Sie sind auf Seite 1von 4

FICHA DIAGNSTICA DE HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5 Ano Nome _________________________________________________N.

. ____Turma __ Apreciao _________________________________________Data ___ / ___ / _____ Professor ____________ Encarregado de Educao___________________________

L, com ateno, todas as questes e responde de forma completa e com letra legvel.

1 - Esta disciplina estuda o Homem e a sua ao ao longo dos tempos. Completa o


texto com as palavras seguintes: passado documentos histricos no escritos jornal

escritos

informaes

castelo

O historiador baseia-se em _________________, isto , todos os sinais/vestgios que do ______________ acerca da vida do Homem no ______________. H documentos ______________ como, por exemplo, um jornal e _______________ como, por exemplo, um ______________. Os documentos escritos do-nos informaes mais completas e precisas.

2 - importante saber localizar os acontecimentos no tempo. 2.1 Para os povos do Ocidente h um ponto de referncia a partir do qual se conta o tempo. Assinala-o com um X. Nascimento de Maom Nascimento de Cristo Nascimento de Buda

2.2 Diz o significado das seguintes abreviaturas: a. C. ____________________ d. C. ____________________

3 - Estabelece a ligao entre as colunas A e B, que indicam a localizao no espao.

A a) Concelho b) Distrito c) Pas d) Capital e) Continente

B ___ Coimbra ___ Lisboa ___ Europa ___ Cantanhede ___ Portugal

4 - Como sabes, existem vrias formas de representar a Terra.

4.1 - Observa a Figura 1 e faz a sua legenda.

Figura 1 ________________________ 4.2 Na Figura 1, escreve no local correto: Plo Norte, Plo Sul, Equador, Hemisfrio Norte e Hemisfrio Sul.

Observa, agora, a Figura 2.

Figura 2 ____________________________ 5.1 - Faz a legenda da Figura 2.

5.2 - Na Figura 2 assinala, com um X, a Pennsula Ibrica. 5.3 Completa a grelha seguinte utilizando as letras e nmeros assinalados no Mapa da Figura 2.

Continentes Europa frica sia Amrica Antrtida Ocenia

Oceanos Oceano Pacfico Oceano Atlntico Oceano ndico Oceano Glacial rtico Oceano Glacial Antrtico

5.4 - Risca o que est incorreto (palavras a negrito), de forma a obteres frases verdadeiras. a) Portugal e Espanha formam a Pennsula Ibrica/ Pennsula Itlica. b) A Pennsula Ibrica est localizada a norte/sudoeste da Europa. c) O continente africano fica situado a sul/norte da Europa. d) A maior parte da Terra ocupada por continentes/oceanos. e) A uma poro de terra rodeada de gua por todos os lados chamamos ilha/pennsula. f) - A uma poro de terra rodeada de gua por todos os lados, exceto um chamamos ilha/pennsula.

6 - Observa a Figura 3 e completa o texto seguinte:

Portugal tornou-se um pas independente em ______ (ano), atravs da assinatura do Tratado de ______________. O primeiro rei de Portugal foi _________________________. Figura 3 7 Completa a frase: Foram vrios os povos que habitaram a Pennsula Ibrica ao longo dos tempos e que influenciaram o modo de viver e a cultura do povo portugus. Indica o nome de um deles. ____________________________________________________.

8 - Estabelece a ligao entre as duas colunas, fazendo corresponder os navegadores aos respetivos acontecimentos.

Viriato D. Dinis Infante D. Henrique Vasco da Gama Cavaco Silva

Impulsionador das descobertas Pinhal de Leiria Chefe dos Lusitanos Atual Presidente da Repblica Descoberta do caminho martimo para a ndia.

Das könnte Ihnen auch gefallen