Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA INFORMAO BIB-03010 ADMINISTRAO APLICADA S CINCIAS

S DA INFORMAO Prof. Maria do Rocio Fontoura Teixeira MC2 Oscilando entre a padronizao e as demandas locais de diferentes culturas, a maior rede de fast food do mundo sintetiza as contradies do capitalismo avanado. Peter Burke disse pessoalmente no gosto do McDonalds. Poucas vezes estive num deles, levado por meus netos ou quando precisei comer depressa considerando um Mac uma espcie de injeo para evitar a fome, mais que uma refeio real. Por outro lado, como estudioso, acredito que a ascenso global dessa rede de lanchonetes um fenmeno interessante, que merece ser estudado por historiadores econmicos, sociais e sobretudo culturais. Um historiador econmico, por exemplo, indicaria que a empresa foi fundada na dcada de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresrio que aplicou os princpios da produo em massa a um setor de servios, concentrando-se no s na padronizao do produto mas tambm na maneira como servido, reduzindo os custos e tambm oferecendo aos clientes um grau considervel de previsibilidade. Questo: Identifique os pontos comuns entre o texto de Peter Burke e o texto de Morgan, com relao s caractersticas do taylorismo.

ALUNO: CLAUDIBERTO FAGUNDES So muitos os pontos em comum entre os dois textos a comear pelo afirmao de Burke de que no gosta do McDonalds. De modo geral a questo do gosto no contemplada pela teoria de Taylor, uma varivel relacionada diretamente produo pois o empregado no gosta de seu trabalho e no se reconhece nele, h um processo que previamente evita qualquer humanizao em funo da organizao e da produtividade. A nica recompensa que o trabalhador pode desejar o salrio, por isso Taylor precisou implantar os seus cinco dlares por dia e por isso a comparao do produto McDonalds com uma injeo para evitar a fome.

Burke

refere

complexidade

do

fenmeno

mecanicista.

exatamente o que o texto aborda quando diz a mquina ter transformado as relaes sociais e mesmo a maneira como a sociedade pensa e se compreende no mundo. Desde a filosofia at a religio os pressupostos tayloristas tm influenciado as estruturas de compreenso da realidade e os mecanismos (veja a palavra) que permitem interagir com ela. Por fim, as constataes histricas de Burke e os principais mtodos operativos so plenamente comprovados pelo alto grau de padronizao da referida rede de lanches, como pode ser verificado na tabela que o texto apresenta. Alm disso, a preocupao em manter separados mente e crebro permite a contratao de mo de obra no especializada e com baixos salrios em todas as partes do mundo. Talvez o que seja mais chocante no caso da rede McDonalds a converso da alimentao, fator essencial para a subsistncia humana e, por isso, sempre grandemente simblica para todas as culturas, em um produto quase totalmente desprovido de humanizao.

Das könnte Ihnen auch gefallen