Sie sind auf Seite 1von 30

Questionrio de Reviso AV2 7o SEMESTRE 1/2013 1. Quais so as hipteses de cabimento de embargos de declarao?

Art. 535. Cabem embargos de declarao quando: I - houver, na sentena ou no acrdo, obscuridade ou contradio; II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal. Art. 536. Os embargos sero opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petio dirigida ao juiz ou relator, com indicao do ponto obscuro, contraditrio ou omisso, no estando sujeitos a preparo. Art. 537. O juiz julgar os embargos em 5 (cinco) dias; nos tribunais, o relator apresentar os embargos em mesa na sesso subseqente, proferindo voto. Art. 538. Os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes. Pargrafo nico. Quando manifestamente protelatrios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o so, condenar o embargante a pagar ao embargado multa no excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. Na reiterao de embargos protelatrios, a multa elevada a at 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposio de qualquer outro recurso ao depsito do valor respectivo

2. O Tribunal obrigado a se pronunciar sobre todas as alegaes das partes? Explique e justifique.
No raro, juzes e tribunais decidem em embargos de declarao que o rgo julgador no est obrigado a analisar todas as alegaes das partes se j tiver encontrado motivo suficiente para fundamentar a deciso. Contudo, tal procedimento tem seus limites e deve ser adotado com parcimnia, sob pena de se negar jurisdio s partes. que, comumente, as demandas costumam ter causas de pedir autnomas que fundamentam um mesmo pedido. Em casos tais, certo que, para deferir o pedido da parte, basta acolher uma das causas de pedir veiculadas. O magistrado pode at analisar todas, mas no est obrigado a tanto, uma vez que a medida absolutamente desnecessria, uma vez que o resultado almejado pela parte j foi alcanado. Todavia, se o provimento de improcedncia, o magistrado no dispe dessa faculdade. Dever, por dever de ofcio, rechaar todas as causas de pedir arguidas pela parte. Ressalto que isso s ocorre nos casos em que as causas de pedir so autnomas, independentes entre si. Caso contrrio, pode ocorrer que o afastamento de uma torne prejudicada a anlise da outra, de modo que no h razo para que o Judicirio se manifeste explicitamente sobre a questo.

Imaginemos a situao de um locador que demanda o despejo do inquilino com fundamento na falta de pagamentos e na sublocao vedada contratualmente. Temos, neste caso, um mesmo pedido que se sustenta em duas causas de pedir autnomas. Se o juiz deferir o despejo abstraindo-se sobre eventual exigncia de multa contratual ou aluguis devidos com base na falta de pagamentos, no h necessidade de analisar se ocorreu ou no a sublocao ilcita, uma vez que o acolhimento da outra causa suficiente para se obter o fim pretendido. No entanto, se o magistrado entender que os pagamentos esto em dia, dever, necessariamente, passar anlise acerca da sublocao. Se no o fizer, estar sendo omisso sobre um ponto que deveria se manifestar, situao que autoriza a oposio de embargos declaratrios. Recurso especial no conhecido." (Resp 385.173, Rel. Min. Felix Fischer, DJ 29042002 grifei) "Quanto apreciao de violao de princpio constitucional, cumpre asseverar que cedio, neste Tribunal, que o juiz no fica obrigado a manifestar-se sobre todas as alegaes das partes, nem a ater-se aos fundamentos indicados por elas ou a responder, um a um, a todos os seus argumentos, quando j encontrou motivo suficiente para fundamentar a deciso, o que de fato ocorreu ." (EDcl no AgRg no agravo de instrumento n 980.079 SP, Rel. Min. Humberto Martins, DJ 27.05.2008 - grifei)

3. Por que a doutrina preconiza que os embargos de declarao no so recurso prprio da Sentena?
Estes argumentam que os embargos vm disciplinados no Cdigo de Processo Civil como recurso, sujeitando-se aos requisitos da admissibilidade e teoria geral dos recursos. Entendem que da deciso eivada de erro, recorre o prejudicado com o gravame que lhe causa a obscuridade, a contradio ou a omisso. O fato de visarem os embargos de declarao reparao do prejuzo que os defeitos do julgado trazem ao embargante caracteriza-os como uma espcie de recurso. Esta corrente assevera ainda que os embargos declaratrios tm natureza jurdica de recurso, visto que constituem impugnao do julgado para que haja novo pronunciamento jurisdicional sobre a lide ou questo processual, embora tenha de limitar-se a esclarecimento ou suprimento da omisso. De fato, recurso, porque se recorre do gravame ou prejuzo causado pelos defeitos (obscuridade, contradio ou omisso) do julgado e, se no fosse esse instrumento jurdico, o interesse lhe faltaria para provocar as emendas na deciso judicial, assim, constata-se indiscutvel o seu carter de recurso. Alinhando-se a este posicionamento os clebres Luiz Guilherme Marinoni e Srgio Cruz Arenhart observam que: No obstante a questo seja de menor importncia exceto pela circunstncia de que alguns autores, sustentando a natureza no-recursal dessa figura, negam que se lhe apliquem os princpios dos recursos, notadamente o da proibio da reformatio in pejus parece correto entender que os embargos de declarao constituem espcie recursal. (MARINONI & ARENHART: 2008, p. 553) (grifo nosso) De outro lado, discrepando do sobredito entendimento, est a outra extremidade da doutrina que sustenta que os embargos declaratrios so na verdade um mero incidente processual.

Entre os que comungam deste entendimento esto Joo Monteiro, Cndido de Oliveira Filho e Antonio Cludio da Costa Machado, alm de outros. Para este segmento doutrinal os embargos no visam reforma do julgado, porquanto essa, ainda que provida, se manter, em regra, intangvel no seu aspecto material. Dessa forma, uma vez que no visam a alterar a substncia do julgado, nem inverter sucumbncias, os embargos no podem ser compreendidos como espcie de recurso. Constituem apenas meio de correo e integrao da sentena, no meio de impugnao da idia que ela exprime. De acordo esse entendimento, os embargos so um meio formal de integrao do ato decisrio, pelo qual se exige do seu prolator uma sentena ou acrdo complementar que opere a dita integrao. Defende que os embargos declaratrios no tm natureza recursal, haja vista que no h necessidade, para a oposio dos mesmos, da existncia de prejuzo ou gravame, basta apenas que a deciso embargada contenha qualquer ponto que enseje declarao ou complementao. Nesta figura no se estabelece, ordinariamente, o contraditrio, pois, no ouvida a parte contrria, processando-se tal procedimento sem a participao da parte que no embargou. Ao contrrio dos demais recursos, nos embargos h a ausncia de um dos pressupostos recursais, que a realizao do preparo. Ao final, cumpre ressaltar que para esta filosofia os embargos de declarao no constituem recurso, porque no so julgados por outro rgo judicial, mas pelo mesmo que proferiu a deciso embargada. Muitos autores discutem sobre a natureza dos Embargos Declaratrios. Alguns afirmam que os Embargos Declaratrios no podem ser considerados uma modalidade de recurso, mas apenas o meio pelo qual o magistrado poder exercer o seu juzo de retratao. Ora, entende-se por recurso todo instrumento processual cuja funo tentativa de reformar de algum pronunciamento judicial, que deve ser feita por um rgo hierarquicamente superior. A polmica existe, pois, apesar dos Embargos de Declarao constarem dentro do Cdigo de Processo Civil na parte dos recursos, eles no teriam a mesma funo, pois se destinam ao prprio magistrado que proferiu a deciso, com o objetivo de que o mesmo possa sanar a falha, e no reformar uma deciso. No final das contas, um recurso visa reformar uma sentena, enquanto os embargos apenas buscam esclarecer uma duvida , obscuridade ou contradio na mesma. Assim, sendo analisado pelo prprio juiz que prolatou a sentena, podendo este se retratar a fim de esclarecer o que disse, ou seja, tornar clara a sentena j emitida e no modific-la.

4. Explique por que os Embargos suspendem o prazo para a interposio de outros recursos.
O Cdigo de Processo Civil dispe em seu artigo 538 que os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes. Esta a regra.

Porm, os embargos de declarao suspendem o prazo para a interposio de outros recursos no caso de sentena proferida nos Juizados Especiais, conforme dispe o artigo50 da Lei n 9.099/95. Art. 50, Lei n. 9.099/95. Quando interpostos contra sentena, os embargos de declarao suspendero o prazo para recurso.
A parte, quando interpe Embargos de Declarao, interrompe o prazo para outros recursos, conforme determina o art. 538 do CPC: Art. 538. Os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes. A interrupo se difere da suspenso do prazo porque a parte ter de volta o prazo inicial para a interposio de qualquer outro recurso. Na suspenso o prazo inicial no volta a ser contado do incio, mas do momento em que parou. Um exemplo seria a parte interpor Embargos de Declarao em 03 (trs) dias. Sendo proferida a deciso dos Embargos Declaratrios, a parte decide interpor recurso de apelao, que tem prazo de 15 (quinze) dias. Diante da interrupo, a parte teria o prazo integral de 15 dias para interpor o recurso. J, se a lei falasse em suspenso, a parte contaria apenas com 12 (doze) dias para interpor a Apelao.

Ausncia de efeito suspensivo prprio Entre os temas relativos aos efeitos dos embargos declaratrios,destaca-se a discusso acerca da presena de eficcia suspensiva. Inexistncia de regra especial atributiva de eficcia suspensiva: o sentido do art.538 No h regra especfica conferindo tal eficcia aos embargos declaratrios. No esse o sentido do art. 538. Conforme tal dispositivo, os embargos apenas interrompem o prazo para a interposio de outros recursos e no mais do que isso. Vale dizer: a norma em exame no atribui aos embargos de declarao efeito suspensivo automtico. A eficcia estabelecida em tal regra estritamente interruptiva do prazo dos demais recursos cabveis contra a deciso. Note-se que a Lei 8.950/1994 alterou a norma do art. 538. Antes, a interposio dos embargos suspendia, em vez de interromper, o prazo para recursos(alis, o que continua previsto na disciplina dos Juizados Especiais Cveis,relativamente s sentenas, Lei 9.099/1995, art. 50 v. n. 5, adiante). Mas, mesmo ento, a eficcia suspensiva prevista na regra atinha-se a isso: sustar apenas o prazo do recurso cabvel contra a deciso embargada.Enfim, o art. 538 no d ensejo a dvidas. Apenas o prazo para recorrer da deciso embargada interrompido. Outros prazos que eventualmente dela decorram mantm-se em pleno curso. - Embargos de declarao - Suspenso do prazo de outro recurso

- No suspendem o prazo da apelao os embargos declaratrios interpostos a destempo. (Ap. 28.257-1, 7.10.82, 6 CC TJSP, Rel. GONALVES SANTANA, in RT 568-44). - Os embargos de declarao apenas suspendem o prazo para a interposio de outros recursos (Art. 538 do C.P.C)., no o interrompem. Opostos, contudo, no primeiro dia til seguinte intimao da deciso embargada, devolvem por inteiro o prazo alcanado pela suspenso. (Ap. 829-83, 14.2.84, 1 CC TJPR, Rel. Des. NUNES DO NASCIMENTO, in RT 586-156). - Embargos de declarao suspendem, no interrompem, o prazo para interposio de outro recurso, mesmo quando, recebidos, incorporem matria nova aoacrdo de que se vai recorrer. (AI 75.493-8, (Agravo regimental), 12.6.79, 2 T STF, Rel. Min. DCIO MIRANDA, in RT 531-245). - Os embargos de declarao apenas suspendem a contagem do prazo recursal, pelo que os dias anteriores sua interposio so computados, recomeando-se a contar os dias restantes a partir do primeiro dia til seguinte publicao da deciso proferida nos mesmos embargos, conforme dispe o 1 do Art. 339 do RISTF, em consonncia, alis, com o previsto no Art. 538 do CPC. (AI 121.883-5 (AgRg), 27.11.87, 2 T STF, Rel. Min. ALDIR PASSARINHO, in RT 630-241). http://www.dji.com.br/jurisprudencia/embargos_de_declaracao_suspensao_prazo_ou tro_recurso.htm Dos Embargos de Declarao Art. 337 - Cabem embargos de declarao, quando houver no acrdo obscuridade, dvida, contradio ou omisso que devam ser sanadas. obs.dji.grau.5: Embargos de declarao - Pressupostos 1 Os embargos declaratrios sero interpostos no prazo de cinco dias. 2 Independentemente de distribuio ou preparo, a petio ser dirigida ao Relator do acrdo que, sem qualquer outra formalidade, a submeter a julgamento na primeira sesso da Turma ou do Plenrio, conforme o caso. Art. 338 - Se os embargos forem recebidos, a nova deciso se limitar a corrigir a inexatido, ou a sanar a obscuridade, dvida, omisso ou contradio, salvo se algum outro aspecto da causa tiver de ser apreciado como conseqncia necessria. Art. 339 - Os embargos declaratrios suspendem o prazo para interposio de outro recurso, salvo na hiptese do 2 deste artigo. obs.dji.grau.5: Embargos de declarao - Pressupostos 1 O prazo para a interposio de outro recurso, nos termos deste artigo, suspenso na data de interposio dos embargos de declarao, e o que lhe sobejar comea a correr do primeiro dia til seguinte publicao da deciso proferida nos mesmos embargos. 2 Quando meramente protelatrios, assim declarados expressamente, ser o embargante condenado a pagar ao embargado multa no excedente de um por cento sobre o valor da causa.

5. D um exemplo protelatrios.

de

Embargos

manifestamente

No juzo de admissibilidade ser observada a presena das condies do recurso, quais sejam: a legitimidade das partes, o interesse de agir (necessidade e adequao) e a

possibilidade jurdica do recurso; assim como dos pressupostos recursais: juzo investido de jurisdio e competncia, partes capazes e regularidade formal do recurso. Ora, o simples fato de um recurso no ser admitido ou no ser considerado procedente no dar ensejo aplicao dos artigos acima destacados. De fato, o ponto central dos reais conceitos aqui estudados est relacionado ao vocbulo "manifestamente" que se vincula, por sua vez, ideia de erro grosseiro e de m-f. Podem-se citar ainda como sinnimos os seguintes: claramente, explicitamente, nitidamente, abertamente ou visivelmente. Humberto Theodoro resume bem essa noo ao citar um julgado do Tribunal de Justia de Santa Catarina em seu Cdigo de Processo Civil Anotado quando trata do artigo 17 do CPC: "A parte que, fugindo ao seu dever de verdade e lealdade, cria incidente desnecessrio baseado em fato que sabe no ser verdadeiro, litigante de m-f devendo receber a sano respectiva" No mesmo sentido, o pargrafo nico do artigo 538 do CPC funciona como um artifcio jurdico cuja finalidade impedir o mau uso dos embargos declaratrios, aplicando penalidades e restringindo a admissibilidade de outros recursos em determinados casos. Questo fundamental no estudo do pargrafo nico do artigo 538 do CPC o entendimento do sentido e alcance da expresso "manifestamente protelatrio". Protelar significa: alongar, demorar, diferir, retardar, etc. o intuito que a parte tem de ver o andamento processual deixar de ter prosseguimento para a soluo da lide. Em geral a parte autora deseja ver a soluo do litgio da forma mais rpida possvel, porm isso no quer dizer que s a parte demandada poderia ter o interesse em protelar o feito. Dilatar o trnsito em julgado, impedir a execuo das decises, evitar o andamento do feito, tomar vantagem da demora do Poder Judicirio, este o sentido de protelar o feito. O primeiro quando a parte interpe recurso "manifestamente infundado", isto , quando no possui um mnimo de respaldo jurdico ou cuja tese j foi afastada pela jurisprudncia dominante. O segundo ocorre quando, em primeira instncia, o recurso versar sobre prquestionamento, salvo quando se tratar de decises passveis dos recursos especiais. O terceiro caso seria o de um recurso que tem por argumento uma situao ftica descrita que no existe, ou a negao de fato existente ou falsa verso de fato verdadeiro. Por fim, a quarta hiptese seria a de utilizao dos embargos declaratrios para rediscutir as questes j debatidas e apreciadas, ou melhor, a reapreciao do mrito do decisum Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/15003/ma-fe-processual-comentarios-sobre-oparagrafo-unico-do-art-538-e-o-2o-do-art-557-do-codigo-de-processo-civil#ixzz2VlinwwXh

6. A quem devemos dirigir a Apelao para o juzo de admissibilidade?


Por questo de economia processual, um recurso ao ser interposto, fica sob a responsabilidade do rgo jurisdicional a quo a verificao de que aquele deve ser realmente processado e julgado. Nessa verificao, o juiz presta uma importante misso que a realizao do juiz de admissibilidade onde observar se esto vista os pressupostos subjetivos e objetivos anteriormente abordados. Contudo, como expe Mirabete " em regra, (...), o juzo de admissibilidade do recurso

feito em dois graus, ressalvada a hiptese de recurso para o mesmo rgo julgador." (Mirabete, 1996, p. 607). Tal explicao dar-se pois o exame do juiz a quo no retira do juiz ad quem o reexame do pressuposto para que, em ocasio de no estarem presentes, possa impugnar o recurso. Ao serem satisfeitos os pressupostos no juzo de admissibilidade, deve o recurso ser conhecido e logo aps ser processado e julgado. Essa a regra geral de juzo de admissibilidade aplicada aos recursos em geral, inclusive ao recurso de apelao, objeto dessa obra. Como em qualquer recurso, o exame dos pressupostos de admissibilidade da apelao, subjetivos ou objetivos, incumbe, inicialmente, ao prprio juiz da sentena (item 19.1.9). Deve faz-lo assim que for ela interposta e, uma vez admitida e processada a apelao, com a apresentao das respectivas razes, no h mais lugar no Juzo a quo para o reexame de seus pressupostos. Sua remessa instncia superior s no se verificar nos casos de desero. O juiz dever verificar se esto preenchidos os pressupostos gerais de admissibilidade dos recursos, que so a previso legal, a forma prescrita em lei e a tempestividade. Alm disso, a apelao s pode ser interposta por quem tenha sucumbido e, em conseqncia, tenha interesse (item 19.1.6), bem como legitimidade (item 19.1.5), o que tambm deve ser apurado pelo Juiz a quo.

7. Em que consiste o juzo de admissibilidade?


O juzo de admissibilidade dos recursos antecede lgica e cronologicamente o exame do mrito. formado de questes prvias. Estas questes prvias so aquelas que devem ser examinadas necessariamente antes do mrito do recurso, pois lhe so antecedentes. Portanto, os requisitos de admissibilidade dos recursos se situam no plano das preliminares, isto , vo possibilitar ou no o exame do mrito do recurso. Faltando um dos requisitos, no poder o tribunal ad quem julg-lo. A competncia para o juzo de admissibilidade do rgo ad quem. Ao tribunal destinatrio cabe, portanto, o exame definitivo sobre a admissibilidade do recurso. Ocorre que, para facilitar os trmites procedimentais, em atendimento ao princpio da economia processual, o juzo de admissibilidade normalmente diferido ao juzo a quo para, num primeiro momento, decidir provisoriamente sobre a admissibilidade do recurso. De qualquer sorte, essa deciso do juzo a quo, poder ser modificada pelo tribunal de admissibilidade recursal, no lhe podendo retirar essa competncia. Assim, o sistema processual civil estabelece que, salvo no caso de agravo de instrumento na instncia ordinria (CPC 524), o recurso interposto perante o mesmo rgo jurisdicional que proferiu a deciso impugnada. O recurso ser processado no juzo a quo, que, oportunamente, o remeter ao rgo destinatrio competente para o julgamento do recurso. Para tanto, o juiz a quo dever proferir o juzo de admissibilidade que poder ser negativou ou positivo. Faltando um dos pressupostos recursais, proferir juzo de admissibilidade negativo, quer dizer, julgar o recurso como inadmissvel. Presente todos os pressupostos, o juzo de admissibilidade ser positivo, importando dizer que o juiz mandar processar o recurso, abrindo-se oportunidade para a parte contrria expor as contrarrazes de recurso e, finalmente, remetendo-se os autos ao tribunal ad quem para o julgamento de mrito. A deciso do juizo a quo sobre admissibilidade do recurso interlocutria e deve ser fundamentada como, de resto, deve ocorrer com toda deciso judicial (CF/88, art. 93, inc. IX). Em sendo negativo o juzo de admissibilidade no juzo originrio, esta deciso interlocutria tranca a via recursal, impedindo que o recorrente veja seu recurso julgado pelo mrito no

tribunal ad quem. REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS Segundo o Cdigo de Processo Civil os requisitos de admissibilidade dos recursos so: - Cabimento Neste requisito recorribilidade e adequao devem estar presentes, ou seja, todo recurso deve ter previso legal (se no h previso legal, tambm no haver recurso) bem como, para cada ato judicial haver uma espcie de recurso especfica. - Legitimao para recorrer Podem interpor recurso as partes do processo, o Ministrio Pblico e o terceiro prejudicado pela deciso impugnada (CPC, art. 499). - Interesse em recorrer Da mesma forma com que se exige o interesse processual para que a ao seja julgada pelo mrito, h necessidade de estar presente o interesse recursal para que o recurso possa ser examinado em seus fundamentos. Assim, pode-se-ia dizer que incide no procedimento recursal o binmio necessidade + utilidade como integrantes do interesse em recorrer. legitimada para recorrer, a parte vencida e o terceiro que tenha interesse jurdico. - Tempestividade O recurso, para ser admissvel, deve ser interposto dentro do prazo legal. No sendo exercido o poder de recorrer dentro daquele prazo, se operar a precluso e, via de conseqncia, formar-se- a coisa julgada. Trata-se, no caso, de precluso temporal. - Preparo o recolhimento das custas relativas ao processamento do recurso; independentemente do resultado, haver o recolhimento destas custas; - Regularidade formal exige-se que o recorrente alinhe as razes de fato e de direito que fundamentam o pedido de nova deciso (CPC, art. 514), outros, dispositivos legais fazem referncia regularidade formal de modo mais sucinto, menos explcito. A constante, porm, que h exigncia de que o recurso seja motivado, isto , de que o recorrente leve ao rgo ad quem as razes de seu inconformismo. - inexistncia de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer A ocorrncia de algum dos fatos que ensejam a extino ou impedem o poder de recorrer faz com que o recurso eventualmente interposto no seja conhecido, proferindo-se, portanto, juzo de admissibilidade negativo. Os fatos extintivos do poder de recorrer so a renncia ao recurso e a aquiescncia deciso; os impeditivos do mesmo poder so a desistncia do recurso ou da ao, o reconhecimento jurdico do pedido, a renncia ao direito sobre que se funda ao. Os pressupostos podem ser divididos em intrnsecos e extrnsecos, sendo os intrnsecos aqueles que dizem respeito deciso recorrida em si mesma considerada, so eles o cabimento, a legitimao para recorrer e o interesse em recorrer e, os extrnsecos aqueles relacionados aos fatores externos a deciso judicial que se pretende impugnar, sendo normalmente posteriores a ela, so eles: a tempestividade, a regularidade formal, a inexistncia de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer e o preparo.

8. Por que o Tribunal pode apreciar questo que no foi julgada por inteiro pelo Juzo de Primeira Instncia? Fundamente.
Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. 1o Sero, porm, objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. 2o Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais.

3o Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. (Includo pela Lei n 10.352, de 26.12.2001) 4o Constatando a ocorrncia de nulidade sanvel, o tribunal poder determinar a realizao ou renovao do ato processual, intimadas as partes; cumprida a diligncia, sempre que possvel prosseguir o julgamento da apelao.

Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. 3 Nos casos de extino do processo sem julgamento de mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. Antes da reforma que trouxe o regime da Lei n 10.352, era exatamento o descrito acima que ocorria. No se devolvia ao tibunal o conhecimento de matria estranha ao julgamento do rgo a quo. Sendo assim, quando apelada uma sentena terminativa, ou seja, aquela baseada no art. 267 do CPC, no era certo que o rgo ad quem fosse analisar o mrito da questo, mas to somente o fosse fazer um novo juzo de admissibilidade da causa, afim de reformar ou no aquela deciso puramente formal. Analisar o mrito, neste caso, seria uma afronta ao principio do duplo grau de jurisdio, assim como o art. 463 do CPC, j que quando no analisado o mrito pelo Juiz de primeiro grau, no se considerava a sua funo jurisdicional finda. Sendo portanto os autos, obrigatoriamente, restitudos ao Juzo de primeiro grau para analise do mrito, claro que somente se a apelao reformasse a sentena terminativa. Todavia, a reforma trazida pela Lei supra citada incluiu um grande problema no nosso cdigo. Qual seja, o 3. Isso porque uma sentena terminativa em primeiro grau pode, se apelada, ser substituda por um acrdo que verse sobre o mrito. Isso porque, uma sentena terminativa, quando apelada, e devolvida ao tribunal pode ter o seu mrito analisado. No mais necessrio que o tribunal restitua os autos ao juzo de primeira instncia para que ele analise o mrito da causa, desde que de posse dos autos, o tribunal, se a questo for exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento, pode proceder com a analise do mrito. Isso significa que sempre que o tribunal ache que no existe mais provas a se produzir nos autos alem daquelas j produzidas, e se a questo, da pra frente apenas se tratar de direito, ele poder analisar o mrito, mesmo que ainda no tenha sido analisado em primeiro grau. Essa mudana faz com que toda a doutrina se reflita acerca do princpio do duplo grau de jurisdio, que no se encontra positivado em qualquer dispositivo legal; alm da proibio ao reformatio in pejus; a limitao da atividade cognitiva do tribunal parte da sentena que haja sido objeto de impugnao (cf. art. 505 do CPC); assim como da impossibilidade de

inovar a causa no juzo da apelao, em que vedado parte pedir o que no pedira perante o rgo a quo.

9. Quais so os efeitos em que recebida a Apelao? Explique.


Art. 520. A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Ser, no entanto, recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que: I - homologar a diviso ou a demarcao; II - condenar prestao de alimentos; III - (Revogado pela Lei n 11.232, de 2005) IV - decidir o processo cautelar; V - rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg-los improcedentes; VI - julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem. VII confirmar a antecipao dos efeitos da tutela; Art. 521. Recebida a apelao em ambos os efeitos, o juiz no poder inovar no processo; recebida s no efeito devolutivo, o apelado poder promover, desde logo, a execuo provisria da sentena, extraindo a respectiva carta. 4 Os efeitos advindos da interposio da apelao Como j referido anteriormente, o caput do art. 518 trata do juzo preliminar de admissibilidade promovido pelo juzo de primeira instncia. Exame este que envolve a definio quanto concesso ou no do efeito suspensivo apelao. O ilustre jurista Pontes de Miranda, citado por Ricardo de Carvalho Aprigliano 31, ensina que:

Suspensivo o efeito que priva a sentena de sua eficcia (fora e efeitos). Os processualistas costumam defini-lo como a falta normal de exeqibilidade da sentena de primeira instncia, durante a apelao. Essa aluso ao efeito executivo das sentenas (e, no raro, execuo provisria da sentena, que ele impede) restringe, sem razo, o definido. O efeito suspensivo no atinge somente as sentenas de condenao. Sentenas mandamentais, constitutivas e declarativas tambm so atingidas em sua fora ou em seus efeitos pelo efeito suspensivo que tenha a apelao.

O efeito suspensivo, como se depreende das informaes at aqui expostas, quando concedido, suspende a eficcia da deciso recorrida, ou seja, o provimento judicial no produz efeitos, as determinaes nele contidas no sero cumpridas at novo pronunciamento judicial, pelo juzo ad quem, juzo de segunda instncia quanto ao mrito do pedido recursal.

No caso especfico da apelao, aps a sua interposio, o juiz de primeira instncia que prolatou a sentena declarar se tal recurso ser recebido no efeito suspensivo de modo a suspender a eficcia da sentena, para que esta no produza efeitos at o julgamento da apelao ou se a receber apenas no efeito devolutivo, e at mesmo se indeferir o seu processamento. De incio, importante ressaltar que o juzo de primeira instncia, que realizou o exame preliminar de admissibilidade referido anteriormente, pode reexaminar a sua deciso para retirar o efeito suspensivo anteriormente concedido. Neste sentido, o professor Bueno 32 leciona: irrecusvel que o juzo, uma vez recebida a apelao e aberta oportunidade para manifestao da parte contrria, pode sopesar sua anterior deciso para retirar o efeito suspensivo anteriormente concedido, admitindo-se, conseqentemente, a execuo provisria do julgado (arts. 475-I, 1, e 521). Certo que a apresentao de contra-razes no indispensvel para que o juzo se retrate de sua anterior deciso. A apresentao da resposta ao recurso, com pedido expresso de retirada do efeito suspensivo, concedendo-se, neste instante procedimental, a tutela antecipada, contudo, providncia mais do que bem-vinda e que denota a combatividade do procurador da parte interessada. para esta finalidade tambm que as contra-razes devem ser cuidadosamente elaboradas e apresentadas.

No geral, ou seja, via de regra, o juzo de primeira instncia, quando do exame preliminar de admissibilidade, declara tanto o efeito devolutivo, quanto o efeito suspensivo. Importa registrar que se a sentena possuir vrios captulos decisrios, os efeitos da apelao podero ser decididos conforme cada captulo, o que pode ensejar a suspenso de apenas parte da sentena.

O art. 520 do CPC, j citado anteriormente, refere-se aos casos em que a apelao ser recebida apenas no efeito devolutivo. o caso da sentena que: I - homologar a diviso ou a demarcao; II - condenar prestao de alimentos; III - (Revogado pela Lei n 11.232, de 2005) IV - decidir o processo cautelar; V - rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg-los improcedentes; VI - julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem. VII confirmar a antecipao dos efeitos da tutela.

Mesmo nas hipteses expressamente previstas, para que a apelao tenha efeito apenas devolutivo, pode o relator, diante das particularidades da causa, determinar a suspenso do cumprimento da sentena, at que o Tribunal julgue o recurso (art. 558, parg. nico, com a redao da Lei n 9.139, de 30.11.95). Para tanto, o apelante formular requerimento que poder constar das prprias razes recursais ou de petio parte. O pedido de suspenso ter de demonstrar a ocorrncia de risco de leso grave e de difcil reparao. Em outros termos, caber ao apelante demonstrar a configurao do fumus boni iuris e do periculum in mora, em grau que no permita aguardar o normal julgamento do recurso.

De acordo com o que at aqui foi escrito, interposta a apelao, o juiz de primeira instncia declara os efeitos nos quais receber tal recurso: devolutivo e/ou suspensivo. O efeito devolutivo inerente apelao, ou seja, quando interposto este recurso, toda matria objeto da ao judicial devolvida para o tribunal ad quem para nova apreciao. A apelao devolve amplamente a matria, pois, o juzo de segunda instncia pode reapreciar inclusive o que no havia sido tratado na sentena, conforme as hipteses legais. No h, portanto, como interpor apelao e no devolver amplamente a matria para novo julgamento por parte do tribunal de segunda instncia.

Em relao ao efeito suspensivo, o raciocnio diferente. E diferente justamente para garantir dose de fora sentena, de modo a evitar que um provimento judicial exarado por meio de sentena tenha seus efeitos suspensos de forma indiscriminada. H decises judiciais que necessitam do imediato cumprimento sob pena de perda de eficcia da prestao jurisdicional, como se ver adiante.

Segundo o art.520 do CPC, a regra que a apelao seja recebida nos efeitos devolutivo e suspensivo. Contudo, o efeito suspensivo no ser concedido quando a apelao for interposta de sentena que homologar a diviso ou a demarcao, condenar prestao de alimentos, decidir o processo cautelar, rejeitar liminarmente embargos execuo ou julglos improcedentes, julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem e confirmar a antecipao dos efeitos da tutela. Em alguns casos resta evidente o prejuzo ao apelado caso seja concedido o efeito suspensivo apelao. o caso, por exemplo, da condenao prestao de alimentos, bem como da confirmao dos efeitos da antecipao da tutela.

Tendo em vista uma condenao prestao de alimentos, eventual concesso de efeito suspensivo apelao, significaria a suspenso do pagamento de alimentos. Ora, se houve a condenao ao pagamento de alimentos, porque a parte necessitava de renda para pagamento de despesas mnimas com educao, sade, alimentao e vesturio. Caso a sentena fosse suspensa, significaria que a parte no poderia subsistir, o que efetivamente o oposto do que foi sentenciado.

Assim, no poderia o legislador suspender uma deciso judicial que visa manuteno da prpria parte ou de seu(s) filho(s).

O reexame de ofcio pelo juiz de primeiro grau est previsto no 2 do art. 518, segundo o qual apresentada a resposta apelao, facultado ao juiz, em cinco dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso. Seja por erro de interpretao ou mesmo por mudana de entendimento, o juiz poder conceder o efeito suspensivo apelao, caso este no esteja contido nas hipteses do art. 520, segundo as quais no ser possvel a concesso da suspenso dos efeitos da sentena. Considerando que a concesso do efeito suspensivo regra, e o art. 520 do CPC restringe tal regra, de modo a permitir a imediata eficcia da sentena mesmo na eventualidade da interposio da apelao, o art. 558, pargrafo nico, funciona com instrumento para, a partir da comprovao da leso grave e de difcil reparao, o art. 520 no ser aplicado, e assim ser suspensa a eficcia da sentena contestada. bom, pois ela foi recebida no efeito suspensivo e devolutivo, suspende o efeito da sentena, no pode haver execuo provisria da sentena, e devolutivo para o reexame, bom para quem apelou. Adv Paulo Roberto. 3. EFEITOS DEVOLUTIVO E SUSPENSIVO O recurso de apelao, conforme estabelece o art. 520 do CPC, recebido nos dois efeitos: devolutivo e suspensivo, e enumera as excees em que o recorrido poder executar, de forma provisria, e em regra definitiva, a sentena do juiz de primeiro grau. O efeito devolutivo, segundo SCHLICHTING, Consiste na primeira conseqncia resultante do ato de interposio do recurso, onde o julgador, acatando o recurso por preencher todos os requisitos legais, devolve o conhecimento da matria impugnada ao juzo com competncia recursal para a ao em questo (mesmo juzo de onde emanou a deciso ou juzo hierarquicamente superior), com isso, impedindo o trnsito em julgado da deciso, tenha esta o carter de interlocutria ou de extintiva, impedindo o arquivamento do processo e a concluso da ao respectiva. NERY observa que a aptido para provocar o reexame da deciso impugnada por meio de recurso j suficiente para caracterizar o efeito devolutivo do recurso. O efeito devolutivo do processo est presente em todos os recursos, e conseqentemente no de apelao, e visto por conceituados doutrinadores como uma forma de retardar a formao da coisa julgada. Conforme doutrina NERY, o efeito suspensivo aquele destinado a provocar a suspenso da imediata executividade da deciso impugnada, de modo a s lhe dar cumprimento aps o julgamento do recurso. O recebimento da apelao no efeito suspensivo impede que se deflagre a execuo provisria da sentena, at que o pedido seja reapreciado por um juzo ad quem e isto incentiva o perdedor a recorrer. Com a apelao recebida no efeito suspensivo, a sentena recorrida pode ser considerada mera declarao da situao jurdica, posto que no se reflete no mundo jurdico enquanto no julgado o recurso dela interposto, o que faz com que se distancie do processo ideal e aos princpios deontolgicos do processo. MARINONI, observa que: Uma das formas preferidas pela parte interessada em procrastinar os efeitos da sentena o recurso, j que ele permite que o ru mantenha indevidamente na sua esfera jurdico-patrimonial por mais um bom perodo de tempo. O recurso, neste sentido, uma excelente desculpa para o ru sem razo beneficiar-se ainda mais do processo em detrimento do autor. Caso houvesse a possibilidade de execuo imediata e completa da sentena, resguardandose cautelarmente, apenas o periculum in mora inverso, estar-se-ia fortalecendo a deciso do

juiz singular, a jurisdio se tornaria mais rpida e o processo um meio de efetivao dev uma maior justia.

10.

O que desero da Apelao?


Art. 511. No ato de interposio do recurso, o recorrente comprovar, quando exigido pela legislao pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de desero. 1o So dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico, pela Unio, pelos Estados e Municpios e respectivas autarquias, e pelos que gozam de iseno legal. 2o A insuficincia no valor do preparo implicar desero, se o recorrente, intimado, no vier a supri-lo no prazo de cinco dias. Art. 519. Provando o apelante justo impedimento, o juiz relevar a pena de desero, fixando-lhe prazo para efetuar o preparo. Pargrafo nico. A deciso referida neste artigo ser irrecorrvel, cabendo ao tribunal apreciar-lhe a legitimidade. Desero - o abandono do recurso pelo recorrente, caracterizado pela falta de preparo no prazo legal. Equivale a uma pena, tambm chamada de desero, que tem por efeito julgar deserto o recurso, isto , no ter seguimento. Ocorrendo justo impedimento, o juiz, ao relevar a pena de desero, restituir ao apelante o prazo para efetuar o preparo. Esta deciso ser irrecorrvel. O tribunal, todavia, apreciar a legitimidade.

11.

Explique o procedimento da Apelao Adesiva.


Art. 500. Cada parte interpor o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposies seguintes: I - ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo de que a parte dispe para responder; II - ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial; III - no ser conhecido, se houver desistncia do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissvel ou deserto. Pargrafo nico. Ao recurso adesivo se aplicam as mesmas regras do recurso independente, quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior.

Apelao Adesiva Finalmente necessrio se faz mencionar que em muitos casos ambas as partes so parcialmente vencedoras e vencidas, o que se chama de sucumbncia recproca e justamente nestes casos com previso legal desde o Cdigo de Processo Civil de 1973 foi introduzida a figura do Recurso Adesivo. O Cdigo de Processo Civil em vigor dispe no artigo 500 que nestes casos cada parte interpor o recurso independentemente, com regular observncia ao prazo e as exigncias legais. Nos casos em que forem vencidos autor e ru o recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. Assim, o recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial, no ser conhecido, se houver desistncia do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissvel ou deserto. Destarte, ao recurso adesivo se aplicam as mesmas regras do recurso independente, quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior. O vigente recurso adesivo previsto no Cdigo de Processo Civil Cada parte interpor o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto p qualquer deles poder aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposies seguintes: I - ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo de que a parte dispe para responder; II - ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial. Depois da vigncia das leis 8.038, de 28 de maio de 1990 e 8.950, de 13 de dezembro de 1994, que derrogaram o art. 500 do Cdigo, respectivamente, nos incisos II e I, deve-se ter em mente que o recurso adesivo obedecer, agora, quanto sua interposio, o mesmo prazo concedido resposta do recurso principal, ao qual se apega, sendo alargado, ainda, quanto ao seu conhecimento pela via do recurso especial dirigido ao Superior Tribunal de Justia. Isso porque o Supremo Tribunal Federal, antes da Constituio de 1988, era

competente pela uniformizao da lei federal mediante o recurso extraordinrio, sendo que hodiernamente a competncia sobre a interpretao da lei infraconstitucional do Estado federal foi transferida para o Superior Tribunal de Justia, responsvel nessa hiptese, em grau de recurso, uniformizao da lei federal. Constam do texto vigente, tambm, um inciso III e um pargrafo nico. A dependncia relativa do recurso principal O recurso adesivo fica subordinado sorte da admissibilidade do recurso principal. Para que o adesivo possa ser julgado pelo mrito, preciso que: a) o recurso principal seja conhecido; b) o adesivo preencha os requisitos de admissibilidade. No sendo conhecido o principal, seja qual for a causa da admissibilidade, fica prejudicado o adesivo. Conhecido o principal, irrelevante o seu provimento ou improvimento: o adesivo ser apreciado, devendo ser analisada sua admissibilidade e, se positivo o juzo de admissibilidade (se conhecido o adesivo), ser julgado pelo mrito (Nery Jr. e Rosa Nery,op. cit., p. 863, item 4). No sentido de que no conhecido o recurso principal no ser conhecido o recurso adesivo: Caso no seja conhecido o recurso principal, tambm o adesivo no poder ser conhecido, porque dependente daquele No sentido de que no sendo conhecido o principal, seja qual for a causa da admissibilidade, fica prejudicado o adesivo. Essa a dependncia do recurso adesivo. Fica subordinado, em sua atividade, ao conhecimento do recurso principal, sem o que no ser, por arrastamento, conhecido pelo tribunal. Primeiramente se infere que a petio inicial do recurso adesivo ser elaborada de forma escrita, pois dirigida primeiramente ao rgo que prolatou a deciso e que desafia recurso voluntrio das partes, fazendo juzo prvio de admissibilidade ou de prelibao, que, se admitido, subir ao rgo jurisdicional superior para que seja apreciado o recurso principal e, em seguida, o recurso dependente ou acessrio, em carter de delibao ou definitivo. Nesse sentido, Amaral Santos (op. cit., p. 198). Mesmo que interposto oralmente perante a autoridade judiciria responsvel pela admisso ou no dos recursos voluntrios das partes depois de prolatada a deciso, o recurso adesivo ser instrumentado sob a forma escrita, onde o recorrente demonstrar suas razes relativas pretendida reforma da deciso onde foram vencidos, parcialmente, autor e ru. Depois da reforma de 1994, operada pela lei 8.950, o prazo admitido interposio do recurso adesivo o mesmo prazo de que a parte dispe para responder, nos termos do art. 500, I, do Cdigo de Processo Civil.

O recurso adesivo deve ser interposto no prazo de 15 dias, a partir da intimao do recorrido para responder ao recurso principal (prazo da resposta no recurso principal),tudo diante dos comandos dos arts. 508 e 500, I, ambos doCPC. A interposio deve ser feita por petio autnoma,acompanhada das razes do recurso, no sendo admitida a interposio junto com as contra-razes do recurso da parte contrria. O prazo para responder ao recurso adesivo igualmente de 15 dias (CPC, art. 508) (op. cit., p. 1529). O recurso adesivo ou subordinado tem cabimento na hiptese de sucumbncia recproca em que uma das partes, at ento conformada com a deciso judicial prolatada, diante do recurso interposto pela parte contrria, opta por tambm impugn-la. Ou seja, perante o recurso de uma parte sucumbente, a outra vem a recorrer tambm, mas de modo adesivo. Cumpre observar que o recurso subordinado no uma espcie de recurso. Chega-se a concluso com a simples observao do artigo 496 do Cdigo de Processo Civil, no qual consta o rol taxativo de recursos cveis previstos no ordenamento jurdico brasileiro. Trata-se de um modo de interposio de recurso. Em regra, no nada alm do recurso que a parte j poderia ter interposto contra a deciso que agora resolve atacar. Nas palavras de Frederico Marques [01], seria, "o incidente que surge em caso de sucumbncia recproca, no procedimento recursal instaurado por um dos litigantes, em virtude de exercer tambm a outra parte, posterior e subordinadamente o direito de recorrer". Para que o recurso subordinado seja conhecido, imperioso se faz que o recurso principal (ou independente), tenha sido conhecido. Do contrrio, ambos sero desconsiderados e a deciso transitar em julgado do modo em que foi proferida (salvo no caso em que o recorrente principal apele e seja atendido pelo tribunal imediatamente superior ou pelo prprio juzo prolator da deciso, nos termos do art. 296/CPC). g. A matria do recurso adesivo no precisa estar vinculada ao que foi atacado pelo recurso principal. Isso ocorre por simples conseqncia lgica: em caso de sucumbncia recproca, cada litigante recorrer da parte da deciso em que sucumbiu. h. No admissvel para todos os recursos, apenas na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial (art. 500, II / CPC). Segundo Cunha e Didier [08], ser cabvel tambm no recurso ordinrio constitucional, quando fizer as vezes de apelao nas aes propostas por Municpio ou pessoa residente no Brasil em face de Estado estrangeiro ou organismo internacional. O recurso adesivo , na verdade, uma forma de interposio do recurso. Preceitua o art. 500 do CPC que "Cada parte interpor o recurso, independentemente, no prazo e observadas a exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte." Atravs da leitura deste dispositivo, percebe-se que cada parte pode interpor seu recurso. Contudo, se na deciso recorrida forem vencidos autor e ru, o recurso de

qualquer destes (autor ou ru) pode aderir ao outro recurso. No h interposio de novo recurso e sim aderncia de um ao outro. Somente alguns recursos admitem o recurso adesivo, so eles: a) Apelao; b) Embargos infringentes; c) Recurso especial; d) Recurso extraordinrio. Somente pode haver recurso adesivo se vencidos autor e ru. Em outras palavras, somente existe recurso adesivo se a parte estiver frente a uma deciso em que houve sucumbncia recproca. A sucumbncia recproca opera-se "quando o autor sai vitorioso apenas em parte de sua pretenso. Tanto ele como o ru sero, pois, vencidos e vencedores, a um s tempo." (Humberto Theodoro Jnior) Neste caso, os nus sucumbenciais (honorrios e despesas) so recproca e proporcionalmente divididos e compensados. Somente as partes - autor e ru - podem interpor o recurso adesivo. Isso significa que terceiro e Ministrio Pblico s podem interpor o recurso adesivo se forem partes no processo. Cumpre esclarecer ainda que se um terceiro (que no parte do processo) interpor um recurso, a parte no pode aderir a este recurso. O recurso adesivo apenas adere a recurso interposto por parte do processo. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal. Por este motivo, somente examinado se o recurso principal o for. Esta uma condio disposta pelo CPC. Ainda, sequer conhecido se houver desistncia do recurso principal, ou se este for declarado inadmissvel ou deserto. Lembrete: Recurso inadmissvel aquele que no apresenta os requisitos de admissibilidade e, portanto, no poder ser conhecido. Recurso deserto o recurso sem o preparo (pagamento das despesas relacionadas ao processamento do recurso, tais como custas, porte de remessa e retorno dos autos e despesas postais). O recurso adesivo interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal. O prazo para esta interposio o mesmo de que a parte dispe para responder ao recurso principal, ou seja, o prazo das contra razes: 15 dias. Apenas para complementar este estudo, cumpre mostrar que o STJ j decidiu que a Fazenda Pblica possui prazo em dobro para interpor o recurso adesivo. O recurso adesivo deve preencher todas as condies de admissibilidade do recurso independente. Estas condies so analisadas pela autoridade perante a qual foi

interposto o recurso, que verifica se pode ou no admiti-lo. So eles: o cabimento, o interesse, inexistncia de impeditivos ou extintivos, a tempestividade, o preparo, a legitimidade e a regularidade formal. Vejamos cada um em separado:

- O cabimento Este requisito engloba trs princpios: o princpio da fungibilidade, o princpio da singularidade e o princpio da taxatividade. - Interesse recursal O recurso deve ser necessrio para que o recorrente tenha proveito no processo. - A legitimidade O CPC determina que somente a parte tem legitimidade para interpor o recurso adesivo. - A inexistncia de impeditivos ou extintivos Na realidade este um requisito negativo, pois no podem existir fatos que impeam a admisso do recurso, so eles: a renncia, a aceitao e a desistncia. - A tempestividade A lei prescreve prazo para a interposio de cada recurso e a tempestividade demonstra que o recurso foi interposto dentro do prazo fixado por lei. O CPC fixa os prazos para a interposio dos recursos. Apenas para lembrar, o prazo para interpor a apelao, os embargos infringentes, o recurso especial e o recurso extraordinrio de 15 dias. - O preparo O preparo o pagamento das despesas relacionadas ao processamento do recurso (custas, porte de remessa e retorno dos autos e despesas postais). Deve ser efetuado antes de recorrer e na pea de recurso a parte deve comprovar que o fez. A falta deste requisito de admissibilidade gera o que se chama de desero. Existem alguns sujeitos que esto dispensados do preparo, so eles: o Ministrio Pblico, a Unio, os Estados, os Municpios, as autarquias federais, estaduais e municipais, bem como os sujeitos que gozam de iseno legal. O pargrafo nico do art. 500 do CPC determina que ao recurso adesivo aplicam-se as mesmas regras do recurso principal quanto ao preparo. - Regularidade formal O recurso deve ser interposto de forma escrita, conter as razes, os fundamentos e a assinatura do advogado. Aplicam-se, ainda, ao recurso adesivo todas as regras do recurso independente quanto ao julgamento no tribunal superior ( nico, art. 500, CPC).

Os dois recursos (principal e adesivo) so apreciados e julgados na mesma sesso. O tribunal analisa-o como independente, mas a sua sorte depende da ao principal. Isso ocorre devido subordinao do recurso adesivo, pois se o recurso principal no conhecido, torna-o prejudicado. O recurso adesivo interposto por meio de petio e deve ser igual ao recurso devido. Desta forma, o processamento o mesmo do recurso principal. Aps o seu recebimento abre-se vista ao recorrido para contra razoar em 15 dias.

Para que caiba recurso adesivo necessrio que a parte no tenha recorrido antes, o que a permite recorrer apenas adesivamente. Vejamos um exemplo: A uma deciso com sucumbncia recproca de um processo entre Maria e Joo, Maria resolve recorrer. Somente Joo pode recorrer adesivamente ao recurso de Maria, mas Maria no pode recorrer adesivamente, pois j recorreu anteriormente.

Com relao aos Juizados Especiais, j se decidiu que no cabe recurso inominado adesivo. Atravs do Enunciado Cvel n 88 do FONAJE (Frum Nacional dos Juizados Especiais) decidiu-se que: "No cabe recurso adesivo em sede de Juizado Especial, por falta de expressa previso legal (Aprovado no XV Encontro - Florianpolis/SC)."

12. Por que o Juiz no pode se retratar da Sentena que proferiu na Primeira Instncia? Justifique.
Art. 463. Publicada a sentena, o juiz s poder alter-la I - para Ihe corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte, inexatides materiais, ou Ihe retificar erros de clculo; II - por meio de embargos de declarao. Sabemos que o nosso direito processual civil ainda extremamente formalista, principalmente no tocante reforma das decises judiciais. Partindo de tal constatao, assenta-se o postulado de que uma deciso, mesmo interlocutria, somente pode ser reformada atravs de recurso especificado legalmente, e que o juiz, j tendo entregue a prestao jurisdicional, no pode mais rever o que decidiu. Nesse imperativo que se inserem os artigos 471 e 473 do CPC, in verbis: Art. 471. Nenhum juiz decidir novamente as questes j decididas, relativas mesma lide, salvo: I-se, tratando-se de relao jurdica continuativa, sobreveio modificao no estado de fato ou de direito; caso em que poder a parte pedir a reviso do que foi estatudo na sentena; II-nos demais casos prescritos em lei. (...) Art. 473. defeso parte discutir, no curso do processo, as questes j decididas, a cujo respeito se operou a precluso.

Como j dissemos anteriormente, o pedido de reconsiderao presta-se para postular o reexame de deciso interlocutria ou de despacho de mero expediente, em consonncia com que ensina Theotnio Negro: "S cabe reconsiderao de despacho ou de deciso interlocutria. Sentena no admite reconsiderao, salvo na hiptese do art. 296 - caput"3. Agora, mesmo sendo pleiteado visando a reforma dos pronunciamentos judiciais acima declinados, no tem-se admitido em qualquer situao o seu manejo por fora da incidncia do citado art. 471 do CPC que traz baila a precluso pro judicato na sua forma consumativa, fato este que muito bem explicitado e associado temtica em epgrafe por Fernando Benevides: Art. 296. Indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua deciso. Pargrafo nico. No sendo reformada a deciso, os autos sero imediatamente encaminhados ao tribunal competente. No que diz respeito ao Magistrado, a denominada precluso pro judicato, segundo a doutrina majoritria, s incide a precluso consumativa. Justamente, a que impede o juiz de atuar no feito, vez que j prestou seu ofcio jurisdicional. Assim, levando-se a doutrina acima para o caso em tela, permitir o reexame pelo mesmo juiz de uma deciso por si proferida sem que haja permisso legal, seria o mesmo que admitir a resposta jurisdicional, por duas vezes sobre o mesmo assunto afrontando o princpio da segurana jurdica4. Face a tais colocaes, percebe-se que o campo de cabimento do pedido de reconsiderao no to elstico quanto possa parecer, tendo seus contornos ditados justamente pela precluso pro judicato. Assim, se o juiz j decidiu no pode mais decidir, exceto se a lei lhe autorizar. Por essas razes que a doutrina caminha no sentido de admitir o cabimento da reconsiderao somente em se tratando de matrias de ordem pblica ou de direitos indisponveis, sobre as quais o juiz poderia manifestar-se a qualquer momento, no operando-se quanto a estas a precluso.

13. Cabe Agravo de despacho com teor decisrio? Explique.


Despacho o ato do juiz que serve exclusivamente para dar andamento ao processo. O despacho no possui carter decisrio, logo no tem aptido para causar prejuzo jurdico s partes. A conseqncia disto que do despacho no cabe recurso. So exemplos de despachos o ato de designar a audincia preliminar para uma determinada data e o ato pelo qual o juiz concede s partes a possibilidade de especificarem as provas que desejam produzir . J a deciso interlocutria o ato do juiz que resolve uma questo incidente no curso do processo. A deciso interlocutria possui carter decisrio, podendo causar prejuzo jurdico s partes. Em conseqncia, da deciso interlocutria cabe recurso, que o agravo . So exemplos de decises interlocutrias os atos que resolvem as excees e as impugnaes ao valor da causa, os atos concessivos ou denegatrios de medidas liminares

ou de requerimentos de produo de provas e os atos, proferidos monocraticamente em segundo grau de jurisdio, concessivos ou denegatrios de efeito suspensivo ou de efeito ativo aos recursos . A deciso interlocutria no possui um contedo pr-determinado em lei. Sabe-se, porm, que uma deciso interlocutria no ter por contedo uma das situaes dos 267, 269 ou 794 do CPC, reservadas s sentenas, nem extinguir o processo, caracterstica, tambm, das sentenas.

14. Toda e qualquer modalidade de Agravo independe de preparo? Por que?


Art. 522. Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, quando ser admitida a sua interposio por instrumento. Pargrafo nico. O agravo retido independe de preparo. No. Disciplinado no artigo 523 do Cdigo de Processo Civil, o agravo retido um dos recursos que a lei no exige preparo, diferentemente do agravo de instrumento que depende da lei local especfica que cuida do assunto. CPC, Art. 525. A petio de agravo de instrumento ser instruda: (...) 1 Acompanhar a petio o comprovante do pagamento das respectivas custas e do porte de retorno, quando devidos, conforme tabela que ser publicada pelos tribunais.

15.

Cabe Juzo de Retratao no Agravo? Fundamente.

Art. 522. Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, quando ser admitida a sua interposio por instrumento. Pargrafo nico. O agravo retido independe de preparo. Art. 523. Na modalidade de agravo retido o agravante requerer que o tribunal dele conhea, preliminarmente, por ocasio do julgamento da apelao. 1o No se conhecer do agravo se a parte no requerer expressamente, nas razes ou na resposta da apelao, sua apreciao pelo Tribunal. 2o Interposto o agravo, e ouvido o agravado no prazo de 10 (dez) dias, o juiz poder reformar sua deciso. 3o Das decises interlocutrias proferidas na audincia de instruo e julgamento caber agravo na forma retida, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo (art. 457), nele expostas sucintamente as razes do agravante. Art. 524. O agravo de instrumento ser dirigido diretamente ao tribunal competente, atravs de petio com os seguintes requisitos: I - a exposio do fato e do direito; II - as razes do pedido de reforma da deciso;

III - o nome e o endereo completo dos advogados, constantes do processo. Art. 525. A petio de agravo de instrumento ser instruda: I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado; II - facultativamente, com outras peas que o agravante entender teis. 1o Acompanhar a petio o comprovante do pagamento das respectivas custas e do porte de retorno, quando devidos, conforme tabela que ser publicada pelos tribunais. 2o No prazo do recurso, a petio ser protocolada no tribunal, ou postada no correio sob registro com aviso de recebimento, ou, ainda, interposta por outra forma prevista na lei local. Art. 526. O agravante, no prazo de 3 (trs) dias, requerer juntada, aos autos do processo de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso. Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto neste artigo, desde que argido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo. Art. 527. Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, o relator: I - negar-lhe- seguimento, liminarmente, nos casos do art. 557; II - converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa; III poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art. 558), ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso; IV poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias; V - mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por ofcio dirigido ao seu advogado, sob registro e com aviso de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias (art. 525, 2o), facultando-lhe juntar a documentao que entender conveniente, sendo que, nas comarcas sede de tribunal e naquelas em que o expediente forense for divulgado no dirio oficial, a intimao far-se- mediante publicao no rgo oficial VI - ultimadas as providncias referidas nos incisos III a V do caput deste artigo, mandar ouvir o Ministrio Pblico, se for o caso, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. A deciso liminar, proferida nos casos dos incisos II e III do caput deste artigo, somente passvel de reforma no momento do julgamento do agravo, salvo se o prprio relator a reconsiderar. Art. 528. Em prazo no superior a 30 (trinta) dias da intimao do agravado, o relator pedir dia para julgamento. Art. 529. Se o juiz comunicar que reformou inteiramente a deciso, o relator considerar prejudicado o agravo. No direito processual civil brasileiro, as decises proferidas por juzo de primeiro grau, no curso do processo, que possam causar leso grave e de difcil reparao parte so atacveis por agravo de instrumento. Da mesma forma, todas as decises interlocutrias proferidas em execuo, judicial e extrajudicial, desafiam agravo de instrumento. Prevista nos arts. 522, 524 e ss. do CPC, essa espcie de recurso abre ao juzo nova oportunidade de apreciao da matria decidida pela deciso agravada. Denominada de juzo de retratao, nela o magistrado poder reformar o provimento recorrido. No caso do agravo de instrumento, no h previso legal do momento prprio para que o juiz a quo exera o juzo de retratao. A lei dispe, to-somente, que "se o juiz comunicar que reformou inteiramente a deciso, o relator considerar prejudicado o agravo" (art. 529

do CPC). O silncio legal, por bvio, no significa que a qualquer tempo poder o magistrado retratarse da deciso recorrida. As regras de distribuio de competncia fixam o limite temporal para o exerccio do juzo de retratao, de forma que se o Tribunal vier a decidir o agravo antes de o juiz se retratar, nada mais caber a este, seno cumprir o acrdo. Contudo, h situaes em que, mesmo aps o julgamento do agravo pelo Tribunal, poder o magistrado de primeiro grau modificar a deciso agravada.

16. Quais so as peas obrigatrias do Agravo? O que se deve juntar a ttulo de pea facultativa?
Art. 525. A petio de agravo de instrumento ser instruda: I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado; II - facultativamente, com outras peas que o agravante entender teis. 1o Acompanhar a petio o comprovante do pagamento das respectivas custas e do porte de retorno, quando devidos, conforme tabela que ser publicada pelos tribunais. 2o No prazo do recurso, a petio ser protocolada no tribunal, ou postada no correio sob registro com aviso de recebimento, ou, ainda, interposta por outra forma prevista na lei local.

17. possvel obter liminar no Agravo para suspender o processo? Qual o fundamento do deferimento dessa liminar?
Art. 527. Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, o relator: I - negar-lhe- seguimento, liminarmente, nos casos do art. 557; II - converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa; III poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art. 558), ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso; IV poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias; V - mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por ofcio dirigido ao seu advogado, sob registro e com aviso de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias (art. 525, 2o), facultando-lhe juntar a documentao que entender conveniente, sendo que, nas comarcas sede de tribunal e naquelas em que o expediente forense for divulgado no dirio oficial, a intimao far-se- mediante publicao no rgo oficial VI - ultimadas as providncias referidas nos incisos III a V do caput deste artigo, mandar ouvir o Ministrio Pblico, se for o caso, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. A deciso liminar, proferida nos casos dos incisos II e III do caput deste artigo, somente passvel de reforma no momento do julgamento do agravo, salvo se o prprio relator a reconsiderar.

Art. 557. O relator negar seguimento a recurso manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior. 1o-A Se a deciso recorrida estiver em manifesto confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior, o relator poder dar provimento ao recurso. 1o Da deciso caber agravo, no prazo de cinco dias, ao rgo competente para o julgamento do recurso, e, se no houver retratao, o relator apresentar o processo em mesa, proferindo voto; provido o agravo, o recurso ter seguimento. 2o Quando manifestamente inadmissvel ou infundado o agravo, o tribunal condenar o agravante a pagar ao agravado multa entre um e dez por cento do valor corrigido da causa, ficando a interposio de qualquer outro recurso condicionada ao depsito do respectivo valor.

18. Pode o Relator dispensar as informaes a serem prestadas pelo Juiz da causa no Agravo? Explique.
Art. 527. Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, o relator: I - negar-lhe- seguimento, liminarmente, nos casos do art. 557; II - converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa; III poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art. 558), ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso; IV poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias; V - mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por ofcio dirigido ao seu advogado, sob registro e com aviso de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias (art. 525, 2o), facultando-lhe juntar a documentao que entender conveniente, sendo que, nas comarcas sede de tribunal e naquelas em que o expediente forense for divulgado no dirio oficial, a intimao far-se- mediante publicao no rgo oficial; VI - ultimadas as providncias referidas nos incisos III a V do caput deste artigo, mandar ouvir o Ministrio Pblico, se for o caso, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. A deciso liminar, proferida nos casos dos incisos II e III do caput deste artigo, somente passvel de reforma no momento do julgamento do agravo, salvo se o prprio relator a reconsiderar. Ao Relator tambm ser franqueado requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias, desde que a providncia seja absolutamente necessria ao deslinde do recurso (necessidade de esclarecimento quanto a situaes decorrentes de fatos ou

documentos desdobrados em outros processos ou no abarcados no instrumento, que se mostrem pertinentes cognio recursal).
Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/12733/comentarios-aos-arts-522-a-529-docpc#ixzz2VyaV7liD

19. Por que se exige que a Sentena, objeto de Rescisria, tenha discutido o mrito e transitado em julgado?
Pela ao rescisria, pede-se a desconstituio de sentena que preenche os requisitos de existncia do ato jurdico processual, mas no vlida nos termos do art. 485 do CPC. Trata-se da ao rescisria, que no se confunde com o recurso justamente por atacar uma deciso j sob o efeito da coisa julgada. Instaura-se, pela ao rescisria, outra relao jurdica processual . Vale conferir a definio de BARBOSA MOREIRA: "chama-se rescisria ao por meio da qual se pede a desconstituio de sentena trnsita em julgado, com eventual rejulgamento, a seguir, da matria nela julgada". Alm dos pressupostos comuns a qualquer ao, a admissibilidade da rescisria pressupe (i) uma sentena de mrito e (ii) um dos motivos previstos taxativamente no Cdigo de Processo Civil (art. 485 do CPC). A ao rescisria s vivel nos casos de sentena de mrito (art. 269 do CPC), entendendo-se essa como qualquer ato com contedo decisrio de mrito, ainda que sob a forma de deciso interlocutria Art. 485. A sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: I - se verificar que foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz; II - proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente; III - resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a fim de fraudar a lei; IV - ofender a coisa julgada; V - violar literal disposio de lei; Vl - se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na prpria ao rescisria; Vll - depois da sentena, o autor obtiver documento novo, cuja existncia ignorava, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de Ihe assegurar pronunciamento favorvel; VIII - houver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena; IX - fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa; 1o H erro, quando a sentena admitir um fato inexistente, ou quando considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido.

2o indispensvel, num como noutro caso, que no tenha havido controvrsia, nem pronunciamento judicial sobre o fato. Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao. Exige-se, ainda, o requisito do trnsito em julgado da deciso, mas no o esgotamento prvio de todos os recursos interponveis, conforme entendimento consolidado na Smula 514 do E. Supremo Tribunal Federal: "admite-se ao rescisria contra sentena transitada em julgado, ainda que contra ela no se tenham esgotados todos os recursos". Por outro lado, pode acontecer a necessidade de se recorrer ao rescisria, quando a deciso, embora no sendo de mrito, importou tornar preclusa a questo de mrito decidida no julgamento precedente . Ajuizada com fulcro em tais hipteses taxativas, a rescisria ser julgada em trs etapas: primeiro, examina-se a admissibilidade da ao (questo preliminar); depois, aprecia-se o mrito da causa, rescindindo ou no a sentena impugnada (judicium rescindens); e, finalmente, realiza-se novo julgamento da matria que fra objeto da sentena rescindida (judicium rescisorium). Eventualmente, conforme ser melhor esclarecido adiante, no se passar ao juzo rescisrio, bastando que se faa o juzo rescindente. A sentena ser rescindvel quando prolatada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz (art. 485, inc. I, CPC).

20.

Cite uma hiptese de Ao Rescisria e a explique.


Sentena dada por juiz corrupto, comprovando essa corrupo possvel entrar com ao rescisrio para ento, uma vez rescindindo a sentena impugnada, se obtm um novo julgamento da matria que foi objeto da sentena rescindida.

21. Se o MP no interviu em ao na qual era obrigatria a interveno, tem legitimidade para propor Ao Rescisria? Fundamente.
Art. 485. A sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: I - se verificar que foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz; II - proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente;

III - resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a fim de fraudar a lei; IV - ofender a coisa julgada; V - violar literal disposio de lei; Vl - se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na prpria ao rescisria; Vll - depois da sentena, o autor obtiver documento novo, cuja existncia ignorava, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de Ihe assegurar pronunciamento favorvel; VIII - houver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena; IX - fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa; 1o H erro, quando a sentena admitir um fato inexistente, ou quando considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido. 2o indispensvel, num como noutro caso, que no tenha havido controvrsia, nem pronunciamento judicial sobre o fato. Art. 486. Os atos judiciais, que no dependem de sentena, ou em que esta for meramente homologatria, podem ser rescindidos, como os atos jurdicos em geral, nos termos da lei civil. Art. 487. Tem legitimidade para propor a ao: I - quem foi parte no processo ou o seu sucessor a ttulo universal ou singular; II - o terceiro juridicamente interessado; III - o Ministrio Pblico: a) se no foi ouvido no processo, em que Ihe era obrigatria a interveno; b) quando a sentena o efeito de coluso das partes, a fim de fraudar a lei. Art. 488. A petio inicial ser elaborada com observncia dos requisitos essenciais do art. 282, devendo o autor: I - cumular ao pedido de resciso, se for o caso, o de novo julgamento da causa; II - depositar a importncia de 5% (cinco por cento) sobre o valor da causa, a ttulo de multa, caso a ao seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissvel, ou improcedente. Pargrafo nico. No se aplica o disposto no no II Unio, ao Estado, ao Municpio e ao Ministrio Pblico. Art. 489. O ajuizamento da ao rescisria no impede o cumprimento da sentena ou acrdo rescindendo, ressalvada a concesso, caso imprescindveis e sob os pressupostos previstos em lei, de medidas de natureza cautelar ou antecipatria de tutela. Art. 490. Ser indeferida a petio inicial: I - nos casos previstos no art. 295; II - quando no efetuado o depsito, exigido pelo art. 488, II.

Art. 491. O relator mandar citar o ru, assinando-lhe prazo nunca inferior a 15 (quinze) dias nem superior a 30 (trinta) para responder aos termos da ao. Findo o prazo com ou sem resposta, observar-se- no que couber o disposto no Livro I, Ttulo VIII, Captulos IV e V. Art. 492. Se os fatos alegados pelas partes dependerem de prova, o relator delegar a competncia ao juiz de direito da comarca onde deva ser produzida, fixando prazo de 45 (quarenta e cinco) a 90 (noventa) dias para a devoluo dos autos. Art. 493. Concluda a instruo, ser aberta vista, sucessivamente, ao autor e ao ru, pelo prazo de 10 (dez) dias, para razes finais. Em seguida, os autos subiro ao relator, procedendo-se ao julgamento: I - no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justia, na forma dos seus regimentos internos; II - nos Estados, conforme dispuser a norma de Organizao Judiciria. Art. 494. Julgando procedente a ao, o tribunal rescindir a sentena, proferir, se for o caso, novo julgamento e determinar a restituio do depsito; declarando inadmissvel ou improcedente a ao, a importncia do depsito reverter a favor do ru, sem prejuzo do disposto no art. 20. Art. 495. O direito de propor ao rescisria se extingue em 2 (dois) anos, contados do trnsito em julgado da deciso. De se destacar, que, nos termos do art. 487 do Cdigo de Processo Civil, possuem legitimidade para propor ao rescisria: (i) quem foi parte no processo ou o seu sucessor a ttulo universal ou singular, (ii) o terceiro juridicamente interessado, (iii) o Ministrio Pblico, nos casos de omisso de sua audincia, quando era obrigatria sua interveno, e quando a sentena o efeito de coluso das partes, a fim de fraudar a lei. Deste modo, sim, caso o Mp no tenha intervindo em ao na qual era obrigatria sua interveno, segundo o art 487, iii, a do cpc, ele poder propor Ao Rescisria.

22. O ajuizamento da Ao Rescisria suspende o cumprimento da Sentena Rescindenda? Explique.


Via de regra, importante salientar, a propositura da ao rescisria no suspende a execuo da sentena rescindenda. Contudo, a Jurisprudncia passou a admitir medidas cautelares ou antecipatrias da tutela com o fito de suspender, liminarmente, a exeqibilidade do julgado rescindendo. Por esse motivo, a Lei n. 11.280, de 16 de fevereiro de 2006, positivou tal entendimento e conferiu a seguinte redao ao artigo 489 do Cdigo de Processo Civil: "o ajuizamento da ao rescisria no impede o cumprimento da sentena ou acrdo rescindendo, ressalvada a concesso, caso imprescindveis e sob os pressupostos previstos em lei, de medidas de natureza cautelar ou antecipatria de tutela". A respeito da antecipao de tutela, parece ser imperativo lgico concluir que a antecipao dos efeitos do novo julgamento pressupe a possibilidade de antecipao dos efeitos da resciso. No h como produzir nova eficcia substancial enquanto vigoram os efeitos da deciso objeto da resciso. Art. 489. O ajuizamento da ao rescisria no impede o cumprimento da sentena ou acrdo rescindendo, ressalvada a concesso, caso imprescindveis e sob os pressupostos previstos em lei, de medidas de natureza cautelar ou antecipatria de tutela.

23. Havendo prova contundente da corrupo do Juiz, entretanto, j passados dois anos e um ms do trnsito em julgado, possvel a Rescisria? Qual a medida a ser tomada? Explique e justifique.
O Cdigo de Processo Civil fixou o prazo decadencial extintivo do direito de promover a ao rescisria em apenas dois anos, contados do trnsito em julgado da deciso rescidenda (art. 495 do CPC). Mesmo nos casos de recurso especial ou extraordinrio que venha a ser no-conhecido, o prazo em questo ser contado a partir do trnsito em julgado da deciso do STJ ou do STF. E no basta distribuir ou protocolar a petio no prazo do art. 495 do CPC. preciso que o autor promova a citao do ru dentro de tal prazo, segundo dispe o art. 219, 2, c/c o art. 220 do CPC, no se entendendo, contudo, que seja obrigado a efetivamente realizar nesse prazo a citao, mas sim tomar todas as providncias necessrias para tanto. Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/8645/acao-rescisoria/2#ixzz2Vym6trxH No, a ao rescisria tem prazo decadencial de dois anos, ou seja, uma vez j passado esse prazo no ser possvel o uso da rescisria. Porm Nada impede que se proponha a ao aps 2 anos, s no ser julgado procedente o pedido e ser extinto o processo sem resoluo de mrito.

Das könnte Ihnen auch gefallen