Sie sind auf Seite 1von 4

HISTORIOGRAFIA

INTRODUO HISTORIOGRAFIA

Historiografia Antiga e Medieval


A historiografia greco-romana emergiu no esforo de explicar a histria dos homens a partir de suas relaes na prpria sociedade;

Para a historiografia crist, a busca dos elementos causais deve ser feita, em ltima instncia, fora da sociedade, pois nada escaparia vontade de Deus e, sempre faz parte de seus desgnios.

Historiografia Moderna
Os iluministas
A historiografia moderna promove-se com uma nova viso do mundo fsico (a contribuio de Isaac Newton), da cincia com o racionalismo metdico de Ren Descartes (1596 - 1650) e da filosofia com o francs Voltaire (1694 -1778).

Voltaire defendia uma histria explicativa e no-narrativa.

Uma das contribuies mais importantes para a filosofia da histria originou-se de uma pequeno artigo escrito pelo filsofo alemo Immanuel Kant (1724 1804), como resposta a pergunta apresentada pelo Mensrio Berlinense, o que Iluminismo, definiu o Iluminismo como:
[...] sada do homem de sua minoridade voluntria. Minoridade, isto , incapacidade de servi-se de seu entendimento sem a direo de outro. Voluntria, j que a causa no reside numa diferena do entendimento, mas sim na falta de deciso e de valor para servi-se dele sem a direo de outro. Sapere Aude! Ouse servi-se de sua prpria razo. Eis a a divisa ilustrao (KANT, 1923, apud FONTANA, 1998, p.59).

Ainda no sculo XVIII, o ingls Edward Gibbon (1737 1794) publicou seu estudo: Declnio e Queda do Imprio Romano.

No sculo XIX, o francs Jules Michelet (1798 1874) fez o curso de fontes variadas, inclusive de origem populares, para escrever sobre o assunto como Bruxarias, a Revoluo Francesa e o Renascimento.

Outro historiador, o suo Jacob Burckhardt (1818 1897) e sua histria do renascimento Italiano, na qual formulava uma interpretao que integrava em um sentido comum o estudo do Estado, da Religio e da Cultura.

O Materialismo Histrico
O filsofo alemo George Hegel (1770 1831), em 1830, publicou um estudo: Lies sobre a Histria da Filosofia Universal. Assim, mais do que o resultado final do desenvolvimento histrico, interessa o processo que leva at ele, que mudanas ocorrem, onde, por que e como ocorrem, como se articulam, o que muda e o que permanece, e que leis regem tais mudanas.

Os esforos de Karl Marx (1818 1883) e Friedrich Engels (1820 1895) lograram em estabelecer uma filosofia de histria, mas sobretudo, uma proposta de ao poltica articulada a uma concepo global da histria da humanidade.

O materialismo histrico sistematiza uma concepo de histria articulada prtica revolucionria, para mudar o presente. Assim, a histria da humanidade concebida a partir da luta de classes:
A histria de todas as sociedades que existiam at os nosso dias, tem sido a histria das lutas de classes. Homens livres e escravos, patrcio e plebeu, baro e escravo, mestre de corporao e companheiros, numa palavra, os opressores e oprimidos, em constante oposio, tem vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada; numa guerra que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionria da sociedade inteira, ou pela destruio da das duas classes em luta (MARX; ENGELS, 1848).

Historiografia Contempornea

Ranke, Escola Metdica e Conservadorismo

Fixar-se somente em estudar os fatos histricos por intermdio dos documentos, e no extrapolar o que foi encontrado neles.

Auguste Comte (1798 1857). Segundo esse filsofo, o pensamento humano, possui trs estgios ou fases: o pensamento teolgico, o pensamento metafsico e o positivo. A viso de histria que rejeitava a concepo de foras sociais coletivas movendo a histria.

O historiador alemo Leopold Von Ranke (1795 1886) definiu essa perspectiva com poucas palavras: a misso do historiador seria mostrar as coisas tal como aconteceram.

A tendncia metdica da pesquisa histrica foi representada pelos historiadores franceses Charles-Victor Langlois (1863-1929) e Charles Seignobos (1854-1942): sem documentos, no h histria; no podem tentar fazer os documentos falarem mais do que est estritamente escrito.

Escola de Annales
Para o economista Fanois Simiand (1873 1935), a tribo dos historiadores tradicionais reverenciava trs dolos: o dolo poltico, o dolo individual, que resumia a histria de um perodo aos grandes homens da nao, e o dolo cronolgico, que fazia da essncia do trabalho dos historiadores tradicionais a busca incessante pelas origens dos fenmenos (Revista Annales dHistoire conomique et Sociale).

Fernand Braudel (1902 1985) assumiu a direo da revista. A Escola dos Annales analisava diversas dimenses da histria social e econmica, a partir

disso foram estimuladas, especialmente aquelas ligadas histria quantitativa, histria populacional ou demogrfica e histrias regionais, histria cultural, das religies e das mentalidades.

Debates no Marxismo Contemporneo

Para o poltico e pensador Italiano Antonio Gramsci (1891 1937), a hegemonia de classes nas sociedades, conseguida pela conjugao da fora e do consentimento da populao, o que conseguido por meio dos dispositivos ideolgicos que no apenas as classes dominantes criam, mas toda a sociedade. Nesse sentido, o papel dos intelectuais ganha grande importncia. Para Gramsci, todas as pessoas na sociedade so intelectuais, mas poucas exercem esse papel. So os intelectuais orgnicos, porque organizam as aspiraes e as lutas de classe. Em outras palavras: compreenses equivocadas da histria da sociedade geram opes revolucionrias inadequadas.

Exemplos dessas contribuies podem-se apontar com a formulao de um novo conceito de classe social, produzido por Edward P. Thompson (1924 1993). Esse historiador rejeitou o conceito economista de classe, que qualificava quem era operrio, campons ou classe mdia pelos rendimentos ou pela situao no aparelho produtivo.

Uma Nova Histria

Pierre Nora e Jacques Le Goff, debatiam uma nova histria, como a histria quantitativa, a histria conceitual, as ideologias, cultura e a aculturao (em uma perspectiva etno-histrica) a histria marxista.

Histria antes dos registros escritos e os povos sem histrias, identificados aqui como aqueles que no receberam a ateno dos historiadores ocidentais, marcadamente etnocentristas.

Das könnte Ihnen auch gefallen