Sie sind auf Seite 1von 9

A imprensa do Paran nos anos de redemocratizao do Brasil proposta para investimento em pesquisa Jos Aparecido Marinho 1

RESUMO:
Este artigo prope o investimento, como fonte de estudo e pesquisa, da participao da imprensa paranaense, por meio dos principais jornais do Estado, no processo de construo da histria da comunicao, pelo vis do tratamento dispensado cobertura dos fatos que marcaram a conduo da poltica nacional a partir do final do governo militar, em 1985, abrangendo um perodo de 20 anos da retomada da democracia no Pas.

1. DEFINIO DO OBJETO E PROBLEMTICA

1985. Aps 20 de ditadura, o brasileiro pde comemorar o fim do regime militar e o incio do processo de redemocratizao do Pas, com o retorno de um civil ao cargo de presidente da Repblica. A transio, seus passos e reflexos integraram o agendamento da imprensa nacional, que assumiu maior liberdade, ento, para interferir na trajetria poltica e social da nao. Ao atuar neste cenrio como um importante ator no processo de transformao da sociedade, a imprensa contribuiu para, independentemente da linha editorial e dos interesses nela embutidas, construir a histria brasileira. Uma histria de conquistas e derrotas, sortes e revezes, em que os leitores e eleitores tambm puderam desempenhar seu papel com pressuposta maior liberdade. Conhecer a histria da imprensa e analisar o seu discurso enquanto agente social imprescindvel para compreender a intensidade da participao dos veculos de comunicao no processo histrico. No Paran, em 1984, um ano antes do final da ditadura militar, os jornais publicavam, em suas manchetes, reportagens sobre o incio da campanha em favor das eleies diretas para a Presidncia. Naquele palco, uma multido saiu s ruas para reivindicar mudanas no sistema de governo. Episdios como este ilustram a importncia do Estado paranaense na construo da histria do Brasil e, assim, enriquecem a relevncia de resgatar o trabalho que a imprensa desempenhou em todo o processo.

Jornalista (FIEP), mestre em Estudos Literrios pela UFPR.

2 A reabertura democrtica no Brasil, em 1985, abriu espao para a imprensa atuar sem as interferncias da censura promovida pelo governo militar nos 20 anos anteriores. Isso possibilitou uma flexibilizao no campo da produo jornalstica e os veculos de comunicao tiveram condies de ampliar as coberturas e encampar fatos proibidos ou omitidos da histria brasileira. De que modo a imprensa do Paran onde foi deflagrada a campanha pelas DiretasJ que culminou com a eleio de um presidente civil tratou os fatos polticos dos vinte anos seguintes (1985-2005), a questo a ser respondida, no sentido de ser um instrumento do processo de construo da histria poltica. Para isso, importante avaliar em que medida a imprensa paranaense reproduziu a pauta nacional (universal), publicando notcias produzidas pelas agncias e assessorias de comunicao pblicas e privadas que distribuam material em larga escala por todo o Pas. Essa avaliao deve ser contrastada com os momentos em que este estado produziu as matrias de mbito nacional, que evidencia a participao efetiva na construo da histria comunicacional e poltica do Pas. Dessa maneira, possvel avaliar a construo da poltica paranaense utilizando-se registros de fatos jornalsticos que vm, ao mesmo tempo, trazer luz da sociedade material com sustentao cientfica que evidencie a participao da imprensa paranaense neste processo. necessrio que o comunicador ou o estudante de comunicao paranaense resgate o que foi notcia e analise o tratamento dispensado pela imprensa, nesses mais de retomada da democracia no Pas. Um estudo como esse se tornaria um relevante trabalho prestado sociedade, para ampliao das bases de conhecimento sobre a histria da comunicao brasileira e conseqente formao de massa crtica que seja capaz de reagir em se constatando vcios, comprometimentos, omisses e equvocos que possam ter sido cometidos voluntria ou involuntariamente. Uma sugesto de proposta seria um foco nos jornais Folha de Londrina e Gazeta do Povo, nas sees de Poltica, num estudo de duas edies de cada veculo (fevereiro e setembro) durante os anos de 1985, 1986, 1987 e 1988, ano que marca a nova Constituio brasileira. Este estudo, alm de fomentar um debate para a implantao de uma disciplina de mbito sociolgico sobre a prtica da imprensa paranaense nos cursos de graduao em jornalismo, buscaria reforar a importncia da comunicao impressa no processo de construo da histria.

3 Na histria da Repblica brasileira, os perodos de democracia sempre se alternaram com os de ditadura, sejam estas declaradas ou disfaradas. Aps a revoluo de 1930, foram sete anos de democracia, seguidos por oito de ditadura, dezenove de democracia, mais vinte de ditadura, at a reabertura democrtica restabelecida em 1985. A intermitncia desses sistemas de governo delineia um cenrio heterogneo da construo do Pas, em todas as suas complexidades, em que valores, posicionamentos ideolgicos, tericos e prticos da sociedade, tendem a ser guiados por trilhas estabelecidas pelos detentores do poder. Quem manda, define as regras. Os outros, ou se adaptam ordem ou resistem, colocando-se merc de possveis e provveis penalizaes. Neste cenrio, a imprensa brasileira assume destacado papel na conduo da histria, quadro notrio em inmeros relatos, pesquisas e textos a respeito do assunto. Isso demonstra a responsabilidade social dos meios de comunicao e dos profissionais responsveis por abastec-los, porque o discurso jornalstico, independentemente do tratamento que lhe dispensado, exerce a funo de registrar os acontecimentos e funcionar como agente de transformao social. Segundo Guimares (2003)
(...) quanto mais efetivo for o compromisso assumido pelo jornalista no exerccio de sua profisso, tanto maior ser a contribuio do jornalismo para que as pessoas desenvolvam uma conscincia crtica, o que lhes permitir mais facilmente compreender e, com isso, transformar tambm, a realidade de que participam. (In: FREIRE, P. & GUIMARES, S., p.134) 2

O papel da imprensa nesse processo histrico decisivo, porque a comunicao pblica, vista como instrumento para o fluxo de informaes coletivas entre fontes e receptores, representa a interface de uma emblemtica dialtica entre as mltiplas pontas da estrutura social e humana. Os meios jornalsticos, ao tornarem a sociedade, tendencialmente mais conhecida e reconhecvel por ela prpria, contriburam, desde que apareceram, para a concorrncia de modificaes sociais profundas. (Idem. p. 121) No entanto, difcil mensurar a amplitude do reflexo da atuao da imprensa sobre a sociedade. Souza (2002), ao pesquisar o assunto, no encontrou resposta definitiva questo. Porm, ressalta a importncia da comunicao jornalstica na organizao da vida cotidiana da populao:

GUIMARES, S. In: FREIRE, P. & GUIMARES, S. Sobre a educao. Vol. 2. So Paulo: Paz e Terra, 2003. p.134.

4
De alguma forma, as notcias, entre mltiplas outras funes, participam na definio de uma noo partilhada do que atual e importante do que no o , proporcionam pontos de vista sobre a realidade, possibilitam gratificaes pelo seu consumo, podem gerar conhecimento e tambm sugerir, direta e indiretamente, respostas para os problemas que quotidianamente os cidados enfrentam. (p. 121).

No devido encaixe espacial ou temporal, os veculos de comunicao registram e produzem esta histria de lugar privilegiado na construo e conduo do processo histrico independentemente de cargas conceituais ou acadmicas prs ou contrrias a idias de interesses individuais e ou coletivos.

O jornalismo, pois, com a democracia, instituio social majoritria. Se deixa de exprimir os ideais da comunidade, de contribuir para a realizao das suas causas e soluo dos seus problemas e conflitos, de adverti-la dos seus erros e de apontar-lhe os caminhos certos para o xito dos seus empreendimentos ento falha completamente na sua misso e no se pode 3 queixar do descrdito em que tido e do desamor que lhe votam os cidados.

Agora que o Brasil entra em seu mais longo perodo democrtico, relevante entender de que modo a imprensa brasileira participou do processo de construo dessa histria. Seguindo o entendimento de que as vtimas da ditadura no se concentravam num s ponto geogrfico do Pas, preciso abranger diferentes e mltiplos espaos, para que as partes se constituam num todo, principalmente levando em conta que, de acordo com SODR, a histria da imprensa a prpria histria do desenvolvimento da sociedade capitalista. 4 No Paran, Estado localizado na regio Sul e formado por 399 municpios, a histria da imprensa e escrita pela imprensa reflete a situao nacional, resguardando suas peculiaridades na estrutura dos veculos, na formao dos profissionais e na produo jornalstica. Na poca da ditadura, a represso aqui foi menor 5 que em outras localidades. Tanto que a capital paranaense, Curitiba, tornou-se referncia de fatos determinantes da poltica brasileira, ao, por exemplo, servir de palco para o lanamento da campanha nacional a favor das eleies diretas para presidente da Repblica. Em 12 de janeiro de 1984, o centro da cidade foi tomado por uma multido estimada em cerca de 45 mil pessoas, deflagrando o Movimento pelas Diretas-J. Que depois tomou corpo em todo o Pas e culminou, no ano seguinte, com a vitria no
3 4

BELTRO, L. Iniciao filosofia do jornalismo. So Paulo: USP, 1992. p.179-180. SODR, N. W. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Maud, 1999. p. 1. 5 Milton Ivan Heller fez um levantamento da represso e resistncia no Paran, apresentando as denncias de torturas e arbitrariedades do perodo.

5 Colgio Eleitoral de Tancredo Neves para chefiar a Nao, encerrando os 20 anos de governo militar. Tais acontecimentos influenciaram na mudana do sistema poltico no Brasil e abriram espao para atuao mais livre da imprensa, que adquiria, deste modo, condies de agir sem interferncia da censura.

O jornalismo o elo que, nos processos sociais, cria e mantm as mediaes viabilizadoras do direito informao. Eis a o vnculo com o princpio tico universal que deve orientar a moral das aes jornalsticas em funo do qual o jornalismo assume a responsabilidade, 6 consciente pelos seus fazeres profissionais.

O jornalismo praticado ao longo de sua histria e, principalmente, no perodo encampado por este estudo, apresenta variveis em que se destaca uma questo de grande interesse na anlise de sua prtica: o questionamento quanto continuidade ou no da censura nos meios de comunicao a partir da redemocratizao. A no informao ou a desinformao 7 maquiam uma das principais atribuies dos meios de comunicao, exemplificadas por BERTRAND:

Ningum possui conhecimento direto do conjunto do globo. Alm de sua experincia pessoal, o que se sabe provm da escola, de conversas mas sobretudo da mdia. Para o homem comum, a maior parte das regies, das pessoas, dos assuntos dos quais a mdia no fala, no 8 existem.

Este tema foi abordado na XIII Semana de Estudos de Jornalismo, realizada na Universidade de So Paulo, em 1986, com a participao de jornalistas, professores, historiadores e estudantes. Houve consenso na concluso de que, apesar do fim da censura oficial, formal, regimental e organizadas 9, continuaria a existir reprimenda ao jornalismo que, desempenhando sua funo, criasse os constrangimentos ao funcionamento pleno da instituio 10. Mas uma represso diferenciada, que o jornalista Alberto Dines cita estar presente em um jornalismo manipulado, generalizador (que trata superficialmente assuntos cujas origens, ignoradas, so polmicas e fundamentais) e omisso, e que Antnio Flix Nunes cita como regente da imprensa submissa ao sistema:

CHAPARRO, M. C. Pragmtica do jornalismo: buscas prticas para uma teoria da ao jornalstica. So Paulo: Summus, 1994. p. 23. 7 BLSQUEZ, N. tica e meios de comunicao. So Paulo: Paulinas, 1999. p. 67-71. 8 BERTRAND, J-C. A deontologia das mdias. Bauru: Edusc, 1999. p.37. 9 DINES, A. A censura acabou. Acabou? In: MEDINA, C. (Org.) O jornalismo na Nova Repblica. So Paulo: Summus, 1987. p. 14-54. 10 Idem.

(...) de repente, a ditadura, que um remdio para a salvaguarda do sistema torna-se incmoda e passa a atrapalhar, e preciso se livrar dela. Nesta altura, os militares no querem deixar o poder, eles j se acostumaram. preciso mobilizar o povo. Ento, os meios de comunicao, a grande imprensa que representa o sistema e formadora de opinio, convoca, d estmulo ao povo para participar, para tirar a ditadura, para eliminar a censura. Acontecido isto, volta a censura natural, que a censura do sistema. Esta s pode cair quanto o prprio povo mudar a 11 situao poltica do pas (...). Ento, a classe dominante passa a fazer a censura.

Esta ligao da censura economia ratifica a posio de Herman e Chomski que acreditam que a mdia serve a quem a controla 12 e afirmao da aluna de Comunicao do curso de Jornalismo da USP, Elsie Rotenberg, de que o fato dos jornais dos pases capitalistas serem empresas privadas, e terem, portanto, o lucro como finalidade, faz com que seja iluso a crena de que eles existem para veicular notcias. 13 Destaca-se, ainda neste cenrio, o que Chomski e Herman apresentam como as pessoas que sofreram alguma agresso ou abuso e tiveram ampla cobertura da imprensa como vtimas merecedoras, contrapondo-as com as desprezadas nomerecedoras, tomando como ponto de partida para determinar o merecimento como a extenso e caractersticas da ateno dada e da indignao despertada 14. Os autores atribuem essa escolha tendncia dos grandes jornais de trabalharem com a sedimentao da poltica dominante. Estes posicionamentos servem para apontar as variveis que devem ser consideradas na anlise da participao da imprensa na construo da histria, seja como agente transformador social ou como mera reprodutora de discursos de cooptao poltica, que, invariavelmente, priorizam a manuteno de uma ordem, o status quo. De uma forma ou de outra, a imprensa do Paran, a exemplo de outras localidades, registrou e produziu a histria. Melhor seria e isso que este estudo analisar ter tido os alicerces fincados na trilha de caminhos em que predomina o cumprimento da funo jornalstica no verdadeiro sentido a que deveriam se propor os veculos de comunicao. S existe imprensa livre quando o povo livre; imprensa independente,

NUNES, A. F. A censura acabou. Acabou? In: MEDINA, C. (Org.) O jornalismo na Nova Repblica. So Paulo: Summus, 1987. p. 14-54. HERMAN, E. S. e CHOMSKI, N. A manipulao do pblico: poltica e poder econmico no uso da mdia. Trad. Bazn Tecnologia e Lingstica. So Paulo: Futura, 2003. p. 11. 13 ROTENBERG, E. O operrio da informao vai para as cabeas. In: MEDINA, C. (Org.) O jornalismo na Nova Repblica. So Paulo: Summus, 1987. p. 184-186. 14 HERMAN, E. S. e CHOMSKI, N. A manipulao do pblico: poltica e poder econmico no uso da mdia. Trad. Bazn Tecnologia e Lingstica. So Paulo: Futura, 2003. p. 95-144.
12

11

7 em nao independente e no h nao verdadeiramente independente em que o seu povo no seja livre. 15 Ao aliar a histria contada pela imprensa histria da prpria imprensa para compreender a construo da histria da sociedade, deve-se levar em conta que se trata de um trabalho alm do resgate de datas e de se proceder a recortes no tecido social com vistas a apresentar os jornais paranaenses. O que se pretende constituir o papel da imprensa na transformao social a partir de seu produto genuno, que a notcia. Neste caso, opta-se pelo tratamento notcia poltica, devido relao do tema com os sistemas de governo porque se fala em democracia e ditadura. pertinente ressaltar que nada impede a extenso do estudo a outros setores abarcados na constituio da estrutura poltica da nao, intimamente ligados, como sendo os de ordem econmica e de infra-estrutura. Importante, ainda, destacar que a imprensa do Paran possui uma diferena bsica em relao a alguns estados. Enquanto em vrios destes os grandes jornais, que integram a agenda comunicacional, localizam-se nas grandes metrpolis, aqui a fora se divide entre a capital (Gazeta do Povo, em Curitiba), e interior (Folha de Londrina, em Londrina). So 370 quilmetros separando os dois municpios e, alm da distncia geogrfica, h notrias diferenas de pensamento poltico, culturais e diferenas no modo de se fazer jornalismo. A Folha de Londrina sempre manteve um conceito de atuao mais crtica, enquanto a Gazeta do Povo considerada de linha conservadora e mais atrelada aos interesses polticos, governos e organizaes. Tais premissas tornam a inteno deste projeto mais atraente, medida que permitir uma anlise substancial para aferir esta dicotomia. Um investimento em tal estudo encontraria, na sociedade, suas justificativas e, acrescentaria, para quem se dedicasse a faz-lo, conhecimento de mbito histrico, sociolgico, jornalstico e poltico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

15

SODR, N. W. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Maud, 1999. p. 9.

8 ANDREATTO, B. et. Al. Retratos do Brasil Da monarquia ao Estado Militar. So Paulo: Ed. Poltica, vol. II, 1984. ARANTES, A. A. Produzindo o passado. Estratgias de construo do patrimnio cultural. So Paulo: Brasiliense, 1984. ARENDT, H. Crises da Repblica. So Paulo: Perspectiva, 1999. BARROZO FILHO, R. Jornalismo sem censura. Curitiba: Ed. doAutor, 1988. BAUDRILLARD, J. Sociedade do consume. Lisboa: Elfos, 1995. BELTRO, L. Iniciao filosofia do jornalismo. So Paulo: USP, 1992. BERTRAND, J-C. A deontologia das mdias. Bauru: Edusc, 1999. BLSQUEZ, N. tica e meios de comunicao. So Paulo: Paulinas, 1999. BOBBIO, N. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. __________. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da poltica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. CASTELLS, M. A Era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CSAR, D. N. A primavera de Londrina: o despertar de uma cidade contra a corrupo. Londrina: Midiograf, 2001. CERNEV. J. Liberalismo e colonizao o caso do Norte do Paran. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1988. CHAMPAGNE, P. Formar a opinio: o novo jogo poltico. Trad. Guilherme Joo de Freitas Teixeira. Petrpolis: Vozes, 1996. CHAPARRO, M. C. Pragmtica do jornalismo: buscas prticas para uma teoria da ao jornalstica. So Paulo: Summus, 1994. DEBORD, G. A sociedade do espetculo: comentrios sobre a sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FERREIRA, J. C. V. O Paran e seus municpios. Maring: Memria Brasileira, 1996. FIGUEIREDO, R. Marketing poltico e persuaso eleitoral. So Paulo: Konrad Adenauer, 2000. FIORIN, J. L. (Org.); BARROS, D. L. P. (Org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. 1 ed. So Paulo: Edusp, 1994. v. 1. FREIRE, P. & GUIMARES, S. Sobre a educao. Vol. 2. So Paulo: Paz e Terra, 2003. GHHENNO, J-M. O fim da democracia. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

9 HERMAN, E. S. & CHOMSKI, N. A manipulao do pblico: poltica e poder econmico no uso da mdia. Trad. Bazn Tecnologia e Lingstica. So Paulo: Futura, 2003. JORGE, F. Cale a boca, jornalista! So Paulo: Vozes, 1992. KERSTEN, M. S. A. Os rituais do tombamento e a escrita da histria. Curitiba. Ed. Da UFPR, 2000. KUCZIK, M. Conceitos de jornalismo: norte e sul Manual de Comunicao. So Paulo: Edusp, 2001. LAGE, N. Controle da opinio pblica: um ensaio sobre a verdade conveniente. Petrpolis: Vozes, 1998. MARINSIO FILHO, J. Histria da imprensa de Londrina: do ba do jornalista. Londrina: UEL, 1991. MEDINA, C. (Org.). O jornalismo na Nova Repblica. So Paulo: Summus, 1987; POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. So Paulo: Martins Fontes, 1993. SCHUMPETER, J. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. SODR, N. W. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Maud, 1999. SOUSA, J. P. Teorias da notcia e do jornalismo. Chapec: Argos, 2002. THOMPSON, J. B. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Trad. Wagner de Oliveira Brando. Petrpolis: Vozes, 1998. URABAYEN, M. Estructura de la informacin periodistica concepto y mtodo. Barcelona: Mitre, 1988. VAN DIJK, T. A. La cincia del texto. Barcelona/Buenos Aires: Paiads, 1990. WEBER, M. H. Comunicao e espetculo da poltica. Porto Alegre: Ed. UFRS, 2000. WEBER, M. Cincia e poltica, duas vocaes. So Paulo: Martin Claret, 2001. WOLF, M. Teorias da comunicao. Lisboa: Ed. Presena, 1994.

Das könnte Ihnen auch gefallen