gigantes que se revoltaram contra Zeus. (The Companion Bible, Appendix 131). E tal como Vine tambm explica: o verbo tartaroo traduzindo cast down to hell em II. Pedro 2:4, significa: ligar-se ao Tartarus, que nem Sheol nem Hades nem o inferno mas o lugar onde os anjos, cujo pecado particular referido na mesma

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

passagem, esto confinados at ao julgamento. A regio descrita como abismo de escurido. (Vines dictionary pg.553). Por conseguinte, Tartarus deve ser entendido como uma priso e nesta priso, como diz Pedro, encontram-se os anjos que pecaram, espera do seu julgamento. Eles esto nesta priso de escurido espera do dia do julgamento. Veja que, o que vem depois desta referncia de II. Pedro a No, a referncia ao dilvio. Isto no por acaso uma vez que estes dois acontecimentos esto relacionados e ocorreram no muito distantes um do outro. Mas vamos igualmente olhar para o testemunho de Judas que fala do mesmo assunto:

Judas 6-7 aos anjos que no guardaram o seu principado, mas deixaram a sua prpria habitao, ele os tem reservado em prises eternas na escurido para o juzo do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostitudo como aqueles anjos, e ido aps outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Judas fala da mesma revolta que Pedro e Gnesis. Algo que aconteceu nos tempos de No, anjos que deixaram a sua prpria habitao e seguiram a outra carne, perseguiram as filhas do Homem. Qual foi o resultado? Esto reservados em prises eternas na escurido para o juzo do grande dia . Isto significa a priso, o Tartarus de que Pedro fala nas suas cartas. A traduo bblica O Livro diz que, Jesus pregou para estes espritos cados, anjos cados, espritos em priso. No entanto o texto no diz pregou. Mas eu concordo como o que Vine diz no seu dicionrio quando fala da palavra kerusso que est traduzido em I Pedro 3:19 como pregou:

Em I Pedro 3:19 a referncia provvel no foi a, de evangelizar mas proclamar a Sua vitria aos anjos cados aps a Sua ressurreio (Vines

Verdades Bblicas,

http://www.jba.gr/Portuguese/

expository dictionary of New Testament words, page 883, nfase acrescentado).

Consequentemente chego concluso que, quando em I Pedro lemos que Jesus foi pregar aos espritos em priso, no devemos entender, pessoas mortas que vivem numa priso, sem ressurreio, a receberem a visita de Jesus pregando-lhes as boas novas. Do que a palavra de Deus nos fala em I Pedro 3:19 no de pessoas mortas mas espritos, seres angelicais aprisionados, no Tartarus, eternamente acorrentados e na escurido. Porqu? Por causa das coisas que fizeram nos tempos de No, deixando a sua prpria casa, rendendo-se fornicao e perseguindo carne estranha, as filhas dos Homens.

Tassos Kioulachoglou Portugus: Evelin Schimmelpfennig, Fernando Martins

Referncias E. W. Bullinger: The Companion Bible, 1990, Kregel Publications, Grand Rapids, Michigan

Das könnte Ihnen auch gefallen