Sie sind auf Seite 1von 2

A segunda publicao o Guia de Estabilidade de Produtos Cosmticos, elaborado por representantes da Anvisa, setor produtivo e universidades brasileiras.

. O guia uma ferramenta indita para orientar fabricantes e prossionais da rea de cosmticos sobre como assegurar a eccia e a segurana dos produtos. O roteiro lista orientaes para testes que garantam a estabilidade das mercadorias, ou seja, que assegure a manuteno de suas caractersticas fsico-qumicas durante o perodo de validade do mesmo. Os interessados em adquirir o Guia de Estabilidade de Produtos Cosmticos e o Guia para Avaliao de Segurana de Produtos Cosmticos, impressos, devem enviar o pedido para o e-mail: editora.comin@anvisa.gov.br Alm disso, esto disponveis cartilhas e folderes com orientaes sobre protetores solares, alisantes, formol, pareceres tcnicos da CATEC e sobre assuntos de cosmticos afetos GGCOS A autorizao das empresas fabricantes, importadoras e distribuidoras de cosmticos, bem como a concesso do Certicado de Cumprimento de Boas Prticas de Fabricao so competncias da Gerncia-Geral de Inspeo de Medicamentos e Produtos da Anvisa (GGIMP). A inspeo e o controle sanitrio de produtos no mercado so descentralizados e realizados pelos rgos de Vigilncia Sanitria das Unidades Federadas sob a coordenao da Anvisa.

Realizao
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Gerncia-Geral de Cosmticos - GGCOS ggcos@anvisa.gov.br Ncleo de Assessoramento em Comunicao Social Comin/Anvisa SEPN 515 - Bloco B - Ed. mega CEP 70770-502 - Braslia DF www.anvisa.gov.br

Anvisa
Cosmticos
05.01-12-02-AGO 2005/10.000

APRESENTAO
A Gerncia-Geral de Cosmticos (GGCOS) da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) responsvel pela regulamentao e registro dos produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes. Sua estrutura composta por um corpo tcnico e administrativo formado por farmacuticos, bilogos, qumicos e engenheiros-qumicos. A Gerncia conta, ainda, com uma Cmara Tcnica de Cosmticos (CATEC), instituda pela Portaria n 485, de 7 de julho de 2004, cuja nalidade prestar consultoria e assessoramento e emitir parecer tcnico em matria relacionada a produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes. A CATEC formada por experts nas reas de dermatologia, toxicologia, microbiologia e cosmetologia, e por grupos de trabalhos especcos para elaborao de normas e manuais tcnico-cientcos.

Exercer demais atos de coordenao, controle, superviso e monitoramento necessrios ao cumprimento das normas regulamentares pertinentes Vigilncia Sanitria de produtos cosmticos; Representar a Anvisa no Grupo Ad-hoc de Cosmticos da Comisso de Produtos para a Sade do SGT n 11 Sade/Mercosul, e nos demais eventos nacionais e internacionais da rea cosmtica; Difundir conhecimento por meio de palestras e participao em eventos; Elaborar cartilhas e folderes com esclarecimentos e orientaes para o pblico referentes utilizao correta de produtos cosmticos; Colaborar com outras gerncias da Anvisa que atuam em: inspeo, laboratrios, comunicao, propaganda, ouvidoria e investigao nos assuntos de cosmticos.

A Gerncia-Geral de Cosmticos, em parceria com a Gerncia-Geral de Relaes Internacionais, coordena o processo de harmonizao e incorporao ao ordenamento jurdico nacional dos instrumentos internacionais acordados, bem como o atendimento aos compromissos assumidos.

LEGISLAO
A legislao pertinente aos produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes est disponvel no site da Anvisa:
www.anvisa.gov.br (rea de atuao - Cosmticos)

PUBLICAES
A GGCOS possui vrias publicaes disponveis para consulta no site da Anvisa:
http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/guia/index.htm

COMPETNCIAS
Elaborar e propor regulamentos relativos a produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes, tendo em vista a identidade, qualidade, segurana, nalidade, eccia, risco sanitrio, preservao e estabilidade dos produtos, inclusive nos casos de importao e exportao; Propor a concesso de Registro, Revalidao /Noticao e suas alteraes;

HARMONIZAO INTERNACIONAL
O Brasil, como integrante do MERCOSUL e do Foro de Harmonizao da Regulamentao de Produtos Cosmticos das Amricas, busca a harmonizao dos regulamentos tcnicos da rea de cosmticos, que tratam de aspectos relevantes de promoo e proteo sade do consumidor, de maneira a garantir a qualidade sanitria dos produtos, de acordo com referncias internacionais.

A primeira delas o Guia para Avaliao de Segurana de Produtos Cosmticos. O material traz informaes sobre avaliao de segurana dos produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes, com o objetivo de preencher uma lacuna referente falta de material tcnico de mbito nacional sobre esse assunto. Como resultado espera-se que a aplicao dessas informaes possa contribuir para melhor qualidade dos produtos e, conseqentemente, melhor desempenho das aes de controle.

Das könnte Ihnen auch gefallen