Sie sind auf Seite 1von 7

Anlise do I Captulo do Memorial do Convento.

Jos Saramago
Pg. 11:
Poderemos situar o incio da narrativa do Memorial do Convento por volta do ano de 1711, pela deduo feita atravs das primeiras frases do romance, dado o casamento entre el-rei D. Joo V e a rainha D. Maria Ana ter ocorrido em 1708. Ler- D. Joo V, quinto do nome na tabela real (), at, () como em oraes ocasionais.

primeira personagem que apresentada no incio da narrativa D. Joo V, rei de Portugal nessa altura, governou durante 43 longos anos. filho de D. Pedro II e da rainha Maria Sofia de Neuburg, foi proclamado rei em 1 de Janeiro de 1707. Casou no ano seguinte com a princesa Maria Ana da ustria, filha do Imperador Leopoldo I de ustria e de D. Leonor Madalena.

A rainha apresentada neste excerto quase unicamente como

uma fmea, que espera pacientemente para dar luz um herdeiro para a coroa portuguesa e espera tambm pelo seu marido, que ir essa noite ao seu quarto. A rainha tem por funo principal a procriao, ainda no emprenhou. O narrador adopta neste excerto uma linguagem displicente e irnica.

Assistimos tambm a um atribuir de culpas por parte da Corte


rainha por ainda no ter emprenhado, dizem que tem a madre seca, e culpa do rei no pode ser, pois a esterilidade no mal dos homens, muito menos do rei de Portugal e prova disso a existncia de inmeros bastardos pelo reino. porque a esterilidade no mal dos homens () abundam pelo reino bastardos da real semente. O rei infiel e devasso para com a sua esposa.

Inferiorizao da mulher perante o homem. A culpa da rainha (mulher) e nunca do rei (homem).

Provrbio subvertido: ainda a procisso vai na praa. D.


Joo, quinto do nome da tabela real, ir esta noite, ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa, que chegou h mais

de dois anos da ustria para dar infantes coroa portuguesa e at hoje ainda no emprenhou. Diviso e classificao das oraes desta frase complexa: 1 orao : D. Joo, quinto do nome da tabela real, ir esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa orao subordinante; 2 orao : que chegou h mais de dois anos da ustria orao subordinada relativa explicativa; 3 orao : para dar infantes coroa portuguesa orao subordinada final; 4 orao : e at hoje ainda no emprenhou orao coordenada adversativa ( a conjuno copulativa e tem, neste contexto, um valor adversativo, podendo ser substituda por mas. (NOTA: estudar as conjunes coordenativas ).

Pgs- 11 a 12:
Ler- Mas nem a persistncia () at () Mas Deus grande.

Os encontros conjugais entre o rei e a rainha so marcados,


no so espontneos, acontecem duas vezes por semana e no quarto da rainha. O Homem que se dirige Mulher, afinal de contas a rainha o vaso de receber. A sexualidade dos reis -nos apresentada como uma obrigao rgia, que ambos tm que cumprir, com o fim de procriar. Esses encontros s tm essa finalidade e nunca a de prazer uma vez que a Igreja s admite sexo com fins de procriao Crescei e multiplicais-vos. Podemos ver que cada um dos monarcas cumpre os seus deveres enquanto marido e mulher, contudo, no sinal de amor entre os dois, bem pelo contrrio, parece no existir nada de afectuoso entre ambos ou, atrevo-me mesmo a dizer, no existe mesmo. Aps o acto sexual o rei retira-se do quarto, enquanto que a rainha adopta uma postura de imobilizao total, com medo de perturbar o liquido comum, demonstrando-nos, assim, uma certa ignorncia.

Pg. 12:
Ler- Quase to grande () at, () que a obra fica pronta.

D. Joo V, rei ocioso e frvolo, ocupa o seu tempo entretendo-se

a construir uma rplica, em miniatura, da Baslica de S.Pedro de Roma, em vez de estar a tratar dos assuntos do reino. Demonstra-nos uma personalidade egocntrica, prepotente, beata e devassa, no fosse ele um rei absolutista.

Da

pg. 12 13 -nos descrita a forma de construo da baslica e todos os seus ornamentos (esttuas, colunas, ,). As suas peas encontram-se envoltas por veludos para se no estragarem e cheiram a incenso, mais uma vez se v o luxo do rei. As letras que se encontram na cornija tm o nome de Paulo V Borghese, mas o que mais d gosto ao rei por esse ter o mesmo nmero cardinal que o seu V.

Comparao- compara-se a baslica de S. Pedro de Roma com a


grandiosidade de Deus.

Pg. 13:
Ler- Se o poderoso som () at () o cntaro est a espera.

Neste excerto vemos que o rei vai ao quarto da rainha, mas ela
ainda ter que esperar mais um pouco, pois o rei ainda se ir vestir. O rei est com imensos vagares, evidente que no por amor que D.Joo V se vai encontrar com a rainha mas por dever, a rainha ter que engravidar.

Apercebemo-nos da roupa que o rei ir usar no encontro com a rainha e de toda a complexidade para vestir o rei, as vestes passam de mo em mo pelos inmeros camaristas, alm dos camaristas tambm se encontram no quarto do rei, criados, pajens e fidalgos, estes ltimos so caracterizados pela sua mediocridade e vivem de acordo com as vontades e imagem do soberano, tentam copiar-lhes modos e estilos de vida, so como parasitas.

Comparao- as roupas do rei so comparadas s relquias dos


santos. passadas as roupas reverentemente como relquias trespassado donzelas de mo em mo to de santos que tivessem

Pg.14:
Mas vem agora entrando () at () a fertilidade dificultosa da rainha.

Este

excerto comea com a chegada ao pao real do bispo inquisidor, mais tarde o cardeal, D. Nuno Cunha, que traz consigo um velho franciscano, frei Antnio de S.Jos, dizendo este ter a soluo para o problema do rei e da rainha.

Mas

primeiro que comecem a conversa existe todo um cerimonial de vnias, floreios de aproximao, , que nunca mais acaba. Mais uma vez o exagero.

Comea ento o dilogo entre D.Nuno e o rei: D. Nuno diz ao rei que aquele velho frei assegura a sua sucesso o rei caso prometa levantar um convento em Mafra, mas ter que ser franciscano.

Temos aqui uma crtica Igreja, mais em particular s ordens religiosas, ainda que muito subtil; pelos meios que utilizam para conseguirem a satisfao de determinadas pretenses. O chamariz da promessa no foi mais que um pretexto falacioso da Ordem franciscana para conseguir do rei o convento que pretendia desde 1624. uma ordem que troca favores por bens materiais, diz ao rei que se no construir o tal convento Deus no lhe dar sucesso. um Convento franciscano, visando assim assegurar a descendncia do monarca. Prometo, pela minha palavra real, que farei construir um convento de franciscanos na vila de Mafra se a rainha me der um filho no prazo de um ano a contar do dia em que estamos.

, ento, que o rei faz a promessa de levantar na vila de Mafra

Conjuno adversativa: Verdade , senhor, porm s se Vocativo: senhor


Pg. 15:
Ler- D. Maria Ana () at fustigao do cilcio.

Podemos

ver que a rainha uma pessoa extremamente religiosa, muito temente a Deus. Passa o seu tempo a visitar conventos e a fazer novenas.

O rei finalmente encontra-se com a rainha e acredita ser esta a


noite que a rainha engravida, devido promessa feita a Deus: construir o convento.

Mais uma vez estamos perante um excesso de luxo dos reis, as


suas vestes so inmeras e esto no quarto imensas pessoas, desde camaristas a fidalgos que ajudam os reis a despirem-se e a vestirem-se antes e depois do acto sexual ( h assim um cerimonial interminvel.)

Ironia-

est o quarto uma assembleia, as majestades fazem mtuas vnias, nunca mais acaba o cerimonial

D.Maria Ana debaixo do cobertor, , recozendo cheiros e secrees

Acabado

o acto sexual o rei retira-se do quarto dando a desculpa que no suporta o calor feito pelo cobertor de penas, mas na realidade o rei no quer ficar no quarto da rainha, talvez ele v visitar outros quartos. Mais uma prova que demonstra a falta de amor do rei pela rainha.

O cobertor, que a rainha trouxe da ustria, surge, logo neste captulo, a indicar afastamento. Em vez de aconchegar, por causa deste cobertor, sufocante at no frio de Fevereiro que Dom Joo V no passa toda a noite com a rainha, ao princpio sim, por ainda superar a novidade ao incmodo, que no era pequeno sentir-se banhado em suores prprios e alheios, com uma rainha tapada por cima da cabea, recozendo cheiros e secrees O cobertor torna-se smbolo da separao que marca o casamento de convenincia daquele casal rgio.

() recozendo cheiros e secrees- Referncia falta de higiene dos monarcas.

Comparao- compara-se a rainha e uma toupeira.


Pg.16:
Ler- 1 pargrafo Temos mais um encontro sexual entre o rei e a rainha, obcecados pela ideia da necessidade de um herdeiro, rezam antes do acto sexual, pedindo para no morrerem durante aquele momento mas tambm para a rainha engravidar.

Ler- 2 pargrafo: Esta a cama que veio da Holanda (), sem dvida ganhariam menos

Estamos perante uma desvalorizao do que portugus. O rei


desvaloriza os artificies nacionais ao mandar fazer a cama da

rainha na Holanda. Demonstra-nos assim um gosto por tudo o que estrangeiro.

Temos

tambm uma referncia m administrao e desperdcio de dinheiro, como podemos ver pela enorme fortuna que o rei pagou pela cama.

Descrio pormenorizada da cama da rainha. Mais uma vez temos uma referncia falta de higiene dos reis
e de todo o meio envolvente.

O rei paga aos santos para os livrarem dos percevejos.

quando a cama aqui foi posta e armada ainda no havia percevejos ,que pagar a Santo Aleixo, Em noites que vem elrei, os percevejos comeam a atormentar mais tarde ().

Pg. 17:
Termina mais um encontro do rei e da rainha, o rei beija a mo de sua esposa e espera ele, j me. A rainha toca a sineta e das antecmaras aparecem os camaristas e as damas que ajudam o monarca a vestir-se. Sai o rei do quarto, as damas j dormem e a rainha ainda vai rezar. Demonstrao mais uma vez da sua grande religiosidade. Contudo, adormece no meio da orao. Na primeira aluso bblica refere-se a concepo sem pecado da Virgem Maria, que de forma irnica contraria tudo que at foi dito quanto ao papel da mulher, pois nesse acto o homem foi dispensado por Deus. Na segunda de salientar a forma como a rainha mistura o contedo das oraes com o seu desejo de ter um filho.

Referncia bblica- at que adormece no meio duma ave-maria

cheia de graa, ao menos com essa foi tudo to fcil, bendito seja o fruto do vosso ventre, e no seu ansiado filho que est pensando, ao menos um filho Senhor, ao menos um filho

Pg. 18:

Referncia

aos sonhos da rainha. Os sonhos que D. Maria Ana tem, so carregados de erotismo, quando el rei vem ao seu quarto, tem no centro a figura do cunhado, o infante D.Francisco. a rainha v-se atravessando o Terreiro do Pao para o lado dos aougues, levantando a saia e patinhando

numa lama aguada e pegajosa que cheira a esperma, e o infante D.Francisco dana sua volta empoleirado numas andas como cegonha negra. A cegonha pode ser conectada como um mau agouro e o inconsciente da rainha culpabiliza-a por ser infiel ao seu marido, por intermdio de sonhos, a rainha que era to escrupulosamente catlica. Outro pormenor, o quarto que agora pertence rainha foi outrora do seu cunhado, D.Francisco, talvez a rainha tendo conscincia disso acabe involuntariamente por tornar os seus sonhos mais erticos.

Aps a unio sexual com a rainha, o rei tambm sonha, sonha


que se ergue do seu sexo uma rvore de Jess (pai do rei David, ascendente de Jesus, segundo as sagradas escrituras), e depois sonha com o edificar do convento franciscano. Estes sonhos exprimem o orgulho, vaidade, egocentrismo, o referir tudo a si, mas ficam ainda numa ordem puramente humana, temporal. Este sonho pode ser interpretado como uma forma do rei se querer colocar na ordem do transcendente, do divino, identificando-se de certa forma com o prprio Deus, Pai de Jesus Cristo. uma demonstrao do seu enorme egocentrismo, e lembrando-nos assim que um rei absolutista detm um carcter divino, ele acredita ser o meio atravs do qual Deus se serve para falar. Neste incio da obra traa-se j o perfil de D. Joo V. Constatamos que a sua imagem de homem sobressai, pois apesar de ser rei no deixa de ter as mesmas necessidades, as mesmas fraquezas, ainda que no admitidas por ele, que qualquer outro ser humano; o monarca aparece apenas preocupado com a falta de descendentes, razo pela qual promete mandar construir um convento de franciscanos em Mafra se a rainha lhe der um filho. Enquanto que a rainha caracterizada de forma estereotipada que peca duplamente, pois sonha com o cunhado e esconde esses sonhos ao confessor.

Das könnte Ihnen auch gefallen