Sie sind auf Seite 1von 7

ARTIFCIOS PARA VERIFICAR A CRASE ____________________________________________________________ A crase indica a fuso da preposio [a] (pedida por um verbo, um nome ou um advrbio)

com o artigo [a] [as] (pedido por uma palavra feminina): Joo voltou a + a cidade = cidade natal. Dessa forma, no existe crase antes de palavra masculina: Andou a p. ARTIFCIOS PARA VERIFICAR A CRASE Primeiro - Substitua a palavra "feminina" (a crase s ocorre diante depalavras femininas) que vem aps o [a] ou [as] por um termo masculino correlato. Se o [a] ou [as] transformar-se em [ao] ou [aos], existe crase; do contrrio, no. Esse artifcio s no se mostra til com os substantivos femininos "casa e terra". Exemplo: Adaptei-me [a] turma. Queremos ento saber se o [a] craseado. Substituindo [turma] por um termo masculino, temos: Adaptei-me ao aluno. Ora, se no masculino temos [a + o], no feminino teremos (a + a), ou seja, crase: Adaptei-me [] turma. Outros exemplos: Porm: Chegou [a] enfermeira (Chegou o enfermeiro). 2 - A combinao de outras preposies com o artigo [a] - para a, na, da, pela e com a - indica que o [a] [as] deve levar crase. No necessrio que a regncia fique correta: Chegarei [] noitinha (Chegarei pela noitinha). As visitas viro [s] 6 horas (... pelas 6 horas). Estava [s] portas da morte (... nas portas da morte). Encontrei-o [] sada do teatro (... na sada do teatro). Chegou [] Espanha (... da Espanha). Terceiro - Substitua os pronomes demonstrativos: aquele(s), aquela(s), aquilo, por [este], [esta], [isto] ou [isso]. Se aps a substituio, os pronomes vierem antecedidos de [a], haver crase: Outorgou o prmio aquele aluno (Outorgou o prmio a este aluno). Ento => Outorgou o prmio quele aluno. Porm: Conheo [aquele] rapaz => Conheo este rapaz. No h preposio [a]antes de [este], ento, no haver crase. Quarto - No caso de nome geogrfico ou de lugar, substitua o [a] [as] por para. Se o certo for [para a], use a crase: Foi Frana (Foi para a Frana). Mas: Voltou a Curitiba (voltou para Curitiba, sem crase). Quinto Na indicao do nmero de horas, desde aparecendo [ao meio-dia] que determinadas, troque o nmero por [meio-dia], [ao] sem crase: Chegou [] uma hora em ponto. => Chegou [ao meio-dia] em ponto. [s] dez e meia toda casa dormia => Ao meio-dia toda casa dormia. A indeterminao afasta a crase: Ir a uma hora qualquer. Somente ocorrer crase entre nmeros quando o primeiro for antecedido por artigo. Ex: O show ocorrer das 20h s 22h. haver crase.No aparecendo

O show ocorrer de 20h a 22h. 20h a 22h: Esse o horrio de show. CASOS EM QUE NO SE USA A CRASE _____________________________________________________________ Antes de Palavras Masculinas: Ando mais a p do que a cavalo. Isso cheira a vinho / Trabalhava de sol a sol. Mas ateno: Nos casos em que existe um substantivo feminino subentendido antes de nomes masculinos, pode ocorrer a crase. Os substantivos femininos subentendidos so: maneira, moda ou qualquer outro que determine uma empresa: O Governo no fez novas concesses (companhia) Ford. Comi um bife Rossini ( moda Rossini). / Referiu-se (nave) Apollo. Estilo (maneira) Rui Barbosa. / Vou (editora) Melhoramentos. Antes de Verbos - Os verbos no so nomes femininos, Por isso, nunca vm precedidos de artigo [a]; e sim da preposio [a]: Comeou a chover. / Preos a combinar. / Ps-se a falar. Antes de Ela, Esta e Essa: Pediram a ela que sasse. Cheguei a esta concluso. / Dedicou o livro a essa moa. Antes do Artigo Indefinido [Uma]: Foi submetido a uma cirurgia. Exceo: Quando "uma" designa hora: Chegou uma hora (verif: ao meio-dia). Antes das Formas de Tratamento: Escreverei a Vossa Excelncia. Exceo: senhora(s), senhorita: Desejo felicidade s senhoras (ou senhora). Antes de Pronomes Indefinidos que no admitem artigo (seguidos ou no de "s"): algum, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ningum, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer. E de Pronomes Interrogativos: Falaste a que pessoa? / A qual delas voc se refere? No sei como resistiu a tanta provao. Embarcarei daqui a poucas semanas. Dirigiu-se em vo a outra repartio. Mas ateno: Em certas ocasies, alguns desses indefinidos (tal, mesma, muitas, outra, pouca) podem admitir o artigo, dando ensejo crase. Fazendo a substituio do substantivo feminino que os segue por outro masculino correlato, comprovaremos a ocorrncia da crase: Assistimos sempre s mesmas cenas (aos mesmos episdios). Antes de Substantivos Repetidos: Cara a cara, frente a frente, gota a gota, de ponta a ponta. E de Substantivos no plural que fazem parte de Locues (adv.) de Modo: Agrediramse a bofetadas / a dentadas. Antes dos Relativos [Quem, Que, Cuja e Cujas]: A nica pessoa [a quem] obedecia era a me. Mas ateno: Antes do relativo "que" se usa a crase quando [que] subentende um substantivo feminino: No respondeu s primeiras perguntas, mas s [ que] lhe interessava (mas s [ pergunta] que lhe interessava). Antes da Expresso Nossa Senhora ou de nomes de santas: Nas suas aflies recorria a Nossa Senhora e a Santa Teresinha.

Antes de Nomes de Mulheres Clebres, de Dona e Madame: O guerreiro falou a Iracema. / O historiador referiu-se a Minerva. Deu o dinheiro [a dona] Maria. Mas ateno: H crase se o "dona" ou o "madame" estiverem particularizados: => Referia-se Dona Flor dos dois maridos. Antes de Numerais Cardinais: De 15 a 20 deste ms. Antes de Distncia No Determinada: A polcia ficou a distncia. Mas ateno: Quando se define a distncia, existe crase: A polcia ficou distncia de seis metros dos manifestantes. Aps as Preposies: ante, aps, com, conforme, contra, desde, durante, entre, mediante, para, perante, sob, sobre, segundo: No adianta remar contra a mar. / Esperava-o desde as 11 horas. Antes de Pronomes Pessoais: Recorreram a mim (a si, a ela, a ti). Antes de Nomes de Parentescos, precedidos de Pronome Possessivo: Pea desculpa a sua irm. Faremos uma visita a nossa tia.

CASOS EM QUE A CRASE FACULTATIVA


_________________________________________________________

Antes de Pronomes Possessivos Femininos o uso do acento indicativo de crase facultativo, isto , depender da preferncia do escritor: Referiuse a minha viagem. Ou: Referiu-se minha viagem. Fao referncia a tua prima. Ou: tua prima. Fiz um apelo as minhas colegas. Ou: s minhas colegas. Observaes: 1. Seguindo-se a atual tendncia prefervel us-lo diante dos possessivos, principalmente depois de verbos, para evitarmos casos de ambiguidade. 2. Ocorrendo a elipse do substantivo, o [a] ser craseado:
Fao referencia a (ou: ) tua firma, e no nossa (firma).

Ele referia-se desgraa do amigo e no sua (desgraa). 3. Pronomes possessivos antecedidos de nomes de parentescos rejeitam o acento indicativo de crase: Refiro-me a sua me, e no minha (me). Antes desses nomes de lugar: Europa, sia, frica, Frana, Inglaterra, Espanha, Holanda, Esccia. Exemplos: Fui a (ou: ) Europa, e no a (ou: ) sia. 3. Antes de nomes de mulheres: Escrevi a Joana (ou Joana). Se a pessoa for ntima de quem fala, melhor usar a crase. Entretanto, isso depender da preferncia do escritor: Mandamos um convite Marlia. (ou, se preferir: a Marlia) Com a Locuo: "at a" A preposio "at" possui como variante a locuo "at a" e seu emprego facultativo; mesmo quando "at" for seguido dos demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo:

Foi at a porta (ou: at ). Verifique: at o (ou: ao) porto. Ficou no escritrio at a (ou: ) meia-noite. (at o (ao) meio-dia)

Vou at a () farmcia. Verifique: at o (ou: ao) mercado. Cheguei at aquela (ou: quela) janela. Verifique: at o (ao) porto. Mas Ateno: Se "at a" tiver a significao de "at mesmo", perde a variante, ento a ocorrncia da crase deve ser verificada por meio da substituio por um termo masculino:

Estudava at (mesmo) as lnguas da ndia. Verif.: at os dialetos...


Obedecia at (mesmo) s ordens mais absurdas. (at aos caprichos...) A crase, nossos casos, facultativa porque facultativo o uso do artigo.

A CRASE ANTES DAS PALAVRAS TERRA E CASA


_________________________________________________________________________________

No Se Acentua o "a" Antes de Terra quando esta se ope a "bordo, mar", isto , quando designa "terra firme": Logo que o navio aportou, os marinheiros descerram a terra. (firme) Est muito abafado a bordo: vamos a terra. (firme) Deixei o barco e fui a terra. domiclio, morada": Chegou cedo a casa (lar). Chegavam a casa (lar) quase sempre tardinha. De regresso a casa (lar) fui recebido em festa. Fui a casa (lar) apanhar os documentos do carro. Mas Ateno: Se a palavra casa vier acompanhada de adjetivo ou locuo adjetiva (termo modificador), use a crase: Chegou cedo casa
(lar) (firme)

No Se Acentua o "a" Antes de Casa quando esta tiver o sentido de "lar,

da patroa.

Fiz uma visita casa de meus avs. Fui casa de meu colega. Acentua-se o "a" Antes de Terra, quando esta no designa "terra firme", ou seja, no se ope a "bordo, mar": Voltou terra onde nascera. O agricultor tem apego terra. As aves voavam rente terra. Acentua-se o "a" Antes de Casa, quando esta tiver o sentido de prdio, edifcio, estabelecimento comercial ou hospitalar, dinastia, ou quando se refere a qualquer instituio ou sociedade, enfim quando casa no significa lar, domiclio: O presidente americano regressou Casa Branca. Chegou casa dos sessenta esbelto. Fui Casa dos Quadros comprar um presente. O prncipe pertencia casa de Bragana. Exerccios: 01. Assinale a alternativa em que o uso da crase obrigatrio: a) Um rapazito de palet entrou na rua e foi perguntar Machona pela Nh Rita. (Alusio

Azevedo) b) Jos Cndido no tinha nem a cor nem o ttulo convenientes sua filha. (R. Braga) c) Mas o peru se adiantava at beira da mata. (G. Rosa) d) Todos, s vezes, precisam ficar bbados, e por isso bebem. (R. Braga) e) (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas nossa bem amada. (J. Amado) 02. Qual das alternativas completa corretamente os espaos vazios? I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego) II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado) III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-ris ___ (pirata), a "Gazeta" entrou a difamar-me. (G. Ramos) IV. Os adultos so gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e no fazer _____. (Millr Fernandes) a) quele, aquela, aquele, aquilo b) quele, quela, aquele, aquilo c) quele, quela, aquele, quilo d) quele, quela, quele, aquilo e) aquele, quela, aquele, aquilo 03. (CESCEM) Sentou-se ___ mquina e ps-se ___ reescrever uma ___ uma as pginas do relatrio. a) a / a / b) a / / c) / a / a d) / / e) / / a 04. (FASP) Assinale a alternativa com erro de crase: a) Voc j esteve em Roma? Eu irei Roma logo. b) Refiro-me Roma antiga, na qual viveu Csar. c) Fui Lisboa de meus avs, pois gosto da Lisboa de meus avs. d) J no agrada ir Braslia. A gasolina... e) nenhuma das alternativas est errada. 05. (ESAN) Das frases abaixo, apenas uma est correta, quanto crase. Assinale-a: a) Devemos aliar a teoria prtica. b) Daqui duas semanas ele estar de volta. c) Puseram-se discutir em voz alta. d) Dia dia, a empresa foi crescendo. e) Ele parecia entregue tristes cogitaes. 06. (ABC - MED.) Nas alternativas que seguem, h trs frases, que podem estar corretas ou no. Leia-as atentamente e marque a resposta certa:

I. O seu egosmo s era comparvel sua feira. II. No pde entregar-se s suas iluses. III. Quem se vir em apuros, deve recorrer justia. a) Apenas a frase I est correta. b) Apenas a frase II est correta. c) Apenas as frases I e II esto corretas. d) Apenas as frases II e III esto corretas. e) As trs frases esto corretas. 07. (FUND. LUSADA) Assinale a alternativa que completa corretamente o perodo: ____ noite estava clara e os namorados foram _____ praia ver a chegada dos pescadores que voltavam ____ terra. a) / / b) A / / c) A / a / d) / a / e) A / / a 08. (ITA) Analisando as sentenas: I. A vista disso, devemos tomar srias medidas. II. No fale tal coisa as outras. III. Dia a dia a empresa foi crescendo. IV. No ligo aquilo que me disse. Podemos deduzir que: a) Apenas a sentena III no tem crase. b) As sentenas III e IV no tm crase. c) Todas as sentenas tm crase. d) Nenhuma sentena tem crase. e) Apenas a sentena IV no tem crase. 09. (ABC - MED.) A alternativa em que o acento indicativo de crase no procede : a) Tais informaes so iguais s que recebi ontem. b) Perdi uma caneta semelhante sua. c) A construo da casa obedece s especificaes da Prefeitura. d) O remdio devia ser ingerido gota gota, e no de uma s vez. e) No assistiu a essa operao, mas de seu irmo. 10. (FUVEST) Indique a forma que no ser utilizada para completar a frase seguinte: "Maria pediu ____ psicloga que ____ ajudasse ____ resolver o problema que ___ muito ____ afligia." a) preposio (a) b) pronome pessoal feminino (a) c) contrao da preposio a e do artigo feminino a () d) verbo haver indicando tempo (h) e) artigo feminino (a)

Resoluo: 01. D 05. A 09. D

02. D 06. E 10. E

03. C 07. E

04. C 08. A

Das könnte Ihnen auch gefallen