Sie sind auf Seite 1von 14

Objectivos

Depois de concluir este curso, saber:


Criar um novo projecto de forma rpida e eficiente. Criar uma nova tarefa e alterar a tarefa de agendamento manual para automtico. Criar relaes, ou ligaes, entre tarefas. Destacar tarefas para adicionar uma estrutura ao projecto.

Necessita de gerir um projecto, mas no tem a certeza sobre como comear a utilizar o Project 2010? Saiba como iniciar um novo projecto em branco, criar algumas tarefas de projecto e criar uma estrutura para o projecto atravs do destaque e da ligao de tarefas.

Parte superior do formulrio


Conclua o seguinte teste para se assegurar de que compreende o material. As respostas so confidenciais e os resultados do teste no so classificados.

Se introduzir duraes para tarefas agendadas manualmente, as datas de incio e de concluso so criadas automaticamente pelo Project. Verdadeiro
Est incorrecto. O

Falso

Acertou. A introd

As tarefas agendadas manualmente tm duraes, bem como datas de incio e de concluso. Verdadeiro

Est incorrecto. A

Falso

Acertou. As taref

As tarefas de resumo acumulam sempre as duraes totais das suas subtarefas. Falso
Acertou. S as ta

Verdadeiro

Est incorrecto. A

Quais dos seguintes valores de durao so tarefas agendadas automaticamente permitidas? 4


Correcto! As tare

Quatro dias
Est incorrecto.

Brevemente

Est incorrecto. U

As tarefas agendadas manualmente podem ter uma data de incio Brevemente. Verdadeiro
Correcto! As tare

Falso

Est incorrecto. A

Parte inferior do formulrio

Introduo ao Project 2010


Carto de Referncia Rpida
Consulte tambm

Criar tarefas nicas e peridicas Ligar tarefas no projecto Descrio Geral: Configurar um projecto Introduo: princpios bsicos do Microsoft Project Conhea o Friso do Project 2010

Criar um novo projecto


Por predefinio, o Project aberto com um novo projecto. Para criar projectos adicionais, siga estes passos:

1. Clique no separador Ficheiro. apresentada a vista Backstage. 2. Clique em Novo. 3. Clique em Projecto em Branco. 4. Clique em Criar.

Ligar 2 tarefas
Ligar tarefas permite criar relaes entre tarefas. Por exemplo, pode pretender que uma tarefa comece depois de outra terminar. Por exemplo, no pretende que a fase de Estruturao de um projecto comece ao mesmo tempo que a construo, caso contrrio podero ocorrer problemas. Neste caso, ligaria a fase Estruturao fase Construo para que uma comece depois da outra.

1. Seleccione as duas tarefas que pretende ligar. Seleccione a primeira tarefa clicando no seu nome na coluna Nome da Tarefa e, em seguida, mantenha premida a tecla SHIFT enquanto clica na segunda tarefa. 2. Clique no separador Tarefa e, em seguida, no grupo Agendar, clique em Ligar Tarefas .] 3. Para alterar o tipo de ligao, faa duplo clique na linha entre as tarefas ligadas e seleccione uma das seguintes opes:

Concluso Para Incio (CI) A segunda tarefa no pode comear enquanto a primeira tarefa no terminar. Por exemplo, se tiver duas tarefas, "Construir vedao" e "Pintar vedao", "Pintar vedao" no pode comear enquanto "Construir vedao" no terminar. Este o tipo de dependncia mais comum.

Incio para Incio (II) A segunda tarefa no pode comear enquanto a primeira tarefa no comear. Por exemplo, se tiver duas tarefas, "Colocar fundaes" e "Alisar beto", "Alisar beto" no pode comear enquanto "Colocar fundaes" no comear. Concluso a Concluso (CC) A segunda tarefa no pode terminar enquanto a primeira tarefa no terminar. Por exemplo, se tiver duas tarefas, "Colocar cablagem" e "Inspeccionar instalao elctrica", "Inspeccionar instalao elctrica" no pode terminar enquanto "Colocar cablagem" no comear. Incio para Concluso (IC) A segunda tarefa no pode terminar enquanto a primeira tarefa no comear. Este tipo de dependncia pode ser utilizado para o agendamento justin-time at um marco ou at data de concluso do projecto para minimizar o risco de uma tarefa terminar atrasada se as suas tarefas dependentes falharem.

Alterar o modo de tarefa de uma tarefa


Existem dois tipos de modos de tarefa: agendada manualmente e agendada automaticamente:

Agendadas manualmente As tarefas agendadas manualmente permitem uma maior flexibilidade na forma como uma tarefa agendada. Por exemplo, pode criar uma durao Brevemente para uma tarefa agendada manualmente sem o Project apresentar um erro. Agendadas automaticamente As tarefas agendadas automaticamente necessitam de tipos especficos de valores para os campos de durao e incio. Estas tarefas utilizam estas informaes (juntamente com as informaes do calendrio) para ajudar a determinar onde as tarefas devem comear relativamente a outras tarefas.
Para alterar o modo de tarefa de uma tarefa, execute o seguinte procedimento:

Na coluna Modo de Tarefa de uma tarefa, clique em Agendar Automaticamente ( Agendadas Manualmente ( ou ).

) ou

Hierarquizar um projecto para criar uma fase com subtarefas


Hierarquizar permite dividir a lista de tarefas para as tornar mais organizadas e legveis. As hierarquias so criadas avanando ou movendo uma tarefa para um nvel hierrquico inferior na coluna Nome da Tarefa. Ao avanar uma tarefa, torna-se uma subtarefa da tarefa precedente mais prxima num nvel hierrquico superior. Por vezes, as tarefas no nvel hierrquico superior so denominadas fases.

1. Seleccione a tarefa que pretende avanar sob esta fase ou tarefa de resumo. 2. No separador Tarefa, no grupo Agendar, clique em Avanar Tarefa ( ).

Criar tarefas nicas e peridicas


Mostrar tudo
O Project 2010 permite-lhe criar tarefas para dividir o trabalho do projecto em partes mais pequenas. Alguns gestores de projectos designam as tarefas por "actividades" ou "pacotes de trabalho".

O que pretende fazer?

Criar uma nova tarefa Criar mltiplas tarefas Criar uma tarefa peridica Sugestes para trabalhar com tarefas

Criar uma nova tarefa


Adicionar uma tarefa a uma lista de tarefas
1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Grfico Gantt.

2.

Num campo Nome da Tarefa vazio, escreva um nome de tarefa e, em seguida, prima ENTER.

Inserir uma tarefas entre as tarefas existentes


1. 2. Seleccione a linha abaixo do local onde pretende que a nova tarefa seja apresentada. No separador Tarefa, no grupo Inserir, clique na parte superior do boto Tarefa.

3.

Escreva o nome da tarefa na linha inserida. Os IDs de tarefa so renumerados automaticamente quando insere uma tarefa.

Adicionar uma tarefa na vista Diagrama de Rede


1. Para mudar para a vista Diagrama de Rede, no separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Diagrama de Rede.

2.

No separador Tarefa, no grupo Inserir, clique na parte superior do boto Tarefa.

3.

Escreva o nome da tarefa na caixa de nova tarefa. Pode utilizar uma hierarquia para organizar a agenda medida que introduz tarefas ou pode aguardar at introduzir todas as tarefas do projecto. Quando cria uma hierarquia para a agenda do projecto, est a simplificar a organizao tornando a criao, gesto e manuteno do projecto mais fceis. Incio da Pgina

Criar mltiplas tarefas


Se estiver a adicionar simultaneamente vrias tarefas com atribuies de recursos e dependncias de tarefas, poder considerar til introduzir estas informaes no projecto utilizando a vista Formulrio da Tarefa. 1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Grfico Gantt.

2.

No separador Ver, no grupo Vista Dividida, seleccione Detalhes.

A janela divide-se para apresentar a vista Grfico Gantt na parte superior e a vista Formulrio da Tarefa na parte inferior. No possvel a linha de tempo nesta vista dividida. 3. 4. Na vista Grfico Gantt (parte superior), clique na primeira linha vazia no fim da lista de tarefas. Na vista Formulrio da Tarefa (parte inferior), escreva as informaes sobre a nova tarefa:

Na caixa Nome, escreva o nome da nova tarefa. Na caixa Durao, escreva a durao da tarefa. Se pretende que a durao da tarefa permanea fixa independentemente das atribuies de recursos, seleccione a caixa de verificao Condicionada pelo esforo.

5.

Nas colunas do formulrio, escreva as informaes detalhadas sobre a tarefa (como, por exemplo, recursos atribudos e tarefas antecessoras). Clique em OK para guardar a nova tarefa e, em seguida, clique em Seguinte para se mover para a linha seguinte na vista Grfico Gantt.
NOTA No pode utilizar a vista Formulrio da Tarefa para introduzir subtarefas no projecto. Para criar subtarefas, avance e diminua o avano das tarefas na vista Grfico Gantt.

Incio da Pgina

Criar uma tarefa peridica


Se uma tarefa se repetir em intervalos especficos, introduza-a como tarefa peridica. Se no se repetir em intervalos especficos, introduza-a como uma tarefa normal sempre que ocorrer. 1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Grfico Gantt.

2. 3.

Seleccione a linha abaixo do local onde pretende que a tarefa peridica aparea. No separador Tarefa, no grupo grupo Inserir, clique na parte inferior do boto Tarefa e, em seguida, clique em Tarefa Peridica.

4. 5. 6. 7. 8.

Na caixa Nome da Tarefa, escreva o nome da tarefa. Na caixa Durao, escreva a durao de uma nica ocorrncia da tarefa. Na seco Padro de periodicidade, clique em Diariamente, Semanalmente, Mensalmente ou Anualmente. Seleccione a caixa de verificao junto de cada dia da semana no qual a tarefa deve ocorrer. Na caixa Incio, introduza uma data de incio e efectue um dos seguintes procedimentos:

Seleccione Terminar aps e, em seguida, escreva o nmero de ocorrncias da tarefa. Seleccione Terminar a e, em seguida, introduza a data na qual pretende que a tarefa peridica termine.
NOTA Se no introduzir uma data na caixa Incio, o Project utiliza a data de incio do projecto.

9.

Na seco Calendrio para agendar esta tarefa, seleccione um calendrio do recurso na lista Calendrio para aplicar tarefa. Se no pretender aplicar um calendrio, seleccione Nenhum.
SUGESTO Se pretender aplicar um calendrio, mas no pretender associar esse calendrio ao agendamento da tarefa, seleccione a caixa de verificao A agenda ignora calendrios de recursos.

Quando insere uma tarefa peridica, os IDs de tarefa so renumerados automaticamente e apresentado um indicador imagem peridica na coluna Indicadores .

de

Se atribuir recursos a uma tarefa de resumo peridica escrevendo os nomes dos recursos no campo Nomes de Recursos, o recurso ser atribudo ao trabalho total da tarefa peridica e no s tarefas peridicas individuais medida que vo ocorrendo. Incio da Pgina

Sugestes para trabalhar com tarefas


Para definir as tarefas de forma mais eficaz, tenha em considerao as seguintes directrizes:

Divida as tarefas at ao nvel de detalhe que pretende controlar. Deve dividi-as com mais detalhes para as reas de maior risco. Certifique-se de que as tarefas tm critrios de concluso precisos. Defina as tarefas que so curtas comparadas com a durao global do projecto. As tarefas mais curtas permitem que estime mais facilmente o tempo e os recursos. Evite definir itens, como, por exemplo, frias ou formao, como tarefas. Alternativamente, pode definir calendrios de recursos para contemplar o tempo de descanso (administrativo).

Incio da Pgina

Ligar tarefas no projecto


Mostrar tudo
Depois de criar tarefas num projecto, necessrio lig-las para mostrar as relaes entre as mesmas. A ligao de tarefas cria dependncias de tarefas.
SUGESTO Tambm pode mostrar relaes entre vrios projectos, ligando tarefas entre projectos ou utilizando dependncias entre projectos.

Neste artigo

Ligar tarefas na vista Grfico Gantt Ligar tarefas na vista Diagrama de Rede Ligar tarefas na vista de Calendrio Activar ou desactivar a ligao automtica Acerca da ligao de tarefas Acerca da ligao de tarefas agendadas manualmente

Ligar tarefas na vista Grfico Gantt


1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Grfico Gantt.

2.

No campo Nome da Tarefa, seleccione duas ou mais tarefas que pretenda ligar, pela ordem pela qual pretende lig-las.

Para seleccionar tarefas que estejam umas a seguir s outras, prima continuamente SHIFT e clique na primeira e na ltima tarefa que pretender ligar.

3.

Para seleccionar tarefas que no estejam umas a seguir s outras, prima continuamente CTRL e clique nas tarefas que pretender ligar. No separador Tarefa, no grupo Tarefas, clique no boto Ligar Tarefas.

O Project cria uma ligao de tarefa de concluso para incio, por predefinio. Pode alterar a ligao desta tarefa para incio para incio, concluso para concluso ou incio para concluso. Incio da Pgina

Ligar tarefas na vista Diagrama de Rede


1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Diagrama de Rede.

2. 3.

Coloque o ponteiro no centro da caixa da tarefa antecessora. Arraste a linha para a caixa da tarefa sucessora. Incio da Pgina

Ligar tarefas na vista de Calendrio


1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Calendrio.

2. 3.

Coloque o ponteiro na barra de calendrio da tarefa antecessora. Arraste a linha para a barra de calendrio da tarefa sucessora. Incio da Pgina

Activar ou desactivar a ligao automtica


Pode configurar o Project 2010 para que, ao inserir uma tarefa entre tarefas ligadas, a nova tarefa seja automaticamente ligada s tarefas adjacentes. A isto chama-se ligao automtica. Por exemplo, se tiver trs tarefas com ligaes de concluso para incio e adicionar uma nova tarefa entre as mesmas, a nova tarefa ir estabelecer uma ligao de concluso para incio com as tarefas acima e abaixo da mesma. Por predefinio, a ligao automtica est desactivada. Execute os passos seguintes para activar a ligao automtica. 1. 2. 3. Clique no separador Ficheiro, em seguida, clique em Opes. Na caixa de dilogo Opes do Project, clique em Agenda e desloque-se at seco Opes de agendamento para este projecto. Para activar a ligao automtica, seleccione a caixa de verificao Ligar automaticamente tarefas inseridas ou movidas. Para desactivar novamente a ligao automtica, desmarque a caixa de verificao. Incio da Pgina

Acerca da ligao de tarefas


Ao ligar tarefas no Project, o tipo de ligao predefinido de concluso para incio. Contudo, uma ligao de concluso para incio no funciona em todas as situaes. O Project fornece os seguintes tipos adicionais de ligaes de tarefas, de modo a ser possvel modelar o projecto de forma realista.

TIPO DE LIGAO

EXEMPLO

DESCRIO

De concluso para incio (CI)

A tarefa dependente (B) no pode ser iniciada at a tarefa da qual depende (A) estar concluda. Por exemplo, se tiver duas tarefas, "Escavar fundaes" e "Deitar beto", a tarefa "Deitar beto" no pode ser iniciada at a tarefa "Escavar fundaes" estar concluda.

De incio para incio (II)

A tarefa dependente (B) no pode ser iniciada at a tarefa da qual depende (A) ser iniciada. A tarefa dependente pode ser iniciada a qualquer momento aps a tarefa da qual depende ser iniciada. O tipo de ligao II no necessita que ambas as tarefas sejam iniciadas ao mesmo tempo. Por exemplo, se existirem duas tarefas, "Deitar beto" e "Alisar o beto", a tarefa "Alisar o beto" no pode ser iniciada at a tarefa "Deitar beto" ser iniciada. A tarefa dependente (B) no pode ser concluda at a tarefa da qual depende (A) estar concluda. A tarefa dependente pode ser concluda a qualquer momento aps a tarefa da qual depende ser concluda. O tipo de ligao CC no necessita que ambas as tarefas sejam concludas ao mesmo tempo. Por exemplo, se existirem duas tarefas, "Colocar cablagem" e "Inspeccionar instalao elctrica", a tarefa "Inspeccionar instalao elctrica" no pode ser concluda at a tarefa "Colocar cablagem" estar concluda. A tarefa dependente (B) no pode ser concluda at a tarefa da qual depende (A) ser iniciada. A tarefa dependente pode ser concluda a qualquer momento aps a tarefa da qual depende ser iniciada. O tipo de ligao IC no necessita que a tarefa dependente seja concluda em simultneo com o incio da tarefa da qual depende. Por exemplo, os andaimes do telhado do seu projecto de construo so construdos fora do local. Duas das tarefas do projecto so "Entrega dos andaimes" e "Montagem do telhado". A tarefa "Montagem do telhado" no pode ser concluda at a tarefa "Entrega dos andaimes" ser iniciada.

De concluso para concluso (CC)

De incio para concluso (IC)

Incio da Pgina

Acerca da ligao de tarefas agendadas manualmente


Quando liga uma tarefa agendada manualmente a outra tarefa, o Project respeita o tipo de ligao e coloca a tarefa agendada manualmente dependente da outra tarefa. Por exemplo, a tarefa sucessora com uma ligao de concluso para incio apresentada como tendo incio depois de concluda a antecessora. Contudo, pode configurar o Project 2010 para que uma tarefa agendada manualmente no seja movida quando estiver ligada a outra tarefa: 1. 2. 3. Clique no separador Ficheiro, em seguida, clique em Opes. Na caixa de dilogo Opes do Project, clique em Agenda e desloque-se at seco Opes de agendamento para este projecto. Desmarque a caixa de verificao Actualizar tarefas agendadas manualmente ao editar ligaes. Incio da Pgina

Conhea o Friso do Project 2010

Mostrar tudo
O que aconteceu aos menus e barras de ferramentas? No Microsoft Project 2010, foram substitudos pelo Friso, que ajuda a localizar rapidamente os comandos necessrios para executar uma tarefa. Os comandos so organizados em grupos lgicos reunidos em separadores. Este documento fornece uma descrio geral alargada daquilo que pode ser encontrada em cada separador do Friso, seguida por um pequeno exemplo de como utilizar o Friso para executar uma tarefa bsica de gesto de projectos. Tambm direcciona o utilizador para informaes mais detalhadas sobre essa tarefa.

Neste artigo

O separador Tarefa Exemplo de utilizao: Agendamento descendente Exemplo de utilizao: Agendamento controlado pelo utilizador O separador Recurso Exemplo de utilizao: Planeador de equipa O separador Projecto Exemplo de utilizao: Definir uma linha base O separador Ver Exemplo de utilizao: Adicionar uma linha de tempo a uma vista O separador Formatar Exemplo de utilizao: Alterar a cor das barras Gantt

O separador Tarefa
O separador Tarefa fornece botes para adicionar, formatar e trabalhar com tarefas. A partir do grupo Tarefas, poder marcar a percentagem de concluso, ligar tarefas umas s outras e desactivar uma tarefa. Tambm poder converter tarefas agendadas manualmente em tarefas agendadas automaticamente a partir do grupo Agendar.

Exemplo de utilizao: Agendamento descendente


1. 2. 3. Na vista Grfico Gantt, adicione a tarefa de resumo acima das tarefas que pretende incluir. Seleccione o conjunto de tarefas que pretende colocar numa tarefa de resumo. No separador Tarefa, no grupo Tarefas, clique no boto Avano.

Para obter uma descrio detalhada do agendamento descendente, consulte Planeamento descendente com tarefas de resumo (ou fases).

Exemplo de utilizao: Agendamento controlado pelo utilizador


1. 2. 3. Na vista Grfico Gantt, seleccione uma ou mais tarefas agendadas manualmente. No separador Tarefa, no grupo Agendar, clique em Agendar Automaticamente. O Project 2010 incorpora essas tarefas numa agenda existente.

Para obter uma descrio completa das opes de agendamento no Project 2010, consulte Como agendar trabalhos no Project. (Brevemente uma hiperligao) Incio da Pgina

O separador Recurso
Os botes no separador Recurso ajudam na tarefa muitas vezes complexa de gerir os recursos que executam o trabalho no seu projecto. A partir deste separador, poder adicionar recursos, atribu-los a tarefas e nivelar os recursos com sobrecarga. Tambm poder iniciar o poderoso planeador de equipa a partir deste separador.

Exemplo de utilizao: Planeador de Equipa


1. 2. Abra um projecto com recursos atribudos a tarefas. No separador Recurso, no grupo Ver, clique em Planeador de Equipa.

3.

apresentado o planeador de equipa.

Agora que o planeador de equipa est aqui, provavelmente pretende saber como o utilizar. Consulte Ver o trabalho da sua equipa com o Planeador de Equipa. Incio da Pgina

O separador Projecto
Utilize o separador Projecto para lidar com as funes avanadas do projecto que envolvem propriedades, agendamento e relatrios. Por exemplo, poder adicionar campos personalizados, definir cdigos WBS, inserir subprojectos e gerar relatrios visuais a partir do separador Projecto.

Exemplo de utilizao: Definir uma linha base


1. 2. A partir de uma vista Grfico Gantt, seleccione as tarefas que pretende incluir no plano base. Para definir uma linha base para todo o projecto, ignore este passo. No separador Projecto, no grupo Agendar, clique em Definir Plano Base e, em seguida, clique novamente em Definir Plano Base no menu apresentado.

3.

Na caixa de dilogo Definir Plano Base, seleccione a linha base e os parmetros que pretende definir. Para consultar um debate detalhado sobre linhas base, consulte Criar ou actualizar um plano base ou um plano intermdio. (Brevemente uma hiperligao) Incio da Pgina

O separador Ver
O separador Ver um nico local para seleccionar as vrias vistas disponveis no Project 2010 e para personalizar a vista actual. tambm o local onde poder adicionar uma linha de tempo vista.

Exemplo de utilizao: Adicionar uma linha de tempo a uma vista


1. 2. Seleccione qualquer tipo de vista. No separador Ver, no grupo Vista Dividida, seleccione a caixa de verificao Linha de Tempo.

3.

A vista da linha de tempo apresentada abaixo do Friso.

4.

Clique no separador Formatar para aceder s opes para personalizar a linha de tempo.
NOTA No possvel seleccionar as caixas de verificao Linha de Tempo e Detalhes ao mesmo tempo. Tem de escolher uma vista ou outra.

Incio da Pgina

O separador Formatar
Os botes do separador Formatar ajuda a personalizar o texto, colunas, cores e outros elementos de cada tipo de vista. Os grupos e botes no separador Formatar so totalmente diferentes para cada tipo de vista. So alterados automaticamente ao alterar a vista. O grfico seguinte mostra o separador Formatar para uma vista Grfico Gantt.

Exemplo de utilizao: Alterar a cor das barras Gantt


1. No separador Ver, no grupo Vistas de Tarefas, clique em Grfico Gantt.

2.

No separador Formatar, no grupo Estilo de Grfico Gantt, clique num estilo na lista Estilo de Grfico Gantt.

3.

As cores das barras Gantt de todo o projecto so actualizadas instantaneamente. muito fcil! Mas existem muitas mais formas de personalizar as barras Gantt alm da aplicao de estilos predefinidos. Consulte Formatar o grfico de barras de uma vista Grfico Gantt. Incio da Pgina

Das könnte Ihnen auch gefallen