Sie sind auf Seite 1von 54

CAPS

Pelotas

Gabriela Lanzetta Haack Psicloga Coordenadora CAPS AD Pelotas

Droga toda substncia, lcita ou ilcita, natural ou sinttica, que, uma vez introduzida no organismo, provoca alteraes no seu funcionamento (...)

(...) drogas psicoativas so aquelas que alteram o funcionamento do Sistema Nervoso Central, principalmente a conscincia, as funes cognitivas (memria, ateno, orientao e consequentemente, o pensamento), o afeto, senso percepo e conduta, e podem levar adio e a problemas fsicos ameaadores vida (Outeiral apud Pedro Ferreira, 2002)

As drogas sempre estiveram presentes, em diferentes pocas, nas mais diferentes civilizaes e suas utilizaes eram e ainda so das mais variadas, bem como suas consequncias.

O homem j conhecia determinadas plantas e fungos txicos que produziam alteraes no humor e na percepo da realidade. A papoula (pio) foi descoberta h 7000 anos. Era utilizada, primeiramente, com fins teraputicos.

Na antiga Creta, no Mar Mediterrneo,os habitantes adoravam a deusa da papoula, a flor de onde se extrai o pio. Os egpcios, nos tempos dos faras, tambm utilizavam o pio e, inclusive, eram enterrados com objetos com objetos para o uso dessa substncia.

So tambm dos antigos egpcios as primeiras referncias que se tm sobre a produo da cerveja. Na Grcia antiga, assim como no Imprio Romano, o vinho era adorado, como algo sagrado.

Em Roma, em 312 d.C., havam 739 casas para a distribuio do pio. Contudo, em 320 d.C., com o domnio do Imprio Romano pelo cristianismo, o pio foi proibido junto com outras plantas infernais e diablicas

No sculo VII, os turcos descobrem que os efeitos da droga so muito mais poderosos se ocorrer a inalao do suco da papoula solidificado.

No sculo XVIII, com a expanso das rotas comerciais, o pio se torna uma droga universal, consumida em toda a Europa. (considerada um remdio excelente)

Os astecas utilizavam cogumelos alucingenos em seus atos religiosos O tabaco, originrio do nosso continente, utilizado desde os tempos mais remotos pelos aborgenes.

Os ndios do Brasil central e da Amaznia usam o caulim, bebida de alto teor alcolico fermentada a partir de razes (principalmente a mandioca), e se embriagam com ela em seus rituais

Em busca de ouro Sir Walter Raligh, guerreiro, historiador e poeta ingls, explorou o Caribe. Levou para a Europa o tabaco, entre outras coisas como o milho e a batata. Ele fumava num longo tubo de madeira para impressionar as mulheres da corte. Um servial assustouse ao ver o patro soltar fumaa pelo nariz e correu com gua para apagar o fogo...

A novidade espalhou-se pela Europa rapidamente. Os mdicos notaram o efeito relaxante da nicotina e passaram a prescrever o tabaco como remdio. Inicialmente fumados como pequenos charutos embrulhados em papel, tornaram-se produtos da grande indstria no final do sculo XIX.

Os maos de cigarro passaram ento a ser produzidos para distribuio aos soldados, como parte da rao diria, durante a Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918.

Na Alemanha da Idade Mdia, eram executados em praa pblica aqueles que utilizavam uma certa bebida escura de efeitos euforizantes... O caf!!!

Em 8 de outubro de 1800, o general Napoleo Bonaparte, comandante das tropas francesas que haviam invadido o Egito, proibiu o uso do haxixe para evitar delrios violentos e excessos de toda espcie entre os soldados

No Brasil a maconha chegou importada da frica como erva sagrada e tinha nomes diferentes de acordo com a regio do pas, como macumba, diamba, liamba, pungo.... Em 1830, ela foi proibida pela Cmara do Rio de Janeiro, sendo que o usurio ficaria sujeito a multa e trs dias de priso. Era usada fumada em cigarros e cachimbos, ou como um ch

At o final do sculo passado, havia um grande nmero de bebidas com extratos de coca ou cocana pura, como os vinhos e licores Mariani. O mais famoso era a Coca Cola, registrada em 1895, como French Wine of Coca, Ideal Tonic Com o esboo da lei seca, foi substitudo o lcool da coca cola por noz de Cola (que contm cafena) e essncias para realar o paladar.

A coca cola foi ento lanada no mercado como um remdio soberano e bebida estimulante Um anncio de 1888 comentava: voc vai ficar surpreso ao perceber como Coca-Cola reanima as mentes cansadas Em 1903, a cocana foi retirada da frmula

At a primeira dcada do sculo XX, todas as drogas conhecidas se encontravam disponveis em farmcias e drogarias, podendo tambm ser compradas pelo correio. A propaganda era livre e anunciava o efeito benfico dessas substncias.

Contudo, com o melhor estudo sobre os efeitos das drogas no organismo e a ao das drogas sobre a sade, ios primeiros atos de proibio legal comearam a ser estabelecidos, como a Lei Seca de 1920 nos EUA

Na Jamaica os rastafari utilizam a maconha em suas prticas religiosas, como uma erva sagrada, que lhes d conhecimento interior os pe em contato com o divino Embora a maconha seja proibida na Jamaica, calcula-se que 10% da populao fazem uso dela, e o reggae uma de suas expresses culturais mais importantes

As drogas eram utilizadas pelo ser humano primitivo ou pelas antigas sociedades dentro de seus rituais e como obter uma forma de contato com o divino, como parte de uma atividade cultural e religiosa de suas civilizaes.

Particularmente em nosso sculo, as drogas tm sido utilizadas de uma maneira indiscriminada e no ritualizada, muitas vezes ligadas criminalidade, e de forma extremamente abusiva.

comum se divertir ao consumir lcool... Ou tentar esquecer algum problema tomando um porre... Ou fumar um cigarro para relaxar... Ou comer uma caixa de bombons para aguentar um momento difcil... Ou sair s compras aps uma briga...

A busca pelo prazer nos move!!!!! Tendemos a repetir aes agradveis e s vezes nesse prazer que encontramos uma forma de fugir das dificuldades.

E isso no um problema....

Quando o gostar muito se transforma em


DEPENDNCIA ....

E o prazer se transforma em DOR

Aumento do consumo de drogas... Novas drogas...

Novas formas de uso das velhas drogas...


Novos tempos!!!! Novas tecnologias!!!!

Imediatismo Tudo para ontem Tudo muito rpido

Sucesso! Dinheiro!! Status! Beleza! Corpo perfeito! FELICIDADE!!!

Individualismo Consumismo

Tudo descartvel O consumo estimulado Nada se conserta

Tem remdio para tudo!!! No se pode suportar nenhuma dor...

A droga apresenta-se como uma possibilidade de:


Alvio
Auxlio Entorpecimento Estmulo Prazer imediato......

No

existe uso de drogas sem risco!!!!

Muitos adolescentes, por exemplo, experimentam drogas por curiosidade, para ver qual , e as utilizam uma vez ou outra (USO EXPERIMENTAL). Outros passam a us-las de vez em quando (USO OCASIONAL), sem maiores conseqncias em muitos dos casos. Apenas um grupo menor de jovens vai passar a us-las de forma intensa e constante, com conseqncias danosas (DEPENDNCIA). Adolescentes: contestao, onipotncia, grupo de iguais, identificao com dolos, etc.

caractersticas da adolescncia normal que acabam muitas vezes levando o jovem ao uso ou abuso de SPAS.

o uso de drogas sem controle, com consequentes prejuzos

para o indivduo.

O impulso que leva a pessoa a usar a droga de forma contnua (sempre)

ou frequentemente

O dependente aquele que no consegue controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva. A dependncia pode ser fsica e/ou psicolgica.

A dependncia no se d por um nico fator, mas sim mltiplos fatores interferem no seu estabelecimento, como : questes neurobiolgicas e neurofisiolgicas, a gentica, caractersticas de personalidade, o ambiente onde a pessoa vive, fase da vida, tipo de droga, etc... a combinao de vrios fatores que vai levar um individuo a ter mais chances de desenvolver problemas em relao a uma determinada substncia em um dado momento de sua vida.

Todos os fatores j mencionados, alm de:


Fatores de risco Fatores de proteo

Desfazer e esclarecer mitos, ideias erradas e preconceitos; Trabalhar com informaes cientficas que embasem o trabalho profissional Discutir e pensar o papel do professor/escola e o papel dos pais/famlia Envolver os jovens na construo do processo Realizar projetos baseados na realidade da escola e da comunidade onde ela est includa

No possvel pensar em uma sociedade humana sem drogas O problema no est na droga em si, que um objeto, mas no uso que a pessoa faz dela, na relao que se estabelece

A educao e a preveno dos problemas relacionados ao uso de drogas deve comear j na gestao: Fortalecendo os FATORES DE PROTEO, criando sujeitos inteligentes, preparados, com autonomia, informaes confiveis e capacidade de fazer boas escolhas.

Sempre sero positivos, mas devem ir alm de simples palestras, considerando os alunos e suas realidades, necessidades e interesses. Devem estimular PROJETOS DE VIDA Tambm importante atentar aos fatores de risco, elaborando estratgias de manejo e enfrentamento dos problemas

Contato:

gabrielahaack@gmail.com capsadpelotas@gmail.com www.capsadpelotas.blogspot.com


CAPS AD PELOTAS: Rua Dr Amarante, 571, Centro fone 3222 3350

A ESCOLA E AS DROGAS, LVARO PEREIRA disponvel em: http://www.slideserve.com/gella/a-escola-e-as-drogas FATORES DE RISCO E PROTEO NA PREVENO DO USO INDEVIDO DE DROGAS , Magali Sampaio de Castro e Lcia Cristina dos Santos Rosa disponvel em: (31/10/12) http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/G T.7/GT_07_01_2010.pdf USO DE LCOOL, CIGARRO, CRACK... POSSVEL VIVER SEM DROGAS?. Gabriela Lanzetta Haack. Disponvel em: http://www.slideshare.net/GabrielaHaack/drogas-14364595 Cartilhas e folhetos SENAD: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/

Das könnte Ihnen auch gefallen