Sie sind auf Seite 1von 5

PROJETO LAN LAN HOUSE REDE CABEADA x WIRELESS

Trabalho Acadmico do curso de Graduao da ETEP Faculdades de Jacare, Curso de Redes de Computadores para complemento do contedo apresentado em aula.

Jacare 2013

1. INTRODUO O projeto envolve o desenvolvimento de uma rede para uma Lan House, onde o objetivo implementar todos os consceitos apresentados em sala de aula. Estaremos implementando a transmisso Wireless junto com a estrutura cabeada em nosso projeto. 2. Rede Cabeada xxxxx 1. Rede Wireless As Redes sem fio ou wireless (WLANs) surgiram da mesma forma que muitas outras tecnologias, no meio militar. Havia a necessidade de implementao de um mtodo simples e seguro para troca de informaes em ambiente de combate. O tempo passou e a tecnologia evoluiu, deixando de ser restrita ao meio militar e se tornou acessvel a empresas, faculdades e ao usurio domstico. Nos dias de hoje podemos pensar em redes wireless como uma alternativa bastante interessante em relao s redes cabeadas, embora ainda com custo elevado. empresas. Suas aplicaes so muitas e variadas e o fato de ter a mobilidade como principal caracterstica, tem facilitado sua aceitao, principalmente nas

3. EQUIPAMENTOS

Abaixo segue Lista dos Equipamentos utilizados com breve descritivos de suas funcionalidades: Roteador Wireless DIR-600: Configurado como Ponto de Acesso (AP) do sinal wireless para conexo dos dispositivos junto com o servio DHCP ativado. Switch TL-SG1048 Gigabit 48-Portas: utilizado para a distribuio da conexo cabeada.

Cabo UTP Cat-5: Utilizado na criao da infraestrutura cabeada. Conector RJ-45: Utilizado na criao das conexes cabeadas.

4. DESENVOLVIMENTO 5. Configurao do Roteador O roteador foi configurado apenas com algumas modificaes de segurana e no servio do DHCP, sendo elas: Configurao da Rede Wireless Nome da Rede: wLANHOUSE Padro 802.011: 802.011g Ativar Auto Scan do Canal: Ativado Visibilidade do Status: Visivel

Configuraes de Segurana Modo de Segurana: WPA-Personal (No requer um servidor RADIUS de autenticao) Modo WPA: WPA2 (Para uma maior segurana e melhor performance) Tipo de Codificao: AES Grupo Chave Intervalo de atualizao: 3600 (segundos) Senha: *********

Configuraes do Administrador Este passo muito importante, pois nele alteramos a senha de acesso do Perfil

Administrador (Admin) do roteador. Este perfil vem configurado com uma senha padronizada pelo Fabricante e que pode ser localizada fcilmente na internet, portanto para assegurar a integridade das configuraes e o correto funcionamento da rede extremamente necessrio a alterao da senha.

Senha: *********

Nota: Utilize como regra de segurana da senha de 8 (oito) a 13 (treze) caracteres, Caracteres especiais, alfanumricos Maisculos e minsculos e nmeros. Configuraes da Rede Endereo IP doroteador: 192.168.0.1 (CIDR: 192.168.0.1 / 24) Mascara de Rede: 255.255.255.0 (Padro C)

Configuraes do Servidor DHCP Ativar Servidor DHCP: Ativado DHCP Address Range: 192.168.0.1 192.168.0.200 DHCP Lease Time: 10080 (minutos Tempo de validade de um endereamento IP cedido) Sempre em Broadcast: Ativado (192.168.0,255 Canal utilizado pelo Servio DHCP)

Configuraao Internet Conexo com a Internet: Dinamica (DHCP Provedor NET) Nome do Dispositivo: LAN-ROUTER Endereo DNS Primrio: Provedor Endereo DNS Secundrio: Provedor

REGRAS DE NOMENCLATURAS Para Equipamentos (Ativos) de Rede (Roteadores, Switchs, Servers, etc) Adicionar a palavra LAN concatenando com o smbolo Hfen (-) mais a traduo em ingls do Servio ou nome. Exemplo: LAN-ROUTER.

Caso exista mais de um Equipamento que exera a mesma funo, adicionar a direita o smbolo Hfen (-) seguido de uma numerao crescente. Exemplo: LAN-ROUTER1.

Para Equipamentos clientes da Rede (Desktop, Notebook, Impressoras, etc) Adicionar uma abreviao de sua Classificao/Definio em ingls. Exemplo: PRINT (Dispositivo de Impresso). Caso exista mais de um Equipamento com a mesma definio deveremos adicionar o smbolo hfen (-) a direita seguido de uma numerao crescente. Exemplo: PRINT-1. CONFIGURAES DO SERVIDOR Hostname: LAN-SERVER IP Fixo: 192.168.0.254 (IP Esttico) Mascara: 255.255.255.0 Gateway: 192.168.0.1

Concluso Com as configuraes acima conseguimos estabelecer a comunicao entre os dois tipos de redes aplicadas no Projeto sem dificuldades.

Das könnte Ihnen auch gefallen