Sie sind auf Seite 1von 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Cincias Contbeis
7 Srie Noes de Atividades Atuariais
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Luiz Henrique Oliveira Avelino Antonio Fernando Coelho


Faculdade Anhanguera de Bauru/SP

Cincias Contbeis - 7 Srie - Noes de Atividades Atuariais

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Cincias Contbeis e Atuariais; Demonstrar viso sistmica e interdisciplinar da atividade contbil; Aplicar adequadamente a legislao inerente s funes contbeis; Exercer suas responsabilidades com o expressivo domnio das funes contbeis, incluindo as noes das atividades atuariais e de quantificaes de informaes financeiras, patrimoniais e governamentais. Tais responsabilidades devem viabilizar aos agentes econmicos e aos de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e prestao de contas de sua gesto perante a sociedade, gerando tambm informaes para a tomada de deciso, organizao de atitudes e construo de valores orientados para a cidadania.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 a 3; Relatrio final das pesquisas realizadas nas Etapas 1 a 4 com a devida concluso.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida pela equipe e parte individualmente pelo aluno. Para tanto, os alunos devero: organizar, previamente, em equipes de at 5 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margem esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Luiz Henrique Oliveira Avelino Antonio Fernando Coelho

Cincias Contbeis - 7 Srie - Noes de Atividades Atuariais

Pg. 3 de 3

DESAFIO
Voc e sua equipe pesquisaro sobre a Gesto de Risco Atuarial, para isto vocs utilizaro o Livro Texto da disciplina, assim como as indicaes de artigos que constam em cada etapa. Ao final a equipe dever apresentar um Relatrio do Trabalho Feito, de acordo com algumas pesquisas solicitadas sobre fundos de penso e seguros, seus riscos e benefcios. Ao final deste Desafio, vocs tero aprimorado os conceitos tericos tratados em sala de aula, no que tange ao processo de Noes de Atividades Atuariais.

Objetivo do desafio
Apresentar trabalho de pesquisa sobre a Gesto de Risco Atuarial, com concluso dos resultados obtidos pela equipe.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: A Gesto de Risco Atuarial. Esta atividade importante para que voc aprofunde os conhecimentos sobre os Riscos Atuariais, seus princpios e padres. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Acessar o site disponvel em <http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1282.htm>, acesso em: 01 out. 2012, e elaborar resenha sobre a resoluo 1282/10; Passo 2 (Equipe) Realizar atenta leitura do artigo Introduo Aturia/Origens e Evoluo da Cincia Atuarial, disponvel em <http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Atu%C3%A1ria/Ori gens_e_evolu%C3%A7%C3%A3o_da_ci%C3%AAncia_atuarial> Acesso em: 01 out. 2012., e elaborar resumo do artigo. Passo 3 (Equipe) Entregar os materiais produzidos nos passos desta Etapa ao professor da disciplina, em data a ser previamente agendada.

Luiz Henrique Oliveira Avelino Antonio Fernando Coelho

Cincias Contbeis - 7 Srie - Noes de Atividades Atuariais

Pg. 4 de 4

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Fundos de Penso: Risco Atuarial. Esta atividade vocs tero conhecimentos sobres os aspectos de risco e como devem ser gerenciados. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o artigo A arte de administrar riscos, disponvel em <https://docs.google.com/document/d/1MXWMlWllk8OpvXo7UkIDuvTlxeIARn_tMA50T eb0rVg/edit> Acesso em: 01 out. 2012. e no mximo em uma lauda apresentar resumo do material. Passo 2 (Equipe) Realizar atenta leitura do captulo 2 do Livro Texto, Risco Atuarial em Fundos de Penso, e no mximo em duas laudas apresentar resumo sobre os principais tpicos abordados. Passo 3 (Equipe) Ler o artigo Perspectivas e desafios para o fortalecimento da sustentabilidade nos fundos de penso no Brasil, disponvel em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpbHdhNTJhOUY4WGM>. Acesso em: 01 out. 2012. Responder a pergunta abaixo com um texto de no mximo 20 linhas: Quais as contribuies sociais e ambientais do fundo de penso para o desenvolvimento econmico do Brasil? Passo 4 (Equipe) Entregar os materiais produzidos nos passos desta Etapa ao professor da disciplina, em data a ser previamente agendada.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: FUNDOS DE PENSO: Anlise e gesto de planos de benefcios Esta atividade importante para voc tomarem conhecimento sobre as oportunidades de contratao de planos de benefcios oferecidos no mercado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Luiz Henrique Oliveira Avelino Antonio Fernando Coelho

Cincias Contbeis - 7 Srie - Noes de Atividades Atuariais

Pg. 5 de 5

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Realizar atenta leitura das p. 59 a 65 do Livro Texto, para aprimorar seus conhecimentos sobre a anlise e gesto de planos de benefcios. Passo 2 (Equipe) Acessar o material Sistema de previdncia complementar: decifrando alguns conceitos atuariais, disponvel em <https://docs.google.com/document/d/1U1VsPrroYAI2x9QFbHlOLkQcfkPItZMduzxCLja ui5I/edit> Acesso em: 01 out. 2012, e realizar cuidadosa leitura. Passo 3 (Equipe) Eleger no mnimo 3 (trs) seguradoras que ofeream planos de previdncia privada, e com base num painel comparar as condies oferecidas e criticar, no mximo em uma lauda, os pontos positivos e negativos de cada plano pesquisado. Passo 4 (Equipe) Entregar os materiais produzidos nos passos desta Etapa ao professor da disciplina, em data a ser previamente agendada.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: SEGUROS GERAIS: Teoria da credibilidade. Esta atividade far com que vocs ampliem os conhecimentos de gerenciamento de risco, pesquisando as teorias de credibilidade. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Realizar atenta leitura das p. 377 a 400 do Livro Texto da disciplina, objetivando fortalecer seus conhecimentos para o cumprimento do passo 3 desta Etapa. Passo 2 (equipe) Elaborar um quadro diferenciando a Credibilidade Clssica da Credibilidade de Buhlmann, apresentando as explicaes sobre essas diferenas. Passo 3 (equipe) Realizar pesquisa em no mnimo 2 (duas) seguradoras sobre sua carteira de seguros e comparar uma simulao de seguro de vida e de um seguro de bens (autos ou residncia), e de acordo com os conceitos at aqui adquiridos fazer a escolha pela melhor seguradora, justificando a opo do grupo.

Luiz Henrique Oliveira Avelino Antonio Fernando Coelho

Cincias Contbeis - 7 Srie - Noes de Atividades Atuariais

Pg. 6 de 6

Passo 4 (Equipe) Apresentar ao professor da disciplina o Relatrio do Trabalho Feito, de acordo com o que foi solicitado nas etapas, com a concluso do grupo sobre as pesquisas.

Livro Texto da disciplina:


RODRIGUES, Jos Angelo (org). Gesto de Risco Atuarial. Edio Especial Anhanguera. So Paulo: Saraiva, 2011. (PLT 388)

Luiz Henrique Oliveira Avelino Antonio Fernando Coelho

Das könnte Ihnen auch gefallen