Sie sind auf Seite 1von 17

(Parte 1 de 2) Resumo Esquemtico da Lei 8112/90 INTRODUO 4A Lei 8112/90 nasceu para integrar os preceitos contidos no Art.

37 da CF; 4A EC 19/98 extinguiu o Regime Jurdico nico para os servidores pblicos civis da Unio, Estados, DF e municpios. Cada uma das esferas de Governo pode adotar qualquer dos regimes jurdicos existentes: estatutrio ou celetista. Pode ainda haver adoo concomitante de regimes distintos; 4Para os empregados pblicos foi editada a Lei 9962/00; 4A Lei 8112/90 institui o Regime Jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, Autarquias, inclusive as especiais, e as Fundaes Pblicas Federais; 4Campo de aplicao: somente a Unio: Executivo: Pres. da Repblica, Ministrios, Autarquias e Fundaes Pblicas Federais. Legislativo: SF e CD; Judicirio: Todos os tribunais (exceto TJ dos Estados); E tambm TCU e MPU (Federal, DFT, Trabalho, Militar e Eleitoral). Diferena entre Servidor Pblico e Funcionrio Pblico Esta no Cdigo Penal e na CF/88. 4Conceitos Bsicos: Cargo: a menor parcela de poder do Estado previsto em numero certo e ocupado por servidor pblico. Para Hely Lopes Meirelles cargo o espao preenchido por um servidor pblico. Emprego: a unidade ocupada por quem possui vinculo contratual regido pela CLT. Funo: o rol de atribuies desempenhadas pelos agentes pblicos. a atribuio ou conjunto de atribuies que a administrao confere a cada categoria profissional, ou comete individualmente a determinados servidores para a execuo de servios eventuais ou temporrios. Funo de confiana exercida exclusivamente por servidor de cargo efetivo, destina-se apenas s atribuies de direo, chefia ou assessoramento para brasileiros ou estrangeiros na forma da lei.Todo cargo ou emprego possui funo. Todavia, poder haver funo independentemente de emprego ou cargo. 4Classificao: Helly Lopes Meirelles

Agente Pblico: toda ou qualquer pessoa, com ou sem vinculo, com ou sem remunerao, transitoriamente ou no, que exera uma funo do Estado.

1. Agente Poltico todos aqueles componentes do governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, empregos, funes, mandatos ou comisses para o exerccio de atribuies constitucionais. Exemplos: presidente da republica, prefeito, vereadores, senadores e ministros do STF e TCU. 2. Agente Administrativo so todos aqueles que se vinculam ao Estado ou s suas Entidades ou rgos por relaes profissionais, sujeitos a hierarquia funcional, e ao regime prprio da entidade a que servem. Podem ser: servidores pblicos, empregados pblicos ou servidores temporrios. 3. Agente Honorifico so cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, mesmo que transitoriamente, determinados servios ao Estado, em razo de sua condio cvica. Exemplos: Jurados e Mesrios. 4. Agente Delegado so aqueles que recebem incumbncia de execuo de determinada atividade, obra, ou servio que o realizaro em nome prprio. Exemplos: os notrios e registradores, os interpretes, os leiloeiros, os tradutores, concessionrios e os permissionrios. 5. Agente Credenciado so os credenciados pelo Estado para represent-lo em situao especifica que demandam conhecimentos especializados.

Concurso Pblico
o o o o o

o o

imprescindvel para nomeao de cargo efetivo; Ser de provas ou provas e ttulos; Pode ser realizado em 2 etapas; Validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo; Sero reservados at 20% de vagas do concurso para portadores de deficincia, desde que as atribuies sejam compatveis (no DF so 20%). Obs. Qualquer deficincia, desde que compatvel com o cargo; No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com o prazo de validade no expirado. Porm, a constituio permite. O concurso pblico regido pelas regras contidas em seu edital. Este dever se publicado no DOU e em jornal de grande circulao.

Nomeao

Em princpio a aprovao em concurso pblico no gera Direito a nomeao; porem, se o instrumento convocatrio fixou prazo para o provimento do cargo, a existe o Direito a nomeao; Servidor nomeado por concurso pblico tem o Direito a posse, enquanto que a nomeao de servidor sem concurso pode ser desfeita antes da posse;

Posse
o o o o o o o

a investidura em cargo pblico; Ocorre com a assinatura do respectivo termo em que consta as atribuies, deveres e direitos; O termo da posse no pode ser alterado unilateralmente; Ocorre no prazo de 30 dias da nomeao ou do trmino do impedimento; Pode ser feita por procurao especifica; S h posse se existir aprovao de inspeo medica; Requisitos para a investidura (art. 5 da 8.112/90):

a)Ser brasileiro; b)No gozo dos direitos polticos; c)Estar quites com as obrigaes militares e eleitorais; d)Contar com 18 anos de idade completos; e)Nvel de escolaridade exigido para o cargo; f)Aptido fsica e mental. Obs: as atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei; No constituem requisitos para posse, mas sero apresentadas na posse:

Declarao de no acumular cargos, empregos ou funes pblicas ilicitamente; Declarao de bens e valores que constituem o patrimnio.
o

Se o nomeado no toma posse no prazo legal, torna-se sem efeito o ato de nomeao (no exonerao nem demisso).

Exerccio
o o o

o o

o efetivo desempenho das atribuies do cargo; Ocorre em at 15 dias a partir da posse; Para aqueles que entram em exerccio titularizando funo de confiana esta data coincide com a publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver afastado ou de licena (neste caso no poder exceder 30 dias) As vantagens do cargo e a contraprestao pecuniria vm com o exerccio; Jornada de trabalho mxima de 40 horas semanais, sendo o mnimo de 6 horas e o Maximo de 8 horas por dia;

Servidor que toma posse e no entra em exerccio dentro do prazo estabelecido ser exonerado ex-ofcio.

Estgio Probatrio
o o o o o o

o o

Destina-se a avaliar a aptido e a capacidade do servidor para o desempenho do cargo; Fatores de avaliao: assiduidade; disciplina; responsabilidade; produtividade; capacidade de iniciativa. Prazo de estgio probatrio: 24 meses ou 3 anos (ver Edital do concurso); O estgio probatrio ocorre no cargo e no no servio publico; A homologao de desempenho do servidor ocorrer 4 meses antes do fim do estgio probatrio; O servidor em estgio probatrio no pode receber as licenas: para capacitao profissional, para desempenho de mandato classista e para assuntos particulares; O servidor em estgio probatrio pode exercer cargo em comisso ou funo comissionada; O estgio probatrio pode ficar suspenso por licenas.

Servidor reprovado em estgio probatrio:

A - Se estvel: ser reconduzido ao cargo anteriormente ocupado: - Se vago d-se provimento; - Se extinto fica em disponibilidade; - Se estiver ocupado: o ocupante fica e o reconduzido ser aproveitado. B Se no estvel ser exonerado. Estabilidade: requisitos:
o o o o

Concurso pblico; 3 anos de efetivo exerccio; Nomeao em cargo efetivo. Durante esse perodo, a aptido e capacidade do servidor sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores: RAPID

Servidor estvel perde o cargo:

o o o o

Demisso em virtude de sentena judicial transitada em julgado; Demisso mediante PAD; Exonerao mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho na forma de lei complementar; Exonerao por limite de gasto com pessoal. 50% receita liquida de Unio e 60% dos demais entes.

Anotaes: Sempre que o servidor mudar de cargo inicia-se novo estgio probatrio;

O servidor ao assinar o termo de posse, considera-se investido no cargo; S servidor efetivo quem faz concurso pblico; Discricionariedade o poder de liberdade; Agente poltico no regido pela lei 8.112/90 e sim, pela constituio; Cargo vitalcio: membros do MP (promotor) e membros da magistratura (juizes); Todo cargo tem funo, mas o servidor pode ter funo sem ter cargo; Funo comissionada s para servidor efetivo; Cargo comissionado para servidor efetivo ou no; Prover preencher o cargo; S servidor ao tomar posse, antes nomeado; O STF afirma que no existe direito adquirido em regime jurdico dos servidores pblicos; A posse no um contrato administrativo; O ms para o servidor de 30 dias.

Provimento: o preenchimento de determinado cargo que estava vazio. Para que haja o provimento, necessrio que sejam respeitados requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico (art. 5): Obs. A investidura ocorrer com a posse e o provimento, com a nomeao.

Tipos de Provimento:
o

Originrio: o vnculo inicial entre a pessoa e a administrao, apresenta apenas uma forma: NOMEAO que pode ser feita por decreto ou portaria. autnomo e inicial. Derivado: o ato de preenchimento de um cargo quando j existe um vinculo anterior com a administrao como: promoo, reintegrao, remoo e reverso. No existem mais os termos TRANSFERNCIA E ASCENSO. Escalonamento do Provimento: Horizontal (sem elevao profissional) ou Vertical (com elevao profissional)

Nomeao:

Conceito: forma de provimento originria de cargo em vacncia. Caractersticas: inicia a investidura, gera expectativa de posse.

Ob: Somente haver posse aps a nomeao.


Poder se dar para cargos de provimento no efetivo ou de provimento efetivo. Publicao no D.O.U.

Readaptao:

Conceito: forma de provimento derivada horizontal por investidura do servidor que tenha sofrido limitaes fsicas ou mentais em cargo de atribuies que se compatibilizem com aquelas. Horizontal: vencimento, nvel de escolaridade, especializao mantidos; Independe de estabilidade ou das limitaes terem decorrido de acidente em servio; Vacncia; Excedente.

Reverso:

Conceito: forma de provimento derivada por reingresso do servidor aposentado a Administrao em decorrncia de cessao da invalidez ou a pedido, no interesse da Administrao. Vedada para servidores que alcanaram 70 anos de idade; Por cessao da invalidez:

- Independe de estabilidade; - Independe de cargo em vacncia (excedente).

A pedido, no interesse da Administrao:

- Voluntria; (Parte 2 de 2) - Estabilidade; - Cargo em vacncia; - Requisio; - Aposentadoria efetivada nos ltimos 5 anos, a contar do pedido de reverso. Obs: quando efetivada qualquer hiptese de reverso os proventos de aposentadoria cessaro dando lugar a remunerao (ativa). Reintegrao:

Conceito: forma de provimento derivada por reingresso do servidor ESTVEL ao cargo de origem em decorrncia de INVALIDAO, administrativa ou judicial, da demisso viciada de ilicitude. Efeitos retroativos a data do vcio (ex tunc). Art. 28, 1: Na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade; Art. 28, 2: Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

Reconduo:

Conceito: forma de provimento derivada por reinvestidura do servidor ESTVEL no cargo de origem, em decorrncia de reprovao em estgio probatrio ou reintegrao. Art. 20, 2: reprovado em estgio probatrio o servidor pblico ser exonerado, ou, se estvel, reconduzido ao cargo de origem.

Aproveitamento:

Conceito: forma de provimento derivada horizontal por investidura do servidor em disponibilidade em cargo de vencimento e atribuies equivalentes ao que possua antes da ociosidade. Disponibilidade decorre de estabilidade (regra); Acompanhamento pelo SIPEC.

Obs: horizontalidade guarda relao com a manuteno do nvel de complexidade das atividades desempenhadas, bem como do vencimento que lhe cabido, quando do ato de provimento. Promoo:

Conceito: forma de provimento derivada vertical, onde ocorre aumento do nvel de complexidade das atribuies e, conseqentemente, do vencimento (verticalidade). Vacncia.

Remoo o deslocamento do servidor no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. A Remoo pode acontecer: - de oficio, no interesse da administrao; - a pedido, a critrio da administrao; - a pedido vinculado, independente do interesse da administrao: sade, acompanhar cnjuge ou em virtude de processo seletivo promovido de acordo com o rgo onde o servidor esteja lotado. Redistribuio implica no deslocamento do cargo de provimento efetivo para outro rgo ou entidade do mesmo poder. Sempre acontecer no interesse da administrao. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo. No pode ser menor que um salrio mnimo e irredutvel. Remunerao o vencimento mais as vantagens (gratificaes permanentes) de carter pessoal. Vacncia:

Conceito: o desprovimento de cargo. Formas (art. 33):

a) Readaptao b) Reconduo (art. 20, 2) c) Promoo d) Falecimento e) Aposentadoria f) Demisso

g) Exonerao h) Posse em cargo inacumulvel Acumulao de Cargos Pblicos CF Art. 37, XVI e Art. 95 pargrafo nico:

vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto:

A de dois cargos de professor; A de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientifico; A de dois cargos privativos de mdicos.

Aos Juizes vedado:

- ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio. Exonerao

No tem carter sancionador (punitivo). a dispensa do servidor a seu pedido ou de oficio, nos casos seguintes:

- quando o servidor no for aprovado em estagio probatrio; - quando aps a posse no entrar em exerccio no prazo legal; - ocupante de cargo em comisso a exonerao ocorrer a pedido ou a juzo da autoridade competente; - por excesso de gasto com pessoal. Demisso

a dispensa do servidor a ttulo de penalidade funcional. Deve sempre ser motivada. So casos para Demisso:

Crime; Abandono de cargo (faltar sem justificativa por mais 30 dias consecutivos); Inassiduidade habitual (sessenta dias interpolados) Improbidade administrativa; Incontinncia pblica e conduta escandalosa; Insubordinao; Ofensa fsica; Aplicao irregular de dinheiro pblico; Revelao de segredo do cargo; Leso aos cofres pblicos; Dilapidao do patrimnio; Corrupo; Prtica de crimes contra licitao; Acumulao ilegal de cargos: o servidor tem 10 dias para decidir, se no ser instaurado um PAD. Vantagem Caractersticas

Indenizaes Ajuda de custo

At 3 remuneraes; Despesas de instalao em carter permanente; Vedado o duplo pagamento; Administrao arca com transporte do servidor e de sua famlia (bens, bagagem, passagens); Famlia do servidor que falecer: 1 ano para requerer a vantagem, do bito. Concedida por dia; Afastamento da sede em carter eventual ou transitrio; Concedida pela metade quando no houver pernoite; No ser paga quando os afastamentos forem caractersticas do cargo; No ser paga se o afastamento for para regies limtrofes abrangidas pela competncia do rgo, ressalvada a pernoite.

Dirias

Transporte

Conforme dispuser o regulamento interno; Utilizao de meio prprio de locomoo; Servio externo, por fora da competncia do cargo.

Retribuio (gratificao) pelo exerccio de funo de Gratificaes direo, chefia ou assessoramento

Servidor ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana; No ser incorporada aos vencimentos. 1/12 da remunerao de dezembro; Frao superior ao 15 dia: ms inteiro; Paga at o dia 20/12; Exonerado recebe proporcional. Locais insalubres: entre 10 a 20% sobre os vencimentos;

Gratificao Natalina

Adicionais

Insalubridade, Periculosidade, Penosidade

1. Laudo pericial para constatar; 2. De acordo com a insalubridade; 3. No pode acumular com periculosidade. o Periculosidade: 15% sobre os vencimentos; a) Laudo pericial.

Atividade penosa: 15 % sobre os vencimentos;

1. Regulado pela categoria; 2. Zonas de fronteira.

Operadores de raio-x: frias de 20 dias semestrais e obrigatrias; devem ser examinados de 6 em 6 meses. Que excede o labor normal; 50% sobre o valor da hora normal; Limite de 2 h/d.

Adicional por atividade extraordinria

Adicional Noturno

Devido entre 22h e 5h; 25% do valor-hora; Hora noturna: 52 min e 30 seg

Adicional de Frias

1/3 da remunerao do perodo de frias; Direito de fruio: 12 meses de servio; Acumulao mxima: 2 perodos; Podero ser parceladas em 3 lapsos; Pago at 2 dias antes do gozo.

Licenas

Motivo de doena em pessoa da famlia

Cuidar de parente adoecido; Comprovao por junta mdica; Assistncia do servidor indispensvel e no pode ser conciliada com suas atividades laborais; At 30 dias prorrogveis por at 30 dias: remunerados; Sem remunerao: at 90 dias. Prazo indeterminado; Sem remunerao; Exerccio provisrio: compatibilidade entre cargos.

Motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro

Servio militar

Para cumprir com suas obrigaes militares; Concludo: 30 dias, sem remunerao, para reassumir o cargo.

Atividade poltica

Licena facultativa, sem remunerao: entre escolha partidria e registro na Justia eleitoral; Remunerada: at 3 meses da

inscrio na Justia Eleitoral; Licena: at o 10 dia seguinte ao da eleio.

Capacitao

Com remunerao, cada qinqnio; 3 meses para curso de capacitao profissional; Inacumulvel.

Tratar de Interesses particulares

At 3 anos consecutivos; Sem remunerao; Poder ser interrompida a qualquer tempo.

Desempenho de Mandato Classista (rep. de classe, por ex, sindical)

Entidade representativa de classe; Entidade com at 5000 associados: 1 servidor; Entidades com 5001 a 30000 associados: 2 servidores; Entidades com mais de 30000 associados: 3 servidores. Tempo do mandato, prorrogvel uma nica vez.

Cesso e no aproveitamento; Cargo em comisso ou funo de confiana: 1. Unio, Estados, Municpios e DF: nus da remunerao da cessionria; 2. Empresas Pblicas ou S/A: opo pela remunerao do cargo efetivo enseja reembolso.

Afastamentos

Servir a outro rgo ou entidade

Mandato Eletivo (derivado do sufrgio)

Prefeito: opta pela remunerao (afastamento obrigatrio); Vereador: acumulo permitido; Mandato Federal, Estadual ou Distrital: afastamento obrigatrio.

Para estudo ou misso no exterior

At 4 anos; Novo afastamento somente quando

efetivar exerccio por igual perodo; nus total do Estado; nus parcial do Estado; Sem nus estatal.

Concesses

Doao de Sangue Alistamento Eleitoral

1 dia; 2 dias;

Falecimento de parente

8 dias consecutivos (parentes e dependentes)


Casamento

8 dias consecutivos; At 30 dias, exame concessrio realizado por mdico do setor; Mais de 30 dias, por junta oficial; Finalizado o prazo, inspeo mdica resolver sobre volta ao servio, prorrogao do benefcio ou aposentadoria. 120 dias, a contar do 1 dia do nono ms de gestao; Ressalvada gravidez de risco (prescrio mdica); Prematuro: licena a partir do parto; Natimorto: decorridos 30 dias, exame mdico para opinar sobre sua volta ou no; Aborto: 30 dias. Todos os casos com remunerao; Lactante deter 1h/d para poder amamentar seu filho, at este completar 6 meses.

Vantagens Previdencirias

Licena para tratar da prpria sade

Licena Gestante

Licena Paternidade

Conferido ao servidor que se tornou pai (adoo ou no). 5 dias consecutivos e remunerados.

Licena Adotante

90 dias, a contar da efetivao;

Com remunerao.

Licena por Acidente em Servio

Dano fsico ou mental que se relacione mediata ou imediatamente com as atribuies do cargo; Equipara-se: agresso injustificada ou acidente no trajeto para o trabalho; Remunerao integral; Instituio particular para tratamento especializado: nus da Administrao.

Auxlio-funeral

Devido a famlia do servidor, ativo ou inativo, que falecer; Acumulo permitido de cargos: pago em razo do cargo de maior remunerao; Pago no prazo de 48 h ao familiar que custeou o funeral; Falecimento fora do local de trabalho: despesas do transporte ser da Administrao.

Auxlio-recluso

Priso do servidor; 2/3 da remunerao quando a priso for em flagrante ou preventiva; 1/2 da remunerao quando a deciso for definitiva; Se absolvido, ter direito integralizao; Cessa quando da soltura, mesmo que condicional

Auxlio-natalidade

Devido a servidora ou servidor por motivo de nascimento de filho; Equivalente ao menor vencimento do servio pblico; Inclui o Natimorto; Parto mltiplo: valor acrescido de 50%, por nascituro.

Salrio-famlia

Por dependente econmico: cnjuge, filhos, adotado ou sob a guarda, me e pai sem

economia prpria. Devido ao servidor ativo ou inativo; Por dependente; Pais servidores vivem em comum: pago somente a um deles; Pais servidores separados: pago aos dois, em razo da distribuio dos dependentes.

Correspondente ao valor da remunerao quando da efetividade do servidor, a contar do bito; Requerida a qualquer momento; Prescreve somente as prestaes exigveis h mais de 5 anos; Vedada a percepo de 2 ou mais penses (opo); Beneficiados Vitalcios: 1. Cnjuge/companheiro; 2. Separada judicialmente/divorciada, com deciso judicial garantindo penso alimentcia; 3. Me e pai dependentes; 4. Maior de 60 anos ou deficiente que comprovem dependncia econmica.

Beneficiados Temporrios:

Vantagem Previdenciria

Penso

1. Filhos/enteados: at complementar 21 anos ou cessar a invalidez; 1. Menor sob a guarda/tutela at completar 21 anos; 1. Irmo rfo dependente: at os 21 anos ou at cessar a invalidez; 1. Pessoa designada dependente: at os 21 anos ou at cessar a invalidez.

Penso provisria recebida por morte presumida (convertida em 5 anos):

1. Declarao de ausncia judicial; 2. Desaparecimento em desabamento, inundao, incndio ou acidente; 3. Desaparecimento no desempenho das atribuies do cargo ou em misso de segurana.

Do Regime Disciplinar (Arts. 116 a 142)

Dos Deveres: a lei prev os deveres que devem ser observados pelos servidores federais no exerccio de cargo efetivo ou funo e tambm para os comissionados. Os principais deveres dos servidores so: Ser leal s instituies a que servir; Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; Zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; Manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; Ser assduo e pontual ao servio, entre outros importantes deveres.
o

Das Responsabilidades: o servidor ao executar irregularmente suas atribuies poder responder civil, penal e administrativamente. (Art. 37, par. 6 da CF). Responsabilidade civil: dano causado ao errio ou ao terceiro por dolo ou culpa; Responsabilidade penal: atos de contraveno ou infrao penal ligados ao exerccio das atribuies do servidor; Responsabilidade administrativa: condutas imprprias do servidor no desempenho de suas funes que esteja em desacordo com os princpios e regras que norteiam a administrao publica; Podem as penas cumular-se, pois elas so independentes entre si; porem, h hiptese em que a deciso em uma das esferas influenciar as demais; Se na esfera penal o servidor for absolvido em virtude da inexistncia do fato, ou se o servidor for absolvido porque o ato no foi de sua autoria, no poder ser ele sancionado administrativamente; Se na esfera penal o agente for condenado, a obrigao de reparar o dano civil se torna certa, fazendo coisa julgada.

o o o

o o

Regime Disciplinar e Processo Administrativo Disciplinar: a) Advertncia:


Punio branda; Por escrito nos assentamentos funcionais; Prazo prescricional: 180 dias Cancelamento de registro: 3 anos; Procedimento necessrio: sindicncia; Prazo para trmino da sindicncia: 30 dias + 30 dias; Irregularidades: art. 117, inc. I ao VIII e XIX.

b) Suspenso:

Punio branda ou rigorosa; Branda: at 30 dias precedida de sindicncia (trmino: 30 dias + 30 dias); Rigorosa: de 31 a 90 dias precedida de PAD (trmino 60 dias + 60 dias); Por escrito nos assentamentos funcionais; Prazo prescricional: 2 anos; Cancelamento de registro: 5 anos. Ob: Converso em multa: 50% sobre o vencimento ou remunerao diria, proporcionais aos dias em que restaria suspenso. Irregularidades: art. 117, inc. XVII, XVIII e negar-se a exame mdico determinado pela Administrao.

Este ltimo enseja suspenso por 15 dias, passiva de arrependimento. Regra: tudo que deve ser punido com rigor, mas no cabe demisso, leva a suspenso.

c) Demisso:

Punio rigorosa; Precedida de PAD ou Rito Sumrio; Rito Sumrio para as seguintes irregularidades:

- Acmulo de cargos: empregos e funes pblicas; - Inassiduidade habitual: 60 dias, interpolados em 12 meses, de ausncias injustificadas; - Abandono de cargo: mais de 30 dias consecutivos de ausncias injustificadas

Prazo prescricional: 5 anos; Cancelamento de registro: - ; Irregularidade: art. 117, inc. IX ao XVI e art. 132.

d) Cassao de Proventos:

Cassao de proventos de aposentadoria ou disponibilidade em decorrncia de irregularidade passiva de demisso praticada quando na ativa.

e) Destituio: De cargo em comisso: De funes de confiana: Instncias: acumulveis, independentes e intercomunicveis Penal Condenado: recluso Absolvido: Absolvido: Negativa de autoria; afastada responsabilidade Inexistncia do fato. Absolvido: insuficincia de provas Pode ser condenado: Pode ser condenado: demisso precedida de PAD ao de execuo fundada em ttulo extrajudicial afastada responsabilidade Absolvido: Administrativa Condenado: demisso Civil Condenado: ao de execuo fundada em ttulo judicial

Prazo para Penalidad Irregularidade Prescri cancelament Procedimento s o Necessrio e o do registro Advertnci Art. 117, I ao 180 dias VIII e XIX a Art. 117, XVII e XVIII. Suspenso Ob: Negar-se a conversvel exame mdico 2 anos em multa determinado (50% sobre suspenso R ou V) especial de at 15 dias 3 anos Sindicncia

Prazo para trmino do procediment o 30 dias

30 dias

Sindicncia: +

5 anos -At 30 dias

30 dias

60 dias

P.A.D: +

-De 31 a 90 dias 60 dias

Rito Sumrio: 30 dias

Demisso

Art. 117, IX ao 5 anos XVI e 132

-Acmulo de cargos; ________ -Abandono de cargos; 15 dias -Inassiduidade habitual 60 dias

P.A.D: +

-Demais casos 60 dias 16 Jesus Valentini

Das könnte Ihnen auch gefallen