Sie sind auf Seite 1von 35

O BANCO DO ESTADO DO PAR S.

A REALIZAR CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NVEL SUPERIOR DE MDICO DO TRABALHO, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO ELETRICISTA, ASSISTENTE SOCIAL E TCNICO EM INFORMTICA (REAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS, SUPORTE E BANCO DE DADOS) EDITAL N 001/2013 O Diretor - Presidente do Banco do Estado do Par S.A. - Banpar, no uso de suas atribuies legais, torna pblica a realizao de Concurso Pblico para provimento de vagas e formao de cadastro de reserva de cargos de nvel superior, regidos pela CLT, observadas as disposies constitucionais, legais e normativos internos que regem o assunto, bem como, de acordo com os termos do presente Edital. 1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1. O Concurso Pblico ser realizado sob a responsabilidade da ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA, vencedora do Prego Eletrnico n 022/2012, obedecidas as normas do presente Edital. 1.2. A seleo para os cargos de que trata este edital compreender o exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicao de provas objetivas para todos os cargos, de carter eliminatrio e classificatrio, e de prova de ttulos, de carter classificatrio, para os seguintes cargos de Tcnico de Nvel Superior: Mdico do Trabalho Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Assistente Social Tcnico em Informtica nas reas: a) Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos; b) Suporte; c) Banco de Dados.

1.3. Os procedimentos pr-admissionais, inclusive os exames mdicos e os complementares, sero de responsabilidade do BANPAR. 1.4. O inteiro teor do Edital estar disponvel nos endereos eletrnicos da ESPP www.esppconcursos.com.br e www.banparanet.b.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obteno desse documento. 1.5. Os candidatos aprovados e contratados sero lotados em Belm e devero possuir disponibilidade para viagens a servio, a critrio do BANPAR. 1.6. A inscrio do candidato implicar na aceitao das normas do Concurso Pblico, contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem eventualmente divulgados.

Pgina 1 de 35

2. DOS CARGOS E DAS VAGAS 2.1. O Concurso Pblico destina-se ao provimento das vagas e formao de cadastro de reserva, na forma do Anexo I deste Edital. 2.1.1. Aps o preenchimento das vagas indicadas no Anexo I, os candidatos aprovados e classificados podero ser contratados para o preenchimento das vagas que vierem surgir dentro do prazo de validade do Concurso. 2.2. As atribuies, nvel de escolaridade, carga horria, remunerao e os requisitos exigidos para os cargos, objeto deste Concurso Pblico, esto indicados no Anexo II deste Edital. 2.3. O contedo programtico para cada um dos cargos est indicado no Anexo III deste Edital. 3. DAS VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PNE 3.1. assegurado o direito de inscrio, no presente concurso pblico, pessoa com deficincia que pretenda fazer uso da prerrogativa que lhe facultada no artigo 37 do Decreto Lei 3.298, de 20 de dezembro de 1999. 3.1.1 Somente sero consideradas pessoas com deficincias aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4 do Decreto Federal n. 3.298/99 e as contempladas pelo Enunciado da Smula 377 do Superior Tribunal de Justia (O portador de viso monocular tem direito de concorrer, em concurso pblico, s vagas reservadas aos deficientes, desde que a deficincia seja compatvel com o cargo para o qual concorre). 3.1.1.1 Do total de vagas e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do Concurso Pblico, 5% (cinco por cento) ficaro reservadas s pessoas com deficincia, em cumprimento ao disposto na Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989 e, no Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1.999, alterado pelo Decreto n 5.296, de dezembro de 2004. 3.1.1.2 O candidato inscrito na condio de pessoa com deficincia somente ter sua inscrio deferida, nesta condio, caso envie requerimento em envelope, via SEDEX, com data mxima de postagem at o dia 27/03/2013, para o endereo da ESPP, Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - CEP 06763-020 - Taboo da Serra SP, tendo em sua capa o ttulo a que se refere BANPAR PNE, composto de: a) Solicitao de enquadramento para concorrer vaga reservada PNE, n do seu CPF e o cargo a que concorre, conforme Anexo V. b) Laudo Mdico, original ou cpia autenticada, emitido nos ltimos 12 (doze) meses, antes do trmino das inscries, atestando a espcie e o grau de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doena CID, com indicao do nome do mdico e seu registro no CRM. 3.1.1.3 Caso o candidato inscrito como pessoa com deficincia no envie o requerimento a que se refere o item 3.1.1.2 deste Edital, no prazo estabelecido, ter sua inscrio indeferida como concorrente nesta condio.
Pgina 2 de 35

3.1.1.4 O requerimento a que se refere o item 3.1.1.2 no se constitui no requerimento previsto no item 8 Das condies especiais de prova, nem com ele guarda qualquer relao. 3.2. O candidato que apresentar requerimento nos termos do item 3.1.1.2, submeter-se-, quando convocado e se necessrio, percia mdica, que ter deciso terminativa sobre sua qualificao, enquanto candidato como portador de deficincia ou no. 3.3. A relao dos candidatos, que tiveram a inscrio deferida para concorrer na condio de pessoa com deficincia, ser divulgada nos sites www.esppconcursos.com.br e www.banparanet.b.br, a partir do dia 16/04/2013. 3.4. Os candidatos que apresentarem requerimento nos termos do item 3.1.1.2, caso aprovados no concurso, sero convocados para submeter-se percia por equipe multiprofissional de responsabilidade do Banpar, constituda na forma do art. 43 do Decreto n 3.298/1999, com vistas confirmao da deficincia declarada, assim como, anlise da compatibilidade ou no da deficincia com as atribuies do cargo e, ainda, da viabilidade das condies de acessibilidade e da adequao do ambiente de trabalho para execuo das tarefas. 3.4.1. A inobservncia do disposto neste item determinar a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao Portador de Necessidades Especiais PNE. 3.4.2. A percia mdica ter deciso terminativa sobre a qualificao e aptido do candidato, observada a compatibilidade da necessidade especial da qual portador com as atribuies do cargo. 3.4.3. O candidato aprovado nos Exames Mdicos pr-admissionais, porm no enquadrado como pessoa com deficincia pela percia mdica, caso seja aprovado no Concurso Pblico, continuar figurando apenas na lista de classificao geral do cargo. 3.4.4. O candidato com deficincia reprovado na percia mdica, em virtude de incompatibilidade da deficincia com as atribuies do cargo de atuao, ser eliminado do Concurso Pblico. 3.5. O candidato que, no ato da inscrio, se declarar pessoa com deficincia, se aprovado no Concurso Pblico, figurar na listagem de classificao de todos os candidatos ao cargo e, tambm, em lista especfica de candidatos com deficincia, por cargo. 3.6. Os candidatos Portadores de Necessidades Especiais - PNE, aprovados e classificados, que excederem s vagas a eles reservadas, sero convocados, para efeito de eventual nomeao, segundo a ordem de classificao. 3.7. No havendo candidatos aprovados e classificados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais-PNE, estas sero ocupadas pelos demais candidatos aprovados, observada a listagem de classificao de todos os candidatos ao cargo. 3.8. No sero aceitos protocolos de documentos e as fotocpias devero ser acompanhadas da apresentao do correspondente original ou autenticadas em cartrio.

Pgina 3 de 35

3.9. O candidato que, no ato da contratao, no apresentar toda a documentao, ter automaticamente tornada sem efeito sua convocao, sendo eliminado do certame. 3.10. O candidato que prestar declaraes falsas em relao sua deficincia ser excludo do processo, em qualquer fase deste Concurso Pblico, e responder, civil e criminalmente, pelas consequncias decorrentes do seu ato. 3.11. Aps a investidura do candidato, a deficincia no poder ser arguida para justificar a concesso de aposentadoria, salvo as hipteses excepcionais de agravamento imprevisvel da deficincia que impossibilitem a permanncia do empregado em atividade. 4. DAS INSCRIES 4.1. O processo de inscrio a este Concurso Pblico dar-se-, exclusivamente, por meio da Internet, no perodo de 26/02/2013 a 26/03/2013 exclusivamente no site www.esppconcursos.com.br, observado o horrio oficial de Belm/PA. 5. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIO

5.1. O candidato fica ciente que: 5.1.1. O BANPARA nem a ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA no se responsabilizam por solicitaes de inscrio no recebidas por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 5.1.2. As inscries somente sero aceitas por meio da internet e implicam no conhecimento do candidato e em sua aceitao das normas e condies estabelecidas neste Edital e seus anexos, das quais no poder alegar desconhecimento. 5.1.3. As inscries sero acatadas aps a efetivao do respectivo pagamento ou se deferido o respectivo pedido de iseno da taxa de inscrio. 5.1.4. O simples agendamento e o respectivo demonstrativo no se constituem em documento comprobatrio de pagamento do valor de Inscrio. 5.1.5. Os candidatos inscritos no devero enviar cpia de documento de identidade, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos a insero de seus dados cadastrais, informados no ato de inscrio. 5.1.6. No sero aceitos pedidos de restituio do valor da taxa de inscrio dos candidatos que tiverem efetuado o respectivo pagamento. 5.1.7. No ser aceito pedido de alterao referente opo de cargo aps efetivao da inscrio ou alterao do nome, salvo correo de grafia. 5.1.8. A qualquer tempo, poder-se- anular a inscrio, as provas e a admisso do candidato, desde que verificada falsidade em qualquer declarao e/ou irregularidade nas provas e/ou em informaes fornecidas.
Pgina 4 de 35

5.1.9. O candidato declara, no ato da inscrio, que tem cincia e que aceita que, caso aprovado, quando de sua convocao, dever entregar, aps a homologao do resultado final do concurso pblico, os documentos exigidos para o respectivo cargo. 5.1.10. No haver inscrio condicional e nem por correspondncia. 5.2. O candidato deve: a) Estar ciente de todas as informaes sobre este concurso pblico disponveis nos sites www.esppconcursos.com.br ou www.banparanet.b.br, acessando o link correlato ao concurso do Banpar; b) Efetuar o cadastro de sua inscrio optando pelo cargo que deseja concorrer no perodo das inscries; c) Preencher todos os campos disponibilizados na ficha de inscrio; d) Imprimir o boleto bancrio e efetuar o pagamento da taxa de inscrio, preferencialmente, no BANPAR, impreterivelmente, at a data de vencimento constante no documento. O pagamento aps a data de vencimento implica o CANCELAMENTO da inscrio. ATENO: a inscrio via Internet s ser vlida aps a confirmao do pagamento feito por meio do boleto bancrio at a data do vencimento ou nos casos de deferimento de pedido de iseno de taxa, na forma do item 7 - Da iseno da taxa de inscrio; e) Verificar a confirmao de Inscrio no perodo indicado no Edital, diretamente no site da ESPP e imprimi-la. 5.2.1. O candidato que no efetuar o pagamento de sua inscrio at a data do vencimento, poder utilizar a opo de imprimir a 2 via do boleto. 5.3. O Processo de Inscrio somente concludo com: a) O correto preenchimento dos campos estabelecidos no item 5.2; b) O atendimento s condies estabelecidas no item 5.2; c) O pagamento correto do valor de inscrio para o cargo a que o candidato concorre ou deferimento de iseno; d) A concordncia do candidato, na ficha eletrnica de inscrio, efetuada por marcao especfica por ocasio da inscrio. 5.4. Cada candidato poder efetuar somente uma inscrio para cada cargo neste Concurso Pblico. 5.4.1. Havendo mais de uma inscrio, sero canceladas as mais antigas, permanecendo a mais recente. 5.5. Ser indeferida a inscrio do candidato que no atender ao disposto no presente Edital. 5.6. A no veracidade de declarao apresentada na Ficha Eletrnica de Inscrio ou em decorrncia deste Edital, verificada a qualquer tempo, implicar no cancelamento da respectiva inscrio e na eliminao do candidato do Concurso Pblico. Se a inscrio j estiver homologada, tornar-se-o nulos todos os atos vinculados que porventura tenham sido praticados.

Pgina 5 de 35

6. DOS VALORES DAS TAXAS DE INSCRIO PARA OS CARGOS CARGO Mdico do Trabalho, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Assistente Social, Tcnico em Informtica (nas reas de Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, Suporte e de Banco de Dados). VALOR DA TAXA DE INSCRIO R$ 85,00

6.1. No ser aceito pagamento da taxa de inscrio por meio de cheque, depsito em caixa eletrnico, pelos correios, fac-simile, transferncia eletrnica, DOC, DOC eletrnico, ordem de pagamento ou depsito comum em conta corrente, condicional ou fora do perodo de inscrio ou por qualquer outro meio que no os especificados neste Edital; 6.2. O valor de inscrio, uma vez pago, no ser restitudo, salvo no caso de cancelamento do Concurso determinado pelo BANPAR. 7. DA ISENO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIO 7.1. NO HAVER ISENO TOTAL OU PARCIAL DO VALOR DA TAXA DE INSCRIO, EXCETO PARA: 7.1.1. O candidato que comprovar ser pessoa com deficincia ou com necessidade especial, nos termos da Lei Estadual n. 6.988, de 2 de julho de 2007, publicada no Dirio Oficial do Estado de 4 de julho de 2007; ou 7.1.2. O candidato que declarar e comprovar hipossuficincia de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto Federal n. 6.593, de 2 de outubro de 2008. 7.1.3. O candidato que preencher as condies estabelecidas nos itens 7.1.1 e 7.1.2 poder solicitar a iseno da taxa de inscrio, no perodo de 26 a 27/02/2013 no site da www.esppconcursos.com.br; 7.1.4. Ser desconsiderado o pedido de iseno de pagamento de taxa de inscrio do candidato que: a) Omitir informaes e/ou torn-las inverdicas; b) Fraudar e/ou falsificar documentos; c) Pleitear a iseno sem apresentar cpia dos documentos indicados neste Edital. 7.1.3. O simples envio das informaes pelo site ou entrega da documentao no garante ao interessado a iseno de pagamento da taxa de inscrio, a qual estar sujeita anlise e deferimento da solicitao. 7.1.4. O envio da documentao exigida no subitem 7.2 ser de responsabilidade exclusiva do candidato. O BANPARA ou a ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA no se responsabilizaro por qualquer tipo de extravio que impea a chegada/entrega da referida documentao.

Pgina 6 de 35

7.1.5. No ser aceita solicitao de iseno de pagamento por meio diverso do estabelecido no presente Edital. 7.1.6. O no cumprimento de uma das etapas fixadas, a falta ou a inconformidade de alguma informao ou documentao ou a solicitao apresentada fora do perodo fixado implicar na eliminao automtica do processo de iseno. 7.1.7. No haver recurso contra o indeferimento da solicitao de iseno de pagamento da taxa de inscrio. 7.1.8. Ser deferido o pedido de iseno de apenas uma taxa de inscrio para cada candidato pleiteante, desde que seja comprovada a deficincia ou hipossuficincia, por meio do encaminhamento da documentao especificada no item 7.2. ou 7.3 deste Edital. Se houver mais de uma solicitao, ser considerada como vlida apenas aquela que for efetuada por ltimo. 7.2. DA ISENO PARA AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA OU NECESSIDADES ESPECIAIS 7.2.1. Os candidatos com deficincia ou de necessidades especiais, conforme previso constante na Lei Estadual n. 6.988, de 2 de julho de 2007, publicada no Dirio Oficial do Estado do Par de 4 de julho de 2007, e que atenderem ao item 3 das vagas reservadas a portadores de necessidades especiais PNE, tero direito iseno da taxa de inscrio. 7.2.2. O candidato dever enviar o formulrio de solicitao de iseno assinado e os respectivos documentos em envelope, via SEDEX, com data mxima de postagem at o dia 28/02/2013, para o endereo da ESPP, Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - CEP 06763-020 - Taboo da Serra SP, tendo em sua capa o ttulo a que se refere BANPAR ISENO, e o pedido composto de: a) Requerimento de Iseno de Taxa de Inscrio devidamente preenchido e assinado, conforme modelo disponibilizado no site da ESPP. b) Laudo Mdico, original ou cpia autenticada, emitido nos ltimos 12 (doze) meses, antes do trmino das inscries, atestando a espcie e o grau de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doena CID, com indicao do nome do mdico e seu registro no CRM. O laudo dever estar legvel. 7.2.3. A divulgao do resultado das isenes deferidas e indeferidas ser no dia 14/03/2013, exclusivamente por meio de publicao no site da ESPP. 7.2.4. O candidato que tiver a solicitao de iseno indeferida dever acessar o endereo eletrnico www.esppconcursos.com.br, digitar seu CPF e proceder efetivao da inscrio, imprimindo e pagando o boleto bancrio, de acordo com o item 5 deste edital. 7.2.5. O candidato que tiver seu pedido de iseno indeferido e que no efetuar o pagamento da taxa de inscrio, na forma estabelecida no subitem anterior, estar automaticamente excludo do concurso pblico. 7.2.6. No ser recebida qualquer documentao de candidato aps o prazo mencionado neste Edital ou complementao da documentao apresentada.
Pgina 7 de 35

7.3. DA ISENO PARA PESSOAS HIPOSSUFICIENTES 7.3.1. Os candidatos hipossuficientes devero estar inscritos no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal Cadnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007, e no podero estar exercendo qualquer atividade remunerada, ainda que informal, ou possuir outra fonte de renda. 7.3.2. O candidato que desejar requerer a iseno da taxa de inscrio de acordo com o 7.3.1 dever faz-lo segundo modelo disponibilizado no site www.esppconcursos.com.br, contendo: a) Indicao do Nmero de Identificao Social (NIS), atribudo pelo Cadnico; e b) Declarao de que membro de famlia de baixa renda, nos termos do Decreto n 6.135, de 26 de junho de 2007. 7.3.3. A ESPP consultar o rgo gestor do Cadnico para verificar a veracidade das informaes prestadas pelo candidato. 7.3.4. As informaes prestadas no pedido de Iseno de Taxa de Inscrio e Declarao de Hipossuficincia sero de inteira responsabilidade do candidato. A declarao falsa sujeitar o candidato s sanes previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no pargrafo nico do art. 10 do Decreto n 83.936, de 6 de setembro de 1979. 7.3.5. A divulgao do resultado das isenes deferidas e indeferidas ser no 14/03/2013, publicado exclusivamente no site da ESPP. 7.3.6. O candidato que tiver sua solicitao de iseno indeferida dever acessar o endereo eletrnico www.esppconcursos.com.br, digitar seu CPF e proceder efetivao da inscrio, imprimindo e pagando o boleto bancrio, de acordo com o item 5 deste edital. 7.3.7. O candidato que tiver sua solicitao de iseno indeferida e que no efetuar o pagamento da taxa de inscrio, na forma estabelecida no subitem anterior, estar automaticamente excludo do Concurso Pblico. 8. DO PEDIDO DE CONDIES ESPECIAIS PARA A REALIZAO DA PROVA 8.1. O candidato que necessitar de condies especiais para a realizao de provas dever enviar, por SEDEX-ECT ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA, endereo, Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - CEP 06763-020 - Taboo da Serra SP, postando at dia 27/03/2013, requerimento na forma do Anexo VI, indicando a(s) condio(es) especial(is) que necessita, juntando fotocpia de seu comprovante de pagamento. 8.2. Os candidatos deficientes visuais devero requerer prova em braile ou ampliada, se necessrio. O candidato dever indicar o tamanho da fonte de sua prova Ampliada, entre 18, 24 ou 28. No havendo indicao de tamanho de fonte, a prova ser confeccionada em fonte 24. 8.3. Aos deficientes visuais, que requererem provas ampliadas, sero entregues somente provas ampliadas com o tamanho de letra requisitada, cabendo aos candidatos sua leitura e marcao das respostas no respectivo Carto de Respostas, o qual ser padro para todos os candidatos. 8.4. No haver, em qualquer hiptese, a realizao de provas fora do horrio e local marcados para todos os candidatos.
Pgina 8 de 35

8.5. O candidato que requerer condio especial de prova participar do Concurso em igualdade de condies com os demais, no que se refere ao contedo, avaliao, durao e ao horrio das provas. 8.6. O candidato que no atender, dentro do prazo, de acordo com o item 8.1, no ter prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado. 9. DO CONCURSO PBLICO 9.1. O Concurso Pblico constar de provas escritas objetivas de mltipla escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, para todos os cargos e prova de ttulos, de carter apenas classificatrio para todos os cargos. 10. DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS DE MLTIPLA ESCOLHA 10.1. Sero aplicadas provas escritas objetivas de mltipla escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, abrangendo contedo programtico constante do Anexo III deste Edital, com a seguinte distribuio:
CARGOS: MDICO DO TRABALHO, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO ELETRICISTA E ASSISTENTE SOCIAL Pontos por N de Mnimo de Conhecimentos Bsicos (disciplinas) Mnimo de Acertos Questo Questes pontos (peso) Lngua Portuguesa 10 4 1,00 4 Raciocnio Lgico 05 2 1,00 2 Noes de Informtica 05 2 1,00 2 Pontos por N de Mnimo de Conhecimentos Especficos (disciplinas) Mnimo de Acertos Questo Questes pontos (peso) Conhecimento Especfico do Cargo 40 20 2,00 40 Total de Questes 60 questes Pontuao Mxima 100 pontos 55 pontos (*observando-se a pontuao mnima de cada grupo de Mnimo de pontos geral questes, conforme descrito acima)

CARGO: TCNICO EM INFORMTICA REAS DE: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS, SUPORTE E BANCO DE DADOS Pontos por N de Mnimo de Conhecimentos Bsicos (disciplinas) Mnimo de Acertos Questo Questes pontos (peso) Lngua Portuguesa 10 4 1,00 4 Raciocnio Lgico 05 2 1,00 2 Conhecimentos Gerais 05 2 1,00 2 Pontos por N de Mnimo de Conhecimentos Especficos (disciplinas) Mnimo de Acertos Questo Questes pontos (peso) Conhecimento Especfico do Cargo 40 20 2,00 40 Total de Questes 60 questes Pontuao Mxima 100 pontos 55 pontos (*observando-se a pontuao mnima de cada grupo de Mnimo de pontos geral questes, conforme descrito acima)

Pgina 9 de 35

10.2. As provas escritas de mltipla escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, constaro de 60 (sessenta) questes de mltipla escolha, equivalente a 100 (cem) pontos, distribudos conforme apresentados acima, de acordo com o cargo escolhido. 10.2.1. As questes das provas objetivas sero do tipo mltipla escolha, com 05 (cinco) opes (A; B; C; D e E) e uma nica resposta correta. 10.3. Somente ser considerado aprovado, dentro no nmero de vagas e classificado para a formao de cadastro de reserva, o candidato que, na prova objetiva, concomitantemente: a) Alcance a pontuao mnima total de 55 (cinquenta e cinco) pontos, e; b) Atinja a pontuao mnima em cada uma das disciplinas, conforme indicado no item 10.1 para o cargo a que concorre. 10.3.1. Ser considerado desclassificado e eliminado do certame o candidato que, em que pese atinja pontuao total igual ou superior a 55 pontos, no atinja o mnimo de pontos exigido por disciplina. Da mesma forma, ser desclassificado o candidato que atingindo o mnimo de pontos, por disciplina, no alcance o mnimo de 55 pontos. 10.4. Na realizao das provas objetivas, sero observadas as seguintes regras: a) O candidato dever transcrever as respostas das provas objetivas para o Carto de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento do Carto de Respostas ser de inteira responsabilidade do candidato , que dever proceder em conformidade com as instrues especficas contidas neste Edital e no Carto de Respostas. Em hiptese alguma haver substituio do carto por erro do candidato. b) No sero computadas questes no respondidas, nem questes que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emenda ou rasura, ainda que legvel. c) No dever ser feita nenhuma marca fora do campo reservado s respostas, inclusive quanto aos campos de inscrio e cdigo do cargo, pois qualquer marca poder ser lida pelas leitoras pticas, prejudicando o desempenho do candidato. d) Sero de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos advindos de marcaes feitas incorretamente no Carto de Respostas. Sero consideradas marcaes incorretas as que estiverem em desacordo com este Edital e com o Carto de Respostas, tais como: dupla marcao, marcao rasurada ou emendada e campo de marcao no preenchido integralmente. e) No ser permitido que as marcaes no Carto de Respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para esse fim. Nesse caso, se necessrio, o candidato ser acompanhado por um fiscal devidamente treinado. f) O candidato no dever amassar, molhar, dobrar, rasgar, ou, de qualquer modo, danificar seu Carto de Respostas, sob pena de arcar com os prejuzos advindos da impossibilidade de realizao da leitura ptica. 10.5. Na prova objetiva, ser atribuda nota 0 (zero):
Pgina 10 de 35

a) (s) questo(es) da prova cujo Carto de Respostas contenha(m) emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legvel(is); b) (s) questo(es) da prova cujo Carto de Respostas contenha(m) mais de uma opo de resposta assinalada; c) (s) questo(es) da prova que no estiver(em) assinalada(s) no Carto de Respostas; d) (s) prova(s) objetiva(s) e/ou questo(es) da prova cujo Carto de Respostas for preenchido fora das especificaes contidas no mesmo ou nas instrues da prova, ou seja, preenchidas com canetas no esferogrficas ou com canetas esferogrficas de cor diferente de azul ou preta, ou ainda, com marcao diferente da indicada no modelo previsto no carto. 11. DA REALIZAO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS DE MLTIPLA ESCOLHA

11.1. As provas escritas objetivas de mltipla escolha sero realizadas na cidade de Belm, na data prevista de 28/04/2013 (domingo), com durao de 04 (quatro) horas para sua realizao. 11.2. O local de realizao da prova escrita objetiva, para o qual dever se dirigir o candidato, ser divulgado a partir de 22/04/2013, exclusivamente no site da ESPP www.esppconcursos.com.br. So de responsabilidade exclusiva do candidato a identificao correta de seu local de realizao das provas escritas e comparecimento no horrio determinado. 11.3. O candidato dever comparecer ao local designado para a realizao das provas com antecedncia mnima de 60 (sessenta) minutos do horrio fixado para o fechamento dos portes, munido de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, do comprovante de inscrio e de documento de identidade original, preferencialmente aquele apresentado no ato de sua inscrio. 11.4. Para fins do presente concurso, entende-se por documentos de identidade: a) Cdula de Identidade ou carteira expedida por rgos ou conselhos de classe que tenham fora de documento de identificao (OAB, CORECON, CRA, CREA, CRC, etc.); b) Carteira de trabalho e previdncia social com foto; c) Carteira nacional de habilitao com foto e no prazo de validade; d) Passaporte brasileiro ou certificado de reservista com foto e) Para o candidato estrangeiro, Carteira de Estrangeiro ou o passaporte visado. 11.5. O documento de identidade dever estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato. 11.6. No sero aceitos, por serem documentos destinados a outros fins, Boletim de Ocorrncia, Protocolos, Certido de Nascimento, Ttulo Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitao emitida anteriormente Lei n 9.503/97, Carteira de Estudante, Crachs, Identidade Funcional de natureza pblica ou privada, protocolos, cpias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos no constantes deste Edital. 11.7. O documento oficial de identidade, emitido com prazo de validade, quando apresentado pelo candidato, no poder estar com data de validade vencida, como, por exemplo, passaporte e carteira de identidade/RG emitida para menor de idade.
Pgina 11 de 35

11.8. O candidato, que no apresentar documento de identificao na forma exigida nos subitens do item 11.4, ser automaticamente excludo do Concurso Pblico. 11.9. Os eventuais erros de digitao no nome, nmero do documento de identidade ou outros dados referentes inscrio do candidato devero ser corrigidos no dia das provas objetivas, pelo fiscal de sala, mediante conferncia do documento original de identidade, quando do ingresso do candidato no local de provas. 11.10. O caderno de provas contm todas as informaes pertinentes ao Concurso Pblico, devendo o candidato ler atentamente as instrues, inclusive, quanto continuidade do concurso pblico. 11.11. Ao terminar a conferncia do caderno de provas, caso o mesmo esteja incompleto ou tenha defeito, o candidato dever solicitar ao fiscal de sala que o substitua, no cabendo reclamaes posteriores neste sentido. O candidato dever verificar, ainda, se o cargo em que se inscreveu encontra-se devidamente identificado no caderno de provas e no carto resposta. 11.12. No dia da realizao das provas, no sero fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicao das provas e/ou pelas autoridades presentes, informaes referentes aos seus contedos, questes e/ou aos critrios de avaliao, sendo que dever do candidato estar ciente das normas contidas neste Edital. 11.13. No ser admitido ingresso de candidato, no local de realizao das provas, aps o horrio fixado para o fechamento dos portes. 11.14. No sero aplicadas provas, em hiptese alguma, em local, em data ou em horrio diferentes dos predeterminados em Edital ou em comunicado. No haver segunda chamada para nenhuma das provas, qualquer que seja a causa ou hiptese. 11.15. Ser excludo do Concurso Pblico o candidato que faltar prova escrita ou chegar aps o horrio estabelecido. 11.16. No ser permitida, durante a realizao das provas, a comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de mquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotaes, impressos ou qualquer outro material de consulta. Especificamente, no ser permitido o candidato ingressar, na sala de provas, com os seguintes equipamentos, que sero recolhidos pelo fiscal de sala, com a respectiva identificao: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, handheld, receptor, gravador, mquina de calcular, mquina fotogrfica, controle de alarme de carro, relgio de qualquer tipo, etc. ou armas de qualquer tipo. No caso do candidato, durante a realizao das provas, ser surpreendido portando os aparelhos eletrnicos citados, ser automaticamente lavrado no Termo de Ocorrncia o fato ocorrido e ELIMINADO automaticamente do Concurso Pblico. Para evitar qualquer situao neste sentido, o candidato dever evitar portar, no ingresso ao local de provas, quaisquer equipamentos acima relacionados. 11.17. O telefone celular, rdio comunicador ou aparelhos eletrnicos, dos candidatos, antes do incio e at o final das provas, devero permanecer desligados, tendo sua bateria retirada, sendo acondicionado em saco plstico a ser fornecido pela ESPP exclusivamente para tal fim e acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala.
Pgina 12 de 35

11.18. No ser permitida, durante a realizao da prova escrita, a utilizao pelo candidato de culos escuros (exceto para correo visual ou fotofobia) ou quaisquer acessrios de chapelaria (chapu, bon, gorro, etc.), e, ainda, lpis contendo gravao de qualquer informao privilegiada em relao ao contedo programtico do certame. 11.19. A sada de candidato da sala de prova somente ser permitida depois de transcorrido o tempo de 01 (uma) hora do incio da prova (apontado em sua sala de prova), mediante a entrega obrigatria, da sua folha de respostas e do seu caderno de questes, ao fiscal de sala. 11.20. No haver, na sala de provas, marcador de tempo individual. 11.21. No haver, por qualquer motivo, prorrogao do tempo previsto para a aplicao das provas escritas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas. 11.22. A candidata, que tiver a necessidade de amamentar nos dias de prova, dever levar um acompanhante que ficar com a guarda da criana em local reservado. A amamentao se dar nos momentos em que se fizerem necessrios, no sendo dado nenhum tipo de compensao em relao ao tempo de prova utilizado com a amamentao. A ausncia de um acompanhante impossibilitar a candidata de realizar a prova. 11.23. Os candidatos que terminarem suas provas no podero utilizar os banheiros destinados aos candidatos que ainda estiverem realizando prova. 11.24. O nico documento que dever permanecer sob a carteira ser o documento de identidade original, de modo a facilitar a identificao dos candidatos para a distribuio de seus respectivos cartes de respostas. 11.25. Ter sua prova anulada, tambm, e ser automaticamente ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que, durante a realizao de qualquer uma das provas: a) Retirar-se do recinto da prova, durante sua realizao, sem a devida autorizao; b) For surpreendido dando e/ou recebendo auxlio para a execuo de quaisquer das provas; c) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realizao; d) Utilizar-se de rgua de clculo, livros, mquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionrio, notas e/ou impressos que no forem expressamente permitidos, gravador, receptor e/ou pagers e/ou que se comunicar com outro candidato; e) Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicao das provas, as autoridades presentes e/ou os candidatos; f) Fizer anotao de informaes relativas s suas respostas em qualquer outro meio que no o permitido neste Edital; g) Descumprir as instrues contidas no caderno de provas e no Carto de Respostas; h) Recusar-se a entregar o Carto de Respostas e o Caderno de Questes; i) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Carto de Respostas e seu Caderno de Questes; j) No permitir a coleta de sua assinatura na lista de presena e ou carto resposta ou caso se recuse a coletar sua impresso digital; k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; l) For surpreendido portando ou fazendo uso de aparelho celular e/ou quaisquer aparelhos eletrnicos durante a realizao das provas, mesmo que o aparelho esteja desligado ou a bateria retirada.
Pgina 13 de 35

11.26. Objetivando garantir a lisura e a idoneidade do Concurso Pblico, no dia de realizao das provas, o candidato ser submetido ao sistema de identificao por digital e deteco de metal. 11.27. O descumprimento de quaisquer das instrues implicar na eliminao do candidato, constituindo tentativa de fraude. 11.28. Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrnico, estatstico, visual, grafolgico ou por investigao policial, ter o candidato se utilizado de processo ilcito, suas provas sero anuladas e ele ser automaticamente eliminado do Concurso Pblico. 11.30 No ser permitido ao candidato fumar na sala de provas, bem como nas dependncias do local de provas. 11.31. O BANPAR e a ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA no assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentao e/ou alojamento dos candidatos, quando da realizao das provas deste Concurso Pblico. 11.32. Por razes de ordem tcnica, de segurana e de direitos autorais adquiridos, no sero fornecidos exemplares do caderno de questes aos candidatos ou a instituies de direito pblico ou privado, mesmo aps o encerramento do Concurso Pblico. 11.33. O Gabarito das Provas Objetivas ser divulgado no endereo www.esppconcursos.com.br, em at 02 dias teis aps a aplicao da mesma. eletrnico

11.34. O caderno de questes da prova ser divulgado no endereo eletrnico www.esppconcursos.com.br, na mesma data da divulgao dos gabaritos e durante o prazo recursal. 11.35. O espelho da folha de resposta do candidato ser divulgado no endereo eletrnico da ESPP, na mesma data da divulgao das notas, e apenas durante o prazo recursal. 12. DA AVALIAO DE TTULOS PARA OS CARGOS DE NVEL SUPERIOR

12.1. Os candidatos aprovados/classificados na primeira fase do concurso, tendo obtido a pontuao mnima na prova objetiva conforme descrito no item 10 deste Edital, sero convocados pelo site www.esppconcursos.com.br para apresentao dos ttulos, sendo de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das fases e prazos do concurso no referido site. 12.1.1. A avaliao de ttulos, de carter apenas classificatrio para todos os cargos, valer at 05 (cinco) pontos, ainda que a soma dos valores dos ttulos apresentados seja superior a esse valor. 12.1.2. O candidato, que for aprovado na 1 fase, dever acessar, no perodo de 23 a 24/05/2013, o site www.esppconcursos.com.br, localizar o link denominado Prova de Ttulos, inserir seu nmero de inscrio e data de nascimento, selecionar os campos correspondentes aos ttulos que possui, preencher corretamente o formulrio conforme instruo, enviar os dados e imprimir o formulrio de Avaliao de Ttulos.
Pgina 14 de 35

12.1.3. O formulrio de Avaliao de Ttulos, devidamente assinado, e os Documentos que foram informados atravs do site devero ser encaminhados, via Correio, pelo servio de SEDEX/ECT para a ESPP Empresa de Seleo Pblica e Privada, Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - CEP 06763-020, no Municpio de Taboo da Serra, Estado de So Paulo, indicando como referncia no envelope TTULOS BANPAR, com data de postagem at o dia 25/05/2013. 12.1.4. Todos os documentos referentes Avaliao de Ttulos devero ser apresentados em CPIAS AUTENTICADAS EM CARTRIO, cuja autenticidade ser objeto de comprovao, mediante apresentao de original e outros procedimentos julgados necessrios, caso o candidato venha a ser aprovado. No sero devolvidos os documentos encaminhados. 12.1.5. Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitir a Avaliao dos Ttulos com clareza. 12.1.6. No sero aceitas entregas ou substituies posteriormente ao perodo determinado, bem como, Ttulos que no constem no quadro de ttulos deste captulo. 12.1.7. O envio dos documentos referentes aos ttulos no faz, necessariamente, que a pontuao postulada seja concedida. Os documentos sero analisados pela ESPP EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital. 12.1.8. A no apresentao/envio dos ttulos importar na atribuio de nota zero ao candidato, na fase de avaliao de ttulos, que no possui carter eliminatrio, mas somente classificatrio. 12.1.9. Os ttulos especificados neste Edital devero conter timbre, identificao do rgo expedidor, carimbo e assinatura do responsvel e data. 12.1.10. Cada ttulo ser considerado uma nica vez. 12.1.11. Os ttulos considerados neste concurso, suas pontuaes, o limite mximo por categoria e a forma de comprovao, so assim discriminados:
QUADRO DE ATRIBUIO DE PONTOS PARA AVALIAO DE TTULOS Valor de Cada Ttulo Ttulo Diploma, devidamente registrado, de concluso de doutorado ou certificado/declarao de concluso de doutorado, acompanhado do 2,00 histrico do curso, na rea especfica de atuao do cargo pretendido*. Diploma, devidamente registrado, de concluso de mestrado ou certificado/declarao, acompanhado do histrico escolar, de concluso 1,50 de mestrado, na rea especfica de atuao do cargo pretendido*. Diploma ou certificado/declarao de concluso de curso de ps graduao, lato senso, em nvel de especializao (incluem os cursos designados com MBA), na rea especfica de atuao do cargo pretendido, com carga mnima de 360 horas, acompanhado do histrico escolar. 1,00 Exerccio de atividade profissional de nvel superior na administrao pblica ou na iniciativa privada, em empregos/cargos na rea especfica 0,25 (por ano) de atuao do cargo pretendido*. Total mximo de pontos

Alnea A

Valor mximo dos Ttulos 2,00

1,50

1,00 0,50 5,00


Pgina 15 de 35

* Considera-se rea especfica o que est descrito como escolaridade mnima ao cargo pretendido, conforme Anexo II deste Edital, ou seja, os cursos/ttulos de graduao devem ser especficos para o cargo pretendido. 12.1.12. Somente sero analisados os ttulos dos candidatos habilitados na prova objetiva e publicado o resultado nos sites www.esppconcursos.com.br e www.banparanet.b.br 12.2. DOS DOCUMENTOS NECESSRIOS COMPROVAO DOS TTULOS: 12.2.1. Para a comprovao de curso de ps-graduao em nvel de doutorado ou de mestrado e sero aceitas cpias autenticadas do: a) Diploma, devidamente registrado, expedido por instituio reconhecida pelo MEC; ou b) Certificado/declarao de concluso de curso de doutorado, de mestrado e de psgraduao(incluindo MBA), expedido por instituio reconhecida pelo MEC, acompanhado do histrico escolar do candidato, no qual conste o nmero de crditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado, com as respectivas menes, o resultado dos exames e do julgamento da tese ou da dissertao; c) Para curso de doutorado, mestrado e ps-graduao(incluindo MBA) concludo no exterior, ser aceito apenas o diploma, desde que revalidado por instituio de ensino superior no Brasil, reconhecida pelo MEC, exceto os candidatos com concursos realizados em pases integrantes do MERCOSUL, pois os mesmos so isentos desta exigncia, conforme disposto no Decreto n 5.518/2005, publicado no D.O.U n 163, seo 1, de 24 de agosto de 2005. 12.2.2. Para comprovar a atividade profissional, o candidato dever apresentar um ou mais documento(s) solicitado(s) nas alneas deste subitem, como se segue: a) Cpia das pginas da Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) com a identificao do candidato e do contrato de trabalho, acrescida de declarao do empregador com firma reconhecida da pessoa que a assina, na qual conste o perodo (incio e fim, se for o caso), a espcie do servio realizado e as atividades desenvolvidas, se na iniciativa privada; b) Declarao/certido de tempo de servio, com firma reconhecida da pessoa que a assina, em que conste o perodo (incio e fim, se for o caso), a espcie do servio realizado e as atividades desenvolvidas. Se realizado na administrao pblica; essa declarao/certido dever ser emitida por rgo de pessoal ou de recursos humanos; no havendo rgo de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade responsvel pela emisso do documento dever declarar/certificar tambm essa inexistncia; c) Contrato de prestao de servios, com firma reconhecida da pessoa que assina esse documento, acrescido de declarao do contratante com firma reconhecida da pessoa que assina esse documento, na qual conste o perodo (incio e fim, se for o caso), a espcie do servio realizado e as atividades realizadas, ou todos os recibos de pagamento autnomo (RPA) relativos ao perodo trabalhado, em caso de servio prestado como autnomo. 12.2.3. Os documentos descritos nos subitens 12.2.2 deste Edital que, por serem antigos ou por quaisquer outros motivos, no possam ter a firma reconhecida de quem os assinou, devem ser revalidados ou reemitidos no local em que foram gerados inicialmente, devendo constar o reconhecimento da assinatura de quem o revalida.
Pgina 16 de 35

12.2.4. Para efeito de pontuao dos documentos citados nos subitens 12.2.2 deste Edital, no ser considerada frao de ano, nem sobreposio de tempo de servio. No sero considerados os documentos que no comprovem perodo contnuo superior ou igual a 01 (um) ano de atividade. 12.2.5. Para efeito de pontuao dos documentos citados nos subitens 12.2.2 deste Edital, estgio, monitoria, cargos honorficos, bolsa de estudo, ou casos julgados similares pela comisso avaliadora, no sero considerados experincia profissional. 12.2.6. Para a concesso da pontuao relativa aos ttulos relacionados experincia profissional (alnea C do quadro de ttulos), somente ser considerada a experincia profissional aps a concluso do curso de nvel superior, e o tempo de servio ser computado at a data de publicao do Edital do presente concurso, no Dirio Oficial do Estado do Par. 12.2.7. Todo documento expedido em lngua estrangeira somente ser considerado se traduzido para a lngua portuguesa por tradutor juramentado. 12.2.8. A veracidade dos documentos apresentados de inteira responsabilidade dos candidatos. Qualquer apurao que leve comprovao de que no so verdadeiros acarretar a eliminao do candidato do certame e o encaminhamento dos documentos s autoridades competentes, para abertura de processo judicial. 12.2.9. O documento comprobatrio de ttulos, a ser enviado para a Prova de Ttulos, no se constitui em comprovante da escolaridade exigido como requisito de nomeao / contratao / posse para o cargo. 13. DOS PROGRAMAS/PROVAS 13.1. O contedo programtico das provas compe o Anexo III do presente Edital, o qual poder ser pesquisado em qualquer bibliografia sobre o assunto solicitado. 13.2. O BANPAR e a ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA no se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicaes referentes a este Processo Seletivo, no que tange ao contedo programtico. 13.3. Os itens das provas podero avaliar habilidades que vo alm de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreenso, aplicao, anlise, sntese e avaliao, valorizando a capacidade de raciocnio. 13.4. Cada item das provas poder contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma rea de conhecimento. 14. DO PROCESSO DE CLASSIFICAO E APROVAO 14.1. Ser considerado aprovado, dentro no nmero de vagas e classificado para a formao de cadastro de reserva, o candidato que, na prova objetiva concomitantemente: a) Alcance a pontuao mnima total de 55 (cinquenta e cinco) pontos, e;
Pgina 17 de 35

b) Atinja a pontuao mnima em cada uma das disciplinas, conforme indicado no item 10.1 para o cargo a que concorre. 14.1.1. Ser considerado desclassificado, o candidato que, em que pese atinja pontuao total igual ou superior a 55 pontos, no atinja o mnimo de pontos exigido por disciplina. Da mesma forma, ser desclassificado o candidato que, atingindo o mnimo de pontos por disciplina, no alcance o mnimo de 55 pontos. 14.2. A classificao final dos candidatos ser feita pela soma dos pontos obtidos na prova escrita objetiva de mltipla escolha e na prova de ttulos. 14.3. Na classificao final entre candidatos empatados com igual nmero de pontos na soma de todas as etapas, SERO CRITRIOS DE DESEMPATE os seguintes critrios, tendo preferncia o candidato, obedecendo a seguinte ordem: a) Idoso, ou seja, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, considerando-se ano, ms e dia do nascimento, nos termos dos artigos 1 e 27, pargrafo nico, da Lei n 10.741/2003 Estatuto do Idoso; b) Obtiver o maior nmero de pontos nas questes de conhecimentos especficos c) Obtiver a maior nota na prova de lngua portuguesa; d) Persistindo o empate, o candidato que tiver mais idade, considerados o dia, o ms e o ano de nascimento; 14.4. O resultado final do concurso ser disponibilizado no site da ESPP e publicado no DOE/PA. 15. DOS RECURSOS 15.1. a) b) c) d) admitido recurso quanto ao: gabarito e questo da prova objetiva de mltipla escolha; resultado da prova objetiva de mltipla escolha; resultado da prova de ttulos; resultado final do concurso pblico.

15.2. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas sero divulgados, exclusivamente, nos sites www.esppconcursos.com.br e www.banparanet.b.br, at s 18h00min do dia 29/04/2013. 15.3. O prazo para interposio dos recursos ser de 2 (dois) dias para as alneas a) c) , no horrio das 9 horas do primeiro dia s 16 horas do ltimo dia, ininterruptamente, contados da data de divulgao ou do fato que lhe deu origem, devendo, para tanto, o candidato utilizar o site do Concurso e seguir as instrues contidas. 15.3.1. O prazo para interposio dos recursos ser de 1 (um) dia para a alnea d), no horrio das 9 s 16 horas, contados da data de divulgao ou do fato que lhe deu origem, devendo, para tanto, o candidato utilizar o site do Concurso e seguir as instrues contidas. 15.4. O candidato dever acessar o site www.esppconcursos.com.br e preencher em formulrio prprio disponibilizado para recurso, imprimir e enviar ESPP, atravs dos correios pelo servio
Pgina 18 de 35

de SEDEX, para o endereo, Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - CEP 06763-020 - Taboo da Serra SP, tendo em sua capa o ttulo a que se refere BANPAR Recurso; 15.5. O recurso dever ser individual, por questo, com a indicao daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegaes com citaes de artigos, de legislao, itens, pginas de livros, nomes dos autores etc., e ainda, a exposio de motivos e argumentos com fundamentaes circunstanciadas, conforme supra referenciado. 15.6. O candidato dever ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. O Recurso inconsistente ou intempestivo ser liminarmente indeferido. 15.7. Se do exame de recursos resultar em anulao de item integrante de prova, a pontuao correspondente a esse item ser atribuda a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. 15.8. Quando resultar alterao do gabarito, a resposta correta ser corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo. 15.9. As decises dos recursos deferidos sero publicadas nos sites www.esppconcursos.com.br e www.banparanet.b.br procedendo-se, caso necessrio, reclassificao dos candidatos e divulgao de nova lista de aprovados. 15.10. Depois de julgados todos os recursos apresentados, ser publicado o resultado final do Concurso. 15.11. Caso haja procedncia de recurso interposto, poder eventualmente haver alterao da classificao inicial obtida pelo candidato para uma classificao superior ou inferior ou ainda poder ocorrer a desclassificao do candidato que no obtiver a pontuao exigida no item 14.1 para ser considerado aprovado/classificado. 15.12. a) b) c) d) e) f) No sero apreciados os recursos que forem apresentados: Em desacordo com as especificaes contidas neste Item; Fora do prazo estabelecido; Sem fundamentao lgica e consistente; Com argumentao idntica a outros recursos; Com teor que desrespeite a banca examinadora; Contra terceiros.

15.13. A deciso da banca examinadora ser irrecorrvel , consistindo em ltima instncia para recursos, sendo soberana em suas decises, razo pela qual no cabero recursos administrativos adicionais, exceto em casos de erros materiais, havendo manifestao posterior da Banca Examinadora. 15.14. Em nenhuma hiptese, sero aceitos pedidos de reviso de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito oficial definitivo, exceto no caso previsto no item anterior. 16. DAS EXIGNCIAS DA CONTRATAO 16.1. Os candidatos aprovados sero contratados, obedecendo-se a ordem de classificao por cargo.
Pgina 19 de 35

16.2. A aprovao no Concurso Pblico gera para o candidato apenas a expectativa de direito nomeao. Durante o perodo de validade do concurso, o BANPAR reserva-se o direito de efetuar as nomeaes em nmero que atenda ao interesse e s necessidades do servio, de acordo com a disponibilidade oramentrio-financeira at o nmero de vagas existentes, na conformidade do disposto no art. 169, 1, inciso II, da Constituio Federal de 1988. 16.3. So requisitos para a contratao: a) Ter sido aprovado e classificado em todas as etapas do Concurso Pblico, na forma estabelecida neste Edital, seus Anexos e em suas retificaes; b) Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos polticos, nos termos do 1 do artigo 12 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e na forma do disposto nos Decretos 70.391/72 e Decreto n 70.436, de 18 de abril de 1972; c) Ter, na data da posse, no mnimo 18 (dezoito) anos completos; d) Estar em pleno gozo dos direitos civis e polticos; e) Estar em dia com as obrigaes resultantes da legislao eleitoral e, se do sexo masculino, do servio militar; f) No ter sido responsvel, nos ltimos 05 (cinco) anos, por atos julgados irregulares por deciso definitiva do Tribunal de Contas da Unio, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou de Municpio; g) No haver sofrido sano impeditiva do exerccio de cargo pblico nos ltimos 05 (cinco) anos; h) No ter sido condenado em processo criminal, nos ltimos 05 (cinco) anos, por sentena transitada em julgado, pela prtica de crimes contra a Administrao Pblica, capitulados no ttulo XI da Parte Especial no Cdigo Penal Brasileiro, na Lei n 7.492, de 16 de junho de 1985, e na Lei n 8.429, de 02 de junho de 1992; i) Possuir e comprovar os pr-requisitos exigidos para o cargo ao qual concorre, conforme discriminado no Anexo II deste Edital, poca da posse; j) Possuir aptido fsica e mental para o exerccio dos cargos, atestada em exame admissional, de carter eliminatrio, realizado por Mdico do Trabalho indicado pelo Banpar. 16.4. vedada a readmisso de ex-empregado dispensado por justa causa. 16.5. vedada a admisso de candidato inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheques sem fundo CCF e ou que esteja inadimplente com o Banpar. 16.5.1. O candidato convocado e que possuir inscrio no CCF ou apresentar dbitos vencidos e inadimplidos junto ao Banpar, dever promover a regularizao no prazo concedido para a apresentao dos documentos. 16.6. Aps o trmino do Concurso Pblico, o Banpar responsabilizar-se- pelos procedimentos pradmissionais, incluindo as solicitaes de exames mdicos (inspeo clnica e exames complementares), todos de carter unicamente eliminatrio, somente dos candidatos que sejam convocados admisso. 16.7. Na admisso, os candidatos assinaro com o Banpar, a ttulo de experincia, contrato individual de trabalho, regido pela CLT, pelo prazo de 90 (noventa) dias, perodo durante o qual sero avaliados sob o aspecto da capacidade, da adaptao ao trabalho e da disciplina.

Pgina 20 de 35

16.8. Se, durante o Contrato de Trabalho ttulo de experincia, no for aconselhvel a permanncia do empregado no Banco do Estado do Par S.A., o contrato ser rescindido mediante pagamento das parcelas remuneratrias. Em caso de continuidade de relao de emprego, o contrato passar a vigorar por prazo indeterminado. 16.9. Por ocasio da apresentao para contratao, sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, sero exigidos do candidato convocado os seguintes documentos: a) Cpia do documento de identidade e CPF; b) Certido negativa de antecedentes criminais expedida pelos foros das Justias Federal, Eleitoral e Estadual, nos locais de residncia do candidato, nos ltimos 5 (cinco) anos; c) Declarao de no ter sofrido, no exerccio de funo pblica, as penalidades previstas no art. 137, incisos I e II, da Lei 6.745/85; d) Declarao de no ter acumulao de cargos pblicos, inclusive funo, cargo ou emprego em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios, bem como do no recebimento de proventos decorrentes de inatividade em cargos no acumulveis; e) Declarao de bens, na forma da Lei; f) Comprovao da escolaridade, por meio de diploma devidamente registrado nos termos da legislao do MEC, e requisitos exigidos para os cargos de Mdico do Trabalho, Engenheiro Civil, Assistente Social e Tcnico em Informtica. A especializao do Mdico do trabalho deve ser comprovada no ato da contratao, por Certificado ou documentao pertinente, emitida por Instituio registrada nos termos do MEC; g) Apresentao do comprovante de registro no rgo de classe e respectiva certido de regularidade, para todos os cargos de nvel superior; h) Certido de nascimento ou casamento, ttulo de eleitor e certido de quitao eleitoral, PIS/PASEP (se j cadastrado); i) 04 (quatro) fotos 3x4, iguais e recentes. j) Se aposentado, requerimento de opo, conforme o Decreto n 2027, de 10 de outubro de 1996, e a Instruo Normativa n 11 de 17 de outubro de 1996, do Ministrio da Administrao Federal Reforma do Estado. 16.10. No sero aceitos protocolos de documentos. As fotocpias devero ser acompanhadas da apresentao do correspondente original ou autenticadas em cartrio. 16.11. O candidato que, no ato da contratao, no apresentar toda a documentao, ter automaticamente tornada sem efeito sua convocao, sendo eliminado do certame . 16.12. Para atender a determinaes governamentais ou convenincia administrativa, o Banpar poder alterar seu Plano de Cargos e Salrios, Regulamento e Quadro de Pessoal. Todos os parmetros adotados no presente edital consideram os normativos em vigor. Qualquer alterao ocorrida no atual sistema, por ocasio da admisso ou readmisso de candidatos, significar por parte destes, a integral e irrestrita adeso aos normativos em vigor, por ocasio do ingresso. 17. DELEGAO DE COMPETNCIA 17.1. Fica delegada, pelo Banpar, competncia ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA para: a) Divulgar o Concurso; b) Operacionalizar o processo de inscries;
Pgina 21 de 35

c) Deferir e indeferir as inscries, pedidos de condio especial de prova e pedidos para concorrer a vagas reservadas a Portadores de Necessidades Especiais; incluindo tambm os Hipossuficientes. d) Elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar as provas deste Concurso Pblico; e) Julgar os recursos previstos neste Edital; f) Prestar informaes sobre o Concurso e outros procedimentos que se fizerem necessrios realizao do Concurso Pblico. 18. DISPOSIES FINAIS 18.1. O Concurso Pblico ter validade de 01 (um) ano, a contar da data do ato de homologao do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio do BANPAR. 18.1.1. A homologao do resultado deste Concurso Pblico ser efetuada por cargo ou de forma agrupada, a critrio do BANPAR. 18.2. O inteiro teor deste Edital ser divulgado nos sites da empresa ESPP www.esppconcursos.com.br e no www.banparanet.b.br e ser publicado no Dirio Oficial do Estado do Par. 18.3. O Ato de Homologao do Resultado Final do Concurso ser publicado no Dirio Oficial do Estado do Par, contendo apenas a relao dos candidatos aprovados, de acordo com o quantitativo de vagas para cada cargo do Concurso Pblico, e classificados para formao de cadastro de reserva. 18.4. No ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatrio de aprovao no Concurso, valendo, para esse fim, a homologao publicada no Dirio Oficial do Estado do Par. 18.5. Ser excludo do Concurso o candidato que: a) Apresentar, em qualquer fase do Concurso Pblico, declarao falsa ou inexata; b) No mantiver atualizado seu endereo. Em caso de alterao do endereo constante da "FICHA DE INSCRIO", o candidato dever enviar documento ao BANPAR, sito Av. Presidente Vargas, 251, 2 andar, Centro - Belm - Par, ou enviar mensagem eletrnica atravs do site www.banparanet.b.br, indicando seu cargo, seu CPF e fazendo meno expressa que se relaciona ao Concurso Pblico objeto deste Edital. 18.5.1. O Banco no se responsabilizar por eventuais prejuzos ao candidato decorrentes de: a) endereo no atualizado; b) endereo de difcil acesso; c) correspondncia devolvida pela ECT por razes diversas de fornecimento e/ou endereo errado do candidato; d) correspondncias recebidas por terceiros. 18.6. Ser tambm eliminado do Concurso e considerado como desistente aquele que, quando convocado, deixar de comparecer no prazo que vier a ser fixado pelo BANPAR. Do mesmo modo, ser eliminado do Concurso o candidato que, embora atenda convocao, deixar de apresentar no prazo consignado, contados a partir do atendimento convocao, todos os documentos exigidos para a contratao. 18.6.1. O candidato convocado para prover vaga na forma do subitem supra, e que declinar da mesma ou no seja de seu interesse ocup-la, ser imediatamente excludo do
Pgina 22 de 35

cadastro de reserva e considerado desistente. O BANPAR se reserva o direito de convocar o prximo candidato classificado imediatamente a seguir. 18.7. Diante de motivo justificado, a Comisso de Concurso poder alterar as datas das provas comunicando aos candidatos atravs do Dirio Oficial do Estado do Par. 18.7.1. de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicao de todos os atos, Editais e comunicados referentes a este Concurso Pblico, os quais, na forma do presente Edital, sero divulgados na Internet, no endereo eletrnico da empresa ESPP www.esppconcursos.com.br e no Banpar www.banparanet.b.br. 18.8. Legislao com entrada em vigor, aps a data de publicao deste Edital, bem como alteraes em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, no sero objetos de avaliao nas provas. 18.9. Os casos no previstos, no que tange realizao deste Concurso Pblico, sero resolvidos, conjuntamente, pela empresa ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA e pelo Banpar, em critrio irrecorrvel. 18.10. O Foro para dirimir quaisquer questes relacionadas ao concurso pblico, de que trata este Edital, o da Comarca de Belm-Pa, sede do BANPAR.

Belm, 19 de fevereiro de 2013. Augusto Sergio Amorim Costa Diretor- Presidente

Pgina 23 de 35

ANEXO I QUADRO DE VAGAS CARGOS TCNICO EM INFORMTICA ENGENHEIRO CIVIL ENGENHEIRO ELETRICISTA ASSISTENTE SOCIAL MDICO DO TRABALHO
CR CADASTRO DE RESERVA ANEXO II- ATRIBUIES, ESCOLARIDADE E SALRIO DOS CARGOS CARGO: TCNICO EM INFORMTICA Carga Horria: 30 (trinta) horas semanais Salrio: R$ 2.614,91 Graduao e Requisito exigido: Graduao em Engenharia da Computao, Cincia da Computao, Tecnologia em Processamento de Dados, Redes de Computadores, Sistema de Informao, Anlise de Sistema ou Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, devendo ser comprovado atravs de Diploma de concluso de Curso de Graduao, fornecido por instituio de ensino, reconhecida pelo MEC; alm de registro no Conselho de Classe respectivo, se houver. Este item abrangente a todas as reas do cargo de Tcnico em informtica. Prova de Ttulos: carter classificatrio Atribuies do cargo por reas: 1 - REA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS: 1. Coordenar os esforos de prospeco de novas tecnologias no mercado para atendimento de necessidades relacionadas a oportunidades de negcios imediatos ou futuros do banco. 2. Apoiar a reengenharia e modernizao dos processos internos. 2 - REA DE SUPORTE: 1. Dar suporte tcnico aos ambientes de sistemas e de produo da rea de TI. I2. Identificar problemas e buscar solues que assegurem disponibilidade dos recursos computacionais do banco aos clientes e usurios. 3. Coordenar as atividades relacionadas a utilizao de software bsico, software de apoio, banco de dados e de telecomunicaes. 4. Coordenar as atividades relacionadas a planejamento de capacidade, performance e utilizao adequada dos recursos computacionais. 3 - REA DE BANCO DE DADOS: 1. Coordenar as atividades relacionadas a identificao e descrio dos dados corporativos. 2. Coordenar as atividades relacionadas a identificao dos relacionamentos entre dados corporativos. 3. Coordenar as atividades relacionadas ao cadastramento e manuteno de dicionrio de dados. 4. Coordenar atividades relacionadas a administrao dos dados corporativos.

REAS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS SUPORTE BANCO DE DADOS -------------

VAGAS 01 01 01 CR 01 CR 01

Cargo: Engenheiro Civil Carga Horria: 30 horas semanais Salrio: R$ 2.614,91 Graduao e Requisito exigido: Graduao em Engenharia Civil, comprovado atravs de Diploma de concluso de Curso de Graduao, fornecido por instituio de ensino, reconhecida pelo MEC; alm de registro no Conselho de Classe e respectiva certido de regularidade. Prova de Ttulos: carter classificatrio Atribuies do Cargo: 1. Planejar, coordenar e executar as atividades de engenharia civil; 2.Elaborar projetos, especificaes, oramentos, execues e fiscalizaes de obras de construo, reformas ou ampliao de prdios necessrias as atividades dos servios; 3. Desenvolver estudos para racionalizao dos projetos de construo; 4. Estabelecer normas para a manuteno preventiva e corretiva das mquinas e equipamentos; 5. Fornecer dados estatsticos de sua especialidade; 6. Elaborar oramentos e estudos sobre viabilidade
Pgina 24 de 35

econmica e tcnica; 7. Executar outras tarefas correlatas; 8. Elaborao de laudos tcnicos, laudos periciais, vistoria e assistncia tcnica; 9. Acompanhamento do atendimento das notificaes dos rgos fiscalizadores; 10. Assessoramento nos processos licitatrios, bem como nos de alienao e contratao; 11. Elaborao de pareceres para liberao de pagamento s empresas contratadas, bem como para Termo Aditivo ao Contrato para ajuste de obras; 12. Acompanhamento dos projetos de obras contratadas ou financiadas pelo Banpar, compreendendo a situao fsico-financeira da obra, com verificao "in loco", durante todo o perodo da construo; 13. Emisso de parecer referente ao Laudo de Avaliao de imveis de interesse do Banco realizados por terceiros; 14. Execuo de outras atividades da mesma natureza e deciso sobre assuntos expressamente delegados.

Cargo: Engenheiro Eletricista Carga Horria: 08 horas dirias, caracterizando 40 horas semanais Salrio: R$ 3.997,50 Graduao e Requisito exigido: Graduao em Engenharia Eltrica, comprovado atravs de Diploma de Curso de Graduao, fornecido por instituio de ensino, reconhecida pelo MEC; alm de registro no Conselho de Classe respectivo e respectiva certido de regularidade. Prova de Ttulos: carter classificatrio Atribuies do Cargo: 1. Elaborar projeto, especificao tcnica, oramento, e cronograma fsico-financeiro, relativos as instalaes de alta e baixa tenso; 2. Elaborar projeto, especificao tcnica, oramento e cronograma fsico-financeiro, relativos s instalaes de Sistema de Proteo contra Descarga Atmosfrica; 3. Elaborar projeto, especificao tcnica, oramento e cronograma fsico-financeiro, relativos s instalaes eltricas estabilizadas, rede estruturada (voz e dados em cabos metlicos e fibra ptica) e de segurana (CFTV / Alarme); Elaborar especificao tcnica para aquisio de equipamentos: Swicht, no breaks, estabilizadores, bombas hidrulicas, centrais de climatizao, elevadores, grupos geradores, centrais telefnicas e correlatos, parte eltrica; 4. Elaborar especificao tcnica para aquisio de materiais: eltricos, de rede estruturada (voz e dados), para sistema de proteo contra descarga eltrica e de segurana (CFTV/Alarme); 5.Elaborar estudo de viabilidade para instalao/substituio e alienao de no breaks, estabilizadores, bombas hidrulicas, centrais de climatizao, elevadores, grupos geradores, e centrais telefnicas e correlatos, parte eltrica; 5.Acompanhar / fiscalizar os servios de instalaes eltricas prediais de alta e baixa tenso; instalaes eltricas estabilizadas; rede estruturada (voz e dados); sistema de proteo contra descargas atmosfricas e de segurana (CFTV e Alarme); 6. Acompanhar/Fiscalizar, os servios de montagem e instalaode equipamentos: Swicht, no breaks, estabilizadores, bombas hidrulicas, centrais de climatizao, elevadores, grupos geradores, centrais telefnicas e correlatos, parte eltrica; 7.Fiscalizar a entrega de equipamentos: Swicht, no breaks, estabilizadores, bombas hidrulicas, centrais de climatizao, elevadores, grupos geradores, centrais telefnicas e correlatos; 8.Fiscalizar a entrega de materiais eltricos, de rede estruturada (voz e dados), para sistema de proteo contra descarga eltrica e de segurana (CFTV / Alarme); 9.Controlar os sistemas de medies em alta tenso, propondo aes, quando houver necessidade, para reduo de despesas; 10. Acompanhar desempenho dos sistemas eltricos de alta e baixa tenso. propondo aes que visem a eficincia desses sistemas; 11. Emitir parecer sobre assuntos de sua especializao; 12. Realizar qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no mbito de sua profisso.

Cargo: Assistente Social Carga Horria: 30 horas semanais Salrio: R$ R$ 2.614,91 Graduao e Requisito exigido: Graduao em Servio Social, comprovado atravs de Diploma de concluso de Curso, fornecido por instituio de ensino, reconhecida pelo MEC; alm de registro no Conselho de Classe e respectiva certido de regularidade. Prova de Ttulos: carter classificatrio Atribuies do Cargo: 1. Exercer atividades no mbito social aos empregados do Banco e seus dependentes, emitir parecer social e realizar outros trabalhos pertinentes rea de servio social; 2. Apresentar metodologia de trabalho e procedimentos tcnicos e ticos a serem observados no desenvolvimento de sua atividade profissional, devidamente autorizado pela Diretoria do Banco; 3. Elaborar, executar e avaliar polticas e benefcios sociais implementadas junto ao Banco; 4. Elaborar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar
Pgina 25 de 35

planos, programas, projetos e pesquisas que sejam do mbito de atuao do Servio Social; Realizar estudos sobre a viabilidade de programas da rea no mbito de atuao do Servio Social; 5.Implementar trabalhos que promovam o aperfeioamento, capacitao e atualizao profissional dos funcionrios do Banco, visando ao atendimento das necessidades de melhoria do desempenho de suas atribuies e competncia e alcance dos objetivos profissionais e institucionais; 6. Encaminhar providncias, e prestar orientao aos funcionrios do Banco no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; 7. Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a anlise da realidade social e subsidiar aes profissionais a serem implementadas no Banco; 8. Prestar assessoria e consultoria ao Banco em matria de Servio Social (programas e projetos que sejam do mbito de atuao do Servio Social; 9. Realizar estudo scio econmico com os usurios para fins de benefcios e servios sociais; 10. Realizar vistorias, percias tcnicas, estudo de casos, laudos periciais, informaes e pareceres tcnicos pertinentes rea de Servio Social. 11. Coordenar palestras, encontros e eventos assemelhados pertinentes rea de Servio Social; 12. Prestar orientao social, realizar visitas, identificar recursos e meios de acesso para atender/encaminhar providncias junto aos funcionrios do Banco; 13. Acompanhar, orientar/ prestar assistncia social a funcionrios do Banco vtimas de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais;14. Participar da organizao e realizao anual da Semana Interna de Preveno de Acidente do Trabalho SIPAT.Apoiar e orientar a CIPA, no mbito do Servio Social; 15. Representar o Banco em eventos externos, relacionados rea de Servio Social, devidamente autorizado pela Diretoria; 16. Fornecer os dados e informaes Tcnicas necessrias ao mdico coordenador para a elaborao do Programas de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO).

Cargo: Mdico do Trabalho Carga Horria: 30 horas semanais Salrio: R$ 6.450,00 Graduao e Requisito exigido: Graduao em Medicina e Especializao em Medicina do Trabalho, devendo apresentar diploma devidamente registrado, de concluso de curso de graduao em Medicina, fornecido por Instituio de Ensino reconhecido pelo Ministrio da Educao (MEC), acrescido de Certificado do Curso de Especializao em Medicina do trabalho, em nvel de Ps Graduao, com carga horria mnima de 360 horas, ambas, reconhecidas pelo MEC e registro no Conselho de Classe e respectiva certido de regularidade. Prova de Ttulos: carter classificatrio Atribuies do cargo: 1.Contribuir para a preservao da integridade fsica, mental e social do empregado, buscando a promoo da sua sade e o seu bem-estar, assim como a melhoria das condies do ambiente de trabalho; 2. Analisar processos e emitir relatrios e pareceres de assuntos referentes sua rea de atuao, tais como, auxiliar na confeco dos laudos de insalubridade e periculosidade, etc. 3. Prestar atendimento e/ou acompanhar os empregados at a internao em casos de acidente de trabalho tpico e de trajetos, visando agilizar a prestao de socorro aos mesmos; 4. Atuar na preveno de doenas em geral, em especial s ocupacionais, atravs da convocao de empregados ao servio mdico e execuo de exames ou encaminhando-as a clnicas especializadas, nos casos de doenas mais graves; 5. Colaborar no processo de recuperao de alcolatras, encaminhando-os a entidades de recuperao e clnicas especializadas, procedendo ao acompanhamento dos mesmos e prestando-lhes auxlio no decorrer do tratamento, para possibilitar a recuperao e reintegrao do empregado ao seu grupo de trabalho; 6. Consultar e avaliar em casos suspeitos de doena ocupacional e/ou acidentes do trabalho, a fim de fazer ou no o nexo de causalidade entre o agravo e a doena e adotar medidas de controle. 7. Elaborar planos e programas de proteo sade e educao sanitria, ministrando palestras de sade pblica e de interesse, visando alertar e sensibilizar os empregados quanto a problemas de contgio e surgimento de doenas; 8. Executar outras tarefas correlatas, relacionadas sua atividade e necessrias aos interesses do Banco; 9. Fazer levantamentos estatsticos e realizar estudos epidemiolgicos para conhecimento dos principais problemas de sade dos empregados do Banco; 10. Formular, anualmente e coordenar o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO); 11. Participar da elaborao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA); 12. Participar de programas de manuteno de sade e campanhas de preveno de acidentes do trabalho, bem como analis-los em conjunto com o Tcnico de Segurana do Trabalho e demais empregados que compem a equipe de SESMT; 13. Participar de reunies com profissionais e/ou equipes, avaliando aes comuns, diagnosticando demandas e planejando servios preventivos e/ou saneadores que subsidiem o prprio trabalho ou de outros profissionais; 14. Proceder visita residncia do empregado ou hospitais,
Pgina 26 de 35

quando solicitado; 15. Realizar os exames demissionais, peridicos, de mudana de funo e retorno ao trabalho dos empregados do Banpar, emitindo o Atestado Mdico Ocupacional ASO; 16. Supervisionar os exames especializados e complementares, emitindo parecer final nos casos exigidos pelo Banpar para ascenso profissional; 17. Vistoriar locais de trabalho, avaliando as condies de segurana, condies ambientais e ergonmicas, tarefas executadas e substncias manuseadas pelos empregados visando detectar provveis danos sade dos mesmos; 18. Manter a guarda e controle dos pronturios mdicos dos empregados; 19. Acompanhar os assuntos de ordem mdica, inclusive por ocasio de fiscalizaes dos rgos pblicos; 20. Emitir Laudo Mdico; 21. Emitir Comunicao de Acidente do Trabalho CAT; 22. Preencher o campo mdico do perfil profissiogrfico Previdencirio- PPP dos empregados do Banco, quando solicitado pela Previdncia Social; 23. Colaborar com sugesto e adequao dos Equipamentos de Proteo Individual EPI e Equipamentos de Proteo Coletiva -EPC; Acompanhar o ndice de absentesmo e presentesmo, propondo medidas preventivas e realizar levantamento epidemiolgico no tocante s doenas ocupacionais.24. Elaborar o Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho (LTCAT), para fins de comprovao da exposio a agentes nocivos prejudiciais sade ou integridade fsica. 25. Proceder avaliaes mdicas ocupacionais ou no ocupacionais junto aos empregados do Banpar ou deslocando-se a Unidade do Banco, residncia do empregado ou hospitais, quando solicitado. OBS: A especialidade em Medicina do Trabalho do cargo de Mdico do Trabalho no ser computada como Ttulo, tendo em vista ser requisito do referido cargo.

VANTAGENS: Aplicam-se a todos os cargos de nvel superior: a) Participao nos lucros e nos resultados, nos termos da legislao pertinente e do Acordo Coletivo vigente; b) Possibilidade de participao em Plano de Sade, Plano Odontolgico e em Plano de Previdncia Complementar; c) Auxlio Refeio/Alimentao; d) Auxlio Cesta/Alimentao.

ANEXO III - CONTEDO PROGRAMTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA ( TODOS OS CARGOS) 1. Ortografia Oficial, Tipologia textual, Acentuao grfica. 2. Flexo nominal e verbal. 3. Emprego das Classes de palavras. 4. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. 5. Tempos e modos verbais. 6. Vozes do verbo. 7. Concordncia nominal e verbal. 8. Regncia nominal e verbal. 9. Crase. 10. Pontuao. 11. Significao das palavras. 12. Homnimos e parnimos. 13. Compreenso e interpretao de texto.

RACIOCNIO LGICO (TODOS OS CARGOS) 1.Estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios. 2. Deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. 3.Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal; raciocnio matemtico (que envolvam, dentre outros, conjuntos numricos racionais e reais operaes, propriedades, problemas envolvendo as quatro operaes nas formas fracionria e decimal; conjuntos numricos complexos; nmeros e grandezas proporcionais; razo e proporo; diviso proporcional; regra de trs simples e composta; porcentagem). 4. Raciocnio sequencial; orientao espacial e temporal. 5. Formao de conceitos; discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas.

Pgina 27 de 35

NOES DE INFORMTICA ( TODOS OS CARGOS, EXCETO PARA O DE TCNICO DE INFORMTICA) 1 Conceitos de informtica, hardware e software. 2. Conceitos de tecnologias relacionadas Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer), busca e pesquisa na Web. 3 Conceitos de proteo e segurana, vrus e ataques a computadores. 3 Correio eletrnico (Microsoft Outlook verso 2007): conceitos; aplicativos; envio e recebimento de mensagens; arquivos anexos; utilizao de listas de distribuio de mensagens. 4. Conceitos bsicos do Microsoft Office verso 2007: editor de texto (Microsoft Word), planilha de clculo (Microsoft Excel), apresentaes (Microsoft Power Point); Conhecimentos bsicos de Microsoft Windows XP SP3 e Microsoft Windows 7. CONHECIMENTOS GERAIS ( SOMENTE PARA O CARGO DE TCNICO EM INFORMTICA) 1. Domnio de tpicos relevantes de diversas reas, tais como: poltica, economia, sociedade, educao, tecnologia, energia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel, segurana, artes e literatura e suas vinculaes histricas, a nvel regional, nacional e internacional. CONHECIMENTOS ESPECFICOS

TCNICO DE INFORMTICA - REA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA E ACOMPANHAMENTO DE PROJETO: I - CONCEITOS BSICOS DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS: COMPUTADORES: ARQUITETURA DE COMPUTADORES, COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (HARDWARE E SOFTWARE); LINGUAGENS DE PROGRAMAO; COMPILADORES E INTERPRETADORES; SISTEMAS DE NUMERAO E REPRESENTAO DE DADOS; ARITMTICA COMPUTACIONAL. SISTEMAS OPERACIONAIS; FUNES BSICAS; SISTEMAS DE ARQUIVOS. ESTRUTURA DE DADOS; CONCEITOS BSICO; ESTUDO DE LISTAS, PILHAS, FILAS, RVORES, GRAFOS, MTODOS DE BUSCA, INSERO E ORDENAO. BANCOS DE DADOS; ORGANIZAO DE ARQUIVOS E MTODOS DE ACESSO; SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS; LINGUAGENS DE DEFINIO E MANIPULAO DE DADOS; CONTROLE DE PROTEO E INTEGRIDADE; BANCOS DE DADOS RELACIONAIS, DISTRIBUDOS E ORIENTADOS A OBJETOS. REDES DE COMPUTADORES: FUNDAMENTOS DE COMUNICAO DE DADOS; MEIOS FSICOS; SERVIOS DE COMUNICAO: REDES DE LANS E WANS; ARQUITETURA TCP / IP; PROTOCOLOS E SERVIOS. ORIENTAO A OBJETOS: CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PRINCPIOS DE PROGRAMAO ORIENTADA A OBJETOS, CONCEITOS DE LINGUAGENS ORIENTADAS A OBJETOS. ARQUITETURA: TECNOLOGIA USADA EM CLIENTE/ SERVIDOR E MULTI-CAMADAS; TECNOLOGIA USADA EM REDES; ARQUITETURA DE APLICAES PARA O AMBIENTE INTERNET. MODELO HIPERMDIA DE PGINAS E ELOS, WORLD WIDE WEB, PADRES DE TECNOLOGIA WEB, INTRANETS. SEGURANA DA INFORMAO: POLTICA DE SEGURANA; AMEAAS, ATAQUES E ANLISE DE VULNERABILIDADE; SEGURANA DE SISTEMA DE INFORMAO; AUDITORIA DE SISTEMAS E SOLUES BASEADAS EM TI; CERTIFICAO DIGITAL E CRIPTOGRAFIA. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO: PROCESSO UNIFICADO; CONCEITOS FUNDAMENTAIS, DISCIPLINA, FASE, ITERAO, ATIVIDADE, ARTEFATO, CICLO DE VIDA DE UM PROJETO, MODELO ITERATIVO VERSUS MODELO CASCATA. REQUISITOS: CONCEITOS, ATIVIDADES, PAPIS E ARTEFATOS, CONCEITO DE REQUISITO, TIPOS DE REQUISITOS, TCNICAS DE LEVANTAMENTO DE REQUISITOS, DOCUMENTO DE VISO, ESPECIFICAES SUPLEMENTARES, CASO DE USO, ESPECIFICAO DE CASO DE USO. DISCIPLINA DE ANLISE E PROJETO: CONCEITOS, ATIVIDADES, PAPIS E ARTEFATOS, ANLISE ORIENTADA A OBJETO, MODELO DE ANLISE E PROJETOS, UML, DIAGRAMA DE CASO DE USO, DIAGRAMA DE CLASSES, DIAGRAMA DE SEQENCIA, DIAGRAMA DE ATIVIDADES, DIAGRAMA DE ESTADO, MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, PLANO DE ITERAO, LISTA DE RISCOS. TESTES: CONCEITOS, ATIVIDADES, PAPIS E ARTEFATOS, TIPOS DE TESTES, CASO DE TESTES. GERNCIA DE CONFIGURAO E MUDANAS; CONCEITOS, PAPIS E ARTEFATOS. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO: ECLIPSE, CONCEITOS BSICOS, PACKAGE EXPLORER, PERSPECTIVAS, VISES, UTILIZAO DE DEBUG E DO CONTROLE DE VERSO (CVS). JUDE UML: CRIAO DE DIAGRAMAS DE PROCESSO E UML. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). PROGRAMAO: FUNDAMENTOS: LGICA DE PROGRAMAO. OPERADORES E EXPRESSES; ESTRUTURAS DE CONTROLE,
Pgina 28 de 35

SELEO, REPETIO E DESVIO; ESTRUTURA DE DADOS: LISTAS, PILHAS, FILAS, RVORES, MTODOS DE ORDENAO, PESQUISA E HASHING, ESTRUTURA DE ARQUIVOS, PARADIGMAS DE PROGRAMAO, PROGRAMAO ORIENTADA A OBJETOS. LINGUAGENS E AMBIENTES DE PROGRAMAO: POWER BUILDER, VISUAL BASIC, DELPHI, JAVA, .NET. LINGUAGEM SQL. PROGRAMAO AVANADA EM JAVA. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB: ASP, PHP, HTML, CSS, JAVASCRIPT, DHTML. OBJETOS DISTRIBUDOS. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). BANCO DE DADOS: CONCEITOS BSICOS: BANCO DE DADOS, ESQUEMA, TABELAS, CAMPOS, REGISTROS, NDICES, RELACIONAMENTOS, TRANSAO, TRIGGERS, STORED, PROCEDURES, TIPOS DE BANCOS DE DADOS, MODELO CONCEITUAL. NORMALIZAO DE DADOS: CONCEITOS, PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA FORMAS NORMAIS. DML: LINGUAGEM DE MANUTENO DE DADOS. DDL: LINGUAGEM DE DADOS. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). GERNCIA DE PROJETOS: PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E SUPERVISO DE PROJETOS DE SOFTWARE. MTRICAS DE SISTEMA, DE PROJETO, DE IMPLEMENTAO E DE RESULTADOS: MODELO DE CUSTO; ANLISE POR PONTOS DE FUNO; CMMI, ITIL E COBIT. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA).

TCNICO DE INFORMTICA - REA DE SUPORTE I. REDES DE COMUNICAO: MEIOS DE TRANSMISSO. TCNICAS BSICAS DE COMUNICAO. TCNICAS DE COMUTAO DE CIRCUITOS, PACOTES E CLULAS. TOPOLOGIAS DE REDES DE COMPUTADORES. ARQUITETURA E PROTOCOLOS DE REDES DE COMUNICAO. MODELO DE REFERNCIA OSI. ARQUITETURA CLIENTESERVIDOR. TECNOLOGIAS DE REDES LOCAIS ETHERNET/FAST, ETHERNET/GIGABIT, ETHERNET. CABEAMENTO: PAR TRANADO SEM BLINDAGEM CATEGORIA 5E E 6, CABEAMENTO ESTRUTURADO (NORMA EIA/TIA 568), FIBRAS PTICAS: FUNDAMENTOS, PADRES 1000BASESX E 1000BASELX. REDES SEM FIO, HUBS, REPETIDORES, BRIGDES, SWITCHES, ROTEADORES). QUALIDADE DE SERVIO (QOS), SERVIOS DIFERENCIADOS E SERVIOS DIFERENCIADOS E SERVIOS INTEGRADOS. APLICAES DE VOZ E IMAGEM SOBRE REDES. REDES DE LONGA DISTNCIA. REDES ATM, FRAME-RELAY E MPLS. SERVIOS DE DIRETRIO, PADRO X.500 E LDAP. INTERNET. PROTOCOLO TCP/IP. SERVIOS DE NOMES DE DOMNIOS (DNS). SERVIO HTTP. SERVIO DE TRANSFERNCIA DE MENSAGENS SMTP. PROXY CACH. PROXY REVERSO. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). GERNCIA DE REDES: PROTOCOLO SNMP. CONCEITOS DE MIB, MIB II E MIBS PROPRIETRIAS. CONCEITO DE AGENTES SNMP E SERVIOS DE GERENCIAMENTO DE REDE (NMS). COMUNICAO ENTRE NMS E AGENTES (GET, SET). COMUNICAO ENTRE AGENTES E NMS (TRAPS). GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE, SERVIDORES E APLICAES. GERNCIA DE FALHA, DE CAPACIDADE E DE MUDANA. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). SEGURANA DA INFORMAO: PRINCPIOS DA SEGURANA DA INFORMAO. POLTICAS DE SEGURANA DA INFORMAO. NORMA NBR ISO/IEC 17799:2005. GESTO DE CONTINUIDADE DE NEGCIOS. NORMA NBR ISO/IEC 15999-1:2007. SEGURANA DE REDES DE COMPUTADORES. SEGURANA FSICA E LGICA. REDE PRIVADA VIRTUAL (VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN). INFRA-ESTRUTURA DE CHAVE PBLICA (ICP). MTODOS DE AUTENTICAO (SENHAS, TOKENS, CERTIFICADOS E BIOMETRIA). CPIAS DE SEGURANA (BACKUP): TIPOS, CICLOS E PRINCIPAIS DISPOSITIVOS E MEIOS DE ARMAZENAMENTO. COMBATE VRUS DE COMPUTADOR. CONCEITO DE DMZ. CONCEITO DE FILTRAGEM DE PACOTES E FIREWALL. SISTEMAS DE DETECO DE INTRUSO (NIDS). CRIPTOGRAFIA. SISTEMAS CRIPTOGRFICOS SIMTRICOS E ASSIMTRICOS. INFRA-ESTRUTURA DE CHAVE PBLICA (PKI). INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). ALTA DISPONIBILIDADE: SOLUES DE ARMAZENAMENTO RAID, SAN E NAS. CLUSTERS DE SERVIDORES. BALANCEAMENTO DE CARGA. CONTINGNCIA E CONTINUIDADE DE OPERAO. VIRTUALIZAO DE SERVIDORES. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 2003 SERVER E LINUX: FUNDAMENTOS. INSTALAO, ADMINISTRAO E CONFIGURAO. PERFORMANCE E DETECO DE PROBLEMAS. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). TCNICO DE INFORMTICA - REA DE BANCO DE DADOS
Pgina 29 de 35

I - ADMINISTRAO DE DADOS: ENTIDADES, ATRIBUTOS, CHAVES E RELACIONAMENTOS. NORMALIZAO. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). BANCO DE DADOS: ARQUITETURA, MODELOS LGICOS E REPRESENTAO FSICA. ORGANIZAO DE ARQUIVOS E MTODOS DE ACESSO. LINGUAGENS DE DEFINIO E MANIPULAO DE DADOS EM SGBDS RELACIONAIS. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA).ADMINISTRAO DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS: PROJETO E IMPLANTAO DE SGBDS RELACIONAIS. ADMINISTRAO DE USURIOS E PERFIS DE ACESSO. CONTROLE DE PROTEO, INTEGRIDADE E CONCORRNCIA. BACKUP E RESTAURAO DE DADOS. TOLERNCIA A FALHAS E CONTINUIDADE DE OPERAO. MONITORAO E OTIMIZAO DE DESEMPENHO. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA). SQL SERVER, POSTGRESQL E MYSQL: FUNDAMENTOS. INSTALAO, ADMINISTRAO E CONFIGURAO. PERFORMANCE E DETECO DE PROBLEMAS. INGLS TCNICO: INTERPRETAO DE TEXTOS E/OU MANUAIS TCNICOS LIGADOS REA DE ATUAO (PERGUNTAS NA LNGUA PORTUGUESA).

ENGENHEIRO CIVIL Projeto e execuo de obras civis: topografia e terraplanagem; locao de obra; sondagens; instalaes provisrias; canteiro de obras; depsito e armazenamento de matrias; fundaes profundas; fundaes especiais; escavaes; escoramento; elementos estruturais; estruturas especiais; estruturas em concreto armado; alvenaria estrutural; estruturas pr-fabricadas; concreto-controle tecnolgico; formas; armao; instalaes prediais; alvenarias; paredes; esquadrias; revestimentos; coberturas; pisos; impermeabilizao; equipamentos e ferramentas; segurana e higiene do trabalho; engenharia de custos; engenharia de avaliaes; legislao e normas; metodologia; nveis de rigor; laudos de avaliao; licitaes e contratos de administrao pblica (lei n 8666/93); Materiais de construo civil, resistncia dos materiais e mecnica dos solos: aglomerantes gesso, cal, cimento, portland; agregados: argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; ao; madeira; materiais cermicos; vidros; tintas e vernizes. Tenses normais e tangenciais; deformaes; teoria da elasticidade; anlise de tenses; tenses principais; compatibilidade de deformaes; relaes tenso x deformao lei de Hooke; crculo de Mohr; trao e compresso; flexo simples; flexo composta; toro; cisalhamento e flambagem. Origem e formao dos solos; ndices fsicos; caracterizao de solos; propriedades dos solos arenosos e argilosos; presses nos solos; prospeco geotcnica; permeabilidade dos solos; percolao nos solos; compactao dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; estimativa de recalques; resistncia ao cisalhamento dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; estimativa de recalques; resistncia ao cisalhamento dos solo; empuxos de terra; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundaes superficiais e estabilidade das fundaes profundas: Estruturas e Anlise estrutural: esforos seccionais esforo normal, esforo cortante e momento fletor; relao entre esforos; apoio e vnculos; diagramas de esforos; estudo das estruturas isostticas (vigas simples, vigas gerber, quadros, arcos e trelias); deformaes e deslocamentos em estruturas isostticas; mtodos dos trabalhos virtuais; processo de Mohr; linhas de influncia em estruturas isostticas; esforos sob ao de carregamento, variao de temperatura e movimentos nos apoios; estudo das estruturas hiperestticas; mtodos dos esforos; mtodos dos deslocamentos; processo de Cross e linhas de influncia em estruturas hiperestticas; Estruturas de ao, de madeira e de concreto armado: Instalaes Hidrosanitrias, instalaes hidrulicas; instalaes de esgoto; instalaes de telefone e instalaes especiais.

ENGENHEIRO ELETRICISTA I.PROGRAMAO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DE OBRAS: 1. Oramento e composio de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle fsico-financeiro. 2 Acompanhamento e aplicao de recursos (vistorias, emisso de faturas, controle de materiais).. II - GESTO DE MANUTENO PREDIAL: 1. Tipos de Manuteno (preditiva, preventiva, corretiva). 2 Engenharia de Manuteno. 3 Indicadores de Performance de Manuteno. 4 Manuteno e gesto de ativos patrimoniais. III - RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: 1. Noes de Acessibilidade a Portadores de deficincia. IV PROJETO DE ENGENHARIA. 1 Instalaes eltricas, sistema de proteo contra descargas atmosfricas, telefonia, cabeamento estruturado, subestaes, ar condicionado, ventilao-exausto e elevadores. 2 Especificao de materiais. 3 Mtodos e tcnicas de desenho e projeto. 4 Estudos de viabilidade tcnica-financeira. 5 Controle ambiental das
Pgina 30 de 35

edificaes (trmico, acstico e luminoso). V. OUTROS CONHECIMENTOS. 1 Grandezas eltricas. 2 Determinao da seo mnima de condutores por vrios critrios. 3 Determinao de potncias ativa reativa e aparente. 4 Correo de fator de potncia. 5 Subestaes prediais NBR5410/2005 e NBR 5419. 6 Luminotcnica. 7 Quadros eltricos e dispositivos de proteo e manobra. 8 Aterramento e SPDA. 9 Transformadores eltricos. 10 Motores eltricos. 11 Inversores de freqncia. 12 Grupos-motogeradores a diesel e CTAs chaves de transferncia automtica. 13 Equipamentos estabilizadores e nobreak. 14 Sistemas de co-gerao de energia. 15 Princpios de racionalizao de energia e ecoeficincia. 16 Distoro harmnica (efeitos, conseqncias, e solues). 17 Sistemas de tarifao de energia eltrica (Portaria ANEEL 456/2000). 18 Cabeamento estruturado padro NBR 14.565 e EIA/TIA31568, 569 e 606 (aspectos fsicos, mensurao de desempenho e categorias existentes). 19. Manuteno de instalaes prediais: princpios, tipos e gesto. 20 Eletrificao rural; 22. Conhecimento e aplicao da Lei 8.666/93.

ASSISTENTE SOCIAL Instrumental tcnico do Servio Social; Pesquisa em Servio Social; Polticas Sociais e Direitos Sociais; Seguridade Social: Assistncia, Sade e Previdncia Social; A LOAS e sua centralidade para a construo da Poltica de Assistncia Social: Descentralizao, Municipalizao e Participao Social; O Sistema nico de Sade (SUS); Tratamento Fora de Domiclio (TFD); A Questo do Idoso; O ECA e suas determinaes para uma poltica de ateno Criana e ao Adolescente; Servio Social e Famlia: Questes Contemporneas; O Planejamento Estratgico como instrumento para interveno do Servio Social; A Prtica Institucionalizada do Assistente Social nas Organizaes Pblicas; Fundamentao Terico-Metodolgica do Servio Social e suas diferentes matrizes; tica Profissional, Valores e Questes relativas ao Exerccio Profissional;Espao Pblico, Cidadania e Terceiro Setor; Elaborao de Programas de Servio Social; Fundamentos Tericos Metodolgicos e Pressupostos ticos da Prtica: Gesto Pblica e tica no Trabalho; Anlise, reviso e proposio de indicadores de qualidade de vida urbana; Avaliao de polticas e programas sociais: conceitos e metodologia; Fundamentos histricos e terico-metodolgicos do Servio Social; Trabalho, tica e servio social; Trabalho profissional, sistematizao e investigao; Famlia, dinmica social e estratgias de sobrevivncia; Prticas, saberes e estratgias no contexto institucional; Participao e controle social: relaes institucionais com a sociedade; conselhos e conferncias; Servio Social na Empresa e Responsabilidade Social; Decreto n3.048 de 06/05/1999(Aprova o Regulamento da Previdncia Social, e d outras providncias).

MDICO DO TRABALHO Bioestatstica; Epidemiologia; Sistemas imunitrio e suas doenas; Molstias infecciosas; Sistema nervoso e suas doenas; Sistema respiratrio e suas doenas; Sistema cardiovascular e suas doenas; Sistema geniturinrio e suas doenas; Sistema digestivo e suas doenas; Doenas hematolgicas e hematopoiticas; Ortopedia e traumatologia; Distrbios nutricionais; Metabolismo e suas doenas; Sistema endcrino e suas doenas; Gentica e noes de doenas hereditrias; Dermatologia; Psiquismo e suas doenas; Sade do trabalhador; Estatstica aplicada em medicina do trabalho; Acidentes do trabalho: definies e preveno; Saneamento ambiental; Legislao acidentria; Legislao de sade e segurana do trabalho; Previdncia Social: funcionamento e legislao; Fisiologia do trabalho (viso, audio, metabolismo e alimentao, sistemas respiratrio, cardiovascular, osteoarticular); Atividade e carga de trabalho; Atividade fsica e riscos sade; Trabalho sob presso temporal e riscos sade; Trabalho noturno e em turnos: riscos sade, noes de cronobiologia, novas tecnologias, automao e riscos sade; Agentes fsicos e riscos sade; Agentes qumicos e riscos sade; Noes de toxicologia; Sofrimento psquico e psicopatologia do trabalho (inclusive com relao ao lcool e s drogas); Doenas profissionais e doenas ligadas ao trabalho; Riscos ligados a setores de atividade com especial ateno conduo de veculos; A Avaliao e controle dos riscos ligados ao ambiente de trabalho; Acompanhamento mdico de portadores de doenas crnicas em medicina do trabalho; Funcionamento de um servio de medicina e segurana do trabalho em empresas; Ergonomia e melhoria das condies de trabalho; Conhecimento sobre etiologia das DORTs e sobre fatores estressantes em ambiente de trabalho; tica em Medicina do Trabalho; Fisiologia do trabalho; Fiscalizao do trabalho.

Pgina 31 de 35

ANEXO IV - RELAO DAS AGNCIAS DO BANCO DO ESTADO DO PAR S.A DISPONVEIS PARA O PAGAMENTO DO BOLETO BANCRIO DE INSCRIO
BELM ANANINDEUA BELM CENTRO BR ANANINDEUA CIDADE NOVA EMPRESARIAL ESTRADA NOVA ICOARACI NAZAR PALCIO PEDREIRA SO BRS SENADOR LEMOS TELGRAFO INTERIOR ABAETETUBA ABEL FIQUEIREDO AFUA ALENQUER ALTAMIRA ANAPU ANAJAS AZUL DO NORTE BARCARENA BRAGANA BREJO GRANDE DO ARAGUAIA BREU BRANCO BREVES BUJAR CAMET CANA DOS CARAJS CAPANEMA CAPITO POO CASTANHAL CONC. DO ARAGUAIA CONCRDIA DO PAR CURU DOM ELIZEU ELDORADO DOS CARAJS FLORESTA DO ARAGUAIA GARRAFO DO NORTE GOIANSIA IPIXUNA ITAITUBA ITINGA ITUPIRANGA JURUTI MARAB MARACAN MOJ MONTE ALEGRE BIDOS ORIXIMIN ENDEREO RODOVIA BR-316 KM 1 AV. PRESIDENTE VARGAS, 251 COMRCIO RODOVIA .BR 316 Km 8 RUA WE 67 N 531- CONJ. CIDADE NOVA VI -COQUEIRO RUA DIOGO MOIA, 156 AV. BERNARDO SAYO, 540 JURUNAS AV. CRISTVO COLOMBO, 78 AV. NAZAR, 1329 TRREO RUA JOO DIOGO, 130 TRAV. ANGUSTURA 1733 AV. JOS BONIFCIO, 1000 SO BRS AV. SENADOR LEMOS, 321 AV. SENADOR LEMOS, 1372 ENDEREO AV. DOM PEDRO II, 236 RUA N SRA DA CONCEIO, 43 - 68.527-000 AV MARIANO CANDIDATO, 40 TV. LAURO SODR, 193 RUA 7 DE SETEMBRO, 1677 RUA DAS COMUNICAES, S/N - CENTRO TRAV. MANOEL VIEIRA S/N AV. PAULO GUIMARES S/N-BAIRRO CENTRO AV. CONEGO BATISTA CAMPOS, q 377, L 14 AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, 1749 AV.13 DE MAIO S/N - CENTRO Av. GETULIO VARGAS, S/N - CENTRO, BREU BRANCO - PA CEP68537000 AV. PRES. GETLIO VARGAS, 1887 AV. BEIRA MAR, S/N - 68.670-000 RUA CORONEL RAIMUNDO LEO,760 AV. WEYNE CAVALCANTE, n 476-Centro-CEP-68.537-000 AV. BARO DE CAPANEMA, 961 AV. 29 DE DEZEMBRO, 1860 AV. MAXIMINO PORPINO, 680 AV. JUCELINO KUBITSCHEK, 3343 AV. PRESIDENTE VARGAS,25 RUA 03 DE DEZEMBRO, 307 BAIRRO SANTA TEREZINHA AV. JUCELINO KUBISTCHECK, 182 AV. SO GERALDO, 28 KM 100 AV. JUCELINO KUBISTCHECK, 1779 - 68.543-000 RUA LUIZ EDUARDO MAGALHES, S/N - 68.665-000 AV. TANCREDO NEVES, 118 - 68.639-000 RUA SARGENTO SIMPLICIO S/N - CENTRO AV. HUGO DE MENDONA, 130 ROD. BR 010 - KM 1481 POSTO FISCAL DA SEFA AV. 14 DE JULHO, 60 PRAA DA REPUBLICA, S/N - 68.170-000 FOLHA 31, Q 4, CS 1 AV. BERTHOLDO COSTA, 676 AV. MARECHAL CASTELO BRANCO, 100 PRAA TIRADENTES,138 AV. DR. CORREA PINTO, 74 TV. CARLOS MARIA TEIXEIRA S/N
Pgina 32 de 35

PARAGOMINAS PARAUAPEBAS PRIMAVERA REDENO RONDON DO PAR SO CAETANO DE ODIVELAS SALINAS SALVATERRA SANTA IZABEL DO PAR SANTO ANTNIO DO TAU SANTARM SO JOO DE PIRABAS SAPUCAIA TAILANDIA TOM-A TERRA SANTA TRAQUATEUA TUCURU VIGIA VISEU XINGUARA

TV. ESTADO DO PAR, 121 RUA F, QD - 56, LOTE 11, 302 - 68.515.000 AV. MOURA CARVALHO, S/N - 68.707-000 AV. BRASIL, 378 RUA 1 DE MAIO, N 80 AV. FLORIANO PEIXOTO, S/N AV. SENADOR LEMOS, 634 - 68.721-000 AV VICTOR ENGELHARD, 123 AV. BARO DO RIO BRANCO, 1063 PRAA ALCIDES PARANHOS, 17 - 68.786-000 TV. 15 DE NOVEMBRO, 196 RUA PLCIDO NASCIMENTO, S/N - 68.719-000 RUA DLIA, 77 - 68.548-000 TV.SO FELIX, 51 AV. TRS PODERES, 800 - Centro TV. AUZIER BENTES, S/N RUA HAMILTON JOO PINHEIRO, S/N - 69.647-000 TV. LAURO SODR, 486 AV. BOULEVARD MELO PALHETA S/N RUA LAURO SODRE, 174 AV. XINGU S/N

Pgina 33 de 35

ANEXO V MODELO REQUERIMENTO PEDIDO DE ENQUADRAMENTO PNE EDITAL DE CONCURSO PBLICO N 001/2013

ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA Eu,________________________________________________________________________________ Inscrio n___________________________, e CPF. n_____________________________________, cargo_____________________________________________________________________________, DECLARO, sob as penas da Lei, que me enquadro como portador de necessidades especiais, na forma do art. 4. do Decreto Federal n. 3.298/99, pelo que solicito meu enquadramento visando a concorrer vaga, conforme especificado em minha inscrio ao Concurso Pblico n 001/2013 Banpar. Declaro, tambm, estar ciente de que a veracidade das informaes e documentao apresentadas so de minha inteira responsabilidade, podendo a Comisso do Concurso Pblico, em caso de fraude, omisso, falsificao, declarao inidnea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, proceder ao cancelamento da inscrio e automaticamente a eliminao do Concurso. Em ______/_______ / 2013.

__________________________________________ Assinatura do candidato (a)

OBSERVAES IMPORTANTES: O candidato inscrito dever encaminhar esta declarao e o laudo mdico, via SEDEX, com data de postagem at o dia 27/03/2013, de acordo com o item 3.1.1.2 do Edital.

Pgina 34 de 35

ANEXO VI MODELO REQUERIMENTO DE CONDIO ESPECIAL PARA REALIZAO DAS PROVAS. EDITAL DE CONCURSO PBLICO N 001/2013

ESPP - EMPRESA DE SELEO PBLICA E PRIVADA

Eu,________________________________________________________________________________ Inscrio n___________________________, e CPF. n_____________________________________, cargo_____________________________________________________________________________, SOLICITO a realizao de prova em condies especiais, conforme descritivo que segue: ( ( ( ( ( ) Prova em Braile ) Prova Ampliada ) Prova com Ledor ) Prova com Interprete de Libras ) Outros:______________________________________________________________

Em ______/_______ / 2013.

__________________________________________ Assinatura do candidato (a)

OBSERVAES IMPORTANTES: O candidato que necessitar de condies especiais para a realizao de provas dever remeter, via SEDEX-ECT, para a ESPP, com data de postagem at o dia 27/03/2013 de acordo com o item 8.1 do Edital.

Pgina 35 de 35

Das könnte Ihnen auch gefallen