Sie sind auf Seite 1von 21

Dados-mestre

Dados-mestre

SAP BRASIL

3-1

Dados-mestre

Contabilidade ao longo da cadeia


Suprimento Estoque Produo

de valores
Vendas

Ativo

Materiais

Despesas

Materiais

Receita

Fornecedor Sobretaxa de custos indiretos Custos de fabricao Rentabilidade

Cliente Controlling

WIP WIP
R

Os mdulos de contabilidade do R/3 so responsveis pelo registro de todas as transaes financeiras que ocorrem na empresa. Quando as compras so efetuadas, as contas especficas do razo so lanadas no livro fiscal e os dados de custos so transferidos para a contabilidade interna, por meio do mdulo de controle de custos. Alm disso, no caso de uma venda para um cliente, as informaes sobre o mercado e as receitas so capturadas.

SAP BRASIL

3-2

Dados-mestre

Dados contbeis no R/3


Registros mestre
2999

Registros que permanecem no sistema durante um longo perodo .

2000 1999 1998

Contas Contas do do Razo Razo Registros Registros mestre mestre do do cliente cliente Registros Registros mestre mestre do do fornecedor fornecedor Registros Registros mestre mestre do do banco banco Registros Registros mestre mestre imobilizado imobilizado Centros Centros de de lucros lucros Centros Centros de de custos custos Segmentos Segmentos de de Rentabilidade Rentabilidade Ordens Ordens internas internas

Registros de transaes
Partidas Partidas individuais individuais Faturas Faturas Pagamentos Pagamentos
1998

Registros que existem por tempo limitado no R/3.

Os registros mestre so utilizados para controlar a forma na qual os dados das transaes so lanados e processados no sistema. Alm disso, possvel tambm arquivar os dados mestre das contas que no esto sendo mais utilizadas, embora estes sejam mantidos no sistema apenas para auxiliar no processamento das transaes dirias. Os registros de transaes capturam os dados dos eventos normais de processamento do R/3, os quais so arquivados periodicamente, para maior desempenho do sistema. Os dados so extrados do banco de dados do R/3, apagados e depois gravados em um arquivo, ou transferidos para um sistema de arquivamento. importante compreender a diferena entre estes dois tipos de registros, j que cada um configurado e administrado de modo diferente no R/3.

SAP BRASIL

3-3

Dados-mestre

Plano de contas
Plano de contas operacional Fornece definio sobre validao dos registros mestre do razo

Cada empresa possui apenas UM plano de contas operacional

Plano de contas

Empresa

Empresa

Empresa

SAP AG --------------

Cada empresa do R/3 usa apenas um plano de contas para validao do tempo de lanamento de dados no dirio. Esse plano chamado de plano operacional. Por sua vez, o mesmo plano de contas pode ser usado por diversas empresas com necessidades contbeis similares. As informaes dos dados-mestre do plano de contas de uma empresa podem ser transferidas para outra empresa, facilitando, desta forma as instalaes do sistema. O cdigo do plano de contas um campo alfanumrico de 4 dgitos.

SAP BRASIL

3-4

Dados-mestre

Grupos de contas do Razo


Plano de contas
INT

Grupos de contas
AS CASH GL MAT PL Imobilizado Contas de fundos lquidos Contas do Razo Contas de admin. materiais Contas de resultado
R

O grupo de contas Razo uma funo de classificao dos dados-mestre do Razo, e constitui uma entrada necessria durante a criao de uma nova conta. Se um registro mestre criado ou modificado para uma empresa, o grupo de contas determina os campos para as telas de entrada de dados. O grupo de contas tambm determina em que intervalo de nmeros a conta Razo est situada.

SAP BRASIL

3-5

Dados-mestre

Registro mestre do Razo segmento plano de contas


Plano de contas

113100 INT Fundos lquidos Conta do balano Contas de fundo lquido

Contm dados comuns este Plano de contas .

a todas as empresas que utilizam


R

Os registros mestre do Razo contm 2 segmentos: plano de contas e empresa (ver prxima pgina). O segmento do plano de contas compreende dados como nome e nmero da conta, alm de definir se a conta uma conta de balano ou uma conta de lucros e perdas. Essa informao usada pelo programa de transporte de saldo, para determinar como o saldo da conta ser administrado. O segmento do plano de contas tambm contm dados comuns a todas as empresas que utilizam o mesmo plano. O plano de contas associado a empresa na tela de registro de dados gerais da empresa, durante a configurao do sistema contbil financeiro.

SAP BRASIL

3-6

Dados-mestre

Registro Mestre do Razo - segmento do plano de contas


Empresa 1000 Empresa 3000

Moeda Exibio do Item Categoria de imposto

DEM

Moeda Exibio do Item Categoria de imposto

USD

Admin. Partida em aberto .

Admin. Partida em aberto .

Contm dados especficos das necessidades de uma empresa .

Os dados especficos da empresa devem constar em seus registros contbeis, j que diversas empresas podem utilizar o mesmo plano de contas. Disso resulta que empresas individuais podem controlar suas necessidades de processamento empresarial utilizando um nico plano de contas comum para fornecer as capacidades contbeis.

SAP BRASIL

3-7

Dados-mestre

Conta de reconciliao e livros auxiliares


Cliente 1 1.000 Cliente 2 500

Razo Conta de reconciliao : crditos nacionais 1.000 500

A conta de reconciliao garante a integrao em tempo real entre uma conta de livro auxiliar e o Razo. Exemplo: a conta de Crditos nacionais definida como uma conta de reconciliao. Para as contas dos clientes 1 e 2, a conta de Crditos nacionais tambm definida como conta de reconciliao. Deste modo, todos os lanamentos efetuados nas contas do cliente so automaticamente efetuados na conta dos Crditos nacionais. A conta de reconciliao do Razo no faz os lanamentos diretamente, por si s. Desta forma, garante-se que as reconciliaes entre os livros auxiliares e o razo sejam efetuadas.

SAP BRASIL

3-8

Dados-mestre

Conta de reconciliao na contabilidade financeira


Plano de contas

140000 INT Crditos - nac . Crd .negociveis - nacionais

Empresa

Moeda Categoria de imposto Conta de reconciliao Admin. Partida em aberto Exibio de itens individuais ......

A conta de reconciliao definida para a empresa no registro mestre de contas do Razo. As contas de reconciliao podem ser definidas para os diferentes tipos de clientes, fornecedores e imobilizados.

SAP BRASIL

3-9

Dados-mestre

Atualizao do registro mestre de clientes


Mandante Dados gerais Coordenadas bancrias

Geral

Contabilidade
Dados da empresa Conta de reconciliao Condies de pagto Ordenao de partidas nnnnnn ZB01 0005 Dados da rea

Vendas
de vendas NORD001 B001 01

Regio de vendas Escritrio de vendas Grupo de preo

Os dados utilizados para o processamento das transaes so armazenados no segmento contbil do registro mestre, enquanto que os dados relevantes sobre as funcionalidades do mdulo de vendas e distribuio so armazenados no segmento de vendas. Os dados contbeis so especficos da empresa, enquanto que os dados de vendas so especficos do segmento de vendas, do canal de distribuio e da diviso. A manuteno centralizada das contas facilita o acesso de ambos, os registros contbeis e de vendas.

SAP BRASIL

3-10

Dados-mestre

Registro mestre
Registros mestre de cliente
Grupo de contas Clientes nacionais DEBI DEBI

de cliente - grupo de contas


N da conta numrico Intervalo 10.00049.999 Atribuio interna Estrut .da tela Ttulo Ttulo Nome Nome Ttulo Ttulo Nome Nome Incotermos Incotermos Nome Nome

Clientes estrangeiros

DEBA DEBA

numrico

50.00089.999

interna

Filiados

VERB VERB

alfanumrico

A-Z

externa

Temporrio

CPD CPD

numrico

90.000

interna

Ttulo Ttulo Nome Nome Endereo Endereo


R

O grupo de contas determina: Como a conta numerada Um intervalo numrico para seleo do nmero da conta (o sistema utiliza o nmero de conta para identificar o cliente) Quais campos so exibidos quando o usurio entra ou modifica os dados mestre de cliente e se uma entrada deve ou no ser feita nesses campos (status do campo) Se a conta uma conta temporria

SAP BRASIL

3-11

Dados-mestre

Atualizao do registro mestre do fornecedor


Dados gerais Mandante Coordenadas bancrias

Geral

Contabilidade
Dados da empresa Conta Conta de de reconciliao reconciliao Condies Condies de de pagto pagto Chave Chave de de ordenao ordenao nnnnnn nnnnnn ZB01 ZB01 0005 0005 Dados da organiz Organiz Organiz .de .de compras compras Centro Centro Local Local de de expedio expedio

Compras
.de compras nnnn nnnn nnnn nnnn 0001 0001

Os dados utilizados para o processamento operaes financeiras so armazenados no segmento contbil do registro mestre, enquanto que os dados relevantes sobre as funcionalidades do mdulo de administrao de materiais so armazenados no segmento de compras. Os dados contbeis so especficos da empresa, enquanto que os dados de compras so especficos do segmento de compras. A manuteno centralizada das contas facilita o acesso de ambos, os registros contbeis e de compras.

SAP BRASIL

3-12

Dados-mestre

Dados mestre
Registros mestre
Fornecedores nacionais Grupo de contas KRED KRED Fornecedores estrangeiros

de fornecedor - grupo de contas


N da conta numrico Intervalo 10.00049.999 Atribuio interna Estrut .da tela Ttulo Ttulo Nome Nome

do fornecedor

KREA KREA

numrico

50.00089.999

interna

Ttulo Ttulo Nome Nome Incotermos Incotermos Nome Nome

Filiados VERB VERB Termporrio CPD CPD numrico 90.000 interna


R

alfanumrico

A-Z

externa

Ttulo Ttulo Nome Nome Endereo Endereo

O grupo de contas determina: Como a conta numerada Um intervalo numrico para seleo do nmero de conta (o sistema utiliza o nmero de conta para identificar o fornecedor) Quais campos so exibidos quando o usurio entra ou modifica os dados mestre de fornecedor e se uma entrada deve ou no ser feita nesses campos (status do campo) Se a conta uma conta temporria.

SAP BRASIL

3-13

Dados-mestre

Grupos de contas do Razo em detalhes (1)


Mudar Mudar viso viso :: Grupos Grupos de de contas contas Razo Razo :: Sntese Sntese Pl .contas Int Int Int Int Int Gr .contas AS CASH GL MAT PL Da conta 100000 200000 300000 400000 500000 Para a conta 199999 299999 399999 499999 599999 Descrio Imobilizado Contas de fundos lquidos Contas do Razo Contas admin.de materiais Contas de resultado

Utilizado para classificar as contas do Razo definidas pelo usurio no plano de contas , exibindo -se suas entradas no demonstrativo de resultados . Nota : Cada plano de contas deve ter no mnimo um grupo de contas definido .

Intervalo numrico que uma conta Razo deve ter quando criada para um determinado grupo de contas de um plano .
R

SAP BRASIL

3-14

Dados-mestre

Grupos de contas do Razo em detalhes (2)


Grupos de status do campo disponveis para cada grupo de contas . Atual .grupo status do campo : Sntese Controle de contas Administrao de conta do Razo Entrada de documento Coordenadas bancrias Clculo de juros Joint venture Atualizar grupo de status do campo : Controle de contas Ent .neces . Ent .opc . Exibir Regras de campo individual para controle de contas , a serem utilizadas durante a criao ou modificao de um registro mestre do Razo , dentro deste grupo de contas .
R

/financeiras

Controle de contas Moeda Categoria de imposto Conta de reconciliao ... ...

Suprimir

Os planos de contas padro possuem grupos predefinidos e disponveis para cpia .

de contas

SAP BRASIL

3-15

Dados-mestre

Grupos de contas de cliente e fornecedor (1)


Grupo de contas

N conta :

Intervalo :

Atribuio

Estrut .de tela Endereo Nome

Varejo

RETL

numrico

10.000 49.999

interna

Atacado

WHLS

numrico

50.000 99.999

interna

Endereo Nome Setor ind .

CD (ocasional )

CPDA

alfabtico

A-Z

externa

Nome Idioma

Os grupos geralmente so divididos por tipo

Definida pelo usurio

SAP BRASIL

3-16

Dados-mestre

Grupos de contas de cliente e fornecedor (2)


Grupo de contas
Ordem

Interv .numrico Conta -CD


Suprm . Reg. Opc .

Status do campo
Dados gerais Dados da empresa Dados de vendas

Endereo
Comunicao Controle Pagamentos Admin. cta .Razo Pagamentos Correspondncia Seguro

Nome Forma do end.

Conc .pesq . ...

Nota : Uma vez criado , um registro mestre de conta individual no pode modificar os grupos de contas .

SAP BRASIL

3-17

Dados-mestre

Registro-mestre da conta Razo - 2 segmentos


O registro-mestre da conta Razo dividido em dois segmentos: plano de contas e empresa.

Segmento do plano de contas

Fundos lquidos
Conta do balano: Conta de resultado: (Transp.de saldo inicial)

Descrio:

O C C ut on C N on G ro t r l c d s .la u a c ta rup da n lo o s o do to de nt ba de s .a ju a b nc co de ut ro an o s r nta c re m r ia s f. . ia s:

N da conta: 113100

Razo Balano Balano Result. P&L T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T

Segmento da empresa

Moeda Imposto

Admin.de partida Contr.de lantos...

O segmento do plano de contas se refere apenas ao plano de contas (e pode ser utilizado por mais de uma empresa). O segmento da empresa est relacionado somente a uma empresa especfica.
R

SAP AG

SAP BRASIL

3-18

Dados-mestre

Contas de reconciliao
Entrada do documento

Sistema R/3

Livro auxiliar Fornec ./Cliente /Imobil . Simultneo

Contabilidade

do Razo

Conta de reconciliao

Conta de reconciliao uma conta do livro auxiliar ao Razo .

do Razo utilizada para lanar contas

A conta de reconciliao e o livro auxiliar so atualizados ao mesmo tempo durante o lanamento de uma transao .

Os detalhes das partidas individuais so mantidos no livro auxiliar . Os dados sintticos so mantidos na conta de reconciliao . As contas de reconciliao no podem ser atualizadas diretamente .
R

SAP BRASIL

3-19

Dados-mestre

Organizao

dos relatrios
Os relatrios so organizados por aplicao pelas ESTRUTURAS DE RELATRIOS. ESTRUTURAS DE RELATRIOS so representaes grficas dos relatrios . O R/3 contm ESTRUTURAS DE RELATRIOS padro para cada rea . Todavia , essas estruturas podem ser personalizadas para atender s necessidades especficas de cada sociedade . As estruturas de relatrio podem ser acessadas pela opo SELEO DO RELATRIO , no submdulo do cabealho do Sistema de informaes .
R

SAP BRASIL

3-20

Dados-mestre

Variantes do relatrio
A variante do relatrio um modo de armazenar critrios seleo predefinidos para um relatrio . Um relatrio individual pode ter mltiplas variantes . No entanto , uma variante individual s pode ser utilizada por relatrio . de

um

As variantes so necessrias para que os relatrios possam ser executados em segundo plano (background). As variantes permitem a existncia de opes padronizadas de relatrios , as quais garantem a consistncia na produo dos relatrios . Elas tambm so teis para a execuo de relatrios com complexos critrios de seleo de dados .

SAP BRASIL

3-21

Das könnte Ihnen auch gefallen