Sie sind auf Seite 1von 5

CAPTULO 1 INTRODUO GEOLOGIA

Geologia
Cincia da terra que trata de sua origem, composio (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evoluo, atravs do estudo das rochas. GEO = terra; LOGOS = estudo objeto da Geologia o estudo dos agentes de formao e transformao das rochas, da composio e disposio das rochas na crosta terrestre.

Diviso da Geologia
Mineralogia Petrografia Sedimentologia Estrutural Geomorfologia Paleontologia Estratigrafia

Geologia Fsica Terica ou Geral Geologia Histrica Geologia Economia

Minerao Petrleo Problemas de Engenharia Fundaes, Estradas Barragens, Tneis gua Subterrnea, Materiais, etc...

Aplicada Engenharia

GEOLOGIA TERICA OU GERAL


FSICA: estudo dos tipos de materiais e seu modo de ocorrncia bem como de estudo de certas estruturas.

Mineralogia: trata das propriedades cristalogrficas (formas e estruturas) fsicas e qumicas dos minerais, bem como da sua classificao; Petrografia: descrio dos caracteres intrnsecos da rocha, analisando sua origem (composio qumica, minerais, arranjo dos grnulos minerais, estado de alterao, etc.); Sedimentologia: estudo dos depsitos sedimentares e sua origem. As inmeras feies apresentadas nas rochas podem indicar os ambientes que existiam no local no passado e assim entender os ambientes atuais; Estrutural: investiga os elementos estruturais presentes nas rochas e causados por esforos; Geomorfologia: trabalha com a evoluo das feies observadas na superfcie da Terra, identificando os principais agentes formadores dessas feies e caracterizando a progresso da ao de agentes como o vento, gelo, gua... que afetam bastante o relevo terrestre. Em resumo: estuda a maneira como as formas da superfcie da Terra so criadas e destrudas.

HISTRICA: estudo da evoluo dos acontecimentos e fenmenos ocorridos no passado.

Paleontologia: estuda a vida pr-histrica, tratando do estudo de fsseis de animais e plantas micro e macroscpicos, sendo conhecidos atravs de seus restos ou vestgios encontrados nas rochas. Os fsseis so importantes indicadores das condies de vida existentes no passado geolgico, preservados por meios naturais na crosta terrestre; Estratigrafia: trata do estudo da seqncia das camadas (condies de sua formao e a correlao entre os diferentes estratos ou camadas).

GEOLOGIA APLICADA

ECONOMIA: envolve a aplicao de princpios geolgicos para o estudo do solo, rochas, gua subterrnea e sua influncia no planejamento e construo de estruturas de engenharia, ou seja, o estudo dos materiais do reino mineral que o homem extrai da Terra para a sua sobrevivncia e evoluo (substncias orgnicas e inorgnicas).

Minerao; Petrleo.

ENGENHARIA: emprego dos conhecimentos geolgicos para a soluo de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente na abertura de tneis e canais, implantao de barragens, construo de estradas, obteno de gua subterrnea, projeto de fundaes, taludes, etc.

De acordo com a Associao Internacional de Geologia de Engenharia: A cincia dedicada investigao, estudo e soluo de problemas de engenharia e meio ambiente, decorrentes da interao entre a Geologia e os trabalhos e atividades do homem, bem como previso e desenvolvimento de medidas preventivas ou reparadoras de acidentes geolgicos.

O Estudo da Geologia de Engenharia abrange:

Definio das condies da geomorfologia, estrutura, estratigrafia, litologia e gua subterrnea das formaes geolgicas; Caracterizao das propriedades mineralgicas, fsicas, geomecnicas, qumicas e hidrulicas de todos os materiais terrestres envolvidos em construo, recuperao de recursos e alteraes ambientais; Avaliao do comportamento mecnico e hidrolgico dos solos e macios rochosos; Previso de alteraes, ao longo do tempo, das propriedades citadas anteriormente; Determinao dos parmetros a serem considerados na anlise de estabilidade de taludes de obras de engenharia e de macios naturais; Melhoria e manuteno das condies ambientais e das propriedades dos terrenos.

Portanto, a Geologia de Engenharia aborda:

A utilizao das rochas, solos ou materiais terrosos como material de construo; Os fenmenos que ocorrem na superfcie da Terra e que podem trazer algum tipo de problema s obras, destacando-se a alterao, eroso e assoreamento nos diversos ambientes (rios, lagos, mares), os movimentos de massa e a ao da gua em sub-superfcie; Os macios rochosos e terrosos, sua investigao e como devem ser apresentados ao engenheiro; Exemplos de conhecimentos geolgicos necessrios ao projeto, construo e conservao de diversos tipos de obras.

APLICAES DA GEOLOGIA EM PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL


Atividades de superfcie a) Obteno de materiais para construes em geral b) Construo de estradas, corte em geral e minas a cu aberto c) Fundaes de edifcios d) Obteno de gua subterrnea e) Barragens de terra e aterros em geral f) Tneis e escavaes subterrneas Atividades de profundidade a) Abertura (escavaes) de tneis para uso civil b) Escavaes de Minas em profundidade c) Cavernas para hidroeltricas Atividades especiais a) Engenharia de Petrleo b) Engenharia Geotcnica em geral c) Engenharia do meio Ambiente

HISTRICO DA GEOLOGIA

Geologia como ramo especfico da cincia p/ estudo da Terra sc. VII; Nicolaus Steno (1631-1686), Bispo de Hamburgo, reconhecido como o fundador da Geologia como um ramo independente da Cincia; Dentre os pioneiros no desenvolvimento da Geologia, encontram-se J.G. Lehmann, estudioso alemo falecido em 1767, um dos primeiros a visualizar a possibilidade de ordenar a disposio e idade das rochas da crosta terrestre; James Hutton (1726-1797), um escocs de Edimburgo, foi o primeiro grande nome nos anais da Cincia. Seu livro Teoria da Terra, publicado em 1785, trouxe as bases para os grandes avanos realizados durante o sculo XIX; No sculo XIX, a nova cincia geolgica defronta-se com uma srie de preconceitos de ordem religiosa e filosfica oposio s idias a respeito da antiguidade da Terra; A moderna Geologia sofre influncia da publicao A origem das espcies de Charles Darwin (1859); Em meados do sculo XIX, o progresso da sociedade industrial europia motivou grandes obras, possibilitando o desenvolvimento da Geologia; Desenvolvimento de novas cincias a partir de 1914: Mecnica das Rochas, Geomecnica e Mecnica dos Solos; A partir da dcada de 1950, houve um grande surto de desenvolvimento aps a 2 Guerra Mundial, exigindo a utilizao de especialistas em todas as reas de conhecimento cientfico e tecnolgico, resultando no acelerado crescimento da Geotecnia.

Das könnte Ihnen auch gefallen