Sie sind auf Seite 1von 18

ESCOLA POLITCNICA DE PERNAMBUCO CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

ANALISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NOS PROJETOS DE ENGENHARIA

RECIFE 2011

ANALISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NOS PROJETOS DE ENGENHARIA

Trabalho sintetizando As avaliaes dos impactos ambientais nos projetos de engenharia, apresentado no Curso de Engenharia Mecnica da Escola Politcnica de Pernambuco POLI, como parte dos requisitos para a obteno da nota da 2 unidade do 1 Semestre.

Orientadora: Prof. Aguida Motta

RECIFE 2011

ANALISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NOS PROJETOS DE ENGENHARIA

Aristteles Guilherme Igor Barros Lucas Mendes Pedro Melo Thiago Vincius

RECIFE 2011

SUMRIO

1- INTRODUO 2- DESENVOLVIMENTO 2.1- EIA\RIMA 2.2- IMPACTOS NA INDSTRIA NUCLEAR 2.3- IMPACTOS NA CONSTRUO CIVIL 2.4- IMPACTOS NA MECNICA 3- CONCLUSO

1. INTRODUO Antes de se iniciar um projeto, seja ele pblico ou privado, precisamos antes coletar informaes sobre o local onde tal projeto ser implementado, conhecer melhor o que cada rea possui de ambiente natural (atmosfera,biosfera,hidrosfera e litosfera) e ambiente social (infraestrutura material constituda pelo homem e sistemas sociais criados). Mas o que seria Impacto Ambiental? Segundo Smia Maria Tauk. IMPACTO AMBIENTAL a alterao no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade do homem. Estas alteraes precisam ser quantificadas pois apresentam variaes relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. O porque de se estudar os impactos ambientais , o de anaisar as conseqncias de algumas aes, para que possa haver a preveno da qualidade do ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Estudo de Impacto Ambiental-EIA e Relatrio deImpacto Ambiental-RIMA EIA/RIMA so dois documentos ,que servem como instrumento de Avaliao de Impacto Ambiental AIA, parte integrante do processo de licenciamento ambiental. O EIA consiste em um documento tcnico,onde se encontra: INFORMAOES GERAIS DO IMPREENDIMENTO : histrico do empreendimento,a localizao geogrfica via de acesso, etapas de implantao e,o mais importante, o objetivo do projeto no que se diz respeito ao contexto econmico-social do pas, regio, estado e municpio. CARACTERIZAO DO EMPREENDIMENTO: A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando: rea de influncia, matrias primas, mo-de-obra, fontes de energia, processos e tcnica operacionais, provveis efluentes, emisses, resduos de energia, gerao de empregos. REA DE INFLUNCIA: Sempre considerar a bacia hidrogrfica onde se localiza o empreendimento como unidade bsica para a AINDA.Apresentar justificativas para a determinao do AII,lustrando atravs de mapeamento. DIAGNSTICO AMBIENTAL: Caracterizao atual do ambiente natural, ou seja, antes da implantao do projeto, considerando: As variveis suscetveis de sofrer direta ou indiretamente efeitos em todas as fases do projeto; Os fatores ambientais fsicos, biolgicos e antrpicos de acordo com o tipo e porte do empreendimento;Informaes cartogrficas com as AIs em escalas compatveis com o nvel de detalhamento dos fatores ambientais considerados. ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: Identificao, valorao e interpretao dos provveis impactos em todas as fases do projeto e para cada um dos fatores ambientais pertinentes. MEDIDAS MITIGADORAS: So medidas destinadas a prevenir ou reduzir a magnitude de algum tipo de impacto. Por isso preferiu-se usar a expresso 'medida mitigadora' em vez de 'medida corretiva', tambm muito usada, uma vez que a maioria dos danos ao meio ambiente, quando no podem ser evitados, podem apenas ser mitigados ou compensados.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS IMPACTOS: Apresentao dos programas de acompanhamento da evoluo dos impactos ambientais causados pelo empreendimento, considerando-se as fases de planejamento, de implementao, operao e desativao e quando for o caso, de acidentes.

O Relatrio de Impacto Ambiental RIMA refletir as concluses do Estudo de Impacto Ambiental EIA. Suas informaes tcnicas devem ser expressas em linguagem acessvel ao pblico, ilustradas por mapas com escalas adequadas, quadros, grficos e outras tcnicas de comunicao visual, de modo que possa entender claramente as possveis conseqncias ambientais do projeto e suas alternativas, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

2.2 Avaliao dos impactos ambientais na industria nuclear.

Segundo tcnicos e defensores do uso das Usinas Nucleares para a gerao de energia eltrica, a sua implementao para tal finalidade oferece menos riscos dirios do que os processos de gerao de energia empregados por meio de Hidreltricas, Termoeltricas e petrleo. Desde que haja segurana operacional nas usinas nucleares, a gerao de energia nuclear no oferece danos similares ao derramamento de leo pelas empresas petrolferas e poluio da atmosfera ocorrida no processo das termeltricas. Apesar de vrios grupos de ambientalistas se oporem produo de energia eltrica nuclear, governos e empresas continuam investindo no setor, destacando-a como uma geradora de energia sem emisso de gases de efeito estufa na atmosfera. Porm, os protestos contra as usinas nucleares so referentes aos altos custos de construo e os danos irreversveis no meio ambiente na sade do ser humano. O Brasil possui instalaes nucleares na cidade de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro. Angra 1 e Angra 2 nunca apresentaram riscos ou iminncia de acidentes de nvel grave. No pases detentores de usinas nucleares h polticas de gesto integrada de segurana, no Brasil, esse tipo de poltica tambm empregada para manter a qualidade, proteo do meio ambiente, segurana dos trabalhadores e tcnicos envolvidos, e a sade da populao local.

Alm de ambientalistas, as usinas nucleares tambm so criticadas por acadmicos que apontam a segurana nuclear como algo fantasioso. Os investimentos em energia nuclear tiveram franca expanso nos anos 70 e 80, sobretudo, empurrada pela crise do petrleo. Nesse perodo, o acidente ocorrido em Three Mile Island, nos EUA, retirou a confiana no setor. Em 1986, o descrdito aumentou depois do acidente na usina nuclear de Chernobyl. Dados oficiais da Organizao das Naes Unidas haviam previsto de 4 a 9 mil mortes a mais por cncer atribudas contaminao radioativa de Chernobyl. No ano de 1987, o Brasil registrou um acidente nuclear, ocorrido a partir de um material radioativo, no estado de Gois, quando uma cpsula de material radioativo, o Csio 137, proveniente de um equipamento de raio-x abandonado num ferro velho. A famlia proprietria do ferro velho abriu a cpsula e teve contato com um p amarelo radioativo, a experincia matou 4 pessoas e contaminou 120 pessoas. Nesse caso, a segurana falhou pela ausncia de monitoramento no descarte de material e equipamento de base nuclear em sua composio. Ao discutirmos a Energia Nuclear e seus aspectos ligados ao meio ambiente, devemos primeiro conhecer o chamado ciclo do elemento combustvel nuclear. Utiliza-se o termo elemento para designar o arranjo de varetas contendo o urnio encapsulado, que ser consumido durante o funcionamento dos reatores nucleares. Esse ciclo inicia-se na etapa de minerao de urnio. A percentagem de urnio nos minrios, normalmente, baixa, menos do que 1%. Desse modo, grandes quantidades de material tm de ser trabalhadas para se obter a quantidade necessria de urnio para o funcionamento de um reator nuclear durante um ano. Se no for adequadamente planejada, como qualquer atividade de minerao de grande porte, a minerao de urnio pode causar forte impacto ambiental. Esse planejamento deve incluir, entre outros, questes como: a gerao de poeiras, a utilizao das guas e a recuperao da rea degradada aps o fechamento do empreendimento. Como consequncia do baixo teor de urnio, grandes volumes de minrio teriam de ser Transportados e o custo do transporte para o seu processamento, em algum local distante da minerao iria inviabilizar financeiramente o empreendimento. Dessa forma, associa-se a minerao de urnio ao seu processamento. Durante essa etapa, o minrio tratado com cido sulfrico visando a solubilizar o urnio. Aps, ele encontra-se na forma de ons uranila (UO2+2). Segue-se a precipitao do urnio com di-uranato de amnio [(NH4)2U2O7], comumente chamado de yellow-cakeou bolo amarelo

Com exceo dos reatores do tipo BWR (Boiling Water Reactor - reatores de gua fervente), todos os reatores nucleares de potncia, ou seja, destinados produo de energia eltrica, utilizam elemento combustvel enriquecidos em 235U. A percentagem isotpica natural do 235U de 0,73%, enquanto que reatores PWR (Pressurized Water Reactor reatores de gua pressurizada) empregam elemento combustvel com cerca de 4% de 235U. Os processos de enriquecimento de urnio usam uma espcie gasosa contendo urnio: o hexafluoreto de urnio (UF6).O hexafluoreto de urnio , ento, utilizado no processo de enriquecimento. No Brasil, emprega-se o enriquecimento atravs de ultracentrfugas (Figura 2) e, como o fator de enriquecimento obtido em cada estgio baixo, utiliza-se um conjunto dessas unidades chamado de cascata.O impacto radiolgico ambiental dessas duas unidades considerado baixo e o maior problema ambiental est relacionado com o emprego de HF e de F2, ambos bastante txicos e corrosivos. Um reator nuclear de potncia do tipo PWR como os existentes em Angra dos Reis trabalha com uma sequncia de barreiras de conteno, a fim de que os produtos da fisso do urnio no atinjam o meio ambiente. A primeira dessas barreiras a prpria pastilha de urnio enriquecido. O elemento combustvel nuclear um arranjo de vareta, produzido em uma liga metlica base de zircnio chamada de Zircalloy. No interior dessas varetas, existem pastilhas cermicas de UO2. Portanto, as varetas so consideradas a segunda barreira .O reator nuclear de Angra 2 possui 193 desses conjuntos contendo cada um 236 varetas, perfazendo um total de 45.548 varetas. Angra I

Para atender as possveis necessidades futuras, em 1972 foi iniciada a construo de Angra I, mas s em 1985 a usina entrou em operao comercial. Em 1999 alcanou um fator de disponibilidade refrigerado de a 96% e uma gerao com bruta prdio de 3.976.943 de Mwh. Angra I tem 657 MW de potncia. Funciona com reator de gua pressurizada, moderado e gua conteno. Foi construda na praia de Itaorna em Angra dos Reis - Rio de Janeiro, e mesmo obedecendo aos mais exigentes padres internacionais de segurana, ainda h muita polmica. Alm de programas de segurana, testes peridicos de rotina garantem a proteo contra acidentes com liberao de radioatividade para o meio ambiente. Angra II

Em junho de 2000, Angra II teve seu reator entrou em fisso, com potncia de 1.309 Mw. O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, responsvel pelo licenciamento ambiental de emreendimentos industriais de grande porte. Para conceder a Licena de Operao de Angra II, foi exigido que fossem preparados o EIA(estudo de impacto ambiental) e o RIMA. O Estudo de Impacto Ambiental compreende na descrio do projeto e suas alternativas, nas etapas de planejamento, construo, operao, desativao (se for o caso), delimitao e o diagnstico ambiental da rea de influncia, a indentificao, medio e a valorao dos impactos, a comparao das alternativas e a previso da situao futura, a elaborao do Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA.

2.3 Avaliao dos impactos ambientais na Engenharia Civil. A finalidade de se estudar os impactos ambientais o de avaliar as conseqncias de algumas aes, para que possa haver a preveno da qualidade de determinado ambiente que poder sofrer alteraes na execuo de certos projetos ou aes, ou logo aps a implementao dos mesmos. Os empreendimentos da construo civil so atualmente um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente. As atividades relacionadas construo, operao e demolio de edifcios promovem a degradao ambiental atravs do consumo excessivo de recursos naturais e da gerao de resduos. Para a construo de edifcios tal fato ocorre principalmente pelo grande volume e diversidade de materiais nela empregados. A necessidade de minimizao dos impactos ambientais gerados pelas edificaes e a difuso dos conceitos de desenvolvimento sustentvel levaram o setor a buscar construes com melhor desempenho ambiental. As necessidades da gesto de processos, de melhorar os projetos, corrigir falhas decorrentes nas obras, melhorar o atendimento aos clientes e conquistar uma fatia maior do mercado so pontos unnimes hoje no setor da construo. Por outro lado, o crescimento desse mercado - que depende muitas vezes de recursos da natureza, como gua potvel, energia eltrica, matria-prima, espao para entulho, combustvel. - e sua relao com o meio

ambiente tem acarretado grandes prejuzos sociedade, como poluio do ar e reduo de reas verdes. Por exigncia da sociedade, as empresas foram obrigadas a perceber que, da mesma forma que trabalham com a gesto da qualidade para melhorar seus processos e obter melhores resultados com os clientes, devem usar a mesma lgica para melhorar sua relao com o meio ambiente.

Na etapa de projeto arquitetnico, sabe-se que a correta utilizao dos condicionantes fsicos, climticos e legais, do terreno em questo, pode propiciar a preservao do perfil do terreno e de vegetao nativa o mximo possvel, a criao de reas permeveis maiores, a reduo de consumos e de resduos.

Na fase de construo do produto edificao, tem como aspectos ambientais: A) A energia e as matrias-primas consumidas nas vrias etapas de construo de uma edificao tais como a gua (para a argamassa de reboco, por exemplo), ao, madeira, cimento, cal, tijolos, pisos, tintas, tubulaes prediais e esquadrias e, dos insumos tais como produtos de limpeza, a gua para a cura do concreto, escoras, pregos e madeiras para as formas. B) Os resduos em todas as etapas, alm das poeiras e dos rudos.

Como os edifcios so produtos com longa vida til, a fase de uso, responsvel por parcela significativa de impacto ambiental. Nesta fase, h grande consumo de energia, de gua e grande gerao de resduos, especialmente esgoto e lixo domstico. Em grande parte, a matria-prima empregada na construo civil obtida atravs da extrao de recursos naturais como areia, cimento, agregados, madeira e ao. O volume de matria-prima consumida na produo de edifcios elevado e crescente.

A gerao de resduo na construo civil pode ocorrer nas diferentes fases do ciclo de vida dos empreendimentos - construo, manuteno e reformas e demolio. Na fase de construo, a gerao est relacionada s perdas nos processos construtivos. Grande parte dos resduos originados na construo civil depositada clandestinamente em terrenos baldios, aterros, vrzeas e taludes de cursos de gua, provocando impactos ao meio ambiente. Alguns destes impactos so plenamente visveis e provocam comprometimento da paisagem urbana. O que se observa que falta um aprofundamento maior sobre os conceitos envolvidos dessa rea e que pouca ao prtica foi efetivada. Ainda faltam parmetros objetivos que permitam traar planos concretos de reduo dos impactos ambientais e o aumento da eficincia dos edifcios pblicos. Nesse sentido, algumas concluses e perspectivas podem ser apresentadas: a preocupao ambiental deve ser integrada ao processo de concepo e licenciamento do projeto, inclusive em termos de parmetros legais; os parmetros ambientais devem ser estabelecidos de forma abrangente e consistente, que considere as peculiaridades locais em termos de meio ambiente natural. Considerando-se que o uso abusivo de materiais, insumos desperdcio, as empresas de construo civil devem aliar a sua viso tradicional em que custos, tempo e qualidade so os fatores de competitividade, viso ambiental em que o objetivo principal minimizar os impactos ambientais originados pelo seu produto em todas as fases do seu ciclo de vida. Com isso, elas atendem bem aos clientes, contribuem para a preservao do meio ambiente, podem utilizar os resultados positivos para propaganda e, ainda, permanecer competitivas no mercado.

24 IMPACTOS NA MECNICA Setor automobilstico O setor automobilstico um dos principais agravantes da poluio ambiental. A sociedade j dispe de novas tecnologias nessa rea, motores que utilizam a chamada energia limpa. A comercializao de carros com motores eltricos, ar, magnticos, dentre outros,

estinguem um pequeno, porm, forte grupo social, por exemplo, os petroleiros, os donos de usinas e plantaes de cana-de-acar, redes de postos de gasolina. Em locais onde a poluio ambiental levada mais a srio, como algumas cidades da sua, por exemplo, veculos automotores que utilizam combustveis fsseis pagam um certo imposto, o qual os carros que utilizam energia limpa esto isentos, estimulando assim populao comprar automveis no poluentes. As reaes qumicas da combusto da gasolina e do lcool mostram que a gasolina 4 vezes mais poluentes que o etanol. Apenas a maior utilizao do etanol reduziria consideravelmente a poluio. Alm da poluio causada pela reao de combusto, existem muitos outros poluentes provenientes dos automveis, dentre eles os piores so: baterias, leos e pneus. Esses produtos podem deixar de ser poluentes se houver maior preocupao da sociedade em relao ao destino dado a esses materiais aps o uso. Os leos e baterias so facilmente resolvidos, basta ser feita a troca no perodo indicado pelo fabricante e em locais que realizam ou destinam os produtos para reciclagem. Os pneus poluem com o uso, mas a calibragem adequada, o balanceamento e alinhamento do carro dentro dos padres diminuem o desgaste excessivo, reduzindo o grau de poluio. Essa questo automobilstica depende da conscincia da sociedade, quando houver maior busca por carros que utilizam energia limpa, a poluio ser reduzida consideravelmente.

Setor petrolfero Sem duvida alguma esse o setor que mais causa danos ao meio ambiente.Pois desde da extrao do petrleo seu uso possvel achar poluio. No p rocesso de extrao, por exemplo pode ser OFFSHORE ou ONSHORE. Quando offshore(fora da costa) um desequilbrio descomunal no ecossistema marinho,pelo fato plataforma atacar diretamente o fundo do oceano com os dutos de extrao. Quando o processo onshore(na costa) um desequilbrio tanto social quanto ambienta. No mbito social,as pessoas proprietrias das terras onde encontrado petrleo so praticamente expulsas de suas terras ganhando apenas uma pequena parte do lucro da extrao do petrleo. J no mbito ambiental,a um desflorestamento da rea d extrao para a montagem de uma maquina chamada martelo extrator que extrair petrleo usando a fora gravitacional. O refino do petrleo feito em uma mquina conhecida como rvore de natal. feito de forma fracionada sendo a parte mais densa do petrleo destinada produtos pesados como asfalto. As grandes empresas tomam muito cuidado nessa parte,pois ela uma das maiores

causadoras de poluio. Como por exemplo a PETROBRS,quem em suas 10 refinarias, a Petrobrs tem desenvolvido sistemas de tratamento para todos os efluentes. Chamins, filtros e outros dispositivos evitam a emisso de gases, vapores e poeiras para a atmosfera; unidades de recuperao retiram o enxofre dos gases, cuja queima produziria dixido de enxofre, um dos principais poluentes dos centros urbanos. Os despejos lquidos so tratados por meio de processos fsico-qumicos e biolgicos. Um meio de conter o impacto causado pela industria do petrleo o programa PEGASO que foi criado em 2000 pela PETROBRS. Analisando o grfico (em anexo),podemos notar a eficincia desse programa,j no primeiro ano de sua existncia o volume de vazamento no Brasil caiu cerca de 60%. Programa PEGASO:

Est chegando Pernambuco uma gigante refinaria,porem com ela vem nmeros alarmantes de devastao,s na terra planejem do complexo de SUAPE sero devastados em torno de 893,48 ha de mangue, 166,06 ha de rea de restinga e 17,03 ha de mata atlntica. Uma rea impossvel de ser replantada. Setor hidreltrico As hidreltricas so um meio de obteno de energia considerada limpa, pois no produz nenhum tipo de emisso poluente para o meio ambiente e no deixa qualquer tipo de lixo ou resto de material que seja nocivo a qualquer ser vivo. Porm o que se discuti a respeito desse tipo de gerao de energia justamente toda a parte de estruturao e construo da barragem, pois para ser implantada, ela exige um certo desgaste do ambiente. necessrio, que seja alagada uma vasta rea ribeirinha, e nesta encontrada um pedao me mata atlntica, ou outra vegetao local e sua inundao traz prejuzo tanto flora, quanto fauna, visto que os animais que viviam naquele lugar, devero procurar outro habitat para sua sobrevivncia, tambm h a questo da fauna e flora aqutica que alterada, pois peixes deixam de percorrer seu caminho natural, tendo que mudar para obter alimento, algas e outros seres tambm so afetados. Ainda existe o problema dos troncos de rvores que so deixados na rea que ser inundada e isso faz com que o tronco submerso apodrea e se torne uma colnia de bactrias que consequentemente ir poluir o rio. Ainda h

o problemas das famlias que moram perto do rio e vivem dele, que precisam ser deslocadas em funo do alagamento justamente nesse ponto que ONG's e outras instituies privadas criticam porque, de fato existem outros modos de obteno de energia, menos agressivos. Essas instituies se baseiam em dados como o do Ministrio Pblico e de chefes de execuo de obras, para afirmar que uma usina hidreltrica demora de 8 a 10 anos para ser construda, para mostrar que so quase uma dcada de agresso ao meio ambiente. De fato, a construo desse tipo de gerao de energia, causa um impacto ambiental, assim como todo projeto de engenharia, porm ao se analisar um projeto desse nvel, deve-se pensar que isso ir beneficiar milhes de pessoas, como a nossa binacional (Brasil e Paraguai) usina de Itaipu, que a maior do planeta (s perde agora para a usina de Trs Gargantas, na China) e gera um total de 14000 MW. E ela j bateu alguns recordes quando a usina produziu 8.390.965 megawatts-hora (Mwh). Analisando alm dos impactos ambientais e sociais, a hidreltrica, para pases como o Brasil que cortado por diversos rios, e apesar da maioria ser rio de plancie, consegue ter rios onde haja a queda d'gua natural, um recurso a ser explorado sim, pois balanceando suas vantagens e desvantagens, as hidreltricas continuam sendo a soluo mais vivel, tanto economica quanto socio-ambientalmente.

3. CONCLUSO

Visto o que foi debatido e comentado, o trabalho apresenta os principais impactos gerados ao meio ambiente. E que, apesar dos projetos de engenharia causarem danos a natureza, deve-se sempre levar em conta a parte do bem que faz a sociedade. A engenharia surgiu da necessidade de um estudo para melhorar a vida do homem, logo deve-se analisar os benefcios que tais projetos trazem, porm sem que com isso no seja esquecida as leis ambientais e todos os cdigos. Fechamos o trabalho, mostrando as pessoas o quanto importante a conscientizao do estudo ambiental na nossa rea, esperamos ter esclarecido o mximo.

4. 5. BIBLIOGRAFIA

PINTO, Tarcsio de Paula (2001). Gesto dos resduos de construo e de demolio em reas urbanas da ineficcia a um modelo de gesto sustentvel. In : Reciclagem de entulho para a produo de materiais de construo: Projeto Entulho Bom, pp 76 - 113. Salvador: EDUFBA; Caixa Econmica Federal. SERVIO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TCNICAS. Gesto de resduos slidos em canteiros de obras.CDT/UnB, 2007.Disponvel em:http://www.sbrt.ibict.br/upload/dossies/sbrt-dossie43.pdf. Acesso em: 16 /10 /2008. http://www.itaipu.gov.br/ http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

Das könnte Ihnen auch gefallen