Sie sind auf Seite 1von 2

CRITRIOS DE NOTICIABILIDADE: 1) Frequncia (semelhana com o tempo do veculo de comunicao) 2) Amplitude 3) Clareza (ou falta de ambiguidade) 4) Significncia (traduo

cultural) 5)Consonncia (inserir o novo numa histria velha) 6) Inesperado 7) Continuidade 8) Composio (equilbrio numa diversidade de assuntos) 9) Referncias a naes de elite 10)Referncias a pessoas de elite (proeminncia) 11) Personalizao 12) Negatividade (bad news is good news)

NOTCIA: material prima do jornalismo, utilizada para tornar pblico um fato relevante de interesse de todos. Precisa atender a pluralidade de vozes. Morte -> notoriedade -> proximidade -> relevncia Novidade/ ineditismo -> inusitado/ inslito -> conflitos/ escndalos -> tempo VALORES- NOTCIA DE SELEO CRITRIOS SUBSTANTIVOS Morte onde h morte, h jornalistas. Notoriedade maior valor-notcia ter quanto maior for a celebridade ou importncia hierrquica dos indivduos envolvidos no acontecimento. Proximidade Tanto a geogrfica como a cultural. Quanto mais prximo ao leitor, maior o valor-notcia. No entanto, por fatores econmicos, polticos ou culturais, a proximidade geogrfica distorcida. Assim, Bagd est mais prximo do Brasil do que Quito. Relevncia Assim, como Galtung e Ruge, Traquina mostra que este valornotcia determina que a noticiabilidade tem a ver com a capacidade do acontecimento ter impacto sobre as pessoas ou o pas. Novidade Acontecimentos mais novos tm maior valor-notcia. A primeira vez sempre mais importante para a tribo jornalstica. Tempo valor-notcia que aparece de formas diferentes: atualidade uso de ganchos para falar sobre determinado acontecimento. efemride aniversrios, datas comemorativas como o os cem anos do 14 Bis, os 5 anos do 11 de setembro, dia da criana, etc. ritmo a tirania do tempo leva escolha de assuntos com mais valor-notcia do que os outros. Notabilidade acontecimentos visveis ou tangveis tm mais valornotcia. Uma greve operria mais tangvel do que as condies de trabalho de uma classe. A cobertura jornalstica est mais voltada para acontecimentos do que para problemticas.

Inesperado acontecimentos que surpreendem a expectativa da comunidade jornalstica. So os mega-acontecimentos. Conflitos e controvrsias a presena da violncia fornece mais valor notcia. Para Traquina, na prtica, o uso da violncia representa a quebra do que normal. Na mesma de raciocnio esto infrao e escndalos, que tambm reforam a mtica do jornalista como co de guarda das instituies. VALORES- NOTCIA DE SELEO CRITRIOS CONTEXTUAIS So os critrios que dizem respeito ao contexto do processo de produo das notcias. Disponibilidade facilidade para fazer a cobertura do acontecimento. Pesa-se quais so os meios e custos que a cobertura exige. Equilbrio o valor-notcia tem relao com a quantidade de notcias sobre esse assunto que j existem ou publicadas h pouco tempo. Assim, graas ao valor notcia equilbrio, assuntos que teriam grande valor-notcia por outros critrios, perdem espao. Visualidade Para a TV este um valor-notcia fundamental, mas tambm ocorre na web e no meio impresso. Elementos visuais associados informao do maior valor-notcia. Concorrncia A busca pelo furo jornalstico e pela exclusividade. Os jornalistas andam numa matilha, seguindo-se uns aos outros com o medo de permitir um furo para a concorrncia. Dia noticioso H dias ricos e pobres de acontecimentos com valor-notcia. Assim, em algumas pocas do ano, assuntos com baixo valor-notcia tm mais noticiabilidade como nas frias, Carnaval, Natal, etc. VALORES- NOTCIA DE CONSTRUO So os critrios de seleo dos elementos dentro do acontecimento dignos de serem includos na elaborao da notcia. So a definio da abordagem. Traquina aponta os seguintes critrios de valor-notcia de construo: Simplificao quanto menos ambgo, maior noticiabilidade. O dever do jornalista seria escrever de forma mais simples. Amplificao quanto mais amplificado o acontecimento, mais possibilidade de notar a notcia. O jornalista amplifica ao escrever ttulos como Brasil chora a morte de Covas. Relevncia Compete ao jornalista demonstrar a importncia do fato para o pblico. Personalizao O jornalista valoriza as pessoas envolvidas no acontecimento e valorizam o fator pessoa como forma de agarrar o leitor. Dramatizao O jornalista refora o lado dramtico dos acontecimentos. Consonncia O jornalista insere novidades num contexto ou numa histria j conhecida para facilitar a compreenso pelo pblico.

Das könnte Ihnen auch gefallen