Sie sind auf Seite 1von 56

OCORRNCIAS MINERAIS DIRECO PROVINCIAL DOS SERVIOS DE GEOLOGIA E MINAS NDICE 1- Nota prvia 2- Minerais metlicos 2.

1- Ouro 2.2- Prata 2.3- Crmio, nquel e platina 2.4- Cobre 2.5- Zinco, chumbo e vandio 2.6- Ferro 2.7- Mangans 2.8- Estanho e volfrmio 2.9- Berlio 2.10- Radiactivos 3- Minerais no metlicos 3.1- Diamantes 3.2- Micas 3.3- Asbestos 3.4- Cianite 3.5- Corindo 3.6- Grafite 3.7- Barite 3.8- Quartzo 3.9- Diatomito 3.10- Talco 3.11- Caulino 3.12- Enxofre 3.13- Sal-gema 3.14- Fosfatos 3.15- Substncias betuminosas 3.16- Petrleo 3.17- Carves 4- Bibliografia 4.1- Publicaes diversas 4.2- Relatrios inditos dos Servios de Geologia e Minas 4.3- Trabalhos diversos, inditos, existentes nos arquivos dos Servios de Geologia e Minas

1- NOTA PRVIA

1- Desde longa data que a riqueza mineira de Angola se tem prestado a grande especulao conduzindo, frequentemente, a exageros sem fundamento, quer optimistas quer pessimistas. Velhas lendas falam, talvez por reflexo da descoberta de importantes jazigos de minrios de metais preciosos na vizinha frica do Sul, de incalculveis jazidas destes minrios em Angola. Todavia, a nica lenda que se tornou em grande realidade a dos diamantes. De facto, Angola, juntamente com o vizinho Sudoeste Africano e a Repblica da frica do Sul, situa-se na regio mais rica de todo o mundo, em diamantes, devido a condies geolgicas particularmente favorveis ocorrncia destas pedras preciosas.

2- Est estatisticamente provado que a riqueza mineira de um territrio, encarada globalmente, depende exclusivamente da sua extenso. Deste modo, sendo o territrio de Angola extenso , necessariamente, rico em ocorrncias minerais. Mas, a natureza das ocorrncias minerais depende das condies geolgicas e metalognicas da regio onde se verificam. Por isso, variando largamente a natureza das formaes geolgicas e as respectivas caractersticas metalognicas, cada regio da crusta apresenta afinidade para determinados tipos de jazigos minerais.

Note-se entretanto que, no obstante os grandes progressos das cincias geolgicas e das tcnicas de prospeco mineira, verificados nas ltimas dcadas, ainda hoje no est completamente esclarecida a correlao entre certos minerais e as formaes geolgicas onde podem ocorrer, em concentraes anmalas. To-pouco foi esclarecida, completamente, a gnese de certos jazigos minerais. Embora, em Angola, j tivesse sido identificada e caracterizada uma vasta gama de formaes geolgicas, tivessem sido estabelecidas correlaes estratigrficas e promovidos numerosos estudos petrogrficos, mineralgicos e paleontolgicos, ainda se est muito longe de um suficiente conhecimento da geologia e das caractersticas metalognicas do territrio. Deve, no entanto, esclarecer-se que a situao que se verifica em Angola tem paralelo em vastos territrios no s no continente africano mas tambm nos continentes americano e asitico.

O territrio de Angola justamente um daqueles onde, devido sua vastido, s dificuldades de penetrao e s condies geomorfolgicas, mais difcil e dispendioso obter, a curto prazo, um conhecimento suficiente da geologia e efectuar o inventrio da riqueza mineral. Mais de metade da rea do territrio est recoberta por depsitos detrticos que atingem, em alguns pontos, grande espessura, ocultando as formaes mais antigas, subjacentes: so os depsitos recentes e do sistema do Kalahari, que ocupam quase toda a parte Este, Sudoeste e Sul da Provncia. Deve-se, sem dvida, a esta circunstncia o facto de maior parte das ocorrncias minerais conhecidas em Angola ter sido descoberta pelos seus afloramentos. Em virtude da grande dificuldade na obteno rpida do conhecimento geolgico pormenorizado do territrio impe-se o recurso a mtodos especficos de prospeco, geofsicos e geoqumicos, que, extraordinariamente aperfeioados nos ltimos anos, constituem hoje poderosos meios de aco para, em determinadas condies, localizar jazidas de substncias minerais teis, mesmo em regies onde sejam escassas as informaes de carcter geolgico. Esta concluso leva-nos a outra de mbito mais geral, que a de poder afirmar-se que no tem mais lugar em Angola a improvisao em matria de prospeco mineira. Entrou-se, realmente, na poca da tcnica e todo o esforo de fomento mineiro do Pas deve ser orientado por este conceito. Estamos convencidos de que muitos dos insucessos das tentativas de algumas empresas mineiras, que no chegaram a concretizar os seus objectivos, se devem, essencialmente, ao facto dessas empresas terem desenvolvido a sua actividade sem o indispensvel apoio tcnico e cientfico, que daria lugar a uma persistncia de esforos que noutros casos infelizmente poucos foram coroados de xito. Cabe aqui destacar os empreendimentos mineiros mais representativos, que se ficam devendo ao pertinaz esforo de algumas entidades, que compreenderam a verdadeira dimenso e as reais implicaes da indstria mineira em Angola: a descoberta e explorao das jazidas de diamantes, a valorizao e planificao da explorao de alguns jazidos de minrios de ferro e a descoberta e explorao do petrleo. Est provada a existncia de importantes jazidas de diamantes, minrios de ferro, petrleo, fosfatos e substncias betuminosas, algumas das quais j com grande representao na economia da Provncia. E existem condies favorveis ocorrncia de jazigos de muitos outros minrios. Muito falta fazer para se chegar a um conhecimento suficiente da riqueza mineira deste territrio, no obstante os numerosos estudos, prospeces, pesquisas e trabalhos mineiros j realizados, quer pelos Servios oficias quer por empresas particulares.

Apesar disso, pode afirmar-se, sem receio de exagero, que as indstrias extractivas, so j em Angola um dos mais promissores campos de aplicao de capitais. A este facto se deve, sem dvida, o actual surto de interesse pela actividade mineira nesta Provncia. 3- Ao apresentar uma sntese dos conhecimentos actuais sobre a natureza, situao e valor das ocorrncias minerais de Angola temos em vista dois objectivos: um, de carcter tcnico, corresponde a uma tentativa de apreciao das caractersticas metalognicas gerais do territrio; outro a divulgao daqueles conhecimentos, contribuindo para despertar o interesse do pblico para as grandes possibilidades que a indstria mineira oferece nesta Provncia. A descrio, que se segue, refere-se exclusivamente a minrios pelo que se excluram as guas mineromedicinais e as rochas susceptveis de utilizao para fins industriais e outros. E citam-se somente as ocorrncias acerca das quais os Servios de Geologia e Minas disem de elementos de informao. No se referem, algumas que embora tenham constitudo objecto de referncias antigas no foram at agora devidamente confirmadas. Tambm no cabe no mbito deste trabalho o estudo da evoluo de indstria extractiva no quadro da economia da Provncia e do Pas. Tal matria tem sido tratada por vrias entidades e os resultados das exploraes mineiras tm sido periodicamente divulgados, quer atravs de publicaes destes Servios, quer atravs de outras publicaes relativas Economia e Estatstica. 4- Embora se reconhea, imediatamente, quo incipiente est ainda o inventrio dos recursos mineiros da Provncia, algumas concluses podem j extrair-se da sntese agora elaborada: - flagrante a acumulao das ocorrncias minerais ao longo das principais vias de comunicao, em particular dos caminhos de ferro, e dos centros urbanos, o que leva a inferir que so muito elevadas as probabilidades de se encontrar muitas outras fora daquelas reas; - muito variada a gama de minrios conhecidos, embora grande parte ainda no tenha expresso do ponto de vista de reservas recuperveis; - S com um contnuo e dispendioso esforo tcnico e financeiro possvel descobrir e valorizar novas ocorrncias mineiras, que venham a constituir jazigos economicamente explorveis; e esse esforo tem de ser subordinado a uma planificao criteriosa e sistemtica; - Esto na base daquela panificao o estudo profundo da geologia, em todos os seus aspectos, a utilizao dos modelos mtodos de prospeco e pesquisa e o estabelecimento das infraestruturas que permitam no s o percurso rpido do territrio como o escoamento dos minrios em condies que permitam a sua explorao econmica;

- A planificao do desenvolvimento da prospeco e valorizao dos jazigos minerais da Provncia no deve ser efectuada isoladamente; deve antes ser integrada num programa de desenvolvimento econmico harmnico de que resulte o estabelecimento de condies que conduzam ao povoamento do territrio e ao bem-estar social das populaes. A experincia adquirida em numerosos pases alguns nossos vizinhos demonstra que as indstrias extractivas constituem o meio mais rpido e eficiente de obter recursos financeiros para o estabelecimento de infraestruturas e o desenvolvimento de outros sectores, nomeadamente a agropecuria e as indstrias transformadoras, desde que se conduza, criteriosamente, para o reinvestimento a remunerao do capital empregado na actividade mineira. Esta actividade surge, assim, como a impulsionadora de todas as outras actividades econmicas na medida em que inicia um processo de utilizao crescente de capital e de mode-obra.

Carlos A. Neves Ferro Engenheiro de Minas.

2- MINERAIS METLICOS

2.1- OURO Em Angola, certas reas de aluvio parecem apresentar interesse para a explorao de ouro. A obteno deste metal em jazigos primrios , entretanto, duvidosa, uma vez que, embora tenham aparecido alguns ndices, so escassos os trabalhos relativos aos depsitos desta natureza. Todo o ouro produzido em Angola cerca de 560 quilos foi extrado de aluvies, quase sempre como resultado de trabalhos bastante rudimentares. Actualmente no existe qualquer explorao de ouro, embora sejam extensas as regies onde se verificam ocorrncias aurferas. Citam-se as seguintes:

2.1.1- Maiombe (A.2) A regio aurfera do Maiombe, no distrito de Cabinda, estende-se por uma vasta rea, interessando especialmente as aluvies da bacia hidrogrfica do rio Luali. Muito embora se trate de uma regio onde outrora incidiram numerosos trabalhos mineiros, os pesquisadores utilizaram sempre tcnicas rudimentares, limitando-se obteno do ouro aluvionar. As aluvies aurferas localizam-se sobre o Complexo de Base, representado, nesta regio, por rochas gnaissosas, em certos casos fortemente micceas e atravessadas por grande nmero de files de quartzo, nos quais, at ao presente, no foi encontrada mineralizao aurfera. As aluvies so, essencialmente, constitudas por calhaus siliciosos, englobados numa pasta detrtico-argilosa. O ouro aparece acompanhado de grande quantidade de magnetite e alguma ilmenite.

2.1.2- Lombige (E.4) O rio Lombige e seus afluentes so aurferos ao longo de algumas dezenas de quilmetros, a partir da nascente. Constitui a mais antiga regio aurfera, conhecida em Angola. H notcias de que a se tentou, no sculo XVIII, a explorao do ouro. Embora muitas lendas existam quanto ao ouro de Lombige, infelizmente, at ao presente, estas no tiveram confirmao, tendo sido mal sucedidas todas as exploraes a iniciadas. Deve, no entanto, acrescentar-se que tais insucessos podem ter tido origem no facto de jamais ter havido, da parte dos responsveis por tais empreendimentos a preocupao de os fazer preceder do quaisquer reconhecimentos ou estudos srios das caractersticas dos depsitos.

2.1.3- Gandavira (J.5,6)


6

Nesta regio, so aurferas as aluvies de alguns afluentes do rio Cunene, e nalguns pontos, tambm este rio. Contrariamente ao que se verificou para as regies do Lombige e Maiombe, as reas aluviais em causa foram pouco pesquisadas, uma vez que, s muito recentemente, o seu interesse, para a obteno de ouro, foi determinado. Uma explorao de ouro, de carcter rudimentar, teve lugar no rio Samboto mas os resultados econmicos no so bem conhecidos.

2.1.4- Chipindo (J.5) Nesta regio so conhecidas ocorrncias de ouro nas aluvies do rio Cuengu e de alguns dos seus afluentes e, ainda, no local designado por Chimbumbula. Existem alguns files, em formaes pr-cmbricas, com ndices de ouro. Tiveram lugar pequenas exploraes de carcter experimental nas aluvies e num dos files mas, dadas as escassas informaes existentes, esta regio continua a constituir uma incgnita quanto sua riqueza aurfera. 2.1.5- Cassinga (M.5)

Data de 1892 o conhecimento da existncia de ouro nesta regio. Este, por vezes, ocorre visvel, em files de quartzo, como se verifica nos locais denominados Pungo-Ambongue, Camene e Candambala. possvel que estes files constituam a origem das aluvies aurferas, que se encontram nos vales dos rios Colui, e dos seus afluentes Camene, Cuvelai e Oci. Um dos locais onde, em tempos, se processou maior nmero de trabalhos, situase em MPopo, perto de Cassinga. Nesta regio foram efectuados numerosos trabalhos de prospeco sem que, no entanto, se tenha chegado explorao do ouro. Consta que grande quantidade de ouro foi obtida nesta regio, mediante trabalhos muito rudimentares, antes da mesma fazer parte do actual exclusivo de pesquisas da Sociedade Mineira do Lombige. Aguarda-se um estudo intensivo desta regio.

2.1.6- Diversos

Como ocorrncias ainda menos reconhecidas podem citar-se as de Capangombe (M.3) no distrito de Momedes (possivelmente em files de quartzo) e as de Vimpongos e Pedra Grande (M.2) na regio cuprfera tambm do distrito de Momedes, em que o ouro ocorre associado aos minrios de cobre. Citam-se ainda outras, na regio de Caquete (J.5), no distrito do Huambo.
7

2.2- PRATA Grande parte da produo mundial de prata obtida como subproduto da explorao de ouro e de minrios de cobre, zinco e chumbo. Em Angola foi assinalada a existncia de galena argentfera no vale do rio Caxibo (F.4), nas proximidades da mina de ferro de MBassa. Nas ocorrncias de cobre de Cuio (I.3), a sul-sudoeste de Benguela, encontram-se blocos de galena, provavelmente argentfera. Como estas ocorrncias foram consideradas sem interesse para os minrios a que a prata se encontra associada, o mesmo acontece para este metal, que s poderia vir a ser obtido como um subproduto. Houve, nos Servios de Geologia e Minas, manifestos de prata anteriores a 1948, em locais que no foram visitados por tcnicos idneos. Posteriormente a esta data, parece ter decado pela pesquisa da prata.

2.3- CRMIO, NQUEL E PLATINA No estado actual do conhecimento geolgico e mineiro da Provncia, ocorrncias de cromite limitam-se s que se conhecem na regio do Morro Vermelho (M.1), no deserto de Momedes, a sul da Baa dos Tigres e junto ao rio Salgado (O.2). Na primeira das regies citadas, junto ao mar, afloram dunitos com cromite muito disseminada. As concentraes anormais so raras e as que foram reconhecidas at esta data, so de baixo teor. Segundo consta, existe ainda cromite nas margens do rio Salgado (O.2), afluente do Cunene, tambm conhecido por rio Canduati. Esta cromite, em teores muito baixos, ocorre em rochas concrecionadas de classificao mal definida que, ao que consta, conteriam tambm algum nquel. Numa amostra isolada, proveniente desta zona, ensaio qumicos denunciaram a presena deste metal numa percentagem da ordem dos 0,26%. No Morro Vermelho h tambm indicao da existncia de nquel embora em concentraes de baixo teor. Os Servios de Geologia e Minas estudaram recentemente a regio, utilizando mtodos geofsicos. Aguarda-se a execuo dos trabalhos de pesquisa recomendados para se avaliar o seu eventual interesse econmico. Por outro lado, a geologia desta regio parece favorvel existncia de platina mas no se obteve ainda, qualquer confirmao neste sentido.

2.4- COBRE Os minerais do cobre esto largamente distribudos na Provncia de Angola. Os trabalhos mineiros efectuados sobre algumas ocorrncias, no conduziram, no entanto, a resultados definitivos, pelo que o seu interesse econmico no foi ainda completamente determinado. Muitas delas so concentraes secundrias de pequena extenso, sem ligao directa com depsitos primrios. Tais so os casos da ocorrncia de Zenza do Itombe, de muitas impregnaes em sedimentos porosos e em zonas de fractura, de incrustaes ou indutos em planos de fracturas, etc. As cores vistosas dos minerais carbonatados e silicatados de cobre do, por vezes, uma ideia falsa do valor dos ndices. As ocorrncias conhecidas, deste tipo, so de um modo geral, constitudas por carbonatos, com predomnio da malaquite. A crisocola tambm vulgar. A calcocite o sulfureto mais frequente, sendo raros a cuprite e o cobre nativo. H ocorrncias, como as da regio de Momedes, que tudo indica serem de origem hidrotermal. Neste caso, os minrios ocorrem em filonetes e massas lenticulares de quartzo, na vizinhana de granitos; a maioria constituda por minrios oxidados mas ocorrem tambm alguns compostos primrios, representados por sulfuretos. Alm daquelas, esto tambm relacionados com aces hidrotermais, os depsitos metassomticos de substituio, em calcrios, que constituem os jazigos mais importantes, at agora descobertos em Angola Mavoio e Tetelo. Nestes jazigos as concentraes de minerais de cobre apresentam-se sob a forma de massas em calcrios do Xixto-Calcrio e ainda em impregnaes nos grs do Xisto-Gresoso. De acordo com os dados existentes nos Servios de Geologia e Minas, a produo minrios de cobre, na Provncia, entre 1939 e 1963, foi de cerca de 170.000 toneladas, provenientes das minas de Bembe e Mavoio.

2.4.1- reas do Mavoio e Bembe 2.4.1.1- Mavoio (C.5) Mavoio Cerca de 25 quilmetros a sul de Maquela do Zombo situam-se as minas de Mavoio e Tetelo. A regio , litologicamente, constituda por camadas sedimentares subhorizontais, apresentando, de onde em onde, fracos enrugamentos. Um complexo sistema de falhas estende-se at cerca de 100 quilmetros para sul, sendo o mais importante destes acidentes conhecido por falha das hematites. Com ela se relaciona a mineralizao cuprfera observada nesta zona.

A mina do Mavoio, activamente explorada at recente data, situa-se no muro da falha das hematites; a mina de Tetelo fica cerca de 1 quilmetro a norte da mina do Mavoio. Este depsito, de origem metassomtica, constitudo por uma massa irregular, de minrios de cobre, encaixada em calcrios da srie do XistoCalcrio.

O minrio do Mavoio , essencialmente, de dois tipos:

- Minrio primrio: constitudo por sulfuretos (calcopirite, bornite e calcocite), que ocorrem em dolomitos e calcrios dolomticos. O cobre nativo raro; encontra-se, localmente, galena e pirite. - Minrio secundrio: resultante da oxidao do minrio primrio, representado por terras negras ferruginosas, contendo fragmentos de malaquite, cuprite e azurite, com concentrao espordicas de calcocite e impregnaes de silicatos de cobre. A hematite , localmente, abundante. O minrio, at h algum tempo explorado, apresentava cerca de 10% de cobre. Existem ainda grandes reservas de minrio de baixo teor (2%a 3% de cobre). O minrio deste jazigo contm um baixo teor de cobalto. A mina de Mavoio foi encerrada, por se ter verificado o esgotamento do minrio de teores mais elevados.

2.4.1.2- Tetelo (C.5) Este jazigo, onde aparecem calcopirite, calcocite e pirite, associados a minerais de cobalto, ocorre em zonas de falha e de brecha, podendo ainda observar-se a presena daqueles minerais disseminados na rocha encaixante. O minrio, obtido no decurso dos trabalhos efectuados na mina de Tetelo, apresentava um teor de 8% de cobre e 1% de cobalto.

2.4.1.3- Bua (C.5) Cinco quilmetros a sudoeste do Mavoio, existiu um pequeno depsito de minrios de cobre, que foi completamente esgotado. Foram dele extradas pouco mais de 100 toneladas de concentrados de cobre e algumas toneladas de galena. A mineralizao consistia em grandes blocos de hematite e limonite em associao irregular com sulfuretos ( calcocite e, ocasionalmente, galena e blenda), acompanhados de incrustao e agregados fibrosos de malaquite.

2.4.1.4- Bembe (D.4)

10

O depsito do Bembe, conhecido de longa data, foi explorado no comeo da ltima conflagrao mundial. Situa-se perto da povoao do mesmo nome, no distrito do Uge. As camadas das sries do Xisto-Gresoso e Xisto-Calcrio, nas quais o depsito se inclui, apresentem-se enrugadas e cortadas por uma falha inversa a falha do Bembe conhecida numa extenso de cerca de 2 quilmetros. Nos calcrios, existem cavidades preenchidas, que contm minrios secundrios de cobre, especialmente malaquite. Foram exploradas algumas bolsadas, muito ricas. A mineralizao primria encontra-se, provavelmente, nos grs e nos xistos do Xisto-Gresoso, onde se verifica a presena de uma mineralizao disseminada, constituda por pirite, acompanhada por pequenas quantidades de sulfuretos de cobre. Apesar de alguns trabalhos de reconhecimento efectuados mais recentemente, nada se concluiu ainda quanto viabilidade econmica do recomeo de explorao deste depsito. Na vizinhana do Bembe encontra-se, por vezes, malaquite dispersa no solo, como sucede, por exemplo, na encosta norte da serra do Sangue e nas proximidades da povoao de Xinga.

2.4.2- Ocorrncias Diversas, de menor importncia (C.D.3, 4, 5) 2.4.2.1- Lucossa Esta ocorrncia situa-se cerca de 10 quilmetros a sulsudoeste do Mavoio, na falha Sacala, continuao da falha das hematites. A situao geolgica e o tipo de mineralizao so similares ao depsito de Tetelo. Todavia o jazigo , aparentemente, de muito menor importncia. 2.4.2.2- Dongue Cerca de 5 quilmetros a sul-sudoeste de Lucossa, numa zona de brecha, tambm na falha Sacala, ocorre uma notvel concentrao de pirite. Localmente, esta pirite, apresenta mais de 5% de cobre. 2.4.2.3- Sumba e Quiganga - Cerca de 75 quilmetros a sudoeste de So Salvador, na rea de NZauevua, pequenas zonas de brecha, nos calcrios, contm concentraes, aparentemente pouco importantes, de calcopirite, bornite, calcocite e malaquite. Os locais em que tal se verifica so conhecidos pelas designaes de Sumba e Quigunga. 2.4.2.4- Uonde Os montes Uonde, cerca de 60 quilmetros a sul-sudoeste de Bembe, so parcialmente constitudos por xistos com clorite e moscovite. Em certas zonas, estes xistos apresentam indutos de minrios de cobre nos planos de xistosidade.

11

2.4.2.5- Lefunde Cerca de 20 quilmetros a sudoeste de Mavoio encontra-se uma rea restrita, onde, em vrios locais, aparecem ndices de cobre sob diversas formas ndulos e filonetes de malaquite, pequenas bolsadas de sulfuretos, nomeadamente covelite, etc.

2.4.3- Zenza do Itombe (F.4)

Esta ocorrncia, de origem indiscutivelmente sedimentar, constituda por minrios de cobre disseminados num grs feldsptico. A zona mineralizada interessa camadas cretcicas. O minrio essencialmente formado por malaquite, com azurite e alguma crisocola, a que se associam alguns xidos. Realizaram-se trabalhos de prospeco e pesquisa, que provaram a existncia de um depsito de extenso considervel. Todavia o seu valor econmico no foi ainda, definitivamente, estabelecido. As anlises qumicas de amostras selecionadas conduziram determinao de teores inferiores a 2% em cobre.

2.4.4- Dange-ia-Menha (F.4) Em Quimangondo e neutros locais na vizinhana de Dange-ia-Menha, verifica-se a existncia de ndices de cobre, que motivaram alguns trabalhos de prospeco. Infelizmente, tais trabalhos no conduziram a resultados encorajadores, porquanto, praticamente, s se encontraram indutos de malaquite nas fracturas, que se observam nos gnaisses. 2.4.5- Regio de Benguela (I.J.3)

Na regio de Benguela conhecem-se vrias ocorrncias de minrios de cobre, geralmente localizadas nos nveis da base do conjunto sedimentar, nas proximidades do contacto com as rochas do Complexo de Base. No ltimo quartel de sculo XIX foram efectuados trabalhos sobre as ocorrncias em causa, especialmente no Bipio e num local designado por English Mine, mas os resultados desses trabalhos no foram de molde a conduzir explorao do cobre. Estas ocorrncias so, essencialmente, representadas por impregnaes de malaquite associada, nalguns pontos, a abundantes xidos de ferro, em grs e conglomerados. A mineralizao, lenticular, que, em certos casos, tende a seguir a estratificao pouco persistente.

12

Em English Mine a elevada inclinao das camadas interessadas d por vezes, s lentculas mineralizadas, a aparncia de files. Ainda na regio de Benguela, as ocorrncias de Cuio e Huche, so de significado econmico mal conhecido, admitindo-se, no entanto, que no tm realmente interesse econmico. Entre 1861 e 1863, foram efectuados trabalhos mineiros nas proximidades de Cuio. Os resultados no teriam sido animadores e, consequentemente, os trabalhos foram abandonados. Posteriormente, no fim do sculo XIX, voltaram a efectuar-se a trabalhos de pesquisa que tambm no foram coroados de xito.

2.4.6- Caquete (J.5)

Em Caquete, cerca de 34 quilmetros a sul de Cuma, realizaram-se diversos trabalhos mineiros, para identificao duma ocorrncia de minrios de cobre, numa regio que, geologicamente, se situa na zona de contacto das rochas granticas com grs e quartzitos pr-cmbricos. A mineralizao, que consiste de malaquite, azurite, crisocola e raramente calcopirite, concentra-se, em geral, em zonas de fractura. Tambm se verifica a ocorrncia de pirite com vestgios de ouro e prata. O depsito apresenta-se fortemente oxidados e as caractersticas sugerem uma origem hidrotermal, geneticamente relacionada com granito. At ao presente, as tentativas realizadas para a explorao deste depsito no foram coroadas de xito.

2.4.7- Caviande (J.3) Esta ocorrncia s recentemente despertou algum interesse, ao contrrio da maior parte das ocorrncias de Angola, que j eram conhecidas no princpio do sculo. Situa-se na regio de Quilengues, entre as povoaes do Impulo e Bolenguera, cerca de 35 quilmetros a norte da primeira e constituda por um sistema de files de quartzo, mineralizados, encaixados em granitos e granitos gnissicos, que tambm se apresentam atravessados por diques de pegmatitos e de aplitos. A mineralizao constituda por calcocite, em pequenos agregados e filonetes, no quartzo e, mais raramente, por pontuaes e bornite. Como mineralizao associada encontra-se, frequentemente, hematite especular. Nos afloramentos e nas superfcies mais expostas das fracturas, dos files e do granito encaixante, observa-se a existncia de malaquite e, mais raramente, de azurite. Foram detectados vestgios insignificantes de ouro e prata.

13

A possana mdia das fices muito pequena (0,20 a 0,30 metros) e o teor mdio da ordem de 0,1% em cobre, embora se tenham assinalado teores de 1%, num filo de 0,37 metros de possana mdia. Do estudo realizado concluiu-se que esta ocorrncia, por si s, no apresenta, de momento, interesse econmico, embora constitua um ndice, que levou os Servios de Geologia e Minas a efectuar o levantamento geolgico e prospeco sistemtica de uma extensa rea em redor de Caviande. No entanto, at data, no foi encontrada qualquer ocorrncia digna de interesse.

2.4.8- rea de Momedes (L.M.2)

Em vrios locais, a nordeste e a nor-nordeste de Momedes, especialmente nas regies de Giral, Vimpongos, Pedra Grande e Capangombe, aparecem files e massas lenticulares de quartzo mais ou menos mineralizadas, com minrios de cobre, nos contactos dos granitos com as rochas do Complexo de Base ou ainda no prprio granito. A mineralizao essencialmente constituda por malaquite e crisocola (em menor quantidade) e, ocasionalmente, por bornite e calcopirite. Pequenas quantidades de ouro esto associadas mineralizao cuprfera. Estes depsitos, de origem hidrotermal, apresentam as caractersticas de uma fase remnant de mineralizao. Falharam todas as tentativas efectuadas h anos, para a explorao destes depsitos; encontram-se abandonados os trabalhos mineiros ento realizados. Todavia, deve acrescentar-se que, neste momento esto em curso, na regio de Pedra Grande (Caraculo), trabalhos de prospeco e pesquisa promovidos pela Companhia Mineira do Lobito. A par destas, pode ainda citar-se e existncia, no distrito de Momedes, de ndices de minrios de cobre, especialmente de compostos secundrios, na regio de Chapu Armado, ocorrendo ora em files de quartzo ora em zonas de fractura nos granitos.

2.4.9- Brutu (M.2)

A ocorrncia de Brutu, situada na circunscrio de Porto Alexandre, cerca de 120 quilmetros e sudeste de Momedes foi manifestada com jazigo de cobre. Contudo, pouco se conhece acerca do valor desta ocorrncia, constituda por filonetes de quartzo mineralizados, encaixadas numa rocha gnaissosa, alterada. O minrio constitudo por malaquite e crisocola, dispostas nas juntas e

14

microfracturas da rocha encaixante e nos filonetes de quartzo. Aguarda-se o estudo pormenorizado desta ocorrncia.

2.4.10- rea do Curoca (N.2) No sul de Angola, na regio do Curoca, existem diversas ocorrncias de minrios de cobre, largamente dispersas, e de significado ainda no determinado. Assinalamos de entre elas as de Caiombo, Cambeno, Iona, Cuto, Cariata, Cabea da Velha, Onccua, Janjafemo, rio dos Elefantes e Montenegro.

2.4.11- rea de Menongue (L.7) Na rea de Menongue, nas proximidades de Serpa Pinto e ainda numa extensa regio, que se prolonga para sul e sudoeste daquela localidade, encontram-se ocorrncias de minrios de cobre. Essencialmente, distinguem-se dois tipos de ocorrncia: a) Impregnao cuprferas em rochas eruptivas; b) Files de caractersticas mal definidas, e massas lenticulares de quartzo, com mineralizao cuprfera, idntica das impregnaes do primeiro tipo. A mineralizao, que se observa, abundante. Os minerais mais vulgares so malaquite, crisocola, azurite e calcocite, sendo a calcopirite extremamente rara. As ocorrncias que foram alvo de melhor investigao so as de Menongue Velho e Menongue Novo, perto de Serpa Pinto, e a de Caiundo, a pouco mais de uma dezena de quilmetros para sul. A ocorrncia de Menongue Velho englobase no tipo a) e as outras duas no tipo b) sobre estas trs ocorrncias incidiram vrios trabalhos de prospeco e pesquisa mas os resultados ento obtidos no foram muito animadores. Uma Brigada dos Servios de Geologia e Minas realizou, nesta regio, nos anos de 1961 e 1962, trabalhos de prospeco geoqumica e geofsica, que conduziram descoberta de numerosas ocorrncias de cobre. Verificou-se, deste modo, que a rea mineralizada bastante mais vasta do que at a se admitia e, por outro lado, aumentaram tambm as possibilidades de se encontrar um jazigo explorvel visto que apareceram ocorrncias de novo tipo. No entanto, no possvel tirar qualquer concluso acerca do valor econmico da rea mineralizada, antes da execuo de sondagens de pesquisa.

2.4.12- Alto Zambeze Tambm, nesta regio, h indicaes da existncia de minrios de cobre.

15

O valor econmico das ocorrncias de cobre do Alto Zambeze no est ainda convenientemente determinado, estando actualmente em curso o estudo pormenorizado das mesmas.

2.4.12.1- Malomba (I.13) At ao momento, so estas as ocorrncias mais conhecidas no Alto Zambeze. A mineralizao identificada constituda por calcocite, calcopirite, malaquite e pirite, ocorrendo num conjunto metasedimentar bastante dobrado, em que dominam argilitos e siltstones, numa rea a sudeste de Calunda e a norte de Malomba, entre o rio Macondo e Niela e ainda na margem esquerdado rio Manhinga. O seu estudo, efectuado pela Companhia Exploraes Mineiras Angolanas, que opera na regio, parece ter conduzido a resultados animadores, uma vez que as ocorrncias encontradas mereceram da parte daquela Sociedade interesse suficiente para que fosse estabelecido um plano de sondagens de pesquisa, que est em curso.

2.4.12.2- Luhunza e Txiila (H.13) Ainda no Alto Zambeze, a sul do rio Luizabo, nas margens dos rios dos mesmos nomes, situam-se as ocorrncias designadas por Luhunza e Txiila. A importncia destas ocorrncias no ainda devidamente determinada mas, no estado actual do conhecimento, parecem apresentar menos interesse que as de Malomba.

2.4.13- Diversos (F.7) Em 1964 foram manifestados vrios jazigos de cobre correspondentes a ocorrncias localizadas nas proximidades de X-Muteba (5 de Outubro). Os trabalhos efectuados, at ao momento, no so de molde a permitir qualquer afirmao de valor acerca destes depsitos. Prev-se no entanto, para breve, a execuo de trabalhos de pesquisa. 2.5- ZINCO, CHUMBO E VANDIO

Registaram-se, at ao momento, os depsitos de minrios de zinco, chumbo e vandio abaixo indicados, cujas produes registadas foram, respectivamente, de 1.151,86 e 940 toneladas.

16

A produo destes minrios proveio, na sua totalidade, dos depsitos existentes no norte da Provncia, na rea concessionada Empresa do Cobre de Angola.

2.5.1- Mavoio, Bua e MBilo (C.5) Galena e blenda ocorrem nos calcrios pr-cmbricos, em depsitos de substituio, irregulares, e ao que se supe, demasiado pequenos para explorao econmica. No minrio primrio de Mavoio aparece, por vezes, galena como mineralizao acessria. No jazigo de cobre de Bua, foi tambm verificada a existncia de galena. Em MBilo, onde mineralizao principal constituda por smithsonite, aparece, acessoriamente, galena, blenda e cerussite. Este pequeno depsito foi objecto de curta explorao, encontrando-se praticamente esgotado.

2.5.2- Luide (B.5) Cerca de 3 quilmetros a sul da fronteira com a Repblica do Congo (Leopoldville) e cerca de 12 quilmetros a leste da povoao de Quimbata, ocorre um filo com mais de 0,20 metros de possana e que se pode seguir por mais de 20 metros, essencialmente constitudo por minrios de zinco, especialmente smithsonite, encaixado em calcrios do topo do Xisto-Calcrio.

2.5.3- Quimbumba e Quinzo (C.4) A ocorrncia de Quimbumba fica situada cerca de 50 quilmetros a sudoeste de Mavoio, na vertente norte da Serra do mesmo nome, que domina o vale do rio Lefunde, onde afloram calcrios do Xisto-Calcrio. Na parte superior destes calcrios aparecem vrios ndices de mineralizao plumbo-zincfera. Nesta ocorrncia foram efectuados trabalhos mineiros, que conduziram a resultados animadores e que aguardam continuao. A ocorrncia de Quinzo situa-se na margem direita do rio Lefunde, a norte das ocorrncias de Quimbumba. Trata-se duma ocorrncia de minerais de chumbo e vandio.

2.5.4- Lueca (C.4) A ocorrncia de Lueca, semelhante de Quinzo, situa-se entre o rio Lueca e Luango, cerca de 40 quilmetros a oeste da Damba e 75 quilmetros a sudoeste de Maquela do Zombo. Geologicamente, est situada na zona do sistema de falhas do Luango, na parte superior da srie do Xisto-Calcrio.

17

Trata-se dum pequeno depsito de minerais de chumbo e vandio. A mineralizao resultou da meteorizao do depsito de Quimbumba, vizinho deste, e constituda por vanadatos de chumbo em rochas brechides, fracturadas. Os vanadatos ocorrem em bolsadas de tamanho reduzido. Minrios oolticos de ferro, que aparecem superfcie (principalmente limonites), apresentam tambm teores relativamente altos de chumbo e vandio.

2.5.5- Caxibo (F.4) Perto do rio Caxibo, aproximadamente a meia distncia entre Zenza do Itombe e Dondo, ocorrem filonetes irregulares de calcite e galena, que no ultrapassam 2 centmetros de possana, cortando um granito gnissico do Complexo de Base. Trabalhos de prospeco denunciaram uma reduzida mineralizao, originada numa fase pegmattica.

2.5.6- Cuio (I.3) Em trabalho de J. Monteiro, publicado em 1875, refere-se que se encontraram, nas proximidades da Baa do Cuio, blocos de galena argentfera, em ligao com a ocorrncia de cobre, referida em 2.4.5. entre 1861 e 1863 foram a realizados alguns trabalhos mineiros, visando a explorao destas ocorrncias, talvez mais na mira da prata do que do chumbo (e at do cobre). Tanto a ocorrncia de galena de Cuio como a de Caxibo, representam fracas mineralizaes duma fase pegmattica, no se afigurando de interesse econmico. 2.5.7- Nova ocorrncia (D.3) Em 1964 foi manifestado um novo jazigo de zinco e chumbo, que corresponde a uma pequena ocorrncia verificada a norte do rio Uezo.

2.6- FERRO Sabe-se que, desde tempos remotos, os povos que se fixaram em Angola utilizaram minrios de ferro para a obteno de utenslios rudimentares. Serviram-se, para o efeito, de minrios de baixo teor, facilmente fusveis. Em 1767 foi tentada a instalao duma fundao, em Nova Oeiras, para utilizao dos minrios de MBassa mas, por dificuldades vrias, nunca chegou a funcionar satisfatoriamente. Pode dizer-se que os minrios de ferro esto bem distribudos por toda a Provncia e os depsitos conhecidos podem agrupar-se, fundamentalmente, em dois tipos:

18

a) Depsitos de segregao magmtica, em rochas bsicas. Os mais caractersticos deste tipo so os de Gambos e Chitado, com minrios ricos em titnio. O jazigo de MBassa inclui-se tambm neste tipo, embora com teores de titnio inferiores aos daqueles depsitos do sul da Provncia. b) Depsitos de hematite de gnese mal definida e, provavelmente, diferente de caso para caso. Incluem-se neste grupo os jazigos de Saia, Cuma e Cassinga e alguns dos jazigos da zona de influncia do Caminho de Ferro de Luanda. Quanto ao jazigo de Saia, segundo trabalhos recentemente efectuados, h a convico de que dever ser relacionada com a fase terminal de um magmatismo queratofrico, magmatismo esse ligado fase final do geossinclinal de Pungo Andongo. A hematite de Cassinga ocorre em quartzitos ferruginosos (banded ironstones), precmbricos. A par dos dois tipos de jazigos, atrs citados, outros existem, intermedirios, como os de Andulo e Bailundo. Indicam-se a seguir, genericamente, por zonas, de acordo com as possibilidades de escoamento (zonas de influncia dos caminhos de ferro) os principais jazigos conhecidos: - Caminhos de Ferro de Luanda: MBassa, Jangada, Cassala, Saia, Quissaquel, Quiala, Caho, Camoma-Quirima, Quibaba, Quitungo, Quitunda, Caalala, Zunge, Saraquete, Dazondo, Pamba, Quipipa e Quiama. - Caminho de Ferro de Benguela: Chilesso (Andulo), Bailundo, Cuma e Chindonga. - Caminho de Ferro de Momedes: Cassinga, Dongo, Gambos e Chitado. No esto ainda rigorosamente determinadas as reservas dos depsitos atrs referidos. Apenas em alguns deles foram executados trabalhos mineiros, que permitiram s respectivas concessionrias, o estabelecimento de planos de explorao. Pode, todavia, afirmar-se que so muito abundantes, em Angola, os minrios de ferro e estimam-se as reservas conhecidas em mais de uma centena de milhes de toneladas. Actualmente, todos os minrios explorados se destinam exportao, que tem lugar pelos portos de Luanda, Lobito e Momedes. Nos ltimos anos, Angola produziu e exportou mais de quatro milhes e meio de toneladas de minrio de ferro.

2.6.1- MBassa, Quileco, Jangada, Cassala e Caho (F.4)

19

Estes jazigos, situam-se junto ao rio Lucala, a sudeste de Zenza do Itombe, entroncamento ferrovirio do Caminho de Ferro de Luanda com o ramal do Dondo. A mineralizao constituda, em MBassa, por massas de titano-magnetite em rochas ligadas ao Complexo de Base, em que predominam gnaisses, granitos, etc. Os jazigos de Jangada e Cassala so constitudos por amas de titanomagnetite em noritos e hiperitos, que representam o ltimo termo duma srie charnoqutica. Vrias hipteses podem ser admitidas para a gnese destas formaes bsicas e ultrabsicas, cujo carcter intrusivo no evidente. Como quer que seja, os amas de titano-magnetite correspondem a uma remobilizao de quartzitos ferruginosos, em ligao com a basificao por instruso ou metassomatose duma srie metamrfica. O minrio , como se disse, constitudo por magnetite titanfera e alguma hematite.

2.6.2- Saia, Tumbi e Quissaquel (F.5)

Na regio dos montes Tumbi e Saia, cerca de 23 quilmetros a sul-sudoeste de Lucala, estao do Caminho de Ferro de Luanda, conhecem-se tambm vrios depsitos, essencialmente constitudos por hematite, muitas vezes de estrutura miccea. Esto situados entre os rios Lucala e o seu afluente Zunguege, numa zona de contacto o Complexo de Base e as rochas grauvquicas e diabsicas do sistema do Congo Ocidental. O minrio ocorre em massas lenticulares, que deram lugar ao aparecimento de extensos eluvies. Esto em curso estudos para melhor conhecimento do interesse mineiro da regio.

2.6.3- Quiala

Este jazigo constitudo por magnetites e hematites, que ocorrem em depsitos eluvionares e em pequenas massas filoneanas.

2.6.4- Cassala, Caho, Camoma-Quirima, Quibaba, Quitungo, Quitunda, Caalala, Zunge, Saraquete, Dazondo, Pamba e Quipipa. Estudos recentes demonstraram a existncia, nesta zona, de grandes reservas de taconitos, em que a magnetite ocorre mais ou menos martitizada, e de jaspilitos.

20

Trata-se de quartzitos com magnetite (taconitos) e quartzitos com hematite (jaspilitos), ocupando grandes reas, num e noutro lado do Caminho de Ferro de Luanda, distribuindo-se numa extenso de cerca de 100 quilmetros ao longo daquela via, para alm de Quilungo. Deve notar-se que nalguns locais acontece os jazigos serem de mais que um tipo, como se verifica, por exemplo em Cassala, Caho, etc.

2.6.5- Quiama (F.G.4)

A parte central dos depsitos da Quiama situa-se cerca de 30 quilmetros a sul da vila do Dondo. Predominam na regio granitos, gnaisses e retalhos, residuais, de formaes precmbricas, anteriores ao sistema do Congo Ocidental. O minrio , fundamentalmente, constitudo por hematite, que ocorre quer em quartzitos ferruginosos quer em zona de fractura, interessando formaes conglomerticas, associado, por vezes, a minerais de mangans. Existem tambm eluvies contendo blocos de minrio de grandes dimenses.

2.6.6- Essale, Sambundi e Saraquete (Andulo) (H.6)

O jazigo conhecido pela designao de Andulo, situa-se cerca de 20 quilmetros a sul-sudoeste da vila do mesmo nome, e tambm conhecido por Chilesso. As principais ocorrncias encontram-se nos morros Essale, Sambundi e Saraquete, que fazem parte duma estrutura em anel. A zona j foi estudada com certo pormenor, tendo o depsito de Essale sido considerado o mais prometedor. Este depsito foi alvo de explorao experimental visando a exportao de amostras para ensaios industrias. O minrio , essencialmente, constitudo por hematite, com alguma magnetite, de bom teor em ferro mas com algum fsforo o titnio.

2.6.7- Bailundo (I.5, 6)

Cerca de 18 quilmetros a nordeste de Vila Teixeira da Silva ocorrem, numa vasta rea, minrios de ferro de tipo semelhante aos do Andulo, relacionados com uma estrutura em anel, em que abundam carbonatitos. So comuns os depsitos eluviais, que foram explorados durante certo tempo, para obteno de minrio que, misturado com a hematite do Cuma, poderia ser exportado sem exceder, em conjunto, os limites admissveis dos elementos nocivos para a metalurgia do ferro.

21

As massas de hematite e magnetite in situ, que, neste depsito aparecem de modo mais evidente do que no Andulo, em ligao com os carbonatitos, no atingem as dimenses das que foram reconhecidas no morro Essale. 2.6.8- Luimbale (I.5) Nas proximidades da povoao do Luimbale existe uma ocorrncia de ferro do tipo da do Bailundo, embora menos importante.

2.6.9- Cuma (J.5) Numa extensa rea, que se situa cerca de 60 quilmetros para sul de Robert Williams, tendo como centro a povoao de Cuma, ocorrem depsitos eluviais e massas de hematite, com alguma magnetite, que tm constitudo objecto de importante explorao. A gnese destas massas de hematite no est ainda devidamente esclarecida, admitindo-se no entanto que sejam de origem sedimentar, relacionada com deposio das rochas do Pr-cmbrico mdio a superior, sobreposta por uma aco hidrotermal, posterior. Este depsito est, actualmente, muito prximo do esgotamento, dada a explorao intensiva de que foi alvo.

2.6.10- Chindonga (J.5)

A sudeste do Cuma, junto do rio Cunene, existem ocorrncias de minrios de ferro, similares quela. Citam-se como mais importantes as de Chindonga, Gunge e Chiviri. As reas do Cuma e Chindonga podem considerar-se como constituindo um distrito metalognico de ferro, pela abundancia de ocorrncias a assinaladas. 2.6.11- Cassinga (M.6) Data de 1908, o conhecimento da existncia de minrios de ferro na regio de Cassinga. Nesta regio predominam as rochas do Complexo de Base, representado por granitos e gnaisses, a que se associam xistos e quartzitos pr-cmbricos. Em 1953, a Sociedade Mineira do Lombige obteve um exclusivo de pesquisa e explorao mineira, numa rea de 55.000 quilmetros quadrados, que engloba a regio de Cassinga.

22

A partir de 1958 aquela Sociedade iniciou estudos e trabalhos mineiros com vista ao conhecimento das ocorrncias de minrios de ferro. A partir desses estudos, que ainda prosseguem nesta data, foi possvel selecionar duas reas de minrios de ferro - Zona Sul de Cassinga e Zona Norte de Cassinga. Em cada uma das reas foram assinaladas diversos jazigos de minrios de ferro, de grande interesse, nos quais predomina a hematite. Na Zona Sul de Cassinga, existem trs tipos de minrio de ferro:

Massas de hematite de alto teor Aparecem nos contactos de rochas itabirticas com rochas xistentas que lhes so subjacentes, ou includas nas rochas itabirticas. Encontram-se afloramentos destas massas nas montanhas designadas Tchamutete e Campulo, que deram os nomes aos respectivos jazigos. Estes afloramentos devem corresponder eroso de dobras. Nas massas, apresenta-se o minrio compacto, ou com intercalaes de rochas xistentas e itabirticas; o caso das massas de hematite no Tchamutete, cuja possana chega a atingir trinta a quarenta metros. No jazigo de Campulo a hematite frequentemente frivel e com intercalaes xistentas, no se observando o tipo compacto, que ocorre no Tchamutete. A eroso destas massas originou interessantes jazidas de minrio eluvionar, que tm sido exploradas desde h alguns anos.

Jazigos residuais e eluvionares A gnese destes jazigos relaciona-se com fenmenos de alterao e de redeposio da hematite das rochas itabirticas, das quais resultou um enriquecimento em minrio de ferro. Estes minrios de alto teor, localmente denominados chapinha ou pebble ore, so susceptveis de fcil concentrao e aproveitamento. Conhecem-se jazigos deste tipo em Tchamutete, Campulo, Matote, Baca-IaMitcha, Gimbo, Cachibamba e Mutango-Capungo. Finalmente, o ltimo tipo de minrios de ferro, constitudo pelas prprias rochas itabirticas, que correspondem s reservas mais vastas. So todavia jazigos de baixo teor.

23

Na Zona Norte de Cassinga os jazigos conhecidos so do tipo residual e eluvionar - chapinha ou pebble ore. At data, conhecem-se os seguintes jazigos com reservas bastante interessantes: Jamba, Cateruca, Issaca, Mavulo e Indungo.

2.6.12- Dongo (L.5) Nas proximidades da povoao do Dongo, estao do Caminho de Ferro de Momedes, verifica-se a existncia de ocorrncias de minrios de ferro essencialmente representados por hematite. O minrio aparece como constituinte de quartzitos ferruginosos, muito enrugados, de formaes precmbricas que ocorrem sobre as rochas do Complexo de Base (granitos e gnaisses), que tambm afloram na regio. Estas ocorrncias so, aparentemente, do tipo das de Cassinga. Os escassos trabalhos de pesquisa efectuados no esclareceram ainda a extenso do jazigo.

2.6.13- rea dos Gambos, Chiange (M.3.4) e Chitado (0.3)

Na regio de Gambos, e para Sul, numa vasta rea entre os rios Curoca e Cunene, existem vrias ocorrncias de titano-magnetites. So depsitos ainda mal conhecidos, representados, em especial, pelas ocorrncias de Gambos, Ompau, Mucuma, Tchimbuca, Chalembe, Birambundo, Mitengue, Rio de Areias, Capuli, Chaonga, Pehongo, Chicongo, Sarraquete, Pedra Manha, Chileva e Chiange, e ainda pelas ocorrncias de Tongo e Cabcua, todas elas associadas extensa mancha gabro-plagioclastica, que ocorre no sul da Provncia. Dado o teor em titnio, demasiado elevado no tem merecido interesse para explorao. Junto ao rio Cunene, perto da povoao do Chitado, encontra-se uma ocorrncia de titano-magnetite, cuja gnese parece estar relacionada com a existncia de plagioclasitos e sienitos nefelnicos. Embora pouco se conhea quanto importncia das reservas, o principal problema consiste na dificuldade de utilizao de minrios de ferro com elevado teor em titnio, como o caso destas titano-magnetites. No entanto, o estudo da sua utilizao est actualmente em curso e a evoluo das tcnicas siderrgicas, permite encarar a possibilidade do aproveitamento de minrios titanados, num futuro mais ou menos prximo.

2.6.14- Regio do Curoca (N.2)

24

No decurso de trabalhos de geologia efectuados, h alguns anos, nesta regio, foram assinaladas ocorrncias de minrios de ferro nas reas de Quidenacaupe, Buacan, Onongongu e Techombuto. O seu interesse econmico no foi, at data, devidamente esclarecido mas tudo leva a crer no ser grande.

2.6.15- Alto Zambeze (I.13) Estas ocorrncias situam-se, junto de afluentes do rio Zambeze, numa rea situada cerca de 300 quilmetros a Sudeste da estao de Vila Teixeira de Sousa, no Caminho-de-ferro de Benguela. Das diversas ocorrncias merecem destaque as de Negiu, Manhinga e Lutaco, dos nomes de rios em cujas proximidades se verificam. O minrio , essencialmente constitudo por hematite, que ocorre em formaes precmbricas, dolomticas e siliciosas. As ocorrncias foram objecto de alguns trabalhos de pesquisa ainda insuficientes para uma avaliao segura do seu eventual valor econmico. O facto das ocorrncias se situarem, aproximadamente a 1.300 quilmetros do porto do Lobito, constitui um srio obstculo explorao destes minrios.

2.6.16- Diversos Alm do que atrs se disse, em relao aos minrios de ferro de Angola, pode ainda referir-se a existncia em vrios locais, de rochas laterticas e limonticas, em areias e grs dos Sistemas do Kalahari e do Karroo. Foram minrios deste tipo, de baixo teor, que, em pocas recuadas, foram utilizados para obteno de ferro em fornos rudimentares. No apresentam, actualmente, qualquer interesse econmico.

2.6.17- Novas ocorrncias (H.4, M.3) Em 1964 foram manifestados nos Servios de Geologia e Minas vrios jazigos de ferro, que correspondem a outras tantas pequenas ocorrncias, descobertas nas regies a Norte de Vila Nova de Seles e a sul de Conda. So indicadas na carta sob a designao de NGunza. No tendo ainda sido devidamente estudadas desconhece-se o interesse destas ocorrncias.

25

2.7- MANGANS Os minrios de mangans encontram-se largamente espalhados por todo o territrio de Angola, mas poucos so os depsitos j estudados em pormenor. Actualmente, encontram-se paralisadas as exploraes, que tiverem lugar, principalmente, em Quiaponte, Quicuinhe, Quiculo, Quitota e Gungungo, isto , zona do Caminho de Ferro luanda-Malanje, com centro na povoao do Lucala. Esta regio pode considerar-se um distrito metalognico para ferro e mangans. Entre 1943 e 1962 foram extradas cerca de 443.000 toneladas de minrios de mangans. De uma maneira geral, o minrio de mangans, consiste, em psilomelana macia, por vezes com magnetite associada. Ocasionalmente, encontra-se ainda pirolusite e wad. Aparte esta vasta rea mineralizada, todas as restantes ocorrncias, conhecidas, parecem pouco extensas, embora se deva, em boa verdade, acrescentar que um grande nmero destas ltimas no foi ainda convenientemente estudado. , em resumo, o seguinte, o que se conhece, na Provncia em relao ao mangans: 2.7.1- Regio do Maiombe 2.7.1.1- Mazinga (A.2) No morro Mazinga, no distrito de Cabinda, foi encontrada uma ocorrncia constituda por xidos de mangans (psilomelana e pirolusite) intercalados em grs. A sua extenso no conhecida. 2.7.1.2- Ganda-Congo (A.2) Ainda em Cabinda, cerca de 40 quilmetros a Oeste-sudoeste de Mazinga, foram encontrados blocos com minrios de mangans, intercalados em formaes xistosas, na regio de Ganda-Congo. 2.7.2- Regio do Lucala 2.7.2.1- Quicuinhe (F.5) O depsito de Quicuinhe apresenta-se como um filo irregular, mineralizado com xidos de mangans, intercalado em rochas muito fracturadas do Complexo de Base. A par daqueles xidos aparecem ainda, na rocha encaixante, filonetes de rodonite. Este depsito foi objecto de importantes trabalhos de pesquisa e explorao.

26

2.7.2.2- Quitota (F.5)

Na Quitota, prximo do rio Zunguege, ocorre mineralizao semelhante de Quicuinhe, em granitos e gnaisses do Complexo de Base, nos quais se verificaram intruses sienticas. Parece haver relao entre estas intruses sienticas e a fase da mineralizao com mangans. Tal como em Quicuinhe, o depsito foi submetido a intenso metamorfismo. O jazigo da Quitota engloba diversas ocorrncias, que foram objecto de explorao. 2.7.2.3- Gungungo (E.4) Junto ao rio Lombige, cerca de 55 quilmetros a Norte de Salazar, existe o jazigo de Gungungo, localizado em xistos argilosos cortados por files de quartzo. 2.7.2.4- Quiculo (F.4)

Entre Zenza do Itombe e Canhoca, nas proximidades do Caminho de Ferro de Luanda, situa-se, na parte ocidental da zona mineralizada, o depsito de Quiculo. A paralisao da lavra dos jazigos desta zona, que acusam reservas considerveis, resultou da baixa de cotaes no mercado internacional destes minrios. provvel que a explorao venha a ser retomada brevemente, dado que se nota uma certa tendncia para cotaes mais elevadas. 2.7.3- Quiama (F.G.4) Este jazigo est ainda incompletamente estudado. O minrio do mesmo tipo do que ocorre na zona de Lucala (psilomelana, pirolusite e wad), verificandose que a mineralizao aparece em zonas de fractura, numa formao conglomertica, que ocupa depresses numa regio grantica. Os xidos de mangans so por vezes, acompanhados por minerais de ferro. At agora, os escassos trabalhos mineiros empreendidos no revelaram reservas significativas de qualquer dos minrios de mangans.

2.7.4- Capuia (H.6) Nesta ocorrncia, o minrio apresenta-se em ndulos numa camada aluvioeluvionar de extenso considervel. Trata-se, possivelmente, de um depsito secundrio, relacionado com a eroso de certas estruturas em anel e da deposio dos matrias provenientes destas. 2.7.5- Bela-Vista, Morro Chivanda (I.6 e J.5)

27

Estas ocorrncias no esto completamente estudadas. So dispares as opinies quanto origem do minrio que, no entanto, parece resultar de um processo de laterizao. 2.7.6- Longonjo (I.5) O minrio apresenta-se em eluvio irregular e constitudo por ndulos de xidos de mangans e outros metais. Foi classificado como do tipo de alterao pedolgica (laterizao) dos carbonatitos de uma estrutura em anel, que existe nas proximidades. 2.7.7- Capuca e Moma (I.6) Cerca de 35 quilmetros a Sul de Bela Vista, junto ao rio Cubango, localizaram-se as ocorrncias de Moma e Capuca, acerca das quais no existem elementos que permitam precisar a sua importncia. 2.7.8- Machimbundo (F.11) Junto estrada que liga as povoaes de Cassai e Chiluage, junto do rio Cassai, na fronteira leste de angola, existem ndices de minrios de mangans, ao que parece sob a forma de impregnaes em laterite e, por vezes, ndulos de wad. Aguarda-se a realizao de um estudo da regio no sentido de definir a natureza, tipo e importncia relativa desta ocorrncia.

2.7.9- Rio Lua e Muapa (H.13) Cerca de 2,5 Quilmetros a Sul-sudeste da confluncia dos rios Lua e Zambeze aparecem xidos de mangans, em quartzitos, granitos e gnaisses e ainda em ndulos laterticos nos solos residuais. Outro tanto se verifica nas proximidades da confluncia dos rios Zambeze e Muapa. So minrios de baixo teor, por vezes associados a minerais de ferro. Afiguram-se sem interesse econmico imediato.

2.7.10- Cangulo (L.2) Na Damba do Cangulo, prximo do local designado por Chapu Armado, ocorrem calcrios silicificados, cretcicos, mineralizados com xidos de mangans. A mineralizao, que se observa numa extenso de cerca de 7 quilmetros, irregular.

28

2.8- ESTANHO e VOLFRMIO So raras as ocorrncias de minrios de estranho e volfrmio. As que merecem referncia e que abaixo se enumeram situam-se, nas proximidades da linha do Caminho de Ferro de Benguela, entre Ganda e Nova Lisboa. 2.8.1- Ganda (J.4) Nas proximidades de Vila Mariano Machado, a Sudoeste do monte Epale, aparecem em granitos, em gnaisses e em files de quartzo, cassiterite e volframite. Estes minrios encontram-se muito disseminados, e os teores determinados revelaram-se baixos. 2.8.2- Cunhangamua (I.5) Entre Robert Williams e Nova Lisboa, junto ao rio Cunhangamua, aparecem, muito dispersas, cassiterite e volframite, em granulitos e files de quartzo. Esta ocorrncia conhecida de h muito mas, at data, no foi ainda suficientemente estudada. 2.8.3- Calenga e Vila Verde (I.5) De um e outro lado da estrada que liga Calenga ao Lpi observam-se duas ocorrncias de volframite, que se designam respectivamente por Calenga e Vila Verde. Estas ocorrncias verificam-se em files de quartzo, que cortam formaes sedimentares, precmbricas. A volframite, em alguns pontos, encontra-se em cristais bem desenvolvidos. Os teores determinados so baixos mas no foi feito ainda o estudo completo destas ocorrncias. 2.9- BERLIO Os ndices deste metal, segundo a documentao antiga, resumem-se ao aparecimento de alguns cristais em pegmatitos que ocorrem nos distritos de Luanda e da Hula nos locais denominados Mussaca-Saca (E.3) e Hamutenha (M.3), respectivamente. Admite-se que o berlio possa constituir um produto subsidirio da explorao da mica, mas actualmente, esta explorao apresentase bastante duvidosa.

2.10- RADIACTIVOS A partir de 1050, realizaram-se alguns trabalhos de prospeco, visando a descoberta de minrios radiactivo. Tais trabalhos, efectuados tanto pelos Servios de Geologia e Minas como por companhias concessionrias de exclusivos de pesquisa, no conduziram, no entanto, descoberta de qualquer ocorrncia de minerais radiactivos com teores interessantes.

29

Das indicaes que h, em Angola, sobre tais minerais, conclui-se que boa parte das ocorrncias conhecidas esto relacionadas com estruturas em anel. Estas estruturas, nas quais se encontram carbonatitos, situam-se nas proximidades de Longonjo, Coola, Chimboa, Bailundo, Sulima, Chianga, Capuia e Chilesso. Certas rochas destas estruturas apresentam, por vezes, radiactividade anormal. Referem-se a seguir os casos em que tal se verifica. 2.10.1- Longonjo (I.5) Esta ocorrncia encontra-se ligada a rochas com incluses de minrios de mangans. Anlises de algumas amostras mais representativas acusaram teores de urnio da ordem de 0,001%. 2.10.2- Bailundo (I.5) Estudos realizados na Junta de Energia Nuclear, sobre amostras colhidas nesta estrutura, conduziram classificao destas como carbonatitos, provavelmente com pirocloro, minerais de ferro, mangans e monazite. 2.10.3- Chianga (I.4,5) Amostras de tufos e brechas vulcnicas, colhidas nesta estrutura, apresentam radiactividade anmala. 2.10.4- Capuia (H.6) Nesta estrutura foi assinalada a presena de minerais de ferro e mangans, notando-se que as anomalias radiactivas se realizam sobre uma rocha, no identificada, de cor castanha com incluses de minerais de mangans. 2.10.5- Chilesso (H.6) Nesta estrutura os ndices radiactivos encontram-se ligados a rochas com apatite, a tufos vulcnicos e a rochas alcalinas muito alteradas. Foi assinalada a presena de minerais de nibio, tntalo e titnio. 2.10.6- Caquete (J.5) Nesta ocorrncia foi mineralizao de cobre e trio, em files de quartzo. Foi tambm assinalada a presena de pequenos cristais tabulares de torbernite. 2.10.7- Quizambilo (E.3) Ma mina de mica de Quizambilo, no campo pegmattico do Alto Dande, foi detectada a existncia de minerais radiactivos, particularmente minerais secundrios- autunite e torbernite. 2.10.8- Elege (F.5)

30

Prximo do rio Elege, no campo pegmattico entre Lucala e Quizenga, foram assinaladas ocorrncias de minerais radiactivos. Verificou-se que esto associadas a pegmatitos grficos, que atravessam uma mancha de gnaisses com intruses de rochas cidas e bsicas. Nas amostras colhidas verificou-se a presena de euxenite. 2.10.9- Ocorrncias em ferro As rochas fosfatadas de Mongo-Tando (B.2) e Chibuete (A.1), no distrito de Cabinda e as da baixa do Lucunga (C.2), no distrito do Zaire, denunciaram radiactividade anmala. 2.10.10- Ocorrncias em aluvies Nos concentrados das aluvies aurferas dos rios Samboto (J.5) e Cuengu (J.5) foram detectadas anomalias radiactivas, que se atribuem presena de monazite. Concentrados, com ilmenite e zirco, provenientes aluvies do rio Cubal, a jusante de estrutura em anel de Sulima (I.4), apresentam tambm radiactividade anmala.

31

3- MINERAIS NO METLICOS

3.1- DIAMANTES O primeiro diamante que se sabe ter sido encontrado em Angola foi na Lunda, na bacia do rio Chiumbe, pelos prospectores Johnston e Mac Vey. Em virtude desta descoberta um estudo contnuo e sistemtico das possibilidades em diamantes de Angola veio a ser iniciado em 1913 pela Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola e depois, em 1920, continuado e intensificado pela Companhia de Diamantes de Angola a qual realizou, na dcada de 1920/1930, a prospeco geral de quase todo o territrio de Angola. No entanto, as concluses dos trabalhos ento efectuados no so hoje inteiramente vlidos pelo que ser necessrio repeti-los e encar-los luz de uma economia de explorao agora completamente diferente da existente h 40 anos. 3.1.1- Distritos da Lunda e Malanje Actualmente toda a produo de Angola resulta dos jazigos em explorao da Companhia da Diamantes de Angola, produo esta que tem vindo a aumentar gradualmente e coloca Angola como terceiro produtor mundial de diamantes jia. A produo da Companhia foi, nos ltimos 25 anos, de 21.167.489 de quilates. Os principais jazigos, actualmente em explorao, situam-se nos distritos da Lunda e da Malanje. Os jazigos explorados no distrito da Lunda so tanto jazigos primrios (chamins, diques e tufos quimberlticos) como secundrios (eluvies e aluvies). Uma grande srie de afloramentos de rochas quimberlticas (Chamins, diques e tufos) conhecida, actualmente, nas bacias hidrogrficas dos rios Chicapa e Luachimo, totalizando vinte e nove no final de 1964, dos quais dezoito se situam na bacia do rio Chicapa e onze na do rio Luachimo. Estas ocorrncias quimberlticas parecem constituir um nico distrito quimberltico embora se espalhem por uma zona assaz extensa, com cerca de 38 quilmetros de comprimento por 22,5 quilmetros de largura, nas bacias dos rios Luachimo e Chicapa, entre os paralelos 9 00S e 8 30S. Deve esclarecer-se que grande nmero daquelas ocorrncias ou no so diamantferas ou no so actualmente explorveis em condies econmicas. Deste modo, somente dois afloramentos de quimberlitos esto actualmente em explorao: Camutu e Caixepa, ambas situadas na bacia do rio Luachimo. A produo destes jazigos primrios representa ainda uma pequena percentagem da produo total da Companhia de Diamantes de Angola.

32

Os depsitos secundrios (aluvies) esto relacionados com a Formao Calonda, qual se atribui ao Gretcico mdio a superior, constituindo os seus sedimentos as camadas detrticas diamantferas mais antigas, at agora conhecidas (abstraindo, claro est, das que esto em relao directa com as rochas quimberlticas). Pela lavagem dos conglomerados da Formao Calonda foi revelado um certo nmero de minerais provenientes da eroso de rochas quimberlticas (diamantes, ilmenite, dipsido e granada da variedade piropo) e outros derivados principalmente da fragmentao de rochas eruptivas e metamrficas. Acontece que os conglomerados basais da Formao Calonda (a qual deve ter coberto a maior parte do nordeste da Lunda) se Tm apresentado sempre mais ou menos mineralizados em diamantes. Estas mineralizaes no so, porm contnuas e nem sempre apresentam teores em diamantes que permitam uma explorao econmica. Tal facto explica-se pelas diferentes condies de deposio, pela eroso originada por movimentos torrenciais, pelo avano de alguns cones de dejeco nos canais das zonas deprimidas e ainda por outros factores locais. Admite-se, no entanto, que a aco posterior das correntes de gua pode efectuar uma reconcentrao dos diamantes da Formao Calonda. Deste modo, ao longo das bacias dos actuais rios da Lunda (Luembe, Chiumbe, Luachimo e Chicapa), a norte do paralelo 9 00S, encontram-se vrios depsitos aluvionares de diamantes. Atendendo s condies do estabelecimento das actuais bacias hidrogrficas e alternncia das fases de sedimentao e eroso, facilmente se compreende que foi possvel a formao de depsitos de caractersticas muito vaiveis no s do ponto de vista morfolgico como do teor em diamantes. Assim, distingue a Companhia de Diamantes de Angola, os depsitos de colina dos depsitos de vale. Os depsitos de colina correspondem a terraos fluviais, a diferentes nveis, conforme a sua idade, ou a conglomerados basais de Formao Calonda, correspondendo os depsitos de vale, aos depsitos situados sensivelmente ao nvel actual dos rios. A Companhia de Diamantes de Angola explora a maioria destes depsitos com pequenas instalaes (h actualmente 41) e uma instalao j de grande capacidade, no Luxilo. As pequenas instalaes encontram-se agrupadas estando assim distribudas: Cassanguidi - grupo de 12 minas situadas junto da fronteira com Repblica do Congo nas bacias dos rios Chiumbe e Luembe.

33

Andrada- grupo com 7 minas situadas na bacia do rio Uembe, imediatamente a Sul do grupo Cassanguidi. Maludi - grupo com 9 minas distribudas pelas bacias dos rios Luembe, Chiumbe e Luana. Lucapa - grupo com 9 minas nas bacias dos rios Luachimo e Chiumbe, ficando o centro do grupo situado cerca de 30 quilmetros a sul do posto do Camissombo. Fazem parte deste grupo de minas as do Camutu e Caixepa. Calonda- grupo com 4 minas todas situadas na bacia do rio Chicapa, afluente Calonda, a oeste do grupo Lucapa. Os depsitos em explorao no distrito de Malanje situam-se todos no leito do rio Cuango, entre as povoaes de Capenda, ao sul, e Luremo, ao norte. Estes depsitos estabelecem-se nas concavidades e fracturas das rochas que constituem o leito do rio, vulgarmente chamadas marmitas. O teor destes depsitos geralmente muito elevado e os diamantes recuperados de relativa boa qualidade. A origem destes diamantes ainda no est esclarecida continuando a Companhia de Diamantes de Angola a efectuar o estudo da regio. Nas margens do rio Cuango foram j descobertos alguns depsitos mas com reservas relativamente pequenas. 3.1.2- Distrito de Momedes Independentemente da rea concedida Companhia de Diamantes de Angola h ainda a considerar a faixa costeira, onde, no extremo sul, junto da foz do rio Cunene e junto ao Morro Vermelho foi assinalada, em 1922, a existncia de diamantes. A origem destas ocorrncias ainda no se encontra estabelecida mas parece tratar-se de depsitos marinhos antigos. A recente descoberta de ocorrncias diamantferas junto da costa do Sudoeste Africano faz admitir que, na plataforma continental de Angola, possam existir diamantes embora nenhum estudo tenha ainda sido feito para esclarecer o problema. H vrias indicaes de ocorrncias de depsitos de diamantes na rea da Reserva do Estado criada pela Portaria n. 89, de 9 de Maio de 1928, que ainda no foram confirmadas e estudadas. 3.2- MICAS Data de 1921 o conhecimento das primeiras ocorrncias de mica comercivel, ocorrncias essas, localizadas em pegmatitos, que cortam as rochas do Complexo de Base, especialmente na regio dos rios Dande e Ubi, seu afluente.

34

Os primeiros descobridores foram mal sucedidos na explorao deste mineral, tendo, ao que se admite, contribudo para esse insuficiente conhecimento das tcnicas mineiras e dos processos de preparao da mica para os mercados consumidores. Os files pegmatticos so numerosos mas irregulares. A sua possana varia entre 1 e 20 metros. So, essencialmente, constitudos por quartzo e feldspatos, com predomnio da microclina. As percentagens de quartzo e feldspato variam consideravelmente de lugar para lugar, havendo casos em que o feldspato quase nulo, o que d rocha o aspecto de um filo de quartzo. As micas apresentam aspectos muito variveis. Nos pegmatitos da regio do Dande ocorrem, como minerais secundrios, berlio, lepidolite, turmalina e granadas, em teores no significativos. Durante a 2. Guerra Mundial a mica de Angola foi considerada de importncia estratgica, facto que originou a vinda a Angola de uma misso americana para auxilio tcnico aos interessados na sua explorao. No perodo que seguiu ao fim da conflagrao este surto de interesse pela mica de Angola ainda se manteve mas poucas foram as minas que se mantiveram em explorao. De entre estas destacam-se as de Quizambilo, Cassalengues e Camba.

De 1939 a 1962 a produo das vrias minas foi superior a 3.056 toneladas de micas de diversos tipos.

3.2.1- Regio do Dande (E.3,4) Este campo pegmattico, onde existem numerosas ocorrncias de mica, ocupa uma vasta rea a Nordeste de Luanda. Indicam-se, a seguir, as ocorrncias mais importantes desta regio: Ambuleia - trata-se dum filo pegmattico, encaixado em gnaisses biotticos alterados. Estas rochas muito alteradas, em superfcie, do origem a uma argila avermelhada, com grande quantidade de pequenas folhas de mica. A possana do filo oscila entre 1 e 2 metros. Foram a obtidos livros de moscovite, de 3 a 10 centmetros de espessura e de 25 a 70 centmetros de comprimento, quase sempre encravados no feldspato. Em toda a extenso, em que foi reconhecido o filo, verificou-se que apresentava uma certa regularidade, quer na forma como ocorriam o quartzo e o feldspato, quer na distribuio da mica. Alm do filo principal, existem outros files aparentemente de menor importncia. Os trabalhos mineiros visaram somente o filo principal.

35

Muel- Este depsito fica situado 6 quilmetros a leste da antiga mina de Ambuleia. O filo pegmattico tem uma possana de 4 metros. A rocha encaixante, um gnaisse biottico, muito alterado. Na mineralizao do filo observa-se alm da mica, turmalina, biotite e titanite. Mussaca-Saca - Os trabalhos mineiros comprovaram a existncia de vrios files pegmatticos em gnaisses e xistos biotticos. Um desses files, com uma possana mdia de 3 metros, contm percentagens elevadas de mica. Outro filo, constitudo por quartzo rosado e microclina e que atinge possanas de 4 e 5 metros, apresenta biotite e moscovite, sendo a ltima dominante. Esporadicamente, aparecem cristais de granada e titanite. Ainda noutro filo, que depois de atingir uma possana de cerca de 4 metros sofre bifurcao, o feldspato aparece em maior quantidade que o quartzo e contm moscovite, pouco abundante. Num dos files, com alguma mica, foram observados belos cristais de berlio. Monte Quimbelo- O principal filo pegmattico aflora no cume do Monte Quimbelo, encaixado em gnaisses. No decurso dos trabalhos sobre ele efectuados foi encontrada mica de boa qualidade. Aparecem tambm cristais de granada e cianite na rocha encaixante. Macundi - Existem, nesta rea, vrios files pegmatticos, o mais importante dos quais tem uma possana de cerca de 4 metros e est mineralizado. A mica apresenta-se, superficialmente, de fraca qualidade embora ainda aproveitvel. Lambeca - Neste local reconheceu-se a existncia dum filo com possana varivel de 1 a 3 metros. A rocha encaixante o mesmo gnaisse biottico, que se observa na antiga mina Ambuleia. As folhas de mica somente no extremo sul do afloramento atingem dimenses razoveis. Tala-Zanza- Trata-se dum afloramento encaixado num xisto biottico com faixas de talcoxisto. Na pequena elevao onde se encontra o afloramento podem observar-se folhas de mica de dimenses variveis, atingindo 20 a 25 centmetros de comprimento. Mussonga- Na colina Mussonga aflora um pegmatito, encaixado num gnaisse grosseiro, granatfero. Numa pequena escavao encontram-se livros de mica. Icau de Cima e Monte Cdio- Em Icau de Cima o afloramento parece corresponder a um filo pegmattico, com uma possana da ordem de 2 metros. No foi feito qualquer trabalho de pesquisa, mas, em superfcie, encontrou-se mica, encaixada quer no quartzo quer no feldspato. Prximo deste local, em Monte Cdio, existe encaixado num gnaisse biottico, um outro filo pegmattico, apresentando mica em folhas de tamanho razovel.

36

Mabubas- Izagua- Nas Mabubas, existe tambm mica, embora de m, qualidade espinhada e muito geminada. Em Izagua, foram efectuadas pesquisas num filo com 3 a 4 metros de possana, tendo sido encontrada grande quantidade de mica branca, de boa qualidade. Husso- A mica ocorre num filo pegmattico encaixado num xisto biottico, muito alterado. Dos trabalhos de pesquisa concluiu-se que a mica pouco abundante, espinhada e geminada. Cassalengues- A mica de Cassalengues, que forneceu grande parte da produo de mica de Angola, atingiu o seu mximo desenvolvimento no apsguerra. Os trabalhos incidiram em dois files de pegmtico, encaixados num xisto biottico, a sul do Monte Cassalengues. Efectuaram-se trabalhos de pesquisa e explorao, que se desenvolveram especialmente ao longo do teto e do muro dos files, porquanto se verificou ser a concentrao de mica maior e a qualidade desta melhor junto do contacto com as rochas encaixantes. Camba- A explorao incidiu sobre um filo pegmattico de 3 a 4 metros de possana. A principal concentrao de mica ocorre junto do contacto com a rocha encaixante, embora na parte central do filo tambm se encontre alguma mica aproveitvel. O pegmatito est encaixado em gnaisses biotticos e aflora em cerca de 50 metros na vertente oeste do Monte Camba. Ainda nesta regio ocorre um clorito-xisto, no qual se pode observar a presena de uma clorite, possivelmente ripidolite. Alm da mica existe, em Camba, uma ocorrncia significativa de cianite, associada a quartzo, biotite e granadas. Quizambilo- O jazigo de Quizambilo compreende duas minas Quizambilo I e Quizambilo II. Em Quizambilo I a explorao iniciou-se durante a 2. Guerra Mundial. Quizambilo II s posteriormente foi posta em explorao. Quizambilo I, esteve em laborao contnua, at 1953, compreendendo vrios grupo de trabalhos subterrneos. No grupo A, o mais importante, o pegmatito est encaixado em gnaisses, constitudo um possante filo. A mineralizao encontra-se junto aos contactos com a rocha encaixante. Quizambilo II comeou a ser explorada a cu aberto, numa escavao, que seguiu o filo pegmattico. Em explorao subterrnea, verificou-se um ntido aumento da possana do filo, mas esse alargamento demonstrou-se de interesse

37

secundrio, porquanto somente junto aos encostos com a rocha encaixante se verificaram concentraes de mica. Grande percentagem da mica extrada era de boa qualidade. 3.2.2- Diversos Encontra-se ainda mica em pegmatitos, que ocorrem em vrios locais, nomeadamente em Fandongo, Chesce, Muxexe e Sassa. Em Fandongo, perto de Cassalengues, foi tambm assinalada a existncia de vermiculite. 3.2.3- Regio de Ambriz (D.3) Nas proximidades da vila de Ambriz existem, embora mal conhecidas, vrias ocorrncias de mica das quais se destacam as de Quinzundo e Maladi.

3.2.4- Outras regies

3.2.4.1- Gungo (G.H.4) Recentemente, foram manifestados, na regio de Gungo, no distrito de Cuanza-Sul, alguns jazigos de mica. 3.2.4.2- Mandongal (J.2) A Norte da praia de Mandongal, no distrito de Benguela, ocorre um filo pegmattico sobre o qual se fizeram alguns trabalhos de pesquisa. A mineralizao constituda por mica branca de tom prateado que, em alguns locais, aparece associada a vermiculite. Dada a localizao da ocorrncia e o tipo de mica existente, em livros de pequenas dimenses, os trabalhos foram abandonados pouco se tendo ficado a saber acerca do valor desta ocorrncia que, no entanto, parece ter menos interesse que as ocorrncias do Dande. 3.2.4.3- Iona (0.2) Tambm recentemente foi manifestado um jazigo de mica no distrito de Momedes (rea do posto de Iona). Desconhece-se ainda o seu interesse econmico.

3.3- ASBESTOS As ocorrncias de amianto so mal conhecidas, apenas tendo sido assinalados alguns ndices, nos distritos de Luanda e Momedes.
38

3.3.1- Sunzo e Mabolungo (E.3) Nos morros Sunzo e Mabolungo, nas proximidades da regio das micas do Dande, conhecem-se estas duas ocorrncias. Os asbestos assinados resultam da alterao de anfibolitos, que atravessam gnaisses do Complexo de Base. 3.3.2- Rio Salgado (0.2) Conhece-se uma ocorrncia, situada junto ao Rio Salgado, que resultou tambm da alterao de anfibolitos. Trata-se de asbestos anfiblicos, possivelmente tremolticos. 3.4- CIANITE No campo pegmattico do Dande foram assinaladas diversas ocorrncias de cianite, como mineral acessrio das micas. Apenas em Camba (E.3) aquele mineral aparece com relativa abundncia. Na regio do Alto Zambeze, foram assinaladas pequenas reas em que ocorre cianite, muito disseminada, junto do rio Macondo, cerca de 15 quilmetros a norte da povoao do mesmo nome. Designam-se as principais ocorrncias por Malengo e Zangana (I.13).

3.5- CORINDO Recentemente, foram assinaladas na regio de Manhinga, (I.13) a Nornordeste de Maconde (Alto Zambeze), no decurso dos trabalhos a efectuados pela Companhia Exploraes Mineiras Africanas, duas ocorrncias de corindo. De momento, de acordo com a documentao existente, pouco se pode adiantar quanto sua origem. O corindo aparece em relao com hematitemartite numa rea em que dominam, do ponto de vista litolgico, filitos e sienitos. Dado o interesse que esta ocorrncia oferece esto em curso trabalhos de pesquisa.

3.6- GRAFITE So muito antigas e vagas as referncias a grafite. O que realmente se conhece como ndices de grafite, so grafitosos, nos seguintes locais: 3.6.1- Bata Mavando (A.2)

39

Em Bata Mavando, no distrito de Cabinda, encontram-se xistos grafitosos. No se executaram ainda trabalhos de pesquisa e reconhecimento, que permitissem determinar o seu interesse. 3.6.2- Jungo (E.4) No local designado por Jungo, no campo pegmattico do Dande, ocorrem xistos grafitosos. 3.6.3- Camongua (J.5) Nas proximidades de Camongua, na margem esquerda do rio Cunhangama, no distrito do Huambo, ocorre um xisto grafitoso, aparentemente sem interesse econmico. 3.6.4- Equimina (J.2) Nas proximidades de Equimina, no litoral do distrito de Benguela, a 150 quilmetros a Sudoeste desta cidade, ocorre grafite em rochas xistentas do Complexo de Base, nas proximidades do contacto destas com o conjunto sedimentar.

3.7- BARITE A barite, aparece em diversos locais e diferentes condies, sendo as ocorrncias mal conhecidas. Admite-se, no entanto, que podem vir a ter interesse como mineralizao acessria de certos files cuprferos e nos depsitos de mica. Citam-se as seguintes ocorrncias: 3.7.1- Morro Tumbe (E.4) No morro Tumbe, na regio do Dande, nas proximidades de Monte Quimbelo, a barite aparece associada aos pegmatitos. 3.7.2- Novo Redondo (H.3) Embora situada cerca de 60 quilmetros a Sul de Novo Redondo, esta ocorrncia conhecida por esta designao. A barite aparece intercalada em camadas duma rocha calcria, escura. A sua importncia no est ainda devidamente esclarecida. 3.7.3- Caquete (J.5) Na regio de Caquete, no concelho da Ganda, existem 4 files de quartzo mineralizados com barite e xidos de ferro. Esta ocorrncia parece ter certo interesse, dada a sua extenso. Os files mineralizados encontram-se na vizinhana da ocorrncia de cobre do mesmo nome.

40

3.7.4- Nombumba (L.2) Na regio a Sul de Chapu Armado, na damba de Nombumba ou Madalena, h intercalaes de barite em camadas calcrias, por vezes com xidos de ferro. As amostras analisadas denunciaram uma composio que se afasta da barite propriamente dita, aproximando-se de barite-calcite. 3.7.5- Diversos A barite parece ser comum nos complexos mineralgicos das estruturas em anel de Longonjo (I.5) e Bailundo (I.5)

3.8- QUARTZO De entre as numerosas ocorrncias conhecidas na Provncia, destacam-se as que abaixo se enumeram, onde o quartzo apresenta caractersticas que o tornam comercialmente aproveitvel. 3.81- Miquelo (E.3) Este jazigo situa-se nas proximidades de Quicabo e dele foram extradas, em 1964, 60 toneladas de quartzo. 3.8.2- Mussaca-Saca (E.3) Jazigo que, situado na regio das Mabubas, forneceu, em 1964, 314 toneladas de quartzo. 3.8.3- Chipaca (H.4) Esta ocorrncia situa-se na rea do Posto de Gungo, no distrito de Cuanza-Sul. constituda por massas de quartzo hialino, bastante puro, encaixadas em granitos biotticos. A possana mxima verificada no excede 1 metro.

3.9- DIATOMITO Nas proximidades da Baa Farta (I.3), foram encontrados em 1956, no decurso de trabalhos de geologia efectuados pelos Servios de Geologia e Minas, dois depsitos de diatomito. O primeiro situa-se na base duma pequena elevao, na margem esquerda do rio Pima, a cerca de meia distncia entre este rio e a estrada Baa Farta-Macaca. O segundo depsito situa-se na depresso correspondente ao primeiro afluente da margem direita do rio Dungo, a contar da sua foz. Em ambos os depsitos as diatomceas pertencem aos gneros Diploneia, Synedra, Coscinodiscus e outros.

41

3.10- TALCO Na regio de Quitexe foi assinalada uma ocorrncia de talco, em que este mineral aparece mais ou menos puro. H tambm informao de que a 15 quilmetros a nordeste de Carmona existem xistos talcosos que podem, eventualmente, ter interesse como jazigos de talco. Designamos esta ocorrncia por Uge (D.5). Na rea de Cambondo, Golungo Alto, na fazenda Cassemongua (F.4) assinalou-se a existncia de fragmentos de talco. Colheram-se amostras que relevaram a composio normal deste mineral, com ligeiro excesso de ferro.

3.11- CAULINO Embora esta substncia aparea como alterao de feldspatos, em vrios locais, poucas so as ocorrncias com algum interesse. 3.11.1- Miquelo (E.3) Situa-se nas proximidades da povoao de Quicabo no campo pegmattico do Dande. 3.11.2- Mevaiela (M.3) A ocorrncia de Mevaiela, situa-se um pouco a Norte da povoao da Quihita, no distrito da Hula. 3.11.3- Ganda (I.4) Na regio da Ganda, no distrito do Huambo, foram, em 1964, descobertas e manifestadas nos Servios de Geologia e Minas, duas ocorrncias de caulino. 3.11.4- Silva Porto (I.6) A Norte de Silva Porto, capital do distrito do Bi, foi descoberta, em 1964, uma ocorrncia de caulino, que constituiu objecto de manifesto nos Servios de Geologia e Minas.

3.12- ENXOFRE O enxofre, associado a gesso, encontra-se em rochas sedimentares, na regio costeira, a norte de Cabo Ledo, e a Norte de Dombe Grande, cerca de 60 quilmetros a Sudoeste de Benguela. Ocorre em pequenas bolsadas, ou disseminado, no se tendo observado, at data, concentraes susceptveis de permitirem explorao.

42

3.12.1- Cabo Ledo (F.3) A Norte de Cabo Ledo o enxofre aparece associado a finas placas de gesso fibroso, que no excedem 1 centmetro de espessura e do qual se supe derivado, por reduo. No se apresenta em quantidade suficiente para ter interesse econmico. 3.12.2- Dombe Grande (I.3) Nas proximidades de Dombe Grande, na margem direita do rio Coporolo, o enxofre ocorre, em pequenas bolsadas, numa formao da base do conjunto sedimentar, essencialmente constituda por gesso. Irregularmente distribudo, em estreita associao com o gesso, o enxofre apresenta-se, a, bem cristalizado. Houve tentativas de explorao deste depsito que, at data, no foram bem sucedidas.

3.13- SAL-GEMA O sal-gema , de h muito, conhecido na regio da Quiama, onde sempre foi e continua a ser aproveitado pelas populaes loca. Noutras reas da bacia sedimentar do Cuanza e tambm na bacia de Cabinda, muitas sondagens para pesquisa de petrleo, atravessaram, a profundidas variveis, espessas camadas de sal-gema. As anlises efectuadas sobre algumas amostras revelaram a presena de potssio. No entanto, ainda no se procedeu pesquisa sistemtica deste elemento, desconhecendo-se as possibilidades do seu aproveitamento. Citam-se como mais conhecidas as seguintes ocorrncias:

3.13.1- Morro Tuenza (F.3) A Ocidente de Chio, no morro Tuenza, fenmenos de diapirismo trouxeram superfcie blocos de uma possante camada de sal. 3.13.2- Sanza (G.3) Junto ao rio Sanza, afluente do Longa, na parte sul da regio da Quiama, ocorre sal-gema.

3.14- FOSFATOS 3.14.1- Apatites

Andulo, Longojo, Bailundo e Chianga (I.5,6)


43

H indicaes muito sumrias da existncia de apatite nas rochas das estruturas em anel, no Andulo (Chilesso), Longonjo, Bailundo e Chianga. Em Longonjo determinou-se, nessas rochas, um teor de 8,5% de P2 O5. 3.14.2- Guanos H notcia da existncia de alguns depsitos de guanos, nomeadamente de guano de quirpteros, nas proximidades de Ambrizete, Novo Redondo e Lobito mas, at ao momento, nenhum desses depsitos foi devidamente identificado e estudado. 3.14.3- Depsitos fosfatados de origem marinha Estes depsitos, que constituram objecto de estudos aturados por parte dos Servios de Geologia e Minas, no se encontram ainda em explorao. Tais estudos, conduziram determinao das reservas dos depsitos de Cabinda e da bacia do rio Lucunga, que se computam, respectivamente, em 15 000 000 e 12 000 000 de toneladas, como reservas certas. Enumeram-se a seguir, por regies, os principais grupos de depsitos: 3.14.3.1- Distrito de Cabinda Foram efectuados estudos geolgico-mineiros pormenorizados nas formaes onde ocorrem os fosfatos. Os trabalhos de pesquisa e reconhecimento mineiro, definiram um mnimo de reservas certas que, como atrs se disse, se computam, para esta regio, em 15 000 000 de toneladas, havendo possibilidades de definio de novas reservas. Os principais depsitos so: Mongo-Tando (B.2) Este depsito, situado perto da povoao de Luango, nas margens do ribeiro Itombe, foi reconhecido numa rea de cerca de 50 000 metros quadrados. constitudo por uma camada compacta de coprlitos, cimentados por um calcrio, em parte silicificado. A camada, horizontal, aflora em grande extenso. A formao fosfatada constituda por uma camada superior, consolidada, com 2 a 3 metros de espessura e por uma marga fosfatada com 3 a 4 metros de possana. Enquanto a camada superior apresenta teores em P2 O5 da ordem dos 30%, a marga mais pobre da ordem dos 17% em P2 O5. Chibuete (A.2) Cerca de 2 quilmetros para Oeste da povoao de Massabi, foi reconhecido um jazigo numa extenso de cerca de 6 quilmetros. Desenvolve-se em perfeita

44

concordncia com uma linha de alturas, cortada aqui e alm por linhas de gua, onde a camada fosfatada aflora. Trata-se duma concentrao anormal de restos cartilaginosos de seres marinhos, numa espessa formao de areias muito finas. So raros os coprlitos e pouco frequentes os pseudo-oolitos de fosfatos. Os teores em P2 O5, que variam de 15 a 26%, dependem essencialmente da maior ou menor percentagem de areias na formao. Ccata (B.2) pequena distncia da povoao de Ccata, nas margens do riacho Nhenha foi reconhecido um jazigo numa extenso de 2 500 metros. A camada de fosfatos, no lapidificada, apresenta uma possana que oscila, ao longo de todo o depsito, entre 10 e 14 metros. O jazigo cortado por falhas, que determinam a modificao da camada. Tal como noutros jazigos, mas aqui de forma mais ntida, verifica-se que a parte mais superficial da camada apresenta um aspecto particular: um grs muito branco, cavernoso e leve. Trata-se dum fosfato de alumnio, de origem secundria. A camada mineralizada inclina, muito suavemente, para nordeste. Parece haver indicaes favorveis para o desmonte a cu aberto. Os teores alcanam valores superiores a 40% em P2 O5. Cambota (B.2) Este jazigo ocorre na margem esquerda do rio Sanzo, perto da povoao de Cambota. A camada fosfatada foi reconhecida numa extenso de cerca de 800 metros mas conhecem-se afloramentos da mesma, cerca de 1 quilmetro para Nordeste da zona estudada. A camada interessante, frivel, constituda por uma areia fosfatada. A mineralizao muito varivel, empobrecendo para o teto da camada. provvel que, com base na maior friabilidade do fosfato em relao ao quartzo, se possa obter uma concentrao aprecivel deste tipo de fosfatos por moagem diferencial. Os teores oscilam entre 12 e 26% em P2 O5. Chivovo (A.2) Este jazigo ocorre junto s margens do riacho Tuma, a pouca distncia do rio Lubinda, cerca de 1 quilmetro para Sul da povoao que lhe d o nome. Os trabalhos realizados revelaram a existncia de uma lentcula de areias fosfatadas, numa rea perfeitamente delimitada. Existe, porm, outro afloramento cerca de 2 quilmetros para Oeste, que no foi ainda convenientemente estudado. O teor em P2 O5 varivel, oscilando entre 12 e 29%. 3.14.3.2- Distrito do Zaire:

45

So numerosos os jazigos identificados nesta regio. O seu potencial total no foi ainda completamente avaliado embora os trabalhos mineiros de pesquisa e reconhecimento tivessem levado j determinao de cerca de 12 000 000 de toneladas de reservas certas. Baixa do Lucunga (C.2) As rochas fosfatadas, que se encontraram nesta regio so de origem orgnica (coprlitos e restos de peixe) e qumico-orgnica (calcrios fosfatados). Estas devem o seu enriquecimento, em fosfatos, a fenmenos de origem secundria. A maior parte dos fosfatos de origem orgnica so de aluvio ou de eluvio, sendo concentrados nos vales dos rios Coluge e Lucunga. Os depsitos residuais e os calcrios fosfatados, ocorrem superfcie da peneplancie e em colinas, que constituem outros tantos testemunhos de antigas formaes, erodidas. Podem considerar-se, na baixa do Lucunga, trs reas com jazigos de rochas fosfatadas, que se designam respectivamente por Coluge-Tando, Lendiacolo e Quindonacaxe. Para estes jazigos, embora ainda incompletamente estudados, foram j determinadas as reservas certas atrs mencionadas-12 000 000 toneladas de rochas fosfatadas-com teores da ordem dos 30% em P2 O5, tudo levando a admitir que, uma vez concludos os trabalhos de pesquisa recomendados, se verifique a existncia de reservas bastante mais significativas. a) Coluge-Tando (C.2) Em algumas colinas residuais, numa peneplancie, entre os rios Tando, Coluge e Lucunga, afloram calcrios fosfatados, bastante alterados, com bom teor em P2 O5. Por outro lado, na parte central da bacia do rio Coluge existem considerveis depsitos de coprlitos, em geral disseminados num arenito argiloso, frivel. b) Lendiacolo (C.2) Esta rea uma plancie de inundao, recortada por numerosas linhas de gua, que se situa na margem direita do rio Lucunga. Em diversos locais encontram-se corplitos dispersos em superfcie. Os trabalhos realizados revelaram a existncia de uma camada de coprlitos que, por vezes, aflora e de duas camadas inferiores: uma, constituda por um calcrio fosfatado, mais ou menos silicificado, com restos de peixes e ndulos fosfatados e outra, constituda por uma marga fosfatada. A rea ocupada por aluvio, rica em coprlitos, muito extensa. Os coprlitos, encontram-se, em regra, disseminados num grs argiloso ou margoso, por vezes frivel.

46

c) Quindonacaxe Esta rea tambm uma plancie de inundao, cortada, na parte setentrional, pelo rio Dinda. Nela ocorrem, em alguns locais, coprlitos e calcrios fosfatados. Os coprlitos encontram-se, normalmente, num grs argiloso, por vezes margoso, frivel, contendo tambm em alguns locais cascalho e blocos de chert ou de calcrio. 3.14.3.3-Ocorrncias diversas No rio Coco Grande (D.2), no concelho de Ambrizete, existem aluvies com coprlitos. A sua extenso no bem conhecida. Em Sassalemba (E.3), no concelho do Dande, ocorrem agregados de coprlitos ligados por cimento calcrio, intercalados em formaes do topo do cretcico. Estas ocorrncias parecem apresentar reduzido interesse econmico.

3.15- SUBSTNCIAS BETUMINOSAS Estas substncias esto largamente representadas na faixa litoral, cretcica. Compreendem asfalto natural e rochas asflticas e asfaltite, mais geralmente conhecida, em Angola, por libolite. Realizaram-se alguns estudos-incompletos-para a industrializao destas substncias, sem que, at ao momento, tais estudos tenham conduzido a resultados prticos. Assim, somente as rochas asflticas tm constitudo objecto de explorao, para aplicao em pavimentos. Nota-se actualmente novo surto de interesse por estes depsitos tendo em vista quer a produo de betumes quer mesmo o de produtos de refinao. O seu aproveitamento est, todavia, de certo modo condicionado ao volume das reservas de petrleo que vierem a ser descobertas. Entre 1940 e 1964 a produo de rocha asfltica foi de 450 400 toneladas, com teores de betume oscilando entre 18% e 22%.

Registam-se, como mais importantes as seguintes ocorrncias: 3.15.1- Asfalto natural e rochas asflticas 3.15.1.1- Bacia sedimentar de Cabinda No distrito de Cabinda, as principais ocorrncias situam-se na regio de Buco Zua (A.2), Necuto (Catabuanga) (A.2) e Luali (Sassa-Zua).

47

Em Sassa-Zua a ocorrncia constituda por uma lagoa de asfalto natura; as restantes ocorrncias so constitudas por rochas asflticas. Desconhecem-se as reservas. 3.15.1.2- Bacia sedimentar do Congo Quicatxe (C.2) Em Quicatxe, verifica-se uma exsudao de asfalto, impregnando areias quaternrias. Gondo (C.2) Na rea de Gondo, perto do rio Lucunga, conhece-se a existncia de asfaltos em dois pontos, respectivamente nas margens direita e esquerda deste rio, em locais onde, em tempos, foram feitas sondagens para pesquisa de hidrocarbonetos. Musserra (D.3) Entre Ambriz e Ambrizete verificam-se as ocorrncias de Musserra, constitudas por calcrios e grs asflticos. 3.15.1.3- Bacia sedimentar do Cuanza Especialmente na parte setentrional da bacia sedimentar do Cuanza, a Norte do rio Dande, numa extensa faixa de orientao aproximadamente noroeste-sudeste observam-se rochas detrticas e de precipitao em relao comas quais existem numerosas ocorrncias de asfalto. Algumas dessas ocorrncias foram postas em explorao tendo em vista a sua utilizao em trabalhos de pavimentao. Embora no se conheam exactamente as reservas destes jazigos, pode, todavia, assegurar-se a existncia de enormes quantidades de rochas asflticas. Iembe, Undui, Libongos e Husso (E.3) Os depsitos mais representativos so os que se conhecem pelas designaes de Iembe, Undui, Libongos e Husso. Situados ao lodo da estrada de Caxito ao Ambriz, os dois ltimos tm constitudo objecto de explorao. Outras ocorrncias Varias sondagens, para pesquisa de petrleo atravessaram depsitos de substncias betuminosas, cujo interesse econmico ainda no foi esclarecido. 3.15.2- Libolite A Libolite (de Libolo, local junto ao Cuanza, onde, em 1869, foi pela primeira vez, assinalada a existncia deste tipo de substncia betuminosa), que constitui um produto final da destilao natural dos petrleos, est assinalada, no esboo
48

junto, pelo smbolo Lb, distinguindo-se assim de outras ocorrncias de substncias betuminosas. Trata-se de uma substncia cuja aplicao industrial no foi ainda suficientemente estudada ensaiada mas que entendemos dever citar pelo interesse que, num futuro mais ou menos prximo, pode, eventualmente, oferecer. A produo de libolite, que actualmente no apresenta valores significativos foi, em 1947 e 1948, de 1 200 toneladas. 3.15.2.1- Quilungo e Calucala (F.4) Sobre estes depsitos incidiram importantes trabalhos de reconhecimento mineiro. A libolite ocorre em massas lenticulares inter-estratificadas em camadas, por vezes muito possantes, de grs asfltico, que se apresentam dobradas; nos topos dos anticlinais que as massas de libolite atingem maior desenvolvimento. Lateralmente, passam a um grs asfltico. Em Quilungo, a possana mxima das lentculas de libolite atinge 1,5 metros. Em Calucala, onde as sries asflticas foram reconhecidas com sanjas e poos, em mais de 1 quilmetro de extenso, existem duas camadas de libolite separadas por 10 a 15 metros de grs asfltico; a camada superior tem uma possana mxima de 20 metros, enquanto a inferior no atinge 1 metro. 3.15.2.2- Quirimbo e Quijaba (G.4) No distrito de Cuanza-Sul verificam-se ocorrncias de libolites em Quirimbo e Quijiba. 3.15.2.3- Porto Amboim (G.3) Existe ainda uma ocorrncia de libolite na regio de Porto Amboim. Este depsito no foi ainda estudado.

3.16- PETRLEO Nos ltimos anos, foram realizados importantes estudos nas bacias do Congo (Cabinda e Zaire) e Cuanza com vista obteno de hidrocarbonetos naturais. Na bacia do Congo-Cabinda-, foi detectada a presena de petrleo em vrias sondagens, prosseguindo, actualmente, os trabalhos de prospeco e pesquisa. Na bacia do Cuanza, foram descobertos diversos reservatrios de petrleo, dos quais os mais importantes se localizam em formaes do Apciano superior e inferior, que receberam as designaes de Binga e Cuvo-Calucala,
49

respectivamente. At ao fim de 1964, os campos de petrleo postos em produo e que a seguir se descrevem sucintamente, forneceram 2 466 433 toneladas de ramas, cerca de 400 000 metros cbicos de grs e 67 toneladas de produtos condensados. 3.16.1- Benfica (F.3) Descoberto em 1955, situa-se cerca de 40 quilmetros a Sul de Luanda, numa estrutura anticlinal de 6,5X4,5 quilmetros, orientada sensivelmente NO-SE. O reservatrio, de forma lenticular, que ocorre a cerca de 2 500 metros de profundidade, e cuja possana mdia de 140 metros, interessa a formao Binga, constituda, na parte superior, por calcrios dolomticos, que passam inferiormente a calcrios oolticos, sub-litogrficos, calcrios dolomitizados e margosos e a um conglomerado gresoso de cimento calcrio. At ao final de 1964, a produo que se obteve por erupo natural, atingia 166 239 toneladas, de petrleo com uma densidade de 28 API.

3.16.2- Luanda (E.3) Situa-se na zona industrial de Luanda e foi descoberto em 1957. Corresponde a uma estrutura anticlinal com o eixo sensivelmente orientado segundo a direco N NO-SSE. A produo provm de duas zonas: uma, superior, profundidade de 750 metros, constituda por margas siltosas com intercalaes calcrias, atribudas formao denominada Cunga-Gratido, datada como eocnica; outra, inferior, a cerca de 1 500 metros de profundidade, constituda por margas e calcrios, fazendo parte da formao denominada Catumbela, considerada cenomaniana. A produo total deste campo que, em 1964, atingiu 65 876 toneladas de petrleo com densidade de 29,9 API, foi obtida do reservatrio superior, por bombagem e do inferior por erupo natural. 3.16.3- Cacuaco (E.3) Descoberto em 1958, este campo situa-se 3 quilmetros a leste da povoao do mesmo nome. Os reservatrios ocorrem em dois conjuntos de idades diferentes: o superior a uma profundidade de 290 metros, em formaes eocnicas designadas por Cunga e Gratido, e constitudas por margas com intercalaes de calcite e dolomite; o inferior, profundidade de 2 500 metros aproximadamente, na formao Cuvo-Calucala, apciana, representada por grs de cimento ferruginoso, dolomtico ou silicioso.

50

A produo obtm-se do reservatrio superior, que tem uma possana mdia de 200 metros, por erupo natural e do reservatrio inferior, que apresenta uma possana de 4 metros, por erupo natural e bombagem. Actualmente encerrado, este campo produziu, at final de 1964, 20 090 toneladas, de petrleo com densidade de 29 API. Estuda-se, neste momento, a possibilidade de rep-lo em produo. 3.16.4- Galinda (F.3) Este campo foi descoberto, em 1959, na parte central da regio da Quiama, 40 quilmetros a Leste de Cabo Ledo, corresponde a uma estrutura anticlinal de 8,6 X 4 quilmetros, com o xito orientado NO-SE. O reservatrio, a cerca de 2 100 metros de profundidade, situa-se na formao Binga, apciana, constituda por dolomias gresosas, grs dolomticos e calcrios. A sua produo total, obtida por erupo natural e water drive parcial, atingiu, em 1964, 27 426 toneladas de petrleo com 32, 2 API de densidade mdia. 3.16.5- Tobias (F.3) Este campo tambm situado na regio da Quiama, 14 quilmetros a Leste de Cabo Ledo, foi descoberto em 1961, numa estrutura anticlinal, com 9 X 6 quilmetros, complexa e bastante fracturada. O reservatrio cuja possana mdia da ordem de 100 metros situa-se a cerca de 800 metros de profundidade, na formao Binga, constituda por calcrios dolomticos, oolticos, sub-litogrficos e margosos. A sua explorao comportou j trs fases de produo a saber: por erupo natural, por injeco de gua e por erupo natural-descompresso. Prev-se uma fase de produo por gas-lift. A produo deste campo, o maior descoberto at data, em angola e do qual provm a quase totalidade da actual produo da Provncia, cifrou-se, at fins de 1964, em 2 175 158 toneladas de petrleo com uma densidade de 28,9 API. 3.16.6- Puaa (E.3) Situa-se cerca de 6 quilmetros a Oeste do campo de Tobias. O reservatrio constitudo por tufos vulcnicos, considerados infra Binga. Trata-se de um reservatrio de gs natural, descoberto em 1964 e que produziu, at final desse ano, 410 520 metros cbicos de gs e 67 toneladas de produtos condensados. 3.16.7- Como ocorrncias de menor importncia, ainda na bacia do Cuanza, citam-se as de Uacongo e Bom Jesus (E.3), cujas produes conjuntas se cifram em 712 toneladas.

51

3.17- CARVES No se conhece em Angola qualquer ndice de antracite ou hulha. As ocorrncias de substncias da srie dos carves, que merecem referncia, embora ainda insuficientemente estudadas, so as seguintes: 3.17.1- Lenhite 3.17.1.1- Cabo Ledo (F.3) Em Cabo Ledo, ocorrem finos leitos de substncia carbonosa, classificada como lenhite, intercalada em calcrios cretcicos. A possana dos leitos to insignificante (inferior a 5 centmetros), que a ocorrncia, no revela qualquer interesse para explorao. 3.17.1.2- Lungu-Bungo (I.9) Depsitos de lenhite, de extenso considervel, ocorrem junto do rio LunguBungo, cerca de 60 quilmetros a sul do apeadeiro de Chicala, no Caminho de Ferro de Benguela. Trata-se de um carvo estratificado, a pequena profundidade, em camadas arenosas do Sistema do Kalahari. Realizaram-se j diversos trabalhos de prospeco e pesquisa e, actualmente, uma Brigada dos Servios de Geologia e Minas est procedendo a um estudo mais aturado da regio. H ainda vagas informaes sobre a existncia de lenhite na regio do Alto Zambeze e no distrito do Cuando-Cubango.

3.17.2- Turfa 3.17.2.1- Bom Jesus (F.3) Nas proximidades de Bom Jesus, a sudeste de Catete, numa depresso das aluvies do rio Cuanza, h um depsito de turfa. Dado o baixo poder calorfico deste tipo de combustvel, no se afigura que possa a vir a ter outro interesse alm da sua aplicao em indstria local.

Luanda, 1965.

52

4- BIBLIOGRAFIA

4.1- Publicaes diversas ANNIMO 1954- Mineral Trade Notes: The Mica Deposits and Industry of Angola. Bureau of Mines, U.S.A ANNIMO 1964- Notas e estatstica da actividade mineira da Provncia de Angola durante o ano de 1963. Bol. Serv. Geol. E Minas, N9 Luanda. BIBIANO, J. BACELAR 1923- Geologia e Riqueza Mineira de Angola- Com. Serv. Geol. De Portugal. Tomo XIV- Lisboa. - 1946- Jazigos de Mica de Angola. Mem. Serv. Geol. Econ. Junta Mis. Geog. Inv. Coloniais-Lisboa. BEETZ, P. F. M.- 1933- Geology of South West Angola, between Cunene and Lunda Axis- Trans. Geol. Soc. South Africa. Vol. 36.-Johannesburg. GOUVEIA, A. J. CUNHA- 1960- Nota sobre os Fosfatos Sedimentares de Cabinda Bol. Serv. Geologia e Minas, N. 5-Luanda. MONTEIRO, J. J.- 1875- Angola and The River Congo, Macmilan and C. Londres PAULY, ERNEST.- 1962- Geology and Mineralization of the Lueca- Region. Bol. Serv. Geologia e Minas, N. 5- Luanda.

4.2- Relatrios inditos dos Servios de Geologa e Minas BASTOS, J. F. PINTO- 1953- Inqurito Mineiro. Concelho de Cambambe. CARVALHO, G. SOARES DE- 1958- Unidades Sedimentares Mineralizadas do Cretcico Inferior da Bacia Sedimentar de Momedes (Angola). COSTA, M. H. CAMES- 1958- Estado Actual dos Conhecimentos Radiactivos em Angola. COSTA, M. H. CAMES e SIMES, ARTUR- 1958- Jazigos e Ocorrncias Minerais da Sociedade Mineira do Lombige- (SOMIL). 1957. -Jazigos e Ocorrncias Mineiras da Companhia Mineira do Lobito. FERREIRA, M. VASCONCELOS- 1955- Relatrio da Visita s Ocorrncias Assinaladas pela Empresa do Cobre de Angola (E C A), no distrito de Momedes. -Relatrio da Visita s Ocorrncias na Regio Curoca-Cunene.
53

GODINHO, J. DA SILVA- 1962- Algumas Consideraes sobre a Ocorrncia de Minrios de Cobre na rea de Caviande-Impulo. GOUVEIA, J. DA CUNHA- 1955- Nota sobre os Trabalhos da Misso Geolgica da Sociedade Boliden de Moambique. HALL, T. C. F.- 1948- Gold in Angola. 1948- The Mineral Resources of the Area Served by the Caminho de Ferro de Luanda. 1948- The Mineral Resources of the Area Served by the Caminho de Ferro de Benguela. 1949- The Mineral Resources of Angola.

MARTINS, J. A.- 1960- Pesquisa de Rochasa Fosfatadas nas Formaes Sedimentares a Sul do Zaire. MIRA, J. M. TRIGO- 1948- Nota Sobre os Jazigos de Mangans de Angola (compilao de elementos do Arquivo dos Servios de Geologia e minas). - 1949- Nota sobre os Jazigos de Substncias Betuminosas de Angola. - 1949- Nota sobre os Jazigos de Quartzo de Angola. - 1949- Nota sobre os Jazigos de Mangans de Angola. - 1949- Nota sobre os Jazigos de Mica de Angola. - 1949- Nota sobre os Jazigos de Cobre de Angola. - 1949- Nota sobre os Jazigos de Ferro de Angola. - 1949- Nota sobre o Jazigos de Ferro de MBassa. (compilao de elementos do Arquivo dos Servios de Geologia e Minas). - 1950- Nota Sumria dos Trabalhos sobre as Caractersticas e Valor dos Combustveis provenientes de Jazigos Minerais da Colnia de Angola. - 1950- Relatorio do Reconhecimento Geologico-mineiro do Jazigo de Cobre de Zenza do Itombe. - 1952- Nota Complementar sobre os Jazigos de Substncias Betuminosas. - 1952- Nota sobre a Ocorrncia de Ferro de Capinda (Dongo). - 1953- Inqurito Mineiro. Circunscrio do Curoca. - 1953- Inqurito Mineiro. Circunscrio de Porto Alexandre. - 1957- Nota sobre os Jazigos de Ferro do Andulo. NETO, M. G. MASCARENHAS- 1957- Geologia de Regio de BenguelaCuio. OLIVEIRA, J. MENDES DE- 1944- Relatrio dos Trabalhos de Reconhecimento Mineiro Efectuados no Jazigo de Ferro de MBassa- 2 volumes. PEREIRA, C. A. ALVES- 1945- Jazigo de Cobre do Bembe. Relatrio dos Trabalhos Realizados durante so Anos de 1940-1941-1942.

54

- 1945- Jazigo de Cobre do Bembe. Relatrio dos Trabalhos Efectuados no Ano de 1943. - 1945- Relatrio sobre o Estado dos Trabalhos Mineiros nos Jazigo do Mavoio e Baua, em Abril de 1945. - 1946- Jazigo de Cobre do Mavoio. Relatrio dos Trabalhos Efectuados no Ano de 1944. - 1946- Relatrio dos Trabalhos Executados no Jazigo de Cobre do Mavoio pelos Servios de Geologia e Minas em 1945. - 1946- Relatrio dos Trabalhos Executados no Jazigo de Cobre do Bembe pelos Servios de Geologia e Minas em 1945. SILVA, N. J. S. M. CARVALHEIRA DA- 1963- Recursos Energticos das Provncias Ultramarinas. Minrios da Provncia de Angola- Carves, Radiactivos, Petrleos. SIMES, J. A. ROCHA- 1963- Relatrio sobre a Pesquisa e Explorao de Ouro. VALE, F. SOUSA DO- 1950- Reconhecimento Geolgico do Jazigo de Cobre e Ouro de Caquete-Cuma. - 1950- Reconhecimento Geolgico dos Jazigos de Cobre de Menongue. - 1952- Inqurito Mineiro. Circunscrio do Alto Zambeze. - 1952- Pesquisas de Rochas Fosfatadas na rea de S. Joo do Sul (Regio de Porto Alexandre). - 1961- Reconhecimento Geolgico-mineiro da rea da Circunscrio do Maiombe. - 1962- Relatrio da Visita s Novas Ocorrncias Existentes na rea de Menongue, Descobertas pela Brigada de Geofsica. - 1963- Reconhecimento Geolgico-mineiro da rea Chibia-Jau.

VASCONCELOS, P. DE- 1944- Reconhecimento Geolgico-mineiro do Alto Zambeze. I. - 1944- Reconhecimento Preliminar nos Depsitos de Cobre de Zenza do Itombe. - 1945- Reconhecimento Geolgico-mineiro do Alto Zambeze. - 1946- Reconhecimento Geolgico-mineiro do Alto Zambeze. Relatrio de 1944. - 1947- Relatrio sobre o Cobre do Malomba-Alto Zambeze. - 1948- Ocorrncias de Ferro no Alto Zambeze. - 1949- Ocorrncias Minerais no Alto Zambeze. - 1949- Relatrio Geolgico-mineiro do Alto Zambeze. Relatrio final, 1944/1949. - 1952- As Rochas Fosfatadas em Angola- 1951. Cabinda e Zaire.

VEIGA, M. G.- 1961- Relatrio dos Trabalhos Geolgico-mineiros da Brigada de Fasfatos Ambrizete-Zaire, Relativo ao ano de 1960.
55

VIEIRA, H.- 1952- Iron Deposits of Angola.

4.3- TRABALHOS DIVERSOS INDITOS, EXISTENTES ARQUIVOS DOS SERVIOS DE GEOLOGIA E MINAS

NOS

CORTESO, J. L.- 1958- Notes on Some Copper Deposits in North AngolaE. C. A. DARTEVELLE, ED.- 1944- Les roches phosphates de LAngola. DENNY, H. L. 1922- Angola Portuguese West Africa. Report on the Concession Area of the Empresa Mineira do Sul de Angola. LONGYEAR COMPANY- 1954- Geological Reconnaissance for the Government of Portugal. 1. Pungo Andongo rea, 1955. II. Curoca rea, 1955. III. Alto Zambeze rea, 1955. MOUTA, F.- Possibilidades de existncia de platina no Sul de Angola. SILVA, S. C. MACHADO DA- Compilao de Elementos Existentes acerca dos Jazigos e ocorrncia Minerais da Provncia de Angola. - Relatrios dos Processos da Companhia de Diamantes de Angola, Companhia do Mangans de Angola, Companhia Mineira do Lobito, Empresa do Cobre de Angola e Sociedade Mineira do Lombige. STANTON, W. I.- 1954- Reqort n. 4- Geology of the Mavoio Region

56

Das könnte Ihnen auch gefallen