Sie sind auf Seite 1von 8

Programa

Aqui reside a justificativa para o surgimento do Programa Pr-Equidade de Gnero e Raa da Secretaria de Polticas para as Mulheres da Presidncia da Repblica (SPM/PR), cujo objetivo o de contribuir de maneira decisiva para a eliminao das discriminaes e desigualdades vivenciadas pelas mulheres no ambiente de trabalho. Nessa ltima edio as empresas envolvidas contam com quase 900 mil funcionrios e funcionrias das organizaes participantes. Para a 5a Edio a SPM/PR pretende atrair ainda mais empresas pblicas e privadas de mdio e grande porte e com personalidade jurdica prpria de forma a atingir um nmero maior de profissionais e provocar as transformaes necessrias a uma maior equidade entre mulheres e homens. O Programa Pr-Equidade foi criado em 2005, com o lanamento da 1a Edio. Desde ento, j se realizaram outras trs (2007, 2009 e 2011), com participaes de diferentes empresas e organizaes. Na primeira edio, candidataram-se quinze organizaes, todas elas de carter pblico. A partir de 2007, houve a abertura para adeses de empresas privadas, sendo que em 2011, houve um salto de 15 para 81 organizaes, entre pblicas e privadas. O Programa conta com o apoio da Entidade das Naes Unidas para Igualdade de Gnero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), da Organizao Internacional do Trabalho (OIT - Escritrio Brasil) e a Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (SEPPIR/PR).

O Programa pr-equidade de Gnero e Raa

garantia da autonomia econmica e social das mulheres um dos eixos estruturantes e fundamentais das polticas que visam transformao das condies de vida e das desigualdades sociais, de gnero e raa experimentadas pelas mulheres, especialmente aquelas mais vulnerveis s discriminaes decorrentes delas.

uando analisamos dados relativos participao das mulheres no mercado de trabalho, possvel perceber que h ainda, grandes desafios a serem enfrentados para a promoo da igualdade entre mulheres e homens. Na populao economicamente ativa (PEA), cerca de 42% das pessoas ocupadas so mulheres. Ainda que a taxa de desemprego das mulheres tenha cado de 15,2% para 7,5% entre 2003 e 2011, as mulheres ainda encontram piores condies de trabalho, salrios mais baixos e sofrem com o acmulo de tarefas relacionadas dupla jornada de trabalho. Tambm sofrem sistematicamente com a discriminao e a violncia nas suas relaes de trabalho, estando em nmero reduzido em determinadas profisses como engenharias, tcnicos, entre outros. A dupla jornada de trabalho um das principais responsveis pelas condies de trabalho desigual de mulheres e homens. Comparando mulheres e homens que trabalham fora, a PNAD aponta que a mdia de horas gastas em afazeres domsticos pelas mulheres de cerca de 22 horas. Entretanto, quando se trata dos homens o tempo mdio gasto nestes afazeres menos da metade: 10,3 horas em 2011. As desigualdades podem ser percebidas tambm com relao remunerao. Mesmo sendo mais escolarizadas, as mulheres ganham menos. A mdia de anos de estudo das mulheres ocupadas de 9,2 anos, ao passo que a dos homens de 7,9. Ainda assim, as mulheres ganham menos que os homens. Segundo dados do Censo, em 2010 o rendimento feminino correspondia a 73,8% do masculino. Quanto aos cargos de liderana, as diferenas entre mulheres e homens tambm so visveis. As diferenas no s aumentam medida que os nveis de chefia so mais altos, como representam desigualdades profundas. Nos nveis mais altos de chefia nas organizaes, para cada mulher, h 6 homens. Em cargos de segundo e terceiro escalo,

Mais Igualdade

h respectivamente 3,5 homens para cada mulher e 2,7 homens para cada mulher. Muitos desafios ainda devem ser enfrentados na busca por maior igualdade nas empresas. para lidar com estes obstculos, que o Programa Pr-equidade de Gnero e Raa foi criado. O trabalho das mulheres no acontecer em igualdade de condies sem que aes do poder pblico e das empresas busquem alterar as relaes de trabalho, e sem que estejam atentas para a alta carga de trabalho sobre as mulheres. Isto implica estabelecer a responsabilidade compartilhada sobre os cuidados reprodutivos, includos aqui o cuidado com os filhos, com o lar, com idosos, idosas e enfermos, entre outros, atualmente ainda sob incumbncia quase exclusiva das mulheres.

o perodo de quase uma dcada de existncia do Programa, mudanas positivas ocorreram em direo a melhores possibilidades para as mulheres no mercado de trabalho. Os dados do programa revelam avanos numricos e qualitativos, com as empresas progredindo na realizao de aes com potencial transformador das relaes de gnero. O Programa na sua 4a Edio envolveu, do pblico de 900 mil funcionrias e funcionrios 45% de mulheres e 55% de homens. Vale lembrar que estes dados no contabilizam o nmero de estagirios e terceirizados e jovens aprendizes das organizaes participantes, que elevam esses nmeros soma de aproximadamente 1 milho de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Estes dados esto dispostos na tabela 1.
Tabela 1: Nmero de trabalhadores e trabalhadoras envolvidos no Programa

% Total

Mulheres 45 397.283

Homens 55 483.676

Total 100,00 880.959

Fonte: Dados fornecidos pelas organizaes na 4 Edio

O nmero de trabalhadoras atingidas no Programa se compara porcentagem de trabalhadoras no Brasil (aproximadamente 42% da populao ocupada). Com relao raa e etnia, entre as mulheres, 72% so brancas e 16,5% so negras. Amarelas e indgenas somam 1,36% e 0,18% no total.

A 4 Edio do Programa pr-equidade de Gnero e Raa em Nmeros

Quando analisamos os dados obtidos a partir de autodeclarao de cor apenas entre as mulheres foi possvel perceber que as mulheres brancas representam a grande maioria do corpo funcional com mais de 70% do total de empregadas. As negras aparecem em segundo lugar com 16,55%. Esses dados apontam para uma desigualdade muito maior entre as mulheres, no que diz respeito raa. H cerca de 4 mulheres brancas para uma negra no universo analisado. Entre os homens essa diferena menor: h cerca de dois homens brancos para um negro. Isso significa que em termos numricos a diferena racial duas vezes maior entre as mulheres. No que se refere remunerao, os nmeros da 4 Edio esto em consonncia com os dados nacionais. Como podemos ver na tabela 2, as mulheres so maioria em faixas salariais inferiores (1 a 2 salrios mnimos), sendo 53% dos trabalhadores e trabalhadoras com essa faixa de remunerao. No entanto, quanto maiores os salrios, menor a proporo de mulheres presentes nas faixas salariais. A maior faixa, que representa funcionrios e funcionrias que recebem 25 salrios mnimos ou mais, conta com apenas 26% de mulheres, ou seja, a porcentagem de homens nas maiores faixas salariais quase 3 vezes maior que a das mulheres.
Tabela 2: Proporo de mulheres e homens por faixas salariais

1 a 2 SM* 3 a 4 SM 5 a 9 SM 10 a 14 SM 15 a 19 SM 20 a 24 SM 25 ou mais SM

Mulheres 53,21 40,67 39,98 35,74 30,87 24,11 26,23

Homens 46,79 59,33 60,02 64,26 69,13 75,89 73,77

Total 100 100 100 100 100 100 100

Fonte: Dados fornecidos pelas organizaes na 4 Edio

As desigualdades ainda podem ser verificadas quando analisamos os resultados acerca da participao das mulheres nos cargos de liderana. Os nveis apresentados abaixo representam o nvel mais alto de quadro executivo (Nvel A), o segundo nvel mais alto de gerncia (Nvel B) e o terceiro nvel mais alto de superviso (Nvel C) das empresas participantes do programa. Os homens so maioria em todos os nveis de liderana das organizaes. No entanto, ao contrrio do que pudemos perceber com relao aos nveis salariais, no h um padro de aumento da desigualdade medida que os nveis se tornam superiores. A partir do terceiro nvel de liderana, a desigualdade aumenta. J entre o terceiro e o segundo nvel e o segundo e o primeiro, a desigualdade diminui. A maior diferena, portanto, se encontra no nvel C, no qual h uma mulher para cada 2,6 homens. Estes dados esto dispostos no grfico 1. Estes nmeros se diferenciam bastante dos resultados de outras pesquisas sobre a participao das mulheres em cargos de liderana das empresas. Segundo pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto Ethos, em parceria com o Ibope, a diferena entre mulhe-

Proporo de mulheres e homens por cargos de liderana

Fonte: Dados fornecidos pelas organizaes na 4 Edio

Os dados positivos das empresas participantes do programa, se comparados aos nmeros de um grupo maior de empresas como aquele analisado pelo Instituto Ethos, revela o compromisso daquelas organizaes com a igualdade de gnero e raa no mercado de trabalho e colabora para identificar alguns possveis impactos do Programa Pr-Equidade nas empresas participantes. Ainda que estes resultados exijam o rigor de uma anlise mais abrangente, pois esto circunscritos apenas s empresas que participaram desta edio e considerando o limite intransponvel de autodeclarao, a avaliao preliminar apresentada aqui sinaliza algumas dinmicas importantes de insero e permanncia das mulheres no mercado de trabalho entre as organizaes que participaram das quatro edies do Programa Pr-Equidade de Gnero e Raa.

A 4 Edio do Programa pr-equidade de Gnero e Raa em Nmeros

res e homens nos cargos de liderana maior do que o universo das organizaes participantes do Programa. Nos trs principais nveis de liderana apresentados pela pesquisa, as diferenas no s aumentam medida em que os nveis de chefia se tornam mais elevados, como representam uma desigualdade muito mais profunda. No nvel Executivo (o maior nvel de liderana) para cada mulher, h 6 homens nestes cargos de chefia. Nos cargos de gerncia (segundo nvel) h 3,5 homens para cada mulher. Os cargos de superviso (terceiro nvel) so os nicos que apresentam um comportamento parecido com os nmeros das empresas do Programa: h 2,7 homens para cada mulher.

Como Participar do Programa

s empresas e organizaes pblicas e privadas interessadas em participar do Programa Pr-Equidade de Gnero e Raa, aderem a ele de forma voluntria e o desenvolvem, durante 18 meses. Neste perodo, executado o plano de ao de cada organizao, todas elas lideradas por um comit gestor de propostas e aes transformadoras. Para a denio do plano de ao, as empresas devem preencher uma cha perl capaz de retratar o cotidiano interno da empresa, a composio do quadro de seus funcionrios e funcionrias efetivos, os terceirizados e terceirizadas, a ocupao dos cargos de chea e direo, considerando, em todos os casos, a questo de gnero e raa.

As organizaes, ao executarem de maneira satisfatria as aes, ganham um instrumento de gesto eciente o Selo Pr-Equidade de Gnero e Raa -, que contribui para o alcance de bons resultados econmicos, nanceiros e scio-ambientais pela divulgao nacional e internacional feita por meio eletrnico e mdia espontnea do compromisso assumido com a equidade de gnero e tnico racial. Os resultados esperados so, em primeiro lugar, a adoo de prticas de igualdade tnica racial e de gnero de forma sistemtica, como um instrumento de gesto que contribua para o alcance de bons resultados mensurveis que retratem maior igualdade entre mulheres e homens nas empresas. Programa

As inscries devem ser efetuadas pelo envio de um email para proequidade@spm.gov.br

Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial

Secretaria de Polticas para as Mulheres

Das könnte Ihnen auch gefallen