Sie sind auf Seite 1von 6

2.

Sistemas de Produo

Toda empresa, para poder funcionar, adota um sistema de produo com vistas a realizar suas operaes e produzir seus produtos ou servios da melhor maneira possvel, e com isto garantir sua eficincia e eficcia. Define-se um sistema de produo como: Um processo planejado pelo qual os elementos so transformados em produtos teis, isto um procedimento organizado para se conseguir a converso de entradas (insumos) em sadas (produtos acabados), como mostrado na tabela 2.1.

ENTRADA Insumos Materiais Dados Custos variveis Queda de gua

PROCESSO DE CONVERSO Transformao Mquinas Interpretao Custos fixos Usina

SADAS Produtos teis Produtos Conhecimento Lucro Energia eltrica

Tabela 2.1 - Exemplos de sistemas de produo


Um Sistema de produo (figura 2.2), portanto, comea a tomar forma desde que se formula um objetivo e se elege o produto que se vai comercializar. Deste modo, toda empresa, como um sistema de produo, tem por finalidade organizar todos os setores que fazem parte da mesma para realizar suas operaes de produo, adotando uma interdependncia lgica entre todas as etapas do processo produtivo, desde que as matrias primas ou materiais deixam o almoxarifado at chegar posteriormente (depois de sofrer uma alterao) ao depsito de produtos acabados na qualidade de produto final, conforme pode-se observar na figura 2.3.

Figura 2.2. - Esquema de um sistema de produo

Figura 2.3. - As interdependncias do almoxarifado, produo e depsito no sistema de produo.

2.1. Componentes do Sistema de Produo Os sistemas de produo so compostos de elementos (peas a fabricar, mquinas etc) e das relaes entre eles (interconexes fsicas, operaes, etc). A ideia de elemento ou de objeto fsico pode
1

ser associada a um conjunto de atributos mensurveis pertinentes ao fim para o qual foi previsto o referido elemento. Estes atributos podem ser constantes ou variveis. Atributos constantes: so os que definem a natureza perene do elemento (tipo de elemento, parmetros,...) e suas caractersticas (taxa de falhas, dimenses,...). Atributos variveis: so aqueles que evoluem com o tempo (estado de ocupao de uma mquina, estado operacional de uma pea no posto de trabalho em uma certa posio, perodo no stand by,...). Os elementos da mesma natureza podem ser agrupados em lotes e o nmero de elementos destes lotes pode ser avaliado. As relaes so descritas com o auxlio dos atributos constantes que informam as caractersticas da relao (tempo de operao de cada pea na mquina,...). Caso o sistema modelado permanea o mesmo por um determinado intervalo de tempo, as relaes possuiro atributos constantes, j que estas sero solicitadas com uma periodicidad periodicidade constante neste intervalo de tempo. Consequentemente o modelo de um dado sistema de produo poder ser considerado como a representao do conjunto de elementos desse sistema e das relaes qualificadas por seus atributos. 2.2 - Tipos de Sistemas de Pr Produo O desenvolvimento neste campo at agora resultou na diviso da produo em duas grandes classes: Produo continua e Produo intermitente ( que por sua vez se divide em produo em lotes e produo sob encomenda). Contnua 2.2.1 - Sistema de Produo Cont Este tipo de produo caracterizado pelo grande volume de produo, produto padronizado e produo de grandes lotes de cada vez. O ritmo de produo acelerado e as operaes so executadas sem interrupo ou mudana. Como o produto sempre o mesmo mesmo ao longo do tempo e o processo produtivo no sofre mudanas, o sistema pode ser aperfeioado continuamente. Assim o que se procura com este tipo de produo precisamente alcanar o baixo custo, grande volume e produo em massa. Na prtica os modelos contnuos esto representados por linhas de montagem, fabricao de produtos qumicos e refinao de petrleo, enfim, produtos que so mantidos em linha por um longo tempo e sem modificao.

2.2.2 - Sistema de Produo Intermitente ou Discreto As situaes intermitentes de produo so aquelas nas quais as instalaes devem ser suficientemente flexveis para manejar uma ampla variedade de produtos e tamanhos, ou onde a natureza bsica da atividade impe mudanas importantes dos insumos.

Sistema de Produo sob Encomenda Este tipo de fabricao contratada ou feita sob encomenda produzida especialmente a pedido de um fregus como turbinas, ferramentas e matrizes, maquinaria especial, navios, etc. Os pedidos so em geral de natureza no repetitiva re e as quantidades podem variar de uma a centenas de unidades. Neste tipo de produo, cada pedido usualmente acarreta uma grande variedade de operaes, e o andamento em geral no segue nenhum plano padronizado ou rotineiro. , pois a encomenda ou o pedido efetuado que vai definir como a produo dever ser planejada e controlada, sendo, portanto esta etapa do planejamento e controle de produo muito complexa. Sistema de Projeto Projeto: O produto nico e bastante customizado (feito sob medida). O perodo de tempo para sua fabricao relativamente longo. Ex. construes construes de navios, prdios, filmes etc.

Sistema Por Jobbing: Certa quantidade de um tipo de produto produzida roduzida apenas uma vez. Ex. grfica que produz ingressos para evento especfico, fabricao de camisetas comemorativas de eventos determinados etc.

Sistema de Produo em Lotes ou Repetitivo caracterizada por produzir uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez (denominada lote de produo). Cada lote previamente dimensionado para assim poder atender a um determinado volume de vendas previsto para um dado perodo de tempo. Desse modo, os lotes de produo so produzidos um a seguir do outro. Neste tipo de produo o plano de produo feito antecipadamente, podendo assim a empresa melhor aproveitar seus recursos com maior grau de liberdade, ao contrrio do que ocorre no sistema de produo sob encomenda, no qual o plano de produo feito aps o recebimento do pedido ou encomenda. Sistema Batch: O mesmo produto roduto produzido vrias vezes em lotes intercalados com outros produtos. Ex. fbrica de mveis, instrumentos musicais, roupas, metalrgicas etc. Exemplo de Sistemas de Produo em Lotes (Batch): Projetos para a industrializao de produtos qumicos, como por exemplo, medicamentos medicamentos. . Para cada produto obtido existe uma receita associada.

Sistema Massa: A produo em massa envolve a produo eficiente de grandes quantidades de uma pequena variedade de itens. Uma estrutura organizacional fortemente burocratizada, com rgidos controles e definio da sequencia de operaes, bastante comum nesses sistemas sistemas. Esse tipo de organizao leva a um alto grau de previsibilidade das operaes e, consequentemente, a elevados nveis de eficincia em custo.

Pequeno Jobbing Grande Massa (repetitivo)

2.3.- Comparativo entre os Trs Sistemas de Produo Como pode pode-se se observar no descrito acima, o tipo de produto que vai ser produzido que determina o sistema de produo a ser adotado pela empresa, em muitos casos dada a diversidade de produtos que uma empresa fabrica ou produz, estas empresas empresas apresentam misturas desses sistemas de produo. Se o produto de grande porte e depende da encomenda do cliente, ento o sistema adotado ser a produo sob encomenda encomenda. . Se por outro lado, h uma grande variedade de produtos que entram e saem da produo, e que a empresa vende aps estocar, ento o sistema adotado ser a produo em lotes. J se h um ou mais produtos que permanecem em produo por um longo tempo e que a empresa os vende aps estoc estoc-los, los, certamente o sistema adotado ser de produo continua. Obviamente a adoo de um determinado sistema de produo apresenta certas vantagens como desvantagens. Assim, a produo por encomenda o sistema onde ocorre maior descontinuidade na produo, enquanto a produo continua o sistema onde h maior continuidade no processo produtivo, j a produo por lotes representa o sistema intermedirio, onde a continuidade e a descontinuidade se alternam, como mostrado pel pela a figura 2.4.

Fig. 2.4- Gradaes que apresentam os trs sistemas de produo

Das könnte Ihnen auch gefallen