Sie sind auf Seite 1von 1

Aula_2

Instituto Bblico Maranata

2_Sem_2013

Nome:______________________________________________________________________

Metodologia da Pesquisa Cientfica


H muita gente para quem, parar a leitura do texto no momento em que h dificuldades para sua compreenso, no sentido de recorrer a usuais instrumentos de trabalho dicionrios, incluindo os de filosofia, os de cincias sociais, os etimolgicos, os de sinnimos, enciclopdias etc. uma perda de tempo. No. Pelo contrrio, o tempo dedicado consulta de dicionrios, de enciclopdias, para elucidao do que estamos lendo tempo de estudo e no perda de tempo. s vezes, as pessoas prosseguem a leitura esperando, magicamente, na prxima pgina, captar o significado da palavra caso ela aparea de novo. Ler um texto algo mais srio, mais demandante. Ler um texto no passear licenciosamente, pachorrentamente sobre as palavras. apreender como se do as relaes entre as palavras na composio do discurso. tarefa do sujeito crtico, humilde, determinado. Ler, enquanto estudo, um processo difcil, at penoso, s vezes, mas sempre prazeroso tambm. Implica que o(a) leitor(a) se adentre na intimidade do texto para apreender sua mais profunda significao. Quanto mais fazemos este exerccio disciplinadamente, vencendo todo o desejo de fuga da leitura, tanto mais nos preparamos para tornar futuras leituras menos difceis. Ler um texto, sobretudo, exige de quem o faz, estar convencido de que as ideologias no morreram. Por isso mesmo, a de que o texto se acha empapado ou, s vezes nele se acha escondida, no necessariamente, a de quem vai l-lo. Da a necessidade que tem o leitor ou a leitora de uma postura aberta e crtica, radical e no sectria, sem a qual se fecha o texto e se probe de com ele aprender algo porque o texto talvez defenda posies antagnicas s do(a) leitor(a). s vezes, o que irnico, as posies so apenas diferentes1. a) Interprete o pensamento com as suas palavras.

b) Concorda com o texto acima? Qualquer que seja a sua resposta, justifique o seu ponto de vista.

Vocabulrio: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Licenciosamente :De modo licencioso. licencioso || (latim licentiosus, -a, -um, livre, desregrado, sem freio). Pachorrentamente: De modo pachorrento. pachorrento (pachorra + -ento) adj. Que se mexe ou age com lentido. = INDOLENTE, LENTO, VAGAROSO Ideologias: Conjunto de ideias, convices e princpios filosficos, sociais, polticos que caracterizam o pensamento de um indivduo, grupo, movimento, poca, sociedade (ex.:ideologia poltica). Empapado: [Figurado] Imbuir, incutir. imbuir :1. Embeber(-se), impregnar(-se). 2. Embutir(-se). 3. Fixar, arraigar, incutir. Incutir: 1. Meter por fora em. 2. Infundir no nimo de outrem. 3. Sugerir. 4. Insinuar. Sectria: 1.Que ou quem defensor obstinado de qualquer sistema. = PARTIDRIO. 2. Que no mostra tolerncia. = FACCIOSO, INTOLERANTE

7.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperana: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 76.

Professor ME Pr. Mrio Alvarenga, agosto de 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen