Sie sind auf Seite 1von 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENARIA RURAL SETOR DE CINCIA DO SOLO CAMPUS II -AREIA-PB

LABORATRIO DE QUMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Metodologia para anlise qumica da fertilidade e Salinidade do Solo e gua

AREIA-PB 2011

1. Introduo

A anlise qumica do solo um dos mtodos de avaliao da fertilidade do solo. Basicamente, a anlise qumica do solo consiste em agitar uma amostra de solo com uma soluo extratora, durante um tempo definido. Em seguida, separado o extrato no qual so determinados os teores de elementos constituintes. Deste modo, esta anlise qumica compreende duas fases distintas: a extrao do nutriente e a sua determinao no extrato.

1.1. Determinao do pH (em gua, KCl e CaCl2) O pH um importante indicador das condies qumica do solo, por possuir capacidade de interferir na disposio de vrios elementos qumicos essenciais ao desenvolvimento vegetal, favorecendo ou no suas liberaes.

a)

Princpio

Medio da concentrao efetiva de ons H+ na soluo do solo, eletronicamente, por meio de um eletrodo combinado, imerso em suspenso de solo:soluo (gua, KCl ou CaCl2) na proporo de 1:2,5.

b)

Reagentes e solues gua destilada; Soluo de KCl 1M; Soluo de CaCl2 0,01M Soluo-padro PH 4,0 Soluo-padro PH 7,0

c) Equipamentos Bastonetes de vidro e peseta Copo plstico de 100 ml Medidor de 10cm3


Pgina 2 de 31

Potencimetro

d) Procedimentos Colocar 10cm3 de TFSA* em copo de plstico numerado de 100 mL; Adicionar 25 mL da soluo (gua, KCl ou CaCl2 ); Agitar a mistura com basto de vidro e deixar em repouso por uma hora; Agitar novamente cada mistura com o basto, imergir o eletrodo na suspenso homogeneizada e efetuar a leitura do pH.

e) Clculos

Leitura direta no potencimetro. 1.2. Acidez Trocvel (H+Al3+)

A toxidez por alumnio (Al) considerada um importante fator que limita a produo das culturas em solos cidos. Em valores de pH do solo iguais ou inferiores a 5,0, a espcie trivalente (Al3+) considerada a mais txica prevalece na soluo do solo, inibindo o crescimento de razes. O efeito sobre a planta resulta em um sistema radicular pouco desenvolvido, limitando a explorao das camadas mais profundas de solo, restringindo a absoro de gua e de nutrientes.

a)

Princpio
Mtodo volumtrico por titulao com hidrxido de sdio, aps a extrao do Al + do solo por KCl 1 M. Solues no tamponadas de sais nutrons como o KCl no produzem acidez por dissociao de radicais carboxlico (H+), e assim o H++Al+ determinados correspondem s formas trocadas. O on H+ trocvel extremamente pequeno a pH normalmente encontrado no solo, sendo assim, o que se determina o Al+ trocvel.

Pgina 3 de 31

b)

Reagentes e Solues

Soluo de KCl 1 M: dissolver 74,557g do sal em 1 L de gua deionizada; Soluo de NaOH 1 M: dissolver 40g de NaOH p.a. em 1 L de gua destilada; Soluo de NaOH 0,1 M: pipetar 100mL da soluo de NaOH 1 M. Passa para o balo volumtrico de 1 L e completar o volume com gua destilada; Soluo de NaOH 0,025 M: pipetar 25mL da soluo de NaOH 1 M. Passa para o balo volumtrico de 1 L e completar o volume com gua destilada; Indicador azul-de-bromotimol 1g L-: pesar 0,1g do indicador. Colocar em gral. Adicionar 1,6 mL de NaOH 0,1 M. Triturar bem at a mistura ficar azulesverdeada. Passa para o balo aferido de 100 mL, com auxlio da pipeta. Completar o volume com gua destilada. Guardar em frasco escuro.

c)

Equipamento

Bastonetes de vidro e pissetas; Balo aferido de 100 mL e 1 L; Erlenmeyer de 125 mL; Medidor de 10 cm; Bureta.

d)

Procedimento

Colocar 10cm de TSCA erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 100 mL de soluo de KCl 1 M; Agitar durante 5 minutos; Deixar decantar durante uma noite; Pipetar, sem filtrar, 25 mL do extrato. Passa para erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 3 gotas do indicador azul-de-bromotimol 1g L-; Titular com soluo de NaOH 0,025 M. a viragem se d do amarelo para o verde. Anotar o volume gasto na titulao.

Pgina 4 de 31

e)

Clculos

O teor de alumnio existente na amostra dado pela igualdade:

1.3. Acidez Potencial (H+ + Al+)

a) Princpio

Extrao da acidez potencial de solos com soluo de acetato de clcio tamponado a pH 7,0 e determinado volumetricamente com soluo de NaOH com presena de fenolftalena como indicador. A extrao do H+ + Al+ pelo acetato de clcio e baseada pela propriedade tampo do sal, decorrente de nions acetatos. Com o pH ajustado em 7,0, ele extrai grande parte da acidez potencial do solo at este valor de pH.

b) Reagentes e Solues Soluo de (CH3COO)2 Ca.H2O 0,5 M pH 7,1 7,2: Pesar 88,1g do sal. Colocar em balo de 1 L aferido. Dissolver e completar com gua destilada. Corrigir o pH para 7,1 7,2 com cido actico glacial o hidrxido de amnio ou (sdio Soluo de NaOH 1 M: Dissolver 40g de NaOH p.a. em 1 L de gua destilada; Soluo de NaOH 0,1 M: Pipetar 100 mL da soluo de NaOH 1 M. Passar para o balo volumtrico de 1 L e completar o volume com gua destilada; Soluo de NaOH 0,025 M: Pipetar 25 mL da soluo de NaOH 1 M. Passar para o balo volumtrico de 1 L e completar o volume com gua destilada; Fenolftalena a 1%: Dissolver 1g de fenolftalena em lcool etlico, completando o volume para 100 mL. Como os alcois, em sua maioria, so acidificados devem ser colocados, na soluo preparada, algumas gotas de NaOH 0,1 M (uma ou duas gotas).

Pgina 5 de 31

c) Equipamentos

Balo aferido de 100 mL em 1 L; Erlenmeyer de 125 mL;8u8 Medidor de 5cm; Bureta.

d) Procedimento

Colocar 5cm de TFSA* em erlenmeyer de 125mL; Adicionar 75 mL de acetato de clcio 0,5 M; Tampar imediatamente. Agitar algumas vezes ao dia; Desfazer os montculos que ficam no fundo do erlenmeyer e deixar decantar durante uma noite; Pipetar, sem filtrar, 25 mL do extrato. Passar para erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 3 gotas do indicador fenolftalena a 1%; Titular com soluo de NaOH 0,025 M. A viragem se d quando o lquido, antes incolor, apresentar cor rsea persistente. Anotar o volume gasto na titulao; Efetuar a prova em branco, estabelecendo o ponto de viragem em cada mostra em comparao com a tonalidade do rseo obtido nesta prova. Anotar o volume gasto da titulao.

e) Clculos

O teor de H+ + Al+ existente na amostra dado pela igualdade:

L = nmero de mililitros gastos na titulao da amostra; Br = nmero de mililitros gastos na titulao da prova em branco.

Pgina 6 de 31

1.4. Clcio e Magnsio Trocveis (Ca2+ + Mg2+)

a) Princpio

O Ca e o Mg trocveis so extrados por KCl 1M e determinados por complexometria com EDTA, usando-se como indicador o negro-de-eriocromo-T. b) Reagentes e Solues

Soluo de KCl 1 M: dissolver 74,557 g do sal em 1 L de gua deionizada; Indicador negro-de-eriocromo-T: Pesar 0,1 g do indicador e dissolver em 25 mL de lcool metlico contendo 0,8 g de Brax (Borato de Sdio Na2B407.10H2O) por 50 mL. Esta soluo deve ser recm-preparada devido facilidade de se deteriorar; **NOTA: O Brax pouco solvel. Se no dissolver com agitao, levar a banho-maria at dissoluo.

Coquetel: Soluo de KCN 100 g.L-1: Pesar 100 g de KCN. Passar para balo aferido de 1L. Completar o volume com gua deionizada. Estocar; Soluo-tampo pH 10: Pesar 67,5 g de NH4Cl. Juntar 200 mL de gua deionizada. Agitar para dissolver. Adicionar 600 mL de NH4OH concentrado, 0,616 g de MgSO4. 7H2O e 0,930 g de EDTA (sal dissdico). Agitar para homogeneizar. Completar o volume com gua deionizada para 1L; **Nota: Controlar a neutralidade em relao ao Mg+ e ao EDTA: Colocar 3mL da soluo-tampo, 30mL de gua deionizada e 3 gotas de negro-de-eriocromo-T, em erlenmeyer de 125 mL. A adio de 1 gota de soluo de EDTA 0,0125M deve ser suficiente para virar a colorao rseo para azul-escuro. Coquetel-tampo: Colocar, em proveta graduada de 1 L, 600 mL de soluo-tampo, 300mL de trietanolamina e 100mL de soluo de KCN. Homogeneizar com basto de vidro. Guardar em frasco fosco; Soluo de EDTA 0,05 M; Pesar 18,6126 g de EDTA, previamente seco a 100C, com pureza igual a 100%. Se a pureza do sal for diferente, calcular a quantidade

Pgina 7 de 31

correspondente. Passar para balo aferido de 1L. Completar o volume com gua deionizada; **Nota: Corrigir a molaridade da soluo de EDTA do seguinte modo: Colocar 10mL de Soluo de CaCO3 0,05 M em erlenmey de 125 mL. Adicionar 4mL do coquetel, 30mL de gua deionizada
e 3 gotas de negro-de-eriocromo-T. Titular com EDTA 0,05M. Devem ser gastos exatamente 10mL. Acertar a molaridade, adicionando pequenas quantidades de EDTA, se forem gastos mais 10mL

Soluo de CaCO3 0,05 M: Pesar 5,004 g de CaCO3, p.a. Colocar em bquer de 500 mL. Umedecer com gua deionizada. Adicionar gota a gota, HCl p.a. conc., at cessar a efervescncia. Aquecer ligeiramente (< 50C), para facilitar a dissoluo. Deixar esfriar. Transferir para balo volumtrico de 1L, lavando o bquer vrias vezes, com jato de gua proveniente de uma pisseta. Completar o volume com gua deionizada;

Soluo de EDTA 0,0125 M: Pipetar 250 mL da soluo de EDTA 0,05M. Passar para balo aferido de 1L. Completar o volume com gua deionizada.

c) Equipamentos

Agitador horizontal circular; Balana analtica; Bureta semi-automtica.

d) Procedimentos

Colocar 10 cm de TFSA* em erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 100 mL de soluo de KCl 1 M; Agitar durante 5 minutos; Deixar decantar durante uma noite; Pipetar, sem filtrar, 25 mL do extrato. Passar para erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 4 mL do coquetel-tampo; Juntar 30 mg de cido ascrbico (usar medida calibrada) e trs gotas do indicador negro-de-eriocromo-T. O indicador deve ser colocado imediatamente antes do incio da titulao;

Pgina 8 de 31

Titular com sal dissdico de EDTA 0,0125 M. a viagem se d do rseo para o azul-puro. Verificar o nmero de mililitros de EDTA gastos na titulao e anotar.

**Nota: A reao do negro-de-eriocromo-T prximo ao ponto de equivalncia lenta. Por essa razo, quando comear a ocorrer mudana na cor da soluo titulada, deve-se proceder com mais cuidado liberao da soluo de EDTA. Ao se aproximar o final da titulao, se for observado falta de nitidez da cor, adicionar mais duas gotas do indicador.

e) Clculo

O teor de Ca2+ + Mg2+ existente na amostra dado pela igualdade: cmolc de Ca2+ + Mg2+ / dm3 de TFSA = L Br L = nmero de mililitros de EDTA 0,0125 M gastos na titulao da amostra; Br = nmero de mililitros gastos na titulao da prova em branco.

5.7 Clcio Trocvel (Ca2+)

a) Princpio

Extrato com soluo KCl 1 M e determinao complexiomtrica em presena do indicador cido calcon carbnico. b) Reagentes e Solues

Soluo de KCl 1 M: dissolver 74,557 g do sal em 1 L de gua deionizada;

Soluo de KOH a 100 g L-1: Pesar 100 g de KOH. Passar para balo volumtrico de 1 L. Completar o volume com gua deionizada. Indicador cido calcon carbnico + sulfato de sdio: Pesar 99,0 g de sulfato de sdio anidro, p.a. Colocar em gral de porcelana. Adicionar 1,0 g de cido calcon carbnico (C21H14N2O7S . 3H2O). Triturar bem a mistura at obter um p fino e homogneo. Guardar em frasco fosco.
Pgina 9 de 31

c) Equipamentos

Agitador horizontalmente circular; Balana analtica; Bureta semi-automtica.

d) Procedimento

Pipetar, sem filtrar, 25 mL do extrato (o mesmo extrato da determinao do Ca+Mg). Passar para erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 3 mL de KOH a 100 g L-1 e uma medida calibrada ( 30 mg) de cido ascrbico; Adicionar uma medida calibrada ( 30 mg) do indicador cido calcon carbnico + sulfato de sdio; Titular com soluo de EDTA 0,0125 M. A mudana d-se do vermelho-intenso para o azul-intenso. Verificar o nmero de mililitros gastos na titulao e anotar.

**Nota: Se o cido calcon carbnico tiver apenas duas molculas de gua (C21H14N2O7S. 2H2O), a viragem se verifica do violceo para o azul-piscina.

e) Clculo

O teor de Ca2+ existente na amostra dado pela igualdade: cmolc de Ca2+ / dm3 de TFSA* = L Br L = nmero de mililitros de EDTA 0,0125 M gastos na titulao da amostra; Br = nmero de mililitros gastos na titulao da prova em branco.

5.8 Magnzio Trocvel (Mg2+)

a) Princpio O magnsio obtido por diferena por duas titulaes anteriores (Ca2+ + Mg2+ e Ca2+).
Pgina 10 de 31

b) Clculo O teor de Mg2+ existente na amostra dado pela igualdade: cmolc de Mg2+ / dm3 de TFSA* = (cmolc de Ca2+ + Mg2+/ dm3) (cmolc de Mg2+ / dm3)

5.9 Fsforo Assimilvel (P)

a) Princpio

Extrao

com

soluo

de

Mehlich

posterior

determinao

por

espectrofotometria, por meio da leitura da intensidade da cor do complexo fosfomolibdico, produzido pela reduo do molibdato com o cido ascrbico. A soluo de Mehlich 1 constituda por uma mistura de HCl 0,05 M + H2SO4 0,0125 M. O emprego dessa soluo como extratora de fsforo, potssio, sdio e micronutrientes do solo beseia-se na solubilizao desses elementos pelo efeito de pH, entre 2 e 3, sendo o papel do Cl- o de restringir o processo de readsoro dos fosfatos recm-extrados.

b) Reagentes e Solues
Soluo de Mehlich 1 (HCl 0,05 M + H2SO4 0,0125 M): Adicionar 43 mL de HCl p.a. (d= 1,19) e 6,9 mL de H2SO4 p.a. (d=1,84) em aproximadamente 5 L de gua deionizada, contidos em balo aferidos em 10 L. Agitar. Completar o volume com gua deionizada; Soluo cida de molibdato de amnio (concentrada): Pesar 2,0 g do subcarbonato de bismuto. Colocar em balo aferido de 1 L contendo 250 mL de gua deionizada. Juntar, rapidamente, 150 mL de cido sulfrico concentrado p.a. Verificar se todo o sal de bismuto foi dissolvido. Deixar esfriar e adicionar soluo recm-preparada de molibdato de amnio (20 g para 200 mL de gua deionizada). Agitar e completar o volume com gua deionizada; Soluo cida de molibdato de amnio (diluda): Colocar 300 mL da soluo concentrada em balo aferido de 1L. Completar o volume com gua deionizada. Homogeneizar. Guardar em frasco escuro.

Pgina 11 de 31

Soluo-padro de fsforo (25 mg de P L-1): Pesar 0,1098 de KH2PO4 p.a., previamente seco em estufa a 105C. Dissolver em 3 mL de H2SO4 em balo aferido de 1 L. Completar o volume com gua deionizada.

Soluo-padro de fsforo: (1, 2, 3 e 4 mg de P L-1): Pipetar 10, 20, 30 e 40 mL de soluopadro (25 mg de P L-1). Colocar em bales aferidos de 250 mL. Completar o volume com soluo extratora. Essas quatro solues tem, respectivamente, 1, 2, 3 e 4 mg do P L-1. Guardar em frascos tampados, com identificao das concentraes.

c) Equipamentos

Agitador horizontal circular; Balana analtica; Estufa; Fotocolorimentro.

d) Procedimentos

Colocar 10 cm de TFSA em erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 100 mL de soluo extratora de Mehlich 1 (HCl 0,05 M + H2SO4 0,0125 M); Agitar durante cinco minutos em agitador horizontal circular; Deixar decantar durante uma noite, ps desfazer os montculos que se formam no fundo dos erlenmeyer; Pipetar, sem filtrar, 25 mL do extrato. Passar para recipiente de plstico de 30 mL; Pipetar 5 mL desse extrato e colocar em erlenmeyer de 125 mL. Reservar o restante para determinao de K+ e Na+; Adicionar 10 mL de soluo cida de molibdato de amnio diluda. Juntar uma medida calibrada ( 30 mg) de cido ascrbico em p; Agitar durante um ou dois minutos no agitador horizontal circular; Deixar desenvolver a cor durante uma hora; Efetuar a leitura da intensidade tica no fotocolorimentro, usando filtro vermelho, comprimento de onda de 660 nm. Anotar.

Pgina 12 de 31

e) Clculos

Preparo da reta-padro; Colocar 5 mL de cada soluo-padro diluda (1, 2, 3 e 4 mg de P L-1) em erlenmeyers de 125 mL. Adicionar 10 mL de soluo cida de Molibdato de Amnio e uma medida calibrada ( 30 mg) de cido Ascrbico. Proceder da mesma forma indicada para a determinao do fsforo no extrato do solo. Decorrido o tempo para o completo desenvolvimento da cor, efetuar a leitura. Anotar as leituras, em absorbncia, correspondentes a cada padro;

Teor de fsforo no solo: Considerando que a concentrao de fsforo na amostra sofreu diluio de 1:10 na extrao, para a obteno direta da concentrao de fsforo na TFSA, o resultado final deve ser multiplicado por 10. Assim, o clculo do teor de fsforo assimilvel na amostra obtido, convertendo-se a leitura efetuada no aparelho em mg de P/dm de solo, por meio da reta-padro e de acordo com a expresso:

mg de P/dm da TFSA = (a+bL)10 a e b so os parmetros da reta-padro; L = leitura em absorbncia

5.10 Potssio Trocvel (K+)

a) Princpio

Extrao com soluo diluda de cido clordrico (Mehlich 1) e posterior determinao por espectrofotometria de chama.

b) Reagentes e Solues

Pgina 13 de 31

Soluo de Mehlich 1 (HCl 0,05 M + H2SO4 0,0125 M): Adicionar 43 mL de HCl p.a. (d=1,19) e 6,9 mL de H2SO4 p.a. (d=1,84) em aproximadamente 5 L de gua deionizada, contidos em balo de 10 L. Agitar. Completar o volume com gua deionizada;

Soluo-padro de potssio (10 mmol de K+/L): Pesar 1,491 g de KCl de p.a. previamente seco em estufa a 105c. Passar para balo de 0,5 L. Dissolver e completar o volume com gua deionizada. Estocar. (Observao: S quando for misturar as solues de 10 mmol L-! de K e 10 mmol L-1 de Na+);

Soluo-padro de potssio (1 mmol de K+/L): Pipetar 100 mL da soluo de 10 mmol de K+/L. Passar para balo de 1 L. Completar o volume com gua deionizada. Estocar; Solues-padro de potssio (0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de K+/L): Pipetar 50, 100, 150 e 200 mL da soluo-padro de 1 mmol de K+/L. Colocar em bales de 500 mL. Completar o volume com soluo extratora. Essas quatro solues tm, respectivamente, 0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de K+/L. Guardar em frascos tampados, com identificao das concentraes.

c) Equipamentos

Agitador horizontal circular; Balana analtica; Estufa; Fotmetro de chama.

d) Procedimentos

Utilizar a parte do extrato (20 mL) que foi reservada para as determinaes de K + e Na+, quando da retirada da alquota para determinao do fsforo; Antes de proceder leitura da amostra, selecionar o filtro prprio para potssio; Levar o extrato ao fotmetro de chama. Efetuar a leitura na escala do aparelho. Anotar.

e) Clculos

Pgina 14 de 31

Preparo da reta: Aferir o fotmetro com gua deionizada no ponto zero: Levar as quatro solues-padro diludas (0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de K+/L) ao fotmetro. Efetuar as leituras.

Teor de potssio no solo: Em razo da diluio de 1:10 na extrao, as concentraes de K+ nos padres em mmol/L correspondem aos teores de potssio da amostra, em cmolc/dm3. Assim, o clculo do teor de potssio trocvel na amostra dado pela expresso:

mg de K/dm3 na TFSA = (a + bL) x 39 x 10 ou cmolc K/dm3 = (a + bL) a e b so os parmetros da reta-padro; L = leitura

5.11 Sdio Trocvel (Na+)

a) Princpio

Extrao com soluo diluda de cido clordrico (Mehlich 1) e posterior determinao pelo fotmetro de chama.

b) Reagentes e Solues

Soluo de Mehlich 1 (HCl 0,05 M + H2SO4 0,0125 M): Adicionar 43 mL de HCl p.a. (d=1,19) e 6,9 mL de H2SO4 p.a. (d=1,84) em aproximadamente 5 L de gua deionizada, contidos e balo de 10 L. Agitar. Completar o volume com gua deionizada;

Soluo-padro de sdio (10 mmol de Na+/L): Pesar 0,584428 de NaCl p.a. previamente seco em estufa a 105C. Passar para balo de 1 L. Dissolver e completar o volume com gua deionizada. Estocar;

Soluo-padro de sdio (1 mmol de Na+/L): Pipetar 100 mL da soluo de 10 mmol de Na+/L. Passar para balo de 1 L. Completar o volume com gua deionizada. Estocar; Pgina 15 de 31

Solues-padro de sdio (0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de Na+/L): Pipetar 50, 100, 150 e 200 mL da soluo-padro de 1 mmol de Na+/L. Colocar em bales de 500 mL. Completar o volume com soluo extratora. Essas quatro solues tm, respectivamente, 0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de Na+/L. Guardar em frascos tampados, com identificao das concentraes.

c) Equipamentos

Agitador horizontal circular; Balana analtica; Estufa; Fotmetro de chama.

d) Procedimento

Utilizar parte do extrato (20 mL) que foi reservada para as determinaes de K+ e Na+, quando da retirada da alquota para determinao do fsforo; Antes de proceder leitura da amostra, selecionar o filtro prprio para sdio; Levar o extrato ao fotmetro de chama. Efetuar a leitura na escala do aparelho. Anotar.

c) Clculos Preparo da reta: Aferir o fotmetro com gua deionizada no ponto zero. Levar as quatro solues diludas (0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de Na+/L) ao fotmetro. Efetuar as leituras; Teor de sdio no solo: em razo da diluio de 1:10 na extrao, as concentraes de Na+ nos padres em mmol/L correspondem aos teores de sdio da amostra, em cmolc/dm3. Assim, o clculo do teor de sdio trocvel na amostra dado pela expresso:

mg de Na/dm3 na TFSA* = (a + bL) x 23 x 10 ou cmolc Na/dm3 = (a + bL) a e b so os parmetros da reta-padro; L = leitura.

Pgina 16 de 31

5.12 Sulfato (S-SO42-)

a) Princpio

Extrao do on sulfato por ons fosfato dissolvidos em cidos actico e posterior quantificao do S disponvel pela medio, em espectrofotmetro, da turbidez formada pela precipitao de sulfato pelo cloreto de brio.

b) Reagentes e Solues

Soluo extratora: Pesar 2,034 g de Ca(H2SO4)2 . H2O. Transferir para balo volumtrico de 1L. Completar o volume com soluo de cido actico 2M; cido actico 2M: Medir 120mL de CH3COOH p.a. (d=1,05). Transferir para balo volumtrico de 1L. Completar o volume com gua deionizada; Soluo de HCl 6M com enxofre (20 mg S-SO42-/L): Em balo volumtrico de 1L, adicionar 200 mL de gua deionizada, em seguida 500 mL de HCl p.a. (d=1,19) e 0,1087 g de K2SO4 p.a. (seco em estufa). Completar o volume com gua deionizada;

Carvo ativado p.a.: No caso de no se utilizar carvo isento de enxofre, aconselhvel que se proceda lavagem desse reagente, por 3 vezes, com soluo extratora, com posterior secagem em estufa;

BaCl2 2H2O p.a.: Utilizar reagente de pureza elevada, sendo conveniente o uso de cristais retidos entre peneiras de 20 e 60 mesh; Soluo estoque de enxofre (100mg de S-SO42-/L): Pesar 0,2717 g de K2SO4 p.a. (seco em estufa). Transferir para balo volumtrico de 500 mL. Completar o volume com gua deionizada;

Solues-padro de sulfato: Em bales volumtricos de 50 mL, acrescentar 0 ; 2,5; 5; 10 e 20 mL da soluo-estoque (100mg/L). Completar o volume com gua deionizada. Essas solues apresentam, respectivamente, as seguintes concentraes: 0 ; 5; 10; 20 e 40 mg de S-SO42-/L de soluo.

Pgina 17 de 31

c) Equipamentos

Agitador horizontal circular; Espectrofotmetro; Estufa de secagem;

d) Procedimento

Em erlenmeyer de 125 mL, adicionar 10 cm3 de solo e 25 mL de soluo extratora; Agitar por 30 minutos; Adicionar mistura 0,25 g de carvo ativado; Agitar novamente por trs minutos; Filtrar a mistura, adicionado novamente ao filtro 0,25 g de carvo ativado; Em erlenmeyer de 50 mL, adicionar 10 mL do extrato e 1 mL de soluo de HCl 6 M contendo 20 mg de S/L; Juntar a essa soluo 500 mg de BaCl2 . 2H2O, aguardar um minuto; Agitar os erlenmeyers por 30 segundos, para completa dissoluo dos cristais de cloreto de brio; Medir a turbidez em espectrofotmetro a 420 nm.

**Nota: O tempo entre a adio do cloreto de brio e a leitura no espectrofotmetro, no pode exceder a 8 minutos.

e) Clculo

Preparo da reta-padro: Aferir o espectrofotmetro com gua deionizada no ponto zero. Levar as quatro solues-padro diludas (0; 5; 10; 20 e 40 mg de S-SO42-/L) ao espectrofotmetro. Efetuar as leituras;

O teor de S-SO42 na amostra dado pela expresso:

mg de S-SO42-/L = (a + bL) x 2,5 Pgina 18 de 31

a e b so os parmetros da reta-padro; L = leitura. 2,5 = fator obtido pela diluio (10 cm3 por 25 mL de soluo extratora)

5.13 Materia Orgnica - (M.O)

a) Princpio

Oxidao da matria orgnica via mida com dicromato de potssio m meio sulfrico, empregando-se como fonte de energia o calor desprendido do cido sulfrico e, ou, aquecimento. O excesso de dicromato aps a oxidao titulado com soluo padro de sulfato ferroso amoniacal.

b) Reagentes e Solues

Soluo de dicromato de potssio (0,2 M): Pesar 39,22 g de K2Cr2O7 p.a., previamente seco em estufa a 130C, durante uma hora. Colocar em balo aferido de 2000mL. Adicionar 500mL de gua deionizada para dissolver o sal. Juntar uma mistura j fria, de 1000 mL de cido sulfrico concentrado e 500 mL de gua deionizada. Agitar bem, em agitador magntico, at total dissoluo do sal. Deixar esfriar. Completar o volume do balo com gua deionizada;

** Soluo de sulfato ferroso amoniacal 0,5M: Pesar 40 g de Fe (NH4)2 (SO4)2 .6H2O cristalizado (Sal de Mohr). Colocar em balo aferido de 1L. Juntar aproximadamente 500 mL de gua deionizada contendo 10 mL de cido sulfrico concentrado para a dissoluo do sal. Agitar bem. Completar o volume do balo com gua deionizada; Indicador difenilamina a 10 g/L: Pesar 1 g de difenilamina. Dissolver em 100 mL de cido sulfrico concentrado; Sulfato de prata: utilizar o sal puro (Ag2SO4) como controlador de interferncia de Cl- em solos salinos; Pgina 19 de 31

cido Ortofosfrico: Utilizador o produto (H3PO4) concentrado (85%), p.a.

c) Equipamentos

Balana analtica; Bureta; Peneira; Placa eltrica.

d) Procedimentos

Tomar aproximadamente 20 g de TFSA*. Triturar em gral*. Passar em peneira de 80 mesh; Pesar 0,5 g da TFSA* triturada. Colocar em erlenmeyer de 250 mL; Pipetar 10 mL da soluo de Dicromato de Potssio 0,2M. adicionar amostra de solo;

**Nota: Em caso de solos salinos, adicionar uma pitada (+ 30mg) de Sulfato de Prata. Colocar um tubo de ensaio de 25 mm de dimetro e 250 mm de altura, cheio de gua e protegido com papel aluminizado, na boca do erlenmeyer, onde funcionar como condensador; Aquecer em placa eltrica, at a fervura branda, durante 5 minutos; Deixar esfriar. Juntar 80 mL de gua deionizada, 1mL cido ortofosfrico e 3 gotas de indicador difenilamina; Titular com soluo de sulfato ferroso amoniacal 0,05M. A viragem ocorre quando a cor azul desaparece, dando lugar verde; Anotar o nmero de mililitros gasto; Efetuar uma prova em branco com 10mL da soluo de dicromato de potssio. Anotar o volume de sulfato ferroso amoniacal gasto.

e) Clculo A percentagem de carbono orgnico existente na amostra dada pela seguinte expresso:

Pgina 20 de 31

g de carbono/kg de TFSE* = 0,06 x V(40 Va x f) x F onde, TFSE = Terra fina seca em estufa; V = Volume de dicromato de potssio empregado; Va = Volume de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulao da amostra; f = 40/volume de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulao do branco; 0,06 = Fator de correo, decorrente das alquotas tomadas; F = Fator de correo para TFSE. A quantidade de matria orgnica existente na amostra calculada pela seguinte expresso: g de matria orgnica/kg = g de carbono/kg x 1,724 **Nota: Para teores > que 2% de carbono, pipetar quantidades crescentes de dicromato de potssio: 20, 30, 40 ou 50mL at que a colorao da soluo permanea amarela, sem traos verde. Proceder fervura e, aps esfriar, diluir a soluo de 1:5, ou seja, para volumes de 100, 150, 200 e 250 respectivamente. Pipetar 50mL, diluir com gua e titular com sulfato ferroso; aplicar a expresso indicada para clculo do carbono, uma vez que a alquota corresponde a 10mL da soluo de dicromato de potssio. Para as amostras em que 50mL da soluo de dicromato de potssio so insuficientes para oxidar toda matria orgnica, usar 0,25g de solo.

5.14 Micronutrientes - (Boro B)

a) Princpio

Extrao do B disponvel com gua quente e posterior determinao do B extrado por espectrofotometria UV-VIS com curcumina. Pgina 21 de 31

b) Reagentes e Solues

Etanol 96%: Produto analtico (lcool etlico); Soluo de curcumina a 0,04%: Dissolver 0,04 g de curcumina, 5 g de cido oxlico e 4,2mL de HCl concentrado em 100mL de etanol 96%. Esta soluo pode ser preparada quinzenalmente e guardada em refrigerador;

Soluo-padro de B (1000mg L-1): Dissolver 0,57178 g de H3BO3 (seco a 105C por 2 horas) em gua deionizada e completar o volume at 100 mL; Soluo-padro de B (50 mg L-1): Transferir uma alquota de 5mL da soluo-padro (1000mg L-1) e diluir a 100mL com gua deionizada Curva-padro de B: Diluir 0; 0,5; 1,0; 1,5; e 20mL da soluo-padro de 50 mg L-1 e diluir a 100 mL com gua deionizada. Estes padres tero 0; 0,25; 0,5; 0,75 e 1,0 mg L -1 de B, respectivamente.

c) Equipamentos

Bloco digestor com controle eletrnico de temperatura; Tubos de digesto (25 x 250 mm); Estufa com temperatura controlada (55 2C); Seringas (25 mL) descartveis (para condensao); Centrfuga (2000 rpm).

d) Procedimento

Colocar 5 cm de TFSA* em tubos de digesto; Adicionar 12,5 mL de gua deionizada e agitar manualmente; Colocar no bloco digestor com temperatura j em 140C; Colocar as seringas descartveis (condensadoras); Manter os tubos no bloco por 9 minutos; Retirar os tubos e esfriar rapidamente (colocar em cuba com gua fria); Pgina 22 de 31

Agitar manualmente e transferir para tubos de centrfuga; Centrifugar a 2000 rpm por 15 minutos; Retirar 0,5 mL do sobrenadante para copos plsticos descartveis; Adicionar 2 mL de curcumina e secar a 55 3C; Adicionar 10 mL de etanol 96% e agitar manualmente at dissolver o precipitado; Deixar em repouso por 10 minutos e determinar a absorbncia em 540 nm.

5.15 Micronutrientes - (Zn, Cu, Fe, Mn) a) Princpio A extrao dos micronutrientes Zn, Cu, Fe e Mn feita com soluo extratora de Mehlich 1 (HCl 0,05M + H2SO4 0,0125M) na relao solo: extrator de 1:5, e a determinao por espectrofotometria de absoro atmica. b) Reagente e Solues Soluo de Mehlich 1(HCl 0,05 M + H2SO4 0,0125 M): Adicionar 43 mL de HCl p.a. (d=1,19) e 6,9 mL de H2SO4 p.a. (d=1,84) em aproximadamente 5L de gua deionizada, contidos em balo de 10L. Agitar. Completar o volume com gua deionizada; Solues-estoque 1g/L: Preparar, a partir de ampolas comerciais, conforme recomendao do fabricante, solues-estoque para cada elemento, na concentrao de 1 g/L ou 1000 mg/L; Solues-me: Pipetar em bales volumtricos de 1L, alquotas das solues-estoque dos metais, contendo 1000 mg/L, conforme tabela a seguir, completar o volume dos bales com gua deionizada; Elemento Zn Cu Fe Mn SoluoEstoque (mL) 2,5 5 50 5 Concentrao mg/mL 2,5 5 50 5 Concentrao Final mg/L ou mg/mL 2,5 0,0025 5 50 5 0,0050 0,0500 0,0050

Solues-padro: Pipetar em bales volumtricos de 500 mL, separadamente, alquotas das solues-me dos metais, conforme tabela a seguir. Completar o volume dos bales com gua deionizada.

Pgina 23 de 31

Padro

Soluo-me *** Zn 0 5 10 25 50 75 0 0,025 0,050 0,125 0,250 0,375

Concentrao Final (g/mL) Cu 0 0,05 0,10 0,25 0,50 0,75 Fe 0 0,5 1,0 2,5 5,0 7,5 Mn 0 0,05 0,10 0,25 0,50 0,75

0 1 2 3 4 5

c) Equipamentos

Agitador horizontal circular; Balana analtica; Espectrofotmetro de absoro atmica.

5.16 Sais Solveis (ES; CE; Ca2+; Mg2+; Na+; K+; CO32-; HCO3; Cl-; SO42-)

a) Princpio

Determinao dos sais solveis nos solos pela medio de ctions e nions no extrato aquoso. O procedimento descrito o extrato obtido na pasta de saturao. A salinidade do solo estimada pela condutividade eltrica do extrato. 5.16.1 Extrato de Saturao (ES) a) Equipamentos

Copos de presso; Compressor.

Pgina 24 de 31

b) Procedimento

Pesar 200 a 400 g de solo e colocar em cpsulas de ao inox de 400 mL; Adicionar gua contida em proveta de 100mL, em quantidade inicial de 25mL para solos arenosos e 50mL para os demais; Amassar a amostra com esptula de ao inoxidvel e continuar a adio de gua, pouco a pouco; Dar como concluda essa operao quando a massa do solo apresentar aspecto brilhante ou espelhado, ou quando uma pequena quantidade de gua adicionada j no mais absorvida pela massa do solo, ou ainda, quando a pasta deslizar suavemente na esptula;

Anotar a quantidade de gua utilizada e deixar a amostra em repouso durante uma noite; Decorrido esse tempo, verificar se a massa do solo apresenta excesso ou falta de gua; no primeiro caso adicionar mais 50g de terra fina e repetir a operao de saturao; no segundo caso adicionar mais gua at completar a saturao. Determina-se ento a percentagem de saturao:

% de gua na pasta saturada = 100 x V P V = Volume em mL de gua gasto; p = Peso da amostra.

Transferir a pasta saturada para copos de presso contendo papel de filtro e adaptado ao compressor; Aplicar a presso de 75 a 90 kgf/cm; Transferir o extrato para frascos de vidro com tampa e anotar o nmero de amostra.

**Nota: Adicionar 1 gota de soluo de Hexametafosfato de Sdio a 1% para cada 25mL de extrato, quando se vai determinar carbonatos e bicarbonatos, para evitar a precipitao do carbonato de clcio durante repouso da amostra. A pasta no deve acumular gua na superfcie, perder brilho ou endurecer durante o repouso. Pgina 25 de 31

c) Procedimentos Colocar 5 cm de TFSA* em erlenmeyer de 125 mL; Adicionar 25 mL da soluo extratora (Mehlich 1); Agitar por 5 minutos, usando velocidade de rotao de 120 rpm; Aps a agitao, filtrar a suspenso em papel de filtro Whatman n 42 ou equivalente; Separador o filtrado para leitura no aparelho.

d) Clculo

Reta de calibrao: A reta de calibrao e ajustada diretamente pelo software do EAA pelo mtodo da regresso linear simples. Para obteno da reta de calibrao utilizar apenas padro 5 (0,375 g de Zn/mL; 0,75 g de Cu/mL; 7,5 g de Fe/mL; 0,75 g de Mn/mL). Teor dos metais no solo: A concentrao de cada metal nas amostras obtida diretamente pelo EAA.

Clculos

Curva de calibrao: A curva de calibrao obtida a partir da curva-padro Transferir 0,5 mL de cada soluo da curva-padro para copos plsticos descartveis; Adicionar 2 mL de curcumina e secar a 55 2C; Adicionar 10 mL de etanol 96% e agitar manualmente at dissolver o precipitado; Deixar em repouso por 10 minutos e determinar a absorbncia em 540 nm.

Aps a diluio com o etanol, estes padres tero as seguintes concentraes: 0; 0,125; 0,025; 0,0375; 0,05 mg L-1.

Pgina 26 de 31

Obtida as leituras em absorbncia para as respectivas concentraes, estimar a equao de regresso considerando no eixo X as leituras em absorbncia e no eixo Y as concentraes em mg L-1. B (mg dm) = (a + bX) x 50 onde,

a e b = Parmetros da equao; X = Leitura em absorbncia;

50 = Fator de diluio

(12,5 x 10) 5 0,5

5.17 Tabela de Converso de Unidades

Unidade (C) Unidade (A) Fator de Converso (f1) Fator de converso (f2) Unidade (B) A x f2 A x f1

g/dm; g/kg; % 10 1 g/L mg/dm; mg/kg; mg/L g/dm; g/kg; Ppb 1 0,001 g/L meq/100 cm 10 meq/100 g cmlc/dm 10 Eq-g x 10 1 mmolc/dm mmolc/kg mmolc/dm

dag/dm; dag/hg

Ppm

mg/dm; mg/kg; mg/L

cmolc/dm cmolc/kg mg/dm

Pgina 27 de 31

meq/L meq/100 ml

10

1 1

mmolc/dm

mmolc/L cmolc/dm

2. Condutividade Eltrica (CE): a) Reagentes e Solues Solues Saturadas de Sulfato de Clcio: Pesar 10g de CaSO4 . 2H2O, colocar em balo, dissolver em gua deionizada e completar o volume para 1L; Soluo de Cloreto de Potssio 0,01M: Pesar 0,7456g do sal previamente seco em estufa a 110C, dissolver em gua deionizada e completar o volume para 1L.

b) Equipamentos
- Condutivmetro

c) Procedimento
- Utilizar o extrato de saturao obtido e um condutivmetro de leitura direta; - Medir a temperatura do extrato e ajustar o aparelho para essa temperatura, ligar o aparelho com antecedncia e aferir a leitura do mesmo com soluo saturada de CaSO4. 2H2O (CE de 2,2 mS/cm) ou de KCl (CE de 1,4 mS/cm); - Lavar a clula de condutividade com gua 2 a 3 vezes e encher a mesma com extrato de saturao; - Fazer a leitura direta em mS/cm 2. Clcio + Magnsio (Ca2+ + Mg2+)

a) Princpio
Determinados por complexometria com EDTA, usando-se como indicador o Negro-deEriocromo-T.

b) Reagentes e Solues
Coquetel-tampo: Colocar, em proveta graduada de 1 L, 600 mL de soluo-tampo, 300mL de trietanolamina e 100mL de soluo de KCN. Homogeneizar com basto de vidro. Guardar em frasco fosco;

c) Equipamentos Bureta semi-automtica

d) Procedimento
Pgina 28 de 31

- Pipetar, sem filtrar, 10 a 25 mL do extrato. Passar para erlenmeyer de 125mL (Anotar volume); - Diluir com gua deionizada para volume de 25mL; - Adicionar 4mL do coquetel-tampo; - Juntar 30mg de cido ascrbico (usar medida calibrada) e trs gotas do indicador Negro-de Eriocromo-T. O indicador deve ser colocado imediatamente antes do incio da titulao; - Titular com sal de dissdico de EDTA 0,0125M. A viragem se d do rseo para o azul-puro. Verificar o nmero de mililitros de EDTA gastos n titulao e anotar.

**Nota: A reao do Negro-de-Eriocromo-T prximo ao ponto de equivalncia lenta. Por essa razo, quando comear a ocorrer mudana na cor da soluo titulada, deve-se proceder com mais cuidado liberao da soluo de EDTA. Ao se aproximar o final da titulao, se for observado falta de nitidez da cor, adicionar mais duas gotas do indicador.

e) Clculo
O teor de Ca2+ + Mg2+/L= mL de EDTA gastos na titulao x 25 Extrato

3. Clcio (Ca2+)

a) Princpio Determinao complexiomtrica em presena do indicador cido Calcon Carbnico. b) Reagentes e Solues - Soluo de KOH a 100g/L: Pesar 100g de KOH. Passar para balo volumtrico de 1L. Completar o volume com gua deionizada; - Indicador cido Calcon Carbnico + Na2SO4: Pesar 99g de Sulfato de Sdio anidro, p.a.. Colocar em gral de porcelana. Adicionar 1,0g de cido Calcon Carbnico (C21H14N2O7.3H2O). Triturar bem a mistura at obter um p fino e homogneo. Guardar em frasco fosco.

Pgina 29 de 31

c) Clculo O teor de Ca2+ existente na amostra dado pela igualdade:


Mmolc de Ca2+/L = mL de EDTA gastos na titulao x 25

Extrato
4. Magnsio Trocvel (Mg2+)

a) Princpio
O magnsio obtido por diferena entre as duas titulaes anteriores 2. Clcio + Magnsio (Ca2+ + Mg2+ e Ca2+).

b) Clculo
O teor de Mg2+ existente na amostra dado pela igualdade: mmolc de Mg2+/L = (mmolc de Ca2+ + Mg2+/L) - mmolc de Ca2+/L

5. Clcio (Ca2+)

a) Princpio Determinao pelo Fotmetro de Chama. b) Reagentes e Solues Soluo-padro de sdio (10 mmol de Na+/L): Pesar 0,585 de NaCl p.a. previamente seco em estufa a 105 C. Passar para balo de 1L. Dissolver e completar o volume com gua deionizada. Estocar; Soluo-padro de sdio (1mmol de Na+/L): Pipetar 100mL da soluo de 10 mmol de Na+/L. Passar para balo de 1L. Completar o volume com gua deionizada. Estocar; Solues-padro de sdio (0,1; 0,2; 0,3; e 0,4 mmol de Na+/L): Pipetar 50, 100, 150 e 200 mL da soluo-padro de 1mmol de Na+/L. Colocar em bales de 500mL. Completar o volume com soluo extratora. Essas quatro solues tm, respectivamente, 0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 mmol de Na+/L. Guardar em frascos tampados, com identificao das concentraes. c) Equipamentos Fotmetro de chama d) Procedimento

Pgina 30 de 31

- Antes de passar o extrato no fotmetro de chama, selecionar o filtro prprio para sdio; - Levar o extrato ao fotmetro de chama. Efetuar a leitura na escala do aparelho; - diluir o extrato quando a leitura ultrapassar a escala do aparelho. Anotar. e) Clculos

- Preparo da reta-padro: Aferir o fotmetro com gua deionizada no ponto zero. Levar as quatro solues diludas (0,1; 0,2; 0,3; e 0,4 mmol de Na+/L) ao fotmetro. Efetuar as leituras. - O teor de Na+ existente na amostra dado pela igualdade:
mmolc de Na+/L = (a+bL) diluio a e b so os parmetros da reta-padro; L = leitura

Abreviaes utilizadas:

a) TFSA: Terra Fina Seca ao Ar b) TFSE: Terra Fina Seca em Estufa

Pgina 31 de 31

Das könnte Ihnen auch gefallen