Sie sind auf Seite 1von 13

INTRODUO

O presente trabalho constitui uma reflexo sobre as prticas em psicologia jurdica da disciplina de Prticas Integrativas em Psicologia II que tem por objetivo conhecer a prtica do tal profissional no mbito judicirio. Constituiu esse processo por meio de visitas aos locais de atuao do profissional com o objetivo de conhecer e entender a sua prtica. Em alguns locais, no foi possvel notar a presena do psiclogo, mas foi feita uma reflexo sobre possvel atuao. Os locais que foram frequentados foi o Presdio do Serroto, o Centro de Atendimento a Vtimas de Crime CEAV, a Vara da Famlia e a Vara da Infncia e Juventude.

REFERNCIAL TERICO

A violncia uma das questes sociais que mais tem preocupado a populao brasileira nas ltimas dcadas. O espantoso crescimento da violncia, principalmente em sociedades como a brasileira, s legitima a insuficincia do Estado de Direito, pois, no bojo desse crescimento consolidam-se, cada vez mais, graves violaes aos direitos humanos (SANTOS, 2010). A violncia est em todos os lugares: nas ruas, nos bares nas festas e no apenas dentro das prises. A priso sem dvida adoece e traz o estigma mesmo o cidado estando em liberdade, aps cumprir a sua pena. Estes sujeitos so vistos pela sociedade como inadequados, desvalidos, delinquentes e marginais. As punies so coletivas, pois se h um desvio de conduta perante as leis, todas so punidas. Os cidados presos so estigmatizados, tratados como uma coisa, logo fora da priso acab am tratando os demais tambm como coisas, desvalorizando e banalizando o outro, sem que se d conta de que est menosprezando primeiramente a si mesmo (SANTOS, 2009). Nesse mundo complexo e de incertezas o que agrava ainda mais o sistema prisional a falta de infraestrutura fsica adequada, para garantir o cumprimento da lei e os muitos problemas de superlotao nas cadeias brasileiras, reforando um sistema carcerrio desumano. O sistema prisional um lugar complicado que requer muito pensar: de um lado o criminoso que se v abandonado pelo Estado, procura o seu lugar num bando e assim institui as suas prprias leis, sendo que as leis do Estado no so aplicadas a ele; o crcere como sendo o lugar do esvaziamento e da apologia ao crime; do outro, o psiclogo como pensador desse conflito, individual e/ou coletivo; e toda a equipe que trabalha no sistema prisional (SANTOS, 2009). Porm o crime um fenmeno decorrente da cultura e faz parte da histria da humanidade. O criminoso uma produo social e as razes que justificam tais crimes so as mais variadas: frente ao diferente, vaidade, disputa por territrios, vingana entre outros. Desta complexa rede de agravos que decorre da violncia instalando-se sob as entranhas de milhares de homens e mulheres, nascem alguns programas de governo com o intuito de prevenir e amenizar as mazelas ocorridas por esta (SANTOS, 2010). A construo de um Sistema Nacional de Atendimento e Assistncia a Vtimas da Violncia supe, sem sombra de dvidas, a garantia de um conjunto de direitos das vtimas da violncia e seus familiares. Estes fazem meno a uma assistncia integral

dirigida vtima e seus familiares, bem como a direitos coletivos, como a segurana e o acesso justia, calcado, portanto, na premissa da integralidade e indivisibilidade dos direitos humanos (SANTOS, 2010). nesse contexto que se insere o Centro de Atendimento a Vtimas de Crime (CEAV). O programa nasce e se desenvolve como uma resposta do Estado para as demandas ocasionadas em virtude de diversas violncias. O seu objetivo contribuir para a expanso da oferta de servios que assegurem o exerccio de direitos das vtimas e familiares de vtimas de crimes. Trata-se, pois, de disponibilizar, de forma mais concentrada, um servio integrado e capaz de prestar atendimento jurdico, psicolgico, social e de contribuir para o combate e a preveno da violncia e da impunidade. No mundo contemporneo, a dinmica familiar passa por profundas transformaes, considerada por muitos autores como uma verdadeira crise na organizao familiar, cabendo ao judicirio evitar a sua completa falncia. (SANTOS, 2003). O que se percebe que a famlia de hoje, baseada nos moldes tradicionais esta se desestruturando. O divorcio cada vez mais constante pede passagem para uma nova organizao familiar dois lares diferentes, compostos cada um com um dos cnjuges que ate ento viviam juntos, muitos com filhos, disputando qual o melhor lar para eles. E nesse enfoque da dinmica familiar, da criana e do adolescente que a Psicologia Jurdica tambm vem trazer a sua contribuio (SANTOS, 2003). A funo da Psicologia Jurdica na Vara da Infncia e Juventude a de trabalhar junto as avaliao psicolgica, com a violncia contra criana e adolescente, proteo do filho nos cuidados com a me, infncia, adolescncia e conselho tutelar, superviso dos casos atendidos na Vara, adoo, crianas e adolescentes desaparecidos, interveno junto a crianas abrigadas, trabalho com pais, adolescentes com prtica infratora, infrao e medidas scio-educativas, preveno e atendimento teraputico e estudos sobre adolescentes com prtica infratora. O trabalho na Vara da Famlia se caracteriza pelas problemticas de separao, disputa de guarda, regulamentao de visitas, destituio do ptrio poder. Neste setor, o psiclogo atua designado pelo juiz, como perito oficial. Entretanto, pode surgir a figura do assistente tcnico, psiclogo perito contratado por uma das partes, cuja principal funo acompanhar o trabalho do perito oficial (Frana, 2004).

RELATO DE EXPERINCIA DO PRESDIO

No dia 07 de fevereiro pela manh estvamos no Complexo do Serroto para fazermos a nossa visita ao local de atuao do psiclogo. Fomos recebidos por agentes penitencirios do local que levou-nos a primeiramente assinar uma lista de entrada com o nosso nome e identidade. Conversando com eles, nos informaram que todos que entram precisam assinar esta lista e nos mostrou uma tabela com nome de cada apenado contendo descriminados os pertences de cada um. Depois de esperarmos alguns minutos, foi autorizada a nossa entrada no resinto acompanhada por um dos agentes. Primeiramente nos apontou os locais do complexo, mostrando onde ficam os pavilhes (que so as celas onde os apenados que j esto condenados ficam) o presdio de segurana mxima (onde os que ainda no foram condenados esto) e as casas do que so trabalhadores e mais velhos, que so os ditos de confiana esto confinados. Em seguida fomos levadas para conversar com a equipe de sade do local, a unidade bsica de sade. Conhecemos o medico, a psicloga, ondotloga e duas assistentes sociais. Nesta conversa, foi mostrada a estrutura fsica da unidade de sade bsica onde eles atendem s pela manha. Cada tem sua sala para trabalhar, contendo tambm uma cela onde ficam dois presidirios. Um esta sem condies fsicas e com problemas e mental e o outro encarregado de cuidar dele. Na fala da Psicloga, que no foi muito clara do seu modo de atuao, notamos um profissional que j trabalha h muito tempo na instituio e que esta fazendo um trabalho de triagem, segundo as suas palavras, e quando necessrio faz uma escuta individual. Ela no informou que por conta da quantidade de presidirios e de s trabalhar um turno, no tem como fazer outro tipo de trabalho com ele. As avaliaes psicolgicas, como as percias, so importantes, contudo h a necessidade de repens-las. Justifica-se tal postura porque realizar percia uma das possibilidades de atuao do psiclogo jurdico, mas no a nica. O psiclogo jurdico pode atuar fazendo orientaes e acompanhamentos, contribuir para polticas preventivas, estudar os efeitos do jurdico sobre a subjetividade do indivduo, entre outras atividades e enfoques de atuao.

As falas do mdico e das assistentes sociais foram muito produtivas, informando uma realidade de precariedade no sistema prisional brasileiro. Foi retratado o crescimento da populao carcerria em todo o Pas e o consequente aumento dos conflitos gerados pelas condies precrias de vida nas superlotadas prises, torna-se relevante estabelecer programas que possam agenciar produtivamente as foras desses homens em direo a seu desenvolvimento como cidados. Para conseguir remdio para essa demanda, o mdico quem consegue, pedindo ajuda e doaes. O estado tem um total descaso com esses indivduos que por muitas vezes se encontram nessa instituio pelos processos sociais, histricos e culturais que so produzidos no sujeito. Logo depois, a conversa foi suspensa, pois um apenado esta tendo uma crise epiltica e o mdico foi chamado porem nada podendo fazer j que no tinha medicao. Foi ento chamado a SAMU e nos fomos levados para a Escola que tem no complexo. Quando samos da Unidade, encontramos alguns apenados do lado de fora esperando atendimento. Foram todos recriminados pelos agentes penitencirios por estarem olhando pra todos ns. Com falas de poder desapropriadas que devem ter sido feitas para mostrar esse poder e rigorosidade a nos da academia. J ento na Escola que reside no local, fomos divididos em grupos e conversamos com apenados de confiana do presdio. Em todo momento da nossa visita, o agente no saia do nosso lado por conta da nossa proteo, segundo ele. O meu grupo conversou com um Senhor que esta como apenado por crime de furto, mas que segundo ele, se considera inocente. Ele trabalha na plantao de verduras e mora nas casas que tem separados dos outros presidirios. Afirmou-nos que no sofre maus tratados de nenhum dos agentes por ele ter comportamento bom, mas que aqueles que no esto de acordo com a norma, devem sofrer. Ele nos relatou como se d a sua rotina, que a de acordar de 6:00 da manh e esperar pelo caf da manha, ir trabalhar o dia inteiro na plantao, tem a hora do almoo e voltar para o trabalho e de 5:00 recolhido para a sua cela. L, tem um bom comportamento e a noite eles malham. Depois da conversa com esse Senhor, pedimos ao agente e foi consentido pelo diretor do presdio para que fssemos olhar por uma varanda os pavilhes. Eles estavam soltos, e em horrio de almoo. Foi relatado pelo agente que o primeiro pavilho que era cercado com arames onde no primeiro momento ficam os apenados que cometeram

crimes como o de abuso sexual, violncia contra mulher ou me. So os crimes que nem eles l dentro perdoam. necessrio que no primeiro momento fiquem separados pra que no sejam mortos ou como nos foi informados, feito deles mulheres. No inicio do pavilho, o que mais me impactou foi uma faixa amarela que foi nos corroborado que os indivduos que esto no primeiro pavilho no podem passar por aquela faixa. Se passarem so mortos! Logo aps o assessor de imprensa do local, nos convidou para tirar uma foto e entender o motivo da nossa visita. Aps isso fomos embora, conhecendo mais um local de atuao da psicologia e altamente impactados por aquela realidade ate ento desconhecidas por nos. Precisamos pensar a sociedade, cmplice da violncia que no cumpre a funo organizadora no que tange as questes da distribuio de renda e da educao, se isenta da responsabilidade psicossocial, simplesmente assiste silenciosamente crescer o nmero da violncia e da delinquncia. So muitas as medidas a serem tomadas por todas as esferas da sociedade. Apesar de o crime ser um fenmeno social, apenas um recorte de uma realidade vivenciada por um cidado. Logo um ato em si no revelador da verdade sobre ele. necessrio um trabalho coerente e tico, que vise o todo do cidado e o psiclogo dever ser o profissional que atue diretamente na doena mental. Acreditamos que o psiclogo dever atuar como agente provocador de mudanas, intervindo no foco do problema visando a sade mental. Para isso deve fazer uma interface com a sociologia, a antropologia e com a criminalidade crtica, pois segundo FRANA, no se busca a explicao do comportamento criminoso, alis, o individuo no visto como desviante, entra em cena a anlise sobre a sociedade e o que ela tem a ver com o individuo em questo. E que se deve buscar a compreenso da criminalidade por meio do estudo da interao entre individuo crimonoso-sociedade

RELATO DE EXPERINCIA DO CEAV

O CEAV um projeto do governo federal e municipal e o foco era a violncia. Por estarmos em momento de transio de representantes, no foi possvel conhecer o

local, pois o CEAV esta sendo incorporado ao Centro de Referncia da Assistncia Social CRAS e a equipe foi descomposta. O Psiclogo Sergio Murilo com formao em psicologia clnica trabalha na abordagem da Gestalt e ACP numa perspectiva humanista existencial, atua no ramo da psicologia h 20 anos e durante trs anos e meio trabalhou no CEAV. Na sua fala, afirmou que equipe que compe o CEAV um advogado, um psiclogo, trs assistentes sociais, uma pedagoga e um jornalista onde o seu objetivo era uma atitude proativa frente a violncia fsica, psicolgica, sexual, institucional, homofbicos, violncia contra a mulher, esquizofrenia, bulling nas escolas, onde os mais vulnerveis so os idoso e as crianas. O CEAV se mostra pra sociedade com uma parceira com os CRAS, no qual faz a triagem, encaminha para ele e eles fazem a interveno. A assistncia social encarregada de fazer as visitas ao local onde o CRAS encaminhou, verificando a denuncia, traz o caso pra o grupo de estudo composto pela equipe interdisciplinar e o caso era discutido tanto pelo olhar da assistncia social, como da psicologia e advocacia e em seguida tomando os devidos encaminhamentos. Para o Psiclogo, o trabalho da psicologia um trabalho de conquista, de mostrar que acreditam nas pessoas, tocar na alma desses sujeitos. De sair da teoria da academia e ir para a prtica, que para ele a maior dificuldade. Sergio Murilo retrata que na psicologia impossvel fazer um trabalho com frieza, preciso ter sensibilidade e para ele a psicologia tem uma contribuio imprescindvel e fundamental para o trabalho no CEAV, retratando at um caso de um sujeito portador de distrbio mental em que sua fala era da ordem de alucinao onde fez com que os outros servios acreditassem nele e a psicologia no. Perguntando a ele sobre o que considerada uma pessoa como vitima, ele nos diz que pessoa avaliada vtima quando sofre maus tratos, quando incapaz, e quando h quebra do senso social. Segundo ele, h tambm um projeto para essas pessoas vitimas que alm de sofrerem violncia so ameaadas. O Projeto de apoio a vtimas com ameaas de morte PPCAM- d assistncia a esses sujeitos em outro estado. Se aceitarem, so levadas a morarem em outro lugar e nem a equipe do CEAV sabe para onde essas pessoas foram. Para finalizar a nossa entrevista, Sergio Murilo afirmou que enquanto o homem no mudar, a violncia no vai acabar.

RELATO DE EXPERINCIA DA VARA DA FAMLIA

Chegados vara da famlia ficamos esperando o Juiz chegar parar podermos conversar com ele. Enquanto ele no chegava alguns dos alunos ficaram conversando com as pessoas que estavam l para audincia e eu e alguns d grupo fomos conversar com Soraya, a Tcnica judiciria que trabalha l h 20 anos. Na sua fala, Soraya nos conta que o trabalho dela no cartrio do mesmo de analisar o processo do comeo ao fim. Todos os processos passam por ela e por mais outras trs tcnica judiciria. Perguntada a ele sobre qual era as maiores incidncias de processos na vara da famlia e a mesma nos relatou ser o processo de penso alimentcia e o divorcio. Quando retratamos sobre a psicologia no recinto, ela logo nos informou a ausncia da psicologia e que quando necessrio, precisam solicitar da vara da infncia e juventude para que venha. Ela tambm acredita na necessidade desse profissional nessa instituio, tanta para os sujeitos dos casos quanto para os profissionais que l trabalham. Fomos ento conversar com Dr. Alexandre Jos, Juiz a trs anos da vara da famlia. Comeada a conversa e as perguntas, o juiz no disse que no h no frum uma equipe interdisciplinar e que ele gostaria muito da psicologia trabalhando com ele, pois sente muito a necessidade de tal profissional. A mdia de processos por ms 130 a 140 e que desde que ele entrou, consegui abaixar os nmeros de processos que estavam em espera trabalhando com a ideia de conciliao mais rpida. Os casos mais decorrentes so divrcio, alimentos, adoo de maior de dezoito anos, investigao de paternidade. Segundo ele, 90% desses casos vm da defensoria pblica, pois as maiorias so de pessoas com renda salarial baixa e ele nos informa que mais fcil conseguir uma conciliao com esses sujeitos do que com pessoas de uma classe social maior que tenha muito bens pra dividir. Segundo ele, a me geralmente abre mo de muita coisa material para ficar com o filho, j o pai no. Porm, ele afirma que aos pouco essa realidade esta sendo mudada. Outro assunto que foi tocada foi a nova ideia de guarda compartilhada, onde ele afirmou que existem muitos casos que esto sendo usado essa perspectiva, porem essa lei ainda no conseguiu ser aplicada na prticas. Os prprios juzes no sabem como realmente deve ser aplicada e acaba virando uma guarda alternada.

O Juiz falou sobre a alienao parental que esta sendo muito comum na modernidade como tambm da perspectiva do depoimento sem dano. Perguntado sobre as novas constituies familiares, o juiz afirmou ter certa resistncia a essas relaes homoafetivas onde ele classifica os tais como entidade familiar que este voltado somente a questes patrimoniais. Porm, ele afirma agir conforme a lei diz. Falando sobre a psicologia, ele retrata que em muitos casos necessrio o trabalho do psiclogo, principalmente quando chegam casos de pessoas portadoras de algum tipo de doena metal como tambm quando necessrio ouvir a fala de crianas. Ele afirmou ter muito interesse em ter uma equipe interdisciplinar e nos disse acreditar que a psicologia deveria ter uma maior divulgao da sua profisso para poder ocupar o seu lugar e que achava de grande ajuda um projeto de convnios com as universidades para poder ter alunos atuando no local.

RELATO DE EXPERINCIA DA VARA DA INFNCIA E JUVENTUDE

Chegamos vara da infncia e juventude e logo conhecemos a Assistente Social Francis. Francis conversou com a turma e dos deu grandes informaes da vara da infncia. Levou-nos para a sala de audincia onde tem um mini tribunal e l estava Damio, o acessor do juiz e um estagirio. Francis trabalha na rea da demanda civil, trabalhando com a adoo, guarda, tutela, busca e apreenso, crianas em situao de risco e medida protetiva. Francis nos falou que no h profissional da psicologia na vara e que quando necessrio eles solicitam ao CREAS, CRAS e na rede municipal de sade. Porem foi realizado um concurso para a rea e esto espera da convocao. Ela afirma a necessidade de um trabalho psicossocial nessa instituio. Francis foi de grande ajuda para entendermos como se situa a vara da famlia e juventude. Ela nos relatou como se da o processo de adoo, relatando que h todo um trabalho com esses sujeitos e principalmente com a criana. Essas crianas ficam em uma casa assistida por todos os seus direito como sade, educao, alimentao, segurana. Relatou um pouco sobre mes que doam as suas crianas e que prezado o direito de irmo serem adotados juntos. Articulou tambm sobre crianas que esto em situao de risco e so retiradas do meio familiar esperando ate que a situao seja resolvida. Retratou que hoje em dia

comum encontrar casos de alienao parental e frisa a necessidade do acompanhamento psicolgico, que segundo a mesmo, quando a situao j foi resolvida, esse acompanhamento cessado e se for necessrio a continuao encaminhado para o servio municipal de sade da cidade. Ela relatou tambm sobre crianas que sofrem algum tipo de violncia e que hoje esta sendo usado o mtodo de depoimento sem dano, na tentativa de da a esse sujeito um depoimento que no o fira mais. Ela nos disse que vem uma equipe de Joo Pessoa uma vez no ms em um nibus e faz esse trabalho com as pessoas que esto necessitando. O juiz da Vara da Infncia e Juventude tem um projeto de criar uma equipe que faa essa funo aqui em Campina Grande e que esteja a disposio a todo o momento. Conhecemos ento o Juiz da vara que no tinha sido avisado sobre a nossa visita e nos falou um pouco sobre o seu trabalho na instituio e sobre as medidas scias educativas. Na sua fala, retratou muito sobre a importncia da rea da psicologia no frum, relatando casos em que ele no tinha capacidade de ajudar mais esses sujeitos que se encontravam l. Perguntando sobre essas medidas e sobre as condies que esses jovens se encontravam, ele afirmou ser uma realidade um pouco cruel, porm nica opo que se dado pela Justia Brasileira. Foi relatado pelo Assessor e estagirio do Juiz sobre esses adolescentes e jovens que esto cumprindo medidas scios educativas. Afirmaram que as sujeito que cometeram crimes como furtos, roubos e que a maioria desses casos esto ligados ao uso de abuso de lcool e outras drogas como o crack. So indivduos criados em um mundo desigual e acabam influenciados por essas desigualdades, falta de oportunidades, mas que tambm no justificam os seus delitos.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

FOUCAULT, M. (1987). Vigiar e Punir: nascimento da priso. Trad. Sob a direo de Raquel Ramalhete. Petrpolis; Vozes, 1999. 288p.

FRANA, Ftima. Reflexes sobre psicologia jurdica e seu panorama no Brasil. Psicologia terico pratico, So Paulo v.6, n.1, jun. 2004

SANTOS ,Kelly Aparecida. Desafios e perspectivas no atendimento e apoio a vtimas de crime uma reflexo sobre o Centro de Atendimento a Vtimas de Crime de Florianpolis (CEAV). Viso Global, Joaaba, v. 13, n. 1, p. 53-76, jan- jun. 2010 SANTOS, Elielma. Execuo Penal e Psicologia Jurdica. FAPAL Faculdade de Palmas, 2009.

SANTOS, Lcia Mara. O Psiclogo Jurdico na Vara da Famlia. Rio de janeiro, 2003

Universidade Federal de Campina Grande UFCG Centro de Cincias Biolgicas e da Sade CCBS Departamento de Psicologia Disciplina: Prticas Integrativas em Psicologia II Docente: Myrna Agra Maracaj Discente: Nathlia Henriques 110220184

RELATRIO DE PRTICAS INTEGRATICA EM PSICOLOGIA II

Campina Grande, 31 de Maro de 2013

CONCLUSO

Nesta perspectiva, da Psicologia Jurdica, podemos notar um vis de extrema necessidade em todos os ambitos visitados, da Psicologia. Porm, ainda h muito por fazer e os psiclogos ainda tm muito que contribuir. Acredito que a psicologia deve atuar como um agente provocador de mudanas nessas reas, buscando um melhoramento para esses sujeitos. So muitas as medidas a serem tomadas ainda, porem apesar de o crime ser um fenmeno social, apenas um pequeno pedao dessa realidade. necessrio um trabalho tico e coerente onde o psiclogo tem a funo de minimizar essa dor e atuar na problemtica da sade mental. A sociedade na qual vivemos hoje duplamente punitiva. No se questiona sobre os problemas que esto na sua frente, s quando algo os atinge. Busca uma ao imediata que s visa o agora, um paliativo para o problema. Precisamos de mais humanizao, conscincia e completa extino do sistema carcerrio brasileiro. Precisamos olhar os outros com um olhar de menos julgamento. Precisamos refletir o motivo de esses sujeito terem chegados a essas condies e agir, para que algo seja mudado, modificado.

Das könnte Ihnen auch gefallen