Sie sind auf Seite 1von 5

Programa: POPH - PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Eixo: Qualificao Inicial de Jovens Tipologia de Interveno: Sistema de Aprendizagem Curso:

Tcnico/a de Eletrnica, Automao e Comando

Nvel de Formao: 4 Disciplina: Transformadores UFCD: 6033 Formador: David Rios

TRABALHOS TEORICO-PRTICO TRANSFORMADORES

Formador: David Rios

Trabalho n1
1-O que um transformador? Transformador Circuitos de CA > Transformador O Transformador um dispositivo elctrico que transfere Energia Elctrica de um Circuito Elctrico para outro, atravs de um Acoplamento Magntico, sem utilizao de quaisquer peas mveis, Figura 1.

Figura 1: Transformador Nas Figuras 2a e 2b, a Bobina A alimentada por uma Corrente Elctrica varivel e um Campo Magntico varivel gerado. Se a Bobina B for colocada suficientemente prximo da Bobina A, o Campo Magntico varivel ir induzir uma Fora Electromotriz (f.e.m.) na Bobina B. Esta propriedade designada por Indutncia Mtua.

Figura 2a: O Fluxo Magntico Gerado pelo Enrolamento Primrio no envolve o Enrolamento Secundrio e no nele Induzida qualquer Fora Electromotriz 2-Enuncie as caractersticas do transformador ideal. Transformador ideal[editar] Um transformador ideal aquele em que o acoplamento entre suas bobinas perfeito, ou seja, todas concatenam, ou abraam, o mesmo fluxo, o que vale dizer que no h disperso de fluxo. Isso implica assumir a hiptese de que a permeabilidade magntica do ncleo ferromagntico alta ou, no caso ideal, infinita, e o circuito magntico fechado. Alm disso, admite-se

que o transformador no possui perdas de qualquer natureza, seja nos enrolamentos, seja no ncleo.7 3Transformador ideal[editar] Um transformador ideal aquele em que o acoplamento entre suas bobinas perfeito, ou seja, todas concatenam, ou abraam, o mesmo fluxo, o que vale dizer que no h disperso de fluxo. Isso implica assumir a hiptese de que a permeabilidade magntica do ncleo ferromagntico alta ou, no caso ideal, infinita, e o circuito magntico fechado. Alm disso, admite-se que o transformador no possui perdas de qualquer natureza, seja nos enrolamentos, seja no ncleo.7 4-Mostra um esquema equivalente do transformador. Um transformador de corrente (abreviadamente TC ou TI) um dispositivo que reproduz no seu circuito secundrio, a corrente que circula em um enrolamento primrio com sua posio vetorial substancialmente mantida, em uma proporo definida, conhecida e adequada. Os transformadores de corrente, tambm chamados de transformadores de instrumentos, utilizados em aplicaes de alta tenso (situaes essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas do circuito primrio de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medio, controle e proteo. 5-Diga quais so os transformadores especiais.
Transformadores especiais tm aplicao em vrios segmentos industriais siderurgia e minerao como exemplo onde os processos de produo requerem altos valores de corrente eltrica, o que significa grande potncia com nveis de tenso baixos. Fornos de arco eltrico (EAF), fornos panela (LF) e retificadores/conversores para a alimentao de grandes motores com acionamentos tiristorizados so exemplos destas aplicaes. Esta pgina tambm est disponvel em ingls. Para acess-la, basta escolher ingls na barra de ferramentas.

6- Como se faz a proteo dos transformadores.

7 Costuma ocorrer que as correntes no primrio dos TCs no so iguais, pois normalmente N 1 N 2 . Portanto, para que as correntes nos secundrios sejam iguais,

necessrio que os TCs possuam relao de tapes , possibilitando realizar a igualdade N 1 / N 2 = n 2 / n 1 , fazendo com que i 1 S = i 2 S . J definimos que I rel =I entrada -I sada ; da tira-seque a corrente de operao i d :

(2.3)J

Das könnte Ihnen auch gefallen