Sie sind auf Seite 1von 3

Seis competncias que os CEOs devem ter Estudo mapeou o perfil de mais de 200 presidentes de companhias brasileiras ao longo

de 17 anos e mostrou as principais competncias comportamentais em comum So Paulo Aliadas ao conhecimento tcnico, algumas competncias comportamentais so essenciais para que um profissional chegue ao posto de CEO e se mantenha nele. Para Aline Zimmermann, scia da Fesa, empresa de recrutamento de executivos, as caractersticas comportamentais so analisadas de perto na hora de recrutar CEOs. So extremamente importantes e tem muito a ver com a cultura da empresa e o momento pelo qual ela est passando, diz Aline. Um levantamento recente da Arquitetura Humana mapeou o perfil de 207 presidentes ao longo de 17 anos. O resultado uma lista de caractersticas comuns ao DNA daqueles que ocupam o mais alto cargo executivo. Pessoas com este perfil, alm de mais chances de obter sucesso na cadeira de CEO, tambm podem ser mais felizes no cargo, segundo Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana. Autoconhecimento fundamental. O que eu falo para o jovem executivo que almeje ser presidente de uma empresa que ele conhea a si mesmo, diz Nigri. Na opinio dele, forar atitudes resulta em um alto preo. Muitas pessoas veem o cargo, mas no percebem a realidade dele. Por isso importante fazer a pesquisa comportamental para verificar o quo feliz a pessoa vai ser como presidente de uma empresa, diz o executivo. No ter algumas caractersticas listadas abaixo no motivo para desistir de um plano de carreira nesse sentido.Hoje em dia, h cada vez mais ferramentas que permitem lapidar o comportamento, diz. Treinamentos de gesto, coaching e mentoring esto na lista. Muitos profissionais buscam processos de coaching antes de se tornarem lderes e esse mercado cresce consideravelmente, diz Aline. Confira abaixo quais caractersticas comportamentais indicam que voc j tem o DNA de um CEO e dicas para desenvolv-las. 1 Poder de influncia e impacto no ambiente A personalidade forte a caracterstica que mais se sobressai entre os CEOs. Segundo o estudo, 92% dos presidentes de empresas causam impacto no ambiente em que atuam. Eles tm carisma, personalidade forte e so os primeiros a se levantar para resolver uma situao, diz Nigri.

A capacidade de persuaso tambm caracterstica comum a 92% dos CEOs que participaram do estudo. O presidente precisa ter essa habilidade para motivar os funcionrios e fazer com que os outros trabalhem em equipe, diz Nigri. Segundo Aline, as empresas tm buscado presidentes que estejam atentos s equipes. O que as empresas mais pedem que o executivo tenha o olhar voltado para os talentos, que saiba tirar o melhor das suas equipes e que trabalhe a meritocracia, diz. O primeiro passo para aumentar o poder de influncia no ambiente de trabalho ter preciso de objetivos, de acordo com Richard Templar, autor de As 100 melhores ideias para ter o que se quer sem pedir. 2 Energia Para suportar uma rotina agitada e as longas horas de expediente preciso ter uma dose extra de energia. Esta caracterstica est presente em 91% dos presidentes que participaram do levantamento da Arquitetura Humana.

Saber lidar com estresse, suportar a tenso no ambiente de trabalho e trabalhar por longos perodos parece ser a marca registrada de muitos presidentes. Com tantos compromissos, muitos deles acabam tambm colocando as horas de sono em segundo plano. Se dormir 4 horas parece ser impossvel para voc e pode at atrapalhar sua produtividade, acordar um pouco mais cedo pode ser a chave do sucesso. No livro What the most successful people do before breakfast (O que as pessoas mais bem sucedidas fazem antes do caf-da-manh), a escritora Laura Vanderkam lista uma srie de motivos para que as primeiras horas da manh sejam levadas mais a srio. 3 Rapidez Ritmo rpido de pensamento e trabalho e forte senso de urgncia tambm esto no DNA dos CEOs. Resultantes da alta competitividade dos ambientes corporativos, da presso por resultados e lucros, estas caractersticas esto presentes em 89% dos presidentes que participaram do levantamento da Arquitetura Humana.

Segundo Aline, as empresas buscam CEOs que tenham o que ela chama de curiosidade intelectual. aquele profissional que pensa o que ele pode fazer de diferente e que seja melhor, diz. Para comear produzir mais e em menos tempo, evitar interrupes desnecessrias no trabalho uma dica fundamental. Uma pesquisa da consultoria Triad, por exemplo, revela que 84,6% dos entrevistados perdem muito tempo ao acessar redes sociais durante o expediente. 4 Capacidade de assumir riscos A ousadia quase inerente condio de CEO. Por isso, 85% tm essa qualidade, segundo Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana. Independncia, individualismo, impulso competitivo e iniciativa so alguns dos aspectos enfatizados pelas pessoas que assumem riscos. Um bom CEO no pode se restringir zona de conforto As empresas querem lderes que saibam criar valor para o negcio, que tragam inovao, diz Aline. Por isso, uma postura empreendedora essencial para quem busca ser um presidente de sucesso. 5 Extroverso um trao da personalidade de 61% dos presidentes. So pessoas que gostam de ser apreciadas, queridas e que tem alta capacidade de comunicao, diz Nigri. De acordo com Aline, na hora de recrutar executivos para o cargo de CEO, esta uma caracterstica muito valorizada pelos headhunters.

As empresas buscam executivos que consigam fazer com que os departamentos se comuniquem, trabalhando de forma colaborativa o melhor de cada rea, diz a especialista. A transparncia na comunicao tambm um fator crucial no recrutamento de CEOs. Tratar as informaes de forma correta e comunic-las na hora certa e para as pessoas certas muito importante, diz Aline. A sua interao no escritrio com gestores e colegas um bom termmetro para avaliar como anda a sua capacidade de comunicao. Ter bons relacionamentos no trabalho sinal de sucesso, dizem especialistas. 6 Capacidade de tomar decises sob presso

O estudo da Arquitetura Humana indica esta habilidade em 66% dos presidentes. Estas pessoas so classificadas, de acordo com a metodologia da pesquisa, como informais. As pessoas informais tem mais facilidade em tomar decises de sucesso, com base em menos informaes, e so tambm melhores negociadores, diz Nigri. Pessoas de personalidade mais formal ficam mais presas s regras e aos detalhes antes de decidir por qual caminho devem seguir. Uma recente pesquisa do LinkedIn indica que os profissionais brasileiros so os que mais sentem medo diante de negociaes. Mas quem tem dificuldade em tomar decises em ambientes mais hostis pode optar por cursos de aprimoramento para desenvolver este tipo de competncia, por exemplo.

Das könnte Ihnen auch gefallen