Sie sind auf Seite 1von 14

APOSTILA DE RELAES INTERPESSOAIS

CURSO MEDICINA PROF. CLUDIO VIEIRA

METADE
(Oswaldo Montenegro)

Que a fora do medo que tenho, no me impea de ver o que anseio. Que a morte de tudo em que eu acredito, no me tape os ouvidos e a boca. Porque metade de mim o que eu grito, mas a outra metade silncio. Que a msica que eu ouo ao longe, seja linda, ainda que tristeza, Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada mesmo que distante, Porque metade de mim e partida, mas a outra metade saudade. Que as palavras que eu falo no sejam ouvidas como prece, e nem repetidas com fervor, Apenas respeitadas como a nica coisa que resta a um homem inundado de sentimentos, Porque metade de mim o que ouo, mas a outra metade o que calo. Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereo, E que essa teno me corri por dentro seja um dia recompensado Porque metade de mim o que eu penso, mas a outra metade um vulco. Que o medo da solido se afaste, e que o convvio comigo mesmo, se orne ao menos suportvel. Que o espelho reflita em meu rosto, um doce sorriso, que me lembro ter dado na infncia. Porque metade de mim a lembrana do que fui e a outra metade eu no sei. Que no seja preciso mais do que uma simples alegria, para me fazer aquietar o esprito, E que o teu silncio me fale cada vez mais Porque metade de mim abrigo, mas a outra metade cansao. Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela no saiba. E que ningum a tente complicar, porque preciso simplicidade para faz-la florescer, Porque metade de mim a platia, e a outra metade cano. E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim amor, e a outra metade... Tambm.

RELAES HUMANAS
Conceito de Relaes Humanas Relaes Humanas o estudo do Comportamento Humano, no seu relacionamento intra e interpessoal. As Relaes Humanas ou Interpessoais so eventos que se verificam no lar, na escola, no trabalho e so estudadas pelas cincias sociais (Psicologia, Sociologia etc). O relacionamento interpessoal poder ocorrer entre:

Uma pessoa e outra Uma pessoa e um grupo Entre grupos.

A relao intrapessoal ocorre entre a pessoa e ela mesma. Quando voc estabelece um dilogo consigo mesmo, est realizando uma comunicao intrapessoal (dilogo interior). As Relaes Humanas tm sido empregadas em diversos nveis:

Relaes Pblicas Relaes Comunitrias Relaes Internacionais Dinmica em grupo

Na prtica das Relaes Humanas verdadeiras importante que haja interao, empatia e flexibilidade de comportamento. Interao: se no h interao, no h relacionamento interpessoal. Interao a situao em que o comportamento de uma pessoa influi no comportamento de outra. bilateral e recproco. Empatia: a capacidade de algum se colocar no lugar do outro, perceber seus problemas, dificuldades e alegrias. tambm um canal aberto para a comunicao. Flexibilidade de Comportamento: a capacidade de aceitar o ponto de vista dos outros, de adaptar-se s mudanas, modificar ou alterar seus prprios planos de trabalho. Em todos os setores da vida encontramos problemas de Relaes Humanas na famlia, na educao, no trabalho, nos esportes, etc. Onde se encontram dois indivduos: - H problemas de Relaes Humanas. mera iluso pensar que a vida em grupo consiste simplesmente em juntar indivduos como feito de atingir um objetivo comum. Se olharmos todos os setores da vida moderna, verificaremos que o homem j no pode trabalhar sozinho. A diviso do trabalho, a especializao cada vez maior, o torna dia-a-dia mais dependente do seu grupo e, conseqentemente, dos indivduos que o compem. Se o trabalho em equipe prejudicado, se verifica a baixa do rendimento ou simplesmente a paralisao do mesmo. E isso acontece medida que surgem dificuldades de ordem pessoal, desentendimentos, falta de disciplina, cimes, rivalidades, atritos, incapacidade de dirigir... O sucesso dentro de um hospital no exagero dizer que depende do bom relacionamento com as demais pessoas envolvidas no hospital, principalmente com o paciente. As Relaes Humanas implicam fundamentalmente, em Respeito e Considerao com o prximo. Quantos problemas e quantos ressentimentos inteis poderiam ser evitados se as pessoas, no seu relacionamento com os outros, o fizessem com tato, sensibilidade e respeito para com os mesmos. As Relaes Humanas devem perseguir a valorizao da criatura humana e o respeito mesma.

As Relaes Humanas neste sentido devem imperar na famlia, na escola, no trabalho e no convvio na rua.

O RELACIONAMENTO COM O PACIENTE


A forma de relacionamento que o Auxiliar de Enfermagem estabelece com as pessoas que ir atender, pode contribuir no processo de melhora da sade do paciente, bem como criar conflitos e concluses que prejudicaro o mesmo. importante que o Auxiliar saiba que vai lidar com vrios tipos de indivduos em idades diversas, personalidade e estados emocionais diferentes e, portanto, que cada um tem um jeito de ver e de se relacionar com a doena. Vrios pontos devem ser considerados no atendimento aos pacientes, tais como: Comportamento do prprio profissional: dificuldades que advm da prpria pessoa, como: preocupaes, problemas pessoais, estados de humor, interesses, medos, anseios, preconceitos e outros comportamentos que atrapalham uma boa interao entre o Auxiliar de Enfermagem e paciente. Portanto, o Auxiliar de Enfermagem deve sempre se auto examinar na tentativa de no misturar problemas pessoais com os do paciente. Sexo: importante saber o conceito que a sociedade em que se vive faz do homem e da mulher. Nota-se que existe uma idia acerca dos pacientes do sexo feminino como sendo aqueles que apresentam mais queixas, lamrias e dependncia do que os do sexo masculino. Na verdade, certos comportamentos so mais observados em um sexo do que em outro, pois homens e mulheres so socializados diferentemente, sendo cada um influenciado pelos papis que lhes so reservados pela sociedade (exemplo: me, esposa, filha, dona de cada, professora, etc). Assim, o Auxiliar deve rever sempre qual a idia que faz sobre seus pacientes, procurando evitar os preconceitos, pois eles podem levar a uma compreenso inadequada sobre estas pessoas. Idade: muitas vezes temos uma concepo negativa das pessoas em determinadas idades, como: as crianas so vistas como aquelas que no sabem de nada, os adolescentes como rebeldes, os velhos como ultrapassados. Embora seja diferente a comunicao com crianas, adolescentes, adultos e velhos, e tambm que tanto o Auxiliar quanto o paciente possam ter preferncias variadas, uns por pessoas mais jovens, outros por pessoas mais velhas, importante que o profissional no tenha atitudes preconceituosas sobre as pessoas em diferentes idades, por que isso pode aumentar o desconforto do paciente. Linguagem: deve-se levar em conta o jeito de falar do paciente, a forma de transmitir sua mensagem, buscando conhecer as particularidades lingsticas usadas por eles para dialogar (estilo, cdigo, tom, etc). necessrio tambm, o uso de uma linguagem que o paciente entenda o que est sendo dito pelo auxiliar. Isto facilita a liberdade de comunicao e o bom entendimento do que est realmente sendo transmitido.

Outra forma de comunicao pela linguagem no falada e que em muitas situaes mais apropriada do que as palavras. O silncio, o contato fsico, a postura corporal podem transmitir uma srie de mensagens. s vezes, a presena do Auxiliar de Enfermagem ou o jeito de colocar a mo sobre a fronte do paciente a linguagem mais adequada em determinados momentos. Doena: O tipo de doena influi no relacionamento com o paciente. Assim, diante de pacientes crnicos que fazem muitas lamrias e queixas, o Auxiliar pode correr o risco de comunicar-se friamente, demonstrando irritao e desinteresse; com os que tm doenas contagiosas podem demonstrar receio, distanciamento e medo do contgio ( preciso saber como se prevenir sem que isso interfira negativamente no relacionamento); com os doentes terminais pode acontecer uma fuga do relacionamento com os mesmos e essa dificuldade pode estar ligada ao medo da prpria morte e da morte das pessoas queridas (parentes, amigos, etc); com os pacientes jovens pode acontecer de sentir muita pena por eles estarem sofrendo e assim no conseguir cuidar deles. Comportamento dos pacientes diante da doena: as pessoas tm maneiras diferentes de lidar com a doena. Umas manifestam seus sentimentos de um jeito mais exaltado, irritado, outras se expressam mais retraidamente demonstrando, muitas vezes, melancolia, depresso e descrena com relao ao seu estado; alguns pacientes esto sempre voltando ao servio mdico em busca de atendimento mesmo que aparentemente no tenham nada; ns mesmos quando estamos doentes temos todo um jeito de sentir e expressar nosso desconforto querendo sempre um cuidado especial. Para o Auxiliar de Enfermagem importante que saiba perceber que cada pessoa diferente da outra e assim tentar escutar cada paciente em seu sofrimento, pois os mesmos ficam vulnerveis e dependentes nestas situaes, necessitando de ateno e cuidados especiais.

RELAES INTERPESSOAIS
Esse campo da psicologia procura descrever como se do as relaes entre as pessoas, sua comunicao, seus problemas e, que medidas podem ser adotadas para garantir que se entenda o que se est falando, sem distorcer ou gerar conflitos. Essa discusso ser feita sobre um tema que com certeza todos j ouviram falar muito, mas que nem todos sabem como funciona exatamente: a comunicao. Comunicar no apenas falar ou escrever a algum. Quantas vezes algum j entendeu de forma diferente o que queria dizer? Para saber porque ocorrem estas distores, preciso conhecer como funciona o mecanismo de uma comunicao. EMISSOR RECEPTOR

Toda comunicao composta por um emissor, um receptor e passa atravs de um canal de comunicao. Emissor aquele que manda a mensagem, e receptor o que a recebe. Os comportamentos do emissor no ocorrem independentemente dos comportamentos do receptor e vice-versa.Em qualquer situao de comunicao, emissor e receptor dependem um do outro, so interdependentes. O nvel mais elementar de interdependncia, exige simplesmente a presena fsica das pessoas para a produo de mensagens. Os comunicadores no reagem mensagem um do outro: Dilogo de Mudos.

Exemplo: Quando Joo se dirige a Pedro falando-lhe, diz-se que Joo emitiu uma mensagem para Pedro. Esta mensagem transmitida de ouvido a ouvido passando pelo ar; ouvidos e ar constituem o canal da comunicao. A comunicao, entretanto, no ocorre de uma nica forma. Assim conforme o modo que ela se apresenta pode se distinguir muitos tipos de comunicao. So eles: 1. Comunicao Verbal: onde a mensagem constituda pela palavra, podendo ser: 1.1. Comunicao Oral: so as ordens, pedidos, conversas, colquios; bata-papo, comunicaes telefnicas, pelo rdio, debates, discusses. 1.2. Comunicaes Escritas: as cartas, telegramas, bilhetinhos, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revistas, etc. 2. Comunicao No-Verbal: so aquelas em que no se usam as palavras para se comunicar. Por exemplo: a mmica, o olhar, a postura, etc. Tudo seria muito simples se pudssemos ter a certeza de que o emissor conseguiria ter xito na sua funo e o receptor recebesse a mensagem sem nenhuma distoro. Mas.. nem sempre assim. Um nvel mais elevado de interdependncia aquele em que as respostas de um so determinadas pelas respostas de outro. Esta a noo de Feedback, que denomina um aspecto especial de resposta do receptor, ou seja, desta resposta vai servir como orientao para as aes futuras. Estas aes (mensagens, comportamentos) sero modificadas ou reforadas.

Suponhamos que voc esteja falando, fazendo um discurso, e em certo ponto, conte uma anedota a audincia dever rir. Se o faz um Feedback para voc. Diz-lhe que foi bem aceito ou sucedido. Se por outro lado, a audincia no est obtendo o que pretende. Que as mensagens no esto tendo xito. Voc ento, ou modifica a anedota ou pra de cont-la. A audincia exerce um controle sofre as futuras mensagens do emissor pelas respostas que estiver dando. Voc depende da audincia para o Feedback. Poderamos dizer, ento, que Feedback seria verificar o prprio desempenho e corrigi-lo, quando necessrio. Muitas vezes subestimamos o valor do Feedback. Deixamos de d-lo aos amigos, parentes, colegas de trabalho, quando julgamos que tenham feito um bom trabalho ou quando gostamos dele.Essas respostas lhe seriam teis como Feedback. Afetariam suas aes futuras para conosco. O terceiro nvel de interdependncia apresenta a idia de que toda comunicao humana envolve predisposies: o emissor imagina a maneira como os outros respondero sua mensagem. Os emissores de comunicao selecionam as mensagens por causa das imagens que fazem do receptor, de suas expectativas. Quando fazemos predilees estamos usando de EMPATIA. A empatia pode ser definida com tendncia para sentir o que se sentiria se estivesse na situao de outra pessoa. sentir o que se passa no ntimo, dentro da pessoa.

Matriz da Comunicao Interpessoal


A comunicao interpessoal pode ser vista sob duas dimenses bsicas: Matriz da Comunicao Interpessoal Dimenso Psicolg AMOR DESAMOR ica Dimenso tica VERDADE MENTIRA Verdade / Amor Mentira / Amor Verdade / Desamor Mentira / Desamor

Dimenso Psicolgica: a inteno que se tem ao transmitir a mensagem que pode ser vista sob dois aspectos: Amor: significando respeito genuno pela dignidade do outro como pessoa humana, sentimento de responsabilidade pelo bem estar e crescimento da outra pessoa. Desamor: significando a inteno de magoar, desqualificar, diminuir, humilhar e subjugar o outro. Dimenso tica: o contedo da mensagem, que pode ser visto sob dois aspectos: Verdade: no se caracteriza em termos absoluto e objetivo, mas em termos de verdade pessoal daquilo que algum acredita ser genuno e honestamente verdadeiro. Mentira: alterar fatos, caluniar, distorcer informaes. OBS.: A omisso ser vista como mentira, exceto quando voc explcita para o outro que tem a informao e no pode falar. Binmios tico / Psicolgicos: Verdade / Amor O contedo verdadeiro e a inteno de fazer o outro crescer. Este o binmio ideal, mais o de menor ocorrncia. Verdade / Desamor

O contedo verdadeiro, mas a inteno de destruir, diminuir e desqualificar o outro. Este binmio muito frequente, onde existe clima de competio. Mentira / Amor O contedo mentiroso, mas a inteno de amor no sentido de proteger o outro. Este o binmio que ocorre com mais frequncia, principalmente nas relaes entre pai e filho e marido e mulher. Mentira / Desamor O contedo mentiroso e a inteno de destruir e desqualificar a outra pessoa. o vale tudo e infelizmente, ocorre com mais frequncia que imaginamos. Nem sempre fcil praticar o binmio ideal (verdade / amor), mas esta a melhor forma de construir relaes slidas, verdadeiras e de credibilidade.

AS IMPLICAES DA DOENA E O RELACIONAMENTO DE AJUDA


a) Paciente A hospitalizao geralmente um contratempo imprevisto e indesejvel. Todo o indivduo, ao ser hospitalizado, tem suas atividades de forma normal de vida interrompidas, por isso, a hospitalizao constitui problema de grande significao. A separao do ambiente familiar cria um estado de insegurana e sofrimento. Durante a hospitalizao esse estado agravado pelo mal-estar e sofrimento, impostos pelo ambiente estranho e doloroso. O sofrimento da pessoa hospitalizada varia em relao prpria idade e s caractersticas individuais ou ainda ao tipo de relacionamento familiar. Os primeiros contatos com o paciente so um fator decisivo para uma aliana teraputica. Desta forma, o profissional de enfermagem, no deve esquecer que cada ser humano deve ser tratado como nico e individualizado e, nenhum cuidado de enfermagem ser por si s eficiente se dirigido ao paciente considerando-o como um objeto. Jamais devemos esquecer que temos nas mos pessoas com corpo e psiquismo. Se no observarmos esta viso do paciente, se no o considerarmos como um ser completo, ns trataremos de sua lcera da mesma forma como um mecnico trata o vazamento do carburador; tratando do problema de forma parcial, esquecendose do restante. b) Caractersticas da Doena O indivduo quando doente, apresenta comportamentos caractersticos como: Perda de Conexo: Como desenvolvimento da doena, o paciente se fecha cada vez mais no seu mundo habitual, dos seus amigos e de seus familiares. A

desvinculao ocorre em todas as reas (emocional, fsica e social). Em maior ou menor grau, dependendo da pessoa e do tipo de doena, sentem-se irritados, deprimidos, ansiosos, aterrorizados, com raiva. A perda da conexo pe em risco a integridade fsica do indivduo por no resistir fragilidade de sua personalidade social. Podemos comparar a doena como uma conseqncia de um envelhecimento precoce, pois ocorre uma diminuio das funes fsicas, nas perturbaes sensoriais, nos vnculos com as pessoas mais prximas ou socialmente no vnculo que temos com o mundo. O principal mecanismo de defesa usado pelo paciente e a projeo. A ansiedade e o medo so to fortes, necessitando colocar o motivo de sua irritao em algum fator do meio social.
Perda da Onipotncia: Quando a pessoa est com sade, ela orgulha-se da sua integridade. O sentimento de onipotncia nega a possibilidade de leso do corpo e essencial para o funcionamento normal. Os pacientes inicialmente, sofrem com a incapacidade do corpo, duvidam de seus sintomas, usando como mecanismo de defesa a negao. Ele usa esse mecanismo como um escudo para proteger a sua integridade fsica. Passa a comentar dos sintomas com algo que est fora do corpo. Quando a doena se instala, reconhec-la faz o paciente sentir-se indefeso e isto apavorante. Fracasso da Razo: O paciente faz muitas perguntas a respeito de suas doenas. O que acontece e que os pacientes tem problemas de raciocnio, pois no conseguem parar de pensar na doena; mas, em contrapartida, falta-lhe um conhecimento sobre o corpo e a doena, que so fatores primordiais para compreender sua circunstncia, e ainda pela profundidade da doena. O processo de pensar se modifica, sem que o paciente tenha conscincia da mudana. Para que o paciente colabore com o tratamento, de vital importncia que ele esteja acompanhando o seu processo e que suas crenas e temores sejam respeitados, mas, trazendo ao paciente uma realidade no to distante pois no tem condies de acompanhar a linha de raciocnio. Perda de Controle: Com todas as modificaes reais, fsicas e emocionais so alteradas as prprias regras da existncia humana. O indivduo, sente-se incapaz de dar e receber afeto. No reconhecimento da doena e no papel que o paciente assume na incapacidade de enfrentar os seus problemas, fica claro o papel do profissional da rea de sade que inclui tanto as aes como as palavras.

O ATENDIMENTO HUMANIZAO
Seja onde for o local de trabalho do Auxiliar de Enfermagem, hospital, centro de sade, comunidade, sua tarefa consiste em atender pessoas. Pessoas estas, que apresentam uma questo de sade, para si ou para seus familiares. Assim, consideremos o que constitui como um bom atendimento. Este dever trazer como resultado: - Pblico satisfeito; - Quem fez o atendimento gratificado; Para isso alguns passos devem ser seguidos:

1 Ateno; 2 Envolvimento; 3 Interpretao; 4 Encaminhamento. Para este atendimento necessrio alguma habilidade que as pessoas tm para executar determinada tarefa. s vezes difcil desenvolver determinada habilidade, porque alguns hbitos cultivados por longo perodo impedem a mudana necessria. So aqueles hbitos antigos que se tornaram mecnicos dos quais preciso se libertar. Na maioria das vezes, o que deve ser feito desaprender algumas formas de trabalho,q eu esto firmes como uma rocha dentro da pessoa. - Primeiro Passo: ATENO Quando se inicia um atendimento o momento da ateno. Dar ateno ao seu pblico significa abrir-se para ele, voltar-lhe os sentidos; nesse momento, que passa a v-la, a ouvi-lo, a senti-lo. nesse primeiro passo que se pdoe destacar a pessoa que est a sua frente de toda a massa ou de todos os outros que esto sua volta, e v-la na sua individualidae, reconhecer sua prpria identidade. Afina, a pessoa atendida possui identidade prpria e definida, ele no se chama fulano, beltrano, Z, Dona Maria. Dar ateno, neste amplo sentido, a melhor forma de comear um bom e gratificante atendimento. Uma atitude impessoal, displicente, desinteressada, neste momento, apenas comprometer logo de incio, a relao que ainda est comeando a se desenvolver entre o Auxiliar de Enfermagem e a pessoa atendida. Uma atitude desinteressada s vai gerar m vontade em quem atendido e quem comeou isso... Quem atendeu? Iniciar um contato sempre envolve alguns cuidados. preciso estar atento a algumas coisas importantssimas. Se quiseres que o contato seja significativo preciso ver e ouvir as pessoas para que se percebe a individualidade delas e seja percebida por elas, a sua pessoa. Para isso preciso desenvolver habilidades de ver e ouvir. preciso, tambm, livrar-se de qualquer preconceito que se tenha quando atende uma pessoa. Antes de chegar, o Auxiliar de Enfermagem j ps em ao seus preconceitos. difcil que ele v iniciar um contato agradvel com essa pessoa. Um dos outros cuidados importantes simplesmente ouvir o que a pessoa leva a quem atende. Parece bvio, mas na verdade no ! Imagine algum que chega para pedir informaes e antes dessa pessoa falar qualquer coisa,j se responde o que imagina que ela vai perguntar. um grande erro pois as pessoas no so previsveis. Se estes cuidados simples forem tomados, pode estar certo de que j se deu um grande passo na direo de um bom atendimento. - Segundo Passo: O ENVOLVIMENTO Se foi dada uma ateno adequada chegada da pessoa que ser atendida,j se constitui uma das bases importantes para o envolvimento. O envolvimento ocorre quando a pessoa atendida expe o problema que tem. O envolvimento ocorre quando se abre para acolher o problema ou a necessidade da pessoa. So necessrios os dois lados.

Isso parece simples, mas na verdade, difcil de ocorrer a seco, numa situao em que no exista uma comunicao legtima entre o Auxiliar de Enfermagem e a pessoa atendida. Todos os relacionamentos ficam mais fceis quando se sentem mais profundamente o que o outro est sentido, como se estivesse na mesma situao vivida por ele. E quando se procura colocar-se no lugar da pessoa atendida e ver o mundo com os olhos dela (Empatia). Mas cuidado: Procure no tomar para si os problemas que a pessoa atendida lhe traz. necessrio manter-se tranqilo e equilibrado para prestar a ajuda necessria. Com algumas habilidades, pode-se encaminhar o atendimento para o objetivo de solucionar a necessidade do atendimento, sem interromp-lo asperamente. Isso se chama assertividade. E ser assertivo pode ser de grande utilidade para o Auxiliar de Enfermagem. Habilidade de ser assertivo significa saber conduzir a conversao de modo a se chegar ao objetivo do atendimento. Veja este caso: Sofia, grvida de oito meses, chega a uma agncia do INSS. L, ela se dirige ao Auxiliar de Enfermagem, Isadora, e balbucia timidamente algumas palavras: - Sofia: aqui que... bom... Mandaram-me aqui... a senhora pode...? - Isadora: A senhora veio em busca de algum benefcio? - Sofia: Benefcio... no... quer dizer... no sei...? Foi quando notando a gravidez de Sofia, Isadora perguntou: - Isadora: sobre o beb que a senhora vai ter, no? - Sofia: Sim... sobre uma ajuda... no... auxlio... - Isadora: Auxlio Natalidade? - Sofia: isso, sim. isso que eu vim fazer aqui. O importante deste passo do envolvimento que o Auxiliar de Enfermagem consiga descobrir claramente qual a necessidade que levou a pessoa at l. - Terceiro Passo: INTERPRETAO Ao acolher a necessidade trazida pela pessoa, importante conhecer bem a organizao para a qual se trabalha, pois se de um lado existe a necessidade especfica manifestada por uma pessoa, ou outro, existe aquilo que esta instituio pode fazer por ela. Cada caso, precisa ser bem interpretado para que o Auxiliar possa escolher para cada um, o melhor encaminhamento. Este um ponto importante no atendimento oferecido pelo servio pblico. Existem servios realizados por Auxiliares especializados, de vrios tipos, mas o Auxiliar que est na linha de frente, que entra em contato com o pblico, que dever garantir a este pblico que ele pode usufruir tudo que ele tem direito e que o Governo oferece. - Quarto Passo: ENCAMINHAMENTO Tendo dado ateno pessoa que chega, tendo-se envolvido com ela, ao acolher seu problema e interpretado o caso com base nas informaes disponveis, cabe ao profissional dar o devido encaminhamento da melhor forma possvel, e procurar satisfazer o seu pblico, dentro dos limites de sua funo e de sua especificidade.

Ansiedade doena? Em nosso contato com a realidade, comum desenvolvermos sentimentos de felicidade e gratido diante de sucessos e sentimentos de decepo e sofrimento diante de nossos insucessos. Diante de nossos sofrimentos passamos a detectar como "perigo" tudo aquilo que ameace nossa segurana e tranquilidade, seja real ou imaginrio. Costumamos tambm desenvolver uma srie de reaes diante das situaes que julgamos ameaadoras, reaes s quais chamamos ansiedade. A ansiedade apresenta reaes emocionais e fisiolgicas. As reaes emocionais so ligadas ao medo e se apresentam como desconforto, intranquilidade, apreenso. As reaes fisiolgicas so ligadas tenso e aparecem como sudorese, taquicardia, opresso no trax ou epigastro, dores musculares, cefalia, boca seca, queimao no estmago, ou ainda diarria, nuseas, vmito, tonturas, turvao na vista. Ansiedade est intimamente ligada s situaes de mudana, uma vez que teremos de sair do ritmo com o qual estamos acostumados, o que mexe com nossa segurana. Por isso, todos ns experimentamos ansiedade em vrios momentos de nossas vidas. Ansiedade uma emoo normal, como a tristeza ou a alegria e at um certo ponto desejvel, visto que pode estimular a inteligncia e a criatividade, alm de nos impulsionar para mudanas necessrias. Podemos dizer que a ansiedade torna-se um transtorno quando mantm seu grau elevado por um perodo mais prolongado do que, por exemplo, alguma situao de crise que estejamos passando, e/ou quando se toma incapacitante, dificultando ou impossibilitando nossas atividades cotidianas. Por falar em crise... Crise uma palavra das mais usadas atualmente. O pas est em crise, a sade em crise, o local onde trabalhamos geralmente est passando por uma crise, o paciente teve uma crise", ns estamos em crise. Mas o que dizer dentro da Sade Mental? Existem coisas que acontecem uma vez ou outra em nossas vidas, e que podem nos parecer agradveis ou desagradveis, tais como ter um filho, ficar doente, perder o emprego etc. Essas situaes muitas vezes nos pegam de surpresa e exigem que a gente busque uma forma de se adaptar. Costumamos cham-las de cnse, um conceito muito importante para quem procura compreender a pessoa com transtorno mental. O termo crise foi inicialmente empregado em Psiquiatria em 1963, por Caplan e Lindemann, para descrever as reaes de uma pessoa a situaes traumticas, tais como uma guerra, desemprego, morte de algum querido. Eric Erkson usou o mesmo termo para descrever as diversas etapas normais do desenvolvimento de uma pessoa, momentos nos quais ela teria que passar por mudanas. Ele identificou essas crises que ocorrem na vida de todos ns desde o nascimento at a morte (passando pela infncia, adolescncia, idade adulta e velhice) como crises evolutivas. Ele tambm nomeou as crises imprevisveis, anteriormente descritas, como crises acidentais.

Sade mental
Transtornos de Ansiedade Sabemos que a ansiedade faz parte de todos ns. Como sintoma, ela pode aparecer em vrios transtornos. Nos transtornos de ansiedade, entretanto, ela aparece como sintoma central. Os transtornos de ansiedade constituem grande parte da demanda psiquitrica e envolve um grande grupo de classificaes de transtornos, dos quais veremos os principais: O paciente com Transtorno de Ansiedade generalizada (TAG) , normalmente, considerado um paciente difcil, pois permanece em constante estado de irritabilidade, impacincia, apreenso. Geralmente ele reclama de tenso, suores constantes (frios ou no), sensao de "cabea-leve", tonteiras, mal-estar gastrintestinal, palpitaes e dificuldade para dormir. A pessoa com TAG costuma mostrar-se constantemente preocupada. O fato que se trata de uma ansiedade "impossvel de controlar" sem o tratamento adequado, fazendo com que a pessoa tenha suas atividades limitadas. Algumas vezes dizemos, descompromissadamente, que tal pessoa "hipocondraca" por acharmos que vive com mania de doena. Estamos, nesse caso, "cometendo dois graves erros: o primeiro que a pessoa com TAG no tem mania de doena e sim sintomas fsicos de ansiedade (que tambm se expressa por essa via). O segundo que hipocondria um transtorno diferente e especfico, que ser visto mais tarde. Se a pessoa que faz tal comentrio for um auxiliar de enfermagem dever ficar atento para seus sentimentos e sua conduta com tais pacientes, a fim de no cometer um terceiro erro, que sria desvalorizar seus sintomas, demonstrando impacincia com esse tipo de paciente. Nos Transtornos Fbico-Ansiosos, os sintomas de ansiedade ocorrem diante de objetos ou situaes bem definidos, que no costumam causar temor nas pessoas em geral. Geralmente os sintomas pioram, a um nvel sentido como insuportvel, diante de tais objetos e situaes, o que faz as pessoas evit-los a qualquer preo, desenvolvendo, muitas vezes, comportamentos estranhos - de evitao, que passam a fazer parte do quadro. Tais transtornos tambm so chamados de fobias, que podem ser social, especficas ou agorafobia. A fobia social o medo de expor-se mesmo para grupos pequenos situaes informais. A pessoa geralmente conta com uma auto-estima rebaixada e no incomum que procure o isolamento como forma de evitao do medo. Costuma comprometer muito a vida da pessoa, visto que ela passa a perder boas oportunidades, muitas vezes at no trabalho, peia necessidade de "passar despercebida". As fobias especficas referem-se ao medo de objetos ou situaes especificas, tais como avio, altura, animais. s vezes passa despercebida durante um tempo, pois a pessoa vai procurando evitar o estimulo temido, at um ponto em que o prprio comportamento de evitao passa a se tornar um problema. J a agorafobia constitui-se em medo excessivo de espaos abertos, multides e situaes em que haja dificuldade de fuga (lojas, supermercados, teatros, transportes

coletivos, tneis, elevadores) e de ficar sozinho, mesmo que seja em sua prpria casa. A ansiedade pode chegar ao pnico. Esta a mais incapacitante de todas as fobias. Muito divulgado por vrios meios de comunicao, o Transtorno do Pnico parece uma nova doena, embora isso no seja verdade, pois vem sendo descrita na literatura psiquitrica h muito tempo. O transtorno de pnico caracteriza-se por ataques de pnico recorrentes e sem motivo inicial aparente. Nesses ataques de pnico, a pessoa experimenta diversos sintomas caractersticos de alterao do sistema nervoso autnomo, tais como: corao acelerado, respirao rpida e sentida como insuficiente, dor no peito ou no estmago, suores, tremeras, dormncias, tonturas, nuseas e outros. Mas o principal desses ataques a sensao de temor que a pessoa experimenta diante da ntida sensao de que vai morrer ou perder totalmente o controle (ter um desmaio ou ter uma amnsia irreversvel). Na verdade, essa sensao to real que a pessoa passa a temer outro ataque de pnico, passa a ter medo de ter medo. Com isso, passa a desenvolver comportamentos evitativos em relao s situaes em que se encontrava em cada ataque de pnico, desenvolvendo uma agorafobia correlata. O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) um transtorno de ansiedade no qual o indivduo desenvolve pensamentos ou aes repetitivas que ele prprio considera na maioria das vezes como inapropriadas, mas que no consegue controlar, muitas vezes porque acredita que algo trgico ocorrer a si a outros caso ele no as execute. Por exemplo, diante de um pensamento obsessivo de que h doenas espalhadas por todo o ar e que poder contra-las a qualquer momento atravs de sua pele, o indivduo com TOC poder desenvolver o ato compulsivo de tomar longos e repetidos banhos, o que na verdade um comportamento evitativo da ansiedade que pode causar-lhe imaginar-se doente. Esse um transtorno que pode ser extremamente incapacitante, pois, dependendo do grau em que se encontra, o indivduo fica preso em uma srie de rituais, no conseguindo, muitas vezes, realizar nem mesmo tarefas de organizao diria a contento. Alm disso, dependendo do ato compulsivo realizado, a pessoa pode provocar leses em si mesma, como por exemplo na lavagem quase contnua das mos. No Transtorno de Estresse Ps-Traumtico o paciente refere geralmente um evento fortemente traumtico (estupro, catstrofes, sequestros), muito gerador de estresse e a partir do qual passou a desenvolver repetidos episdios nos quais, mediante a lembrana do evento, desenvolve toda uma srie de reaes como entorpecimento, ausncia de respostas aos estmulos do ambiente, sonolncia excessiva, reduo da memria ou concentrao. Transtornos Dissociativos Antigamente chamados de histeria de converso, os transtornos dissociativos so aqueles em que o paciente parece perder, parcial ou totalmente, o controle entre suas funes de memria, sensopercepo, ideia de si mesmo e movimentos corporais. Dentre os tipos de dissociao que o paciente pode apresentar observa-se: a amnsia dissociativa (esquecimento de situaes traumticas ou estressantes), o estupor dissociativo (a pessoa mantm-se imvel, sem responder ao ambiente), transtorno de transe ou possesso (a pessoa age como que possuda por outra personalidade, esprito ou forca), dissociao de movimento e sensao (o indivduo deixa de sentir ou de conseguir movimentar alguma parte do corpo) e convulses dissociativas (so convulses incompletas, onde no ocorre perda total da conscincia). Para que um transtorno seja considerado dissociativo, necessrio que se comprove a ausncia de uma causa fsica para o problema, alm de geralmente se

perceber alguma relao com evento traumtico. Este comumente um paciente que pode gerar reaes negativas na equipe que o atende, pois e muitas vezes considerado "pititico" ou "fricoteiro". Transtornos Somatoformes Os pacientes com esse tipo de transtorno so aqueles que vo repetidamente clnica geral, com queixas de problemas fsicos que no so identificados como de causa orgnica, o que no lhes satisfaz, fazendo com que solicitem continuamente novas investigaes (s vezes mudando de um mdico para outro). S conseguem identificar seu "mal estar' como tendo origem no corpo, o que faz com que geralmente resistam a um encaminhamento para o setor de Sade Mental, ou se sintam, at mesmo, ofendidos. O paciente pode apresentar queixas de dores que no passam, ou problemas gastrintestinais, cardiovasculares, respiratrios, ou ainda queixas sexuais ou mestruais. Em muitos casos, podem aparecer problemas na pele ou outros. Dentro desse grupo de transtornos, um dos mais graves o transtorno hipocondraco, de difcil tratamento, no qual a pessoa se encontra "convencida" de estar portando grave doena (cncer, AIDS), buscando todos os recursos para confirm-la. Em muitos casos. estes pacientes chegam ao cmulo de serem submetidos cirurgias, sem a menor necessidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen