Sie sind auf Seite 1von 9

Pat. Req.

Sistema de segurana de uso obrigatrio pelo Ministrio do Trabalho e Emprego em telhados, coberturas, estruturas, beirais, fachadas, pontes rolantes e ferrovirias. Fcil montagem: utiliza apenas trs componentes e cabo de ao de 8 mm de dimetro, galvanizado ou inox, resistncia de 3480 kg.

CARACTERSTICAS DOS COMPONENTES: 1) LIMITADOR DE IMPACTO ABS-800: um absorvedor de energia, totalmente fabricado em ao inox, peso: 2 kg, que limita em 800 kg as foras aplicadas aos pontos de ancoragem. NOTA: A linha de vida horizontal sem limitador de impacto poder, na reteno de queda, exercer nos pontos de ancoragem fora instantnea superior a 2000 kg e provocar ruptura. 2) OLHAL PASSANTE GULIN: permite fcil movimentao do usurio ao longo de toda a Linha de Vida, sem necessidade de desconectar o mosqueto. Produzido em ao galvanizado, peso: 0,9 kg. Costuma-se utilizar olhal passante a cada 10 metros de cabo de ao, ou menos, em funo da distncia livre de queda do local. 3) ESTICADOR DE CABO DE AO FORJADO: Tipo olhal x manilha, galvanizado, peso: 1 kg, carga de ruptura de 3200 kg.

TRABALHO EM TELHADOS, TALUDES E RAMPAS:

Sistema de uso obrigatrio pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (NR 18.18.1). A linha de vida horizontal constituda de um limitador de impacto ABS-800, um esticador de cabo de ao e de um ou mais olhais passantes Gulin. O seguro deslocamento de subida ou descida no telhado ou rampa feito com o manuseio do travaqueda XN com sua corda de nylon tranada (4) de 12 mm de dimetro e com o mosqueto M1 para deslocamento ao longo da linha horizontal.

Fig. 1
TRABALHO EM ESTRUTURAS:
Para montagem da linha de vida em vigas metlicas "I" ou "H" so utilizados os suportes srie SM (fig. 2), fixados por simples aperto de encaixes por meio de porcas de segurana de ao forjado, tipo borboleta, sem uso de ferramentas. Os suportes srie SM ficam inclinados 19 externamente viga, proporcionando movimentao correta junto ao cabo de segurana que serve de corrimo (ver nota importante). Peso unitrio:15 kg.

IMPORTANTE: Os suportes SM s devem ser usados para movimentao sobre as vigas "I" ou "H" onde esto instalados os suportes. No servem para ancorar linhas secundrias de telhados, taludes e rampas, conforme mostra a Fig. 1.

Fig. 2

Fig.3

Um exemplo de aplicao da LINHA DE VIDA HORIZONTAL no trabalho sobre pontes ferrovirias, conforme figura ao lado.

REQUISITOS PARA INSTALAO E USO DA LINHA DE VIDA GULIN COM CABO DE AO: 1. Todos os pontos de ancoragem devem resistir a uma carga esttica de, no mnimo, 2.200 kg, conforme exigncias das normas internacionais, visto que a norma da ABNT ainda est em estudo. 2. Na Linha de Vida Gulin em cabo de ao obrigatrio o uso do Limitador de Impacto ABS-8OO, que limita em 800 kg a fora aplicada aos pontos de ancoragem. Ensaios comprovam que numa linha de vida em cabo de ao sem limitador de impacto, na reteno de uma queda, a fora aplicada nos pontos de ancoragem pode superar a 2000 kg e provocar sua ruptura. 3. A cada 10 m, ou menos, do cabo de ao, deve ser usado um Olhal Passante Gulin. Em caso de reteno de uma queda, a limitao em 10 m de vo do cabo de ao entre dois apoios, ajuda a minimizar a deflexo do cabo de ao e a fora aplicada nos pontos de ancoragem. 4. A Linha de Vida Gulin em cabo de ao foi projetada para uso de um nico trabalhador em cada vo de, no mximo, 10 m. 5. Na instalao e durante o uso da Linha de Vida Gulin em cabo de ao, o responsvel tcnico pelo trabalho deve assegurar que em qualquer ponto da linha, em caso de ocorrer uma queda, o usurio tenha uma distncia livre de queda de, no mnimo, 4,8 m (somatria de A+B+C+D = 4,8 m). Explicao da necessidade de haver 4,8 m de distncia livre de queda para instalar e usar o sistema com cabo de ao:

ANTES DA QUEDA

DEPOIS DA QUEDA

A = 0,9 m (Deflexo mdia do cabo na Linha de Vida Gulin)

B = 0,9 m (Comprimento do talabarte Gulin TS 20) C = 2,0 m (Distncia da argola dorsal at os dedos do p, conforme normas internacionais) D = 1,0 m (Vo livre necessrio aps queda, conforme normas internacionais)

ANCORAGEM DA LINHA DE VIDA GULIN Em elementos permanentes e estruturais das edificaes pode ser usado o Parafuso de Ancoragem Gulin PA-01, de ao forjado galvanizado a fogo, fornecido com uma porca sextavada e uma arruela lisa. Resiste a carga esttica de trabalho de 2.200 kgf, aplicada em qualquer direo, comprovada por laudo do Laboratrio Falco Bauer.

NOTA: Somente o olhal do Parafuso de Ancoragem PA-1 deve estar aparente (fora da parede), conforme figura ao lado.

IMPORTANTE: Para utilizao do Parafuso PA-1 deve ser feita verificao estrutural por profissional habilitado.

Artigo - Sxplatforms

Um sistema de cabo de ao XSLinked liga pontos de ancoragem XSImpact montados de forma permanente em intervalos de at 12 metros. O usurio est permanentemente preso por uma corredia, mantendo total liberdade de movimentos.

Segurana prtica Nmero de usurios: 2 pessoas por curso Adequado para: qualquer tipo de telhado Sistema: XSLinked

Norma de segurana: EN 795, Tipo Instalao Uma srie de pontos de ancoragem est ligada atravs de cabos de ao para formar um curso de cabo de ao permanente posicionado no centro do telhado ou acompanhando os contornos das bordas do telhado a uma distncia de 2 a 4 metros. O usurio est permanentemente preso e tem ampla liberdade de movimentos em qualquer uma das extremidades do cabo de ao. Uma vez que o curso de cabo de ao est colocado a uma distncia fixa da borda do telhado, o comprimento da linha de vida somente tem de ser ajustado uma vez. Aps estar preso ao curso de cabo de ao, o utilizador pode trabalhar em segurana em toda a rea do telhado. Propriedades

acesso a toda a superfcie do telhado sistema de encaixe nico, para mxima segurana o curso de cabo de ao marca a zona de segurana

Voltar descrio geral

Solues
Sub menu

Proteo contra quedas o Pontos de Ancoragem e cabos de ao o Grades de proteo o Proteo mvel contra quedas o As Cinco Estrelas da Proteo contra Quedas Manuteno de fachadas o Escadas o Pontes de Servio o Carros de telhado o Gndola o Monocarril o Via frreas o Opes Sistemas de plataforma suspensa o Plataforma de trabalho o Guindaste Sistemas de andaimes o Andaimes de Acesso a Fachadas o Torre de Andaimes

ANCORAGEM EM TELHADOS

Legenda

Placa de ancoragem para telhado ondulado Kit de ancoragem de extremidade Kit de ancoragem intermediria

Adaptador para linha com absorvedor de energia Tensor 40742 Indicador de tenso 67508

Absorvedor de energia 66688 Kit de ancoragem em curva Cordoalha Travflex ou Travsafe

ANCORAGEM PARA TELHADOS 2DEZ ALPINISMO INDUSTRIAL As linhas de vida PrevQ Static 2Dez so adaptveis diversos tipos de superfcies e estruturas, atendendo real necessidade de cada projeto. Os modelos pr-fabricados que temos disponveis, podem ser fixados em quase todos os tipos de telhados de ferro Ondulados, Zipados, etc alm de possurem sistema de fixao para lajes, estruturas de suporte de coberturas em madeira ou alvenaria, estruturas metlicas, etc. Uma alternativa eficaz e barata, comparada aos sistemas comuns de linha de vida utilizados no Brasil que necessitam de aberturas em telhados, aumentando a chance de infiltraes. Alm disso o sistema de linha de vida PrevQ Static 2Dez 100% construdo em ao inoxidvel de alta qualidade, que garante uma excelente longevidade do produto, mesmo quando exposto intempries do dia-a-dia.

A rpida instalao deste sistema, junto com a utilizao de tcnicas de Alpinismo Industrial, normatizadas pela ABNT/NBR-15495, permite s nossas equipes conclurem projetos em tempo recorde, causando o mnimo de distrbio ao ambiente de trabalho, pois no utilizamos

andaimes nem plataformas elevatrias. A linha de vida PrevQ Static 2Dez conta com exclusivos componentes absorvedores de impacto, que deformam ao serem submetidos ao choque gerado por uma queda. Estes dispositivos permitem que a integridade dos locais selecionados para a ancoragem do sistema seja preservada, repassando eles somente uma frao do impacto total. Os componentes que se deformam so desenvolvidos para que possam ser facilmente trocados no evento de uma queda.

Das könnte Ihnen auch gefallen