Sie sind auf Seite 1von 3

1. RESPONDA AS QUESTES a. Conceito de consumidor RESPOSTA: Conforme CDC, Art.

2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. b. Conceito de fornecedor RESPOSTA: De acordo com o CDC, Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. c. Conceito de produto ou servio RESPOSTA: Conforme a regncia do CDC, art. 3 em seus pargrafos: 1 Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. d. Dinheiro pode ser produto? RESPOSTA: Segundo a doutrina pode-se estabelecer um paralelo entre a atividade bancria e a industrial, podendo-se afirmar que a matria prima do banco e o produto que ele oferece ao mercado o crdito, ou seja, a instituio financeira dedica-se a captar recursos junto a clientes (operaes passivas) para emprest-los a outros clientes (operaes ativas). Embora as atividades bancrias previstas expressamente pelo CDC como atividade econmica e de relaes de consumo, constituem-se basicamente em duas operaes principais: concesses de crdito cujo o produto o dinheiro.

e. Conceito de direitos difusos RESPOSTA: Conforme o disposto no CDC, art. 81 em seu inciso: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; f. Conceito de direitos coletivos RESPOSTA: Conforme o disposto no CDC, art. 81 em seu inciso: II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; g. Conceito de direitos individuais homogneos RESPOSTA: Conforme o disposto no CDC, art. 81 em seu inciso: III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. h. Responsabilidade do fornecedor RESPOSTA: Conforme a regncia do CDC, Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. i. Responsabilidade do profissional liberal RESPOSTA: Conforme a regncia do CDC, Art. 14: 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa. Ou seja, a responsabilidade civil do profissional liberal subjetiva, pois ele assume uma obrigao de meio e no de resultado.

j. Responsabilidade do profissional que trabalha em clnicas de esttica. RESPOSTA: A regra para o profissional liberal, no caso o mdico, a responsabilidade subjetiva, depende de culpa. Porm, a doutrina e a jurisprudncia tem admitido que o cirurgio plstico por assumir uma obrigao de resultado e no de meio, a sua responsabilidade independe de culpa, ou seja, objetiva. De acordo com o artigo 14, CDC o cirurgio plstico est prestando um servio. k. Alguns exemplos de direitos do consumidor em juzo RESPOSTA: Aes coletivas, aes coletivas para defesa de interesses individuais homogneos, aes coletivas para defesa de interesses difusos e coletivos. 2. COMO DEVEM SER INTERPRETADOS OS CONTRATOS DE CONSUMO? RESPOSTA: Os contratos de consumo podem ser interpretados de acordo com os seguintes princpios: autonomia da vontade, fora obrigatria dos contratos (pacta sunt servanda), supremacia da ordem pblica, funo social do contrato, boa f objetiva, princpio da transparncia, da interpretao mais favorvel ao consumidor, da vinculao oferta e direito ao arrependimento. 3. O QUE MUDA EM RELAO AO PROCESSO QUE VERSA SOBRE LIDE ENTRE CONSUMIDOR E FORNECEDOR? RESPOSTA: A principal diferena est disposta no CDC, Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: VIII - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias;

Das könnte Ihnen auch gefallen