Sie sind auf Seite 1von 20

ISSN da publicao: ISSN 2175-6880 (Online)

Anais do Evento 2011 Volume 2 Trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 02 Elites Polticas e Instituies Coordenadores: Prof. Dr. Paulo Roberto Neves Costa (UFPR) Mabelle Bandoli Fabio Lopes Ementa: O objetivo deste GT promover o encontro de pesquisadores que estudam a relao entre a configurao (social, profissional) de elites dirigentes e o funcionamento das instituies polticas. Pretende-se abrigar no GT trabalhos que analisem perfis sociais e/ou processos e mecanismos de recrutamento de diferentes grupos de elites, assim como o impacto de variveis sociais, econmicas, ideolgicas, institucionais e contextuais no comportamento das elites polticas, burocrticas, empresariais, culturais etc. Pretende-se tambm que tais estudos sejam produzidos a partir de uma combinao de diversos mtodos de pesquisa (quantitativo, qualitativo, histrico, etnogrfico). Sero bem-vindos tanto estudos de caso como anlises histricas, alm de enfoques que propiciem comparaes nacionais e internacionais.

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

Karl Mannheim e a Teoria das Elites Alessandro Cavassin Alves 1 Resumo Karl Mannheim, autor clssico do pensamento sociolgico do sculo XX, buscou elaborar uma sntese das teorias polticas e defendendo um modelo social que chamou de planificao democrtica. Esta sntese lhe possibilitou transitar por diversas teorias polticas. Este trabalho busca, ento, demonstrar como Mannheim utiliza dos conceitos elitistas, em especial presentes em Gaetano Mosca e Vilfredo Pareto, mesmo com a inteno de defender os ideais democrticos. Neste sentido, este autor seria um dos primeiros a repensar as crticas elitistas teoria democrtica, considerando sua relevncia cientfica. Como exemplo, ao se discutir planificao democrtica, ento, se percebe a preocupao do autor com a anlise do corpo poltico ou classe dirigente, enquanto grupos e lderes que desempenham papel ativo na organizao da sociedade; sua preocupao como fazer para que esta classe dirigente, independente se numa sociedade capitalista ou comunista, proporcione a todos os ideais democrticos. Afinal, para Mannheim, um domnio exclusivo de um grupo apenas, de uma classe, ou de uma elite deve ser combatido via a planificao tambm do poder, enquanto funes controladas por toda a sociedade. E isto seria possvel mediante a aplicao de tcnicas sociais eficientes, como a educao, que possibilitassem a todos um nvel de participao consciente e ativo na sociedade em que se vive. E por fim, no se pode deixar de supor que a intelligentsia, conceito fundamental para o autor, enquanto grupo de intelectuais socialmente desvinculados, seria uma minoria, que aps se organizar, poderia propor mudanas a uma maioria que est desorganizada. Palavras Chaves: Mannheim, Democracia, Teoria das Elites. 1. Introduo O objetivo deste trabalho perceber como Karl Mannheim se apropria e discute os conceitos da teoria das elites ao expor suas ideias sobre poltica, apresentada em especial no captulo III, do livro Ideologia e Utopia ([1929]1968), igualmente a questo da Planificao democrtica e as instituies em processo de mudana, no livro Liberdade, Poder e Planificao Democrtica ([1950]1972). Karl Mannheim (1893-1974) no um elitista, no sentido de compartilhar das ideias de Gaetano Mosca (1858-1941), Vilfredo Pareto (1848-1923) e Robert Michels (1876-1936). Para os elitistas clssicos, o princpio de que todas as comunidades humanas so dominadas sempre por uma minoria, e em relao ao poder poltico, este poder pertence sempre a um restrito crculo de pessoas, chamados de elite, classe superior, classe dirigente, oligarquia. Esta seria uma lei sociolgica, a partir da qual se poderia explicar a realidade social. Mas ao apresentarmos as ideias principais de Mannheim sobre poltica, queremos demonstrar como este autor transitava pela teoria elitista, muitas vezes ao citar estes autores em seus trabalhos se apropriando de seus conceitos e mesmo formulando crticas a esta teoria.

Doutorando em Sociologia (2010-2013), UFPR. Bolsista REUNI. Graduado e Mestrado em Sociologia pela UFPR.
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

Isto possvel porque Mannheim busca fazer uma sntese das teorias polticas. Esta ideia esta presente no livro Ideologia e Utopia. Para ele, isto que faz ser possvel a cincia poltica existir.
Todos os pontos de vista, em poltica, so apenas parciais, porque a totalidade histrica sempre demasiado mais ampla para ser apreendida por qualquer dos pontos de vista individuais que dela emergem. Contudo, j que todos eles emergem da mesma corrente social e histrica, e j que sua parcialidade existe na matriz de um todo emergente, possvel v-los em justaposio, e sua sntese se torna um problema que deve ser continuamente reformulado e resolvido (MANNHEIM, 1968, p.176).

E esta sntese no pode ser absoluta, pois recairia numa viso de mundo esttica do intelectualismo. Portanto, toda a sntese ser sempre uma sntese dinmica, reformulada de tempos em tempos. isto que possibilita tambm a Mannheim transitar por diversas teorias polticas, diferentes entre si, e buscar encontrar nelas elementos capazes de explicar a realidade, bem como ao critic-las, definir seus limites. Florestan Fernandes ao comentar a questo poltica em Mannheim, demonstrou que, por existirem vrios tipos de pensamento social, e que cada variedade capta apenas certos aspectos da realidade, da a necessidade de sntese, tambm chamada de sntese dialtica (FERNANDES, 1974, p.236). E, outro aspecto a ser destacado, de que em cada tipo de pensamento poltico est presente o fator ideolgico, como demonstrou Marx, que precisa ser tambm revelado 2. Esta sntese proposta por Mannheim ser melhor compreendida na sua discusso sobre a questo da planificao democrtica. Algumas questes nos ajudam a pensar conceitos de Mannheim e sua aproximao da teoria das elites. Primeiro, como no pensar o conceito de intelligentsia (fundamental na compreenso de Mannheim) enquanto uma elite? Da necessidade da existncia da intelligentsia no papel da construo de um modelo social planificado, nesta sntese dinmica? Como entender seus captulos sobre o poder e classe dirigente na sociedade capitalista e comunista (enquanto uma preocupao elitista sobre quem governa), posta no livro Liberdade, poder e planificao democrtica, para se pensar o modelo de sociedade planificada? Ou sobre a composio e anlise dos papis sociais da camada intelectual e dos lderes? Karl Mannheim est preocupado em valorizar que a orientao democrtica que deve prevalecer, contra tendncias do tipo elitistas. E para isto, a necessidade da transformao da personalidade de cada um junto com esta modificao da sociedade. Apesar de considerar o fator de
A ideia fundamental do conceito de ideologia que o indivduo pensa e age de modo determinado pelo fato de ter certa posio social (FERNANDES, 1974, p.229). E a superao deste aspecto ideolgico seria via uma Sociologia do Conhecimento. A Sociologia do Conhecimento tem a tarefa de desvencilhar, de cada parcela concretamente existente de conhecimento, o elemento valorativo vinculado a interesses, e de elimin-lo como uma fonte de erro, visando a alcanar um campo no-valorativo, supra-social e supra-histrico de verdade objetivamente vlida (MANNHEIM, 1968, p.210).
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR
2

que todos devem fazer parte deste planejamento, no nega o princpio da importncia de uma intelligentsia capaz de conduzir esse processo histrico. Lembrando que, para os trs autores elitistas citados acima, a democracia uma forma de governo impossvel de se concretizar. A tese democrtica no tem base real. Serve apenas como mobilizao dos indivduos, em especial os de classe baixa, como uma das formas de legitimao da existncia de uma elite dirigente, ou da possibilidade de permitir uma maior circulao desta elite no poder (tanto no sistema capitalista, como no comunista). A democracia nunca poderia ser entendida como um governo de soberania popular. E ainda, as massas so naturalmente irracionais, dependendo exclusivamente da conduo de seus destinos por uma elite (poltica, religiosa, social). A interveno racional exclusividade desta elite, que visa em especial sua manuteno no poder e no objetivamente uma vida melhor para todos. Mannheim sendo um democrata, como veremos, busca ento apresentar ideias, ou maneiras de envolver todos os indivduos da sociedade, enquanto classes sociais, ou enquanto intelligentsia, para que a democracia em seu sentido pleno acontea. Isto possvel devido ao momento histrico propcio do sculo XX e, portanto, como diz Marialice Foracchi (1982), o planejamento democrtico seria conseguido como tcnica social capaz de modelar o comportamento humano e as relaes sociais. 2. Por que no existe uma Cincia Poltica? possvel uma Cincia Poltica? Neste subttulo, presente no captulo 3 do livro Ideologia e Utopia, Mannheim discute a questo da poltica. Dois aspectos emergem de sua reflexo. Primeiro, como exemplo, quando o Estado j possui negcios rotineiros, sob controle administrativo, com regras e regulamentos estabelecidos, cada funcionrio em sua funo temos j uma racionalizao do processo, possvel de se entender, na esfera da vida social. Porm, ao se tratar de tomar decises na poltica, discutir novas medidas tributrias, lanar uma campanha eleitoral, uma greve, a estamos no campo da irracionalidade, onde no existem regras definidas, portanto, irracional. Eis a dificuldade de uma cincia poltica neste sentido. Florestan Fernandes explica melhor esta questo dizendo que o objeto da poltica est em processo de devenir, isto , na poltica nada esttico.
O objeto da poltica, na acepo de Mannheim, consiste no estudo cientfico das esferas da realidade social em processo de devenir e do tipo correlato e caracterstico de conduta nelas observados. A poltica deve extrair das foras sociais em efervescncia algo que apresente um carter duradouro. Desse ponto de vista, a poltica se apresenta como a cincia do fluir das coisas e da atividade criadora (FERNANDES, 1974, p.225).

A conduta poltica compe este universo no esttito. A conduta, no sentido utilizado por ns, somente comea ao atingirmos a rea ainda no penetrada pela racionalizao, onde somos
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

forados a tomar decises em situaes at ento no submetidas regulamentao (MANNHEIM, 1968, p.140-1). Por isso, a poltica age numa esfera irracional, onde h uma competio sem controle, acontece a dominao pela fora, e a integrao social envolve reaes emocionais. No estamos lidando com entidades objetivas e rgidas, mas com tendncias e anseios em constante fluxo. E esta constelao das foras em interao muda continuamente, formando combinaes imprevisveis (devenir). O observador um participante em luta, e sob uma ideologia. Eis os obstculos para a constituio de uma cincia poltica. Para Mannheim, o pensamento poltico-histrico assume vrias formas, de acordo com correntes polticas diversas. 1. O conservantismo burocrtico: converter todos os problemas de poltica em problemas de administrao burocracia; 2. O historicismo conservador: se caracteriza pelo fato de estar ciente do campo irracional na vida do Estado, que no pode ser controlado pela administrao. Reconhece a existncia de um campo no-organizado e imprevisvel que constitui a esfera prpria da poltica (MANNHEIM, 1968, p.145). So fatores irracionais e impulsivos que propiciam a base real para o desenvolvimento posterior do Estado e da sociedade; 3. O pensamento liberal democrtico burgus: O intelectualismo burgus reclamava uma poltica cientfica, com instituies em que podia canalizar a luta poltica, como o parlamento e o sistema eleitoral, e mais tarde a Liga da Naes. 4. A concepo socialista comunista: A ideologia um grande conceito apresentado pelos marxistas. Por exemplo, demonstra que liberais burgueses, partem apenas de um ponto de vista, associados a uma dada situao histrica, social e de grupo, que dizem ser o modelo verdadeiro de sociedade. Neste sentido, a concepo socialista contribui na desmistificao de uma determinada ideia como verdade, de um determinado pensamento poltico como um fim em si mesmo. 5. Fascismo.
Associa-se de preferncia com as filosofias e com as teorias polticas irracionalistas de perodo mais moderno. Em especial Brgson, Sorel e Pareto se viram, evidentemente aps uma conveniente modificao, incorporados sua Weltanschauung (concepo de mundo). No corao de sua teoria e de sua prtica situa-se a apoteose da ao direta, a crena no feito decisivo, e a importncia atribuda iniciativa de uma elite dirigente. A essncia da poltica consiste em reconhecer e se apegar s exigncias do momento (MANNHEIM, 1968, p.160).

Os programas, a histria, no tm importncia, o que importa a incondicional subordinao de todos a um lder. A histria se faz com as elites que de tempo em tempo se afirmam, e no com as massas ou com ideias ou outras foras 3. Para Mannheim, o fascismo um completo irracionalismo que nega mesmo a interpretao da histria. O fascismo considera toda a
(...), Pareto chamou a ateno para o fato de que, sendo os homens desiguais em todo o campo de sua atividade, dispem-se, em vrios nveis, que vo do superior ao inferior; chamou de Elites aqueles que fazem parte do grau superior, deteve-se particularmente sobre os indivduos que, ocupando os graus superiores da riqueza e do poder, constituem a Elite poltica ou a aristocracia (BOBBIO, 2004, p.386). E preocupou-se em entender como estas elites (aristocracias) se mantm no poder em suas lutas constantes com outras elites (aristocracias) e elabora uma teoria do equilbrio social que envolve trs classes principais de elites: polticas, econmicas e intelectuais. Estas ideias esto presentes em Mannheim inclusive em buscar propor tambm uma teoria mais apropriada para o equilbrio social.
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR
3

interpretao da histria como mera construo ficctcia destinada a desaparecer perante o feito do momento quando este irrompe no padro temporal da histria (Ibidem, p.163). Seria um intuicionismo ativista. A Psicologia social teria a utilidade para os lderes meramente como uma tcnica para manipular as massas. Neste sentido, no existe um proletariado existem apenas proletrios (Ibidem, p.165). O exemplo de fascismo, diversas vezes citados por Mannheim, o de Mussolini.
Do ponto de vista sociolgico, seria esta a ideologia dos grupos putschistas guiados por intelectuais estranhos ao estrato de lderes liberal-burgueses e socialistas, que esperam conquistar o poder explorando as crises que atacam constantemente a sociedade moderna em seu perodo de transformao. (...) Na medida em que contm em si os fatores irracionais da vida econmica e social, atrai os elementos irracionais explosivos do esprito moderno (Ibidem, p.167).

Diante de todas estas perspectivas tericas polticas, possvel pensar uma Sociologia poltica, uma cincia do todo, tendo o cuidado de no ser tambm ideolgica? Aqui a necessidade, ento, da sntese levando em conta todos os modelos acima expostos. Eis a possibilidade do surgimento da cincia poltica. Afinal, como foi dito, todos os pontos de vista, em poltica, so apenas parciais. Da a necessidade de uma sntese dinmica reformulada de tempos em tempos com o objetivo de construir um modelo, que na viso de Mannheim, seria o mais adequado para a sociedade para aquele momento histrico, o de planificao democrtica.
Neste caso, nunca devemos separar do produto do pensamento o interesse, a valorao, e a concepo de mundo (Weltanschauung), devendo-se mesmo, caso j tenham sido separados, restabelecer a relao. Esta a tarefa da Sociologia, na medida em que a Sociologia a cincia do que poltico. No aceita nenhum argumento terico como absolutamente vlido em si, mas reconstri os pontos de vista originrios para os quais o mundo se apresenta de tal ou qual forma, e procura compreender a totalidade das vises, derivadas das vrias perspectivas, atravs da totalidade do processo (MANNHEIM, 1968, p.195).

Devemos ter sempre em mente que, por trs de qualquer trabalho cientifico (por mais impessoal que parea), existem tipos de mentalidade que influenciam em ampla medida a forma concreta de cincia (Ibidem, p.197). De modo anlogo, o sujeito terico corre o risco de ser iludido no estudo da poltica. O cientista aborda sempre seus temas com uma tendncia ordenadora e esquematizadora; o homem prtico o poltico busca uma orientao com referncia ao.
Somente ser capaz de seguir inteligentemente o curso dos acontecimentos quem compreender o arranjo institucional que subjacente a uma determinada situao e a um determinado acontecimento histrico, e que os possibilita. Os que, no entanto, nunca transcendem o curso imediato dos acontecimentos histricos, bem como os que se perdem to completamente em generalidades abstratas que jamais encontram o caminho de volta vida prtica, nunca sero capazes de captar o cambiante significado do processo histrico (Ibidem, p.200).

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

E somente uma intelligentsia poderia elaborar esta sntese das teorias polticas, indo alm das generalidades momentneas, das classes sociais, compreendendo o todo, e com isso pensar a planificao democrtica, como veremos a seguir. 3. Intelligentsia Antes, Mannheim sinaliza a importncia de um grupo capaz de pensar este modelo. Aqui entraria um estrato desamarrado, relativamente sem classe, denominado de intelligentsia, capaz de pensar esta sntese dinmica bem como outras atividades. Neste trabalho, queremos tentar aproximar este conceito de Mannheim, a intelligentsia, to difundido na Sociologia, aos conceitos da teoria das elites, no sentido da existncia de um grupo especial capaz de conduzir as mudanas necessrias para a sociedade. Porm, no subttulo O problema sociolgico da intelligentsia Mannheim (1968) alerta que o pensamento poltico est sempre vinculado a uma posio na ordem social e que qualquer sntese que venha a ser feita poder estar vinculada na vontade de algum grupo social.
Uma verdadeira sntese no a mdia aritmtica de todas as diversas aspiraes dos grupos existentes na sociedade. Se assim fosse, tenderia apenas a estabilizar o status quo em benefcio dos que acabam de ascender ao poder e que desejam proteger seus ganhos contra os ataques tanto da direita como da esquerda. Pelo contrrio, uma sntese vlida deve-se basear numa posio poltica que venha a constituir um desenvolvimento progressivo, no sentido de reter e utilizar boa parte das aquisies culturais e energias sociais acumuladas na poca anterior. Ao mesmo tempo, a nova ordem deve permear os mais amplos setores da vida social, deve adquirir razes naturais na sociedade, a fim de colocar em ao o seu poder de transformao. Esta posio requer uma especial vigilncia para com a realidade histrica do presente. O aqui espacial e o agora temporal de cada situao devem ser considerados no sentido histrico e social, e sempre lembrados a fim de, em cada caso, se determinar o que j no necessrio e o que ainda no possvel (MANNHEIM, 1968, p.179).

Quem poder fazer isto? No vir de uma classe que ocupe uma posio intermediria, mas por um estrato relativamente sem classe, cuja situao na ordem social no seja demasiado firme (Ibidem, p.180), eis a intelligentsia. Nas palavras de Alfred Weber, seria a intelligentsia socialmente desvinculada. Originria de diversos pontos da sociedade. Com um vnculo sociolgico de unificao, ou seja, a educao, que os enlaa de modo surpreendente. E seria a herana cultural comum, desligada de uma classe determinada, que suprimiria as diferenas de classe entre eles. E que a atividade intelectual no mais exercida de modo exclusivo por uma classe social e recrutada em uma rea especfica da vida social, mas aberta via educao, eis o esprito moderno da vida moderna.
Surge, ento, no interior desta sociedade profundamente dividida por cises de classe um estrato que uma Sociologia orientada exclusivamente em termos de classe dificilmente poderia compreender. No obstante, a posio social especfica deste estrato pode ser adequadamente caracterizada. Apesar de situado entre classes, no forma uma classe mdia. Claro que no se acha suspenso em um vcuo em que os

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

interesses sociais no penetrem; pelo contrrio, resume em si mesmo todos os interesses que permeiam a vida social. Com o aumento em nmero e variedade de classes e estratos em que se recrutam os diversos grupos de intelectuais, observamse maiores multiplicidade e contraste nas tendncias que, atuando ao nvel intelectual, os ligam uns aos outros. Ento, o indivduo participa mais ou menos da massa de tendncias em conflito mtuo (MANNHEIM, 1968, p.182).

Estes intelectuais, apesar de inseridos numa classe, conseguem perceber todos os pontos de vistas contraditrios, diferente de um operrio ou um empresrio, presos a sua classe social. Sua filiao ou vinculao a um pensamento nico de classe tambm possvel, como se tem percebido ao longo da histria. Porm, segue-se que mesmo os intelectuais atingiro uma conscincia embora no uma conscincia de classe da posio social geral que ocupam e dos problemas e oportunidades que ela envolve (Ibidem, p.184). Os intelectuais emancipados so aqueles que optem desembaraar-se mentalmente tanto das presses dos costumes antiquados (folkways) quanto dos ataques manipuladores dos propagandistas que procuram impor-lhes doutrinas e ideologias artificiais de nacionalismo. Eis o poder da intelligentsia. No texto O problema da intelligentsia: um estudo de seu papel no passado e no presente Mannheim (2004) busca delimitar melhor este conceito. A intelligentsia seria um grupo de intelectuais, um agregado situado entre e no acima das classes; um grupo que capaz de encarar os problemas a partir de vrias perspectivas, e pode mais facilmente mudar seu ponto de vista e est menos rigidamente engajado num lado do conflito (MANNHEIM, 2004, p.81). Prope inclusive compreender aspectos sobre este grupo, como situao social, interesses de classe, seus habitats, movimentos sociais ou correntes intelectuais que participam, formulaes profissionais. E ainda, talvez mais importante, antecedentes sociais do individuo; a fase especfica de curva de sua carreira, ascenso, auge e descenso; se ele ascende individualmente ou enquanto membro de um grupo; se ele se encontra bloqueado em seu avano ou decado sua situao inicial; a fase de um movimento social do qual participa; a posio de sua gerao em relao a outras; seu habitat social; o tipo de agrupamento no qual desenvolve suas atividades (MANNHEIM, 2004, p.127-8). Neste sentido, acreditamos que o pensamento de Mannheim sobre a intelligentsia se aproxima muito do estudo da teoria das elites. Esta sua preocupao com um grupo superior capaz de entender e dar rumo a sociedade; sua origem social; seu pensamento; sua insero ou no num mundo de decises polticas, via seus talentos pessoais ou via membro de um grupo j tradicional. Enfim, o foco da teoria das elites exclusivamente sobre este grupo, porm, diferente de Mannheim que faz deste grupo um vetor para se buscar um projeto de sociedade melhor para todos.

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

4. A Planificao Democrtica e as Instituies em processo de mudana. Acrca do poder. Um captulo de Sociologia Poltica No livro publicado postumamente em 1950, Liberdade, Poder e Planificao Democrtica (1972), na segunda parte, Mannheim ir ento expor a partir do conceito de sntese dinmica, a questo do poder e a planificao democrtica. De certa forma, nosso objetivo especfico continua a ser de demonstrar aproximaes e distanciamentos de Mannheim com a teoria das elites, mesmo pensando agora sobre a Planificao democrtica. Para Mannheim fundamental se definir governo, Estado e sociedade em termos de organizao social e observ-los numa perspectiva histrica. O Estado moderno traz a concepo de corpo poltico que, por sua vez, se aproxima da Teoria das Elites.
Por corpo poltico entenderemos, por conseguinte, todos os grupos e lderes que desempenham papel ativo na organizao da sociedade. Pode tratar-se de representantes da livre empresa, de magistrados eleitos, de altos funcionrios sindicais ou de senhores feudais do passado. Nosso conceito abrange todos esses elementos polticos par excellence, que concentram em suas mos as funes administrativas, o poder militar e a liderana social 4. O corpo poltico, entendido sociologicamente, inerente a todas essas unidades polticas e politicamente relevantes. (...) A tarefa dos socilogos polticos consiste em descrever as formas de coordenao entre todos os grupos polticos que prevalecem em uma estrutura social e o problema sociolgico, as relaes entre os grupos e sua regulamentao, que pode ser hierrquica, federativa ou coordenadora num sentido democrtico (MANNHEIM, 1972, p.64).

Essa definio tem duas vantagens: 1) permite que a sociologia de a ateno devida s foras sociais que no so regulamentadas pelo Estado no sentido tradicional, no esto controladas pela burocracia e, no entanto, podem fazer parte integrante dos processos polticos de governar, organizar, liderar, coordenar e assim por diante. 2) Descartar a concepo dual de Estado e Sociedade. E combater a ideia de que a liberdade ameaada somente pelo poder do Estado e no tambm por outras organizaes da sociedade que constituem obstculos ao desenvolvimento da individualidade. E que a luta pela liberdade no atrapalha as autoridades centrais. Supera aqui, ento, a perspectiva elitista de que apenas o corpo poltico relevante, afinal, de acordo com Gaetano Mosca, a massa atomizada e desorganizada, portanto dirigida pela classe dirigente que organizada. Mannheim busca demonstrar que tudo poltico poltica
Aqui o autor cita Gaetano Mosca (1858-1941), The Ruling Class (Elementi di Scienza Poltica) livro de 1896 e Oliver Cromwell Cox (1901-1974), Caste, Class and Race: A Study in Social Dynamics. Livro de 1942. Finalmente, deveremos estudar o prprio grupo e sua organizao com respeito ao lugar que ocupa, dentro do corpo poltico, e tambm suas relaes com o plano de conjunto (MANNHEIM, 1972, p.66) citando depois Mosca. Gaetano Mosca no se limitou a enunciar o princpio segundo o qual existe, em toda a sociedade, uma classe poltica composta por um nmero restrito de pessoas, mas procurou tambm dar uma explicao para o fenmeno, insistindo repetidamente sobre a observao de que a classe poltica encontra sua prpria fora no fato de ser organizada, entendendo organizao, tanto o conjunto de relaes de interesse que induzem os membros da classe poltica a coligarem-se entre si e a constiturem um grupo homogneo e solidrio contra a mais numerosa, dividida, desarticulada, dispersa e desagregada classe dirigida, como o aparelho ou mquina estatal da qual se serve a classe poltica como instrumento para a realizao de seus prprios fins. Com base nesta caracterstica, a teoria da classe poltica habitualmente, tambm chamada teoria da minoria organizada (BOBBIO, 2004, p.385-6).
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR
4

10

significa pblica o Estado est em toda parte e a responsabilidade poltica acha-se entrelaada em toda a estrutura da sociedade e no apenas no corpo poltico. Salvaguardar a responsabilidade pblica e a participao de todos no controle das decises uma de suas propostas. O controle institucional, numa sociedade democraticamente planificada, deve basear-se em uma teoria de poder de princpios democrticos (impossvel na teoria elitista clssica). Seria a busca pela planificao, via burocracia, com sua insitucionalizao, porm, sem deixar de valorizar todos, que so livres, e que devem participar desta planificao, formando assim a democracia planificada. 5. Rumo a uma teoria democrtica de poder Como visto, os elitistas clssicos so essencialmente anti-democrticos, no sentido de constatarem a impossibilidade de um governo da maioria. Como enfrentar este dilema? Para Mannheim, temos na poltica dois extremos: Anarquismo e Totalitarismo; possvel uma terceira posio? Mannheim define, ento democracia: implica uma teoria de poder, visando definio das formas de distribuio e de controle do poder coletivo, de modo a alcanar o mximo de segurana, eficincia e liberdade (MANNHEIM, 1972, p.67). Este tipo de sociedade procura a aquisio de riquezas como o summum bonum, julgado que se pode evitar o uso do poder exercendo a presso econmica de maneira aberta ou oculta. Observam-se as transmutaes de poder em consequncia das mudanas estruturais da sociedade; pergunta que espcie e quantidade de poder caber aos diversos membros e agentes da sociedade; finalmente, descobre e condena os abusos do poder e da crueldade. E ainda, uma teoria democrtica de poder deve ser uma teoria de conjunto. O poder no significa a simples violncia, o emprego da fora pblica pela polcia ou pelo exrcito. Tampouco deseja restringir o conceito de poder ao poder poltico. Mas refere-se tambm ao poder econmico e administrativo, bem como ao poder de persuaso que se manifestam atravs da religio, da educao, dos meios de comunicao de massa, tais como a imprensa, o cinema e a radiodifuso. O poder se faz presente sempre que a presso social opera sobre o indivduo para induzi-lo a seguir determinado comportamento. Tal conceito de poder h de nos permitir interpretar a sociedade ao nvel da planificao, onde o controle de todas as foras necessrio; a poltica j no um compartimento separado, e o uso da violncia j no pode ser considerado como o nico meio capaz de sustentar a ordem social. Quando as estruturas da sociedade comeam a mudar, mudam concomitantemente suas presses e meios de controle. O autor ir estudar ento aspectos do poder e sua institucionalizao. E quanto ao poder institucionalizado ou canalizado seria o poder concentrado em instituies e produz normas

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

11

ordenadas de interao humana, sujeitas a princpios, cdigos e regras. O poder controlado e, por sua vez, controla o comportamento. Nas relaes pessoais o poder no est baseado apenas no temor/fora, mas nas reaes mtuas (medo, bondade, persuaso etc.). A institucionalizao do poder surge quando a conduta nas relaes pessoais se transforma em padro; presses sociais que j no derivam das relaes pessoais de poder. O poder transferido para uma instituio e imposto mediante sanes organizadas. Esta transformao fundamental. A forma mais adiantada de controle institucionalizado a lei e a aplicao da lei pode ser definida como um jogo cuidadosamente elaborado de presses levadas a efeito por diversos indivduos que exercem suas funes estabelecidas, de acordo com regras bem definidas. E as sanes institucionais coexistem com os costumes e a moral popular. Quando o poder se acha investido na funo, ele separa a pessoa em si da funo pela qual exerce determinado poder. Estabiliza os diferentes papis, sejam como os de lderes e de seguidores. Nasce o poder pessoal arbitrrio; o controle social exercido mediante tcnicas sociais especiais (como a educao formal, imprensa, economia etc.). Neste sentido, algumas observaes concretas acerca do poder so necessrias: 1) o controle principal do processo de poder deve ser total; 2) os diferentes processos de poder devem ser tratados conforme mtodos apropriados e em seus nveis respectivos; se quisermos controlar os homens sem controlar as instituies, estaremos destinados ao fracasso (MANNHEIM, 1972, p.76); 3) nossas definies ainda nos podem ensinar que os controles institucionais per se no so sempre desumanizadores; 4) nossas distines permitem-nos, igualmente, investigar a concentrao e a distribuio do poder. Para Mannheim, portanto, um domnio exclusivo de um grupo apenas, de uma classe, ou de uma elite deve ser combatido via a planificao tambm do poder, enquanto funes controladas por toda a sociedade.
O domnio do poder concentrado em grupo difere daquele investido em funes. Este ltimo tem um ncleo racional. Pode ser encoberto pela emoo e geralmente associado aos interesses criados; no entanto, seu elemento racional pode servir como ponto de partida para um processo de poder humanizador e socializador. A funo inerente pode assim servir aos que desejam neutralizar gradativamente as emoes agressivas e prejudiciais, e controlar ou absorver os interesses criados de um grupo, reunindo-os dentro de um esquema comunitrio (Ibidem, p.86).

Como conseguir o controle dos diversos centros de poder arbitrrio, como coorden-los e fundi-los num sistema mais coerente e como disciplin-los gradualmente para que funcionem em proveito da comunidade? Como exemplos temos a Unio Sovitica como poder absoluto e os Estados Unidos como total liberalismo (ambos ineficientes); mas temos o sistema britnico como modelo de um

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

12

planejamento para a liberdade. Nesse pas h uma economia orientada pelo governo e tende para um equilbrio entre os setores livres e os dirigidos (eis o objetivo). E pela democracia procura-se controlar o poder, seja qual for a forma deste. Mannheim ento descreve os riscos e perigos referentes ao poder: 1) Concentrao de poder que resulta da centralizao de novas tcnicas sociais; 2) a crescente falta de defesas fsicas e mentais do cidado mdio; 3) a apatia e a ansiedade que afetem os cidados e as massas, o temor da incerteza e a desconfiana mtua podem muito bem levar ao abuso arbitrrio do poder e anarquia; 4) os homens que ocupam as posies de comando podem explorar e aproveitar sistematicamente a insegurana latente (exemplo de Hitler); 5) o perigo da guerra; 6) o dilema de nossa poca: nossos temores nos levam aos extremismos; a falta de controle conduz ao caos; mas um controle estreito confina-nos numa existncia enjaulada. E frente aos avanos de nossa poca, temos alguns pontos favorveis e as oportunidades para que este modelo de planificao democrtica possa acontecer: 1) o progresso cientfico uma cincia integrada e completa do homem talvez nos permita compreender claramente as causas dos desajustamentos, as origens e as formas dos abusos do poder. A verdadeira democracia acha-se aliada cincia racional e difuso dos conhecimentos (a importncia da informao e do jornalismo enquanto denncia dos erros). A manuteno dos direitos civis, da liberdade de palavra e de reunio funcionam como catalisadores, inclusive quando o pblico ainda no est completamente maduro do ponto de vista poltico; 2) a possibilidade de por em prtica os princpios democrticos, mediante o emprego de tcnicas sociais eficientes; 3) o progresso da tcnica dever ser acompanhado por um despertar moral e religioso; 4) A responsabilidade coletiva indivisa. Somos todos passageiros do mesmo barco. A interdependncia da sociedade moderna faz com que a fome ou a runa econmica de um pas seja ameaa para os demais. H pouca possibilidade de se estabelecer uma idolatria do poder numa sociedade baseada nas contribuies indispensveis materiais, fsicas e intelectuais de milhes de cidados altamente educados; 5) A compreenso desta responsabilidade coletiva leva a apaziguar as tenses. Quando as necessidades primordiais so satisfeitas por meios pacficos, reduzem-se as tenses mais especificamente psicolgicas e diminui a ansiedade a respeito da obteno de alimentos e de segurana; e o povo sente-se menos inclinado a apoiar uma poltica de poder (Exemplo: pases escandinavos e Sua). 6) as novas armas de longo alcance e destruio em massa ajudam a diminuir as tenses, trazendo um equilbrio militar entre as naes, em especial Estados Unidos e Unio Sovitica. Enfim, as mudanas sociais podem realizar-se com rapidez mediante uma coordenao constante dos esforos na direo desejada. Uma direo que vise ser planificada aos moldes da experincia comunista sovitica, no sentido de buscar uma igualdade social a todos, mas

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

13

respeitando os princpios democrticos expressos numa sociedade liberal como a americana. A sntese destes dois modelos a proposta de Mannheim. 6. A classe dirigente na sociedade capitalista e na comunista Neste subttulo, que o captulo 4 do livro Liberdade, poder e planificao, temos a discusso de Mannheim sobre a classe dirigente. Aqui podemos perceber claramente as aproximaes e distanciamentos da Teoria das Elites. E ao elencar classe dirigente enquanto tema de estudo, de certa forma est reconhecendo que este um fator preponderante na compreenso da sociedade. Mannheim inicia, ento, demonstrando a utopia de uma sociedade sem classes. Discute as ideias de Karl Marx e Friedrich Engels sobre a luta de classes. E que a experincia sovitica no a de uma sociedade socialista, pois, apesar de ter conseguido expropriar os meios de produo, entretanto, no conseguiu eliminar as desigualdades de poder e de rendimentos. Na sociedade capitalista, entretanto, tendncias favorveis ao equilbrio so reforadas pelas instituies sociais e polticas predominantes, pela classe mdia que tende a uma psicologia do equilbrio; pela fluidez e a mobilidade social possvel; pelo Estado no como fonte ou criador dos grupos, mas como organismo de controle e de superviso; a autoridade no concebida como um superdomnio, mas como agente executor das regras que emanam das associaes. E neste equilbrio estrutural que constitui a fonte de toda a liberdade poltica e social do indivduo. Aqui ento, Mannheim se distancia da Teoria das Elites reconhecendo um Estado no como criador de grupos (elites), mas da fundamental participao de todos para que o equilbrio do poder acontea. Continua Mannheim, dizendo que estas condies prevalecem numa economia que se acha em firme expanso e livre das grandes flutuaes. E graas s tcnicas modernas de planificao social, tambm pode ser equilibrada a sociedade contempornea de grande capitalismo. O que importa que as classes alta e mdia tenham interesse na criao e preservao de uma estrutura societal estvel, mediante a outorga de servios suficientes e melhorias sociais s classes baixas, tornando-se tambm um elemento estabilizador (o que seria o aumento adequado do poder de compras para todos). Sobre o experimento sovitico, foi positivo a abolio da propriedade tradicional privada dos meios de produo e a eliminao da transmisso hereditria do poder segundo as linhas de classe (substitudos pelas recompensas ao mrito). Entretanto, era necessrio vencer trs tipos de dificuldades: como criar novo grupo dirigente disposto a garantir uma ordem social estvel; como descobrir fatores de definio da posio social, que no consistissem nos rendimentos ou na propriedade; e como proporcionar novos incentivos ao trabalho.

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

14

A soluo foi a criao de instituies essenciais na sociedade estalinista: O sistema de partido nico; as diferenas nos salrios e outras recompensas graduadas; e surgiram novas diferenas de poder e de posio social, substituindo as antigas desigualdades de fortuna e de rendimentos. O que para Mannheim, o comunismo sovitico incorria em erros que no os permitia alcanar uma sociedade igual para todos. Como pensar, ou possvel pensar, ento uma sntese entre estes dois modelos de sociedade, capitalista e comunista? Mannheim destaca alguns pontos: As diferenas de rendimentos ainda constituem o meio mais barato para conseguir que os cidados desenvolvam o mximo de esforos. Na Rssia tem-se como tcnica de incentivo ao trabalho as diferenas de salrio e as recompensas graduadas; e que tambm funcionam como uma funo estabilizadora. Pode-se poupar, investindo assim no Estado (uma empresa capitalista), mas de acordo com os interesses e investimentos do prprio Estado, e transmitir para suas geraes a poupana individual (algo semelhante ao que acontece hoje na China, no sentido de uma alto investimento na poupana realizado pelos chineses, permitindo ao Estado um investimento maior em reas de seu interesse). E como fica o ideal de igualdade? A igualdade desejvel e indesejvel: A estratificao pelo status no prejudicial, mas, ao revs, criadora e estimulante para a formao das personalidades. A estratificao social torna-se prejudicial unicamente quando perde a fluidez e se congela numa rgida hierarquia que produz excluses e segregao e faz com que a presso das classes altas se traduza em opresso das baixas. Pretende-se que a estratificao adequada seja conseguida mediante o controle social. Uma sociedade planificada poderia elaborar cdigos sociais para definir os tipos de conduta desejveis nas relaes entre os grupos. E com isso dispensar a coero administrativa, renunciando a manipulao da opinio pblica pelos meios de comunicao de massa que gera uma mentalidade padronizada de homens-massa. O que seria Homem-massa? aquele cuja mente se inclina aos slogans e se satisfaz com frmulas excessivamente simplificadas. Diante deste problema (massificao) necessrio esta sobreposio das diferenas de status existentes, proporcionando diversas metas e sadas para a ambio, dando assim oportunidades a todos para poderem compensar suas deficincias e sentimentos de inferioridade, orgulhando-se em algo que se destaquem (cincia, esporte, profisso, organizaes cvicas etc.). Mas necessria uma planificao para organizar as aspiraes das pessoas e seu correto encaminhamento, contribuindo para a estabilidade da sociedade. Na Unio Sovitica foram reintroduzidas diferenas de classe e de status, e tambm desigualdades de poder. Conseguiu-se a estabilidade por meio de organizaes de massa, tais como os sindicatos, as cooperativas, as corporaes, as organizaes industriais que, alm da imprensa, da
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

15

burocracia e das foras armadas, constituem as bases da estrutura social. Tudo est submetido a uma organizao igualmente poderosa, que tambm inclui a classe dirigente: o Partido Comunista. Referente a questo dos sindicados/sindicalismo, o Estado totalitrio e monopartidrio representa, portanto, a adaptao de uma classe governante a era da organizao de massas, na qual a principal fonte de poder j no se baseia na sociedade e nas pequenas associaes, mas na organizao em grande escala que controla os mtodos violentos de coao, via comunicaes e a administrao. O partido totalitrio constitui a classe governante dentro de um mundo totalmente sindicalizado. medida que avana a sindicalizao, mais perto nos encontramos da etapa em que o poder est nas mos de uma classe dirigente organizada. Esta crtica a sociedade comunista sovitica, pode ser encontrada tambm em Robert Michels e seu conceito de lei de ferro da oligarquia, isto , o direito de controle reconhecido massa torna-se cada vez mais ilusrio, delegando-se todo o poder a funcionrios/delegados pagos pela organizao, que se tornando profissionais altamente burocratizados acabam sendo a elite que controla toda a estrutura de poder. De certa forma o que Mannheim tambm v na sociedade comunista, com o partido nico, e que precisa ser repensado. Para Michels no h possibilidade, pois a sociedade se organiza desta forma. Para Mannheim, o poder controlado por todos que deve ser o objetivo. Mas as lies da experincia russa so importantes. Para impedir a marcha para um Estado totalitrio necessrio fortalecer os grupos orgnicos, as pequenas associaes voluntrias etc., que constituem til contrapeso consolidao secional. A liberdade poltica do cidado deve ser zelosamente protegida para que ele no seja mobilizado em seu papel secional e para que o Parlamento no seja transformado em representao das organizaes secionais de massa. E ainda, que a populao tenha acesso pequena ou mdia propriedade; Reforar a classe mdia; Permitir oportunidades de ascenso social, inclusive na esfera dos dirigentes, onde um novo tipo de liderana social deve surgir (mtodos de seleo de lderes, da variedade de oportunidades de ascenso e pelo valor social das funes de liderana na classe dirigente). Mannheim ento discute a questo de mtodos para a seleo de lderes. Antes, porm, este um tema importante para os elitistas, pois um fator de equilbrio para a sociedade. Para Vilfredo Pareto, a circulao das elites fundamental para a estabilidade de uma sociedade, sua renovao se d por indivduos naturalmente capacitados. Para Gaetano Mosca o principal acesso classe dirigente era via hereditariedade, isto , familiares ou mesmo a indicao dos prprios membros j da elite dirigente, que pode se dar via democracia, a classe dominante prope um universo de candidatos propostos por esta minoria. Robert Michels tambm v que aqueles profissionais no poder tendem a escolher apenas membros de sua mesma elite, via nepotismo, favorecimento ou cooptao e nunca por mrito ou concorrncia. A no circulao da elite levaria a
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

16

uma revoluo, a sua no estabilidade, quando um grupo controlaria de forma fechada todos os interesses da sociedade. Para Mannheim, h dois mtodos para a seleo de lderes: o tradicional e o cientfico. Temos de escolher um deles. Tradicional quando a livre concorrncia levar automaticamente o homem adequado (com qualidades natas, econmicas, de xito etc.) ao posto de direo; Cientfico quando h tcnicas de medio dos traos e talentos pessoais desejveis para essas funes. A seleo cientfica para os empregos iniciou-se no terreno da orientao vocacional, em que se podiam isolar e medir as habilidades e os talentos mais simples. Feitas em escolas, os mtodos prometem transformar-se em instrumentos eficientes para a seleo de dirigentes. As limitaes destes mtodos cientficos so que ainda no conseguem analisar todo o carter da pessoa e definir perspectivas para elas; as tendncias em escolher pessoas de acordo com afinidades por meio dos entrevistadores ainda seria pouco eficaz. A Terceira Posio para a seleo de lderes ter que conservar os setores existentes de livre competio, ao lado dos setores planificados, da mesma forma em que dever encontrar um meio de combinar os mtodos cientficos com os outros mtodos de seleo do pessoal. Durante certo tempo, um dos problemas das democracias ocidentais consistiu em ampliar a seleo social dos grupos dirigentes. A Inglaterra um exemplo em que a seleo dos seus grupos dirigentes era feita dentro de um ambiente muito estreito, na qual sua democracia poltica era dirigida por uma oligarquia, mas cuja base de seleo foi-se expandindo gradativamente. Da aristocracia e pequena burguesia at as classes inferiores, desde que convertidas em colaboradora da arte de governar. Na Inglaterra a ascenso social seguiu dois caminhos bem conhecidos, um conduzia classe dirigente, mediante o xito nos negcios, na administrao e na poltica, sendo indicada a absoro mediante os contatos sociais; o outro, por meio da educao, combinada com um sistema de bolsas de estudo destinado a selecionar os melhores elementos. O sistema combinou de modo excelente a tendncia ao exclusivismo e o esprit de corps concomitante, com as oportunidades de ascenso para os membros das classes inferiores melhor qualificados. O desenvolvimento da sociedade industrial exige maior nmero de dirigentes para todas as funes econmicas, polticas e socais da Inglaterra do que os que podem ser fornecidos pelas universidades de Oxford e Cambridge. O problema consiste em como expandir e democratizar o sistema, com o consenso tcito de toda a comunidade. Por isso, como expandir as bolsas de estudo. O ensino da cincia social pode vir a ser o ncleo central de um currculo destinado a integrar uma nova elite dirigente. Os novos dirigentes devero governar contando com um

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

17

entendimento adequado da sociedade contempornea e dos seus problemas e de uma filosofia social adequada a uma sociedade democrtica em evoluo. Uma classe dirigente histrica pode ser reconstruda mediante a ampliao da sua base, produzindo automaticamente uma transformao interior e uma nova mentalidade, pela fuso com os recm-chegados. H duas objees principais a essa assimilao excessiva no futuro. Em primeiro lugar, a sociedade democrtica de massas j no pode basear-se na ignorncia e apatia do povo, mas exige lideranas em todos os nveis da sociedade; Em segundo lugar, a assimilao demasiadamente fcil dos bolsistas e dos homens que se fizeram por si mesmos nas diferentes esferas da atividade social, tambm tem a desvantagem de paralisar prematuramente a maior vitalidade das pessoas. Que funes deveriam ter uma classe dirigente reconstituda? Duas funes principais do poder numa era de planificao: uma classe dirigente reconstituda (fuso de elementos velhos e novos) deve visualizar e definir os princpios e objetivos da democracia numa sociedade industrial. Em segundo lugar, deve imaginar forma e sistemas prticos para alcanar seus objetivos, mediante as reformas e com o consenso das massas. Isto para resolver as crises contemporneas por meios democrticos. Deve ser a preocupao de todos os que aspiram posies de mando: salvar tanto a nao como a humanidade. Em outras palavras, a democracia precisa abandonar sua atitude defensiva e adotar uma posio construtiva e militante. A iniciativa intelectual s pode provir de homens abertos s ideias de mudana, e dispostos a observarem as coisas numa nova perspectiva. Os Dirigentes democrticos militantes enfrentam as seguintes dificuldades: a desejada transformao pacfica da sociedade lhes probe o fanatismo e a supresso desapiedada dos grupos opositores; exige o consenso e a cooperao em cada etapa. A unidade de um grupo dirigente democrtico tem que ser dialtica. O alvo no pode ser previsto exatamente, mas dever ser achado, em vrios nveis, durante o curso do processo experimental do esforo comum. Pelo mesmo motivo, uma classe dirigente democrtica no mantm a unidade abraando um credo determinado, mas elaborando solues, provando polticas alternativas visando a conseguir uma finalidade comum e procurando chegar a acordos provisrios sobre pontos concretos. Isto s pode desenvolver num clima mental favorvel reconciliao de ideias opostas, em inumerveis ocorrncias da vida cotidiana. Isto possvel unicamente num processo social contnuo de mtua assimilao e adaptao, visando a elaborar uma poltica comum por meio da discusso, e que mantenha acima de tudo o amor liberdade (MANNHEIM, 1972, p.136). Toda esta reflexo sobre a importncia de como pensar a seleo das classes dirigentes, em especial nestes ltimos pargrafos, em como deve ser esta classe dirigente, voltadas ao princpio democrtico, certamente est debatendo com a realidade das classes dirigentes no mundo todo, em
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

18

especial com os modelos capitalista e comunista, e sob fundo uma teoria elitista que descrente da possibilidade desta classe dirigente, ou elite governante, ser democrtica em seus princpios. 7. Consideraes finais Ao que foi apresentado, rapidamente podemos concluir que Mannheim tambm est debatendo com os elitistas clssicos, mesmo que no explicitamente. Mas a preocupao na superao de uma sociedade em que apenas uma minoria venha a se privilegiar ou a dominar, combatida veementemente em especial ao criticar, por exemplo, o fascismo. Sem, portanto, deixar de levar em conta quem esta categoria que governa, afinal, vrios captulos de sua obra esto preocupados em estudar esta classe dirigente, e como fazer para que a intelligentsia possa contribuir para uma sociedade planificada e democrtica. E como fazer da tcnica social da educao algo que possibilite a todos os indivduos, enquanto classes sociais, cientes de suas responsabilidades para com a sociedade, combatendo assim a desorganizao da maioria, a desigualdade social e a tendncia ao irracionalismo, caractersticas que para os elitistas clssicos no podem ser mudadas. A sociedade moderna tende a ser cada vez mais racional e organizada. Portanto, para Mannheim, seria sim possvel pensar a possibilidade de uma sociedade planificada democrtica. a busca de uma sntese das diversas teorias polticas, entre elas o elitismo, mas com o objetivo de se apresentar uma sociedade igual para todos. 8. Referncias BOBBIO, Norberto. Elites, Teoria das. (p.385-391). In: BOBBIO, N. MATTEUCCI, N., PASQUINO, G. Dicionrio de poltica. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 12ed., 2004. BOTTOMORE, T.B. As elites e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965. FERNANDES, Florestan. Elementos de sociologia terica. So Paulo, Editora Nacional, 2ed., 1974. Cap.10. A concepo de Cincia poltica de K. Mannheim (pg.223-291). GRYNSZPAN, Mario. A Teoria das Elites e sua Genealogia Consagrada. BIB, Rio de Janeiro, n.41, 1 semestre de 1996, pp.35-83. GRYNSZPAN, Mario. Cincia, poltica e trajetrias sociais: uma sociologia histrica da teoria das elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. HOLLANDA, Cristina Buarque de. Teoria das elites. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. Parte III. Panorama de uma poltica cientfica: a relao entre a teoria social e a prtica poltica (p.135-215). MANNHEIM, Karl. Liberdade, Poder e Planificao Democrtica. So Paulo: Ed. Mestre Jou, 1972.
Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

19

MANNHEIM, Karl. Sociologia. Organizadora da coletnea Marialice Mencarini FORACCHI; seleo e reviso tcnica da traduo Florestan FERNANDES. So Paulo: tica, Coleo Grandes Cientistas Sociais, 25, 1982. MANNHEIM, Karl. Cap.2. O problema da Intelligentsia: um estudo de seu papel no passado e no presente (p.69-140). In: Sociologia da Cultura. So Paulo: Perspectiva, 2004.

Anais do Evento www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR - PPGCP/UFPR

20

Das könnte Ihnen auch gefallen