Sie sind auf Seite 1von 4

MTODOS DE CONSERVAO DE ALIMENTOS

CONSERVAO DE ALIMENTOS POR IRRADIAO E ATMOSFERA MODIFICADA

A irradiao uma tcnica eficiente na conservao dos alimentos pois reduz as perdas
naturais causadas por processos fisiolgicos (brotamento, maturao e envelhecimento), alm de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuzo ao alimento, tornando-os tambm mais seguros ao consumidor. Cebolas irradiadas h seis meses (direita) e cebolas no irradiadas (esquerda)

A irradiao de alimentos o tratamento dos mesmos com radiao ionizante. O processo


consiste em submet-los, j embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada dessa radiao, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiao pode impedir a multiplicao de microrganismos que causam a deteriorao do alimento, tais como bactrias e fungos, pela alterao de sua estrutura molecular, como tambm inibir a maturao de algumas frutas e legumes, atravs de alteraes no processo fisiolgico dos tecidos da planta.

A irradiao pode ser usada para inibir a maturao em algumas frutas

Os principais tipos de radiaes ionizantes so as radiaes alfa, beta, gama, raios X e nutrons. As radiaes ionizantes podem ser classificadas como partculas (ex: radiao alfa, beta e nutrons) e como ondas eletromagnticas de alta freqncia (radiao gama e raios X) . A radiao alfa semelhante tomos de hlio, sem os dois eltrons na camada externa, e no capaz de atravessar uma folha de papel. As radiaes beta so basicamente eltrons mais penetrantes, mas no ultrapassam uma folha de alumnio, enquanto que a : Radiao gama altamente penetrante, podendo atravessar um bloco de chumbo de pequena espessura. Os nutrons possuem alta energia e um grande poder de penetrao, podendo inclusive produzir elementos radioativos, processo este denominado de ativao. Por isto mesmo no so utilizados na irradiao de alimentos. Os raios X so relativamente menos penetrantes que a radiao gama, tendo como inconveniente o baixo rendimento em sua produo, pois somente de 3 a 5% da energia aplicada efetivamente convertida em raios X. O tipos de radiaes ionizantes utilizados no tratamento de materiais se limitam aos raios X e gama de alta energia e tambm eltrons acelerados, porque suas energias so suficientemente altas para desalojar os eltrons dos tomos e molculas, convertendo-os em partculas carregadas eletricamente, que se denominam ons. A radiao gama e os raios X so semelhantes s ondas de rdio, s microondas e aos raios de luz visvel. Eles formam parte do espectro eletromagntico na faixa de curto comprimento de onda e alta energia. Os raios gama e X tm as mesmas propriedades e os mesmos efeitos sobre os materiais, sendo somente diferenciados pela sua origem. Os raios X com energias variveis (formando um espectro contnuo) so produzidos

artificialmente por equipamentos. A radiao gama, com energia especfica (formando um espectro discreto), provm do decaimento espontneo de radionucldeos, como por exemplo, do Nquel-60 originado pelo decaimento do Cobalto-60 por emisso beta (-). Os radionucldeos naturais ou artificiais, denominados tambm de istopos radioativos ou radioistopos, so instveis e emitem radiao a medida que decaem espontaneamente at alcanar um estado estvel. O tempo gasto para que a atividade de uma certa quantidade de material radioativo (ou seja, para que a quantidade de istopos radioativos que esto decaindo por segundo), se reduza metade de seu valor inicialmente considerado conhecido por meia-vida. O bequerel (Bq) a unidade utilizada para medir a atividade de uma fonte radioativa e equivale a um decaimento por segundo. A unidade antiga o Curie (Ci), sendo 1Ci = 3,7x1010 Bq.

LEGISLAO BRASILEIRA SOBRE IRRADIAO DE ALIMENTOS

Resoluo ANVISA n 21, de 26 de janeiro de 2001 (DOU de 29 de janeiro de 2001) Portaria no 30, de 25 de setembro de 1989 (Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos) Portaria Dinal No 9, de 8 de maro de 1985 (Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos) DECRETO No 72.718, de 29 de agosto 1973- Estabelece normas gerais sobre irradiao de alimentos DECRETO-LEI N 986 de 21 de outubro de 1969 - Institui normas bsicas sobre alimentos (e define alimento irradiado)

Compilado por J ulio Marcos Melges Walder Prof. Associado USP/CENA

ATMOSFERA MODIFICADA COMO UM MTODO DE CONSERVAO DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL. ALIMENTOS A VACO:

Das könnte Ihnen auch gefallen