Sie sind auf Seite 1von 40

ABENSOUR, Miguel. A democracia contra o Estado: Marx e o momento maquiaveliano. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998.

I) NOTAS DO AUTOR O autor pretende fazer uma releitura de Marx que se afaste das leituras tradicionais feitas pelo marxismo, por considerar que essa corrente no foi capaz de absorver o real sentido poltico presente em seus escritos originais. Nesse sentido Abensour retoma os primeiros escritos sobre poltica de Marx entre os anos de 1842 e 1844. O autor acolhe Marx em sua indagao sobre a natureza da poltica e procura explorar uma contradio entre democracia e Estado e que se encontra contemporaneamente aparentemente resolvida na expresso: Estado democrtico. Mas a democracia reduzir-se-ia, poderia ser reduzida a modalidades de poder do Estado, por assim dizer, a um mtodo? (ABENSOUR, 1998, p. 16). Ao mesmo tempo em que rejeita a ideia de que democracia e Estado so dois conceitos que se reforam mutuamente, o autor ainda rejeita a hiptese de que a democracia um atributo do Estado, de modo que a destruio deste seria tambm a daquela. Abensour acredita que as preocupaes de Marx so similares no sentido em que transitam de um pensamento sobre o ser poltico at chegar ao pensamento revolucionrio sobre poltica, emancipao e democracia. II) INTRODUO
A constituio de uma cincia poltica nova, a que faz apelo Tocqueville, no visa reprimir, tentar corrigir os instintos selvagens da democracia a fim de tornar essa revoluo til, de submet-la civilizao, ao invs de deix-la erguer-se livremente, anarquicamente contra esta? Doravante, para Tocqueville, a alternativa no mais entre sociedade aristocrtica ou sociedade democrtica, mas entre uma democracia submetida ordem e moralidade e uma democracia desordenada, depravada, entregue a furores frenticos. A expresso Estado democrtico, que aparece desde a introduo da sua obra, no exprimiria muito bem o projeto de Tocqueville, como se se tratasse de fazer entrar a onda tumultuosa da democracia no leito do Estado? Associando a democracia ao Estado, no se trata para Toocqueville, de dissoci-la da revoluo? [...] Assim, a democracia que repousa sobre o princpio da soberania do povo, est, entretanto, sujeita a criar uma forma de despotismo indita, difcil de se nomear, poder tutelar mais que tirnico, que introduz uma nova espcie de servido regulada, amena e tranquila. Assim, a revoluo democrtica, longe de continuar sendo um movimento revolucionrio permanente, est destinada a estancar as paixes revolucionrias, substituindo-lhe novas paixes, que tm mais a ver com a manuteno do que j , do que com a subverso. (ABENSOUR, 1998, p. 19-20).

Logo na introduo de sua obra, Abensour justifica a insero de Marx dentro do momento maquiaveliano (o que pode causar incmodos), ao dizer que Marx no simplesmente um Maquiavel da classe operria, mas que ele um pensador que est inserido na crtica da filosofia poltica clssica. Marx estaria assim inscrito em uma srie de preocupaes da filosofia poltica moderna inaugurada por Maquiavel, sem, no entanto, se resumir a um discpulo deste.
Na verdade, Marx, em um artigo de julho de 1842, reconhece o quanto a filosofia poltica contempornea o pensamento da emancipao se constitui a partir de uma relao com a tradio. A ideia de Estado, o que Marx chama de a autonomia do conceito de Estado, longe de ser uma inveno fantasista das doutrinas polticas mais recentes, parece ser, observando-se bem, o fruto de uma relao viva com uma tradio multissecular, inaugurada por Maquiavel e Campanella, atravs da instituio maquiaveliana da filosofia poltica moderna. (ABENSOUR, 1998, p. 24).

Para inserir as preocupaes de Marx de forma apropriada no momento maquiaveliano, preciso uma requalificao mais ampla desse termo (ou perodo do pensamento poltico). Concordando com J. G. A. Pocock, Abensour se afasta da apresentao clssica da filosofia da poltica moderna, at ento inteiramente dominada pelo modelo jurdico-liberal, revelando a face oculta deste, isto , a existncia de um outro modelo, o paradigma cvico, humanista e republicano. (ABENSOUR, 1998, p.24). Essa nova caracterizao do momento maquiaveliano seria composta por trs elementos distintos: a) a reativao da vida poltica (cvica) em oposio vida contemplativa e imutvel da ordem medieval que carrega em si o germe da possibilidade constante de mudana social; b) a repblica como forma de satisfazer a necessidade poltica do Homem que refora a crtica atemporalidade das formas imperiais e monrquicas e est ligada ao incessante agir humano que, desdobrando-se no tempo, trabalha efetivamente para separar a ordem poltica da ordem natural (ABENSOUR, 1998, p.26); c) a formarepblica como ela mesma uma realidade histrica especfica que deve sobreviver s provas do tempo. Marx se insere nesse esforo de oposio s sobrevivncias do teolgico-poltico, mas Abensour se questiona se podemos limit-lo a isso (um discpulo de Maquiavel) e de todas as concepes de poltica subsequentes, entre elas a ideia de autonomia do conceito de Estado ou da irredutibilidade do domnio poltico. justamente no mbito de responder a esses questionamentos que Abensour faz sua escolha dos conjuntos de textos de Marx a serem estudados, a saber, os textos entre 1842 e 1844, fazendo uma separao no pensamento marxiano em 1843, entendendo

que a crise fez necessria uma reavaliao crtica de Marx em relao aos primeiros textos de 1842. Nesse sentido, os textos de 1842:
[...] colocam-se sob o signo, no tanto da emancipao poltica, mas da emancipao do poltico em relao ao teolgico , do complexo do Estado cristo. Se essa afirmao essencial da autonomia do poltico se traduz por uma tentativa de importar para o mundo germnico a idia republicana, ela leva, mais ainda, a uma verdadeira redescoberta do poltico; o lugar poltico pensado como irredutvel, como possuindo uma consistncia prpria e, na lgica dessa autonomia, considerado como determinante. (ABENSOUR, 1998, p.28).

Por outro lado:


[...] os textos de 1843 inauguram um questionamento desse poder determinante do poltico, pelo menos na figura do Estado. A crtica do Estado moderno, na forma de um relacionamento com a autonomia da sociedade civil, abre caminha a um descentramento de um novo tipo do poltico em relao a ele mesmo. (ABENSOUR, 1998, p.28)

Esse segundo momento de Marx pode resultar em duas interpretaes diferentes: a subordinao final do poltico enquanto superestrutura subordinada a infraestrutura econmica (consagrando o materialismo histrico e uma morte de seu momento maquiaveliano) ou o nascimento de novos questionamentos e direes (sendo assim um desvio no momento maquiaveliano) nas quais reaparecem as discusses sobre a democracia verdadeira e o fim do Estado. Abensour parte na busca dessa segunda interpretao que reflete um conflito interno Marx e sociedade contempornea em sua busca por emancipao dentro de uma modernidade incompleta (especialmente em relao liberdade e igualdade). III) A UTOPIA DO ESTADO RACIONAL Abensour, ao procurar demonstrar um corte entre os escritos marxianos pr-1943 e os ps-1943, inicia sua anlise pelos textos de 1842 e incio de 1843 textos publicados enquanto Marx estava vinculado a Gazeta Renana. O autor os interpreta como:
[...] uma expresso acabada e coerente da teoria do Estado racional e democrtico, espcie de eptome da luta prtica das correntes democrticas, durante a Revoluo Francesa e da luta terica dos filsofos alemes, na esteira do que W. Benjamin descreveu como os alemes de 1789. (ABENSOUR, 1998, p. 33)

Esse momento o de crtica s concepes de Kant e ao idealismo especulativo da formulao da filosofia do direito de Hegel, e de saudao das concepes mais materialistas e de ordem prtica de Bauer e Feuerbach. Apesar de no possuir o aprofundamento terico que Marx posteriormente vai conceder a essa crtica ela [...]

apresenta-se como a unidade da vontade e do pensamento e se prope a substituir uma filosofia da vontade e da ao a uma filosofia do esprito (ABENSOUR, 1998, p. 34).
Compreendamos que, para Marx redator da Gazeta Renana, tratava-se de importar para a Alemanha o modelo francs do Estado revolucionrio, de construir o Estado da razo, de fazer seus compatriotas, ainda mergulhados no reino animal do esprito, se elevarem modernidade poltica, isto , de transform-los em um povo de cidados. (ABENSOUR, 1998, p. 34) As contribuies de Marx, jornalista poltico, podem, pois, em um primeiro nvel, ser analisadas como uma conjuno harmoniosa do jacobinismo e do hegelianismo de esquerda. Essas contribuies manifestam, ao mesmo tempo, uma vontade de emancipar o Estado da religio, pela criao de uma comunidade poltica secular, e uma vontade de destruir as formas polticas do Antigo Regime estruturas hierrquicas, reino dos privilgios, para a elas substituir uma repblica democrtica, repousando sobre a igualdade poltica. (ABENSOUR, 1998, p. 35)

Essa viso, no entanto, no pode se limitar somente a termos puramente polticos, ou como simplesmente a uma luta em oposio ao Estado cristo e s formas polticas do Antigo Regime. Ela funda-se, e de certa forma repete, um fenmeno de outra amplitude [...] que Claude Lefort soube descobrir, como condicionando a emergncia de uma concepo racionalista e universalista da poltica, na circunstncia, o caso do humanismo florentino" (ABENSOUR, 1998, p. 35). Trata-se aqui de reconhecer que essa mudana pretende produzir no somente um novo discurso poltico, mas inaugurar categorias que implicam em uma nova determinao do real especialmente ao discutir as relaes do filsofo com o poltico ; uma forma de restituir o lugar da poltica separada da teologia; o que est em jogo uma nova concepo de poltica, de ordem do real e de seu movimento (tomado agora como movimento poltico), uma nova viso do ser social.
Para estabelecer a legitimidade dessa leitura maximal, apreender a constituio do momento maquiaveliano, reteremos dois textos, um de Feuerbach, outro de Marx, que mostram melhor como discurso poltico em francs moderno, proferido no cenrio alemo de 1841 a 1843 , sem dvida, o efeito derivado de um discurso fundador sobre a poltica, sobre o lugar da poltica, voltado inteiramente para uma reconquista da dimenso poltica, dimenso constitutiva da humanidade. (ABENSOUR, 1998, p. 36)

Na formulao de Feuerbach, o novo perodo da histria da humanidade demanda a negao do cristianismo e a afirmao da poltica enquanto atividade humana essencial. justamente essa mudana que faz com que os homens voltem seus olhos do cu para a terra que demanda uma mudana interna da filosofia; que orienta a formulao de uma nova filosofia. Esta, por sua vez, cessaria de ser puramente especulativa para tornar-se plenamente materialista e transformar a poltica naquilo que move no

somente a cabea dos homens, mas tambm seus coraes tornando-se, assim, uma espcie de nova religio.
pois a necessidade poltica, qual se reconhece o estatuto de necessidade de um novo perodo da histria humana, que comanda e exige a reforma da filosofia. Observaremos, alm disso, o verdadeiro retorno, que efetuou Feuerbach, atravs de um procedimento tipicamente dialtico, pois que a negao da religio colocada como condio de possibilidade da reapropriao do poltico: o desmembramento do poltico e do teolgico, a emancipao do poltico em relao ao religioso valem como momento preparatrio a uma transformao da filosofia em religio, pela interveno da filosofia. Muito mais, essa nova sacralizao da poltica informa, em toda sua extenso, o conceito de Estado, tal como construdo por Feuerbach. Do ponto de vista de sua gnese, seguindo-se Feuerbach, o Estado se deduz da negao da religio: quando o elo religioso se quebra ou se dissolve que pode surgir a comunidade poltica, quando a relao com Deus se apaga que pode se instaurar o ele inter-humano. Esse o trabalho do novo princpio supremo, sob sua forma negativa, a saber, o atesmo. [...] somente o desaparecimento do lao religioso, momento da separao, que torna possvel a constituio do lao poltico, momento da nova reunio. Ao se considerar a gnese subjetiva do Estado, surge uma relao entre a dissoluo do religioso e a formao do Estado. (ABENSOUR, 1998, p. 37)

A partir da negao das crenas que os seres humanos passam a lidar diretamente, segundo Feuerbach, com o desafio de olhar uns para os outros e estabelecer um lao de unio. Disso decorre:
A sada do teolgico-poltico se opera, pois, em um movimento de ruptura e de reunio, de desligamento e de ligamento que, ao mesmo tempo em que devolve aos sujeitos humanos sua finitude, abre uma nova sequncia ascensional, abre caminho ao surgimento de um novo sujeito infinito, que levanta sue vo do terreno da incompletude dos sujeitos finitos. So notveis os caracteres atribudos a esse novo sujeito que emerge da relao humana voltada sobre si mesma. O Estado colocado como um ser infinito, como uma totalidade, como atividade pura, como autodeterminao, enfim, como dotado de todos os atributos da divindade. (ABENSOUR, 1998, p. 38)

Abensour destaca que este o clima intelectual no qual se insere o jovem Marx em seus primeiros escritos ainda na Gazeta Renana. a partir desse enaltecimento do poltico que todo o horizonte crtico e categorial poltico de Marx se constri. De fato, nesse sentido, que os primeiros escritos de cunho jornalstico de Marx devem ser interpretados: como uma defesa da filosofia em tratar dos assuntos poltico tendo como base a razo, no somente na esfera privada, mas definitivamente na esfera pblica (no caso, no jornal).
De Spinoza Marx retm, pois, no somente a tesa central do Tractatus Theologico-Policitus, favorvel liberdade de filosofar, mas a ideia de que, para fundar a Res publica, convm destruir o nexus teolgico-poltico, esse misto impuro de f, de crena e de discurso convidando submisso, essa aliana particular do teolgico e do poltico (como o Estado cristo contemporneo de Marx) na qual, pela invocao da autoridade divina, o teolgico invade a cidade, reduz a comunidade poltica escravido, pior

ainda, desequilibra totalmente a ordem, sobrepondo lgica prpria uma lgica vinda de outra ordem. (ABENSOUR, 1998, p. 40) Uma linha de continuidade aparece nitidamente, indo de Maquiavel a Marx, passando por Spinoza, e que consiste em liberar a comunidade poltica do despotismo teolgico, a fim de devolver ao poltico sua consistncia prpria e de permitir assim o advento de um Estado racional [...].(ABENSOUR, 1998, p. 40) No se trata por isso, da parte de Marx, de ocupar simplesmente uma posio estratgica, mas, sobretudo, de articular sua prpria interpretao da histria da filosofia poltica, de definir o que constitui, segundo ele, a contribuio prpria da modernidade ao pensamento poltico. [...] o propsito de Marx, , na verdade, circunscrever o inititum a partir do qual possvel, doravante, pensar as coisas polticas. (ABENSOUR, 1998, p. 40-41)

Para Marx, nesse momento:


A legitimidade do questionamento filosfico sobre o poltico repousa sobre a autonomia do poltico. Inversamente, a autonomia do conceito de Estado um trabalho crtico relacionado com a filosofia, a seu movimento de emancipao, que permitiu a constituio de um sabe mundano do poltico, centrado em si mesmo. [...] Assim, Marx insere a descoberta do sistema poltico em um movimento geral de emancipao das cincias, em relao revelao e f [...].(ABENSOUR, 1998, p. 41)

No entanto, necessrio observar que mesmo ressaltando esse movimento prprio da modernidade, sua constante referncia ao pensamento clssico, o afasta da maior parte das tendncias empiristas prprias de seu tempo e que o afasta sistematicamente de autores como Hobbes e Kant (que apesar de divergncias explicam o Estado a partir de um empirismo do tipo scio-piscolgico, ou seja, de instintos, da ambio ou, quando muito, de uma razo puramente individual). Nesse sentido, Marx adere a filosofia que lhe contempornea em especial Hegel que volta-se para um conceito especulativo do poltico.
Considerar o Estado com olhos humanos, descobrir a lei de gravitao do Estado, afirmar que o centro de gravidade do Estado reside em si mesmo so proposies diretrizes que preciso compreender em dois sentidos, a saber: 1. para apreender a lgica do Estado necessrio libertar-se do teolgico; 2. essa emancipao no apenas uma liberao sob a forma de separao, de negao, mas deve se elevar ao nvel de uma posio, de uma liberdade afirmativa e isto significa que, uma vez conquistada a autonomia, preciso evitar remeter a lgica da poltica a outras ordens que no a poltica, e de modo a liberar uma gnese emprica do Estado, sob pena de ocultar, de imediato, a dimenso que o pensamento acaba de recobrar. (ABENSOUR, 1998, p. 42)

Recordando que no referimos aqui aos escritos de Marx que antecedem crtica da filosofia do direito de Hegel, Abensour comenta essa adeso de Marx ao conceito especulativo de Estado.

O Estado concebido por Marx como uma totalidade orgnica, como um sendo cujo modo de ser especfico o sistema. Assim, a unificao do mltiplo que realiza o sistema Estado, ou o Estado como sistema, no deve ser pensada como uma unidade-resultado, que proviria de uma associao ou de uma ligao do mltiplo, seja harmoniosa, seja conflituosa (ponto de vista empirista), mas segundo o modelo de uma unidade de carter orgnico. A ideia de Estado mais ideal, entendamos, especulativa, construda partindo da ideia do Todo, escreve Marx, ou ainda da razo da sociedade. Outro efeito dessa concepo especulativa do Estado: todo pensamento de uma separao, de uma exterioridade, entre o indivduo-cidado e a universalidade do Estado recusada em proveito de uma integrao da singularidade unidade orgnica, ou mais exatamente, do reconhecimento de uma adequao perfeita entre a razo individual e a razo da instituio estatal, ela mesma uma elaborao da razo humana. Essa filiao a um pensamento especulativo do Estado merece ser ressaltada, pois assim se mede mais de perto a dimenso a que se deve remeter a ideia de autonomia. Convm compreender a ideia de autonomia do conceito de Estado, segundo uma dupla acepo. Negativamente, afirmar a autonomia implica recusar uma gnese emprica, tanto quanto recusar o modelo do contrato ou de um gnese, a partir do concurso das razes individuais. Positivamente, pensar o Estado, segundo seu conceito, como forma primeira, como forma integradora, organizadora, exige pensar a autonomia no seu registro mais intenso, fazer esse conceito produzir todas as suas implicaes, a ponto de reconhecer, na comunidade poltica, o poder instituidor do social. Afirmar do Estado que ele o grande organismo, defini-lo como no derivado , ao mesmo tempo, aceitar sua primazia e instal-lo no lugar prprio da instituio do social. (ABENSOUR, 1998, p. 42-43)

IV)

A INTELIGNCIA POLTICA

Mantendo ainda essa perspectiva especulativa do Estado, Marx faz uma sensvel contribuio ao momento maquiaveliano ao formular a ideia de inteligncia poltica em sua reflexo sobre a imprensa.
Se o Estado se fez devido razo, s o ponto de vista da razo constitui a perspectiva legtima, a partir da qual se pode articular um pensamento do Estado. Isto significa que, nos textos do jovem Marx, uma crtica poltica esta na dependncia de uma crtica filosfica, que a crtica do interesse privado est na dependncia da crtica do empirismo. [...] A inteligncia poltica indica a operao do esprito pela qual os fatos da experincia sensvel so interpretados, regulados e organizados. Ou ainda, um fato da experincia no pode adquirir um sentido seno na e pela operao da inteligncia poltica. Se ele est altura da viso moderna do mundo, o legislador, longe de acolher os fatos na sua imediatez, de maneira emprica, deve apreend-los com as lentes do Estado, dar-lhe sentido, transportando-os para o terreno espiritual do Estado. (ABENSOUR, 1998, p. 44) A inteligncia poltica, redutora de toda exterioridade, rgo de totalizao, o que permite ao esprito, na e pela forma Estado, a volta a si mesmo. (ABENSOUR, 1998, p. 45) [...] a regra imposta para a propriedade a inteligncia poltica deve criticar e dominar a propriedade vale para todo elemento que pretendesse isentar-se de sua exterioridade, para escapar ao processo de totalizao e de universalizao. Em oposio lgica do interesse privado, Marx vai definir uma lgica do Estado como esfera da organizao consciente, ou mais exatamente, instaura um corte entre o ponto de vista do interesse privado e o

do Estado. A esfera do Estado uma esfera autnoma, luminosa, grandiosa mesmo, que no poderia, de modo algum, ser reduzida aos limites estreitos, s dimenses mesquinhas do interesse ou da propriedade privada, sob pena de perder sua dignidade, sua identidade, seu modo de ser especfico. [...] De acordo com essa independncia do Estado, quanto s determinaes exercidas pelos interesses que constituem a sociedade civil, de acordo com essa heterogeneidade do Estado, Marx definiu a modernidade poltica como a poca do direito pblico. (ABENSOUR, 1998, p. 45) Nos textos de 1842, Marx, terico do idealismo poltico, da elevao poltica, adere sempre s solues polticas, isto , quelas que, em presena de conflitos materiais, sabem elevar-se acima da esfera onde apareceram esses conflitos e fazer prevalecer o ponto de vista racional da totalidade. (ABENSOUR, 1998, p. 46)

A operao que Marx opera entre o interesse privado e a lgica estatal no se reduz a uma simples dominao desta sobre aquela. antes um conflito de duas lgicas diferentes de modo que, sendo a lgica estatal essencialmente superior, opera-se uma transubstanciao poltica, ou seja, uma transformao na substncia de um dos polos que o conduz ao outro:
Assim, por sua insero na esfera do Estado, o interesse privado, ao invs de ser subordinado ou dominado, sofre uma transformao, uma espiritualizao, que reduz de uma s vez sua exterioridade. No se trata tanto de comprimir, de abafar o interesse, como faria uma interveno estatal, mas de considerar o interesse privado luz do Estado, para faz-lo sair do fundo obscuro da sociedade civil. Tomado no crculo espiritual do Estado, o interesse privado se despoja de sua pele prosaica, de sua aparncia bruta de interesse privado, para cobrir-se com a vestimenta estatal. (ABENSOUR, 1998, p. 46)

O fenmeno da transubstanciao poltica seria


[...] uma verdadeira reconstruo estatista, ou regenerao poltica, de modo a desfazer a materialidade, a passividade, a dependncia, submetendo os elementos do Estado a um percurso ascendente que os leva a uma esfera onde, girando doravante em torno do sol da liberdade e da justia, ele conhecero uma irresistvel metamorfose. (ABENSOUR, 1998, p. 47)

Toda essa formulao conduz ao apogeu da concepo de autonomia do Estado no s em sua gnese, mas tambm em sua prpria natureza e movimento que est ligado essencialmente a uma viso especulativa do poltico. Tal como o percurso percorrido pelas cincias naturais que elevaram a conscincia da primeira percepo sensvel percepo racional da vida orgnica da natureza (ABENSOUR, 1998, p. 47-48), da mesma forma:
Um pensamento adulto, entenda-se, um pensamento especulativo, consegue distinguir, longe da diversidade do caos dos interesses, o esprito de uma unidade viva; ele consegue compreender o processo prprio do Estado, segundo o qual o particular gira em torno do geral. (ABENSOUR, 1998, p. 48).

Dessa forma, ao Estado so concedidas todas as caractersticas prprias de uma totalidade orgnica: o Estado no um simples envoltrio de diversas partes heterogneas, mas opera nelas uma transformao essencial ao unific-las em um tecido nico; a vida no Estado um processo complexo de diferenciao-unificao (so diferenas da unidade e no unidades de diferena que interagem em direo unidade); a prpria estrutura interna do Estado tida como orgnica, como um organismo vivo e dinmico; o movimento do Estado , dessa forma, um processo contnuo de autocriao, que mistura metamorfoseando toda materialidade, todo o passado e toda necessidade em uma recriao cotidiana de um tecido nervoso unificador. Esse o fundamento especulativo a partir do qual pode-se apreender o processo de transubstanciao que, no Estado moderno, transforma as partes materiais em rgos do todo espiritual (ABENSOUR, 1998, p. 48). Ao Estado concedida a posio de sujeito, incluindo a uma subjetividade prpria (vontades, racionalidades, inteligncias, etc.).
O Estado sujeito, e enquanto tal, que pensado como atividade pura, como Esprito, como totalidade integradora, como reduo da exterioridade, como desejo da coincidncia a si, como lugar em que se efetua e se cumpre o retorno do esprito para si mesmo. (ABENSOUR, 1998, p. 49)

Marx segue de perto o pensamento especulativo hegeliano, mas j se distingue deste no qual a esfera poltica permanece relativizada; subordinada ao saber do esprito absoluto. Para Marx, e aqui se revela seu alinhamento com os hegelianos de esquerda, a esfera poltica um absoluto. Alinhamento com o projeto Jovem-Hegeliano que pretendia transformar a prxis social e substituir uma fenomenologia do esprito por uma fenomenologia da vontade; a vida poltica em sua supremacia universal.
A contribuio de Marx ao momento maquiaveliano est altura do que nele vale como fundao desse momento; ela a prtica, sem falha, do novo pensamento do poltico, que se afirmou na dupla crtica ao Antigo Regime e ao Estado cristo. (ABENSOUR, 1998, p. 50)

O jovem Marx, levando ao extremo as concepes especulativas do Estado, teria declarado sua autonomia no somente em relao religio como tambm em relao a todas as outras esferas do mundo material.
por haver pensado o Estado como um grande organismo, sob o signo do pensamento moderno do sistema, por haver pensado o Estado como uma esfera autnoma, mas ainda, como uma esfera heterognea, uma esfera espiritual, ideal e, nesse sentido, plenamente ativa, capaz de superar os antagonismos e de criar, suprimindo as divises do social, uma comunidade. (ABENSOUR, 1998, p. 50)

A redescoberta do elemento poltico, guiado pelo pensamento especulativo, leva Marx a centrar no Estado e nas suas leis de funcionamento a elevao, a transfigurao das questes materiais a sua forma universal, plena, unitria. No entanto, cabe a questo:
[...] Marx, por ter pensado a autonomia do poltico at sua absolutizao, no chegaria, do mesmo modo, a fazer da poltica nossa religio? Marx, entusiasta da poltica (segundo seus prprios termos), embriagado, levada pela tonalidade religiosa de seu entusiasmo, no abandonaria, ao mesmo tempo, o terreno da poltica? Esta, na verdade, s conserva, talvez, sua identidade, abstendo-se de ocupar o ponto sublime, condenado por Merleau-Ponty, como lugar ilusrio, onde se resolveriam e se aboliriam todas as oposies. (ABENSOUR, 1998, p. 51)

V)

DA CRISE DE 1843 CRTICA DA POLTICA


Na passagem da crise crtica, efetuar-se-ia uma metamorfose do momento maquiaveliano? Se examinarmos agora a crise de 1843, podemos, de imediato considera-la como uma tentativa de dessacralizao do Estado, e em um duplo sentido. Como se, a princpios, Marx deixasse de conceber o Estado como modelo de sujeito infinito, se autodeterminando, integrando toda exterioridade, coincidindo consigo mesmo. (ABENSOUR, 1998, p. 52)

Essa dupla dessacralizao diz respeito crtica do ressurgimento de uma estrutura poltica pautada no sagrado e, ao mesmo tempo, a crtica de uma estrutura dualista e vertical entre uma base (vida profana) e o cume (o Estado). Uma das formas de olhar a crise de 1843 seria
[...] investigar o aparecimento, no pensamento de Marx, de uma cena poltica centrada em um sujeito que, com um foco plural, se espraia em mltiplas direes, o que Marx chama de a verdadeira democracia. (ABENSOUR, 1998, p. 52) A crise de 1843 , antes de tudo, uma crise poltica. Alm da ruptura com a utopia jovem-hegeliana do Estado racional partilhada por Marx em 1842, a meditao de Kreuznach produz uma constelao notvel de textos que, a despeito de suas diferenas, convergem para um ponto central: a denncia da revoluo poltica, em benefcio de uma forma radical de revoluo. (ABENSOUR, 1998, p. 53) Marx tira de sua experincia alem uma concluso que vale para o conjunto da sociedade moderna: trata-se doravante de criticar a emancipao poltica, forma de emancipao que a classe burguesa, enquanto classe revolucionria, trouxa para o mundo. Forma limitada de libertao, entretanto, j que uma determinada classe pensa a emancipao geral, a partir das condies, do contedo estreito que caracterizam sua situao histrica particular. (ABENSOUR, 1998, p. 53)

Em relao ao poltico, Marx altera sensivelmente sua posio em relao a 1842. No se trata de um recuo em relao temtica do poltico, mas de uma alterao sensvel que pretende aprofundar e radicalizar o processo de emancipao desse prprio poltico.

como se se produzisse, no caminho de Marx, um movimento de recuo em relao a 1842, como se sucedesse, a um superinvestimento do poltico, levando a uma redescoberta do poltico, no tanto um desinvestimento, mas uma outra maneira de investir o poltico. [...] melhor tentar retomar a complexidade desse procedimento, pelo qual Marx, ao invs de queimar o que adorou, age de maneira a prevenir uma excrescncia do poltico para, de alguma forma, salv-lo, prescrevendo-lhe, assinalando-lhe limites. (ABENSOUR, 1998, p. 53)

A crtica do poltico passa ento pela crtica do Estado em dois nveis, um sciohistrico e outro filosfico. No primeiro temos uma dupla crtica: tanto ao funcionamento abaixo do prprio potencial do Estado moderno dado por determinadas reminiscncias do Antigo Regime quanto ao novo problema posto pela relao do poder poltico e do novo poder econmico. No plano filosfico temos a crtica de que o Estado, na verdade, reproduz em formato profano, a mesma alienao originalmente religiosa entre produto e produtor (a constituio de uma verdadeira estadolatria).
Reapropriao das potncias humanas, esbanjadas no cu da poltica, dessacralizao do Estado, reorientao da emancipao, ainda com ajuda do modelo copernicano: que o homem no gravite mais em volta do Estado, sol ilusrio, mas que gravite em torno de si mesmo, tais so as direes que essa nova fase da crtica abre. (ABENSOUR, 1998, p. 54) [...] criticando a teoria hegeliana, Marx reprova, pelo mesmo movimento, a abstrao da concepo alem do Estado que apenas uma expresso particular da prpria abstrao do Estado moderno e o fenmeno social histrico da alienao poltica. (ABENSOUR, 1998, p. 54) Mas, se com ajuda da carta-programa dirigida a Ruge, em setembro de 1843, observa-se o mtodo pelo qual Marx conduz sua crtica, percebe-se que o entusiasmo da emancipao no anula absolutamente o entusiasmo da poltica, mas, ao contrrio, o inclui como momento necessrio e, em um certo sentido, inapagvel. (ABENSOUR, 1998, p. 54) De acordo com a carta de setembro de 1843, o trabalho crtico consistiria, pois, em reconhecer, em cada forma particular da realidade existente, quer se trata de uma forma da conscincia terica, quer de uma forma da conscincia prtica, a realidade efetiva para a qual ela tende; tratar-se-ia de levar cada forma da realidade a estar de acordo com o movimento que a produziu. Isto significa que se trata de incitar a realidade a dar livre curso ao que a sustenta, forma superior in statu nascendi da qual ela s representa uma expresso imperfeita e inacabada; por exemplo, de provocar a monarquia constitucional a reconhecer a verdade do princpio que a mantm, o princpio poltico, na democracia. [...] Assim, no se trata, para essa crtica de orientao muito claramente historicista, de desertar o terreno da revoluo poltica, para investir no campo da revoluo social, tanto mais que a primeira, na medida em que se saiba interpret-la, assinala em direo segunda. (ABENSOUR, 1998, p. 55)1
1

Nessa passagem Abensour faz uma citao direta da carta de Marx a Ruge que, apesar de suprimida da citao, acredito ser essencial para a compreenso da passagem: O crtico pode, pois, (...) extrair, partindo das prprias formas da realidade existente, a verdadeira realidade, como sua exigncia e seu fim ltimo (ABENSOUR, 1998, p. 55)

Refletindo ainda sobre a carta de setembro de 1843, Abensour destaca que a postura crtica proposta por Marx no implica em uma refutao das questes da poltica que so, no fundo, nossas prprias questes que devem ser analisadas pela prpria crtica; o objeto da crtica, sendo a prpria conscincia dos homens e de suas prticas, deve, portanto, incluir as coisas da poltica, sem, no entanto, assumir o distanciamento dogmtico.
[...] basta-nos notar que o trabalho, feito aqui por Marx, muito mais da ordem da auto interpretao, pela humanidade, de suas prprias lutas e deus prprias produes, que da ordem de uma crtica das ideologias. Observa-se, especialmente, a recusa de um distanciamento dogmtico, que instalaria o crtico em uma posio de exterioridade em relao ao mundo que ele submete a seu julgamento. (ABENSOUR, 1998, p. 56)2 Essa posio implica, relativamente poltica, que o crtico, contrariamente aos socialistas extremos, que s tm desprezo por essa esfera, no deve voltar as costas s questes polticas mas, ao contrrio, curvar-se sobre elas, para revelar-lhes, por seu trabalho de interpretao, os desafios da verdadeira significao. (ABENSOUR, 1998, p. 56) O caminho que leva a uma forma superior de crtica passa necessariamente pela crtica da poltica, em razo mesmo da natureza particular do Estado moderno. O estado moderno , com efeito, o lugar de uma contradio permanente entre sua inteno de universalidade, suas exigncias racionais e suas pressuposies reais. Isto significa que a crtica da poltica deve jogar com essa contradio, isto , que ela deve, ao mesmo tempo, levar o Estado a srio, acreditar em sua vocao e desmascarar sua mentira. Tratar-se-ia, de certo modo, de fazer com que a iluso poltica, a tenso do idealismo poltico produzissem efeitos que ultrapassassem os limites do Estado poltico. Assim, o Estado, na medida em que abre uma cena poltico onde afloram, onde se expressam os conflitos, o lugar de eleio para o trabalho do intrprete, levado por um interesse emancipatrio. por isso que, partindo desse conflito do Estado poltico consigo mesmo, podemos detectar, em toda parte, a verdade social. (ABENSOUR, 1998, p. 57) Mas, mais profundamente, pareceria que, para Marx, o Estado poltico, por seu objetivo, pela prpria intencionalidade que o constitui, fosse a presa de uma sobre-significao, como se estivesse obsedado por um horizonte insuspeitado, situando-se alm do Estado. [...] poderamos dizer da inteligncia poltica que ela pensa mais do que pensa, o Estado poltico sendo atravessado por um princpio implcito, de maneira a faz-lo sair dos seus limites, a leva-lo para alm dos seus prprios limites. Assim, o Estado poltico , para a crtica, um objeto duplamente privilegiado, enquanto cena de expresso de conflitos e enquanto lugar trabalhado por um movimento intencional que o ultrapassa, que pleno de um a mais e que, atravessando-o, provoca a vinda a si de um princpio, o princpio poltico. (ABENSOUR, 1998, p. 57)
2

Novamente, entre as duas citaes, existe uma transcrio da carta de Marx a Ruge. Essa transcrio de suma importncia para projetos futuros, de modo que a deixarei aqui registrada: Nossa divisa ser pois: reforma da conscincia, no pelos dogmas, mas pela anlise da conscincia mstica, obscura em si mesma, quer se manifesta na religio ou na poltica (...). Perceberemos que no se trata de traar uma grande linha suspensiva entre o passado e o futuro, mas de cumprir as ideias do passado. Veremos, enfim, que a humanidade no comea por uma obra nova, mas que realiza sua obra antiga com conscincia (ABENSOUR, 1998, p. 56)

[...] a crtica da poltica [...] tem por tarefa jogar com a tenso interna do Estado, praticar esse excesso do Estado sobre si mesmo, ou ainda seguir mais de perto a trajetria desse movimento de sobre-significao, de iluminao que atravesso o Estado poltico, orientando-se em direo ao telos que persegue volens nolens o Estado: o pleno desenvolvimento do princpio poltico. (ABENSOUR, 1998, p. 58) Se o enigma est longe de ser explicitamente resolvido, entrev-se melhor, entretanto, como o Estado poltico, reconhecendo seus limites, pode reconhecer, ao mesmo tempo, o horizonte para o qual o leva o movimento que o excede, e pode designar o termo dessa passagem dramtica da forma poltica forma geral, com o nome de verdadeira democracia. (ABENSOUR, 1998, p. 58) No se trata tanto de escolher a Repblica como forma estvel, destinada a responder fragilidade das coisas humanas, mas de buscar a comunidade poltica suscetvel de uma maior abertura, no sentido de que nela se podem manifestar melhor o mais que leva o Estado para alm de si mesmo, e as formas de emancipao que, em lugar de ser a liquidao da poltica, introduzem esta nova questo: como denominar as figuras da emancipao universalmente humana? Se a resposta que suscita essa crise a direcionar-se para a questo da emancipao humana, o exerccio da crtica da poltica, que depende de um modelo hermenutico, longe de levar a uma rejeio da emancipao poltica, submete-se interpretao, para obriga-la a reconhecer a sobre-significao da qual est plena e circunscrever este lugar, difcil de se discernir, alm do Estado moderno, ali onde a democracia pode realizar-se, na sua verdade. (ABENSOUR, 1998, p. 59)

VI)

UMA HIPTESE DE LEITURA

Nessa seo o autor sugere uma nova leitura do texto de 1843 que questionaria at mesmo a prpria interpretao de Marx em seu olhar retrospectivo sobre a obra. Assim, Abensour levanta o questionamento:
Melhor do que optar pela leitura cientfica que v no texto crtico da filosofia do direito de Hegel os primeiros elementos de uma crtica materialista da sociedade e do Estado no se poderia detectar a a procra apaixonada e difcil de uma filosofia poltica anti-hegeliana que se edificaria sobre a experincia poltica da liberdade moderna, tal qual ela se manifestou no movimento revolucionrio? (ABENSOUR, 1998, p. 60) Se levarmos em conta a auto-interpretao que Marx nos d, em 1859, de suas pesquisas de 1843, podemos concluir por uma inverso do ponto de vista de 1842 e pelo nascimento de uma nova cincia crtica. A lei da gravitao do Estado no deveria mais ser procurada por si mesma, mas nas condies materiais da vida, da sociedade civil, na estrutura econmica da sociedade. Essa transferncia do poltico para uma outra ordem est vem presente no texto de 1843. Ela poderia at mesmo ser o efeito do mtodo transformativo de Feuerbach, aplicado teoria da poltica. Ora, essa referncia deve nos alertar, pois situa o trabalho crtico de Marx em um

contexto isento de uma abordagem cientfica, mesmo se tratando de uma sociologia crtica. (ABENSOUR, 1998, p. 60) Em sua crtica Marx parte, primeiramente, da antinomia no resolvida entre duas determinaes do Estado, segundo Hegel: de um lado, em relao sociedade civil burguesa e famlia, o Estado estaria em uma relao de necessidade exterior, de outro, ele seria seu fim imanente. Antinomia no resolvida, de tal maneira que o Estado apresentaria uma face dupla: do lado da necessidade exterior, haveria dependncia e subordinao; o ser autnomo da sociedade civil e da famlia estaria subordinado do exterior ao Estado; a identidade seria somente externa, pois obtida em uma relao no isenta de violncia; do lado do fim imanente, no haveria nem dependncia nem subordinao, mas identidade harmoniosa, identidade interna, j que famlia e sociedade civil no seriam seno momentos da ascenso em direo Ideia, em direo universalidade objetiva do Estado. (ABENSOUR, 1998, p. 61)

Marx no somente aponta essa antinomia no resolvida como, talvez em uma aplicao direta do mtodo transformativo feuerbachiano, faz a inverso entre sujeito e predicado e assenta o Estado nas relaes reais na sociedade civil e na famlia; coloca o Estado na dependncia das esferas onde ele emerge.
Para o Marx da crtica de 1843, o ponto de gravidade do Estado reside fora dele mesmo, do lado das instncias atuantes, que so a famlia e a sociedade civil-burguesa. Em um primeiro nvel, portanto, estamos autorizados a ver uma inverso da tpica de 1842. Teremos a uma primeira resposta ao problema capital dos Tempos modernos, que Marx definiu como sendo o da relao da indstria, do mundo da riqueza com o mundo da poltica. Sem dvida o caminho parece aberto para incluir o poltico numa anlise dialtica da totalidade social. Mas e esse ponto essencial o passo no foi dado; no basta que um caminho esteja aberto para ser necessariamente utilizado. Na realidade estaramos verdadeiramente autorizados a ver nesse texto os primeiros esboos de uma concepo cientfica das relaes entre o Estado e a sociedade civil? Seria esse o objeto do texto? Seria esse o objetivo que perseguia Marx? Bastaria lembrar o carter inacabado desse texto, em 1843. Na verdade, se o passo no foi dado, porque, nesse momento de seu itinerrio, Marx no se comprometia, de maneira unvoca, na direo, aparentemente soberana, que, retrospectivamente, pensara conferir ao manuscrito no publicado de 1843, dando-lhe publicamente um sentido e apenas um, desprezando tenses e virtualidade mltiplas, que atravessam esse texto inacabado. [...] Uma outra leitura legtima e, em certo sentido, fecunda. (ABENSOUR, 1998, p. 62-63)

Essa segunda leitura ope-se a uma interpretao dita sociolgica pelo autor, na qual a sociedade civil e a famlia, em seu movimento, substituem o Estado como determinantes das relaes sociais na histria.
Mas se tentarmos apreender o texto no seu movimento e na sua contemporaneidade, a crtica que ele pratica parece situar-se exatamente na conjuno de duas linhas: uma crtica filosfica e uma crtica poltica. Crtica poltica, na medida em que Marx obedece a uma vontade poltica, que consiste em opor, a um modo de pensar burocrtico da poltica e do mundo poltico, um modo de pensar democrtico da poltica e, fazendo isso, elaborar ao mesmo tempo um pensamento da democracia e um pensamento da poltica, em harmonia com a lgica da democracia. Marx luta contra o saber burocrtico de Hegel, segundo ele, marcado pelo esoterismo e pelo

formalismo. [...] Mas, para alm da denncia de insipidez e de empirismo hegeliano, Marx elege, como objeto de sua crtica, a prpria especificidade do modo de pensar burocrtico. (ABENSOUR, 1998, p. 63) Na realidade, a Filosofia do Direito, de Hegel, seu aparelho conceptual, revela uma representao burocrtica do mundo e da totalidade social, que considera o Estado como uma entidade separada, autnoma e lhe atribui, consequentemente, o privilgio exorbitante de ser o nico agente, o lugar nico da atividade na sociedade. Esse , segundo Marx, o carter distintivo da representao burocrtica do mundo que atribui, com o registro da passividade, todo elemento exterior burocracia. Ou, mais exatamente, a hipertrofia da burocracia tem como efeito necessrio ocultar aos olhos dos prprios burocratas a mnima fonte de atividade, que nasceria espontaneamente no seio da sociedade. (ABENSOUR, 1998, p. 63-64) , pois, uma vontade poltica que anima Marx e o impele a pensar de maneira diferente a poltica; um impulso antiburocrtico que orienta seu olhar para a autonomia das esferas materiais e espirituais e o incita a unir uma vontade de emancipao real a um pensamento novo da histria, sob o signo da democracia, de tal forma que intervenha um deslocamento dos polos da atividade e da passividade. Da a troca notvel que se efetua no seu pensamento entre o mtodo transformativo e a vontade revolucionria. Se a revoluo pode ser definida como a execuo do mtodo transformativo no campo da prtica, de maneira inversa, o mtodo transformativo se constitui em interveno revolucionria no campo da teoria. (ABENSOUR, 1998, p. 64)

Promover essa inverso impe a questo da origem; impe a busca do sujeito verdadeiramente originrio e que ilumina a histria moderna, busca essa que, conforme defende Abensour, no cessa nas unidades da famlia e da sociedade civil burguesa, mas aprofunda-se e vai alm:
[...] Marx desvia, primeiramente a ateno do Estado, para orient-lo em direo sociedade civil e famlia, longe de deter-se nesse estgio, ele continua sua anlise, at poder relacionar sociedade civil, famlia que, nessa perspectiva, aparecem como derivadas com um sujeito, foco de atividade originrio, o dmos ou mais, exatamente, o dmos total. (ABENSOUR, 1998, p. 66) Se destacarmos o princpio filosfico de Marx, enunciado, nitidamente, na crtica de 1843 O que preciso partir do sujeito real e considerar sua objetivao podemos afirmar com razo que, segundo ele, h uma adequao perfeita entre a democracia como autodeterminao do povo e o princpio filosfico que lhe prprio, j que, com o dmos, o sujeito real, raiz da histria na modernidade, passa a existir na sua verdade. (ABENSOUR, 1998, p. 66) A democracia figuraria, pois, como a prtica, no campo poltico, do mtodo transformativo; da mesma forma, o mtodo transformativo figuraria como a efetivao, no campo da teoria, do princpio democrtico. A interpretao da crtica da poltica como uma hermenutica emancipadora vem confirmar essa hiptese de leitura. No se trata de relacionar o universo poltico e suas formas com instncias da totalidade social, que permitiriam explicar, sociologicamente, o poltico. Dizer que o ponto de gravidade do Estado

reside fora dele mesmo indica, alis, que preciso relacionar o Estado com esse movimento que o excede, que o coloca fora de seu eixo; relacion-lo a essa sobre-significao que o atravessa e cujo sujeito real no outro seno a vida ativa do dmos. Em outras palavras, o povo real detm o segredo da sobre-significao que obseda o Estado moderno. Em outras palavras, o foco de sentido do Estado moderno, o que sob a forma de um horizonte implcito d sentido ao Estado poltico (e ao mesmo tempo o relativiza), a vida plural, macia, polimorfa do dmos. (ABENSOUR, 1998, p. 66) Uma vez apreendido o movimento de Marx; uma vez assim nomeado o sujeito originrio, percebe-se o objeto de Marx na crtica a Hegel: pensar a essncia do poltico e esse ponto tem uma importncia capital em relao ao sujeito real, que o dmos, e no mais, como quer Hegel, em relao compreenso da Ideia como sujeito. (ABENSOUR, 1998, p. 66-67)

Nesse contexto, em Hegel no encontramos uma essncia poltica, que ser buscada por Marx a partir de sua crtica a Hegel. O que encontramos na filosofia do direito de Hegel uma simples derivao lgica do poltico. Dessa forma, por exemplo, as diferenas dos poderes constitucionais no possuem uma essncia poltica, mas so meras derivaes da prpria Ideia abstrata.
As proposies de Hegel so vlidas, tanto para o organismo animal, quanto para o organismo poltico. A ideia lgica funciona de forma semelhante, tanto em relao ao Estado, quanto em relao natureza. A Hegel falta a essncia do poltico e a essncia poltica de cada poder em particular, j que os diferentes poderes so determinados pela natureza do conceito e no pela prpria natureza. A filosofia do direito de Hegel no oferece, pois, seno a aparncia falsa de um saber real do poltico. (ABENSOUR, 1998, p. 68)

Diante dessa crtica a Hegel que de fato no teria explicado o Estado nem o poder poltico (justamente por no ter identificado sua differentia specifica), Abensour destaca a nova postura marxiana:
Retomando os termos de Marx, o trabalho filosfico consiste nesse caso, em permitir ao pensar concretizar-se nas determinaes poltica. Fazer surgir o que o prprio Marx designa como a lgica do corpo poltico implica desvendar o eidos das coisas polticas, em uma espcie de confronto permanente entre o prprio elemento poltico e o eidos das instncias, em seu prprio jogo complexo e diferenciado a energia terica sendo prpria do poder legislativo; a energia prtica do poder governamental , constituem o Estado moderno, em sua diferena com relao cidade antiga e Idade Mdia. (ABENSOUR, 1998, p. 69) Trata-se, pois, de reconhecer que, em certo sentido, a anlise de Marx, onde polmica e afirmao no param de se imbricar, est totalmente voltada para a vontade de responder pergunta: qual a differentia specifica do organismo poltico, uma vez que o filsofo est determinado a pensar o mundo poltico, no mais a partir da ideia lgica de organismo, mas fazendo plenamente justia particularidade do elemento poltico? (ABENSOUR, 1998, p. 69) O que acontece com a ideia de organismo, relacionada a esse sujeito particular, ao mesmo tempo energia terica e energia prtica que o dmos?

Poder-se-ia ver aqui um outro modo de totalizao, em ruptura com uma lgica de identidade? Em resumo, a ideia de sistema mantida, apesar da mudana do sujeito ou a mudana do sujeito teria como efeito prejudicar a prpria ideia do sistema? Para responder a essa questo convm colocar-se no lugar da verdadeira democracia que, nesse texto, figura como uma espcie de ponto limite, onde est em jogo a lgica da coisa poltica. (ABENSOUR, 1998, p. 69)

Para Abensour essa leitura no faz um afastamento do momento maquiaveliano, mas sim uma aproximao com este, uma vez que aprofunda os questionamentos acerca da essncia do poltico e a coloca como uma questo terrena, dos homens reais, que nega qualquer prvia determinao filosfica. VII) OS QUATRO CARACTERES DA VERDADEIRA DEMOCRACIA Partindo da famosa frase de Marx acerca dos franceses, da verdade contida em toda constituio e o desaparecimento do Estado 3, Abensour destaca que [...] Marx nos incita a pensarem uma situao paradoxal, em que o desaparecimento do Estado poltico s pode intervir dentro e atravs da plena conscincia de si de uma comunidade poltica acedendo sua verdade (ABENSOUR, 1998, p. 71). Ao desaparecimento do Estado coincide com o surgimento de uma forma poltica superior, mais perfeita. Aparece, neste momento, pela primeira vez, um contraste entre Estado e democracia; temtica essa que no abandona os escritos posteriores de Marx.
O projeto de Marx na crtica de 1843 , como dizamos, pensar a essncia do poltico em relao ao sujeito real que o dmos. Isso quer dizer que a busca da essncia do poltico e a busca da verdadeira democracia coincidem necessariamente, ou mesmo se confundem. Interrogar-se sobre a essncia do poltico leva questo da democracia; ressaltar a diferena especfica da democracia em relao s outras formas de regime o mesmo que se defrontar com a prpria lgica da coisa poltica. [...] A verdadeira democracia entendamos como democracia a que atinge sua verdade, enquanto forma de politia a poltica por excelncia, o desabrochar, a apoteose do princpio poltico. Donde se conclui que compreender a lgica da verdadeira democracia atingir a lgica da coisa poltica. (ABENSOUR, 1998, p. 72)

Esse estudo no , de forma alguma, simples e, justamente por sua complexidade, no comporta uma simples negao do Estado. O autor dedica-se neste captulo a tentativa de elencar os principais caracteres da verdadeira democracia. Em primeiro lugar, temos a oposio entre a soberania do monarca e a soberania do povo. Marx, j na crtica de 1843 e opondo-se a Hegel, toma o partido desta ltima. Isso ocorre devido a inverso do pensamento hegeliano anteriormente comentada, inverso essa que faz com que o povo assuma o papel de Estado real. Dessa forma,
3

Os franceses da poca moderna entenderam que, na verdadeira democracia, o Estado poltico desapareceria. Isto certo para o Estado poltico enquanto constituio, mas no mais vlido para o todo, escreveu Marx na Crtica da filosofia do direito de Hegel.

Ao invs de perceber a democracia como o sinal de um povo que permaneceu em um estado arbitrrio e no orgnico, Marx, pelo contrrio, considera a forma democrtica como o coroamento da histria moderna enquanto histria da liberdade. Mais do que isso, faz da democracia o telos para o qual tende o conjunto das formas poltica modernas, quer se trate da monarquia constitucional ou da Repblica. (ABENSOUR, 1998, p. 73) De um ponto de vista terico, conclui-se que a monarquia no pode se compreender a partir dela mesma, mas somente a partir do horizonte, ou seja, do princpio implcito que a move: o princpio democrtico. Ora, se compreender a monarquia exige um descentramento, j que somente a lgica da democracia d a chave da monarquia, em compensao, a democracia pode se autocompreender, se autoconhecer, recentrada sobre si mesma, em seu prprio nvel, j que no depende de nenhuma forma superior, pois o sujeito real, o dmos, nela se institui em uma relao plena. Melhor dizendo, no lugar da democracia que o prprio princpio poltico se desvenda em sua perfeio. (ABENSOUR, 1998, p. 73)

Marx, nesse ponto, afasta-se de M. Hess, para quem a poltica era um sistema de dominao entre senhor-escravo tal qual a religio, de forma que somente sua supresso poderia fazer do homem um ser livre. Hess concordava com Hegel que a monarquia era a apoteose das formas poltica justamente porque revelava (agora discordando de Hegel) a essncia mesma da poltica, ou seja, um sistema de dominao. Mesmo em sua forma republicana, a poltica vista como um sistema de dominao, dado a separao entre governantes e governados. Hess caminha (e puxa Espinosa nessa direo) para o anarquismo.
[...] se o poltico pode ser a condio de pensado com referncia relao dominao-servido, o mal poltico, sendo a dominao do homem pelo homem, ele , entretanto, pensado como irredutvel apenas quanto dominao, porque o que est em jogo, o que se torna questo no e pelo poltico a prtica dos homens de um viver-junto segundo as exigncias da liberdade, da vontade livre. (ABENSOUR, 1998, p. 74)

Marx, contrariamente a Hess, ressalta o pensamento democrtico de Espinosa, para quem a democracia era o ponto culminante das formas polticas, sendo ela mesma a forma poltica mais racional, natural e capaz de respeitas a liberdade dos indivduos. Dessa forma, a democracia aparece como realizao da essncia poltica.
[...] a democracia, sendo o regime mais racional e livre, a comunidade poltica por excelncia, sendo os regimes aristocrtico e monrquico apenas formas derivadas e insuficientemente elaboradas da instituio poltica, j que, em ltima anlise, toda soberania de essncia democrtica. (ABENSOUR, 1998, p. 76) [...] se, para Marx, a democracia , como para Spinoza, o regime natural e figura como o paradigma da politia, ou ainda, como o hiper-modelo da vida poltica verdadeira, precisamente na medida em que, para Marx, a essncia da poltica no pode ser reduzida ao polo exclusivo da relao senhor-escravo mas, ao contrrio, consiste na prtica da unio dos homens,

na instituio sub specie rei publicae da um estar-junto orientado para a liberdade, ou, ainda, na prtica do que Marx chama o comrcio humano, ou a atividade mediadora dos homens. Nesse sentido, o elemento poltico , na verdade apreendido por Marx, como um elo especfico, irredutvel a uma dialtica das necessidades, ou a uma derivao da diviso do trabalho; como um momento que uma sociedade humana, destinada liberdade, no pode dispensar, sob pena de cair novamente no mundo animal poltico (viver e multiplicar-se). Neste, e por este elemento, se destaca o lugar onde O homem real, enquanto povo, universalidade dos cidados, se expe permanentemente prova de universalizao. (ABENSOUR, 1998, p. 76)

Percebe-se que a divergncia entre Marx e Hess d-se na prpria essncia do poltico (enquanto dominao ou enquanto instituio de comunidade), divergncia essa que afeta tambm suas consideraes divergentes sobre monarquia e democracia. Na crtica de 1843, Marx procura no uma negao da poltica, mas a superao da viso dogmtica presente em Hegel em prol da procura da essncia tica ou antropolgica da mesma.
Nesse sentido, Marx pode, como Moses Hess, colocar-se do lado dos atestas polticos, com uma nica diferena, mas de peso: enquanto Moses Hess tem uma relao unicamente negativa com a poltica, Marx chega a elaborar com esta tal relao crtica, que ele distingue o verdadeiro do falso, assim como pensa no desaparecimento do Estado, mas como advento da verdadeira democracia. (ABENSOUR, 1998, p. 77)

Em segundo lugar,
A relao entre a atividade do sujeito, o dmos total e a objetivao constitucional na democracia diferente do que se efetua nas outras formas de Estado, mesmo se a soberania, nestes casos, se revela ser igualmente de essncia democrtica, a despeito dessas formas. (ABENSOUR, 1998, p. 77) Essa relao se traduz, na democracia, por uma outra articulao do todo e das partes, o que acarreta um efeito fundamental, que vale como critrio distintivo da democracia, ou seja, que a objetivao constitucional, a objetivao do dmos sob a forma de uma constituio, a objeto de uma reduo. (ABENSOUR, 1998, p. 78) Entendemos que, para continuar em conformidade com sua essncia especfica a lei a existncia do homem , a constituio submetida a um processo de reduo. Seria errado confundir essa reduo com um apagamento ou um rebaixamento. [...] no sentido em que, processando-se esse retorno, feito esse reconhecimento, conveniente reduzir a objetivao considerada naquilo que o momento de um processo mais global determinar, pois, seus limites com muita exatido, para melhor controlar a energia terica e prtica que se despende na esfera poltica. Assim, na medida em que Marx tem uma alta ideia do que se passa, do que se efetua na constituio democrtica, que ele conclui, precisamente, pela necessidade de uma reduo, para no comprometer o desenvolvimento da operao efetiva. Ora, qual essa operao efetiva? Voltemos formula enunciada acima: a democracia, enquanto forma de Estado particular (e no apenas enquanto verdade de todas as formas de Estado), desvenda a essncia de qualquer constituio poltica, quer dizer, o homem socializado. (ABENSOUR, 1998, p. 78)

Abensour chama a ateno para uma diferena essencial entre pensar a poltica a partir do oikos e no da polis, na interpretao do que seria, no pensamento de Marx, o homem socializado. Esclarecendo essa advertncia:
No estamos na presena de um problema de direito social, do tipo a sociedade contra o Estado, segundo a qual, com o advento do homem socializado, a constituio poltica desapareceria, porque teria se tornado caduca. Ao contrrio, a problemtica que Marx prope especificamente poltica, colocando em jogo, no nvel poltico, uma teoria da soberania e, no nvel filosfico, um pensamento da subjetividade. Contra Hegel que, preocupado em satisfazer o princpio moderno da subjetividade, faz do homem (a pessoa do prncipe) o Estado subjetivado, para Marx, trata-se de mostrar que, pelo contrrio, na democracia, o homem como ser genrico, o povo, o dmos (o recurso ao termo grego no indiferente) chega, no e pelo Estado, objetivao. (ABENSOUR, 1998, p. 79)

Nesse sentido, compreendemos que a essncia do homem somente se realiza no momento em que ele tem acesso esfera poltica; possui tambm uma existncia poltica. Somente assim o homem realiza a sua generalidade de ser social.
Longe, pois, de pensar que o advento da societas torna intil, obsoleta a civitas, pelo acesso civitas que se produz a emergncia da societas. Ou ainda, no porque o homem um animal socialis que ele se d uma constituio; mas antes porque ele se d uma constituio, porque ele um Zon politikon, que ele se revela ser efetivamente o homem socializado. Convm ir ainda mais longe. A essncia poltica, o homem socializado, quando observado de perto, mostra na realidade, a essncia do homem tal como pode se manifestar, na medida em que ela se liberte, se torne livre, precisamente dos limites da famlia e da sociedade civil e das determinadas que delas decorrem. No , pois, atravs das relaes que se engendram na sociedade civil que o homem consegue cumprir seu destino social, mas lutando contra elas, rejeitando-as politicamente, na qualidade de cidado do Estado poltico, que ele pode conquistar sua essncia de ser genrico. Assim, o modo de ser poltico se abre experincia da verdadeira existncia universal, experincia essencial da comunidade, da unidade do homem com o homem. Subordinada ao princpio do prazer, a sociedade civil buguesa produz, certamente, elos; mas estes ficam afetados por uma irremedivel contingncia. Somente o desligamento, no nvel da sociedade civil burguesa, permite a experincia de uma ligao genrica, pela entrada na esfera poltica. (ABENSOUR, 1998, p. 79)

A separao caracterstica ordem burguesa entre o social e o poltico se tornar, pois, um impedimento a esse tipo de experincia, a esse tipo de identificao e de realizao do gnero humano, da poltica e da verdadeira democracia. Na poltica moderna o indivduo, a fim de relacionar-se com a esfera poltica, deve se despir de todas as suas determinaes reais consolidando a prpria separao entre social e poltico. {Nesse sentido, acredito que podemos concluir que a universalidade prometida pelo Estado completamente abstrata. No existe identificao do indivduo com o universal, mas uma negao do indivduo para o contato com um universal que , dessa forma, abstrato; e por ser abstrato, incompleto. Essa abstrao se funda e necessria para a

manuteno, nunca demais lembrar, de uma ordem social injusta}. Mesmo na representao, o ato de constituio do poltico na ordem burguesa contraditrio:
Dois momento esto isolados nesse ato poltico, definido como uma total transubstanciao: o da colocao entre parnteses da sociedade civil, necessrio que nele (no ato poltico) a sociedade civil burguesa se livre totalmente dela prpria como sociedade civil burguesa enquanto estado privado, e o da vinda a si do homem socializado no e pelo elemento poltico: preciso que, nele, a sociedade civil faa valer uma parte de sua essncia que, alm de no ter nada em comum com a existncia civilburguesa real de sua essncia, ainda lhe diretamente oposta. O lugar do poltico se constitui, pois, como um lugar de mediao entre o homem e o homem e como um lugar de catharsis em relao a todos os laos no-essenciais que mantm o homem distncia do homem. Chegamos, assim, ao paradoxo de que o homem faz a experincia do ser genrico, na medida em que se desvie do seu estar-a social e que se afirme em seu ser de cidado, ou antes, em seu dever-ser de cidado. Poderamos, parafraseando uma declarao posterior de Marx, dizer: o dmos poltico ou no absolutamente nada. (ABENSOUR, 1998, p. 81)

Voltando a questo da reduo da constituio:


Notemos, primeiramente, que porque a democracia o enigma solucionado de todas as constituies, o homem socializado e que ela sabe ser essa soluo (o momento da conscincia de si, e do conhecimento de si, prprio de uma filosofia da subjetividade) que ela conseguir evitar que a objetivao constitucional degenere em alienao poltica. [...] Assim, retida ao fundamental, colocada em relao com a energia do sujeito, a constituio democrtica no se reifica, no se cristaliza, no se constri enquanto potncia, forma estranha, acima do sujeito e contra ele. A resoluo da constituio (o homem socializado) afasta o perigo de petrificao, pois acarreta uma reduo da constituio, uma determinao de seus limites enquanto momento, pois ela lhe d o estatuto de momento. (ABENSOUR, 1998, p. 81-82) Alm disso, pela mesma razo que a constituio recolocada, reimersa no processo que a produz e a, segundo Marx, o que prprio da instituio democrtica social vai ultrapassar o nvel da esfera propriamente poltica para se estender totalidade das esferas, isto , igualmente s esferas nopolticas. (ABENSOUR, 1998, p. 82) A reduo, como uma determinao dos limites, parece ser a condio de possibilidade da extenso, como se o movimento de retorno a um sujeito originrio tivesse como efeito tornar possvel, liberar, uma retroao da atividade desse sujeito, em todos os domnios nos quais sua energia chamada a atuar. (ABENSOUR, 1998, p. 82) Na democracia, cada momento realmente apenas um momento do dmos total. A democracia pensada como um sistema centrado em um sujeito unificante, cuja energia, tanto terica quanto prtica, constitui o princpio da unificao. (ABENSOUR, 1998, p. 82)

Abensour interpreta, dessa forma, a democracia como um movimento complexo que poderia ser decomposto em vrios outros momentos, todos eles, no entanto, correspondendo a essncia da democracia.

Na monarquia, mesmo que a soberania seja interpretada como de essncia democrtica, temos uma relao defeituosa entre o todo e as partes: o todo est subordinado a uma de sua partes o monarca, ou a constituio monrquica de modo que o povo est subsumido a uma de suas maneiras de ser. Na democracia, a constituio seria somente um momento do processo de autodeterminao do povo. Dessa forma, a monarquia mistificadora e paralisadora porque toma o determinando (o povo) como determinado e o determinado (a constituio) como determinante.
Percebemos, assim, o quanto a crtica de 1843 levado por uma luta generalizada contra qualquer viso, seja de inspirao monrquica ou burocrtica, que tenha por efeito colocar o gnero humano, o povo, do lado da passividade, da minoria, escondendo do sujeito sua prpria atividade e, ao mesmo tempo, inibindo-a. Na democracia fica clara, ao contrrio, uma relao determinante-determinado, que satisfatria no sentido em que est em harmonia com o que a se efetua, o princpio poltico definido como uma emergncia da unidade genrica na forma da constituio, com o nome de dmos. (ABENSOUR, 1998, p. 83) Com a democracia assistimos constituio do povo, no sentido jurdico e meta-jurdico, recebendo o povo o trplice estatuto de princpio, de sujeito e de fim. Nessa relao de si para si, que se executa na autoconstituio do povo, na autodeterminao, a constituio, o Estado poltico representa apenas um momento; certamente, um momento essencial, mas apenas um momento. O povo apresenta essa particularidade de ser um sujeito que , ele mesmo, seu prprio fim. (ABENSOUR, 1998, p. 83) por isso que a democracia aparece, com razo, como o enigma resolvido de todas as constituies. Na verdade, o que est em causa, em todas as constituies, exatamente a autodeterminao do povo. Mas, justamente, s se trata dela, e quando dela se trata, na inconscincia, na mistificao ou mesmo na denegao. Ora, aquilo que est sendo apenas trabalhado nas outras formas de regime, a democracia tem por tarefa leva-la a termo, fazer dele sua obra. Ela faz dele sua obra porque ela sabe que o sujeito de qualquer sociedade poltica a atividade, o poder energtico do povo. Um enigma resolvido no apenas conhece a soluo, mas se conhece e se reconhece como tal. (ABENSOUR, 1998, p. 84)

O terceiro carter:
Esse objetivo de uma autoconstituio do povo, de uma objetivao do comrcio humano sob o modo poltico, que nunca se degradaria em alienao poltica, culmina em um pensamento da auto-instituio democrtica do social, segundo o modelo de um auto-instituio, de uma autodeterminao continuada. De acordo com Marx, na sua essncia, mas sobretudo na sua prpria existncia (uma democracia que no se realiza no um democracia), a constituio continuamente reconduzida a seu fundamento real, o homem real, o povo real (..), ela definida como sua prpria obra. Marx introduz aqui a questo da temporalidade democrtica, concebida por ele como uma criao continuada, como uma plena adeso de si a si, entre o foco do poder, o fundamento (o povo real) e sua obra. Trata-se de uma coincidncia continuada entre o sujeito e sua obra, ou melhor, entre o sujeito e seu operar, como se o tempo no devesse introduzir uma defasagem na prtica

desse poder. Na democracia, toda objetivao , permanentemente, reportada a seu fundamento, a seu foco de atividade em uma espcie de presena total e de tal maneira que a relao entre o sujeito e sua obra no se distenda na temporalidade, no admita nenhuma passividade do lado tempo, no deixe abrir, no curso da prtica poltica, nenhuma distncia temporal, falha ou brecha pela qual possa se introduzir a heteronomia. Assim, por esse movimento constante de retorno fonte, para-se o processo de petrificao, ope-se uma barragem a um deslizamento da objetivao para a alienao, a fim de que a energia do dmos mantenha intacta sua qualidade de fora viva, sua mobilidade, sua plasticidade e sua fluidez.(ABENSOUR, 1998, p. 84-85) Marx, na crtica de 1843 [defende que]: o povo tem, permanentemente, o direito incondicional de se dar uma nova constituio. A constituio se tornou uma iluso prtica, assim que deixou de ser a expresso real da vontade do povo. (ABENSOUR, 1998, p. 85) Ao acentuar, assim, esse imperativo de plasticidade, de flexibilidade prpria do viver-junto democrtico, apreendemos, por outro caminho, a importncia fundamental da reduo. Graas a essa operao especfica da democracia, evitamos que se instale uma confuso entre uma parte e o todo, confuso que teria, como efeito, acarretar uma excrescncia ilegtima dessa parte e engendrar por sua vez uma pretenso exorbitante de regular, de maneira dominante, as outras esferas. Mas, alm disso, graas reduo, o sujeito poltico controla a objetivao constitucional, do ponto de vista do tempo, isto , consegue evitar a alienao, no prprio curso de sua realizao no tempo. A reduo satisfaz s exigncias contidas na ideia de criao contnua, j que por essa via, o momento constitucional, em vez de se dobrar sobre si mesmo, abre-se sobre um nvel fundamental, sobre a atividade instituinte, sobre a energia, sobre o foco originrio que o produz. (ABENSOUR, 1998, p. 86) Produzir-se-ia a uma espcie de auto-interpretao, ligando-se a uma autoradicalizao da verdadeira democracia, atravessada permanentemente pela exigncia de retomar a atividade produtora, de estar de acrodo com o sujeito agente. Nenhuma dvida de que esse pensamento da democracia se elabore sob o signo da filosofia da ao [...].(ABENSOUR, 1998, p. 86)

Inspirado pela ideia de Moses Hess de auto-criao constante do esprito ativo que, por isso mesmo, encontra-se com sua liberdade (a filosofia da ao como uma filosofia da liberdade) e contrabalanceando a ideia feuerbachiana de temporalidade pensada sempre como um presente incessante de fundao continuada, temos o pensamento marxiano acerca da temporalidade democrtica que se apresenta com certa ambiguidade:
Mas nessa escolha da auto-instituio continuada, manifesta-se a ambiguidade de Marx. Ambiguidade, com efeito, porque, em um primeiro tempo, s podemos reconhecer nesse pensamento da temporalidade democrtica, preocupada em conjurar, em expulsar a no-coincidncia, que introduz necessariamente a efetuao no tempo, uma radicalizao da ideia moderna de liberdade, da ideia de autonomia, a ponto de se confundir com a inteno de uma autofundao continuada. (ABENSOUR, 1998, p. 87) Mas, se verdade que o presente pode ser pensado como o modo fundamental do viver-junto democrtico, orientado para a liberdade, se

verdade que a afirmao do presente condio da liberdade, convm ainda acrescentar logo que a reabilitao do presente s vele enquanto o presente, prprio instituio democrtica, for colocado como ideal regulador, como ideal prtica a ser realizada na histria e no como existncia, no como realidade objetiva. Ou, ainda, que a identidade, que suporta esse privilgio atribudo ao presente, seja colocada como dever-ser e no como ser. (ABENSOUR, 1998, p. 88)

A essa concepo de temporalidade democrtica pode se erigir a crtica da falta de finitude, a crtica do pensamento que se ergue sobre as bases metafsicas da infinidade do ser:
Pensar a verdadeira democracia sob o signo da autofundao continuada implica pensar o povo segundo o modelo do sujeito infinito. Como se Marx, por ter rompido os elos do presente com outras dimenses do tempo, tivesse expulsado, por um caminho diferente do da estabilidade (mas no menos metafsico), o tempo da poltica, esquecido, nesse ponto, das teses de Feuerbach, que exigiam introduzir um princpio passivo na filosofia. (ABENSOUR, 1998, p. 88)

Mas o prprio autor em seguida adverte: Mas no seria apressada uma condenao, sem apelo, do Marx de 1843, em nome da finitude? (ABENSOUR, 1998, p. 88). E completa:
Uma dupla postulao parece reger esse pensamento de Marx: se, por um lado, dependente de uma ideia do sujeito como causa de si, esse pensamento oblitera, incontestavelmente, a finitude, por outro lado, na medida em que ele no para de insistir nessa vontade de auto-instituio continuada, ele declara volens nolens que essa identidade de si a si s pode existir reconquistada, permanentemente, ao desprendimento e despossesso que, por sua vez, no cessa de introduzir o tempo. Assim a verdadeira democracia, regida pelo princpio de autofundao continuada no pensada como realizao definitiva, mas como uma unidade, fazendo-se e refazendo-se permanentemente, contra o surgimento sempre ameaador da heteronomia; em resumo, levada pelo movimento da infinitude do querer. (ABENSOUR, 1998, p. 89)

Por fim, o quarto carter, Abensour comea com uma retomada das principais caractersticas estudadas anteriormente e que diferenciam a democracia e de outras formas de Estado, desde a monarquia at a repblica. O autor faz isso retomando as caractersticas da democracia que a tornam nica, uma verdadeira exceo.
A democracia se caracteriza por uma relao indita entre o Estado poltico, ou a constituio, e o conjunto das outras esferas materiais ou espirituais, o que Marx designa, s vezes, como o Estado no poltico. O que caracteriza a democracia que o todo, entendamos o todo da existncia de um povo, nunca organizado em funo de uma parte, no caso, a constituio (o monarca, a monarquia constitucional, a esfera pblica, a repblica, que permanecem formas alienadas ou que, enquanto formas, testemunham a alienao poltica). justamente porque a democracia nunca permite advir uma confuso mistificadora entre uma parte e o todo entre o Estado poltico e o dmos que ela deixar o terreno livre para a atividade instituidora do sujeito, que encontra sua finalidade em si mesmo. (ABENSOUR, 1998, p. 89)

Abensour ento avana sobre um tema importante ao afirmar: Somente o trabalho da reduo permite uma subsuno correta, que consiste em pensar um elemento particular, o Estado poltico, como compreendido, includo no todo, o dmos total (ABENSOUR, 1998, p. 89). O que de fato queremos dizer com reduo que no se resume ao desaparecer e mais, o que de fato desaparece nesse processo? Nesse sentido, o autor refora que a reduo refere-se: a) o Estado poltico sofre reduo ao voltar a sua essncia; ao que ele de fato; a um momento; a um elemento e no mais que um elemento; b) o Estado poltico reduzido a sua existncia enquanto parte do todo (prevenindo-se a inverso entre o todo e suas partes); c) o Estado poltico reduzido no atua como uma parte que determina o todo, ou seja, desfaz-se a inverso entre determinante e determinado. Nas formas polticas que no sofreram a reduo essas trs caractersticas encontram-se plenamente invertidas: o Estado poltico tomado como universal e, por isso, tomamos a parte pelo todo, engano este que vai permitir a esta parte dominar e determinar as partes.
Ascenso, disfarce, dominao, tais so os trs caracteres da iluso poltica, que tm como efeito instaurar, consequentemente, um desiquilbrio, atravs de uma relao hierrquica abusiva, entre esse momento particular e os outros elementos, entre o Estado poltico que adquire, ao mesmo tempo, o estatuto de forma organizadora, em relao s outras esferas, que continuam como simples momentos particulares. Precisemos que esse momento poltico, elevado indevidamente ao estatuto do universal, no se reporta s outras esferas, enquanto forma unificante, no modelo da razo, faculdade arquitetnica, mas se relaciona a elas, de acordo com as modalidades analticas e separadoras do entendimento. O Estado poltico na monarquia (o prncipe) ou na repblica (a esfera pblica que, exatamente enquanto dominante, deixa aqui de ser a constituio somente poltica) se apropria da funo de dominante, sem dominar realmente, quer dizer, sem que penetre materialmente no contedo das outras esferas no-polticas. Essa forma organizadora funciona enquanto faculdade separadora, que se instala no dualismo entre o Estado poltico e o Estado no-poltico, mais ainda, faculdade que denuncia esse dualismo para melhor fazer valer sua universalidade imaginria, em relao s particularidades deixadas no seu estado anterior. (ABENSOUR, 1998, p. 90-91)

Dessa forma particular de ser do Estado poltico moderno, que no sofreu a reduo, no devemos inferir, segundo Abensour, que a verdadeira democracia seja algo como a superao do universal e do particular via uma razo unificante. Chegar a essa concluso perder de vista o centro da crtica de 1843.
Diramos melhor que porque, na democracia, o momento poltico continua sendo o momento particular, porque ele no elevado ao estatuto de forma organizadora, que o princpio poltico capaz de ganhar as outras esferas. , exatamente, reduo do Estado poltico a um momento, que devemos imputar o mrito de abrir a possibilidade de uma instituio democrtica do conjunto das esferas. (ABENSOUR, 1998, p. 91)

Como pode uma reduo permitir que a democracia se expanda a todas as esferas da sociedade? A resposta dupla: a reduo ao impor os limites impede a transfigurao do momento poltico em um universal abstrato que dominaria a totalidade e, ao mesmo tempo, retorna o poltico a sua essncia a autodeterminao do dmos que passa a poder irrigar, fluir para outras esferas da vida social. Voltemos agora questo principal desse quarto carter e que parte, na verdade, da descoberta moderna dos franceses, segundo a qual, na verdadeira democracia, o Estado poltico despareceria. O que entender exatamente por esse desaparecimento?
Digamos, para afastar toda a simplificao abusiva e alertar o intrprete, que Marx sada os franceses modernos por terem sabido compreender, na chegada da verdadeira democracia, o desaparecimento do Estado poltico, unicamente no sentido de uma forma organizadora e de uma esfera separada, o que, de nenhuma forma, significa a extino ou o desaparecimento do poltico. O Estado poltico persiste, enquanto momento particular da vida do povo, mas , sobretudo, com o advento da verdadeira democracia que o princpio poltico consegue sua realizao, como se a reduo, sobre a qual repousa a democracia, tivesse como efeito, pelo bloqueio que exerce, liberar paradoxalmente a sobre-significao que obseda o Estado, a ponto de permitir uma passagem para alm do Estado poltico, atravs de uma instituio democrtica da sociedade, de tal forma que o dmos possa se manifestar e se reconhecer, enquanto dmos, na totalidade das esferas, respeitando a especificidade de cada uma. (ABENSOUR, 1998, p. 93) O advento da verdadeira democracia no deve ser confundido nem com a famosa noite em que todos os gatos so pardos, nem com um nascer do sol ofuscante a ponto de apagar todos os contornos. (ABENSOUR, 1998, p. 93)

Reforando esse argumento o autor faz duas ponderaes. Primeiramente deve-se evitar entender a simultaneidade do princpio formal e do princpio material [como] a verdadeira unidade da democracia (ABENSOUR, 1998, p. 93), ou seja, a unidade que engendra a democracia no tem nada a ver com a unificao, que decorreria da imposio de uma forma unificadora a um contedo, sujeito diviso (ABENSOUR, 1998, p. 94). Ora, a crtica de Marx monarquia dupla, pois denuncia no somente a separao entre o Estado no-poltico e o poltico, como tambm a tentativa de imposio de uma forma ao um contedo. Dessa forma, o autor alerta:
No se trata, assim, de ter sucesso onde a monarquia fracassou, mudando somente de forma; trata-se, antes, de romper com a prpria ideia de forma, seja ela organizadora, segundo o modo da separao ou segundo o modo da unificao. (ABENSOUR, 1998, p. 94)

Como segunda ponderao, Abensour refora a ideia de que o desaparecimento do Estado poltico no elimina o poltico enquanto existncia particular de um povo.
O momento poltico, destronado, decado da qualidade excepcional de ser a forma organizadora da existncia do povo, no deixa, no entanto, de ser um

elemento particular da existncia do povo e que, na sua prpria particularidade, permanece inapagvel. (ABENSOUR, 1998, p. 94)

{Acredito que existe margem para um tipo de interpretao que, apesar de eu no achar correta a partir dos escritos de Abensour, possvel de ser feita especialmente a partir da complexidade da argumentao e das imprecises do texto. Essa interpretao seria a de que no existe nada de errado com a forma do Estado moderno, ou seja, que seria possvel operar o Estado moderno pelos princpios da verdadeira democracia. Esse argumento parece at bastante idealista como uma reforma da conscincia que deixa intacta a materialidade factual. Pois bem, necessrio demonstrar, com um pouco mais de preciso, como a forma do Estado moderno (talvez a repblica), uma forma na qual a verdadeira democracia no pode se realizar, na qual ela impedida de se realizar, e mais, que a realizao dessa verdadeira democracia exige a dissoluo dessa forma de particularidade poltica do vida social, sem negar, no entanto, como o principal ponto de Abensour, a existncia de uma particularidade outra, bem mais orgnica e fluida, mas que existe!}
Uma vez, pois que colocado um final ao que Marx chamar, em 1844, o exagero presunoso do fator poltico, poderamos dizer que esse momento conhece, de alguma forma, um desdobramento revelador de sua complexidade: com efeito, submetido ao jogo da reduo, o poltico permanece o que , e no tende a se transformar de parte em todo, isto significa que ele no chega categoria de elemento dominante, nem categoria de elemento determinante: na democracia, o Estado, enquanto particular, somente particular. Mas ele existe, alm disso, enquanto universal: enquanto universal ele o universal real. (ABENSOUR, 1998, p. 94-95)

Ou seja, o Estado no se coloca como uma universal formal, que pretende dar forma universal ao contedo no-poltico, mas, por outro lado, um universal real por ser um momento da realizao da essncia libertada, em um primeiro momento, por sua prpria limitao; um universal enquanto particularidade da realizao de sua prpria origem (essncia) do ser socializado, reencontrado com si mesmo. justamente a reduo que permite [...] uma verdadeira converso desse momento particular, de tal forma que ele possa produzir uma universalidade efetiva (ABENSOUR, 1998, p. 95).
Converso, com efeito, que tem valor de abertura, porque poderamos dizer desse momento que, restaurado em seu foco originrio, ressurge para alm da oposio reificada e reificante do contedo e da forma, realiza-se enquanto puro agir, enquanto puro operar. (ABENSOUR, 1998, p. 95) A crtica da ideia de forma e valorizao da ao so as duas condies da verdadeira democracia. O Estado poltico desformalizado, ao mesmo tempo em que generalizado ou, mais exatamente, generalizado porque desformalizado, pois, graas reduo, conseguiu seguir uma via diferente

daquela da universalidade formal. Trabalho da energia prtica e terica do povo, o Estado poltico, enquanto potncia, tem acesso a uma dimenso essencialmente dinmica; reconduzido a um foco originrio ele reemerge enquanto atividade instituidora. (ABENSOUR, 1998, p. 96) O enigma, ao qual nos confrontamos, o da instituio democrtica do social. Poderamos compreender este processo de instituio como se se tratasse, para o povo de, autodeterminando-se e autoconstituindo-se, fazer advir tambm nas outras esferas, nas esferas no-polticas, o que se discute na esfera poltica: o homem socializado. No sobre a forma da politizao generalizada de todas as esferas; mas tratar-se-ia, antes, de fazer de maneira com que a questo, enunciada pelo poltico, no poltico, conhecesse uma ressonncia em cada uma das esferas. Como se os diferentes momentos que constituem a existncia plural do povo, sob o impulso do momento poltico, se remetessem uns aos outros, como tantos espelhos, a imagem do homem socializado, do homem como ser genrico. A tendncia da verdadeira democracia poderia ser que o dmos fosse a figura poltica, o nome sobre o qual adviesse, alm da ciso entre um estar-a poltico e um estar-a social, um estar-a humano. (ABENSOUR, 1998, p. 96)

{Farei a resenha das trs prximas pginas de modo mais crtico. A partir do segundo pargrafo da pgina 96, Abensour se envereda por um terreno arenoso. Comea afirmando que o que Marx pretendia dizer, por desaparecimento do Estado, somente o desaparecimento desse Estado poltico enquanto pretendesse usurpar abusivamente a funo de uma instncia de determinao ou a de uma forma organizadora (ABENSOUR, 1998, p. 96). Mas, como j vimos, o poltico permanece presente enquanto particular da vida do povo. A partir daqui a argumentao se torna mais problemtica: Abensour afirma que estamos to longe do anarquismo, quanto do comunismo, to longe de uma espontaneidade social se auto-regulando, quanto da emergncia da comunidade genrica, para alm do poltico, fora do poltico (ABENSOUR, 1998, p. 96). Afirmao complicada uma vez que o autor no oferece nenhuma definio do que entende por anarquismo ou por comunismo alm das poucas palavras contidas na citao. Claramente existe aqui uma discordncia entre a argumentao de Abensour e aquela de Thamy Pogrebinschi para quem a comunidade a realizao plena da verdadeira democracia. As dificuldades no cessam por a. O autor prossegue com a defesa de que o momento poltico, reduzido a sua justa medida, indispensvel para a emancipao das outras esferas da vida social. O problema aqui que essa indispensabilidade, plenamente justificada, transforma-se, logo em seguida, em uma espcie de superioridade ou uma espcie de hierarquizao entre os momentos emancipatrios em detrimento de uma viso mais simultnea:

Existe, com efeito, para Marx, como que uma sublimidade do momento poltico. A elevao prpria da esfera poltica: em relao s outras esferas, ela representa um alm. Ao poltico , pois, legtimo reconhecer os caracteres da transcendncia: uma situao para alm das outras esferas, uma diferena de nvel e uma soluo de continuidade em relao s outras esferas, valorizada por Marx, quando acentua o carter luminoso, o carter exttico do momento poltico. [...] No poltico e pelo poltico, o homem entra no elemento da razo universal e faz a experincia, enquanto povo, da unidade do homem com o homem. O estado poltico, a esfera constitucional, desdobra-se como elemento onde se efetua a epifania do povo, ali onde o povo se objetiva enquanto ser genrico, enquanto ser universal, ser livre e no limitado, ali onde o povo aparece, para ele mesmo, como ser absoluto, um ser divino. (ABENSOUR, 1998, p. 97) Marx, insistindo na sublimidade do poltico, designa, ao mesmo tempo, o foco no qual pode intervir a transformao da objetivao em alienao. Esfera sublime, a poltica est exposta, por isso mesmo, aos perigos da excrescncia ou, ainda, ela afetada, em razo de sua relao com o sublime da vida genrica, por um tropismo em direo ao exagero presunoso. Por isso, Marx considera que, relativamente aos diversos momentos da vida do povo, o Estado poltico era o mais difcil de se elaborar. (ABENSOUR, 1998, p. 97-98)

Nessa ltima citao, o autor parece sugerir que a esfera poltica, devido a sua sublimidade, estaria mais exposta ao processo de alienao. Ora, uma alternativa um tanto quanto suspeita aparece aqui: a alienao do poltico deve-se quase que por uma condio do prprio poltico. Acredito que essa afirmao demasiada a-histrica. Acredito que o processo de alienao poltica segue de perto a instaurao da sociedade burguesa e lhe prpria, no devido a algum tipo de caracterstica essencial ao poltico, mas devido a especificidades do processo histrico de constituio e reproduo dessa sociedade. Mesmo a complexidade do poltico, da compreenso do Estado poltico, deve-se a essa construo, que histrica, e que primariamente determinada pela esfera econmica e no pela poltica. Dessa forma a poltica possui determinaes externas a si (dentre as quais a econmica ganha prevalncia) e internas a si, o que torna sua anlise complexa. Da forma como Abensour coloca, a reduo do poltico seria responsvel por conter esse mpeto dominador do poltico que lhe seria prprio. Por fim, Abensour levanta a importante questo de que a emancipao poltica foi um momento importante da Histria (motivo pelo qual Marx sada os franceses), no entanto, utiliza-se da seguinte frase: Essa abstrao, que o Estado somente poltico, um momento necessrio, historicamente e teoricamente e que no poderamos reprovar aos franceses, porque, na falta dessa abstrao, a passagem da natureza cultura no poderia se operar, nem se manifestar o princpio poltico (ABENSOUR, 1998, p. 98). As doses de etapismo dessa argumentao so considerveis e, ao mesmo tempo, abre espao para argumentaes reformistas acerca do Estado; apesar de, logo em seguida,

lembrar-nos que o movimento emancipatrio no culmina na emancipao poltica via Estado moderno: Entretanto, essa no a ltima palavra da vida do povo, nem a derradeira figura da emancipao (ABENSOUR, 1998, p. 98). Considerados todos os elementos anteriormente levantados (e sua influncia devidamente isolada), chegamos ao final dessa crtica, concordando com a seguinte posio do autor:
Em resumo, conveniente converter a cerimnia do poltico em vida genrica desse ser rela e total que o dmos e que, enquanto dmos, no seu ser-povo, participa, ao mesmo tempo, do princpio poltico e do princpio sensualista que, ser vivo e real, cabea e corao, se d, como meta, a realidade em sua totalidade. (ABENSOUR, 1998, p. 98)

Retomo agora a resenha em sua forma anterior} O autor conclui esse captulo dizendo que o caminho para entender o desaparecimento do Estado poltico estreito e espreme-se justamente entre a dissoluo total do poltico no social (permanecendo o poltico como uma particularidade do social e at mesmo como uma particularidade privilegiada de disputa entre autonomia e heteronomia; entre a existncia ou no do dmos) e sua objetivao fetichizada, alienada, que conduz sua excrescncia em detrimento das outras esferas sociais. {Existe nesse interstcio uma suposio, por parte do autor, de que a revoluo hngara de 1956, seria um pequeno esquema real da formulao terica do Marx de 1843}. Termina o captulo retornando, de certa forma, o pensamento de Marx Hegel marcando, assim, uma posio especfica quanto a influncia deste sobre aquele (relativizando a influncia feuerbachiana) e, ao mesmo tempo, relembrando a especificidade do poltico que no est imediatamente ou totalmente subordinado (e, portanto, derivado) do social; do sociolgico:
Em relao posio de 1842, torna-se claro, no texto de 1843, no interior mesmo da crtica de Hegel, uma retomada, de certo modo, do movimento hegeliano, mas que teria, como particularidade, ser transferido de uma filosofia do esprito para uma filosofia da ao. Enquanto em Hegel o caminho para a absolutizao do poltico est barrado, porque o poltico est a relativizado, em relao ao saber absoluto, no Marx de 1843, o poltico sofre um desnivelamento e, em consequncia, uma relativizao, mas, desta vez, face atividade absoluta do sujeito que o dmos. Evidentemente, essa relativizao do poltico na lgica de uma filosofia da ao, no poderia ser confundida com uma derivao do poltico, em relao a uma instncia sociolgica, que seria colocada como dominante e determinante. Se podemos notar, entre os textos de 1842 e a crtica de 1843, o deslocamento de uma absoluto poltico para um absoluto democrtico, essa passagem, que no indiferente, parece dever ser atribuda ao surgimento de um novo sujeito, sujeito real e total, o dmos, ao mesmo tempo cabea e corao, que substitui um sujeito com inteligncia poltica, a um sujeito outrora somente cabea, somente razo. (ABENSOUR, 1998, p. 99-100)

VIII) VERDADEIRA DEMOCRACIA E MODERNIDADE Nesse ltimo captulo, Abensour se interroga sobre a possibilidade de incluir a anlise marxiana acerca da verdadeira democracia dentro da tradio de pensamento da democracia moderna. { curioso notar como as interpretaes problemticas destacadas no final do ltimo captulo continuam a exercer sua influncia na resposta a esta pergunta}. O autor, por um lado, diz que a resposta a essa pergunta afirmativa (no sentido em que haveria um momento particular e superior contido na esfera poltica) e por outro lado destaca uma resposta negativa (baseada na possibilidade de ser da democracia para alm da esfera poltica e que demanda uma reforma social ou invs de sua reafirmao). Assim, ele comea retomando a problemtica do desaparecimento do Estado:
entre esses dois polos antagonistas que se situa Marx: desaparecimento do Estado poltico, enquanto forma organizadora, mas, manuteno do poltico, do momento da vida do povo, de modo que a liberdade e universalidade possam estender-se ao conjunto das esferas para penetr-las; tal a escolha de Marx, com o nome de verdadeira democracia. (ABENSOUR, 1998, p. 101)

A essa recapitulao segue a resposta afirmativa questo colocada inicialmente: a verdadeira democracia responde positivamente a tradio da modernidade uma vez que manteria a exigncia de uma diferenciao das esferas da vida de um povo sendo a verdadeira democracia superior porque impede justamente que cada momento, cada esfera no ultrapasse sua justa funo. {Novamente notaremos certa tendncia hierarquizao revolucionria das esferas por parte de Abensour}.
Na democracia, nenhum dos momentos adquire uma significao que no lhe convenha desse ponto de vista, a reduo do momento poltico, exemplar e aquilo que vale para esse momento vale para os outros. Graas a essa reduo, as esferas particulares, ouvindo o apelo da comunidade, sob o signo da liberdade, surgida no lugar do poltico, podem responder a ele e realizar-se conforme seu ser. Eletrizadas pela iluminao do poltico, as esferas particulares podem, por sua vez, brilhar com toda sua luz. A autoconstituio da verdadeira democracia nem socializao, nem politizao mas advento do estar-a genrico, do estar-a humano, no e pela poltica, longe de apagar a diferenciao, tem antes como objeto elabor-la, confrontando o respeito pela especificidade de cada esfera, com o imperativo de nela deixar aparecer, segundo modalidades prprias, a unidade do homem com o homem. (ABENSOUR, 1998, p. 102) A verdadeira democracia uma forma que ultrapassa a abstrao do Estado moderno sem no entanto negar a existncia, nem a necessidade de uma esfera poltica e que, conseguindo, como a Idade Mdia, adquirir uma identificao entre a vida do povo e a vida do Estado, concebe essa identificao, no como organicidade autoritria, mas como uma organicidade, submetida s exigncias infinitas da liberdade moderna. O

homem livre, o dmos livre, no alienado, no limitado, o princpio real dessa comunidade poltica. (ABENSOUR, 1998, p. 102)

A resposta negativa da verdadeira democracia ao momento moderno apoia-se em um distanciamento de Marx em relao a outros autores da modernidade poltica, como Maquiavel e Montesquieu, na medida em que defende a legitimidade do conflito social que possui a fora transformadora de toda a sociedade; para Marx, as diferenas sociais no devem ser naturalizadas (indissociavelmente ligadas constituio do social) ou permitir o surgimento de uma poltica que apenas reflita essas desigualdades, reproduzindo-as:
[...] preciso ressaltar que Marx pensa a verdadeira democracia sob o signo da unidade, isto , trabalhada permanentemente por uma vontade de coincidncia com ela mesma, longe, pois, de um pensamento da democracia como forma da sociedade, cuja constituio se faz pela aceitao da diviso social, que se distingue por reconhecer a legitimidade do conflito na sociedade. (ABENSOUR, 1998, p. 102)

{No entanto, mesmo nessa resposta negativa, Abensour deixa interferir, como no poderia deixar de ser, suas prprias interpretaes do que Marx entendia pela unidade provocada pela verdadeira democracia, confundindo-a com uma falta de conflitos: Se verdade que Marx associa a verdadeira democracia ao desaparecimento do conflito, convm acrescentar que ele no concebe essa unidade, nem baseado no modelo da totalidade orgnica, nem no modelo do corpo (ABENSOUR, 1998, p.103).
porque ele relaciona a objetivao poltica com um sujeito elevado a uma posio de soberania, certamente compreendida no sentido poltico, mas sobretudo no sentido metafsico, como presena a si, que Marx pensa a democracia sem o conflito. Na economia especulativa de tal pensamento, favorecer a diviso seria prejudicar o prprio estatuto do dmos total, tomado como centro e medida de todas as coisas, a partir do modelo da conscincia de si, do conhecimento de si; seria introduzir uma distncia prejudicial, abrir uma brecha, comprometendo, ao mesmo tempo, a obra continuada de recentramento, de totalizao do dmos que, cedendo fascinao do mesmo, se autoconstitui no perfeito domnio de seu agir, na plena adequao de si a si. (ABENSOUR, 1998, p. 104) Em resumo, a verdadeira democracia poderia se definir como um estado de adequao to perfeito, entre o povo e suas objetivaes, que seja conjurado o risco de uma deriva da objetivao para a alienao. (ABENSOUR, 1998, p. 104)

O mais curioso, no entanto, o que se segue.} Abensour, aps colocar essa interpretao dos escritos de Marx de 1843, faz uma crtica ao pensamento marxiano dizendo que Marx teria deixado que a metafsica moderna (to criticada por ele) influenciar na sua prpria acepo de dmos e, portanto, da poltica. O

povo se apresenta como uma totalizao e como uma ausncia de passividade em relao a sua obra que seria, pelo menos temporalmente, impossvel. E prope:
No seria melhor voltar-se para os historiadores-filosficos, como Michelet e Quinet, a fim de acedermos a um pensamento poltico do povo? Na verdade, ao invs de uma filosofia do sujeito, o povo, nesse caso, marcado por uma identidade problemtica, pois sempre diferida; em vez da presena a si, o povo est ou acima dele mesmo o povo em seu estado heroico, que se revela na inveno da liberdade ou abaixo dele mesmo, quando a experincia que o povo faz da liberdade destinada a reverter-se em seu contrrio, a servido. No coincidindo nunca consigo mesmo, nunca igual a si mesmo, o povo, ao mesmo tempo em que se manifesta, em que passa a existir, submetido prova de uma intransponvel distncia de si a si. Uma distncia que no deveria considerar como uma fraqueza, pois nesse dficit e em sua manuteno que se encontram as chances de uma cidade antiautoritria. (ABENSOUR, 1998, p. 105) Alm disso, retomando uma questo de Franois Chtelet, a valorizao de unidade na forma do dmos de ignorar o conflito, no violentaria ela as coisas polticas, na medida em que superpe o dmos como figura do Uno, pluralidade dos atores que circunscrevem o campo poltico, aos polloi? Marx deixaria lugar para a pluralidade de indivduos singulares? Conseguiria ele realmente pensar a multido, que, como vimos, ele considera o elemento primordial no qual mergulhar famlia e sociedade civil, de maneira a ultrapassar a questo epistemolgica do determinante , para encontrar a questo da poltica da fora atuante? (ABENSOUR, 1998, p. 105-106)

A resposta a essa pergunta Abensour destaca a complexidade do pensamento de Marx e os perigos envolvendo uma resposta unvoca. Ressalta a crtica de Marx ao Uno nico que se sobrepe a todos os outros (o caso do monarca), mas questiona: O predicado, a essncia no esgotam nunca em um Uno as esferas de sua existncia, mas em numerosos Unos. Esse protesto valeria tambm para o Uno do povo? O dmos conhece essa mesma fragmentao? (ABENSOUR, 1998, p. 106). Mesmo no respondendo a essa indagao o autor afirma {perigosamente, acredito eu} que a presena de uma matriz especulativa prova suficientemente que o texto de 1843 contm um pensamento moderno da democracia (ABENSOUR, 1998, p. 106). Mas qualifica essa afirmao:
A crtica de Marx [...] se qualifica como um texto fundamental da modernidade democrtica. No no sentido segundo o qual o texto de Marx se definiria como um texto fundador ou um texto modelo, mas no sentido segundo o qual poder-se-ia ler nele, sobretudo na prpria conteno de sua anlise [...] as ambiguidades e as dificuldades da ideia moderna de democracia, presentes aqui, na medida em que o texto de Marx tem o mrito de introduzir uma oposio entre a democracia e o Estado poltico, entre a auto-instituio democrtica do social e o formalismo do Estado moderno. (ABENSOUR, 1998, p. 106-107)

Abensour destaca ainda a prpria tenso na crtica de Marx em 1843 entre o desejo da autonomia e os riscos de, negando a alteridade ou pela falta de reconhecimento da

fragilidade e temporalidade do fazer humano, se produzir heteronomia. Como pode o povo evitar este risco? Essa questo persiste, mesmo que Marx tenha tentado dar uma resposta a ela apelando para o princpio da razo. Abensour trata agora da questo da idealidade (nunca concretizada) do projeto poltico democrtico:
Observamos, por diversas vezes, que o povo , ao mesmo tempo, princpio, sujeito e fim. Trata-se de reconhecer que a verdadeira democracia, repensada permanentemente como uma atividade do povo, resulta necessariamente em um elemento de idealidade. (ABENSOUR, 1998, p. 107) Democracia e passagem existncia do povo so indissociveis; a instituio democrtica do social e o nascimento, a inveno do povo constituem um s e mesmo ato, um s e mesmo agir. Provando a sua inessencialidade, no confronto com o momento poltico, a sociedade no pode seno demonstrar sua existncia problemtica. Ambiguidade suplementar, que vem temperar nossas crticas anteriores, pois esse elemento de idealidade prpria ao elemento poltico democrtico, que contm uma vontade coletiva, em busca de sua identidade, permite recuperar uma parte de indeterminao, que o projeto de uma realizao total suprimiria. (ABENSOUR, 1998, p. 108)

To logo a questo parece resolvida ela reaparece, sob nova forma, em 1844 na Crtica da filosofia do direito de Hegel Introduo:
Marx, designando o proletariado como o novo ator na cena da histria, teria procurado fugir da idealidade e da indeterminao, que definem o povo, enquanto este faz parte do elemento poltico? [...] teria Marx procurado dar um rosto concreto, um nome o de proletariado a esse povo no identificvel, e por isso mesmo, subtra-lo prova da indeterminao? Marx e Engels no escrevero na Santa Famlia, em 1845: Pouco importa o que tal ou tal proletrio, ou at todo o proletrio imagine momentaneamente como objetivo. S importa o que ele e o que ele ser historicamente obrigado a fazer, em conformidade com esse ser. Poder-se-ia, ento considerar que, quando Marx descobre o ser proletariado, ele estivesse saindo do momento maquiaveliano e afastando-se da lgica das coisas polticas? (ABENSOUR, 1998, p. 108)

Mas o autor logo se adianta ao dizer:


Seria uma concluso no mnimo apressada, pois, sem nos engajarmos aqui em um debate sobre a natureza do proletariado, segundo Marx, permitam-nos lembrar que essa classe no merece ser acantonada no social, na medida em que, segundo o prprio Marx, seu ser paradoxal. 4 [...] Queremos dizer que, pela sua situao revolucionria e, pois por sua misso inscrita em seu ser, essa classe dispensa, tanto uma localizao, quanto uma determinao sociolgica. Como uma nova figura da negatividade histrica, que realiza, no campo da prtica, o mtodo transformativo, o proletariado aparece como a classe para a qual o social seu ser social indissocivel do poltico se seu ser poltico.5 (ABENSOUR, 1998, p. 108-109)
4

Vou reproduzir nas prximas trs notas algumas citaes diretas do prprio Marx que o autor utiliza para exemplificar seu argumento. Nesta ocasio uma passagem da Crtica da filosofia do direito de Hegel Introduo (?): Classe da sociedade civil, ela no uma classe da sociedade civil. 5 Ou a classe operria revolucionria ou, ento, no absolutamente nada escreve Marx, em 1865, em uma carta a J. B. Schweitzer. E mais a frente encontramos uma passagem da Misria da filosofia: No

Tendo ainda como objeto o possvel deslocamento do elemento poltico para o elemento econmico da esfera da produo, o autor se questiona:
Estamos, pois, autorizados a concluir por uma supresso do momento maquiaveliano, por uma retrao do mundo especfico da poltica. Tudo se passa como se a complexidade do poltico, em Marx, de repente se desfizesse, como se ele s tivesse guardado a dualidade dominao/servido e alm do mais, a tivesse relacionado com um lugar empiricamente detectvel, a produo; como se ele houvesse transferido o viver-junto dos homens, para um outro plano, em um outro elemento, substituindo o trabalhador coletivo ao dmos total, como se a soluo do enigma (existe a continuidade, quanto vontade de soluo) realmente se houvesse deslocado da democracia para o comunismo. (ABENSOUR, 1998, p. 111) Desde 1844, Marx se afasta do momento maquiaveliano, tanto daquele que apareceu na primeira constelao, quanto do que apareceu na segunda. A lei de gravitao do Estado no reside mais nele mesmo e o interesse de Marx deslocou-se, de uma busca apaixonada da essncia do poltico, a partir da atividade do dmos, a partir de uma filosofia da ao, do agir, para um encontro do comunismo no horizonte do ser como produo. Nossa anlise termina, mas deve ela terminar com a constatao de uma perda do elemento poltico, que teria desaparecido para todo o sempre da obra de Marx, como se ele tivesse perdido o sentido do poltico e de sua especificidade? (ABENSOUR, 1998, p. 112)

O autor, novamente, logo adianta que essa tese no sustentvel. Em oposio a ela procura demonstrar que a crtica da economia e a crtica da poltica sempre foram simultneas na obra de Marx, mas, diferentemente de outros autores, Abensour no acredita que a crtica da poltica seja colocada como simplesmente derivada da crtica da economia, caracterizando assim uma crtica puramente materialista do Estado.
Mais do que propor uma coexistncia harmoniosa e bem equilibrada entre as duas crticas a da poltica e a da economia poltica e que culminaria com o fato de que a verdadeira democracia viria a sublimar-se no comunismo, no poderamos pensar que o que vem tona no texto de 1943, sob o nome de verdadeira democracia no desapareceu totalmente, mas persistiu, como uma dimenso oculta, latente, da obra, pronta para ressurgir, passvel de ser despertada, diante do coque do acontecimento? (ABENSOUR, 1998, p. 113)

Para exemplificar seu argumento, Abensour se remete ao livro A guerra civil na Frana, obra na qual Marx se esfora para demonstrar que a comuna uma forma poltica nova na qual a classe operria governa e que aponta para o fim do Estado moderno. Abensour esfora-se, nesse flego final, em comparar as categorias e as argumentaes da crtica de 1843 e aquelas presentes nA guerra civil da Frana, como se esta fosse uma ilustrao, acompanhado deum refino terico e retrico, daquela. Vou ressaltar
diga que o movimento social exclui o movimento poltico. No h nunca movimento poltico que no seja, ao mesmo tempo, social.

somente algumas passagens mais relevantes para o esforo maior no qual essa resenha se insere:
Em contradio absoluta com o Estado, a comuna marca uma ruptura na histria revolucionria; pela primeira vez, no se trata de apoderar-se do Estado para apropriar-se de seus poderes e coloca-los a servio de um novo grupo social. Para o proletariado, trata-se de destruir o poder do Estado moderno. No mais uma forma ou outra de estado moderno monarquia ou repblica que rejeitada, mas sim o prprio Estado, enquanto forma, na conscincia implcita de que essa prpria forma pouco importa se nome ou sua posio poltica contm nela uma relao de dominao especfica e odivel, enquanto tal. (ABENSOUR, 1998, p. 115) Nesse ponto da anlise de Marx, legtimo ver nele uma contradio entre uma viso instrumental do Estado, que ele continua a professar e que se acompanha da ideia de uma neutralidade do aparelho do Estado a natureza do Estado dependeria da classe que se apoderasse dele uma contradio, como dizamos, entre essa viso e a tese mais fecunda, mais complexa, segundo a qual, o Estado, longe de ser neutro, engendraria, enquanto formalismo especfico, uma relao de dominao, que cairia sobre o conjunto da sociedade. Por isso, a emancipao exige, no apoderar-se do Estado, mas, derrub-lo, para destruir, de uma s vez, a forma de dominao que lhe intrnseca. (ABENSOUR, 1998, p. 116) Vemos que a problemtica de 1843 enriqueceu-se sensivelmente. No entanto, duas orientaes essenciais permanecem prximas. Como o povo, a Comuna apresenta-se como um sujeito que para si mesmo seu prprio fim. Vontade coletiva , ela procura sua manifestao poltica prpria. [...] A grandeza da Comuna a de ter conseguido existir contra todas as formas de Estado que lhe negavam direito existncia. (ABENSOUR, 1998, p. 116) No se trata de uma interpretao jacobina a questo no mais de apoderar-se do Estado, de coloc-lo a servio do povo; o jacobinismo no escapa ironia da histria: revoluo pelo Estado, ele contribui involuntariamente para aumentar e aperfeioar o poder do Estado moderno. Sua interpretao tambm no imediatamente social, significando que, para Marx, contrariamente a certas escolas utpicas, bem analisadas por Martin Buber, em sua obra sobre a utopia, no se trata de refazer o tecido social, destrudo pelo capitalismo e pelo Estado; no se trata de reestruturar o social, de regener-lo, a fim de tornar o Estado suprfluo e caduco. A lio da Comuna, pelo menos a que Marx aceita, que a emancipao social dos trabalhadores, do trabalho contra a dominao do capital, no pode efetuar-se seno por intermdio de uma forma poltica que Marx chama, muitas vezes, de a Constituio comunal. (ABENSOUR, 1998, p. 116) Esse o trao distintivo da Constituio comunal, enquanto forma poltica. nessa posio contra o Estado que essa constituio passa a existir, manifesta-se e persevera no seu ser. Instituindo-se como hostilidade de princpio, em relao ao Estado, como uma resistncia a seus encantos, ela deve no ceder a essa abolio contnua, para no inverter-se em seu contrrio e culminar em um retorno do poder do Estado. Nesse sentido, a especificidade dessa forma poltica em no confundir-se com o formalismo, deve-se a que ela no est ameaada de deriva, na medida em que se constitui contra aquilo que produz essa deriva, a saber, a arrogncia da forma-Estado. (ABENSOUR, 1998, p. 117)

Essa linha de argumentao leva Abensour, inevitavelmente, a discusso acerca da diferena entre o desaparecimento do Estado e a ao de destruir o poder do Estado.
No primeiro caso a crtica de 1843 Marx descreve o processo que procede da prtica de um discurso positivo particular, a verdadeira democracia, que se traduz pelo desaparecimento do Estado poltico, enquanto forma. Parece que esse desaparecimento, no final do manuscrito de 1843, visto por Marx, no mximo como um exerccio transformado do direito ao sufrgio, o direito ao voto e a elegibilidade sem limitao6. (ABENSOUR, 1998, p. 117) Nos textos de 1871, Marx vislumbra uma operao diferente; ele associa o advento da Constituio comunal a um ato poltico, a uma ao na qual se manifesta a negatividade revolucionria de uma classe dominada, que lhe permite realizar sua emancipao social. Essa mudana de registro tanto mais sensvel quanto o elemento central dessa nova situao a posio contra, o que implica o contra, a construo dessa posio com a determinao do campo do enfrentamento, a eleio do adversrio, a previso do combate ou combates a travar, enfim, a realizao de uma agonstica, na cena poltica, que tem como objetivo evitar todo retorno do Estado, instituir uma forma poltica nova contra o formalismo, mobilizando, assim, um saber crtico e um thumos, onde se misturam, indistintamente, desejo de liberdade e dio servido. (ABENSOUR, 1998, p. 118) Alm disso, a verdadeira democracia, associada ao desaparecimento do Estado no um impulso revolucionrio de um instante, nem uma curiosidade sem futuro na obra de Marx, mesmo que sua crtica da poltica esteja estreitamente articulada crtica da economia poltica e, enfim, subordinada a esta. O manuscrito de 1843 e sua interpretao da frmula dos franceses modernos tm quase o valor de uma matriz antiestatista, que persiste como uma dimenso latente da obra, sempre passvel de ressurgir e produzir novos frutos. (ABENSOUR, 1998, p. 118) Da a hiptese de ambiguidade de Marx, em relao ao momento maquiaveliano: se ele sai desse momento, quando se volta para a produo, a fim de pensar a monadologia, no retornaria ele a ela, quando faz surgir, na Constituio comunal, a figura da verdadeira democracia? (ABENSOUR, 1998, p. 118)

IX)

CONCLUSO
Ora, essa oposio, a revelao do conflito entre democracia e o Estado, no trabalharia ela, at um certo ponto, o momento maquiaveliano contemporneo assim, o Estado dos conselhos, em H. Arendt, a ideia libertria de democracia, em C. Lefort , como se, nessa perspectiva, a obra de Marx tivesse manifestado uma das foras vivas, ativas da modernidade, desde a revoluo francesa? Na realidade, desde esse acontecimento, cada ruptura revolucionria de 1848 a 1956, em Budapeste, no teve, como meta e como tarefa, lembrar que a emancipao em seu mltiplo vo, em suas manifestaes democrticas tambm dirigida contra o Estado, levanta-se inexoravelmente contra o Estado? A revoluo democrtica, se ela quiser estar altura da liberdade moderna, no pode deixar de confrontar-se

Novamente, Abensour faz uma citao direta de Marx que, em tese, reforaria sua argumentao, mas, a meu ver, cria outra possibilidade de interpretao. A citao : A reforma eleitoral , pois, no Estado poltico abstrato, a exigncia de sua dissoluo, mas, ao mesmo tempo, da dissoluo da sociedade civil burguesa.

permanentemente com o problema do Estado. Desde a queda dos sistemas burocrticos, que se pretendiam socialistas, a questo da liberdade tornou-se a questo primeira, a questo primordial. A questo da emancipao deve ser mantida a todo custo. (ABENSOUR, 1998, p. 121) Se convm redescobrir a questo poltica em sua integralidade, indissociavelmente ligadas justia e liberdade, convm tambm conferir prioridade liberdade, instituio de uma cidade livre, ou melhor, aceitar que atravs da liberdade que se pode, que se deve aceder justia, que se pode satisfazer s exigncias da justia. Um tal elo, pois, entre a justia e a liberdade, que a escolha da justia previna, por um efeito de retorno, a transformao da liberdade em autonomia conquistadora e predadora. (ABENSOUR, 1998, p. 121-122)

Recapitulando a relao entre a realizao da verdadeira democracia e o desaparecimento do Estado, bem como o processo duplo que implica a reduo do poltico (sua limitao como momento do social e sua expanso como fora motora da transformao das outras esferas do social), Abensour arremata:
Somente a generalizao do agir democrtico consegue realizar, nesse caso, a unidade do universal com o particular, e no a aplicao de uma forma unificadora, segundo o modelo da razo. (ABENSOUR, 1998, p. 123)

Comparando a anlise de G. Simmel sobre a relao entre a vida e sua objetivao ao pensamento de Marx, Abensour diz:
Podemos, pois, traduzir Marx na lngua de Simmel: a forma-Estado se autonomiza, desenvolve sua lgica prpria (dominao, totalizao, apropriao do Uno), at esquecer, em sua arrogncia, a fonte de onde ela se origina, at erguer-se contra a vida do povo e destruir todas as manifestaes que no entrem na sua perspectiva. Em resumo, um conflito estrutural entre a lgica do Estado, de um lado, e a lgica da democracia de outro. Troca entre dois pensamentos tanto mais legtima quanto, Simmel tinha j percebido, por sua prpria iniciativa, como certas descries da vida econmica, segundo Marx sobretudo o fetichismo da mercadoria , correspondiam perfeitamente tragdia da cultura, ao paradoxo de uma relao cujos termos so, ao mesmo tempo, opostos e indissociveis. Ora, para Marx, a tragdia da cultura no existe somente no campo da economia; lendo o manuscrito de 1843, ele a descobriu igualmente no campo do poltico. Uma nica precauo deve ser tomada nesse confronto: o que Simmel pensa, no mbito da filosofia da vida, Marx pensa na perspectiva de uma filosofia de ao. O que Simmel atribui ao dinamismo da vida, aos seus impulsos espontneos, encontra-se em Marx sob a forma de uma agir que no se esgota no ato, sempre excessivo em relao a si mesmo, pronto a retrair-se para saltar e se lanar mais longe. (ABENSOUR, 1998, p. 124) Voltemos democracia. [...] podemos concluir que muito mais satisfatrio pensa-la no esquema ao qual Marx recorreu, para definir a Comuna de Paris, do que no esquema de 1843; muito mais no esquema do conflito do que no de um processo. Na verdade, a democracia no tanto a realizao de um processo que acarreta o desaparecimento do Estado no espao, em suma, liso, sem aspereza , mas a instituio determinada de um espao conflituoso,

de um espao contra, de uma cena agonstica na qual se confrontam as duas lgicas antagnicas, se desenvolve uma luta, sem trgua, entre a autonomizao do Estado, enquanto forma, e a vida do povo, enquanto ao. Luta na qual a democracia tem tudo a ganhar em saber que seu adversrio permanente a forma-Estado, a arrogncia do Estado enquanto forma organizadora; e sua arma nessa luta, a reduo. (ABENSOUR, 1998, p. 125) Se optarmos pelo confronto dessas duas lgicas parece que estaremos longe dos sonhos idlicos do Estado democrtico, cujos tericos surgem como mercadores de sonho, que distribuem iluses tanto mais falaciosas quanto falacioso seria voltar s origens da democracia o que encontraramos no comeo, seno uma insurreio contnua contra o Estado? (ABENSOUR, 1998, p. 125) [...] a esse espao poltico, onde se formam polos antagnicos, onde se enunciam objetos de litgio, onde se organizam lutas se acrescenta um novo conflito essencial entre democracia e o Estado; no somente porque os grandes se apoderam do Estado e porque o povo se ope aos grandes, mas porque o Estado representa para a democracia um perigo permanente de degenerescncia. Basta que a democracia deixe o terreno livre para o Estado para que este se infle at pretender tornar-se forma unificadora. Longe de ser o complemento harmonioso da democracia ou a estrutura na qual ela pudesse eficazmente buscar apoio, o Estado passa a ser para a democracia o rgo responsvel pelo seu declnio; fixando-se em sua autonomia, considerando-se ele mesmo como um todo, constitui um perigo para o todo. H, pois, luta recproca entre os dois: se a verdadeira democracia visa o desaparecimento do Estado, ou melhor, luta contra o Estado, inversamente, ali onde o Estado cresce, a democracia degenera at desaparecer. A forma-Estado, ganhando terreno, substitui-se vida do povo e se apresente como uma forma organizadora e totalizante. (ABENSOUR, 1998, p. 125-126) Democracia contra o Estado pode significar para ns uma sensibilidade diante dessa forma estranha de experincia poltica que, realizando-se no tempo e na prtica efetiva das instituies polticas uma maneira de ser do poltico, nos termos de J. Rancire em que se manifesta a constituio da vontade coletiva do povo um ser poltico na medida em que sua unidade no prejudica a condio de pluralidade e que, em um mesmo movimento, para preservar suas instituies, a instituio democrtica do social no cessa de erguer-se contra o Estado, afirmando in actu a possibilidade de suprimir a diviso entre governantes e governados, ou de reduzir quase a zero, de inventar um espao pblico e um espao poltico, sob o signo da isonomia. Em resumo, uma transformao do poder, em condies de agir em concerto, ou se se prefere, uma passagem do poder sobre os homens, ao poder com os homes e entre os homens, o entre sendo o lugar em que se ganha a possibilidade de um mundo comum. (ABENSOUR, 1998, p. 127) Concebido, em princpio, para limitar o arbitrrio do poder e proteger o estatuto dos indivduos, fixando, de antemo, os caminhos que deve tomar o Estado, para a consecuo de seus fins, o Estado de direito a substituio pela norma, no governo dos homens o Estado de direito, repetimos, enfrentou, no decorrer de seu desenvolvimento, uma srie de contradies internas, que o destruram, de certa maneira, por dentro, ou pelo menos, o esvaziaram de seu sentido primeiro. (ABENSOUR, 1998, p. 128)

Ao invs de ser considerado como um ideal regulador, o Estado de direito se transformar em sistema fechado, que mobiliza a verticalidade das normas jurdicas, sua organizao piramidal, para dar origem a uma nova concentrao de poder unitrio e hierrquico, em detrimento de todas as formas de autonomia. (ABENSOUR, 1998, p. 128) [...] o Estado de direito expressa sua imperfeio original e aparece como ele , um dispositivo que visa subtrair o indivduo ao arbtrio do poder, que, no comeo, pois, se posiciona como salva-guarda jurdica do indivduo, e no como inveno de um vivere civile, de um agir poltico, orientado para a criao de um espao pblico e a constituio de um povo de cidados. O estado de direito revela, assim, que pertence mais ao paradigma jurdicoliberal do que ao paradigma cvico e republicano. (ABENSOUR, 1998, p. 129) A democracia, to domesticada e banalizada, , como observamos, uma forma estranha de experincia, que institui politicamente o social e que, simultaneamente, se volta contra o Estado, como se, nessa oposio e na sua efervescncia, coubesse democracia, no conseguir o fim da poltica seu desaparecimento , mas abrir, de maneira mais fecunda, uma brecha, que permitisse uma inveno poltica, sempre renovada, para alm do Estado, ou mesmo contra ele. (ABENSOUR, 1998, p. 129-130) A fim de ter acesso essa estranheza da democracia, convm no somente rejeitar as ideologias do consenso, sobretudo a do consenso entre a democracia e o Estado, mas ainda desbanalizar a ideia de conflito, evitar dirigi-la para o compromisso, devolver-lhe sua carga mxima, isto , a emergncia sempre possvel da luta dos homens, o surgimento da diviso originria, portadora da ameaa de dissoluo, de exploso do social. [...] A democracia, por mais que possa parecer paradoxal, a sociedade poltica que institui um elo humano, atravs da luta dos homens e que, enquanto instituio, volta origem, tentando sempre redescobrir liberdade. (ABENSOUR, 1998, p. 131) Ao invs de o Estado fechar sobre a democracia, como se pudesse aprisionala identificando-se a ela, a democracia, longe de qualquer arch, que revela e marca os limites do Estado e, assim procedendo, contesta, ou melhor, arruna, o movimento de totalizao dessa forma que pretende ser soberana. (ABENSOUR, 1998, p. 132) Tal como a desordem que no se destina a tornar-se a uma ordem outra, a democracia tem um sentido irredutvel, enquanto recusa da sntese, recusa da ordem, enquanto inveno no tempo da relao poltica, que transborda e ultrapassa o Estado. Se a democracia pode opor-se ao Estado, porque o poltico no cessa de confrontar-se com ele. (ABENSOUR, 1998, p. 132)

Das könnte Ihnen auch gefallen