Sie sind auf Seite 1von 3

T E M P O COMUM - Penha Carpanedo, pddm

SINAIS SENSVEIS com seu significado primeiro, atingindo nossa sensibilidade, nossa corporeidade Aprofundando o SENTIDO
DO TEMPO COMUM

Da experincia da salvao na celebrao, uma


ATITUDE ESPIRITUAL

Vrios so os elementos que enfatizam o domingo como dia memorial da O domingo o principal dia de festa em todos os tempos pscoa de Jesus: litrgicos, mas no tempo comum ganha uma fora prpria. Nos domingos do tempo comum, no - Ritos iniciais explicitamos um aspecto do mistrio como nos tempos - Reunio da assemblia com o canto de abertura, expressando o mistrio especiais, mas veneramos o mistrio pascal de Cristo em da Igreja, povo sacerdotal; sua totalidade. Vivemos o domingo, como dia memorial - O rito da asperso com gua no lugar do ato penitencial, em memria do da morte-ressurreio de Cristo e do povo batismo. 1) Na assemblia reunida com sua experincia pascal - O acendimento das luzes (na viglia, sbado noite), dando inicio ao (recordao da vida) que depois enviada (ritos finais) domingo, dia em que a luz vence as trevas. O rito de asperso tem por finalidade reavivar o batismo A Liturgia da Palavra no dia do Senhor. Por sua dimenso pascal este rito - Leitura semi-contnua dos evangelhos sinticos A- Mateus; B - Marcos; enfatiza o domingo como pscoa semanal. Sendo C - Lucas memria do nosso batismo tem um carter tambm penitencial, j que o batismo assinala o incio da nossa - Primeira leitura do A.T. em sintonia com o evangelho afirmando a converso que deve ser contnua. A orao pede que se unidade entre as duas alianas; - Salmo (cantado) combinando com a primeira leitura (resposta orante). - renove em ns a fonte viva da graa faz eco s palavras de Jesus em Jo 7,37-38: Rios de gua viva jorraro do Leitura semi-contnua das cartas do NT, evocando a vida das primeiras seu seio. E ainda as guas que jorram do lado aberto de comunidades luz do mistrio de Jesus. Cristo (novo templo). ele a fonte da gua viva. - Aclamao e proclamao do evangelho. O canto de comunho retomando em forma orante o evangelho, explicita a relao entre o evangelho e a liturgia eucarstica. A Liturgia Eucarstica - Os prefcios da orao eucarstica focalizando o sentido pascal do domingo. - Comer e beber, dando graas (nossa Ceia com o Senhor) em memria da sua pscoa. - Fazer de nossas refeies memria das refeies de Jesus com os seus -reunir-se ao redor da mesa para bendizer a Deus. 2) Na Palavra proclamada sacramento da presena do Senhor que fala por meio da Palavra proclamada SC 7). O perfil de cada domingo dado pelo Evangelho, proclamado na assemblia como um evento pascal: a vida vencendo a morte nos gestos e palavras de Jesus. Cada gesto e ao de Jesus em sua vida pblica fazem passar da morte vida... - Na Eucaristia Cristo se faz presena nos sinais do po e do vinho: Comer e beber dando graas a Deus , por sua vida, morte e ressurreio

O domingo nos garante a necessria interrupo do trabalho (no somos mquinas) e nos prope um tempo de gratuidade, de simplesmente viver, que nos abre ao transcendente, adorao do criador que descansou no stimo dia da criao. Viver conforme o domingo viver o tempo como kairs, o oitavo dia da nova criao, livre da ditadura que reduz o tempo produo econmica. Ao santificar este dia memria de Jesus somos conduzidos s fontes do nosso ser, reavivando dentro de ns o segredo revelado em Jesus: amar at o ponto de dar a vida. Vamos celebrao para trocar morte por vida. Em cada dia do tempo comum, ao longo da semana dedicada ao trabalho, somos desafiados a deixar-nos lembrar pelo mistrio da hora (manh , tarde) a reservar espao de orao e de liberdade e a recordar que o nosso tempo pertence a Deus.

Prefcio I: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso por Cristo, vosso Filho, que pelo mistrio da sua pscoa, realizou uma obra admirvel. Por ele, vs nos chamastes das trevas vossa luz incomparvel, fazendo-nos passar do pecado e da morte glria de sermos o vosso povo, sacerdcio rgio e nao santa, para anunciar, por todo o mundo, as vossas maravilhas. Por essa razo, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cntico novo, para proclamar vossa bondade, cantando a uma s voz Prefcio II: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso por Cristo, Senhor nosso. Compadecendo-se da fraqueza humana, ele nasceu da Virgem Maria. Morrendo no lenho da Cruz, ele nos libertou da morte. Ressuscitando dos mortos, ele nos garantiu a vida eterna. Por ele os anjos celebram a vossa grandeza, os santos proclamam a vossa glria. Concedei-nos tambm a ns associar-nos aos seus louvores, cantando a uma s voz. Prefcio III: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Ns reconhecemos ser digno da vossa imensa glria vir em socorro de todos os mortais com a vossa divindade. E servir-vos de nossa condio mortal, para nos libertar da morte e abrir-nos o caminho da salvao, por Cristo, Senhor nosso. Por ele, os anjos celebram vossa grandeza, os santos proclamam vossa glria. Concedei-nos tambm a ns associar-nos aos seus louvores cantando a uma s voz...

Prefcio IV Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso por Cristo, Senhor nosso. Nascendo na condio humana, renovou inteiramente a humanidade. Sofrendo a paixo, apagou nossos pecados. Ressurgindo, glorioso, da morte, trouxe-nos a vida eterna. Subindo, triunfante, ao cu, abriu-nos as portas da eternidade. E enquanto esperamos a plenitude de vosso Reino, com os anjos e com todos os santos, ns vos aclamamos, cantando a uma s voz. Prefcio V: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vs criastes o universo e dispusestes os dias e as estaes. Formastes o homem e a mulher vossa imagem, e a eles submetestes toda criao. Libertastes os fiis do pecado e lhes destes o poder de vos louvar, por Cristo, Senhor, nosso. Unidos multido dos anjos e dos santos, proclamamos vossa bondade cantando a uma s voz. Prefcio VI: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Em vs vivemos, nos movemos e somos. E, ainda peregrinos neste mundo, no s recebemos, todos os dias, as provas do vosso amor de Pai, mas tambm possumos, j agora, a garantia da vida futura. Possuindo as primcias do Esprito, por quem ressuscitastes Jesus dentre os mortos, esperamos gozar , um dia, a plenitude da pscoa eterna. Por essa razo, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cntico novo, para proclamar vossa bondade, cantando a uma s voz.

Prefcio IX:

Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao darvos graas e bendizer-vos, Senhor, Pai santo, fonte da verdade e da vida, porque, neste domingo festivo, nos acolhestes em vossa casa. Hoje, vossa famlia, para escutar vossa Palavra e repartir o Po consagrado, recorda a Ressurreio do Senhor, na espeerana de ver o dia sem ocaso, quando a humanidade inteira repousar junto de vs. Ento, contemplaremos vossa face e louvaremos sem fim vossa misericrdia. Por isso, cheios de alegria e esperana, unimo-nos aos anjos e a todos os santos, cantando a uma s voz.

Rito da bno e asperso da gua.


Junto pia batismal, a pessoa que coordena convida a comunidade a ficar de p:

Irmos e irms, bendigamos ao Deus da vida por esta gua e peamos que ele renove em nossa vida a graa do santo batismo.
Todos rezam em silncio. O(a) coordenador(a) conclui:

Deus de bondade e compaixo, tu nos deste a irm gua, fonte de toda vida, e quiseste que, por ela, recebssemos o batismo que nos consagra a ti. Neste dia a ti consagrado, ns te bendizemos e pedimos: renova, no mais profundo de cada um de ns, a fonte viva de tua graa, para que, livres de todos os males, possamos caminhar sempre em tuas estradas e praticar aquilo que agradvel aos teus olhos. Por Cristo, nosso Senhor. Amm.
Asperso dos fiis enquanto se canta:

Banhados em Cristo, /somos uma nova criatura as coisas antigas j se passaram /somos nascidos de novo.
Ao terminar a asperso, que preside conclui:

Que Deus, em sua misericrdia, nos liberte de todo o pecado, e nos conceda vida eterna. Amm.

Das könnte Ihnen auch gefallen