Sie sind auf Seite 1von 34

DIREITO CIVIL

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Fonte imediata > Lei contrato Fonte mediata declarao unilateral de vontade Ato ilcito

Embora nossos cdigos possuam regras gerais de contratos, tais regras no se encontram restritas aos contratos, sendo aplicveis a todo e qualquer negcio jurdico. Desta forma, para todo e qualquer negocio jurdico e no apenas para os contratos aplicam-se as regras sobre capacidade do agente, forma e objeto.

Contrato no Cdigo Francs a mxima que diz: o contrato faz lei entre as partes (pacta sun servanda), explicita bem a funo do contrato no Cdigo Francs, onde a liberdade e a propriedade esto ligadas indissoluvelmente. Sem propriedade no pode haver liberdade. Em verdade, o contrato representava uma garantia para os burgueses e para classes proprietrias de que seus bens no lhes seriam tolhidos, assim, os proprietrios no poderiam mais ser privados de seus bens sem a sua manifestao de vontade. a forma extremista do contratualismo, onde vontade das partes lei, independentemente de qualquer outra limitao que no seja aquela fundada no interesse pblico. Contrato no Cdigo Civil Alemo e a assimilao de seu conceito o Cdigo Alemo veio quase um sculo aps o Francs, e embora se constitua em um estatuto capitalista, trouxe inovaes. O contrato passou a ser subespcie de uma espcie maior que o negcio jurdico. O contrato no mais tem o condo de, de per si, transferir a propriedade. o meio de transferncia, mas no a opera. Este sistema, com adaptaes, foi acolhido pelo Cdigo de 1916 e mantido pelo atual.

Assim, podemos definir contrato como: Declarao de vontade destinada a produzir efeitos jurdicos. Embora o contrato seja a parte mais importante da vida negocial, h tambm negcios jurdicos que independem de duas vontades, como ocorre no testamento e na promessa de recompensa. Que so negcios jurdicos unilaterais. Breve histrico Contrato vem do latim contractus que significa contrair. No direito romano utilizavam-se tambm as expresses conveno, de conventio, e pacto, de pacis si, estar de acordo, mas hodiernamente, segundo a lei e os doutrinadores tais expresses so sinnimas. No Direito Romano primitivo, os contratos e todos os atos jurdicos, tinham carter sacramental, o seu descumprimento configurava pecado. Aquilo que foi pactuado deveria ser rigorosamente obedecido, ainda que no representasse a real vontade das partes. Na lei das XII Tbuas, a inteno das partes estava manifesta nas palavras corretamente pronunciadas. No Direito Romano, conveno e pacto eram expresses equivalentes e significavam o acordo de duas ou mais pessoas a respeito de determinado objeto. Mas o simples acordo, conveno ou pacto no tinha o condo de formalizar o negcio jurdico, fazia-se necessrio acatar certas formalidades para que se criasse uma obrigao. Estas solenidades davam fora s convenes e, cada uma destas convenes, sob certas formalidades, acabava por construir uma forma de contractus. No Direito Romano prevalecia o contrato entre particulares. Na poca de Justiniano tivemos uma modificao: o elemento subjetivo, ou seja, vontade dos contratantes, comea a sobrepujar o formalismo excessivo que acompanhavam a formalizao dos contratos at ento. Assim, passou-se conferir uma ao para qualquer conveno entre as partes. Embora a vontade ainda fosse considerada em segundo plano, pois, a proteo dependia mais do interesse que da vontade, qualquer tipo de conveno poderia tornar-se obrigatria, desde que revestida de certas formalidades. Isto foi, inegavelmente, um grande avano, pois, abriu caminho para que o acordo de vontades ficasse acima do contrato, ou seja, para que a conventio sobrepujasse as formalidades. Com a que do domnio romano houve um retrocesso, pois passou a predominar o Direito Germnico que era menos evoludo que o Direito Romano, havendo necessidade, para a formalizao de obrigaes, a observncia de um ritual. Tal procedimento conservou-se at a idade mdia. Houve ento, uma evoluo nas prticas contratuais na poca medieval, passando a forma escrita a ter predominncia na estipulao dos contratos.

A crise do contrato o contrato privado e paritrio aquele avenado entre as partes, onde todas as clusulas so meticulosamente discutidas e mutuamente resolve-se sobre preo, prazo, condies, forma de pagamento, etc. e, acordando as partes, tem-se a concluso do contrato. Nesse tipo de contrato sobrepuja-se a autonomia da vontade, ou seja, a igualdade de condies entre os contratantes que podem condescender num ou noutro ponto da relao contratual com o intuito de lograr um fim desejado a ambas as partes. Este tipo de contrato tem-se tornado cada vez mais raro, embora no tenha desaparecido. Hodiernamente, temos uma sociedade capitalista de consumo em massa (capitalista consumista sem capital para consumir), ento, os contratos passaram a ser negcios de massa, no so mais paritrios, mas sim, infundidos , com clusulas pr-estabelecidas, sem margem para negociao, onde o contratante faz uma mera adeso, no lhe sendo possvel discutir uma clusula sequer do contrato. Mas no h outra soluo para a economia de massa, ser-nos-ia, simplesmente impossvel, com a atual exploso demogrfica, que se discutisse todos os contratos clusula a clusula. Ciente destas mudanas o legislador, no novo Cdigo Civil, operou um avano na concepo da finalidade jurdica contratual. O contrato passou a ser visto como um elemento de eficcia social, que no deve ser cumprido tendo em vista somente o interesse do credor, mas tambm o beneficio para a sociedade. Assim, passou-se a vislumbrar o contrato de forma temporal, mais de acordo com a realidade em que vivemos. Destarte, qualquer obrigao descumprida no prejudica somente a parte credor ou contratante isoladamente mas toda a comunidade. Frente a este cenrio, o legislador ptrio consigna expressamente no novo Cdigo Civil, quando trata dos contratos, a limitao da liberdade contratual pelo: - respeito funo social do contrato; - o princpio da boa-f objetiva; - caso fortuito; J se encontravam insertos no Cdigo Civil de 1916 - fora maior.

Primeiramente devemos buscar o significado contemporneo do princpio da boa-f. Vale salientar que no se trata da boa-f subjetiva, que demandava dolo na conduta do agente, onde: BOA F M-F Nesse diapaso, a boa-f analisada apenas como ausncia sobre o ilcito praticado, dentro do campo do subjetivo, onde a inteno de causar dano ao prximo levada em conta na anlise da culpabilidade do agente. O Cdigo Civil /2002 d nova acepo ao princpio da boa-f, que vem sendo chamado pelos doutrinadores de boa-f objetiva, pois, tem por objetivo impelir aos contratantes uma conduta em concordncia com os ideais de honestidade e lealdade, independentemente de dolo ou culpa na conduta do agente. Assim, podemos concluir que: BOA F EXTERIOZAAO DE COMPORTAMENTO MPROBO , EGOSTA, REPROVVEL. Diante disto, verificamos que, se uma clusula contratual que viole princpios baseados na honestidade, retido, lealdade e, principalmente na considerao de que todos os membros da sociedade so juridicamente tutelados e no apenas partes nos contratos, pode-se buscar a tutela jurisdicional para que o Estado ingresse na relao contratual privada, proibindo ou impondo clusulas. E eis a grande novidade: mesmo que o agente no tenha tido a inteno de causar dano, ou seja, independe do subjetivismo do agente, no h mais lugar para a postura de querer levar vantagem em tudo (certo). Assim, de roupagem nova, o contrato constitui-se de:

- obrigaes explcitas - deveres anexos CONTRATO - deveres conexos - ordem pblica Destarte, temos um dirigismo contratual do Estado, mostrando aos contratantes o norte orientador. Assim, sempre que na execuo do contrato forem violados os princpios de probidade e boa-f, poder o Estado intervir e, o julgador poder corrigir a postura de qualquer das partes sempre que perceber um desvio de conduta ou de finalidade, ou ainda, se o contratante estiver buscando (mesmo que licitamente) obteno de vantagem maior que a inicialmente esperada. Deve, pois, o juiz basear sua deciso na anlise do comportamento das partes quanto aos deveres anexos ou conexos ao vnculo jurdico. Desta forma, a fora obrigatria de um contrato no se aprecia tanto luz do

dever de se manter a palavra empenhada de forma estrita e precisa como pactuada no momento do contrato, mas sob o aspecto da realizao do bem comum e de sua finalidade social. Cumpre lembrar tambm a determinao do art. 421, in verbis: Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. Primeiramente temos uma colocao vernacular infeliz por parte do legislador, quando este se refere liberdade de contratar, pois esta deve ser ampla, adstrita somente pelas partes. Entende-se por liberdade de contratar o nimo da agente em realizar dado negcio, a convenincia das partes em concretizar ou no determinada relao comercial. Este ato no deve ser limitado pelo Estado. Apenas s partes cabe a deciso de realizar ou no um contrato, v.g., se Joo quer vender um imvel de sua propriedade, desde que esteja livre de nus, tal deciso somente a ele compete, no tem cabimento, numa situao como esta interveno estatal, pois o Estado estaria violando seus prprios princpios, pois o direito propriedade garantido constitucionalmente, desde que esta no esteja desatendendo com a sua funo social, pode Joo livremente dispor dela como melhor lhe aprouver. Logo deduzimos que, a liberdade de contratar est vinculada somente ao interesse e a necessidade das partes. Mais clara e concisa a redao proposta pelo Projeto de Lei 6960/2002, que prope a seguinte redao para o artigo 421 do Cdigo Civil: A liberdade contratual ser exercida nos limites da funo social do contrato. Por liberdade contratual infere-se: O contedo do contrato, suas clusulas, condies, regras, etc; esta sim deve observar os limites legais, a funo social do contrato, os princpios, etc. Tais limitaes visam coibir abusos, pois, como supracitado, hodiernamente os contratos so massificados, onde o contratante torna-se mero aderente, no dispondo de poder de negociao, restando-lhe apenas concordar e quando se sentir lesado, buscar a tutela jurisdicional. A interveno do Estado nestes casos deve ser cabal, desde que tenha como objetivo coibir abusos ou a defesa do consumidor (hipossuficiente). O limite da funo social e o princpio da boa-f, agora consignados na teoria geral dos contratos, permite uma viso mais humanista desse instituto que deixar de ser apenas um mecanismo para dominao do mais fraco pelo mais forte, resgatando e colocando em primeiro plano, no mais a proteo propriedade, mas a dignidade da pessoa humana e o social.

Cumpre evidenciar que o termo autonomia da vontade, utilizado na vigncia do Cdigo Civil de 1916 para designar a ampla liberdade de contratar, adstrita somente pela supremacia da ordem pblica; no pode com o advento de o novo Cdigo cingir-se do mesmo significado, visto que, no Cdigo de 1916 no havia distino entre liberdade de contratar e liberdade contratual, no havia preocupao com a funo social do contrato. No cdigo de 2002 esta preocupao explcita, desta forma, podemos at usar a expresso autonomia da vontade, desde que tenhamos em mente a distino entre: Liberdade de contratar animus do agente, ilimitada. Liberdade contratual concernente formulao do contrato, restrita pelos limites do artigo 421 CC/2002.

PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL FORMAO DOS CONTRATOS Direito real. Poder que tem algum sobre uma coisa especfica, e que vincula esta coisa direta e imediatamente ao seu titular, o qual pode opor esse direito contra todos (propriedade, usufruto, hipoteca, anticrese, etc.). Direito pessoal. Direito que tem uma pessoa de exigir de outra que d, faa ou no faa alguma coisa. Assim, podemos dizer que a obrigao real ou propter rem (ou ob rem) uma mescla de direito real com direito pessoal e, esto a cargo de um sujeito, medida que este proprietrio de uma coisa, ou titular de um direito real de uso ou gozo dela. Pode ento, a pessoa do devedor, nesse tipo de obrigao, variar em funo da relao de propriedade ou de posse existente entre o sujeito e determinada coisa. Elementos de validade dos contratos: a) Capacidade (art. 3 a 5, 104 , 166, 167, 171 CC/2002). b) Possvel (fisicamente, materialmente e juridicamente), assim, no se pode contratar uma pessoa muda para cantar ou contratar uma importao proibida por lei. c) Objeto lcito, no pode contrair a lei e os bons costumes.

d) Suscetvel de valor econmico (contrato sobre a prestao de um gro de caf); e) Determinado ou determinvel. s vezes o objeto no determinado no momento do contrato, deixando tal tarefa para ser feita no futuro, p.ex., indivduo que compra peixe antes do pescador jogar a rede (contrato aleatrio), supondo que as partes acordaram em R$20,00. Se ao jogar a rede o pescador: - pescar vrios peixes, pescar um peixe, no pescar nenhum peixe, o valor a ser pago ser o mesmo (acordado inicialmente). No negcio jurdico o elemento primordial vontade das partes. Assim o constituio, modificao ou extino do direito deve ser feito visando o acordo de vontades e a boa-f objetiva. Princpio da forma livre (art. 104 , 107 , 109 CC/2002). O contrato pode ser verbal, por instrumento pblico ou particular. No sendo livre somente quando a lei o determinar, v.g., para vender uma cada necessrio uma escritura pblica. J para um contrato de locao a forma livre (pode ser verbal, pblico ou particular). Segundo o art. 109 CC/2002 se as partes convencionarem que, para a eficcia do contrato essencial o instrumento pblico (registro no cartrio), este se faz necessrio para que aquele tenha validade. Princpios 1. Autonomia privada da vontade Pode-se falar em autonomia privada da vontade, desde que estejamos atentos para o novo enforque dado pelo CC/2002 entre liberdade de contratar e liberdade contratual (vide anotaes supra). 2. Obrigatoriedade das convenes (pacta sun servanda) Intangibilidade ou imutabilidade. A ningum permitido alterar unilateralmente o contedo do contrato, nem pode o juiz intervir nesse contedo. Essa a regra geral. Excees: funo social do contrato; boa-f objetiva; caso fortuito e fora maior. 3. Relatividade das convenes (res enter alios) Os efeitos de um contrato atingem somente os contratantes, no podendo se estender a terceiros estranhos a ele. Excees: estipulao em favor de terceiros. Quando o contratante firma um contrato em benefcio de terceiro, v.g., seguro de vida, onde outrem (que no os contratantes) beneficiado.

Toda vez que o contrato extrapolar as partes teremos estipulao em favor de terceiro. Anncios Google

4. Consensualismo ( a regra) o consentimento, acordo de vontades. O acordo ser celebrado mediante a manifestao de vontade dos contratantes. No exige a tradio para concretizao do contrato. Exceo: contratos reais onde o acordo de vontades no tem o condo de aperfeioar o contrato, no sendo hbil para gerar efeitos no mundo jurdico. Faz-se necessrio, para o seu aperfeioamento a tradio, a entrega da coisa e, a partir deste instante considerar-se- aperfeioado o contrato, estando apto a gerar efeitos no mundo jurdico. Assim, temos: Contrato Real com a entrega da coisa

Demais Contratos com celebrao do contrato Ex: Contrato de mtuo Emprstimo Comodato Contrato de depsito No emprstimo a pessoa dona daquilo que lhe foi emprestado, podendo dispor do bem como lhe convier, bastando restituir a coisa de mesma espcie e gnero. Ex: Joo vai ao BB e faz um emprstimo em pecnia, formalizado atravs de um contrato (perfeito). Mas para que ocorra o aperfeioamento do contrato

mister a entrega do dinheiro a Joo. Pergunta-se: Este contrato unilateral ou bilateral? Para sabermos a resposta a esta pergunta, primeiramente temos que saber o momento de proferi-la. Fazemo-la no momento do aperfeioamento do contrato, no nosso exemplo, no momento da entrega do dinheiro a Joo. Assim, temos um contrato unilateral, pois h obrigao somente para um dos contratantes, ou seja, para Joo que deve efetuar o pagamento ao Banco. 5. Boa-f nos contratos Primeiramente devemos buscar o significado contemporneo do princpio da boa-f. Vale salientar que no se trata da boa-f subjetiva, que demandava dolo na conduta do agente, onde: BOA F M-F Nesse diapaso, a boa-f analisada apenas como ausncia sobre o ilcito praticado, dentro do campo do subjetivo, onde a inteno de causar dano ao prximo levada em conta na anlise da culpabilidade do agente. O Cdigo Civil /2002 d nova acepo ao princpio da boa-f, que vem sendo chamado pelos doutrinadores de boa-f objetiva, pois, tem por objetivo impelir aos contratantes uma conduta em concordncia com os ideais de honestidade e lealdade, independentemente de dolo ou culpa na conduta do agente. Assim, podemos concluir que: BOA F EXTERIOZAAO DE COMPORTAMENTO MPROBO , EGOSTA, REPROVVEL. Diante disto, verificamos que, se uma clusula contratual que viole princpios baseados na honestidade, retido, lealdade e, principalmente na considerao de que todos os membros da sociedade so juridicamente tutelados e no apenas partes nos contratos, pode-se buscar a tutela jurisdicional para que o Estado ingresse na relao contratual privada, proibindo ou impondo clusulas. E eis a grande novidade: mesmo que o agente no tenha tido a inteno de causar dano, ou seja, independe do subjetivismo do agente, no h mais lugar para a postura de querer levar vantagem em tudo (certo). Ento podemos perceber que a boa-f objetiva tem um enfoque na transindividualidade, nos direitos de terceira gerao, na funo social do contrato, v.g., se se pede a falncia de determinada empresa, mesmo tendo esta motivado o processo, mas sendo a referida empresa de suma importncia para a manuteno do equilbrio do municpio pois o seu fechamento, p.ex., poderia gerar uma grande onda de desemprego deve o juiz, na analise do caso concreto observar no s o lado econmico, mas tambm o social. Deve

apreciar, se aceita o pedido de falncia ou se h outra sada ou qualquer possibilidade de saneamento, sendo sempre prefervel esta, quela. Percebemos que a tarefa do magistrado cada vez maior. mister que este tenha uma boa interao com a sociedade, que esteja antenado com as mudanas que esto ocorrendo na sociedade. Atualmente, ainda temos 8% dos magistrados batendo na tecla da boa-f subjetiva, desatualizados que esto com as mudanas sociais ocorridas nos ltimos tempos. Claro que tarefa muito mais difcil a analise da boa-f objetiva, pois preciso observar as condies em que o contrato foi firmado, o nvel scio cultural dos contratantes, o momento histrico e econmico e, creio que at as peculiaridades inerentes a cada regio, pois em um pas de dimenses continentais, com culturas e hbitos to diversos, tero os magistrados, uma tarefa herclea pela frente, qual seja: a interpretao da vontade contratual, tendo em vista os novos parmetros que devem ser observados para tal interpretao expressamente previstos no artigo 187 do CC/2002, transcriptu: Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Sob esse prisma, temos ntidas trs funes no conceito da boa-f objetiva: Funo interpretativa artigo 113 Funo de controle dos limites do exerccio de um direito art. 187 Funo de integrao do negcio jurdico art. 421 No se quer com isto negar ao credor o direito de cobrar seu crdito, mas tosomente coibir abusos nessa conduta, pois como pudemos vislumbrar em anlise supracitada, a igualdade entre contratantes no to igual assim, temos um consumidor hipossuficiente no capaz de fazer frente ao capitalismo esmagador. Tendo em vista o novo paradigma social, onde a sociedade exige retido, transparncia, honestidade e probidade dos contratantes, a boa-f objetiva passou a ser fator basilar na interpretao. Dessa forma avalia-se a boa-f objetiva nas seguintes fases do contrato: Responsabilidade pr-contratual Responsabilidade contratual Responsabilidade ps-contratual Em suma, devemos observar a boa-f objetiva em todas as fases do contrato, para que, parafraseando Bobbio procuremos: igualar os desiguais na medida

em que se desigualam. Fases do contrato Fase Fase Fase Pr-contratual Executria Ps-contrato

6. Reviso dos contratos (rebus sic stantibus, teoria da supervenincia, teoria da onerosidade excessiva, teoria da impreviso). H possibilidade de se revisar um contrato quanto este for, para uma das partes, extremamente oneroso. Quanto execuo, os contratos podem ser: a) Execuo imediata o contrato surge, gera os efeitos que lhes so prprios, cumpre-se, extingue-se. Tudo no presente momento (cumprimento vista). b) Execuo diferida o negcio celebrado atualmente, mas a execuo ocorre no futuro, v.g., venda de imvel com pagamento previsto para daqui a dois anos (cumprimento pr, mas em uma nica parcela). c) Execuo continuada ou trato sucessivo a execuo do contrato ocorre ms a ms, de forma fracionada (cumprimento a prazo). No momento da execuo do contrato a realidade jurdica das partes deve ser a mesma. Por exemplo, se Joo celebra com Maria um contrato de prestao continuada de valor fixo. Se houver uma modificao na situao ftico-juridica pode haver reviso. Mas se Joo perde o emprego, tal situao, de per si, no tem o condo de provocar uma reviso contratual. Para que se possa pretender alterao no contrato deve existir um fato superveniente grave e excepcional, p.ex., irrompe uma guerra e durante uma batalha uma bomba jogada em uma fbrica comprometendo a produo. O CC/1916 no acolhia expressamente a rebus sic standibus, ou seja, no havia nenhum artigo que versasse sobre reviso contratual. Mas em 1990, com o advento da Lei 8078 (Cdigo de Defesa do Consumidor), o ordenamento jurdico ptrio passou a acolher expressamente a reviso contratual, vejamos o artigo 6, V e VIII da referida lei, verbis: Art. 6. So direitos do consumidor: V a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as

tornem excessivamente onerosas; VII a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias; Assim temos: Gnero Reviso 1) Modificao Espcies 2) Reviso

E conclumos que: Modificao e Reviso so espcies do gnero REVISO. 1) Modificao nesta espcie no necessrio provar fato superveniente, visto que, o contrato j nasceu oneroso, viciado, a desproporcionalidade inicial, p.ex., contrato que tem clusula com multa abusiva. Ele est viciado desde o momento da celebrao. Mesmo tendo sido assinado pelas partes e revestido de todas as formalidades legais, poder ser objeto de reviso. Ao juiz cabe equilatar a desproporcionalidade entre as partes. 2) Reviso nesta modalidade h necessidade de provar que certo fato superveniente o torna demasiadamente dispendioso, visto que, este contrato no nasceu oneroso, pois, quando do momento da sua celebrao estava perfeito; posteriormente veio a tornar-se desproporcional devido a um fato novo, superveniente, imprevisto. Segundo o artigo 81 do CC/1916 o contrato tinha a faculdade de ARTME adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir direitos. Ento, j podemos buscar uma definio para contrato. Sabemos que contrato um negocio jurdico; um acordo de vontades; que ele visa criao, aquisio, modificao ou extino de direitos; que as partes devem observar os limites de sua funo social e terem sua conduta pautada na boa-f objetiva. Diante disto, podemos idear diversas definies para contrato. Podemos dizer que contrato : Acordo de vontades que vise criar, modificar ou extinguir direitos.

Negocio jurdico visando criao, aquisio, modificao ou extino de direitos pautados na boa-f objetiva e com observncia de sua finalidade social. So apenas alguns exemplos de definies dentre tantas outras que poderamos criar.

OBJETO, CAUSA E MOTIVO Objeto do contrato difere de objeto da obrigao. Enquanto aquele idntico em todas as estipulaes de mesma natureza, este isolado, concreto, individuado e especifico. O CC/2002 em seu art. 104 no prev como elemento de validade do contrato a sua causa ou o seu motivo. Segundo Venosa, causa aquele motivo que tem relevncia jurdica. Confunde-se com o objeto do negcio. No podemos elevar qualquer motivo como elemento essencial do negcio jurdico, e, conseqentemente, do contrato. No CC/1916, acompanhado pelo estatuto civil contemporneo, afastando-se da problemtica sobre o tema da causa, que gera tantas dificuldades de ordem prtica, entendeu que a noo de objeto substitui perfeitamente a noo de causa. Numa compra e venda, p.ex., o comprador pode ter os mais variados motivos para realizar o negcio: especular no mercado, utilizar a coisa para seu uso, dar em locao, etc. Todos esses motivos, porem, no tm relevncia jurdica. O motivo com relevncia jurdica ser receber a coisa mediante o pagamento, no resta dvida, porem, de que, por vezes, unicamente a noo de objeto do contrato no ser suficiente para o exame da licitude ou imoralidade do negcio. No entanto, nossa jurisprudncia nunca teve dificuldade de examinar a questo sobre o prisma do objeto. O objeto do contrato o mesmo em todas as operaes de mesma natureza, se confundido com sua causa; o motivo de ordem subjetiva, esta no animus do agente, no tendo relao com a validade do negcio jurdico. Via de regra, o motivo no importe para a validade do negcio jurdico, mas quando aquela foi razo que determinou este, poder o motivo passar a ter relevncia, pe.ex., Joo salvou a vida de Maria. Joo, em agradecimento pelo ato de Maria lhe faz uma doao. Depois de efetuado o negcio Joo descobre que no foi Maria quem lhe salvou a vida, mas Marta. Neste caso o motivo sendo falso vicia (contamina) o negcio jurdico. Assim, sinteticamente temos: Causa: confunde-se com o prprio contrato (objeto); Motivo: carter subjetivo; Exceo; art. 140 CC/2002 (que corrigiu o CC/1916 que em seu art. 90

falava em causa, quando na verdade devia falar em motivo). CLASSIFICAO DOS CONTRATOS A classificao dos contratos, portanto, serve para posicionar corretamente o negcio jurdico no mbito do exame de seu adimplemento e inadimplemento, questo crucial para o jurista. Assim medida que so conhecidas as classificaes fundamentais, o estudioso, ao examinar um contrato, na prtica, j ter em mente as conseqncias jurdicas das espcies. Mas, assim como um diagnostico errado de uma molstia pelo mdico pode levar o paciente morte, a compreenso errada de um fenmeno jurdico pode acarretar conseqncias letais ao patrimnio das partes envolvidas. Na tradicional classificao do direito romano temos quatro categorias de contrato, quais sejam: Reais implicam na entrega de uma coisa (res), de um contraente a outro. Orais formam-se com o pronunciamento de certas palavras. Literais so os que necessitam da escrita. Consensuais perfazem-se pelo simples consentimento das partes, independentemente de qualquer forma oral ou escrita ou da entrega da coisa.

I. CONTRATOS CONSIDERADOS EM SI MESMOS 1. Quanto natureza da obrigao 1.1. Unilaterais Obrigaes 1.2. Bilaterais 1.3. Gratuitos Patrimnio 1.4. Onerosos 1.5. Comutativos 1.6. Aleatrios 1.7. Paritrios 1.8.Adeso Quanto s obrigaes Cumpre inicialmente lembrar que a distino refere-se carga de obrigaes da parte e no ao nmero de contratantes que devem

ser sempre dois, j que o contrato um acordo de vontades. 1.1. Contrato Unilateral aquele que, quando da sua feitura, gera obrigao somente a uma das partes. Os efeitos so ativos de um lado e passivos do outro. S uma das partes se obriga, no havendo contraprestao. Exemplo o contrato de doao pura e simples onde apenas o doador contrai obrigaes ao passo que o donatrio s aufere vantagens . Caso ainda do depsito , do mtuo , do mandato e do comodato . Como j vimos anteriormente o contrato aperfeioa-se, via de regra, pelo consenso das partes. Mas nos contratos unilaterais, para o seu aperfeioamento, faz-se necessrio tradio (entrega da coisa), v.g., em um emprstimo em dinheiro feito junto a uma instituio financeira temos inicialmente uma promessa de mtuo, que bilateral, pois o temos a de um lado, a instituio financeira que se compromete a entregar o dinheiro e, de outro, o contraente que se compromete em restituir a pecnia, com juros e prazos pr-acordados. Mas note-se bem, no temos um contrato aperfeioado, o que temos uma promessa de mtuo. Para que tenhamos um contrato aperfeioado necessria tradio, ento teremos um contrato de mtuo feneratcio, que um contrato unilateral, visto que, aps a tradio, resta obrigao somente uma das partes, ou seja, ao contraente de restituir o valor instituio bancria nas formas e prazos acordados. 1.2. Contrato bilateral pressupe obrigao, no momento da feitura, para ambas as partes, ou para todas as partes intervenientes. Essas obrigaes so recprocas e simultneas (sinalgma), por isso, tambm so chamados de contratos sinalagmticos. Cada uma das partes fica adstrita a uma prestao. Assim a compra e venda (CC. Art. 481). O vendedor deve entregar a coisa e receber o preo; o vendedor deve receber a coisa e pagar o preo. Quanto ao patrimnio refere-se alterao no patrimnio dos contratantes. 1.3. Contratos gratuitos so aqueles que oneram apenas uma das partes, proporcionando outra s vantagens, sem contraprestao, ou seja, toda a carga contratual fica por conta de um dos contratantes. Inserem-se nesta categoria a doao sem encargo, o comodato, o mtuo sem pagamento de juros, o depsito e o mandato gratuitos. Devemos observar que o simples reembolso de despesas realizado ao mandatrio, pelo mandante, no retira do mandato o seu carter gratuito, tal somente ocorreria caso as partes tivessem estipulado uma retribuio por seu desempenho. Neste caso o contrato no seria gratuito, mas oneroso. 1.4 Contratos onerosos so aqueles cujos ambos contratantes tm deveres e obrigaes, direitos e vantagens, assim, sacrifica-se o patrimnio de um em proveito de ambos, visto que, enquanto uma parte dispe de um bem o

retirando-o de seu patrimnio e tendo este reduzido, mas recebendo por essa disponibilidade. A outra parte reduz sua capacidade financeira ao efetuar o pagamento do bem, mas sobrevm com a locupletamento do seu patrimnio com a aquisio do bem. Assim temos a carga contratual repartida entre eles, embora nem sempre de modo igualitrio. Podemos citar como exemplos os contratos de permuta, compra e venda, locao, empreitada, etc. Os contratos onerosos so sempre bilaterais, pois trazem vantagens para ambos os contraentes, pois estes sofrem um sacrifcio patrimonial correspondente a um proveito almejado, como por exemplo, na locao em que o locatrio paga o aluguel para usar e gozar do bem e o locador entrega o que lhe pertence para receber o pagamento. Subdiviso dos Contratos Onerosos 1.5. Contrato comutativo o tipo em que uma das partes, alm de receber da outra prestao equivalente a sua, pode apreciar imediatamente essa equivalncia. No momento da formao, ambas as prestaes geradas pelo contrato esto definidas, como na compra e venda. Assim, no ato do contrato as partes j conhecem o sacrifcio e proveito que haver entre elas, tendo o total conhecimento do que tm a dar e a receber. 1.6 Contrato aleatrio (lea = sorte), portanto, neste tipo de contrato as prestaes de uma ou ambas as partes so incertas quando da elaborao da avena, porque sua quantidade ou extenso est na dependncia de um fato futuro e imprevisvel. O conhecimento do que deve conter a prestao ocorrer no curso do contrato, ou quando do cumprimento da prestao podendo, inclusive, redundar numa perda ao invs de lucro. Destarte, o contrato aleatrio funda-se na lea, sorte, ao menos para uma das partes. O contrato pode ser aleatrio por sua prpria natureza ou resultar de conveno das partes. Assim, so aleatrios por natureza os contratos de seguro (CC art. 1432 ss), jogo e aposta (CC. Art. 814 a 817), incluindo-se nessa natureza as loterias, rifas, lotos e similares, e o contrato de constituio de renda (CC art. 803 a 813). Mas temos tambm os contratos acidentalmente aleatrios, o caso da compra da rede do pescador. Pode ocorrer de o arremesso da rede nada captar. Mesmo que peixe algum venha na rede, vale o contrato e devido o preo, pois foi uma esperana que se adquiriu. Temos, pois, um contrato de compra e venda que normalmente comutativo, transmutando em aleatrio por conveno das partes.

1.7 Contratos paritrios so aqueles em que as partes esto em situao de igualdade no que pertine ao princpio da autonomia de vontade; discutem os termos do ato do negcio e livremente se vinculam fixando clusulas e condies que regulam as relaes contratuais. As clusulas do contrato

podem ser discutidas uma a uma para que se alcance um contrato satisfatrio para ambas as partes. Atualmente, devido a grande exploso populacional que o mundo sofreu, ser-nos-ia impossvel ter esta forma de contrato como predominante. (p.s. vide comentrios supra). 1.8. Contratos de adeso caracterizam-se pela inexistncia da liberdade de conveno, porque excluem a possibilidade de debate ou discusso sobre os seus termos; um dos contratantes se limita a aceitar as clusulas e condies previamente redigidas pelo outro, aderindo a uma situao contratual que j est previamente definida. Ressalte-se se tratar de um clich contratual, segundo normas de rigorosas, que algum adere, aceitando os termos como postos, no podendo fugir, posteriormente do respectivo cumprimento. Nos contratos de adeso, eventuais dvidas oriundas das clusulas se interpretam em favor de quem adere ao contrato (aderente). O Cdigo de Defesa do Consumidor, em seu artigo 54, oferece o conceito e dispe sobre a admisso de clusula resolutria. So espcies deste tipo de contrato, o seguro, o contrato de consrcio e o de transporte.So contratos prontos, preenchidos apenas os claros. Antes do advento do CDC a doutrina fazia distino entre contrato de adeso como sendo aquele firmado com entes pblicos, p.ex., contrato de energia eltrica com a CEMIG e, contrato por adeso que eram os firmados por particular, com a margem de, no concordando com o bloco de clusulas no fazer aquele contrato, procurando o mesmo servio com outrem, p.ex., compra de automvel. Mas com o advento do CDC, desnecessria se faz tal classificao, pois em ambos os casos passaram a tratar-se de contrato de adeso (CDC art. 57). A simples modificao de uma ou outra clusula no transforma o contrato de adeso em paritrio, para que isso ocorre mudana contratual deve ser substancial (Lei 8078/90 art. 64 a 90; CC art. 220). Quanto forma 2.1. Consensuais 2.2. Reais 2.3. Solenes 2.4. No-solenes 2.1. Contratos Consensuais so os que se consideram formados pela simples proposta e aceitao. A simples comunho de vontades aperfeioa o contrato ( a regra em nosso ordenamento jurdico), seja este formal ou no, ficando assim, hbil para gerar os efeitos jurdicos que lhes so prprios. 2.2. Contratos Reais so os que s se formam com a entrega efetiva da coisa, como no emprstimo (mtuo e comodato), no depsito ou no penhor. A entrega, a, no cumprimento do contrato, mas detalhe anterior, da prpria

celebrao do contrato. Observe-se que a doutrina moderna critica o conceito de contrato real, mas a espcie ainda inafastvel diante do nosso direito positivo vigente. Os contratos reais so comumente unilaterais posto que se limitam obrigao de restituir a coisa entregue. Excepcionalmente, podem ser bilaterais, como acontece no contrato de depsito remunerado: a importncia prtica est em que, enquanto no entregue a coisa, no h obrigao gerada. 2.3. Contratos solenes, tambm chamados formais, so contratos que s se aperfeioam quando o consentimento das partes est perfeitamente adequado pela forma prescrita na lei, objetivando conceder segurana a algumas relaes jurdicas. De regra, a solenidade se exige na lavratura de documentos ou instrumentos (contrato) pblico, lavrado nos servios notariais (cartrio de notas), como na escritura de venda e compra de imvel que , inclusive pressuposto para que o ato seja considerado vlido, ou seja, exige escritura pblica. No contrato solene, a ausncia de forma torna-o nulo. H uma exceo: quando a lei no determina que o contrato seja solene, mas as partes, por sua vontade determinam que o contrato seja formal. No se converter em contrato solene, mas neste caso o contrato s ter validade observadas as formalidades legais (por conveno entre as partes), j que se leva em conta a autonomia da vontade dos contratantes. J um contrato de tipo solene no poder ter a validade com preteriao das formalidades, ainda que as partes assim o queiram. 2.4. Contratos no solenes ou consensuais, so os que se perfazem pela simples anuncia das partes. O ordenamento legal no exige forma especial para que seja celebrado, como no contrato de transporte areo. Vigora em nosso ordenamento jurdico o princpio da forma livre (art. 104, III, CC), a regra a forma no-solene. Forma dos contratos Verbal Gesto ou mmica Particular contrato escrito, formalizado entre as partes. Instrumento pblico Pblico contrato escrito, formalizado em cartrio.

Quanto denominao 3.1. nominados / tpicos 3.2. inominados / atpicos 3.1. Contratos nominados ou tpicos. Devemos sempre preferir esta expresso,

quela, atendendo a que no a circunstancia de ter uma designao prpria (nomem iuris) que preleva , mas a tipicidade legal. Assim, contratos tpicos so espcies contratuais que possuem denominao (nomem iuris), ou seja, tm nome e so regulamentados pela legislao. Segundo Maria Helena Diniz "o nosso Cdigo Civil rege e esquematiza dezesseis tipos dessa espcie de contrato: compra e venda, troca, doao, locao, emprstimo, depsito, mandato, gesto, edio, representao dramtica, sociedade, parceria rural, constituio de renda, seguro, jogo e aposta, e fiana". J o professor Andr Ricardo B.F. Pinto cita 23 tipos de contrato, quais sejam: troca e venda; troca e permuta; contrato estimatrio; contrato de doao; locao; emprstimo; prestao de servios; de empreitada; de depsito; mandado; comisso; agencia; distribuio; corretagem; transporte; seguro; constituio de renda; jogo; aposta; fiana; transao; compromisso e sociedade. Podemos simplificar dizendo que contratos tpicos so aqueles tipificados em lei. 3.2. Contratos inominados ou atpicos. Aqui, tambm, empregaremos a expresso atpica pelos mesmos motivos supracitados (item 3.1). Assim, so atpicos os que resultam da consensualidade, no havendo requisitos definidos na lei, bastando para sua validade que as partes sejam capazes (livres), o objeto contrato seja lcito, possvel e suscetvel de apreciao econmica. Este tipo de contrato no tem previso expressa, no tendo regramento especificado em lei e, sendo, portanto, um contrato complexo. Em verdade, o nome do contrato possui importncia secundria. Importante mesmo o objeto do contrato (pouco importando sua forma: se escrita ou verbal), pois, de posse desta informao (objeto do contrato) se possvel determinar com preciso o nomem iuris do contrato. Quanto ao fim 4.1. Preliminar 4.2. Definitivo 4.1. Contrato preliminar (pr-contrato pactum de contrahendo) um contrato perfeito e acabado, que tem por objeto um contrato definitivo. um compromisso para celebrao de um contrato definitivo. Portanto, no se encerra em si mesmo, p.ex., promessa de compra e venda de imvel financiado por Instituio Financeira, para esta o promitente continua a ser aquele que originalmente fez o financiamento, a Instituio no reconhece este contrato. Mas entre as partes que o firmaram, este tem total validade. Contrato preliminar no se confunde com negociao preliminar. Enquanto nesta no h vinculo entre as partes, ocorrem apenas negociaes, podendo um ou outro desistir do negcio a qualquer tempo, naquela h uma efetiva

proposta, e o seu descumprimento poder gerar sanses para a parte inadimplente do contrato. A fase de proposta e aceitao chama-se puntuaao. 4.2. Contrato definitivo sucede o temporrio, ou sem ele existe, sendo um contrato perfeito e acabado e tendo por objeto um fim em si mesmo, ou seja, encerra-se em si mesmo.

Quanto ao momento da execuo 5.1. De execuo instantnea 5.2. De execuo diferida 5.3. De trato sucessivo ou execuo continuada 5.1. Contrata de execuo instantnea aquele que se encerra em um s ato, p.ex., compra e venda com pagamento vista, onde, o vendedor entrega a coisa e recebe o valor correspondente do comprador que passa a ser o seu possuidor, tudo em um s ato. VENDA VISTA. 5.2. Contrato de execuo diferida encerra-se num s ato, mas no futuro, p.ex., venda a prazo, com entrega imediata da mercadoria e prazo de pagamento em 30 dias. VENDA PR-DATADA 5.3. Contrato de trato sucessivo ou execuo continuada. Nesta modalidade de contrato a execuo dar-se- de forma fracionada. Venda de determinado bem, com entrega imediata e pagamento em 10 prestaes. VENDA PRESTAO Quanto s pessoas 6.1. Pessoais 6.2. Impessoais 6.1. Contratos pessoais (intuitu personae) levam em conta a personalidade da pessoa, o servio s poder ser executado por ela. H contratos que por sua natureza so pessoais, v.g., a contratao de um ator, escultor, renomado mdico ou advogado, etc. geralmente nesses contratos h obrigao de fazer. No entanto, se a obrigao de dar, no h, como regra geral, que torn-la pessoal, j que qualquer pessoa poder cumprir o que consta do objeto do contrato. J nos contratos pessoais, inadmissvel a substituio da pessoa do devedor (so obrigaes infungveis) e a impossibilidade ou negativa do cumprimento de sua parte extinguir a obrigao, substituindo-se por indenizao por perdas e danos se houver culpa.

6.2. Contratos impessoais so aqueles onde qualquer pessoa com capacidade para executar o objeto do contrato, poder faz-lo. As partes no especificam, a pessoa que ir cumprir o contrato irrelevante. Assim o caso da reforma de um imvel, feita por empresa de engenharia, onde havendo problema com um ou mais pedreiros, basta substitu-los por outros com iguais habilidades.

II. CONTRATOS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS

1. Principais 2. Acessrios 1. Contrato principal aquele que existe por si, exercendo sua funo e finalidade, no dependendo juridicamente da existncia de outro. Como exemplo cite-se: o contrato de compra e venda, aluguel, comodato, etc. 2. Contrato acessrio (ou dependentes) aquele que s existe porque subordinado ou dependente de outro, ou para garantir o cumprimento de determinada obrigao dos contratos principais, como a cauo e a fiana. Embora o contrato acessrio seja depende do principal ele pode ser feito antes deste. o caso de uma locao que no poder, por qualquer motivo, ser firmado no presente momento, mas j dispondo dos fiadores o locatrio firmou o contrato de fiana antes do contrato de locao enunciando naquele que este passar a ter validade a partir do dia X, quando ser feito o contrato principal (contrato de locao).

DA EXTINO DO CONTRATO 1- Introduo O contrato, como todo e qualquer negcio jurdico, cumpre seu ciclo existencial. Nasce do mtuo consenso, sofre as vicissitudes de sua carreira, e termina normalmente com o adimplemento da prestao, sendo executado pelas partes contratantes em todas as suas clusulas. Portanto, como o prprio ciclo da vida, o contrato nasce, desenvolve-se e morre (extingue-se), por diversas modalidades que pretendemos aqui estudar. 2- Extino normal dos contratos O vnculo contratual , por natureza, passageiro e deve desaparecer,

naturalmente, to logo o devedor cumpra a prestao prometida ao credor. A execuo (seja ela instantnea, diferida ou continuada) , pois, o modo normal da extino do vnculo contratual. O cumprimento da prestao libera o devedor e satisfaz o credor. Ou seja, uma vez executado o contrato, extinguirse-o todos os direitos e obrigaes que originou. Por outro lado, importante esclarecer que comprova-se o pagamento pela quitao fornecida pelo credor, observados os requisitos exigidos no art. 320 do C.C. A quitao ou o recibo ser a prova hbil de que o devedor se servir quando tiver de provar o pagamento em juzo, pois consiste num documento escrito, no qual o credor reconhece ter recebido o que lhe era devido, liberando o devedor at o montante do que lhe foi pago. 3- Extino sem cumprimento (anormal) O contrato extingue-se antes de ter alcanado seu fim, ou seja, sem que as obrigaes tenham sido cumpridas. 3.1 Causas anteriores ou contemporneas formao dos contratos a) Nulidade esta tida como uma sano, por meio da qual a lei priva de efeitos jurdicos o contrato celebrado contra os preceitos disciplinadores dos pressupostos de validade do negcio jurdico. Podendo a nulidade ser absoluta (Arts. 166, I a VII, e 167 do C.C. a sano cominada ao contratante que transgride preceito de ordem pblica, operando de pleno direito, de sorte que o contrato no poder ser confirmado, nem convalescer pelo decurso de tempo, e no produzir efeitos desde a sua formao art. 169 C.C. Efeitos ex tunc.); relativa (art. 171 do C.C. uma sano que apenas poder ser pleiteada pela pessoa a quem a lei protege e que se dirige contra os contratos celebrados por relativamente incapazes ou por pessoas cujo consentimentos se deu por erro, dolo, coao, estado de perigo, leso e fraude contra credores. Tais contratos, porm subsistiro at o instante de sua anulao, produzindo efeitos durante algum tempo, admitindo, ainda, confirmao e purificando-se com o decurso do tempo Arts. 172 a 174. importante frisar que nesse caso o contrato permanecer eficaz enquanto no se mover ao que decrete tal nulidade, por ter a nulidade relativa efeito ex nunc). b) Condio resolutiva esta, em nosso ordenamento jurdico se subdivide em tcita ou expressa. A primeira, a condio, ou melhor, clusula resolutiva tcita (arts.475 e 476) est subentendida em todos os contratos bilaterais ou sinalagmticos, para o caso em que um dos contraentes no cumpra sua obrigao, autorizando, ento, o lesado pela inexecuo a pedir resciso contratual se no preferir exigir o cumprimento, e indenizao das perdas e danos. H presuno legal de que os contratantes inseriram, tacitamente,

clusula dispondo que o lesado pelo inadimplemento pode requerer, se lhe aprouver, a resciso do ajuste com perdas e danos. Todavia, o pronunciamento da resciso da avena dever ser judicial (art. 474 do C.C.); J a segunda (expressa), quando convencionada para a hiptese de inadimplemento. Apesar de todo contrato sinalagmtico conter implicitamente clusula resolutiva, nada obsta que os contratantes a ajustem expressamente, para reforar o efeito da condio, de tal forma que a inexecuo da prestao por qualquer um deles importe em resciso do contrato, de pleno direito, sujeitando o faltoso s perdas e danos, sem necessidade de interpelao judicial (art. 474, 1 parte, 127 e 128 do C.C.). Uma vez convencionada a condio resolutiva expressa, o contrato rescindir-se- automaticamente, fundando-se no princpio da obrigatoriedade dos contratos, justificando-se quando o devedor estiver em mora. c) Direito de arrependimento havendo o mtuo consenso, formar-se- o contrato e as perdas ficaro vinculadas juridicamente, no mais podendo eximir-se do ajuste ad nutum. Todavia, a fora vinculante da conveno poder romper-se excepcionalmente, como, p. ex., se houver direito de arrependimento. Este, quando expressamente previsto no contrato, autoriza qualquer das partes a rescindir o ajuste, mediante declarao unilateral da vontade, sujeitando-se perda do sinal (valor j pago), ou sua devoluo em dobro (art. 420 do C.C.). O exerccio do direito de arrependimento dever darse dentro do prazo convencionado, ou, se no houve estipulao a respeito, antes da execuo do contrato, uma vez que o adimplemento deste importar em renncia tcita quele direito. O prejudicado com o arrependimento no poder opor-se resciso contratual, pois o direito de arrependimento j estava assegurado no contrato; assim, bastar que o contratante arrependido pague a multa para exonerar-se do vnculo. Vale lembrar que o direito de arrependimento poder decorrer de lei, como sucede na hiptese do art. 420 do C. C. e no caso do art. 49 da lei n. 8078/90. 3.1 Causas supervenientes formao dos contratos A extino do vnculo contratual pode operar-se por motivos supervenientes sua formao, que impedem a sua execuo. A dissoluo do contrato em razo de causas posteriores sua criao verificar-se- por: a) Resoluo 1) por inexecuo voluntria, decorre de comportamento culposo de um dos contraentes, com prejuzo ao outro. Produz efeitos ex tunc, extinguindo o que foi executado e obrigando a restituio recprocas, sujeitando ainda o inadimplente ao pagamento de perdas e danos e da clusula penal, convencionada para o caso de total inadimplemento da prestao (compensatria) vide arts. 475 e 409 a 411 do Cdigo Civil. Entretanto, se o contrato for de trato sucessivo (de prestao de servios de transporte por ex.)

a resoluo no produz efeito em relao ao pretrito, no se restituindo as prestaes cumpridas. O efeito ser, nesse caso, ex nunc. 2) por inexecuo involuntria, decorre de fatos alheios vontade dos contratantes (caso fortuito ou fora maior), que impossibilitam o cumprimento da obrigao que incumbe a um deles, operando-se de pleno direito, ento, a resoluo do contrato, sem ressarcimento das perdas e danos, por ser esta uma sano aplicada a quem agiu culposamente, e sem interveno judicial, exonerando-se o devedor do liame obrigacional. A impossibilidade superveniente h de ser objetiva (no referente prpria pessoa do devedor), total e definitiva. O inadimplente no fica, nesse caso, responsvel pelo pagamento de perdas e danos, salvo se expressamente se obrigou a ressarcir os prejuzos resultantes do caso fortuito ou fora maior, ou se tiver em mora (Arts. 393 e 399 do C.C.). 3) por onerosidade excessiva, ocorre com a supervenincia de casos extraordinrios e imprevisveis por ocasio da formao do contrato, que o tornam, de um lado, excessivamente oneroso para um dos contraentes, gerando a impossibilidade subjetiva de sua execuo, e acarretam, de outro, lucro desarrazoado para a outra parte. O objetivo de assegurar a igualdade econmica, ou melhor, o equilbrio econmico-financeiro do contrato. A onerosidade excessiva, proveniente dos j mencionados acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, pode acarretar, tambm, a resoluo do contrato, por se considerar subentendida, nos contratos comutativos e de execuo diferida ou continuada a clusula rebus sic stantibus (arts. 478 a 480 do C.C). Poder o juiz reajustar as prestaes, to-somente reduzindo o valor da obrigao, ou exonerar totalmente o devedor. b) Resilio no deriva de inadimplemento contratual, mas unicamente da manifestao de vontade, que pode ser bilateral ou unilateral. 1) a resilio bilateral ou distrato negcio jurdico que rompe o vnculo contratual, mediante a declarao de vontade de ambos os contraentes de por fim ao contrato que firmaram. um contrato que extingue outro, que ainda no foi executado, isto , cujos efeitos no se exauriram e cujo prazo de vigncia no expirou. O distrato submete-se s normas e formas relativas aos contratos (art. 472 do C.C.) Se a lei no exige forma especial, a preferncia manifestada pelas partes no as obriga a observ-la no distrato. importante salientar, tambm que este, em regra, produz efeitos ex nunc, ou seja, a ruptura do vnculo contratual s produzir efeitos a partir do instante de sua celebrao, no atingindo as consequncias pretritas, nem os direitos adquiridos por terceiros, que sero respeitados. 2) resilio unilateral pode ocorrer somente em determinados contratos, pois a regra a impossibilidade de um contraente romper o vnculo contratual por sua exclusiva vontade. Alguns contratos, no entanto, por sua prpria natureza, podem ser dissolvidos unilateralmente. Tal ocorre com os de execuo continuada, celebrados por prazo indeterminado (prestao de servios, fornecimento de mercadorias, etc.). Nesses casos, a resilio denomina-se denncia. Podem ser mencionados ainda, como exemplo, os de

mandato, comodato e depsito. A resilio unilateral independe de pronunciamento judicial e produz somente efeitos ex nunc, no retroagindo. Ler art. 473 do C.C. c) Morte de um dos contraentes s ocorrer a dissoluo do contrato, se este for intuito persone (personalssimo), ante a impossibilidade de sua execuo pelo falecimento da parte cujas qualidades pessoais foram o motivo determinante de sua formao. Ex.: extinguir-se- automaticamente o contrato em que se estipula um concerto a ser executado por famoso pianista, se ele vier a falecer. Contudo, ser preciso lembrar que, se a extino do contrato se der por morte de uma das partes, seus efeitos operam ex nunc, subsistindo as prestaes que tiverem sido cumpridas. d) Resciso entre ns, o referido termo usado como sinnimo de resoluo e de resilio. Deve ser empregado, no entanto, para as hipteses de dissoluo de determinados contratos, como aqueles em que ocorreu leso ou que foram celebrados em estado de perigo. A primeira um defeito do negcio jurdico que se configura quando algum obtm um lucro exagerado, desproporcional, aproveitando-se da inexperincia ou da situao de necessidade do outro contratante (art.157 do C.C.). O estado de perigo assemelha-se anulao pelo vcio da coao e caracteriza-se quando a avena celebrada em condies desfavorveis a um dos contraentes, em situao de extrema necessidade, conhecida da outra parte (art. 156 do C.C.). Os efeitos da sentena retroagem data da celebrao do contrato, em ambos os casos. Destarte, a parte que recebeu fica obrigada a restituir.

FORMAO E CLASSIFICAO DOS CONTRATOS A formao dos contratos Fases da formao do contrato: 1. negociaes preliminares (puntuao): nesta fase ocorrem as tratativas para a celebrao do contrato. No h vnculo jurdico entre os negociantes, portanto, a no concluso do contrato no gera responsabilidade civil contratual. Na fase de puntuao pode ser elaborada minuta contratual. A fase negociatria, por definio, destina-se apenas a conversaes tendentes eventualconcluso de um contrato e definio de seu contedo, conversaes que recebem nas lnguas italiana, francesa e alem os nomes de trattative, pouparlers e Verhandugen, respectivamente.(TELLES, Inocncio Galvo. Manual dos contratos em geral. 4.ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2002. p. 203)

Obs: a responsabilidade civil pr-contratual, fundada na culpa in contrahendo (ilegtima frustrao de um contrato esperado), excepcional, cabendo diante da hiptese de violao da boa-f objetiva. A doutrina diverge se hiptese de responsabilidade aquiliana ou de uma outra espcie de responsabilidade civil, situada em um meio termo entre a responsabilidade contratual e a extracontratual.. Na verdade, h uma responsabilidade pr-contratual, que d certa relevncia jurdica aos acordos preparatrios, fundada no princpio de que os interessados na celebrao de um contrato devero comportar-se de boa-f e nos arts. 186 e 927 do Cdigo Civil que dispe que todo aquele que, por ao ou omisso, culposa ou dolosa, causar prejuzo ao outrem fica obrigado a reparar o dano.(DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. vol. 3. So Paulo: Saraiva. 2002. p. 46) Em alguns sistemas de Direito positivo, a responsabilidade civil extracontratual est expressa na codificao, a exemplo do Cdigo Civil Portugus, que em seu art. 227, n 1, assim dispe: quem negoceia com outrem para a concluso de um contrato deve, tanto nos preliminares como na formao dele, proceder segundo as regras da boa f, sob pena de responder pelos danos que culposamente causar outra parte. 2. Policitao (proposta ou oblao): fase em que feita a oferta por parte do proponente para que o solicitado emita seu consentimento. A proposta uma declarao unilateral de vontade receptcia, estando sujeita aceitao da outra parte para que produza seus efeitos. Vontade contratual: vontade formada a partir da convergncia dos interesses das partes negociante, aps o consentimento do oblato sobre a proposta do proponente. Sujeitos da proposta: - proponente, policitante ou solicitante: aquele que faz a oferta. - solicitado, policitado ou oblato: aquele para quem a proposta direcionada.

Requisitos da proposta: - sria - completa - clara - dirigida pessoa a quem se destina

A proposta pode ser feita:

A) Quanto presena dos contratantes - entre presentes (inter praesentes) - entre ausentes (inter absentes) O critrio utilizado pela lei o da presena jurdica e no o da presena fsica, como se extrai do art. 428, I, CC, que considera presente a pessoa que utiliza telefone ou meio de comunicao semelhante para contratar. Assim que presentes so aqueles em que a aceitao pode ser feita imediatamente proposta. Se o oblato precisar de prazo para aceitar, a proposta ser considerada entre ausentes. Os contratos eletrnicos podem ser tanto entre presentes quanto entre ausentes: Nessa linha de raciocnio, poderemos considerar, mutatis mutandis, entre presentes, o contrato celebrado eletronicamente em um chat (salas virtuais de comunicao), haja vista que as partes envolvidas mantm contato direto entre si quando de sua formao, e, por outro lado, entre ausentes, aquele formado por meio de envio de mensagem eletrnica (e-mail), pois, nesse caso, medeia um lapso entre a emisso da oferta e a resposta. (GAGLIANO, Pablo Stolze e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: contratos. Tomo I. So Paulo: Saraiva, 2006. p. 89). Quanto validade: - com prazo - sem prazo

Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrrio no resultar dos termos dela, da natureza do negcio, ou das circunstncias do caso. Princpio da vinculao ou da obrigatoriedade da proposta: a proposta feita pelo policitante obrigatria. Tal princpio, contudo, comporta excees, previstas na segunda parte do art. 427 e no art. 428, ambos do Cdigo Civil/2002. Em assim sendo, o princpio da vinculao ser afastado nas seguintes hipteses: a) quando na proposta estiver facultado ao policitante o direito de retratao. Esta hipteseno admitida nos contratos de consumo. b) quando for da natureza da proposta ou quando as circunstncias do caso assim determinarem. Obscuridade da legislao. c) se a retratao chegar antes ou ao mesmo tempo que a proposta. d) nas propostas entre presentes feitas sem prazo, quando o oblato no aceita

imediatamente (contratos com declarao consecutiva). e) nas propostas entre ausentes, quando h tempo razovel (prazo moral) para a chegada da resposta do oblato (contratos com declarao intervalada). f) quando a proposta feita com prazo (proposta entre ausentes) e a aceitao no expedida em tempo hbil. Oferta ao pblico Art. 429. A oferta ao pblico equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrrio no resultar das circunstncias ou dos usos. Pargrafo nico. Pode revogar-se a oferta pela mesma via de sua divulgao, desde que ressalvada esta faculdade na oferta realizada. Oferta x proposta. Contraproposta: considerada uma nova proposta, havendo, pois inverso da polaridade da relao inicial (o policitante passa a ser policitado e vice-versa). A discusso ou a modificao do contedo da proposta pelo policitado importa em nova proposta, desvinculando-se o policitante do contedo anterior. A alterao dos termos da proposta pode se dar: por acrscimo (adio) ou por restrio (LISBOA, Roberto Senise.Manual de direito civil: contratos e declaraes unilaterais teoria geral e espcies. 3.ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. p. 217) 3) Fase de Concluso do Contrato Aceitao momento da formao do contrato A aceitao faz com que a vontade contratual seja formada, fazendo com que o contrato seja concludo (eficcia da aceitao). O Cdigo Civil adota, regra geral, a teoria da agnio (ou declarao), na modalidade expedio. dizer, o contrato formado no momento em que a vontade expedida, independente do conhecimento imediato do policitante. A adoo da teoria da agnio na modalidade expedio no absoluta. H hipteses em que o Cdigo Civil no reconhece a formao do vnculo contratual somente com a expedio da proposta (proposta entre ausentes), abraando a teoria da agnio na modalidade recepo: a) quando a retratao do oblato chegar antes da aceitao ou junto com esta. Nesse caso, a aceitao considerada inexistente (art. 433, CC/2002). b) quando o policitante tiver firmado compromisso de aguardar a resposta,

fixando como o momento da concluso o instante do recebimento da resposta. c) quando a proposta no chegar no prazo convencionado. Aceitao tcita: art. 432, CC/2002. Teoria do silncio circunstanciado. evidente, porm, que no tm qualquer respaldo legal as disposies includas em algumas propostas no sentido de que o silncio do destinatrio importar na formao do contrato. (TEPEDINO, Gustavo (org). Cdigo civil interpretado: conforme a Constituio Federal. Vol. 2. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. p. 48). Aceitao tardia: a aceitao tardia, quando feita com adies, restries ou modificaes, importar em nova proposta (art. 431, CC/2002). No entanto, quando a aceitao recebida fora do prazo por motivos imprevisveis, o policitante dever imediatamente informar o oblato, sob pena de responsabilizar-se por possveis perdas e danos (art. 430, CC/02 aplicao da teoria do duty the mitigate the loss). Obs: nos contratos reais, o momento de formao do contrato o da tradio da coisa. Lugar da formao do contrato: em conformidade com o art. 435, CC/2002, o contrato se forma no lugar em que foi feita a proposta.

#ContratosParitrios Os contratos paritrios so espcie de contrato em que as partes encontram-se em igualdade de condies para discutir os termos do ato do negcio e fixar as clusulas e condies contratuais; esta igualdade entre os sujeitos do negcio jurdico vincula o contrato paritrio ao princpio da autonomia da vontade. Contrapem-se aos contratos por adeso. Por Leandro Vilela Brambilla (JusBrasil)

Preparatrio AV1 (Civil III) Teoria da Impreviso Complementando o post anterior, vou falar um pouco sobre a Teoria da Impreviso.

H situaes excepcionais, imprevistas, anormais, no esperadas pelos

contratantes que podem desequilibrar o contrato, tornando seu adimplemento demasiadamente oneroso ou at mesmo impossvel. A lea fato incerto, fato gerador de risco. A lea pode ser ordinria, consistindo no risco comum de uma atividade qualquer e que no gera nenhum direito, ou extraordinria, que consiste em risco imprevisvel, ou previsvel porm de consequncias incalculveis, ensejando a aplicao da Teoria da Impreviso. Para a aplicao da teoria, so necessrios dois requisitos: I - Imprevisibilidade: Como na prpria letra da lei, o fato deve ser imprevisvel, ou previsvel porm com consequncias incalculveis.

II - Ausncia de participao das partes: Obviamente, as partes no podem se favorecer de eventos a que deram causa.

A Teoria da Impreviso pode ser aplicada quando ocorrer fora maior ou caso fortuito, fato do prncipe, fato da administrao ou interferncias imprevistas. [...]. Fonte: http://www.oconcurseiro.com.br/2011/01/teoria-da-imprevisao.html Questo 01 Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor #a) pedir a resoluo do contrato, retroagindo os efeitos da sentena data da citao, mas a resoluo poder ser evitada oferecendo-se o ru a modificar equitativamente as condies do contrato. b) pedir a reviso das clusulas para assegurar o quanto possvel o valor real da prestao, mas no poder pedir a resoluo do contrato. c) pedir a resoluo do contrato, produzindo-se os efeitos da sentena a partir do trnsito em julgado, salvo se concedida pelo juiz antecipao da tutela, mas a resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar equitativamente as condies do contrato. d) apenas pedir a resoluo do contrato, mas no poder pedir a reviso de clusulas, ainda que para assegurar o equilbrio das prestaes. e) pedir remisso da dvida, no que exceder o valor total de seus bens, porque estar caracterizado seu estado de insolvabilidade

Observar: Da Resoluo por Onerosidade Excessiva Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao. Art. 479. A resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar equitativamente as condies do contrato.

Civil Do momento da formao do contrato 1. Introduo: Hodiernamente, tem-se tornado cada vez mais necessria a preciso do momento da formao do contrato, devido s implicaes que a incerteza deste momento pode acarretar. Nos contratos entre ausentes onde se tem percebido maiores dificuldades, que so acentuadas pelas divergncias doutrinrias acerca do tema. Diversas teorias tm sido construdas visando determinar quando um contrato reputa-se formado, entretanto, a no pacificao do tema termina por confundir os contratantes. Tencionamos, pois, esclarecer os teorias e sub-teorias que se destinam a determinar este momento e ,assim, esclarecidamente evitar confuses e transtornos. 2. Desenvolvimento: Inicialmente, faz-se mister a conceituao do termo contrato. Na interessante definio de Pablo Stolze, um negcio jurdico por meio do qual as partes, visando atingir determinados interesses, convergem as suas vontades, criando um dever jurdico principal, bem como deveres jurdicos acessrios, decorrentes da boa-f objetiva e da funo social do contrato. O elemento volitivo um dos requisitos mais importantes na formao do contrato e, s aps a declarao dessa vontade, que este negcio est apto a produzir efeitos jurdicos. Em geral, uma das partes faz a proposta, que tambm pode ser chamada de oblao, oferta ou policitao, e a outra, aps analisar essa proposta, aceita ou declina. Pode existir, tambm, uma fase de negociaes preliminares, que denominada de puntuao, porm essa fase no se constitui como regra, e, tambm, no produz nenhuma vinculao ao negcio. No instante do aceite que pode reputar-se concludo o contrato. Sendo assim,

determinar com preciso este momento de grande relevncia para o negcio jurdico, e conforme seja o contrato, entre presentes ou ausentes, haver uma maneira peculiar de constatar sua concluso. 2.1. Contratos entre Presentes O contrato entre presentes aquele em que as pessoas mantm contato direto, simultneo. Nessa modalidade de contrato no h maiores complicaes, visto que ambos contratantes estaro vinculados ao negcio na mesma ocasio. Se a proposta estipular prazo para a aceitao, esta dever acontecer dentro dele, sob pena de haver a desvinculao do oblato. Caso no haja prazo para a aceitao, esta dever se dar imediatamente. 2.2. Contratos entre Ausentes O contrato inter absentes aquele no qual os contratantes no tem contato direto, de forma que a aceitao se d por algum meio indireto carta, telegrama, fac-smile, radiograma, e-mail etc. Esta modalidade se reveste de uma maior complexidade, pois a resposta leva algum tempo para chegar ao conhecimento do ofertante, no instantnea, e isso dificulta a determinao do instante em que a avena tida por conclusa. Para estabelecer este momento, a doutrina elaborou duas teorias, a saber, Teoria da Cognio e Teoria da Agnio, desta ultima decorrem trs outras sub-teorias: a da declarao propriamente dita, da expedio e da recepo. analise: A) Teoria da Cognio Para esta teoria, o contrato s pode ter-se por formado quando o aceite chega ao conhecimento do proponente. Vale ressaltar, ainda, que se esta resposta for apresentada fora do prazo, com adies, restries ou modificaes, importar nova proposta (CC, art. 431) B) Teoria da Agnio Nesta teoria no h a necessidade que a resposta chegue ao conhecimento do proponente. Dela decorrem outras trs sub-teorias: B.1) Teoria da declarao propriamente dita Para a teoria da declarao propriamente dita, o contrato concludo quando h a redao da resposta, ou seja, quando o aceitante redige a epstola que comunicar ao oblato a aceitao. Esta teoria no pode ser tida como a mais adequada, pois alm de difcil comprovao, deixa o consentimento ainda restrito ao mbito do aceitante, o que denota bastante insegurana jurdica.

Imagine-se que o aceitante datilografasse uma carta expressando seu consentimento e no a remetesse, mas guardasse em uma gaveta, mesmo assim reputar-se-ia por efetivado o acordo de vontades. Isso no pode ser admitido, pois se estaria deixando o proponente ao inteiro alvedrio do aceitante. B.2) Teoria da expedio Para esta teoria no suficiente que a resposta seja apenas redigida, mas tambm expedida, s a ento dar-se-ia o acordo de vontades. Tem seu fundamento na no interferncia dos contratantes, uma vez que a resposta j teria sado do alcance e controle do oblato. Nela, bastaria que o aceitante redigisse e postasse uma carta comunicando sua resposta para que a avena estivesse concretizada. Esta teoria considerada por muitos a mais adequada e tambm a de maior potencial probatrio, apresenta-se, porm, um pouco falha, pois qualquer interveno ou interceptao da resposta durante seu trajeto rumo ao oblato seria suficiente para provocar maiores transtornos, uma vez que uma das partes saberia se o contrato havia sido concretizado ou no, devido natureza da resposta, e a outra ainda estaria aguardando sab-la. B.3) Teoria da recepo Das trs, esta a que apresenta maiores exigncias, visto que nela no basta que o aceitante tenha redigido uma resposta e expedido, precisa-se tambm que o oblato a tenha recebido. No significa dizer, contudo, que o contrato s ser formado quando este tomar conhecimento do contedo da resposta, porm o ser no instante do recebimento. Esta teoria tambm a que proporciona maior segurana jurdica, alm de ser de fcil comprovao, sendo para isso suficiente, por exemplo, apenas um AR (Aviso de Recebimento). assente na doutrina que a Teoria da Cognio foi rejeitada, tendo o Cdigo Civil adotado a da Agnio. A dissenso doutrinria, todavia, paira sobre qual das sub-teorias teria sido acolhida pelo novel diploma. Alguns afirmam que seria a Teoria da Expedio, calcados na redao do art. 434 que diz: Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitao expedida, exceto: I no caso do artigo antecedente; II se o proponente se houver comprometido a esperar resposta; III se ela no chegar no prazo convencionado.

Acreditamos ser isto um equivoco, pois, no obstante a palavra expedida ter sido usada, podemos verificar que a inteno do legislador foi outra, percebemos isto claramente ao observar o inciso III do artigo supramencionado, que discorre que se a resposta no chegasse ao aceitante no prazo convencionado o contrato no estaria perfeito. Mas porque seria assim se j poderamos consider-lo perfeito no momento da expedio? O nosso cdigo adota na realidade a Teoria da Recepo, o que pode ser comprovado ao analisar tambm o caput do art. 433, que rege: Considera-se inexistente a aceitao, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratao do aceitante. Isso s ratifica o que fora dito, pois o contrato s se consuma de fato com a receptao da resposta por parte do proponente. Mais uma vez nos fica patente que o Cdigo aderiu Teoria da Recepo e, ao fazer tal afirmao, o legislador s mitiga a consistncia da Teoria da Expedio. Cremos nisso juntamente com parte da doutrina, principalmente as correntes de vanguarda. Essa posio s proporciona uma maior segurana jurdica e traz mais vantagens aos contratantes, devido sua facilidade probatria. 3. Concluso De arremate, verificamos que a Teoria da Recepo aquela que melhor atende s necessidades da definio do momento da formao contratual. Entendemos tambm que o esprito da lei quis fazer meno a ela, mesmo tendo empregado o termo expedir. Esta teoria a que proporciona maior segurana jurdica e facilidade probatria.

http://www.youtube.com/watch?v=VBhrLBkmes8

http://www.youtube.com/watch?v=7fmDKcg8mI0

Das könnte Ihnen auch gefallen