Sie sind auf Seite 1von 55

Norma ISA-5.

1-1984 (R1992) Smbolos e Identificao de Instrumentao

Laboratrio Instrumentao Eletrnica II Professor: Eduardo Luiz Ferreira Silva

Senai-ES - Cetec

1 Objetivo
A norma ANSI/ISA-S5.1-1984 (R1992) Instrumentation Symbols and Identification tem o objetivo de estabelecer um meio uniforme de designar instrumentos e sistemas de instrumentao usados para medio e controle. Para esta finalidade, apresentado um sistema de designao que inclui smbolos e um cdigo de identificao.

2 Escopo
2.1. Geral
As necessidades procedurais de vrios usurios so diferentes. A norma reconhece estas necessidades, quando eles forem consistentes com os objetivos da norma, fornecendo mtodos alternativos de simbolismo. Vrios exemplos so mostrados para adicionar informao ou simplificar o simbolismo, quando desejado. Smbolos dos equipamentos de processo so parte desta norma, mas so includos somente para ilustrar aplicaes de smbolos de instrumentao.

Diagramas de sistema de instrumentao, diagramas de malha, diagramas lgicos Descries funcionais Diagramas de Fluxo: de Processo, Mecnico, Engenharia, Sistemas, Tubulaes (processo) e Instrumentao Desenhos de construo Especificao, ordens de compra, Manifestos e outras listas A norma tem o escopo de fornecer informao suficiente para possibilitar a qualquer pessoa de rever qualquer documento mostrando a medio e controle de processo (que tem uma quantidade razovel de conhecimento de processo) a entender os significados da medio e controle do processo. O conhecimento detalhado de um especialista em instrumentao no um prrequisito para este entendimento.

2.4. aplicao a classes de instrumentao e para funes de instrumento


Os mtodos de simbolismo e identificao fornecidos nesta norma so aplicveis a todas as classes de instrumentao de medio e controle de processo. Eles podem ser usados no somente para descrever instrumentos discretos e suas funes, mas tambm para descrever as funes analgicas de sistemas que so chamadas de display compartilhado, controle distribudo, controle compartilhado e controle de computador.

2.2. Aplicao s indstrias


A norma adequada para uso em indstrias qumicas, petrleo e gs, gerao de potencia, ar condicionado e ventilao, metalurgia e minerao, papel e celulose e outras. Certos campos, como astronomia, navegao e medicina, usam instrumentos muito especializados que so diferentes dos instrumentos convencionais da indstria de processo. Nenhum esforo especfico foi feito para que esta norma satisfaa as exigncias destes campos. Porm, esperado que a norma seja suficientemente flexvel para satisfazer muitas necessidades destes campos especficos.

2.5. Extenso da identificao funcional


Esta Norma prov a identificao e simbologia das funes chave de um instrumento. Detalhes adicionais do instrumento so mais bem descritos em uma folha de especificao conveniente ou em outro documento apropriado para fornecer tais detalhes.

2.3. Aplicao a atividades de trabalho


A norma conveniente para uso sempre que qualquer referencia a um instrumento a funo de sistema de controle for requerida para os objetivos de simbolizao e identificao. Tais referncias podem ser requeridas para os seguintes usos, bem como outros: Esquemas de projeto Exemplo de treinamento Artigos tcnicos, literatura e discusses

2.6. Extenso da identificao de malha


Norma ISA 5.1 cobre a identificao de um instrumento e todos os outros instrumentos ou funes de controle associadas com ele em uma malha. O usurio est livre para aplicar identificao adicional, atravs de Nmero de srie Nmero de unidade Nmero de rea Nmero de planta Qualquer outro meio

3 Definies
Para entendimento da Norma so utilizadas as seguintes definies: Para um tratamento mais completo, ver a srie de normas ISA 51.1 e ISA 75.

ser utilizada para acionar alarmes, lmpadas pilotos, intertravamentos ou sistemas de segurana

Configurvel
Termo aplicado a um dispositivo ou sistemas cuja estrutura ou caracterstica funcional podero ser selecionada ou rearranjada atravs de programao ou outros mtodos. O conceito exclui rearranjo de fiao como meio de alterar a configurao.

Acessvel (Accessible)
Aplicado a equipamento ou funo que pode ser vista ou usada por um operador com o objetivo de fazer: Ao de controle, Mudana de SP, Transferncia A/M e Ao liga-desliga.

Comutvel Logicamente (Assignable)


Termo aplicado a uma caracterstica que permite logicamente o direcionamento de um sinal de um dispositivo para outro sem a necessidade de comutao manual, ligao provisria ou mudana na fiao.

Alarme
Um equipamento ou funo que sinaliza a existncia de uma condio anormal, por meio de uma mudana discreta sonora ou visvel ou ambas, com a inteno de chamar a ateno e exigir uma ao do operador, nun intervalo de tempo determinado. No recomendvel que o termo chave de alarme ou alarme seja usado para designar um equipamento cuja operao seja simplesmente fechar ou abrir um circuito que pode ou no ser usado para intertravamento normal ou anormal, shutdown, atuao de uma lmpada piloto ou um dispositivo de alarme ou semelhante. O primeiro equipamento corretamente chamado como uma chave de nvel, uma chave de vazo, porque o chaveamento o que o equipamento faz. O equipamento pode ser designado como um alarme somente se o equipamento em si contiver a funo alarme.

Controlador (Controller)
Dispositivo que tem por finalidade manter em um valor pr-determinado, uma varivel de processo. Esta atuao poder ser feita manual ou automaticamente, agindo diretamente na varivel controlada ou indiretamente atravs de outra varivel, chamada de varivel manipulada.

Controlador Multi-Malha (Compartilhado)


Controlador com algortmos prprogramados que so usualmente acessveis, configurveis e comutveis logicamente, contendo vrias entradas e sadas, capaz de controlar simultaneamente diversas malhas de controle.

Atrs do Painel (Behind the panel)


Termo aplicado a instrumentos inacessveis ao operador e que normalmente esto localizados no interior do painel ou em armrios separados.

Controlador Programvel (Programable Logic Controller)


Controlador com mltiplas entradas e sadas, que contm um programa que poder ser configurado.-

Balo (bubble)
Circulo que contem a identificao do instrumento.

Conversor (Converter)
Dispositivo que recebe informao em uma forma de um sinal de instrumento e transmite um sinal de sada em outra forma. Tanto a entrada como a sada do conversor so de natureza eltrica (ISA 37-1) O instrumento que converte o sinal de um sensor para um sinal padronizado dever ser designado como transmissor. Dessa forma na malha de temperatura o componente ligado ao elemento primrio (TE) dever ser designado como transmissor (TT) e no como conversor (TY).

Binrio (Binary)
Termo aplicado a um dispositivo ou sinal que tem somente 2 posies ou estados. Quando usado na sua forma mais simples, como em "SINAL BINRIO" (oposto a "SINAL ANALGICO"), o termo representa os estados "LIGA/DESLIGA" ou "ALTO/BAIXO", isto , no representa uma contnua variao de quantidade.

Chave (Switch)
Dispositivo que conecta, desconecta ou transfere um ou mais circuitos, manualmente ou automaticamente. Neste caso dever ser atuado diretamente pela varivel de processo ou seu sinal representativo e, sua sada poder

Digital
Designao aplicada a dispositivos ou sinais que utilizem dgitos binrios para

representar valores contnuos ou estados discretos.

Mostrador Compartilhado (Shared display)


Parte do dispositivo (usualmente uma tela de vdeo) que permite apresentar ao operador as informaes de diversas malhas de controle.

Elemento Final de Controle (Final Control Element)


Dispositivo que altera diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle.

Painel (Panel)
um conjunto de instrumentos montados em estruturas, que abriga a interface do operador com o processo. O painel pode consistir de uma ou mais sees, cubculos, consoles ou mesas de operador.

Elemento Primrio ou Sensor


Parte de uma malha ou de um instrumento que primeiro sente o valor da varivel de processo e que assume um estado ou sinal de sada, pr-determinado e inteligvel, correspondente ao valor da varivel de processo.

Painel Local (Local Panel)


Painel que no considerado central ou principal e que contm os instrumentos de controle, indicao e/ou segurana de determinado equipamento ou sistema. Em geral dever ser montado prximo do equipamento ou sistema.

Estao de Controle (Control Station)


uma estao manual de controle provida de chave de transferncia de controle manual para automtico e vice-versa. tambm conhecida como estao seletora auto-manual. Como extenso, podemos dizer que a interface homem-mquina de um sistema de controle distribudo pode ser considerada como uma Estao de Controle.

Ponto de Ajuste (Set Point)


O valor desejado da varivel controlada. O ponto de ajuste pode ser estabelecido manualmente, automaticamente ou de modo programado. Seu valor expresso na mesma unidade de engenharia da varivel controlada.

Lmpada Piloto (Pilot Light)


Lmpada que indica estados operacionais de um sistema ou dispositivo.

Ponto de Teste (Test Point)


Tomada de conexo do sensor ao processo onde normalmente se instala um instrumento em carter temporrio ou intermitente para medio de uma varivel de processo.

Local
Termo que designa a localizao de um instrumento que no est montado em painel ou sala de controle. Os instrumentos locais devero estar prximos aos elementos primrios ou finais de controle. A palavra "campo" frequentemente utilizada como sinnimo de local.

Programa (program)
Sequncia repetitiva de aes que define o estado das sadas numa relao fixa com um conjunto de entradas.

Malha (Loop)
Combinao de dois ou mais instrumentos ou funes de controle interligados para medir e/ou controlar uma varivel de processo.

Rel (Relay)
Dispositivo que conecta, desconecta ou transfere um ou mais circuitos, automaticamente, no atuado diretamente pela varivel de processo ou seu sinal representativo, isto , atuado por chaves, controladores de duas posies ou outros rels.

Medio (Measurement)
Determinao da existncia ou magnitude de uma varivel. Todos os dispositivos usados direta ou indiretamente com esse propsito so chamados de instrumentos de medida.

Sistema de Controle Distribudo (Distributed Control System)


Sistema que embora funcionalmente integrado, consiste de subsistemas que podero estar fisicamente separados e montados remotamente um do outro, obedecendo a uma hierarquia configurvel.

Monitor
Designao geral para um instrumento ou sistema de instrumentos utilizados para medir ou detectar o estado ou a grandeza de uma ou mais variveis.

Transdutor
Termo genrico para um equipamento que recebe informao na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modifica a informao ou sua forma, se necessrio, e produz um sinal de

sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser o elemento primrio, transmissor, rele ou conversor. Em instrumentao (ISA 37-1), transdutor o instrumento cujas entradas e sadas so sinais padro. Exemplos de transdutor: instrumento com entrada de 20 a 100 kPa e sada de 4 a 20 mA cc e instrumento com entrada de 4 a 20 mA cc e sada de 20 a 100 kPa.

4. Roteiro de um sistema de identificao


4.1. Geral
Cada instrumento ou funo programada dever ser identificado por um conjunto de letras que o classifica funcionalmente e por um conjunto de algarismos que indica a malha a qual pertence o instrumento ou funo programada, obedecendo a seguinte estrutura:

Transmissor (Transmiter)
Dispositivo que sente uma varivel de processo por meio de um elemento primrio e que produz uma sada cujo valor geralmente proporcional ao valor da varivel de processo. O elemento primrio poder ser ou no parte integrante do transmissor.

Vlvula de Controle (Control Valve)


Dispositivo que manipula diretamente a vazo de um ou mais fludos de processo. No devero ser consideradas as vlvulas manuais de bloqueio e as vlvulas de reteno autoatuadas. A designao de vlvula de controle manual dever ser limitada a vlvulas atuadas manualmente que so usadas para regulagem de vazes de fludos de processo ou necessitem de identificao como instrumento.

Varivel Diretamente Controlada


Varivel cujo valor medido origina um sinal de modo a originar um controle de "feedback".

Varivel Manipulada
Quantidade ou condio que varia em funo do sinal de erro para mudar o valor de uma varivel controlada.

Varivel de Processo
Qualquer propriedade mensurvel de um processo.

O nmero da malha do instrumento pode incluir informao codificada, tal como designao de rea. tambm possvel estabelecer sries de nmeros especficas para designar funes especiais, por exemplo, a srie 900 a 999 poderia ser usada para malhas cuja funo principal esteja relacionada com segurana. Cada instrumento pode ser representado no diagrama por um smbolo. O smbolo pode ser acompanhado por um nmero de identificao (tag).

Varredura
Funo que consiste em amostrar, intermitentemente, de uma maneira prdeterminada cada uma das variveis de um grupo. Normalmente, a finalidade de dispositivos com varredura indicar o estado ou valor de variveis, porm podero estar associados a outras funes tais como registro e alarme.

4.2. Identificao Funcional


A identificao funcional de um instrumento ou seu equivalente funcional consiste de letras cujo significado est indicado na Tabela I e inclui uma primeira letra (designando a variavel medida ou inicializada) e uma ou mais letras sucessoras (identificando as funes executadas). A identificao funcional dever ser estabelecida de acordo com a funo do instrumento ou funo programada e no de acordo com sua construo. Assim, um registrador de presso diferencial usado para registro de vazo dever ser identificado por FR. Um indicador de presso e um pressostato conectado sada de um transmissor de nvel devero ser identificados respectivamente como LI e LS.

Em uma malha de instrumento, a primeira letra da identificao funcional escolhida de acordo com a varivel medida ou varivel inicializadora e no de acordo com a varivel manipulada. Assim, uma vlvula de controle variando a vazo de acordo com a sada de um controlador de nvel, uma LV e no uma FV. As letras sucessivas de uma identificao funcional designam uma ou mais funo passiva ou funes de sada. Algumas letras podero ser utilizadas como modificadoras. A letra modificadora altera ou complementa o significado da letra precedente. As letras modificadoras podem modificar ou a primeira letra ou as letras sucessivas, como aplicvel. Assim, TDAL contem dois modificadores: A letra D modifica a varivel medida T em uma nova varivel: temperatura diferencial. A letra L restringe a funo de leitura Alarme, A, para representar um alarme de baixo (Low L). A seleo das letras de identificao dever estar de acordo com a Tabela I.Letras funcionais de leitura ou passivas seguem em qualquer orem e as letras funcionais de sada seguem estas em qualquer seqncia, exceto a letra de sada C (controle) que prece a letra de sada V (vlvula). Por exemplo, PCV, uma vlvula de controle auto-regulada. Porem, as letras modificadoras, se usadas, so interpostas de modo que elas sejam colocadas imediatamente depois das letras que elas modificam. Dispositivo com Funes Mltiplas pode ser representado nos fluxogramas tantos smbolos quantos forem as variveis medidas, sadas ou funes. Assim, por exemplo, um controlador de temperatura com uma chave dever ser representado por dois crculos tangentes, e identificado com TIC-3 e o outro com TSH-3. O instrumento seria designado TIC/TSH-3 para todos os usos. Se desejado, porm, a abreviao TIC-3 pode servir para a identificao geral ou para compra, enquanto TSH-3 pode ser usado para diagramas de circuito eltrico. O nmero de letras funcionais agrupadas para um instrumento deve ser mantido a um mnimo, de acordo com o julgamento do usurio. A identificao funcional dever ser composta de no mximo 4 letras. Dentro deste limite, recomenda-se ainda, usar o mnimo de letras, adotando os seguintes procedimentos: (a) para instrumentos com funes mltiplas, as letras podero ser divididas em subgrupos (b) no caso de um instrumento com indicao e registro da mesma varivel, a letra I poder ser omitida. Todas as letras da identificao funcional devero ser maisculas.

4.3. Identificao da Malha


A identificao da malha consiste de uma primeira letra e um numero. Cada instrumento dentro de uma malha tem atribudo a si o mesmo nmero de malha e, no caso de numerao paralela, a mesma primeira letra. Cada instrumento na malha tem uma nica identificao de malha. Um instrumento comum a duas ou mais malhas deve ter a identificao da malha que for considerada predominante. A numerao da malha pode ser paralela ou serial. A numerao paralela envolve comear uma seqncia numrica para cada nova primeira letra, ou seja, TIC-100, FRC-100, LIC-100, AI-100. Numerao serial envolve usar uma simples seqncia de nmeros para um projeto ou para grandes sees de um projeto, independente da primeira letra da identificao da malha, por exemplo, TIC-100, FRC-102, LIC-102, AI-103. uma seqncia de numerao de malha pode comear com 1 ou qualquer outro nmero conveniente, tais como 001, 301 ou 1201. O numero pode incorporar informao codificada, porem recomenda-se ser simples. Em uma dada malha que tenha mais do que um instrumento com a mesma identificao funcional, deve-se acrescentar um sufixo ao nmero da malha, e.g., FV-2, FV-2B, FV-2C ou TE-25-1, TE-25-2, TE-25-3. Porm, pode ser mais conveniente ou lgico em uma dada aplicao, designar um para de transmissores de vazo, por exemplo, como TF-2 e FT-3 em vez de FT-2 d FT-2B. Os sufixos podem ser aplicados de acordo com as seguintes recomendaes: 1. Usar ums letra como sufixo em maisculo, como A, B, C. 2. Para um instrumento como um registrador multiponto de temperatura que imprime nmeros para identificao do ponto, os elementos primrios podem ser numerados como TE-25-1, TE-25-2, TE-25-3,..., correspondendo ao nmero de identificao do ponto. 3. Subdivises adicionais de uma malha podem ser designadas por alternando serialmente letras e nmeros sufixos. Um instrumento que executa duas ou mais funes pode ser designado por todas as suas funes. Por exemplo, um registrador de vazo FR-2 com uma pena para presso PR-4 pode ser designado por FR-2/PR-4. Um registrador de duas presses pode ser PR-7/8 e uma janela de anunciador de alarme para alarmes de alta e baixa de temperatura pode ser TAHL21. Note que o travesso (/) no necessrio quando separar distintamente equipamentos que no esto presentes.

Acessrios de instrumento, tais como medidores de purga, conjuntos de filtroregulador e potes de selagem no so explicitamente mostrados em um diagrama mas que necessitam de designao para outros objetivos devem ser tagueados individualmente de acordo com suas funes e devem usar a mesma identificao de malha do instrumento que eles servem diretamente. Aplicao para tal designao no implica que o acessrio deva ser mostrado no diagrama. Alternativamente, os acessrios podem usar o nmero de tag idntico ao do seus instrumentos associados, mas com palavras de esclarecimento adicionadas. Assim, um flange associado placa de orifcio FE-7 pode ser tagueado como FX-7, mas tambm pode ser tagueado FE-7 FLANGES. Um medidor de purga associado com um manmetro PI-8 pode ser tagueado como PI-8 PURGA. Um poo termal usado com o termmetro TI-9 pode ser tagueado como TW-9 mas pode tambm ser tagueado como TI-9 POO. As regras para identificao de malha no precisam ser aplicadas a instrumentos e acessrios que sejam comprados em grande quantidade se for prtica do usurio identificar estes itens por outros meios.

4 Smbolos
Os exemplos nesta norma ilustram os smbolos que devem mostrar instrumentos em diagramas e desenhos. Mtodos de simbolizao e identificao so demonstrados. Os exemplos mostram identificao que seja tpica para o instrumento figurado ou interrelaes funcionais. Os smbolos indicam os vrios instrumentos ou funes que tenham sido aplicadas em modos tpicos nas ilustraes. Este uso no implica, porm, que as aplicaes ou designaes dos instrumentos ou funes sejam restritas a este modo. Nenhuma inferncia deve ser tomada que a escolha de qualquer esquema para ilustrao constitui uma recomendao para os mtodos ilustrados de medio ou controle. Onde smbolos alternativos forem mostrados sem uma indicao de preferncia, a seqncia relativa de smbolos no implica uma preferncia. O balo pode ser usado para taguear smbolos distintos, tais como os de vlvulas de controle, quando tal tag for desejado. Em tais casos, a linha ligando o balo ao smbolo do instrumento desenhada prximo, mas no tocando, o smbolo. Em outros casos, o balo serve para representar o prprio instrumento. Um smbolo distinto cuja relao ao resto da malha facilmente aparente do diagrama,

no precisa ser tagueado individualmente no diagrama. Por exemplo, um flange que fixa a placa de orifcio ou uma vlvula de controle que seja parte de um sistema maior no precisa ser mostrada com um tag nmero em um diagrama. Tambm, onde houver um elemento primrio conectado a outro instrumento em um diagrama, opcional usar um smbolo para representar o elemento primrio no diagrama. Uma breve nota explicatria pode ser colocada prxima do smbolo ou linha para esclarecer a funo de um item. Por exemplo, a notao de 20-60 kPa e 60 -100 kPa adjacentes s linhas de sinal pneumtica a duas vlvulas operando na filosofia de faixa dividida (split range), tomadas juntos com os smbolos para os modos de falha, permitem completar o entendimento do sistema. Do mesmo modo, quando duas vlvulas so operadas em um modo divergente ou convergente de um sinal comum, as notaes 20-100 kPa e 100-20 kPa juntos com os modos de falha, permitem entender a funo. Os tamanhos dos bales de tag e os smbolos de miscelnea mostrados nos exemplos so os tamanhos geralmente recomendados/ porm, os tamanhos timos podem variar de acordo com os tamanhos dos diagramas finais e com o nmero de caracteres usados nos tags do instrumento. Os tamanhos de outros smbolos podem ser selecionados quando apropriado para acompanhar os smbolos de outro equipamento em um diagrama. Alm das exigncias gerais de desenho para arrumao e legibilidade, os smbolos podem ser desenhados em qualquer orientao. Do mesmo modo, linhas de sinal podem ser desenhadas em diagramas entrando ou saindo a parte apropriada de um smbolo em qualquer ngulo. Porm, os designadores de bloco de funo da Tabela 3 e os tag nmeros devem sempre ser desenhados na orientao horizontal. Setas de direo podem ser adicionadas s linhas de sinal quando necessrio para clarificar a direo do fluxo da informao. O uso criterioso de tais setas, especialmente em desenhos complexos, geralmente facilita o entendimento do sistema. As alimentaes eltrica, pneumtica e outras para um instrumento no precisa ser mostrada a no ser que seja essencial para um entendimento da operao do instrumento ou da malha. Em geral, uma linha de sinal suficiente para representar as interligaes entre dois instrumentos em fluxogramas mesmo que elas sejam ligadas fisicamente por mais de uma linha.

A seqncia em que os instrumentos ou funes de uma malha so interligados em um diagrama deve refletir a lgica funcional ou o fluxo da informao, embora este arranjo no corresponda necessariamente seqncia de conexo do sinal. Assim, uma malha eletrnica usando sinais analgicos de tenso requer fiao paralela, enquanto uma malha usando sinais analgicos de corrente requer ligao srie. Porm, o diagrama em ambos os casos deve ser desenhado como se toda a fiao fosse paralela, para mostrar as inter-relaes funcionais claramente enquanto mantendo a apresentao independe do tipo de instrumentao finalmente instalada. As interligaes corretas devem ser mostradas em diagramas apropriados. O grau de detalhe a ser aplicado a cada documento ou esquema inteiramente livre escolha do usurio da norma. Os smbolos e designaes nesta norma podem mostrar tanto o equipamento como a funo. Esquemas e artigos tcnicos usualmente contem simbolismo e identificao muito simplificados. Fluxograma de processo usualmente menos detalhado que o fluxograma de engenharia. Fluxograma de engenharia pode mostrar todos componentes em linha, mas pode diferir de um usurio para outro na quantidade de detalhes mostrados off-line. Em qualquer caso, deve-se estabelecer uma consistncia para cada aplicao. Os termos simplificado, conceitual e detalhado como aplicados aos diagramas dos exemplos desta norma (6.2) foram escolhidos para representar uma comparao de usos tpicos. Cada usurio deve estabelecer o grau de detalhe que satisfaz os objetivos do documento ou esquema especifico sendo gerado. uma prtica comum para fluxogramas de engenharia omitir os smbolos de componentes do equipamento de intertravamento que so realmente necessrios para um sistema operar, principalmente quando simbolizando sistemas eltricos de intertravamento. Por exemplo, a chave de nvel pode ser mostrada como desligando uma bomba ou chaves separadas de vazo e presso podem ser mostradas como atuando uma vlvula solenide ou outros equipamentos de intertravamento. Em ambos os exemplos, os reles eltricos auxiliares e outros componentes podem ser considerados detalhes para serem mostrados em outro lugar. Do mesmo modo, um transformador de corrente geralmente ser omitido e seu receptor mostrado ligado diretamente ao processo, neste caso, o motor eltrico. Por causa das diferenas entre display e controle compartilhado com funes de computador serem pequenas e confusas, a

escolha de smbolos para represent-los pelo usurio deve ser basear nas definies do fabricante, uso em determinada indstria e julgamento pessoal.

5 Tabelas
A finalidade das tabelas definir certos blocos de identificao e sistemas de representao simblica usados nesta norma, de modo conciso e de modo facilmente refenciado.

Tabela 1: Letras de Identificao junto com as Notas para a Tabela 1, define e explica os designadores de letra individual usados como identificadores funcionais de acordo com as regras da Identificao Funcional (4.2) Tabela de Combinaes Tpicas de Letras, tenta facilitar a tarefa de escolher combinaes aceitveis de letras de identificao. Tabela 3, Blocos de Funes Designaes de Funo, uma adaptao do mtodo de diagramao funcional da SAMA (Scientific Apparatus Manufactures Association) Dois usos bsicos so encontrados nestes smbolos: 1. Blocos de funo isolados em diagramas conceituais ou 2. Como bandeiras (flags) que designam funes executadas por bales em desenhos mais detalhados. Um terceiro uso uma combinao dos dois primeiros e encontrada em sistemas compartilhados de controle onde, por exemplo, a linha do sinal da varivel medida entra um bloco de funo raiz quadrada que desenhado junto com o controlador compartilhado. Duas omisses sero notadas: o smbolo SAMA para Transferncia e aquele para um Gerador de Sinal Analgico. Como a finalidade final do simbolismo da norma ISA S5.1 requer a identificao associada com um smbolo, recomendvel usar o balo HIC (estao manual) para um gerador de sinal analgico uma balo HS (chave manual) com ou sem um balo do rel para uma funo transferncia.

Tabela 1 Letras de Identificao

Notas para a Tabela 1 - Letras de Identificao


1. Uma letra de escolha do usurio tem o objetivo de cobrir significado no listado que necessrio em uma determinada aplicao. Se usada, a letra pode ter um significado como de primeira letra ou de letras subsequentes. O significado precisa ser definido uma nica vez em uma legenda. Por exemplo, a letra N pode ser definida como mdulo de elasticidade como uma primeira letra ou como osciloscpio como letra subsequente. 2. A letra X no classificada tem o objetivo de cobrir significado no listado que ser usado somente uma vez ou usado em um significado limitado. Se usada, a letra pode ter qualquer nmero de significados como primeira letra ou como letra subsequente. O significado da letra X deve ser definido do lado de fora do crculo do diagrama. Por exemplo, XR pode ser registrador de consistncia e XX pode ser um osciloscpio de consistncia. 3. A forma gramatical do significado das letras subsequentes pode ser modificado livremente. Por exemplo, I pode significar indicador, ou indicao; T pode significar transmisso ou transmissor. 4. Qualquer primeira letra combinada com as letras modificadoras D (diferencial), F (relao), M (momentneo), K (tempo de alterao) e Q (integrao ou totalizao) representa uma varivel nova e separada e a combinao tratada como uma entidade de primeira letra. Assim, os instrumentos TDI e TI indicam duas variveis diferentes: diferena de temperatura e temperatura. As letras modificadoras so usadas quando aplicvel. 5. A letra A (anlise) cobre todas as anlises no descritas como uma escolha do usurio. O tipo de anlise deve ser especificado fora do circulo de identificao. Por exemplo, anlise de pH, anlise de O2. Anlise varivel de processo e no funo de instrumento, como muitos pensam principalmente por causa do uso inadequado do termo analisador. 6. O uso de U como primeira letra para multivarivel em lugar de uma combinao de outras primeiras letras opcional. recomendvel usar as primeiras letras especificas em lugar da letra U, que deve ser usada apenas quando o nmero de letras for muito grande. Por exemplo, prefervel usar PR/TR para indicar um registrador de presso e temperatura em vez de UR. Porm, quando se tem um registrador multiponto, com 24 pontos e muitas variveis diferentes, deve-se usar UR. 7. O uso dos termos modificadores alto (H), baixo (L), mdio (M) e varredura (J) opcional. 8. O termo segurana se aplica a elementos primrios e finais de proteo de emergncia. Assim, uma vlvula auto atuada que evita a operao de um sistema de fluido atingir valores elevados, aliviando o fluido do sistema tem um tag PCV (vlvula controladora de presso). Porm, o tag desta vlvula deve ser PSV (vlvula de segurana de presso) se ela protege o sistema contra condies de emergncia, ou seja, condies que so perigosas para o pessoal ou o equipamento e que so raras de aparecer. A designao PSV se aplica a todas as vlvulas de proteo contra condies de alta presso de emergncia, independente de sua construo, modo de operao, local de montagem, categoria de segurana, vlvula de alvio ou de segurana. Um disco de ruptura tem o tag PSE (elemento de segurana de presso). 9. A funo passiva G se aplica a instrumentos ou equipamentos que fornecem uma indicao no calibrada, como visor de vidro ou monitor de televiso. Costuma-se aplicar TG para termmetro e PG para manmetro, o que no previsto por esta norma. 10. A indicao normalmente se aplica a displays analgicos ou digitais de uma medio instantnea. No caso de uma estao manual, a indicao pode ser usada para o dial ou indicador do ajuste. 11. Uma lmpada piloto que parte de uma malha de instrumento deve ser designada por uma primeira letra seguida pela letra subsequente L. Por exemplo, uma lmpada piloto que indica o tempo expirado deve ter o tag KQL (lmpada de totalizao de tempo). A lmpada para indicar o funcionamento de um motor tem o tag EL (lmpada de voltagem), pois a voltagem a varivel medida conveniente para indicar a operao do motor ou YL (lmpada de evento) assumindo que o estado de operao est sendo monitorado. No se deve usar a letra genrica X, como XL 12. O uso da letra U para multifuno, vem vez da combinao de outras letras funcionais opcional. Este designador no especfico deve ser usado raramente. 13. Um dispositivo que liga, desliga ou transfere um ou mais circuitos pode ser uma chave, um rel, um controlador liga-desliga ou uma vlvula de controle, dependendo da aplicao. Se o equipamento manipula uma vazo de fluido do processo e no uma vlvula manual de bloqueio liga-desliga, ela projetada como vlvula de controle. incorreto usar o tag CV para qualquer coisa que no seja uma vlvula de controle auto atuada. Para todas as aplicaes que no tenham vazo de fluido de processo, o equipamento projetado como: a) Chave, se for atuada manualmente. b) Chave ou controlador liga-desliga, se for automtico e for o primeiro dispositivo na malha. O termo chave geralmente usado se o dispositivo aplicado para alarme, lmpada piloto, seleo, intertravamento ou segurana. O termo controlador usado se o dispositivo aplicado para o controle de operao normal. c) Rel, se for automtico e no for o primeiro dispositivo na malha, mas atuado por uma chave ou por um controlador liga-desliga. 14. As funes associadas com o uso de letras subsequentes Y devem ser definidas do lado de fora do circulo de identificao. Por exemplo, FY pode ser o extrator de raiz quadrada na malha de vazo; TY pode ser o conversor corrente para pneumtico em uma malha de controle de temperatura. Quando a funo evidente como para uma vlvula solenide ou um conversor corrente para pneumtico ou pneumtico para corrente a definio pode no ser obrigatria. 15. Os termos modificadores alto, baixo, mdio ou intermedirio correspondem aos valores da varivel medida e no aos valores do sinal. Por exemplo, um alarme de nvel alto proveniente de um transmissor de nvel com ao inversa deve ser LAH, mesmo que fisicamente o alarme seja atuado quando o sinal atinge um valor mnimo crtico. 16. Os termos alto e baixo quando aplicados a posies de vlvulas e outras dispositivos de abrir e fechar so assim definidos: a) alto significa que a vlvula est totalmente aberta b) baixo significa que a vlvula est totalmente fechada 17. O termo registrador se aplica a qualquer forma de armazenar permanentemente a informao que permita a sua recuperao por qualquer modo. 18. Elemento sensor, transdutor, transmissor e conversor so dispositivos com funes diferentes, conforme ISA S37.1. 19. A primeira letra V, vibrao ou anlise mecnica, destina-se a executar as tarefas em monitorao de mquinas que a letra A executa em uma anlise mais geral. Exceto para vibrao, esperado que a varivel de interesse seja definida fora das letras de tag. 20. A primeira letra Y se destina ao uso quando as respostas de controle ou monitorao so acionadas por evento e no acionadas pelo tempo. A letra Y, nesta posio, pode tambm significar presena ou estado. 21. A letra modificadora K, em combinao com uma primeira letra como L, T ou W, significa uma variao de taxa de tempo da quantidade medida ou de inicializao. A varivel WKIC, por exemplo, pode representar um controlador de taxa de perda de peso. 22. A letra K como modificador uma opo do usurio para designar uma estao de controle, enquanto a letra C seguinte usada para descrever controlador automtico ou manual.

Tabela 2 a Combinaes Tpicas de Letras (Dividida em 3)

Tabela 2 b Combinaes Tpicas de Letras (Dividida em 3)

Tabela 2 c Combinaes Tpicas de Letras (Dividida em 3)

Tabela 3 Blocos de Funo Designaes de Funo

Tabela 3 Blocos de Funo Designaes de Funo

Tabela 3 Blocos de Funo Designaes de Funo

Tabela 3 Blocos de Funo Designaes de Funo

6 Desenhos
6.1. Notas explicativas
Se um dado desenho ou conjunto de desenhos, usa smbolos grficos que so similares ou idnticos em forma ou configurao e que tenham diferentes significados por que so tomados de diferentes normas, ento devem ser tomados passos adequados para evitar mal interpretao dos smbolos usados. Estes passos podem ser usar notas de esclarecimento, notas de referencia, grficos de comparao que ilustram e definem os smbolos conflitantes ou outros meios adequados. Esta exigncia especialmente critica em casos onde smbolos tomados de disciplinas diferentes so misturados e sua m interpretao poderia causar perigo ao pessoal ou ao equipamento. Os ttulos Diagramas Simplificados, Diagramas Conceituais e Diagramas Detalhados da seo 6.12 foram escolhidos para representar uma comparao do uso de smbolos, no qualquer documento genrico particular. Os smbolos de linha de 6.2 oferecem a alternativa escolha do usurio para smbolos eltricos e smbolos binrios opcionais. Os exemplos subseqentes usam um conjunto consistente destas alternativas e aplicam as opes binrias. Isto foi feito por consistncia de aparncia da norma. recomendvel que o usurio escolha ou o sinal eltrico com linha tracejada ou com a linha cortada por trs traos e aplique isto com consistncia. Os smbolos do sinal discreto ou binrio (ligadesliga) so disponveis para estas aplicaes onde o usurio acha necessrio distinguir entre sinais analgicos e discretos. Se, no julgamento do usurio, a adaptao no requer tal diferenciao, o trao reverso pode ser omitido dos smbolos das linhas do sinal discreto. Consistncia sempre recomendvel em um dado conjunto de documento.

6.2. Smbolos de linhas de instrumentos

6.3. Smbolos gerais de instrumento ou funo

6.3. Smbolos gerais de instrumento ou funo (cont.)

6.4. Smbolos de corpos de vlvulas e dampers

Informao adicional pode ser adicionada adjacente ao smbolo do corpo ou por nota ou por cdigo.

6.5. Smbolos de atuador

6.5. Smbolos de atuador (cont.)

6.6. Smbolos para reguladores auto-atuados, vlvulas e outros equipamentos

6.6. Smbolos para reguladores auto-atuados, vlvulas e outros equipamentos (cont.)

6.6. Smbolos para reguladores auto-atuados, vlvulas e outros equipamentos (cont.)

6.7. Smbolos para ao do atuador em caso de falha na alimentao do atuador (mostrado tipicamente para vlvula de controle atuada por diafragma)

6.8. Smbolos de elementos primrios

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.8. Smbolos de elementos primrios (cont.)

6.9. Exemplos funes

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.9. Exemplos funes (cont.)

6.10 Exemplos Combinaes variadas

6.10 Exemplos Combinaes variadas (cont.)

6.10 Exemplos Combinaes variadas (cont.)

6.10 Exemplos Combinaes variadas (cont.)

6.10 Exemplos Combinaes variadas (cont.)

6.10 Exemplos Combinaes complexas

6.12. Exemplo grau de detalhe

6.12. Exemplo grau de detalhe (cont.)

Laboratrio Instrumentao Eletrnica II Professor: Eduardo Luiz Ferreira Silva

Senai-ES - Cetec

6.12. Exemplo grau de detalhe (cont.)

Tek/Apostilas DOC

isa 5.3 MA.doc

29 JAN 08

Das könnte Ihnen auch gefallen