Sie sind auf Seite 1von 2

MANUAL DE SEGURANA DE LABORATRIOS ESCOLARES

FICHA DE DADOS DE SEGURANA

7.1

AMONACO
(Em garrafa liquefeito)

[ANIDRO]
N N N N CAS RTECS NU CE 7664-41-7 BO 0875000 1005 007-001-00-5

NH3
Massa molecular: 17,03

Identificao dos perigos

Principais perigos Sintomas Sinais Inflamvel.

Preveno/Cuidados Proteco pessoal

Combate ao incndio Primeiros socorros

Incndio

No fazer chama ou fascas Em caso de fogo nas proximidades utilizar todos e No fumar. os agentes de extino permitidos. Sistema fechado, ventilao, Em caso de incndio: iluminao e equipamento conservar os contentores elctrico prova de exploso. frios aspergindo-os com gua. EVITAR QUALQUER CONTACTO!

Exploso

As misturas de vapor e ar so explosivas.

Exposio Efeitos da inalao

Sensao de ardor. Tosse. Ventilao. Exausto local ou Respirao difcil. Falta de proteco respiratria. ar. Garganta inflamada. Os sintomas podem no se manifestar imediatamente (ver Notas). Vermelhido. Queimaduras Luvas prova de frio. na pele. Dores. Bolhas. Em Vesturio de proteco. contacto com o lquido: ulcerao pelo frio. Vermelhido. Dores. Queimaduras profundas graves.

Ar fresco, descanso. Posio meio soerguida. Respirao artificial se necessrio. Assistncia mdica recomendada.

Efeitos na pele

Em caso de ulcerao: enxaguar com muita gua. No retirar a roupa. Assistncia mdica recomendada.

Efeitos nos olhos

Proteco facial ou proteco Primeiro enxaguar com ocular combinada com bastante gua durante proteco respiratria. alguns minutos (retirar lentes de contacto se for fcil). Assistncia mdica recomendada.

PREVENIR A FORMAO DE NVOAS! EVITAR TODO O CONTACTO!

Derrame

Evacuar a rea de perigo! Consultar um perito! Ventilao. Nunca dirigir gua em jacto sobre o lquido. Retirar o gs com uma fina pulverizao de gua (proteco pessoal extra: fato de proteco qumica prova de gs com dispositivo de respirao integrado).

Distantia

MANUAL DE SEGURANA DE LABORATRIOS ESCOLARES Armazenamento

FICHA DE DADOS DE SEGURANA

7.2

prova de fogo. Separado de oxidantes, cidos, halogneos. Fresco. Manter numa dependncia bem ventilada.

Embalagens e rtulos Smbolo T (smbolos, frases de risco e Smbolo N frases de segurana)

R: 10-23-34-50 S: 1 /2-9-16-26-36/37/39-45-61

Dados importantes Perigos fsicos Perigos qumicos O gs mais leve do que o ar. Os compostos sensveis ao choque so formados com mercrio, prata e xidos de ouro. A substncia uma base forte, reage violentamente com cido e corrosiva. Reage violentamente com oxidantes fortes e halogneos. Ataca o cobre, o alumnio, o zinco e suas ligas. Dissolve-se em gua produzindo calor. VLE (a): 25 ppm; 17 mg/m3 VLE-CD (b): 35 ppm; 24 mg/m3 A substncia pode ser absorvida por inalao. Atingir-se- muito rapidamente uma concentrao perigosa no ar deste gs, se ocorrer uma rotura da garrafa. A substncia corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratrio. A inalao de concentraes elevadas pode causar edema pulmonar. A evaporao rpida do lquido pode causar ulcerao pelo frio.

Valor limite de exposio Vias de absoro Risco de inalao Efeitos de uma curta exposio

Propriedades fsicas

Gs liquefeito comprimido e incolor, com odor acre/custico. Ponto de ebulio: -33 C Ponto de fuso: -78 C Densidade relativa: 0,7 a 33 C Solubilidade na gua, g/100 ml a 20C: 54 Presso de vapor, kPa a 26C: 1013 Densidade relativa do vapor (ar=1): 0,59 Temperatura de auto-ignio: 651C Limite explosividade, %de volume no ar: 15-28

Dados ambientais

A substncia muito txica para os organismos aquticos.

Notas

Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes s se manifestam algumas horas mais tarde e so agravados pelo esforo fsico. Por isso so essenciais o descanso e a observao mdica. de considerar a imediata administrao de um spray apropriado, por um mdico ou especialista. Vire o contentor roto, com a fuga para cima, a fim de evitar a sada de gs no estado lquido. Risco nvel 2,3 NU.

(a) Fez-se corresponder VLE a TLV - TWA (b) Fez-se corresponder VLE CD a TLV - STEL Adaptado de International Labour Organization (ILO): http://www.ilo.org/public/english/protection/safework/cis/products/icsc/dtasht/ Centro Internacional de Segurana e Sade no Trabalho (CIS)

Distantia

Das könnte Ihnen auch gefallen